RIEDEL, desporto e intercomunicação

A RIEDEL acaba de instalar uma solução de intercomunicação para a Liga Suíça de Futebol. À semelhança do que se passa desde a época passada na Liga Alemã, as soluções de intercomunicação da RIEDEL foram as escolhidas para assegurar toda a intercomunicação que decorre entre os 10 estádios que compõem a Raiffeisen Super League e o centro técnico de operações da Liga Suíça de Futebol. Do outro lado do Atlântico, em Orlando, na Flórida (EUA), uma solução RIEDEL constitui o núcleo principal de intercomunicação da NBA, o NBA Bubble, criado para cumprir as normas de segurança sanitária impostas em tempo de pandemia.

A RIEDEL tem sido uma empresa desde há muito presente nos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Desde os Jogos Olímpicos, passando pelos principais campeonatos de futebol do mundo, até à Fórmula 1, a experiência colhida nestes grandes eventos desportivos foi muita e particularmente significativa. Em todos eles têm sido utilizadas, com imenso sucesso, as mais diversas soluções tecnológicas, que têm garantido uma qualidade, operacionalidade, segurança e fiabilidade que só a RIEDEL parece capaz de assegurar e que fazem dela a incontestada referência mundial nesta área.

Não admira, pois, que com a experiência ganha nestes grandes acontecimentos à escala mundial, as soluções RIEDEL sejam as escolhidas quando se trata de eventos locais ou regionais. A experiência e qualidade RIEDEL asseguram uma solução da mais alta qualidade, qualquer que seja a escala da sua aplicação.

Desde a época passada, por exemplo, que a intercomunicação oficial dos árbitros da poderosa Bundesliga é assegurada pela RIEDEL. Agora é a Liga Suíça que confia na RIEDEL para todas as suas necessidades de intercomunicação. A solução agora escolhida é baseada no Bolero S, o sistema desenvolvido pela Liga Alemã de Futebol em parceria com a RIEDEL (leia mais aqui e aqui), destinado a proporcionar uma exigente qualidade de comunicação em rede, que oferece a mais alta qualidade da comunicação entre os árbitros e o VAR possível. É esta solução, amplamente testada, cuja qualidade e fiabilidade estão totalmente comprovadas, que agora mereceu também o favor da Liga Suíça. O sistema agora em funcionamento Bolero S, baseia-se numa infraestrutura ARTIST que alimenta unidades sem fios, individuais e activados por voz, Bolero, que comunicam, por seu turno, remotamente, de cada estádio com o centro técnico de operações, em Hegnau, Suíça. Leia tudo sobre esta solução aqui.

Do outro lado do Atlântico, entretanto, as soluções RIEDEL proporcionam a espinha dorsal de comunicações para a NBA. Um sistema Bolero e Artist digital matrix intercom assegura as comunicações na designada NBA Bubble, situada em Orlando, na Florida (EUA). Localizada concretamente no Walt Disney World, a NBA Bubble é uma zona de isolamento total, criada para permitir a comunicação segura durante as provas, com a máxima protecção do atletas da NBA da COVID-19.

A solução RIEDEL, proporciona as comunicações seguras entre os árbitros, treinadores e pessoal de produção durante as partidas da NBA com o ESPN Wide World of Sports Complex.  Leia tudo sobre esta solução aqui.

Contacte-nos e venha saber mais sobre a RIEDEL e quais as soluções que temos para as suas necessidades, em matéria de desporto ou outra qualquer, nas quais a fiabilidade total, facilidade de operação e a maior qualidade, hoje tecnologicamente possíveis, são os factores a ter em conta.

Os novos caminhos do broadcast

Vivemos uma nova era no broadcast. Um novo momento que nos trouxe novas ferramentas, que permitem novos fluxos de trabalho. Estas ferramentas caracterizam-se por uma maior flexibilidade de operação, por serem mais compactas, por proporcionarem uma maior qualidade do sinal e por oferecerem maior capacidade de produção. Em todas as áreas do broadcast está em marcha uma revolução que já não é possível ignorar. Assistimos todos os dias ao aparecimento de novidades cujo objectivo é ajudá-lo a participar nesta revolução e melhorar a qualidade do seu trabalho. A Glensound é uma empresa com larga tradição na área do broadcast. Dos produtos oferecidos actualmente pela marca, o destaque vai para a nova linha baseada no protocolo DANTE/AES67. Trata-se de um standard que vem abrir novas vias aos profissionais do broadcast. Mas as novidades não se ficam por aqui.

