O broadcast do futuro, hoje

O broadcast está sem dúvida a atravessar um período de grandes e profundas alterações. O que distingue essencialmente este novo período é a centralização da produção de conteúdos, que depois são distribuídos, de forma integrada, através das diferentes plataformas disponíveis. Quando falamos nos suportes tecnológicos que asseguram o funcionamento deste novo paradigma, a LAWO está na vanguarda. As soluções para o que a LAWO chama BROADCAST 3.0, são uma garantia para o presente, à prova de futuro.

É preciso lembrar que esta revolução que ocorre, neste momento, na área do broadcast só é possível pelo aparecimento de novas tecnologias para o audiovisual, assentes no Protocolo Internet (IP). É este protocolo, que permite a comunicação de pacotes de dados entre uma máquina de origem e uma de destino, através de uma rede que as liga, local ou remotamente. Estas “máquinas” podem gerar dados de qualquer natureza, incluindo aqueles que interessam ao broadcast, designadamente de natureza audiovisual.

Neste domínio, a LAWO tomou há muito o comboio da vanguarda. A empresa baseou-se na sua experiência de 50 anos de produção de equipamentos destinados a esta área. A natureza muito diversificada de soluções oferecidas pela LAWO assegura, não só, a satisfação das especificações mais exigentes para a área do broadcast, mas também a flexibilidade de utilização garantida por um poderosíssimo núcleo de R&D e pela qualidade e solidez da engenharia alemã.

Um exemplo recente de uma solução LAWO é o da CONNOISSEUR MEDIA, o grupo americano de comunicação, que recentemente adoptou uma solução LAWO para a sua complexa rede de operações. Sedeada em Westport, Connecticut , a Connoisseur explora 39 estações de rádio e bases digitais em 11 pontos espalhados pelos EUA. O foco principal da sua actividade situa-se em Nova Iorque, includindo Long Island, Connecticut e New Jersey. A LAWO forneceu recentemente a este importante grupo de comunicação uma solução que inclui 10 mesas de rádio modelo crystal e Compact Engines, o sistema de controlo VisTool, o software RELAY VSC virtual sound card e o Power Core. Saiba mais sobre a solução e as impressões dos seus utiizadores aqui.

Venha saber mais sobre a LAWO e as suas soluções, venha falar connosco. Juntos, tentaremos encontrar a que melhor se adequa ao seu caso.


mc²56: a solução LAWO para vários problemas

Se dúvidas houvesse sobre a flexibilidade das soluções LAWO, estes últimos tempos foram pródigos em demonstrar que quando se pretende fiabilidade e qualidade máxima, uma mc²56 da LAWO é a resposta. A NRK da Noruega escolheu-a para equipar o seu novo e ambicioso carro de exteriores. O grupo Coldplay escolheu-a para uma apresentação invulgar do seu trabalho, num evento à escala universal que teve lugar na Jordânia e em Londres e ecoa agora pela internet.

Coldplay em Amã com LAWO

A mc²56 é uma das mesas propostas pela LAWO que parece poder adequar-se aos ambientes mais díspares. O “caderno de encargos” parece ser sempre o mesmo, sejam quais forem as exigências e limitações impostas pela aplicação: obter a maior qualidade, com a maior flexibilidade de operação, garantindo a total fiabilidade do equipamento. A mc²56 é uma mesa que responde facilmente a estas e outras exigências. Daí as novas aplicações que todos os dias surgem e daí também os exemplos de aplicações, já em confirmadíssimo curso, que podemos testemunhar e elencar.

O novo OB24 da NRK

Os dois exemplos mais recentes vêm, um, da norueguesa NRK, outro, do afamado grupo Coldplay.

A NRK é conhecida como o “pequeno gigante do broadcast“. Todos os noruegueses fazem uso de um serviço do broadcaster público, ao menos uma vez por dia. O recurso à tecnologia LAWO por parte da NRK já tem um longo historial. Mesas da LAWO equipam a sala de concertos da NRK e vários estúdios de produção de noticiários. Agora é o novo carro de exteriores, o OB24, recentemente inaugurado. Em qualquer destas aplicações a a LAWO integra-se numa lógica de standardização tecnologica que a empresa prossegue.

