AVIOM, a referência

A AVIOM é uma empresa que se dedica à concepção e produção de uma linha particular de produtos para o profissional do áudio: misturadores pessoais de monição. Uma referência absoluta, o padrão pelo qual este tipo de equipamentos é definido. Os misturadores pessoais da AVIOM são vistos e ouvidos nos lugares mais notáveis do mundo, onde os profissionais, artistas, técnicos, produtores, necessitam de equipamentos construídos segundo os padrões mais exigentes, mais transparentes e mais fáceis de operar. Onde quer que seja necessário dispôr de uma monição de qualidade de topo, robusta, fiável, fácil de operar, em salas de espetáculo, em estúdios, em palcos ao ar livre, ou noutro qualquer espaço, seja de que dimensão for, a solução de referência para a monição individual é AVIOM.

AVIOM, as origens

Conhecida por revolucionar o conceito de mistura pessoal de monição, com seu sistema Pro16®, a AVIOM é uma empresa fundada em 2002, por uma equipa de profissionais de engenharia, design e desenvolvimento de produto, com muitos anos de experiência nas áreas dos instrumentos musicais e do áudio profissional. A missão a que se propuseram foi a de criar produtos inovadores, baseados em tecnologia que atendesse às necessidades do mundo real dos profissionais de áudio e dos músicos que trabalham nos mais diversos ambientes.

Os produtos da AVIOM são usados ​​numa variedade de aplicações, em missões críticas, que exigem alto nível de desempenho, em instalações portáteis e fixas. Os mercados de AVIOM incluem reforço de som ao vivo, broadcast, estúdios de gravação, casas de culto, teatros, escolas, navios de cruzeiro e instalações de pós-produção. Estão espalhados por todo o mundo.

Todos os produtos AVIOM são alimentados pela A-Net®, a inovadora tecnologia de transporte de sinal áudio digital de alta velocidade, projectada propositadamente para as aplicações exclusivas de mistura pessoal para monição. O protocolo A-Net diferencia os produtos AVIOM de outras marcas e permite uma combinação de desempenho, de alta qualidade, de fiabilidade, de robustez e de facilidade de uso, que não é possível com outros protocolos. Aqui reside o segredo da razão do sucesso da AVIOM.

O produto certo para cada necessidade específica

A AVIOM oferece uma linha completa de produtos de rede de áudio para várias aplicações de mistura pessoal para monição.

O A640 Personal Mixer é a nova referência de topo da AVIOM. Traz-nos um nível incomparável de controlo, de desempenho e de fidelidade à mistura pessoal, que é o símbolo da marca desde as suas origens. Com mais canais de mistura, recursos poderosos e um interface de utilizador intuitivo e simplificado, o A640 ajuda os músicos a ouvir e a ouvirem-se melhor. Agora, com este A640, isso é mais do que nunca o que se obtém deste novo produto. O A640 é compatível com todos os sistemas existentes usando rede Dante, placas de mesa digital ou entradas analógicas e pode ser usado, simultaneamente, com os misturadores pessoais A360, A320, para além do A-16II.

O A320 Personal Mixer, por seu turno, oferece aos músicos que tocam e gravam uma ferramenta um controlo simples e intuitivo sobre as suas misturas de monição. O A320 oferece aos músicos a capacidade de obter misturas claras de cada vez que tocam. Ideal para uso com monitores tipo in-ear, o A320 oferece aos músicos um controlo poderoso sobre a sua mistura, ao mesmo tempo que preserva a simplicidade necessária para uso durante a performance, propriamente dita. O A320 é compatível com todos os sistemas de mistura pessoal AVION existentes ou descontinuados e pode ser usado simultaneamente com os misturadores pessoais A640, A360 e A-16II.

Destaque ainda para o sistema BOOM, projectado para melhorar drasticamente a experiência de mistura pessoal, adicionando informação táctil de baixa frequência, processada de maneira optimizada, seja qual for o monitor de ouvido usado. Projectado pelos especialistas em monitores pessoais, o sistema BOOM é fácil de usar e fornece uma extensão natural de baixa frequência ao ambiente de monição, seja qual for.

Os produtos BOOM System são compatíveis com todos os sistemas de mistura pessoal AVIOM e podem ser facilmente ligados a qualquer dispositivo de áudio que possa fornecer saídas para auscultador ou de nível de linha. Além da unidade principal, o processador de transdutor táctil BOOM-1, há um transdutor táctil do sistema BOOM para cada membro da banda.

Podem ainda ser fornecidos sistemas completos, já configurados para algumas das mesas de mistura mais comuns ou para funcionarem no ambiente de uma rede Dante.

Uma presença que marca

A imagem dos produtos AVIOM vista nos maiores palcos, estúdios e nos maiores eventos é, sem margem para dúvida, aqui que se pode chmar a imagem de marca. Prova de que a AVIOM é a referência, quando falamos de sistemas de mistura para monição pessoal. Nenhum outro se lhe aproxima.

Se quer ficar a saber mais sobre a AVIOM, sobre estas e outras das suas propostas, veja aqui. Se quiser saber mais ainda e se quiser que o ajudemos a construir o sistema que se adapta melhor às suas necessidades, contacte-nos.


