Studio Technologies, com um olhar no futuro

A Studio Technologies é uma reputada marca de equipamento para a área do broadcast. Com uma experiência de mais de 40 anos, com uma atenção constante sobre a evolução da indústria, demonstrando uma capacidade de inovação e um critério de qualidade assinaláveis, a Studio Technologies oferece-lhe uma linha de produtos onde seguramente vai encontrar soluções atractivas, a preços competitivos, que satisfazem as suas necessidades de equipamento. Quer estejamos a falar de novas aquisições ou de renovação, vai querer saber mais sobre a Studio Technologies.

A linha de produtos proposta pela Studio Technologies é bastante diversificada, mas se há um factor distintivo que a atravessa, ele é a constante atenção à facilidade de operação, à robustez e à fiabilidade, aos padrões de qualidade e à inovação do design. Com uma oferta que se centra no broadcast (televisão, rádio e estúdios), vai encontrar no catálogo Studio Technologies uma enorme variedade de soluções para o controlo de operação, interface de equipamento, operação móvel, transporte de fibra óptica, intercomunicação, e uma nova linha que aponta para o futuro, com produtos AoIP baseados no protocolo Dante.

Nesta altura, em particular, em que a concentração de meios, o tele-trabalho e a intercomunicação se tornaram as palavras chave, a determinar novos figurinos de produção, vale a pena lançar um olhar sobre as soluções apresentadas pela Studio Technologies, viradas para satisfazer esta nova era que se avizinha. A vastíssima linha Dante Audio-over-Ethernet Technology, que tem vindo a ser disponibilizada pela marca, propõe soluções que lhe permitirão entrar nestes novos tempos com a certeza de dispor de equipamento à prova de futuro. Particularmente atractivas e apreciadas são as soluções Studio Technologies para o broadcast dedicado ao desporto.

Também os estúdios de produção áudio encontram uma linha de equipamentos para controlo dos sistemas de monitores, com ofertas muito diversificadas, aplicáveis a qualquer estúdio, desde os pequenos estúdios de produção áudio, aos complexos estúdios de cinema multicanal. Saiba mais aqui.

Com a Studio Technologies sabe que está a apostar em equipamento que lhe garante a produção nas condições mais exigentes, mas também num diálogo e numa atenção constante do fabricante, para lhe garantir que nada falha. Apoio técnico perfeito e manutenção cuidada são duas características que distinguem também o fabricante norte-americano.

Por todos estes motivos, a Studio Technologies é credora da sua atenção. Estamos certos que nela encontra a solução que busca para os seus problemas de produção, quer esteja a adquirir equipamento novo que pretenda renovar o antigo e ajustá-los aos novos tempos. Veja aqui toda a linha de produtos da Studio Technologies. Aproveitamos para o convidar a vir falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre a oferta que a marca norte americana tem para si, e para, em conjunto, estudarmos as soluções mais adequadas às suas necessidades.


A Arte do Software

A produção áudio passa hoje, quase exclusivamente, pela aplicação de ferramentas de software. No estúdio, na régie, na rádio ou no palco todas as operações executadas e todos os equipamentos utilizados são comandados por software. Da operação mais geral e básica, até à operação mais complicada e especializada, o software permite o controlo de todos os aspectos da produção profissional e de todos os parâmetros do som. A AVANTOOLS dispõe de uma selecção muito vasta de soluções de software que cobrem todas as suas necessidades.

A AVANTOOLS foi a empresa pioneira na introdução do áudio digital em Portugal. As primeiras soluções que surgiram no mercado e marcaram a migração da produção áudio do analógico para o digital foram disponibilizadas pela nossa empresa. É uma experiência única e muito profunda, que se foi enriquecendo à medida que este sector foi evoluindo. Algumas das nossas marcas são, desde o início deste processo, pontos incontornáveis de referência neste mercado, que pela sua própria natureza está constantemente em actualização e evolução.

Para a iZotope o seu maior desígnio é a qualidade do som. A empresa oferece soluções baseadas nas mais avançadas técnicas de design de software, e ajuda operadores, músicos e produtores nas suas tarefas, focando-se ssim na sua criatividade e libertando-se do fantasma ou do peso da tecnologia. Soluções baseadas em IA e aprendizagem de máquina que proporcionam ferramentas. Destaque, por exemplo, para o RX7, o Neutron 3 ou o Ozone 9. Produtos que conquistaram o mercado e ganharam inúmeros prémios que atestam a sua qualidade e aceitação.