A transição para as redes de AoIP está em curso e em velocidade de cruzeiro. A flexibilidade de operação, o carácter mais compacto dos equipamentos baseados neste protocolo, com menos espaço ocupado e menos problemas de cablagem, a maior qualidade de sinal e o aumento da capacidade de produção que proporcionam, são razões suficientes para enveredar por esta via de operação. É o que está a acontecer em todas as frentes do áudio profissional e do broadcast. A transição tem estado a ser feita de duas maneiras: completa reformulação da operação, com estruturas totalmente baseadas no novo protocolo ou uma transição gradual, associando os novos equipamentos às soluções tradicionais. Neste caso a transição é feita sem comprometer o investimento inicial, mas flexibilizando-o.

A GLENSOUND é uma empresa inglesa que iniciou a sua actividade nos anos 60 do século passado. As suas primeiras soluções foram desenvolvidas para a BBC. Está desde então focada na produção de equipamento para o broadcast e foi participando em todas as grandes revoluções que ocorreram nesta área. Hoje a revolução chama-se Audio over IP (AoIP). O protocolo Dante® / AES67 Audio Networking é o standard corrente nesta nova fase e atinge todos os domínios da produção. Sobre o AES67, leia mais aqui.

A GLENSOUND propõe uma linha completa, muito útil e diversificada, de soluções baseadas neste protocolo. Para além do catálogo já disponível, a GLENSOUND apresenta agora uma série de novos e muito úteis módulos. Conheça o Divine Remote Control (controlo de monitorização), o sistema Beatrice que inclui o B4+ (um beltpack de 4 canais), o W1 (intercom), o M1 (Intercom Walkie Talkie/ Radio Interface), o LH4 (luz de sinal para redes Dante), o Divine (a coluna de monitorização para redes DANTE), o Minferno (unidades de comentário individuais) ou o STYX (misturadora de alta capacidade para redes DANTE.AES67). Veja tudo sobre estes produtos aqui.

Venha conhecer estas e outras soluções GLENSOUND. Venha estudar connosco a forma como estas soluções podem servir as suas necessidades de produção. Venha entrar na nova era do broadcast.


Vídeo móvel, as soluções DATAVIDEO

A DATAVIDEO oferece uma gama muito ampla de soluções de produção vídeo. Soluções profissionais, para situações em que a imagem ocupa o centro. A DATAVIDEO propõe-lhe, para isso, as ferramentas indispensáveis. Trata-se de soluções muito acessíveis, em preço e facilidade de operação, seja qual for a dimensão da sua organização. Toda a tecnologia e linguagem vídeo capaz de lhe dar corpo, estão agora acessíveis, em qualquer campo que envolva produção audiovisual. Na educação, no desporto, na rádio, nas autarquias, no culto, na formação profissional, nas artes, no entretenimento, na actividade política e cívica ou em qualquer outra situação em que seja necessário fazer chegar a sua mensagem audiovisual à sua audiência. A DATAVIDEO tem a solução adequada. Para qualquer situação, da mais simples à mais complexo. Sempre com qualidade profissional. É o investimento mais seguramente rentável que pode fazer neste momento.

A DATAVIDEO é uma empresa pioneira na criação de soluções de produção video, focada em proporcionar recursos de qualidade profissional, de forma muito acessível. Esta acessibilidade é garantida de duas formas. Primeiro, pela facilidade de operação. As soluções DATAVIDEO colocam nas mãos de qualquer um ferramentas que permitem explorar totalmente a linguagem e o potencial do video. Facilmente, sem as complexidades de operação normalmente associadas a este medium. Em segundo lugar, porque apesar do imenso potencial que encerram e da riqueza e facilidades de produção que proporcionam, as soluções DATAVIDEO são extremamente acessíveis e constituem um investimento extremamente rentável.

Há uma ferramenta no catálogo DATAVIDEO aplicável às suas necessidades. Mas de interesse particular, nesta altura, serão para muitas instituições, os conjuntos de produção e os estúdios móveis completos.

STR-100

UM CONJUNTO À SUA DIMENSÃO

Nas situações de pequena dimensão, a solução é a dos conjuntos pré-configurados (bundles). Trata-se de conjuntos completos, especialmente configurados para as situações institucionais e operacionais mais típicas. Como as que ocorrem, por exemplo, no domínio da comunicação empresarial, da formação, do desporto, do entretenimento, do culto religioso, da organização política ou cívica. Em qualquer caso em que requeira a produção e transmissão de conteúdo audiovisual, por qualquer via, os bundles da DATAVIDEO foram concebidos para facilitar a produção, sem quebra de qualidade, de forma acessível. Em situações mais complexas, a DATAVIDEO oferece também as suas soluções de estúdios móveis completos.