Sempre no ritmo, mesmo à distância

O teletrabalho entrou no nosso vocabulário corrente. Mas há áreas em que a concretização dessa expressão se revelou, até agora, algo problemática. Teletrabalhar em música, enquanto os músicos mantêm o ritmo, por exemplo. Hoje o “milagre” de manter o ritmo, mesmo à distância, é palpável e real. Já aqui falámos, no Feedforward, de um ou outro exemplo. Hoje trazemos-lhe um outro. Três grupos de músicos situados, um no Sony Hall em Nova Iorque, outro no Howard Theatre em Washington DC e outro, finalmente, no Studio Instrument Rentals em Nashville, tocou em simultâneo para uma iniciativa comercial, sem perder o ritmo, apesar das distâncias. O AVN-GMCS Grandmaster Clock da SONIFEX foi a chave que permitiu a sua sincronização a longa distância.

O projecto

A Peltrix é uma empresa especializada em consultoria, design, integração e instalação, na área dos AV. A Peltrix queria oferecer ao seu cliente institucional, a Blue Note Entertainment Group, uma solução de qualidade para produção musical remota. Aproveitando o ritmo lento de 2020-21 para explorar soluções usando áudio Dante® sobre IP, a Peltrix experimentou ligar 3 locais, o Sony Hall em Nova York, o Howard Theatre em Washington DC e o Studio Instrument Rentals em Nashville. Este “milagre” foi concretizado pela Peltrix em parceria com a Audinate, a criadora da plataforma Dante para distribuição de sinal digital áudio e vídeo sobre IP (AVoIP) e o seu cliente, que gere a rede dos melhores clubes e restaurantes de jazz do mundo. No final, o resultado foi um evento, brilhante e bem-sucedido, usando tecnologia disponível —também no nosso país, através da AVANTOOLS— para garantir sincronismo entre três locais, separados entre si por centenas de quilómetros, onde se encontravam os 3 grupos diferentes de músicos. O sistema permitiu-lhes oferecer um programa de música de jazz, sem problemas de sincronismo, sempre no ritmo e sem problemas, graças ao AVN-GMCS Grandmaster Clock da SONIFEX.

A Peltrix procurava uma solução que permitisse aos músicos, em cada local, a escuta colectiva em tempo real, com uma latência muitíssimo baixa. A solução surgiu, envolvendo a criação de uma rede simples, layer 3, e em cada local uma sub-rede diferente. Foram usados para o efeito 3 Grandmaster Clock da SONIFEX, modelo AVN-GMCS. Em cada local era recebida informação GPS, depois sincronizada com a rede IP PTPv2 (Protocolo de Tempo de Precisão,) com uma precisão de menos de 1 microssegundo. O AVN-GMCS é um masterclock baseado justamente no protocolo PTPv2 para uso em aplicações que envolvam AVoIP. O PTPv2 é usado para sincronizar todos os nós dentro de uma rede, com várias unidades em vários locais, permitindo sincronização WAN AoIP, realizada de forma simples e precisa, permitindo sincronismo ao nível do sub-microssegundo, entre todos os nós.

O AVN-GMCS

O AVN-GMCS é uma unidade de sincronismo PTPv2, para uso em aplicações AVoIP. O Dante Domain Manager™ foi usado, neste caso, para configurar os dispositivos da rede. À medida que novos produtos Dante AV estavam a ser lançados durante o desenvolvimento do projeto, foi possível adicionar vídeo em tempo real para os músicos acompanharem os outros locais, juntamente com o áudio. Na solução final, a latência do sistema era tão baixa que os músicos podiam tocar, confortavelmente, juntos, como se estivessem na mesma sala. A norma IEEE1588-2008 PTPv2 é usada no AVN-GMCS para sincronizar todos os nós de uma rede. Para conseguir isso, um dos nós é o masterclock que distribui pacotes de tempo aos outros. O AVN-GMCS foi projectado para desempenhar essa função de forma simples e precisa, permitindo o sincronismo ao nível do sub-microssegundo, entre todos os nós.

O teletrabalho parece começar então a adquirir novos significados. A indústria terá muito a beneficiar se usufruir destes novos meios, que oferecem inúmeras e novas possibilidades e trazem um número considerável de vantagens e benefícios. Meios que estão disponíveis e ao seu serviço.

Se quiser saber mais sobre este projecto, incluidno um video sobre todos os seus detalhes técnicos, veja aqui. Se quiser saber mais sobre o AVN-GMCS veja aqui. Se quiser saber mais ainda sobre este e outros produtos da SONIFEX, fale connosco. Encontraremos a solução adequada às suas necessidades.


Broadcast e desporto: vem aí uma revolução no uso de drones

A RIEDEL é membro de uma parceria, juntamente com a SailGP Technologies e a Skyroads, que visa desenvolver um sistema aplicável a grandes eventos públicos, para proporcionar imagens mais espectaculares, enquanto reduz substancialmente a pegada de CO2. O objectivo desta aliança estratégica satisfará a entrega de uma encomenda de 20 milhões de dólares de sistemas SKYBOT-CAM, que combinam drones de carga pesada com sistemas de broadcast profissional. Estes sistemas permitem o uso de câmaras estabilizadas por giroscópio, com downlinks de vídeo, áudio e dados em tempo real.