A WAVES é a líder mundial na produção de software áudio e de processamento de sinal. Uma carreira que foi construída desde 1992 e que conta com a AVANTOOLS desde a primeira hora como sua distribuidora em Portugal. A WAVES oferece software Native e SoundGrid nos diferentes formatos VST, TDM, RTAS e AU, para as plataformas mais conhecidas: Pro Tools, Logic, Cubase ou Ableton, por exemplo.

A SONNOX surge da herança dos fabricantes da primeira mesa digital, com qualidade broadcast surgida no mercado, a Oxford. Uma experiência acumulada desde os anos 80, pois, que a SONNOX pôs ao dispor de um público mais alargado, com a oferta de software que se destina a todas as áreas de produção áudio. Trabalhando em associação com Avid, a Universal Audio ou a Fraunhofer, a SONNOX distingue-se, sobretudo, pelos seus celebrados plugins de equalização e processamento dinâmico.

A McDSP é uma companhia fundada em 1998, cuja tecnologia se aplica a todas as mais populares DAW incluindo o Pro Tools, Logic, Cubase, e os Avid live sound systems. Os algoritmos áudio desenvolvidos pela McDSP podem ainda ser encontrados em produtos desenvolvidos por empresas como a Audiokinetic, a Bioware, ou a Microsoft, e em produtos da linha de consumo como o iOS audio player da LouderLogic.

A AUDIO EASE é uma das mais inovadoras empresas de desenvolvimento de software áudio. Tem sede em Utrecht (Holanda). Conhecida sobretudo pelo Altiverb, o primeiro e mais conceituado plugin de reverberação baseado no método da convolução. Outros produtos de processamento de espaço acústico produzidos pelo fabricante holandês, que têm lugar nas produções musicias mais exigentes e também no video e no cinema.

Outros fabricantes de software, que também produzem harware, fazem parceria connosco. É o caso da CEDAR AUDIO. Para além dos seus conhecidos equipamentos integrados de processamento de sinal, a CEDAR AUDIO oferece ainda soluções apenas de software para a maior parte dos seus celebrados algoritmos de processamento de sinal e redução de ruído.

É o caso também da RTW, a empresa alemã especializada em equipamento de medição de sinal áudio. Para além das suas soluções intergradas, a RTW oferece também soluções em formato plugin, compatíveis com todas as plataformas digitais de captação e edição, para além de ter o seu software integrado em produtos de outras companhias, como é o caso da LAWO.

É o caso, ainda, da EVENTIDE, que para além da sua extensa e celebrada linha de hardware, marca também presença nesta área com inovadoras soluções de software, em formato plugin, muitos deles versões neste formato de equipamento de estúdio que trouxe muito justamente fama à empresa, como é o caso do H3000.

Finalmente, a SONARWORKS, é a empresa fundada em 2012, especializada no desenvolvimento de software de referência para monição. Destaque neste momento para o Reference 4, o software que calibra os seus monitores de estúdio e auscultadores, para que produza uma mistura fiável em qualquer sistema.

São estas algumas das soluções que temos para si, no domínio do software. Visite o nosso site, veja os inúmeros videos que lhe disponibilizamos sobre estes e outros produtos. Através dos links das empresas encontrará também muita informação adcional, escrita e em video, sobre os produtos por elas disponiibilzados. Contacte-nos para saber mais sobre as soluções de software que aqui lhe propomos, para as testar ou para alguma oferta especial.


DNS ou a genética do som

Se não acredita em milagres, há um produto da CEDAR AUDIO que lhe pode restaurar a fé. Se quiser testemunhar um, vá lá, quase milagre, ouça um modelo equipado com tecnologia DNS em acção. O que estes modelos da prestigida marca inglesa fazem pelo som está nesta categoria do quase milagre. Se precisa de recuperar gravações antigas, retirar ruído de captações feitas em condições deficientes ou, simplesmente, tornar perfeita a gravação quase perfeita, a tecnologia DNS da CEDAR AUDIO é solução para si. Vem em diversas versões, cada uma ajustada às suas necessidades. Em qualquer caso, a origem do som perfeito.