SOLUÇÕES DIFERENTES PARA CASOS DIFERENTES

STR=100

Confira o interessante exemplo do conjunto STR-100, destinado a empresas. De enorme potencial inclui 2 câmaras Streaming, BC-50, 2 Streaming encoders NVS-33, 4 Streaming decoders com controlo remoto e um servidor de streaming com 2×12 TB de capacidade. Uma solução muito poderosa e flexível. Ou o simples STR-200, uma solução ideal para uma escola, por exemplo, que inclui uma câmara Streaming BC-50, que faz o streaming directo da câmara, sem necessidade de computador e um microfone wireless. Ou o versátil GO KMU-100 (de que lhe falámos já aqui), o estúdio de produção portátil, de 8 câmaras, ideal para desporto, pequenas salas de concerto ou clubes, por exemplo. Estas são algumas dos bundles e das aplicações que poderá conferir na totalidade aqui. Situações mais complexas, como foi referido, estão cobertas pelos estúdios portáteis, facilmente instaláveis numa viatura, como pode ver aqui.

MS-3200

Em qualquer dos exemplos referidos, seja qual for a solução que adoptar, terá sempre assegurada uma qualidade profissional, um enorme facilidade de funcionamento, uma grande flexibilidade na operação e nas aplicações e, particularmente importante, uma real e significativa rentabilidade para o seu investimento.

Veja aqui todas as soluções DATAVIDEO que temos para si. Venha falar connosco para comprovar e testar os produtos desta marca e para, em conjunto, estudarmos a solução que melhor se adequa às suas necessidades.


A LAWO na Volksoper de Viena

A LAWO produz mesas de mistura que se tornaram no verdadeiro padrão pelo qual se rege a indústria. Para além da sua função central, as mesas da LAWO constituem um núcleo de controlo de todas as operações de um centro de produção áudio, qualquer que seja a sua função. Para além da sua qualidade, fiabilidade e facilidade de operação, as mesas de mistura da LAWO oferecem esta capacidade de poderem ser o ponto nevrálgico de controlo de todas as operações, incluindo a sua integração completa com o vídeo. Seja num estúdio, num teatro, numa sala de concertos ou de congressos, ao vivo, com processamento on the fly ou em registo para posterior processamento. E mais! Graças às novas facilidades, entretanto introduzidas, as mesas LAWO podem ser configuradas e operadas directamente, aproveitando capacidades do software e as suas excepcionais qualidades ergonómicas ou remotamente. Ou seja, literalmente, a quilómetros de distância. Assim se passa, por exemplo, na Volksoper de Viena.

A Volksoper de Viena

O Volksoper de Viena (Áustria) é um dos teatros mais importantes do mundo. Conhecido, sobretudo, pela oferta do que de mais sofisticado pode ser apreciado em matéria de entretenimento musical, é líder no popular género musical da opereta, e pelo seu palco correm também as maiores produções de ópera, dança e musicais da Europa. As instalações da Volksoper Viena são usadas para registar transmissões de televisão ou concertos e para a realização de todo o áudio usado nas suas suas produções. Óperas compostas entre o século XVIII e o século XXI são aí regularmente apresentadas, que juntamente com uma enorme diversidade de espectáculos de opereta (o ponto forte do Volksoper), bailado e musicais, perfaz as mais de 30 produções diferentes que habitualmente compõem o programa anual da sala. E, em cada temporada, perto de 400 000 espectadores assistem às cerca de 300 récitas anuais que passam pelo palco desta grande sala, construída em finais do século XIX e com mais de 1300 lugares.

Volksoper Viena (estúdio 1)

No único espaço multifuncional de Viena, a produção completa de ópera, opereta, musicais e bailado implica um enorme grau de exigência e necessidade de flexibilidade, sem descurar a qualidade de toda a operação. Mais de 150 cantores, 95 músicos e 100 bailarinos que compõem o quadro da Volksoper Viena, impõem exigências excepcionais na qualidade da tecnologia áudio utilizada, tanto nos espectáculos, como nos estúdios.

A resposta para tamanho desafio foi uma nova mesa modelo mc² 56 da LAWO, capaz de responder a todos os requisitos exigidos. A nova mesa de 32 vias, tem 98 canais de DSP e uma matriz de routing de 8192 x 8192 pontos. Configurada para SMPTE 2110, AES67/Ravenna e Dante, está optimizada para produção vídeo com base IP. Entre tantas outras características, a nova mesa dispõe ainda da tecnologia LiveView que permite gerar visualizações dos streams de video em cada um dos monitores das vias da mesa.