Uma parceria de empresas com visão de futuro. É este, em resumo, a linha condutora deste projecto que junta a Sail GP (desporto e entretenimento mais sustentáveis,) a Skyroads, (líder global na área do voo automatizado,) e a RIEDEL. O objectivo é a criação do sistema SKYBOT-CAM. O sistema foi concebido para grandes eventos, incluindo naturalmente eventos de natureza desportiva, e foi desenvolvido para ampliar ainda mais os limites da sustentabilidade e inovação técnica no domínio do broadcast de eventos desta natureza. A RIEDEL funciona como integradora, utilizando a sua infraestrutura de comunicação para o sistema de proteção de voo da Skyroads.

O novo SKYBOT-CAM será apresentado no SailGP, que será o primeiro evento global do mundo a usar a nova tecnologia. A SailGP facilitará e apoiará a operação de teste deste sistema inovador e, após uma primeira implementação exclusiva no SailGP em 2024, o SKYBOT-CAM ficará então disponível para todos os eventos públicos. SKYBOT-CAM integrará também o premiado LiveLineFX, a tecnologia de realidade aumentada da SailGP.

Os sistemas profissionais de câmaras de transmissão aéreas de hoje são principalmente baseados em helicópteros e exigem um enorme esforço logístico, organizacional, técnico e orçamental. Proporcionam uma plataforma fotográfica que, embora crie imagens de alta qualidade, é insustentável a longo prazo. Na opinião de Warren Jones, CTO da SailGP, “a SailGP Technologies representa a inovação em desportos sustentáveis, ​​como parte de sua estratégia Better Sport – Better Future.” Garantir esse desiderato é o objectivo desta parceria.

Ainda falando do papel da RIEDEL no universo do desporto e a sustentabilidade, fique a saber que a empresa alemã acaba de anunciar que foi nomeada fornecedora oficial de telecomunicações para desportos motorizados da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA). Depois de um relacionamento de duas décadas entre as duas organizações, a RIEDEL fornecerá agora, formalmente, à FIA as tecnologias de hardware e software de ponta necessárias para levar segurança, sustentabilidade e inovação a todos campeonatos globais daquela importante organização desportiva. Voltaremos a este assunto em breve.

Saiba mais sobre este projecto inovador aqui, aqui, aqui e aqui. Saiba mais sobre a RIEDEL e as suas soluções aqui. Venha ficar a saber mais ainda sobre tudo isto, fale connosco.


Liverpool Philharmonic escolhe BOLERO

A Royal Liverpool Philharmonic é um instituição fundada em 1840, um marco no panorama da música no Reino Unido. Um espaço de arquitectura tradicional, onde decorre uma actividade extremamente intensa e diversificadada, com os problemas de produção inerentes a um centro de cultura com estas características e dimensão. A qualidade da intercomunicação é um desses problemas, um tema absolutamente vital para este tipo de actividade. Para além dos padrões de qualidade exigíveis, a Philharmonic é, naturalmente, um espaço com necessidades específicas nesta matéria. A RIEDEL acaba de ser reconhecida como a solução capaz de satisfazer estas necessidades. Um sistema Bolero equipa agora a icónica sala de Liverpool.

Fundada em 1840 por um grupo de melómanos de Liverpool, a Royal Liverpool Philharmonic é uma das sociedades de concertos mais antigas do mundo e, ao longo da sua história, esteve no centro da vida cultural de Liverpool. No decurso de uma extensa história, que constitui um importante marco cultural do Reino Unido, e no meio de um riquíssimo e diversificado programa, que inclui a apresentação de quase 400 concertos e eventos por ano no Liverpool Philharmonic Hall, decorre igualmente um trabalho participativo com jovens e outros pertencentes à comunidade de Liverpool. Mais de 350 000 pessoas assistem, em cada ano, a toda esta intensa actividade. que inclui apresentações da Royal Liverpool Philharmonic Orchestra – a mais antiga orquestra sinfónica profissional em actividade no Reino Unido – e uma programação diversificada de artistas de classe mundial, do clássico, ao pop, à comédia, ao cinema passando pela palavra falada. Dado curioso: a Liverpool Philharmonic possui a maior colecção de sinos de igreja de qualquer orquestra do Reino Unido, 14 no total, o que permitiu, por exemplo, que a Orquestra fosse a primeira do Reino Unido a executar a Sinfonia Fantástica de Berlioz com os sinos graves correctos, conforme originalmente especificado pelo compositor.

Um lugar com tão forte e longa tradição, com uma actividade tão intensa e multifacetada e com características físicas tão distintas, exige, para o seu sistema de intercomunicação, uma solução robusta, de qualidade de topo e à prova de todos os imponderáveis. É por isso que muito recentemente a Royal Liverpool Philharmonic optou por uma solução RIEDEL.

O sistema Bolero da RIEDEL oferece à Liverpool Philharmonic uma configuração rápida e flexível, garantindo operação fiável e uma qualidade de áudio cristalina. A condizer, dir-se-ia, com os sons dos sinos. O Bolero Standalone Application – uma actualização para o sistema, disponível mediante licença – oferece a simplicidade de uma solução plug-and-play, permitindo que até 100 antenas e beltpacks sejam facilmente configurados por meio de um browser, sem a necessidade de uma matriz de intercomunicação.