DNS 8D

A tecnologia criada pela CEDAR AUDIO conhecida como Dialogue Noise Suppression (DNS) visa eliminar ruído indesejável do sinal áudio. Seja durante o processo de captação, para transmissão ou registo, seja depois de registado. Com a tecnologia DNS é possível eliminar ruído de tráfego, ar condicionado, vento, chuva ou qualquer forma de ruído de fundo. É possível ainda compensar casos de uma posição desfavorável do microfone ou reverberação excessiva. Nestes e noutros casos, o processo raia o milagre.

Até esta tecnologia surgir, a supressão de ruído do sinal áudio assentava em complicados processos como o uso de filtros passa-baixo, noise gates, processadores dinâmicos e outros sistemas de redução de ruído. Todos eles se revelaram excepcionalemtne complexos, mas sobretudo altamente ineficazes. Os filtros não descriminam entre sinal e o ruído que se pretende eliminar, os noise gates não funcionam quando o sinal está presente e produzem descontinuidades desagradáveis entre o ruído e o sinal. Outros sistemas produzem distorção, ruído tipo impulsivo e outros efeitos inceitáveis. A tecnolodia DNS suprimiu todos estes problemas e o seu sucesso traduziu-se pela atribuição de inúmeros prémios, designadamente um da Academy of Motion Picture Arts and Sciences.

DNS 2

Desde a sua criação, a tecnologia DNS foi subsequentemente implementada em numerosos produtos da linha oferecida pela CEDAR AUDIO. Em formato de hardware, com o DNS1000 e produtos afins. Em software, com o DNS One e outros. Agora esta tecnologia foi redesenhada tendo em conta aplicações em que a portabilidade e velocidade de processamento são factors chave. É o caso do DNS 2, portátil, 2 canais (particularmente destinado ao broadcast, cinema, video e live) sobre o qual falámos aqui e aqui. Ou o DNS 8, multicanal (especialmente adequado a situações de estúdio, broadcast, rádio), que se apresenta agora equipado com tecnologia DANTE, o DNS 8D. Pesquise a nossa secção de Notícias para mais informação, usando CEDAR AUDIO como palavra-chave.

Saiba mais sobre a linha de produtos da CEDAR AUDIO, incluindo alguns videos sobre estes modelos e leia aqui e aqui exemplos de algumas aplicações recentes desta tecnologia.

Venha ouvir para crer. Venha testemunhar o milagre CEDAR AUDIO e ouça com os seus prórios ouvidos o que esta tecnologia lhe pode proporcionar.


Comunicar com RIEDEL

Vários acontecimentos recentes vieram dar destaque à excelência da solução de intercomunicação RIEDEL. Em situações tão diversas como eventos desportivos, uma passagem de ano com 80 000 convidados ou a produção de televisão e publicidade em Los Angeles, a RIEDEL segue na vanguarda do fornecimento de soluções de intercomunicação fiáveis e de qualidade, para os ambientes mais diversos e exigentes.

Foto Gian Mattia D’Alberto/LaPresse International Swimming League

São conhecidas as vantagens das soluções de intercomunicação RIEDEL. Baseadas numa experiência com 33 anos, a empresa alemã, que emprega 700 pessoas, espalhadas pela Europa, Austrália, Ásia e pelas Américas, as soluções RIEDEL de intercomunicação representam o standard no que respeita a absoluta fiabilidade, a flexibilidade de operação, a qualidade sem compromissos e a garantia perante a prova do futuro.

Estas soluções são empregadas em instituições, eventos e projectos especiais espalhados pelos quatro cantos do mundo. Incluindo, naturalmente, Portugal. A solidez das soluções RIEDEL não tem paralelo e elas são a escolha natural, quer quando, à partida, o grau de exigência é a mais elevado quer quando se trata, tão somente, de dispor de equipamento que proporcione a fiabilidade, flexibilidade e qualidade de operação que a RIEDEL é capaz de garantir.

Três casos recentes ilustram estas palavras.