Apanhada pela crise pandémica, a instalação da nova mc² 56 foi conduzida e concluída com sucesso, à distância, a partir do quartel-general da LAWO. A prática, ditada pelas circunstâncias, virou rotina e qualquer alteração é feita agora remotamente, sem problemas. Devido à pandemia, a programação do Volksoper Viena também sofreu alterações, mas não parou. E a nova temporada irá iniciar-se em Setembro, como programado, com a opereta de Johann Strauss “Die Fledermaus”, a que se seguirá o conhecido “Kiss Me, Kate” de Cole Porter e logo depois “Sweet Charity,” a adaptação do filme de Frederico Fellini “Le Notti di Cabiria.” Em todas estas produções o controlo de todas as operações áudio e a comunicação entre equipamentos de todas as salas e palcos estará assegurada pela mc² 56.

Saiba mais sobre esta operação de instalação da mc² 56 e fique a conhecer melhor todas as suas características aqui. Mesas LAWO foram utilizadas na recente transmissão do concerto comemorativo do feriado de 14 Julho em França, com transmissão para 10 milhões de espectadores. Veja tudo aqui.

Se quiser ficar a saber mais sobre a LAWO e os seus equipamentos, saber da experiência de outros utilizadores portugueses ou como a LAWO poderá ser a solução para as suas necessidades de produção áudio, contacte-nos.


A RIEDEL corre o mundo

RIEDEL, criadora de soluções de intercomunicação, processamento e transporte de sinal via IP para o broadcastlive e institucional, continua a ser a escolha preferencial dos profissionais de todo o mundo. Sempre que a exigência é de total fiabilidade, máxima facilidade de operação e olhos no futuro, são as soluções RIEDEL, baseadas na tecnologia desenvolvida pelo fabricante alemão, que se revelam as únicas apropriadas. É o caso especial da tecnologia de distribuição AV MediorNet. Um grande teatro no Japão, o Teatro Nacional Bunraku, e uma das empresas líder mundial de outside broadcast, a inglesa CTV, com uma carteira de clientes literalmente espalhada por todo o mundo, contam-se entre os utilizadores mais recentes desta tecnologia. Venha conhecer melhor os novos exemplos de aplicação da tecnologia MediorNet, o que ela proporciona especificamente, em cada caso, a cada um deles e as razões que os levaram a adoptá-la.

Gateways RIEDEL

A tecnologia MediorNet é, sem qualquer dúvida, um dos pontos fortes da RIEDEL. Com a sua introdução há mais de uma década, esta tecnologia abriu a porta à possibilidade de criação de uma infraestrutura de distribuição de vídeo, ao combinar transporte de sinal, routing, processamento e conversão numa única rede redundante, a funcionar em tempo real. Desde há dez anos, esta tecnologia tornou-se a que proporciona a infraestrutura mais versátil e fiável do mercado, centrada na criação de redes AV. Até à data, a tecnologia MediorNet continua a ser a única a oferecer todas as vantagens do conceito de hardware distribuído, baseado e controlado por software. Os clientes confirma-no. Recentemente a sua lista aumentou com dois casos particularmente significativos e paradigmáticos do potencial que a tecnologia encerra.

O Teatro Nacional Bunraku (NBT) de Osaka, Japão, é um dos seis teatros nacionais do Japão. É o principal local onde o género Bunraku — uma arte tradicional de teatro de marionetas, declarada Património Imaterial da Humanidade — pode ser apreciada, a par de outros géneros como o Kabuki ou o Buyō. O complexo onde se realizam estes espectáculos é constituído por dois auditórios, um instituo de formação e os arquivos.

Teatro Nacional Bunraku (Japão)

Toda a complexa operação de televisão digital funciona na instituição. Um recente upgrade visou dotar o NBP de sistema capaz de fazer a distribuição do sinal vídeo e áudio da instituição e a escolha recaiu na proposta da RIEDEL. Uma rede de distribuição MediorNet MicroN de alta densidade de distribuição de sinal e 15 SmartPanel interfaces foram assim adquiridos, o que permite a ligação dos sinais áudio e vídeo de oito câmaras aos vários monitores da sala de controlo, ao átrio de entrada e aos dois palcos. Os SmartPanels foram configurados com a aplicação MediorNet Control, o que permite à equipa técnica e de palco a mudança das fontes de sinal de cada monitor vídeo praticamente sem latência, o que constituía um dos requisitos fundamentais exigidos. O sistema agora instalado demonstra bem o poder, flexibilidade e fiabilidade da tecnologia MediorNet, quando se trata de transporte de sinal em tempo real. Mais sobre esta solução aqui.