Bolero da RIEDEL

Actualmente, a Liverpool Philharmonic utiliza quatro beltpacks Bolero, de seis teclas e duas antenas sem fio, em todo o hall. Além disso, 15 beltpacks digitais adicionais, com fio, com quatro estações de auscultadores, são adicionados ao sistema através da Interface do Performer C44plus da RIEDEL. Os auscultadores usados ​​com os beltpacks são do modelo Max, de alto desempenho. Projectado para ambientes com elevados níveis de ruído ambiente, os auscultadores Max apresentam excepcionais capacidades de atenuação e uma proteção auditiva ideal. Em breve, o sistema Bolero da Liverpool Philharmonic permitirá uma maior expansão, que integrará tecnologias adicionais, como os sistemas de paginação de back e front-of-house do Hall.

Os sistemas de intercomunicação Bolero, sendo ajustáveis para quaquer espaço, tornam-se, pelo seu próprio conceito, especialmente adequados a espaços clássicos, com configurações topológicas complexas, onde as novas tecnologias são muitas vezes dificeis de implementar, que tornam outro sistemas praticamente inutilizáveis. Para além dos maiores índices de desempenho, da qualidade, da facilidade de operação e da adequabilidade aos espaços, os sistemas de intercomunicação RIEDEL oferecem a capacidade de integração com outros sxistemas de distribuição de sinal áudio, vídeo e de dados da RIEDEL, constituindo matrizes integradas de um poder, capacidade e qualidade sem paralelo. Uma razão para que as soluções RIEDEL mereçam a escolha dos maiores eventos, dos maiores broadcasters e dos maiores espaços de entretenimento do mundo.

Veja mais sobre o sistema da Royal Liverpool Philharmonic aqui. Saiba mais sobre os sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Se pretende saber mais ainda, contacte-nos e fique a saber que soluções lhe poderemos oferecer para as suas aplicações e necessidades específicas


Red Bull Flugtag voa com a RIEDEL

Soluções integradas de intercomunicação, distribuição de sinal áudio, vídeo e dados. Facilidade de configuração, flexibilidade de operação, máxima qualidade de sinal. Soluções funcionais para o presente, abertas à actualização futura. Susceptíveis de serem usadas em situações de grande ou pequena dimensão. As soluções RIEDEL oferecem uma operacionalidade ao mais alto nível, garantem total capacidade de configuração e reconfiguração e são de uma robustez que lhes confere total fiabilidade, em qualquer situação, ajustando-se às suas necessidades presentes e futuras. O mais recente exemplo vem da Suíça, o Red Bull Flugtag.

Cresce constantemente o número de organizações que operam nos domínios do broadcast, do live, dos eventos e muitos outros que elevam as suas produções para um nível superior com o sistema de intercomunicação Artist da RIEDEL. A solução permite a integração de um sistema de intercomunicação sem fios como o Bolero, com o sistema de intercomunicação inteligente SmartPanel e painéis de controlo de vídeo, áudio, dados e comunicações em tempo real. A vantagem desta solução reside na garantia de comunicações flexíveis e fiáveis ​​dentro dos estúdios, por exemplo, com locais externos, estúdios e instalações móveis. As soluções RIEDEL oferecem, desta forma, suporte para fluxos de trabalho de produção híbrida e remota em eventos de natureza desportiva, artística, religiosa e outros, ao vivo ou em diferido.

Não se trata de um feito de importância menor. O equipamento RIEDEL é rapidamente configurável e integra-se sem problemas no seu fluxo de trabalho por meio de diferentes interfaces de áudio, controlo e monitorização. É fácil equipar uma estrutura conforme necessário para qualquer tipo de produção, de qualquer dimensão.

Intercomunicação eficaz e fiável é fundamental para grandes e pequenos projeto, mesmo nas circunstâncias mais agitadas. As opções de configuração flexíveis e o desempenho fiável dos sistemas de intercomunicação RIEDEL, permitem concentrar totalmente no fornecimento do melhor conteúdo possível.

O modelo Artist da RIEDEL oferece intercomunicação fiável ​​e distribuição de sinal de áudio, vídeo e dados para qualquer aplicação de controlo, enquanto o model Bolero oferece versatilidade incomparável para comunicações sem fios. A interface de utilizador SmartPanel modelo RSP-1216HL inclui vários tipos de controladores coloridos e multitoque, numa 1 RU e possui formas de controlo intuitivas, ​​que facilitam uma operação sem problemas. Aproveitando as inovadoras teclas de alavanca híbrida e uma crescente variedade de aplicações, começando com o painel de controlo e aplicações de intercomunicação com multifuncionalidade, a interface facilita a adaptação aos fluxos de trabalho em constante mudança e requisitos de produção. Assegurando a operação e preparada para o futuro.

Um recentíssimo exemplo de aplicação destas soluções vem-nos da Crealine. Tratou-se do Red Bull Flugtag Lausanne. O novo sistema composto por unidades Artist, Bolero e SmartPanel que acaba de ser instalado pela empresa e desempenhou um papel central na produção recente do Red Bull Flight Day em Lausanne. O equipamento RIEDEL facilitou as comunicações entre um estúdio, localizado numa jangada perto da plataforma de lançamento, com três comentaristas; a lancha hospedeira; um repórter e a equipe técnica que trabalhava em todo o evento. Esta equipa técnica da Crealine dirigiu a transmissão, ao vivo, a partir das suas instalações no Ulster, em contacto com as câmaras móveis LTE e em ligação com a equipa técnica local. Leia aqui mais sobre esta nova solução adoptada pela Crealine.