Parte da infraestrutura do OB24

A par de uma infraestrura video, concebida para 28 câmaras e restante equipamento, a parte de áudio inclui uma infraestrurua IP, state-of-the-art da LAWO, que compreende para além da mc²56, de 64 vias, uma matriz com 5,096 x 5,096 pontos e 512 canais, com total redundância, através de um A__UHD Core, com a DALLIS, A__stage80 Power Core RP para I/O. Para além de integração total úadio e video, graças a equipamento adicional da LAWO. Veja aqui tudo sobre o OB24.

O concerto do Museu da Ciência em Londres

O grupo Coldplay esteve recentemente envolvido na apresentação dos seus trabalhos de uma forma pouco usual, fruto do seu compromisso para com a luta pelo ambiente. Um registo do grupo teve lugar na Cidadela de Amã, na Jordânia, um outro no Museu da Ciência em Londres. Ambos concebidos para divulgação universal via internet. A decisão do Coldplay foi de adiar as tournées até que uma estratégia mais “amiga do ambiente” seja encontrada para as digressões do grupo.

Até lá a opção é pelo streaming, com recurso a fluxos de trabalho que envolvem a produção com base em IP, minimizando deslocações. Em todos estes casos, envolvendo ambientes fora do vulgar, mas também tradicionais carros de exteriores, as mesas que a equipa técnica optou por usar foram as mc²56, depois de reflexão cuidada. As mesas foram escolhidas pela sua robustez, fiabilidade e qualidade ímpar. Leia mais sobre esta invulgar operação aqui.

Leia mais sobre a mc²56 aqui. Venha saber mais ainda sobre esta e outras soluções LAWO, falando connosco.


O novo OZONE 9

Poderoso, o OZONE da iZotope ganhou ainda mais poder com o lançamento da versão 9. Crie com confiança, dando o toque final, pessoal, à sua música ajudado pelas novas capacidades do OZONE 9 agora à sua disposição. Com a incorporação de ferramentas baseadas em IA, o OZONE 9 constitui um passo importante para a sua entrada num novo patamar criativo.

O OZONE 9 torna a operação de masterização mais simples, ao incorporar novas ferramentas baseadas em IA. São estas ferramentas que lhe proporcionam o ponto de partida que o vai levar a uma nova etapa no seu trabalho criativo. As novas capacidades de separação de fontes, por exemplo, permitem-lhe corrigir os níveis de dos instrumentos antes mesmo de iniciar a masterização. Também pode acrescentar picos de interesse numa secção em particular. Pode ainda comparar a sua mistura com uma mistura de referência e fazer os ajustamentos devidos. Pode controlar as suas frequências altas ou dar corpo às suas frequências baixas com novas ferramentas, como os módulos Spectral Shaper ou Low End Focus. Use controladores fluídos e intuitivos para se centrar em zonas específicas, por forma a controlar problemas especiais ou criar efeitos inovadores.

Estas algumas das novidades, apenas, que vêm com o novo OZONE 9.

Veja aqui um sumário em video do novo produto. Saiba mais sobre o OZONE 9 aqui. Venha falar connosco e testá-lo e saber mais ainda sobre a iZotope.


Pro Tools 2019

O standard da indústria traz ainda mais poder aos seus utilizadores. O Pro Tools 2019 vem recheado de novas funções e solidifica a sua posição como a ferramenta de eleição para os profissionias do áudio de todo o mundo. E há mais, muito mais.

O novo Pro Tools 2019 está aí

O novo Pro Tools, na sua versão 2019, traz-nos ainda mais capacidades, a juntar ao seu vasto arsenal que o fez ser eleito como a DAW mais procurada por todos profissionais de áudio e a ferramenta de referência da indústria.

Se existisse uma só palavra para resumir o poder do Pro Tools 2019, essa palavra seria mais. Mais vozes, mais pistas MIDI, mais velocidade, mais flexibilidade de operação, mais possibilidades de colaboração usando a DAW. Mesmo entre continentes. São apenas mais algumas das novas funcionalidades do Pro Tools 2019.