Por sua vez, a CTV é uma empresa fundada em 1983, especializada em outside production. Conta com uma enorme frota de carros de exteriores, presente em todo o mundo e com uma carteira de clientes de enorme peso. Os números do seu desempenho espelham a vastidão da sua operação: a frota produz o equivalente a mais de 1000 dias de gravação e mais de 2600 horas de transmissão ao vivo, anuais, e uma média de seis horas diárias de transmissão de televisão.

Interior de um dos carros da CTV

A CTV acaba agora de adquirir um sistema baseado nos gateways MediorNet MuoN e FusioN gateways da Riedel, para maximizar o seu fluxo de trabalho ao vivo. A solução permite optimizar a velocidade e flexibilidade da conversão de sinal durante a produção. A solução de base SFP dos gateways IP MediorNet MuoN proporciona, nomeadamente, vários interfaces práticos para converter sinal SDI em IP. A solução MediorNet FusioN utilizada agora pela CTV Outside Broadcasts constitui um gateway versátil e autónomo, concebido para aplicações de controlo remoto. Mais sobre esta solução aqui.

Saiba mais sobre a tecnologia MediorNet aqui. Veja tudo sobre estes e outros produtos da RIEDEL aqui. Se a sua actividade s situa na área do broadcast, live, televisão ou rádio, se tem a responsabilidade de um teatro, centro de congressos, estádio ou qualquer outro tipo de operação em que a transmissão de sinal, áudio, vídeo ou dados e a intercomunicação sejam elementos dos quais depende diariamente, venha falar connosco para saber quais as soluções RIEDEL mais adequadas às suas necessidades.


O novo HDR-80 da Datavideo

Um gravador de video concebido para trabalho multicâmara? ProRes e 4K? E com áudio, ecrã táctil e ferramentas de edição incorporadas? Sim, isso e muito mais. O novo HDR-80 é uma nova unidade de gravação de video profissional, muito compacta, que promete revolucionar os seus fluxos de trabalho e tornar a produção vídeo mais fácil do que nunca, garantindo a qualidade máxima do seu trabalho. A DATAVIDEO parece ter tocado aqui, mais uma vez, num ponto sensível: como aceder a ferramentas de produção de vídeo profissional, sem delapidar os seus recursos financeiros.

O novo HDR-80

O novo HDR-80 é uma nova proposta da DATAVIDEO que vem revolucionar o mundo da produção video profissional. Capaz de gravar 4 sinais de video separadamente, com um único sinal de sincronismo, o HDR-80 é, não só, um gravador ISO, mas pode ser usado também como um switcher HD de 4 canais, but it can also be used as a four-channel HD video switcher.

2 discos 2.5″ SSD

Equipado com 2 discos 2.5″ SSD, o HDR-80 é um gravador 4K ProRes Dual Disk Recorder capaz de aceitar até 4 câmaras HD, para gravação vídeo ao vivo. Os quatro sinais podem ser vistos no ecrã táctil incluído e lançados para live streaming directo. O áudio pode ser injectado no vídeo, através das suas entradas digitais e analógicas balanceadas, o que faz do HDR-80 a ferramenta perfeita para transmissão ou streaming.

Painel traseiro do HDR-80

O HDR-80 suporta um conjunto alargado de entradas e saídas, designadamente, uma entrada 4K HDMI, uma entrada 12G SDI e 3 entradas 3G-SDI, para além de saídas de vídeo com áudio injectado. Este arranjo é muito flexível e cobre todas as necessidades de produção, com ou sem recurso a equipamento adicional.

A DATAVIDEO permite-nos aceder a ferramentas de produção vídeo muito inovadoras, cujo uso obedece à lei dos 3 Fs: flexibilidade, fiabilidade e facilidade. Ao mesmo tempo que garante a pureza e a qualidade dos seus produtos e a obediência aos mais altos padrões de exigência do trabalho com eles executado.

Uma ferramenta como o HDR-80 abre horizontes muito amplos de produção vídeo a nível profissional, oferecendo uma flexibilidade e facilidade de operação que o tornam a escolha natural para o broadcast em geral, incluindo estações de rádio, e também para eventos religiosos, desportivos, musicais ou em qualquer outra situação, com exigências profissionais e de máxima qualidade de sinal e com utilização de várias câmaras simultaneamente.