Hogmanay

O Hogmanay, que tem lugar em Edimburgo, é seguramente uma das maiores celebrações do Ano Novo do mundo. Cerca de 75 000 pessoas de cerca de 90 países chegam à cidade para assistir a este mega evento. Adicionalmente o evento é transmitido para todo o mundo via IP. Trata-se de uma operação verdadeiramente gigantesca, que envolve dezenas de artistas, um imenso fogo de artifício e inúmeras outras inciativas, ao longo das quase seis horas de duração do evento. A produção de tudo isto está a cargo da Underbelly, a conhecida produtora inglesa de eventos de grandes dimensões. Na base desta produção está um complexo sistema RIEDEL. Mais de 10 km de fibra e um sistema que inclui o MEDIORNET, ARTIST e BOLERO, constituem a infraestrutura que garante a circulação, dentro e fora do evento, de todos os sinais áudio e video, dados e intercomunicação entre a equipa que produz o Hogmanay. Saiba mais sobre esta gigantesca operação aqui.

Foto Gian Mattia D’Alberto/LaPresse – International Swimming League

A International Swimming League (ISL) é a federação em torno da qual se junta a natação profissional de equipas. Em 2019 a ISL levou a cabo sete provas de natação em cidades de todo o mundo, tendo a equipa Energy Standard de França ganho o primeiro troféu do campeonato na grande final, realizada em Las Vegas. PAra quatro destas provas que se realizaram no EUA, a Dodd Technologies Inc., a grande empresa de produção de eventos, recorreu a um sistema Artist-32, incluindo os modelos 2300- SmartPanels, por sua vez ligados a 10 intercom beltpacks Bolero. Os eventos foram difundidos via broadcst e streaming. Saiba mais aqui.

Craig Kief Prod.

Por sua vez, Craig Kief, o celebrado director de fotografia de Los Angeles, usa agora um sistema RIEDEL nas suas produções de TV e publicidade, para a intercomunicação entre os membros da equipa. Este sistema permite-lhe manter os seus operadores de câmara, operadores de foco e produtores em contacto estreito, focados na operação que está a decorrer, habitualmente, em ambientes complexos e ruidosos. Para toda esta operação e outras relacionadas com a produção, as equipas estão agora munidas de sistema BOLERO, que vieram elevar toda a produção a um outro grau de operacionallidade. Saiba mais aqui.

Estes e outros exemplos, ilustram a diversidade e nível de performance a que as soluções de intercomunicação têm de responder. Saiba mais sobre as soluções de intercomunicação RIEDEL aqui.

Venha falar connosco para saber mais ainda sobre a RIEDEL e como podemos servir as suas necessidades de intercomunicação e distribuição de sinal.


DNS 2, a história de um milagre

Equiparar a tecnologia DNS (Dialog Noise Supressor) da CEDAR AUDIO a um milagre pode parecer um exagero. Na verdade, a comparação peca por defeito. Esta é a tecnologia por detrás dos modelos DNS 2 e do DNS 8. Usar este equipamento para controlar o seu sinal áudio em ambientes acusticamente desfavoráveis, mantendo a integridade do sinal e suprimindo os elementos que estão a comprometer essa integridade, não é brincar aos milagres. É testemunhá-los.

Falando em termos práticos, a tecnologia DNS permite a eliminação do ruído de tráfego, do ar condicionado ou de equipamentos de construção, do vento, da chuva e, em geral, do ruído de fundo dos ambientes onde decorrem as suas captações áudio. Seja numa reportagem jornalística, numa cena de um filme, na captação de um som para um efeito especial, num estúdio ou ao ar livre, live ou em pós-processamento, o DNS (nas suas versões de 2 e 8 canais) permitem-lhe obter um sinal limpo e manter a integridade da sua qualidade. Esta tecnologia permite-lhe ainda compensar condições acústicas desfavoráveis ou má colocação de um microfone e até permitem suprimir um excesso de reverberação.

O DNS 2, em particular, foi concebido pela CEDAR AUDIO como um equipamento portátil e a extrema facilidade de operação foi o objectivo em mente. Basta carregar na função learn, que identifica e ajusta a operação às condições de ruído de fundo existentes, controlar a quantidade de supressão de ruído pretendida e o milagre opera-se!

