Red Bull Flugtag voa com a RIEDEL

Soluções integradas de intercomunicação, distribuição de sinal áudio, vídeo e dados. Facilidade de configuração, flexibilidade de operação, máxima qualidade de sinal. Soluções funcionais para o presente, abertas à actualização futura. Susceptíveis de serem usadas em situações de grande ou pequena dimensão. As soluções RIEDEL oferecem uma operacionalidade ao mais alto nível, garantem total capacidade de configuração e reconfiguração e são de uma robustez que lhes confere total fiabilidade, em qualquer situação, ajustando-se às suas necessidades presentes e futuras. O mais recente exemplo vem da Suíça, o Red Bull Flugtag.

Cresce constantemente o número de organizações que operam nos domínios do broadcast, do live, dos eventos e muitos outros que elevam as suas produções para um nível superior com o sistema de intercomunicação Artist da RIEDEL. A solução permite a integração de um sistema de intercomunicação sem fios como o Bolero, com o sistema de intercomunicação inteligente SmartPanel e painéis de controlo de vídeo, áudio, dados e comunicações em tempo real. A vantagem desta solução reside na garantia de comunicações flexíveis e fiáveis ​​dentro dos estúdios, por exemplo, com locais externos, estúdios e instalações móveis. As soluções RIEDEL oferecem, desta forma, suporte para fluxos de trabalho de produção híbrida e remota em eventos de natureza desportiva, artística, religiosa e outros, ao vivo ou em diferido.

Não se trata de um feito de importância menor. O equipamento RIEDEL é rapidamente configurável e integra-se sem problemas no seu fluxo de trabalho por meio de diferentes interfaces de áudio, controlo e monitorização. É fácil equipar uma estrutura conforme necessário para qualquer tipo de produção, de qualquer dimensão.

Intercomunicação eficaz e fiável é fundamental para grandes e pequenos projeto, mesmo nas circunstâncias mais agitadas. As opções de configuração flexíveis e o desempenho fiável dos sistemas de intercomunicação RIEDEL, permitem concentrar totalmente no fornecimento do melhor conteúdo possível.

O modelo Artist da RIEDEL oferece intercomunicação fiável ​​e distribuição de sinal de áudio, vídeo e dados para qualquer aplicação de controlo, enquanto o model Bolero oferece versatilidade incomparável para comunicações sem fios. A interface de utilizador SmartPanel modelo RSP-1216HL inclui vários tipos de controladores coloridos e multitoque, numa 1 RU e possui formas de controlo intuitivas, ​​que facilitam uma operação sem problemas. Aproveitando as inovadoras teclas de alavanca híbrida e uma crescente variedade de aplicações, começando com o painel de controlo e aplicações de intercomunicação com multifuncionalidade, a interface facilita a adaptação aos fluxos de trabalho em constante mudança e requisitos de produção. Assegurando a operação e preparada para o futuro.

Um recentíssimo exemplo de aplicação destas soluções vem-nos da Crealine. Tratou-se do Red Bull Flugtag Lausanne. O novo sistema composto por unidades Artist, Bolero e SmartPanel que acaba de ser instalado pela empresa e desempenhou um papel central na produção recente do Red Bull Flight Day em Lausanne. O equipamento RIEDEL facilitou as comunicações entre um estúdio, localizado numa jangada perto da plataforma de lançamento, com três comentaristas; a lancha hospedeira; um repórter e a equipe técnica que trabalhava em todo o evento. Esta equipa técnica da Crealine dirigiu a transmissão, ao vivo, a partir das suas instalações no Ulster, em contacto com as câmaras móveis LTE e em ligação com a equipa técnica local. Leia aqui mais sobre esta nova solução adoptada pela Crealine.

Saiba mais sobre as soluções RIEDEL e venha falara connosco para ficar a saber mais ainda ou para estudar connosco qual a solução mais adequada às suas necessidades.


Série 200: a produção tornada fácil

Studio Technologies oferece uma série de soluções de produção para áudio profissional, desenhadas para obedecer aos mais altos padrões actualmente exigíveis. Padrões que incluem a mais alta qualidade, mas que, ao mesmo tempo, oferecem uma enorme flexibilidade de operação e custos muitíssimo competitivos. Por isso se tornam soluções muito atractivas e populares, em aplicações muito exigentes, mas que não impõem o tipo de fluxos de trabalho pesados que associamos às grandes operações de broadcast. A diversificada linha de consolas de produção da série 200, por exemplo, tem um modelo que serve seguramente os seus propósitos. Fique aqui a conhecer melhor esta linha de produtos da Studio Technologies, ilustrado por um exemplo recente da aplicação destes e de outros produtos da marca.