O novo HDR-80 vai estar disponível muito em breve. Saiba tudo sobre as características do novo produto e veja este video com uma súmula delas. Consulte-nos para saber mais ainda, para saber da disponibilidade do produto e o seu preço.


Tudo se resolve…

Costuma-se dizer assim, que tudo se resolve. Com uma única excepção, diz-se também. Mas há problemas mais simples que outros. Problemas que se revelam, por vezes, bastante complicados de resolver. Repare nos formatos utilizados em áudio profissional profissional, por exemplo. É um universo onde se falam mais línguas do que na lendária Torre de Babel. Por vezes a comunicação entre diferentes equipamentos e formatos parece um problema inultrapassável. Mas a Appsys ProAudio trouxe a solução. Se precisa de converter qualquer formato de áudio digital em qualquer outro, o Multiverter é a sua solução, sólida, fiável, flexível.

MVR-64 multiverter

A Appsys ProAudio é uma empresa que alia a precisão suíça à solidez da manufactura alemã. Surgida em 2007, com sede em Zurique, dedica-se ao desenvolvimento e produção de equipamento áudio profissional. Mas . A BBC, a Apple ou a Dolby, por exemplo, contam-se entre os seus clientes que optaram pela solidez e fiabilidade dos seus produtos.

Em grande destaque na linha de produtos da Appsys ProAudio está o Multiverter. Trata-se de um conversor universal, disponível numa unidade compacta de 1U. O que esta unidade lhe oferece é conversão de todos os formatos áudio digital, actualmente usados profissionalmente, em qualquer outro:

  • ADAT (8x), SPDIF/AES3 óptico
  • MADI óptico
  • MADI coaxial
  • MADI-TP (até duas ligações simultâneas)
  • AES50 (até duas ligações simultâneas)
  • Dante / AES67
  • mais formatos disponíveis através de breakout boxes 

As características principais do Multiverter são:

  • 64×64 canais em cada interface, com a possibilidade de fazer o routing/splitting entre interfaces
  • Amplificador para auscultadores integratedo
  • Conversão da taxa de amostragem assícrona
  • Controlável remotamente via web, telnet ou USB. 
  • Expansão contínua através de break-out boxes

O que o Multiverter lhe oferece é tão somente a possibilidade de ligar o seu equipamento a qualquer fonte de sinal. tornar o seu carro de produção ou de exteriores compatível com qualquer equipamento, usar a sua ligação ethernet como um interface 64×64 para gravação via Dante, conversão da taxa de amostragem entre quaisquer interfaces, latência baixa usando a sua rede ethernet normal. utilização actualizada do seu equipamento mais antigo. De forma fiável numa unidade muito compacta e de simples operação.

Poder e flexibilidade, eis o que o Multiverter lhe oferece. Um equipamento indispensável em qualquer estúdio de áudio, vídeo ou rádio profissional.

Saiba mais sobre o Multiverter e sobre esta nova representada da Avantools aqui. Para saber mais ainda, consulte-nos.


Datavideo, em qualquer altura.

As soluções da DATAVIDEO são tecnicamente únicas, constituem um investimento seguro e evidenciam uma relação qualidade/custo sem paralelo. Em qualquer altura, a opção DATAVIDEO apresentar-se-ia, pelas suas características, como a ideal para produção de video no século XXI. Neste particular momento, em que a maior parte da comunicação no mundo se faz via video, por razões de conjuntura que todos conhecemos, a DATAVIDEO tornou-se uma marca vital. Veja como, com um estúdio de inteiro de produção tv, que cabe numa mala, vai a qualquer lugar captar a sua informação, prepara-a e pode fazê-la chegar, de imediato, onde lhe interessa.

SCS-500

A DATAVIDEO ganhou um justo prestígio mundialmente por proporcionar soluções de produção de video profissionais, de grande qualidade, facilidade de operação e preços sem paralelo. Todo o equipamento necessário à produção profissional, outrora apenas acessível aos grandes broadcasters ou estúdios de topo, passaram a estar disponíveis a quem quer que deles necessite.

SE-500HD

A DATAVIDEO fabrica todo o equipamento necessário para uma produção de video de grande exigência, com um oferta muito diversificada de equipamentos que cobrem todas as necessidades. É a resposta natural para uma variedade muito ampla de situações para as quais se exige qualidade, robustez e flexibilidade, mas, ao mesmo tempo, apertado controlo de custos. Estes equipamentos estão disponíveis em unidades separadas, que vão sendo montadas à medida das necessidades, juntando os modelos mais adequados. Mas a DATAVIDEO tem-se igualmente distinguido pela criação de soluções chave na mão, adequadas à função e pré-montadas para maior conveniência dos seus utilizadores.