Saiba mais sobre as soluções RIEDEL e venha falara connosco para ficar a saber mais ainda ou para estudar connosco qual a solução mais adequada às suas necessidades.


Série 200: a produção tornada fácil

Studio Technologies oferece uma série de soluções de produção para áudio profissional, desenhadas para obedecer aos mais altos padrões actualmente exigíveis. Padrões que incluem a mais alta qualidade, mas que, ao mesmo tempo, oferecem uma enorme flexibilidade de operação e custos muitíssimo competitivos. Por isso se tornam soluções muito atractivas e populares, em aplicações muito exigentes, mas que não impõem o tipo de fluxos de trabalho pesados que associamos às grandes operações de broadcast. A diversificada linha de consolas de produção da série 200, por exemplo, tem um modelo que serve seguramente os seus propósitos. Fique aqui a conhecer melhor esta linha de produtos da Studio Technologies, ilustrado por um exemplo recente da aplicação destes e de outros produtos da marca.

A série 200 de consolas de produção da Studio Technologies oferece uma combinação única e poderosa de recursos de áudio analógico e digital para aplicações em desportos, eventos ao vivo, entretenimento ou transmissão em streaming. Estas unidades estão alojadas em caixas de aço, compactas e robustas. São projectadas para uso em mesa. As suas dimensões são mínimas, mas bem proporcionadas, o que as torna instrumentos ideais para uso em locais com restrição de espaço. Oferecem suporte à tecnologia digital Dante®, AoIP (Audio-over-Ethernet,) com compatibilidade AES67, para integração nas modernas redes de distribuição e processamento de sinal. Estas unidades são extremamente simples de implantar, a sua qualidade é totalmente profissional e proporcionam uma experiência de utilizador intuitiva. A qualidade do sinal áudio é excelente, com baixa distorção, baixo ruído e ampla margem de ganho. A concepção muito cuidada dos circuitos e a robustez dos componentes garantem uma operação longa e totalmente fiável.

Os diferentes modelos são desenhados para assegurar a combinação de recursos analógicos ou digitais, como centros de controlo, com operação simplificada mas dispondo da possibilidade de ampla configuração, para servir aplicações específicas. Na linha 200 vai encontrar certamente um modelo adequado às suas exigências, que lhe assegurará uma funcionalidade extraordinariamente flexível, uma qualidade sem compromissos, obedecendo aos padrões mais exigentes actuais, que lhe assegurará, de forma consistente, a máxima rentabilidade do seu investimento.

Num exemplo recente, que recolhemos na Harvard University Athletics, fica bem demonstrada a flexibilidade e o poder da linha de consolas de produção da série 200, em conjunto com outros produtos da Studio Technologies..

Veja aqui os diferentes modelos que constituem esta série 200, compare as suas características e veja por si qual o modelo que melhor responde às suas necessidades. Venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre estes e outros produtos da Studio Technologies.


Intercomunicação do futuro

As soluções de intercomunicação da RIEDEL são, sem dúvida, as mais fiáveis, flexíveis e rentáveis que encontrará hoje à sua disposição. Não somos nós que o dizemos. São os clientes que por elas optaram e que as continuam a escolher. Não fora assim e os mais importantes centros de produção mundiais de audiovisuais não continuariam a fazer essa escolha. Das soluções mais complexas às mais simples de implementar, encontrará sempre na RIEDEL uma forma de resolver os problemas de intercomunicação que qualquer operação profissional de broadcast, televisão, rádio, live, fixa ou móvel, hoje coloca. Um exemplo recente ilustra bem o que aqui afirmamos.

O que esperar de uma solução RIEDEL de intercomunicação, face às soluções usadas tradicionalmente? Desde logo uma melhoria significativa nas capacidades de intercomunicação entre os diferentes centros de produção que compõem a sua operação. Comunicações flexíveis entre as estruturas fixas, os estúdios, sobretudo os de última geração. Mas também entre as estruturas móveis e as estruturas fixas, durante as diferentes fases de produção, em qualquer género de situação, no live de entretenimento, desporto ou em reality shows.

Quando está em causa a escolha de um sistema de intercomunicação sem fios e o cliente analisa o seu leque de escolhas, o que revelam os rigorosos testes pelos quais as soluções RIEDEL começam sempre por passar, é simples: o cenário da tecnologia de comunicação sem fios fiável é realmente apertado. A RIEDEL destaca-se, em termos de desempenho, da RF, pela cobertura e qualidade do áudio, bem como pela flexibilidade e facilidade de uso. É claro o aumento da gama de comunicações nas mais variadas instalações de produção, com garantia de uma qualidade de áudio excepcional e a existência de opções de configuração convenientes, que simplificam a criação de grupos de utilizadores, conforme o exigido nas várias produções. O Bolero, por exemplo, oferece suporte a comunicações em carros de exteriores e outras situações móveis. O Bolero ajuda a melhorar a coordenação entre as equipas, não apenas economizando tempo e dinheiro, mas também tornando o trabalho de todos muito mais fácil. A configuração fácil e robusta que se pode esperar para cada beltpack Bolero individual torna o fluxo de trabalho mais suave e, com uma funcionalidade muito alta em cada unidade, com mais opções na configuração de comunicações nos diferentes espaços. O Bolero, implica o uso de menos da metade do número de antenas necessárias para outras soluções para garantir a cobertura completa, reduzindo custos da antena, melhorando a qualidade do áudio e flexibilizando, garantindo as dinâmicas operações de produção das empresas. “As nossas soluções,” afirma Franck Berger, responsável regional da RIEDEL em França, África e Israel, “de intercomunicação sem fios constituem uma óptima opção para um ambiente de produção de múltiplos estúdios em ritmo acelerado.” Muitas são os exemplos de empresas de topo que as estão aproveitando ao máximo.