Utilizável em situações de gravação ao vivo ou em estúdio, broadcast, rádio ou televisão, teatros ou salas de concerto, salas de conferência ou locais de culto, em tempo real ou em pós-produção, o DNS 2 é um canivete suiço quando estamos a falar de captar o melhor sinal sonoro para a sua produção.

Apesar da sua reduzida dimensão, o DNS 2 oferece entradas analógicas de linha e de microfone (estas com a opção de alimentação 48V), uma entrada AES3/AES11 e saídas analógicas e digitais. A alimentação de 12V significa que o DNS 2 pode ser usado no meio do campo ou no estúdio, com a mesma simplicidade.

A lista de clientes e de prémios que a CEDAR AUDIO ao longo dos anos atesta bem a qualidade deste e de outros dos seus produtos.

Aceda aqui a alguns videos e demosntrações do DNS 2 e saiba aqui mais sobre este e outros produtos da CEDAR AUDIO. Para saber mais ainda ou para testar o DNS 2 contacte-nos.


Quando a inovação é referência

A SPL Sound Performance Lab, é uma marca de referência no universo do áudio profissional. Uma marca que se distingiu sempre pela extrema qualidade e alto grau de inovação dos seus produtos. Presente em estúdios espalhados por todo o mundo, a SPL constitu uma bitola difícil de superar. Presente também em Portugal pela mão da Avantools.

O Vitalizer ou o Trasient Designer, a tecnologia 120V ou o Phonitor são apenas uma pequena amostra do que foi e do que é a SPL. Os produtos e as tecnologias desenvolvidas e comercializadas pela marca são a ferramenta base presente no mundo da produção e pós-produção áudio, quer estejamos a falar de música, cinema, multimédia, hifi ou de broadcast.

PQ Mastering Equalizer

A SPL tem produtos em diversas áreas, com modelos adquados em caada uma paraa as dimensões e necessidades específicas dos utilizadores. Amplificadores de auscultadores, controladores de monitor, estéreo ou multicanal, préamplificadores, processamento, interfaces e conversores, unidades centrais para masterização, mesas de mistura, crossovers e amplificadores de potência, é uma gama muito vasta de produtos que poderá apreciar aqui.

Gain Station

O afamado Bob Ludwig optou pela MMC2. Leia tudo sobre esta sua opção pela aqui. Obtenha aqui um manual sobre masterização da SPL. Veja aqui mais alguns videos sobre outros produtos da marca.

Venha falar connosco e ouvir por si o que a SPL tem para lhe oferecer.



CEDAR AUDIO, o segredo da Rapsódia

O filme é distinguido e recomendado unanimemente. Foi contemplado com uma série, sem precedente, de prémios, dos BAFTA aos Oscar. Traz-nos a música dos Queen em todo o seu esplendor. Bohemian Rhapsody é um acontecimento cinematográfico à escala mundial. Saiba que por detrás de tudo isto e por detrás de todo esse esplendor, está uma colaboração de há anos da CEDAR AUDIO com os Queen, para preservação e restauro do arquivo de masters do grupo. E agora os processadores da CEDAR AUDIO foram aplicados também ao filme.

Bohemian Rapsody é, sem dúvida, o filme mais falado de momento. Imperdível, mesmo, para muitos. Representa, sem dúvida, um ponto alto da arte cinematrográfica, tem actuações que suscitaram as críticas mais entusiásticas e foca-se num grupo absolutamente icónico, os Queen, cuja importância e impacto na música popular, as palavras não serão jamais capazes de traduzir. Para distinguir tudo isto, o filme recebeu um sem número de prémios e continua a receber várias distinções. O que talvez não seja tão claro é que, no meio de todas elas há umas quantas com especial significado: o BAFTA para o melhor som e os dois Oscar (entre os quatro que ganhou), também para o melhor som. Pois, por detrás do melhor som estão os processos e os processadores da CEDAR AUDIO.

A colaboração da CEDAR AUDIO com o grupo vem de longe. Foram produtos da CEDAR AUDIO que os técnicos do grupo utilizaram no restauro e preservação do arquivo áudio dos Queen. No filme foi utilizado um sistema modular CEDAR CAMBRIDGE para um conjunto de operações de grande rigor e extrema complexidade. O Declip, o Retouch e o Respeed, foram os processos mais utilizados. Poderá saber mais sobre tudo isto aqui.