HDR-1

É o caso do modelo SCS-500, pequeno conjunto de produção, concebido para conferências, assembleias, concertos, eventos desportivos e outras situações similares. Este modelo gira em torno do switcher SE-500HD – 4 entradas e inclui ainda 2 câmaras BC-80 – HD Block, o HDR-1 – 1080p USB Recorder, os monitores TLM-102 – Dual 10″ LCD, 2 Tripés STA-100 , 2 cabos CB-60 HDMI de 30m e duas malas de transporte HC-300 e HC-800. Capte áudio e video, faça a montagem, codifique e faça o streaming para as suas plataformas escolhidas. Poderá trabalhar em directo ou em diferido. Tudo a partir do seu SCS-500! Desmonte o equipamento, coloque-o nas respectivas malas de transporte e dirija-se para o seu novo trabalho. Nada mais simples, nada mais fácil de operar e transportar. Nenhuma outra solução se aproxima sequer do poder e qualidade do SCS-500.

BC-80

Com a DATAVIDEO e, em particular, com o SCS-500, está a fazer um investimento de futuro, que lhe garante a satisfação das suas necessidades de produção vídeo internamente. Com toda a simplicidade e com a garantia de chegar com o seu trabalho, sem intermediários, onde lhe interessa.

Veja aqui mais informação sobre as características do SCSS-500. Fique a saber mais sobre as propostas da DATAVIDEO e fale connosco para saber mais ainda sobre o SCS-500 e outras ofertas da marca.


Studio Technologies, com um olhar no futuro

A Studio Technologies é uma reputada marca de equipamento para a área do broadcast. Com uma experiência de mais de 40 anos, com uma atenção constante sobre a evolução da indústria, demonstrando uma capacidade de inovação e um critério de qualidade assinaláveis, a Studio Technologies oferece-lhe uma linha de produtos onde seguramente vai encontrar soluções atractivas, a preços competitivos, que satisfazem as suas necessidades de equipamento. Quer estejamos a falar de novas aquisições ou de renovação, vai querer saber mais sobre a Studio Technologies.

A linha de produtos proposta pela Studio Technologies é bastante diversificada, mas se há um factor distintivo que a atravessa, ele é a constante atenção à facilidade de operação, à robustez e à fiabilidade, aos padrões de qualidade e à inovação do design. Com uma oferta que se centra no broadcast (televisão, rádio e estúdios), vai encontrar no catálogo Studio Technologies uma enorme variedade de soluções para o controlo de operação, interface de equipamento, operação móvel, transporte de fibra óptica, intercomunicação, e uma nova linha que aponta para o futuro, com produtos AoIP baseados no protocolo Dante.

Nesta altura, em particular, em que a concentração de meios, o tele-trabalho e a intercomunicação se tornaram as palavras chave, a determinar novos figurinos de produção, vale a pena lançar um olhar sobre as soluções apresentadas pela Studio Technologies, viradas para satisfazer esta nova era que se avizinha. A vastíssima linha Dante Audio-over-Ethernet Technology, que tem vindo a ser disponibilizada pela marca, propõe soluções que lhe permitirão entrar nestes novos tempos com a certeza de dispor de equipamento à prova de futuro. Particularmente atractivas e apreciadas são as soluções Studio Technologies para o broadcast dedicado ao desporto.

Também os estúdios de produção áudio encontram uma linha de equipamentos para controlo dos sistemas de monitores, com ofertas muito diversificadas, aplicáveis a qualquer estúdio, desde os pequenos estúdios de produção áudio, aos complexos estúdios de cinema multicanal. Saiba mais aqui.

Com a Studio Technologies sabe que está a apostar em equipamento que lhe garante a produção nas condições mais exigentes, mas também num diálogo e numa atenção constante do fabricante, para lhe garantir que nada falha. Apoio técnico perfeito e manutenção cuidada são duas características que distinguem também o fabricante norte-americano.

Por todos estes motivos, a Studio Technologies é credora da sua atenção. Estamos certos que nela encontra a solução que busca para os seus problemas de produção, quer esteja a adquirir equipamento novo que pretenda renovar o antigo e ajustá-los aos novos tempos. Veja aqui toda a linha de produtos da Studio Technologies. Aproveitamos para o convidar a vir falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre a oferta que a marca norte americana tem para si, e para, em conjunto, estudarmos as soluções mais adequadas às suas necessidades.