Quando se trata de sistemas de intercomunicação fiáveis, um tamanho único, definitivamente, não serve para todos. Existem diferentes tipos de sistemas de comunicação profissional que podem ser considerados para uso em produção profissional, desde soluções básicas de linha partilhada, até sistemas matriciais sofisticados.

Enquanto os sistemas de linha partilhada como o Performer foram concebidos para ligar pequenos grupos de pessoas, os projectos e instalações mais complexas exigem sistemas de matriz como o Artist. Esta plataforma de comunicações escalável oferece um grau incomparável de flexibilidade, fiabilidade e controlo: o Artist é versátil, “falando” todos os padrões de áudio actuais e é capaz de processar e distribuir qualquer tipo de sinal. Com este sistema de intercomunicação, implementar soluções sem fios, com rádios ou com o Bolero, é tão fácil como configurar redes de longa distância para produção remota. Uma vez que as infraestruturas do Artist permitem um elevado grau de descentralização e uma colocação flexível de bastidores, podem-se reduzir consideravelmente os custos de cablagem e configuração de qualquer instalação. As soluções da Artist são soluções à prova de futuro: o sistema é escalável de 8×8 a 1024×1024 portas não bloqueadas, permitindo que ele cresça com as exigências de qualquer projecto ou com a introdução de qualquer nova tecnologia e integram-se total e facilmente num qualquer ambiente de trabalho assente em tecnologia IP, que inclua distribuição e processamento de sinal áudio ou video e comunicação de dados.

Fique a conhecer um exemplo recente da opção da por redes de Bolero no United Studios of Israel (USI). Conheça as soluções de intercomunicação da RIEDEL e venha falar connosco para ficar a conhecer mais ainda sobre estes e outros produtos RIEDEL e quais as soluções mais apropriadas ao seu caso.


Muitas tarefas, uma solução: RIEDEL

O que é que um importante grupo de comunicação, um líder no fornecimento de equipamento audiovisual para broadcast e uma série de televisão de sucesso mundial têm em comum? A resposta: uma infraestrutura baseada no protocolo IP. Para que serve? Para garantir a distribuição de sinal audio, video e de dados e a intercomunicação entre todas as partes e pessoal que a opera. Qual é o denominador comum desta infraestrutura? A RIEDEL. Na distribuição do sinal dentro da respectiva rede ou a providenciar uma intercomunicação sem compromisso entre os membros das equipas, a tecnologia RIEDEL está na vanguarda absoluta e assegura o funcionamento das estruturas de broadcast e entretenimento de topo em todo o mundo.

SmartStage da White Light

Criado em 1987 em torno do canal M6, o M6 Group é hoje um poderoso grupo multimédia francês. Com a força das suas marcas e dos seus conteúdos, o Grupo tem expandido gradualmente as suas atividades, assegurando sempre a complementaridade dos seus programas e respondendo às expectativas e aos novos padrões de consumo dos seus diferentes públicos. O M6 Group surge assim como uma editora de conteúdos com uma fortíssima presença, nesta era das novas tecnologias. O M6 é uma das redes de televisão mais populares no mundo francófono, oferecendo uma ampla e variada programação.

A anterior arquitetura de distribuição de sinal vídeo do canal M6 consistia em várias ilhas de produção executando os seus próprios roteadores ligadas por meio de linhas de vídeo, uma infraestrutura de configuração que tipificou as operações de transmissão nas últimas duas décadas. A popular rede de TV francesa Metropole Television (pertencente ao M6 Group) acaba de atualizar a sua infraestrutura de roteamento de vídeo de produção para a topologia de rede de vídeo em tempo real com base na tecnologia MediorNet da RIEDEL. O MediorNet substitui vários sistemas de roteamento distintos implantados nas instalações de transmissão M6 em Neuilly-sur-Seine, trazendo uma abordagem descentralizada, consistente e preparada para o futuro, i.e., para a operação de vídeo da rede.

Grupo M6

A White Light é a especialista em soluções técnicas completas para diversos mercados como teatros, eventos corporativos, broadcast, música ao vivo, parques temáticos, educação, comércio e lazer. Desde a sua formação em 1971, a White Light centrou a sua acção no fornecimento de soluções técnicas, incluindo iluminação, áudio, vídeo e montagem de projetos, dentro das áreas referidas, de todos os tamanhos, primeiro no Reino Unido, depois na Europa e por todo o mundo.