Para saber mais ainda sobre a associação entre a CEDAR AUDIO e os Queen, veja aqui. Sobre a banda sonora de Bohemian Rapsody leia aqui.

Contacte-nos para saber mais sobre a CEDAR AUDIO e para avaliar connosco quais as soluções que temos especificamente para si, que mais lhe convirão e para testar estas soluções.


Prémio para a Cedar

A revista Resolution atribuiu o seu prémio para a categoria de plugin ao Studio 8 da Cedar Audio.

Os leitores da imortante publicação profissional Resolution votaram no Studio 8 da Cedar Audio que venceu a categoria de plugins. Uma distinção que marca a melhoria das capacidades desta suite de plugins. O relatório de atribuição deste prémio deixa o aviso: “se quer o melhor, não há outra opção.”

Disponnível no formato AAX, VST2, VST3 e AU (ou como standalone na versão Retouch™), para Windows 7 e OSX 10.9 e seguintes, o Studio 8 da Cedar compreende 11 processos que visam a eliminação de uma vasta gama de problemas comuns e melhora substancialmente da qualidade do seu sinal áudio.

Veja aqui tudo sobre o Studio 8. Fale connosco para mais informação sobre este e otros produtos da Cedar ou para uma demonstração.

 

 


RX7, a nova fronteira

A iZotope está na vanguarda da recuperação e tratamento de sinal áudio digital desde 2007. O novo RX7 traz o que de mais avançado existe em matéria de aprendizagem de máquina para uma eficácia sem paralelo nesta área da produção áudio.

Aplique o novo RX7 na música ou na pós-produção áudio. Na produção de música, novas funcionalidades permitem-lhe refazer, por exemplo, equilíbrios dinãmicos perdidos numa mistura, ajustar o nível da voz ou de um qualquer instrumento numa canção, retirar ou isolar uma voz ou um instrumento. Na pós-produção áudio, as funções do novo RX7 permitem-lhe controlar o seu sinal, refazendo diálogo, isolando fontes sonoras ou retirando reverberação indesejada. Use-o no estúdio, na rádio, no video, no cinema, para recuperação do seu áudio ou tratamento em pós-produção.

Leia mais sobre o novo RX7, veja alguns videos de demonstração  e conheça as novas funcionalidades aqui.

Venha falar connsoco para saber mais ainda e ver o RX7 em acção ou para saber mais sobre outros produtos da iZotope.


CEDAR AUDIO, apresenta novo Cambridge v12

A CEDAR AUDIO acaba de anunciar a última versão do seu poderoso conjunto de ferramentas para restauro e melhoria da qualidade do sinal áudio. É o CAMBRIDGE v12.

O novo CAMBRIDGE v12 oferece a lendária qualidade do pioneiro do restauro e melhoria do sinal de áudio, a CAMBRIDGE AUDIO. O CAMBRIDGE v12 vem com um conjunto significativo e aliciante de aperfeiçoamentos.

A CEDAR AUDIO é o pioneiro incontestado na área do restauro de áudio, redução de ruído e  de melhoria da inteligibilidade da fala. É usado em todo o mundo em arquivos sonoros e sonotecas, em investigação forense, em estúdios de som, rádio, televisão, cinema e video, móveis ou fixos, em pre-masterização e em todas as aplicações profissionais em que  a qualidade do sinal áudio é a condição de base.

O CAMBRIDGE v12 oferece um conjunto significativo de novas possibilidades.

  • Uma nova opção de hardware, silenciosa.
  • Um upgrade para os possuidores do hardware da Série IV.
  • Um único módulo de processamento e um substituto renovado para o existente.
  • Um novo sistema de gestão de processos, significatimanente melhorado.
  • Gáficos mais detalhados.
  • Um preço mais acessível.

Para além do novo e mais poderoso harware, novas são também as soluções de software disponíveis como o Unwrap™ e o Declickle 3™.

 

Saiba mais sobre estas novas e poderosas ferramentas aqui.

Venha falar connosco para saber mais sobre o novo CAMBRIDGE v12 e como o pode ajudar nas suas tarefas.