Tão fácil como fazer zapping

A DPG Media é um poderoso grupo de media, com presença nos sectores da informação e entretenimento, nas áreas da imprensa escrita, TV e Rádio. Opera em diversos países do norte da Europa. Com dois centros nevrálgicos de produção em funcionamento, na Bélgica, a DPG Media necessitava de uma solução técnica que lhe permitisse operar, segundo as circunstâncias, a partir de um desses centros, utilizando os recursos técnicos do outro. Duas localizações, um sistema, foi a palavra de ordem. A solução foi construída a partir de uma infraestrutura idealizada pelos engenheiros da DPG Media e desenvolvida e implementada pela LAWO. Tão fácil como fazer zapping.

O centro de produção da DPG Media em Antuérpia

Tudo começou quando a LAWO foi contactada há 4 anos pela Medialaan, de Vilvoorde, a 40 km de Bruxelas, na Bélgica. O desafio foi o de instalar duas novas régies para o centro de informação. A LAWO forneceu então, entre outro equipamento, duas mesas mc²56 e routers Nova73. Nessa altura, o protocolo MADI era o preferido, por razões práticas, situação que se veio mais tarde a alterar com a adopção do protocolo RAVENNA/AES67 de Audio-over-IP (AoIP).

Todo este equipamento foi instalado na sede da Medialaan em Vilevoord, onde decorria toda a produção da informação e do canal de TV VTM. A Medialaan foi, entretanto, adquirida pela DPG Media que, para além da Bélgica, estendeu a sua oferta também à Holanda e à Dinamarca.

Depois da aquisição da Medialaan, foi tomada a decisão de mudar a sede e as redações de todas as publicações do grupo para Antuérpia. As redações da TV (VTM) e as estações de rádio do grupo (Qmusic, Joe e Willy) iriam também ser deslocadas, de modo a tirar partido das sinergias criadas pela concentração de toda a actividade debaixo do mesmo tecto. Mas o edifício da News City em Antuérpia não tinha sido concebido e não dispunha de espaço para acomodar, simultaneamente, as redações para a imprensa escrita e os estúdios de rádio e TV studios. Por outro lado a infraestrutura da DPG Media em Vilvoorde era nova, e substituí-la não era opção. Acrescia que o departamento de Entretenimento da DPG Media iria, em qualquer caso, permanecer em Vilvoorde.

No centro de produção em Antuérpia controla-se equipamento instalado a 40km

A partir da experiência adquirida com o equipamento que tinha sido instalado 3 anos antes, e das suas capacidades de distribuir sinal áudio-over-WAN-IP, e tendo em conta a recente aquisição, por parte da DGP Media, de novo equipamento vídeo, era necessária agora uma solução potente, que permitisse distribuir igualmente sinal vídeo-over-WAN-IP e proporcionasse a ligação dos dois centros de produção, de Vilevoord e de Antuérpia, separados por 40 km. Era necessária uma solução “duas localizações, um sistema.” Foram estes os dados de base do concurso lançado.

Estava assim em marcha um vasto e significativo projecto. Projecto que tem como sua espinha dorsal uma ligação entre Vilvoorde e Antuérpia assente numa estrutura de fibra óptica escura, redundante. Uma ligação com 400Gbps de banda passante, por linha. Esta é dividida em duas: 200Gbps reservados para tráfego administrativo, e os restantes 200Gbps para aplicações de broadcast, i.e. áudio, vídeo e sinais de controlo. É redundante porque dois fluxos de dados semelhantes são enviados por duas ligações diferentes, de modo a assegurar a transmissão integral e segura.

Depois de, em Maio de 2019, ter ganho o concurso para o fornecimento do equipamento especificado, a LAWO começou a estudar uma solução que veio a ser testada e implementada entre Outubro e Novembro. Esta solução tem por base a plataforma V__matrix, o mc² Micro Core, o mxGUI, o A__mic8, o SMART e o VSM broadcast control system, especialmente desenvolvido para este efeito. O equipamento LAWO já existente está naturalmente incorporado na solução encontrada. Solução que entrou em funcionamento no sector de Entretenimento em Outubro de 2019 e no da Informação em Fevereiro de 2020.

Uma operação muito complexa, ambiciosa e inovadora, sobre a qual poderá ficar a saber todos os pormenores aqui e aqui. Poderá também ficar a saber mais sobre as soluções LAWO acima descritas. Se quiser ficar a saber ainda mais sobre qual a que mais se adequa às suas necessidades, convidamo-lo a vir falar connosco.