A White Light adoptou agora o sistema Bolero, para cobrir as suas necessidades de intercomunicação. O sistema funciona numa variedade de eventos, incluindo uma recente conferência financeira global. Além disso, a White Light adotou o Bolero como o sistema de comunicação principal do SmartStage®, o estúdio de realidade expandida da empresa. O SmartStage foi mais recentemente implantado em The Mermaid, uma conferência de luxo e local de eventos na zona de Blackfriars em Londres, para fornecer uma alternativa segura COVID-19 na produção de eventos virtuais.

The Expanse

The Expanse é uma série de ficção científica americana, estreada em 2015 e criada por Mark Fergus e Hawk Ostby, baseada na série de romances de mesmo nome de James S. A. Corey. A série decorre num futuro em que a humanidade colonizou o Sistema Solar. Os diferentes personagens estão no centro de uma conspiração que ameaça o estado frágil do sistema de guerra fria. O director de fotografia da série, o galardoado Jeremy Benning, adoptou o sistema de intercomunicação sem fios Bolero, uma referência da indústria. Uma opção tomada para garantir a intercomunicação da equipa no set da popular série, disponível na Amazon Prime Video. O Bolero fornece comunicações multicanal flexíveis, claras e fiáveis ​​para todos os membros da equipa de produção, permitindo a máxima produtividade em qualquer local.

Anteriormente, cada equipa de produção da série The Expanse usava os seus próprios métodos de comunicação, que variavam dos intercomunicadores sem fio HME, a walkie-talkies e, claro, conversas presenciais. Ao combinar todos esses métodos numa única e unificada solução, o Bolero permite que os membros da equipa maximizem o seu trabalho no set, eliminando mal-entendidos e atrasos.

São três casos recentes de adopção de soluções RIEDEL, que poderá conhecer melhor aqui, aqui e aqui. Saiba, entretanto, mais sobre o que a marca propõe em matéria de redes de distribuição de sinal vídeo e sobre o Bolero. Saiba mais ainda falando e descobrindo connosco soluções RIEDEL para as suas necessidades de produção. Faça da RIEDEL a sua opção.


Precisão e sincronismo no coração da Islândia

Um grande centro de congressos e de concertos, eis o Harpa Concert Hall And Convention Centre de Reykjavík, na Islândia. Diferentes salas, diferentes aplicações, uma infraestrutura técnica única e muito complexa para as servir, preparada também para funcionar em tempos difíceis, como é o caso presente da crise pandémica. A dirigir toda esta operação, um maestro especial: o Leader Clock, Modelo 5401A, da Studio Technologies, uma unidade de sincronismo que provou ser essencial, enquanto o Harpa Center se ajustava para os eventos virtuais ditados pela pandemia. Uma experiência que veio para ficar.

O Harpa Concert Hall And Convention Centre é um local muito especial, situado no coração da capital da Islândia. O nome foi escolhido por consulta popular, que optou por uma designação que deveria ser em islandês, mas facilmente articulado na maioria dos idiomas. O nome Harpa tem mais de um significado. É uma palavra islandesa antiga que se refere a uma época do ano, na verdade, é um mês no antigo calendário nórdico. O Centro abriga salas de concertos e um complexo centro de conferências. O Harpa é um dos maiores e mais prestigiados marcos de Reykjavik. É um centro cultural e social no coração da cidade que oferece vistas deslumbrantes sobre as montanhas circundantes e o Oceano Atlântico Norte e atraiu mais de 10 milhões de visitantes desde sua inauguração, em 4 de maio de 2011.

De acordo com o Diretor Técnico do Harpa Center, Andri Guðmundsson, trata-se de um “um balcão único,” dotado de instalações onde pontifica uma infraestrutura de som, iluminação, vídeo e catering de primeira classe. Devido à COVID-19, o Harpa foi forçado a ajustar-se para eventos virtuais, usando um ambiente de áudio avançado baseado na norma Dante®. Para manter um sincronismo preciso, exigido pela norma, Guðmundsson e sua equipe recorreram ao gerador de sincronismo Dante® Leader Clock Modelo 5401A da Studio Technologies.

“Ao longo da pandemia, mudamos a nossa infraestrutura para Dante a fim de atendermos ao aumento de eventos virtuais e transmitidos”, disse Guðmundsson. “O gerador de sincronismo Leader Clock Modelo 5401A da Studio Technologies proporcionou-nos uma fonte sólida de suporte a todas as necessidades de sincronismo, para todas as nossas operações que envolvem tecnologia baseada na norma Dante.”

“Ao longo da pandemia, mudamos a nossa infraestrutura para Dante para corresponder ao aumento de eventos virtuais e transmitidos”, disse Guðmundsson. “O Leader Clock Modelo 5401A da Studio Technologies proporciona um sinal de sincronismo sólido, que apoiai todas as necessidades de sincronismo nas operações que envolvem Dante.”

“Recentemente, decorreu uma conferência da Sociedade Médica da Islândia, que transmitiu oito horas por dia de quatro de nossos locais durante cinco dias consecutivos”, disse Guðmundsson. “Ter recursos de sincronismo fiáveis ​​era imprescindível, e o Leader Clock Modelo 5401A foi capaz de fornecer isso durante toda a conferência.”
Guðmundsson também destacou que a unidade oferece suporte à aplicação Dante Domain Manager ™, com a qual Harpa Center aproveita para coordenar seu fluxo de trabalho geral Dante.