Quer se trate do seu projecto musical pessoal ou da produção cinematográfica mais complexa, o Pro Tools 2019 é e será a sua ferramenta áudio de eleição. Agora está ainda mais poderoso e flexível.

Veja o que se diz da nova versão do seu Pro Tools aqui, aqui e aqui. Veja aqui e aqui análises do Pro Tools 2019. Saiba aqui o que distingue e o que traz de novo a mais recente versão do Pro Tools.

Contacte-nos para mais informações, condições de aquisição e disponibilidade do novo produto.


Quando a inovação é referência

A SPL Sound Performance Lab, é uma marca de referência no universo do áudio profissional. Uma marca que se distingiu sempre pela extrema qualidade e alto grau de inovação dos seus produtos. Presente em estúdios espalhados por todo o mundo, a SPL constitu uma bitola difícil de superar. Presente também em Portugal pela mão da Avantools.

O Vitalizer ou o Trasient Designer, a tecnologia 120V ou o Phonitor são apenas uma pequena amostra do que foi e do que é a SPL. Os produtos e as tecnologias desenvolvidas e comercializadas pela marca são a ferramenta base presente no mundo da produção e pós-produção áudio, quer estejamos a falar de música, cinema, multimédia, hifi ou de broadcast.

PQ Mastering Equalizer

A SPL tem produtos em diversas áreas, com modelos adquados em caada uma paraa as dimensões e necessidades específicas dos utilizadores. Amplificadores de auscultadores, controladores de monitor, estéreo ou multicanal, préamplificadores, processamento, interfaces e conversores, unidades centrais para masterização, mesas de mistura, crossovers e amplificadores de potência, é uma gama muito vasta de produtos que poderá apreciar aqui.

Gain Station

O afamado Bob Ludwig optou pela MMC2. Leia tudo sobre esta sua opção pela aqui. Obtenha aqui um manual sobre masterização da SPL. Veja aqui mais alguns videos sobre outros produtos da marca.

Venha falar connosco e ouvir por si o que a SPL tem para lhe oferecer.



iD44, a sério no mundo da comédia

Daniel Thrasher é um comediante e pianista baseado em Los Angeles. Há muito que usa os media e as redes sociais para divulgar o seu trabalho. Há cerca de um mês publicou o seu primeiro álbum de comédia “Quick and Sketchy”, inteiramente gravado através de um iD44 da AUDIENT. É ao iD44 que Daniel atribui a qualidade da produção deste seu trabalho.

A familiaridade de Daniel com os media vem dos tempos de escola. É um utilizador antigo de plataformas como o MySpace e cedo fez a transição para outras como o Youtube. Mas são os sketches sonoros que mais motivam Daniel hoje. Segundo a sua teoria, esta forma de comédia vai ganhar uma crescente popularidade.

De toda esta actividade resultou a ideia de publicar um álbum de comédia. Para o fazer, nada mais simples: um microfone, um par de auscultadores e um interface iD44 da AUDIENT. Daniel destaca a simplicidade de utilização: um botão para controlar o volume do microfone, outro botão para controlar o volume da escuta, um filtro passa alto (que permite, de forma limpa, que a voz se destaque do piano) e alimentação phantom para o microfone. Resultado: um som imaculadamente limpo! O resto é talento e um grande conteúdo. Nada mais simples, portanto. Uma simplicidade que já levou alguns dos sketches às centenas de milhar de visualizações, satisfazendo o seu quase um quarto de milhão de assinantes. Quando o ouvimos, o talento e o conteúdo são do Daniel Thasher, mas a qualidade do som é, como o próprio reconhece, do iD44.

rO setup simples que Daniel Thasher usa permite-lhe, por outro lado, transportá-lo para o live, em situações que implicam o uso da voz e do piano, com excelentes resultados.

Saiba mais sobre o trabalho de Daniel Thrasher aqui, particularmente sobre a sua utilização do iD44. Poderá também encontrá-lo no Youtube aqui, e ainda no Spotify, no Sondcloud, na Amazon ou no iTunes.

Saiba mais sobre o iD44 aqui. Venha conhecer este e outros produtos da AUDIENT, visite-nos, ou fale connosco.