O Leader Clock Modelo 5401A implementa um servidor de protocolo de sincronismo de precisão (PTP) IEEE® 1588 de alto desempenho, compatível com os requisitos de Dante, capaz de suportar simultaneamente as necessidades de temporização de até centenas de dispositivos compatíveis com Dante. Como esperado, o Modelo 5401A fornece a compatibilidade PTP v1 (IEEE 1588-2002) exigida pela norma Dante. Além disso, a unidade suporta PTP v2 (IEEE 1588-2008) para aplicações AES67. Uma saída de wordclock fornece uma referência de sincronismo geral para uso por dispositivos externos. O Modelo 5401A também gera oito sinais áudio nos canais do transmissor (saída) Dante, que podem ser úteis durante a instalação, manutenção e operação da rede de áudio. Uma ligação de entrada de sincronização permite que o oscilador interno do Modelo 5401A seja sincronizado com uma variedade de sinais de sincronismo de referência. De salientar ainda a capacidade de proporcionar energia dupla e vários recursos Ethernet GigE, essenciais para o caso do Haroa, já que apenas é requerida a potência e uma, duas ou três conexões de rede Ethernet, para a operação total.

Leia aqui mais sobre o Leader Clock Modelo 5401A. Saiba mais sobre este e outros produtos da Studio Technologies e contacte-nos para estudarmos juntos a melhor forma de servir as suas necessidades nesta área.


Voando no mar com a RIEDEL

A America’s Cup é o mais velho troféu desportivo, iniciado em 1851, 45 anos antes dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. É a prova rainha de yachting. Diferentes cenários, diferentes formatos ao longo das suas 35 edições, o mesmo objectivo: o exercício da excelência, uma prova de resistência e perícia, que envolve sempre as equipas mais capazes, usando as embarcações e os meios mais sofisticados. Um laboratório também, exemplo de utilização das tecnologias mais avançadas para este tipo de provas. Para esta 36ª edição do troféu, foi criado um novo conceito de cobertura do evento, descrito como 360º. Só possível com a tecnologia de ponta da RIEDEL.

A America’s Cup é uma prova emblemática, que consubstancia um casamento feliz entre espírito desportivo, cooperação e inovação tecnológica, revelando, ao mesmo tempo, algumas das mais empolgantes cenas que o desporto a este nível nos proporciona. Raros são os eventos desportivos que conseguem atingir este pleno. Os que o atingem constituem um exemplo que há que destacar. Para que tudo isto seja possível, o evento conta o contributo muito diversificado que vai de uma equipa de qualidade de topo a estruturas especiais que ajudam a elevar o nível de ambição da prova, manifesto desde a primeira hora, nos anos idos do século XIX. Nesta sua 36ª edição, a America’s Cup conta com o contributo de uma empresa, que, pode-se dizer, está num patamar absolutamente equivalente em ambição, capacidade de congregação de esforços, desejo de inovar e exigência de manutenção dos mais elevados padrões: a RIEDEL. O objectivo é o de atingir uma cobertura de 360º do evento.

Para o efeito, foram desenvolvidas soluções de câmara inovadoras, novas tecnologias de áudio e tecnologia de sensor incorporada numa infraestrutura técnica abrangente. Tudo apoiado numa equipe local de 30 membros, que asseguram a gestão de todos os sistemas de áudio, vídeo, comunicação, rastreamento e transmissão de dados, incluindo os sinais das câmaras de bordo, dos barcos de perseguição e dos helicópteros. Uma vez que todos os sistemas de câmara, microfone e transmissão devem suportar condições marítimas extremas, a RIEDEL forneceu equipamentos à medida para cada embarcação em competição.

Para conseguir isso, a empresa alemã aproveitou a potência combinada da família RIEDEL de fornecedores de soluções, que vão desde antenas e sistemas de radar de Pidso, assentes tecnologias de rastreamento GPS de Igtimi, até know-how náutico altamente especializado do centro de P&D da RIEDEL no Porto Confiada para apoiar o conceito de tecnologia abrangente usado na cobertura da Copa América. A RIEDEL também integrou serviços e tecnologias de outros parceiros tecnológicos na extensa infraestrutura de produção, incluindo fabricantes respeitados como iXblue, Sennheiser e da nossa representada LAWO.

Além de ter feito deslocar engenheiros ao local, a RIEDEL também fornece amplo suporte remoto de seu galardoado Centro de Operações Remotas (ROC) em Wuppertal, Alemanha. O ROC serve como um hub de monitorização e engenharia, por meio do qual os operadores podem aceder remotamente a toda a configuração do sistema em Auckland, incluindo vídeo, áudio e sinais de intercomunicação. Isso permite que a equipe ROC monitorize e controle parâmetros essenciais do equipamento a bordo dos iates de corrida, incluindo controlo de câmaras, configuração de áudio, transmissão de dados GPS e gestão de baterias, para além de suporte à equipe local na otimização do desempenho do sistema.

Saiba mais sobre este evento e sobre o papel da RIEDEL aqui. Veja reportagens sobre o que fica aqui sumarizado aqui, aqui e aqui. Saiba mais sobre a RIEDEL e as suas soluções aqui.

Venha falar connosco para saber ainda mais sobre a RIEDEL e como estas soluções o poderão ajudar.