A série 200 de consolas de produção da Studio Technologies oferece uma combinação única e poderosa de recursos de áudio analógico e digital para aplicações em desportos, eventos ao vivo, entretenimento ou transmissão em streaming. Estas unidades estão alojadas em caixas de aço, compactas e robustas. São projectadas para uso em mesa. As suas dimensões são mínimas, mas bem proporcionadas, o que as torna instrumentos ideais para uso em locais com restrição de espaço. Oferecem suporte à tecnologia digital Dante®, AoIP (Audio-over-Ethernet,) com compatibilidade AES67, para integração nas modernas redes de distribuição e processamento de sinal. Estas unidades são extremamente simples de implantar, a sua qualidade é totalmente profissional e proporcionam uma experiência de utilizador intuitiva. A qualidade do sinal áudio é excelente, com baixa distorção, baixo ruído e ampla margem de ganho. A concepção muito cuidada dos circuitos e a robustez dos componentes garantem uma operação longa e totalmente fiável.

Os diferentes modelos são desenhados para assegurar a combinação de recursos analógicos ou digitais, como centros de controlo, com operação simplificada mas dispondo da possibilidade de ampla configuração, para servir aplicações específicas. Na linha 200 vai encontrar certamente um modelo adequado às suas exigências, que lhe assegurará uma funcionalidade extraordinariamente flexível, uma qualidade sem compromissos, obedecendo aos padrões mais exigentes actuais, que lhe assegurará, de forma consistente, a máxima rentabilidade do seu investimento.

Num exemplo recente, que recolhemos na Harvard University Athletics, fica bem demonstrada a flexibilidade e o poder da linha de consolas de produção da série 200, em conjunto com outros produtos da Studio Technologies..

Veja aqui os diferentes modelos que constituem esta série 200, compare as suas características e veja por si qual o modelo que melhor responde às suas necessidades. Venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre estes e outros produtos da Studio Technologies.


Intercomunicação do futuro

As soluções de intercomunicação da RIEDEL são, sem dúvida, as mais fiáveis, flexíveis e rentáveis que encontrará hoje à sua disposição. Não somos nós que o dizemos. São os clientes que por elas optaram e que as continuam a escolher. Não fora assim e os mais importantes centros de produção mundiais de audiovisuais não continuariam a fazer essa escolha. Das soluções mais complexas às mais simples de implementar, encontrará sempre na RIEDEL uma forma de resolver os problemas de intercomunicação que qualquer operação profissional de broadcast, televisão, rádio, live, fixa ou móvel, hoje coloca. Um exemplo recente ilustra bem o que aqui afirmamos.

O que esperar de uma solução RIEDEL de intercomunicação, face às soluções usadas tradicionalmente? Desde logo uma melhoria significativa nas capacidades de intercomunicação entre os diferentes centros de produção que compõem a sua operação. Comunicações flexíveis entre as estruturas fixas, os estúdios, sobretudo os de última geração. Mas também entre as estruturas móveis e as estruturas fixas, durante as diferentes fases de produção, em qualquer género de situação, no live de entretenimento, desporto ou em reality shows.

Quando está em causa a escolha de um sistema de intercomunicação sem fios e o cliente analisa o seu leque de escolhas, o que revelam os rigorosos testes pelos quais as soluções RIEDEL começam sempre por passar, é simples: o cenário da tecnologia de comunicação sem fios fiável é realmente apertado. A RIEDEL destaca-se, em termos de desempenho, da RF, pela cobertura e qualidade do áudio, bem como pela flexibilidade e facilidade de uso. É claro o aumento da gama de comunicações nas mais variadas instalações de produção, com garantia de uma qualidade de áudio excepcional e a existência de opções de configuração convenientes, que simplificam a criação de grupos de utilizadores, conforme o exigido nas várias produções. O Bolero, por exemplo, oferece suporte a comunicações em carros de exteriores e outras situações móveis. O Bolero ajuda a melhorar a coordenação entre as equipas, não apenas economizando tempo e dinheiro, mas também tornando o trabalho de todos muito mais fácil. A configuração fácil e robusta que se pode esperar para cada beltpack Bolero individual torna o fluxo de trabalho mais suave e, com uma funcionalidade muito alta em cada unidade, com mais opções na configuração de comunicações nos diferentes espaços. O Bolero, implica o uso de menos da metade do número de antenas necessárias para outras soluções para garantir a cobertura completa, reduzindo custos da antena, melhorando a qualidade do áudio e flexibilizando, garantindo as dinâmicas operações de produção das empresas. “As nossas soluções,” afirma Franck Berger, responsável regional da RIEDEL em França, África e Israel, “de intercomunicação sem fios constituem uma óptima opção para um ambiente de produção de múltiplos estúdios em ritmo acelerado.” Muitas são os exemplos de empresas de topo que as estão aproveitando ao máximo.

Quando se trata de sistemas de intercomunicação fiáveis, um tamanho único, definitivamente, não serve para todos. Existem diferentes tipos de sistemas de comunicação profissional que podem ser considerados para uso em produção profissional, desde soluções básicas de linha partilhada, até sistemas matriciais sofisticados.

Enquanto os sistemas de linha partilhada como o Performer foram concebidos para ligar pequenos grupos de pessoas, os projectos e instalações mais complexas exigem sistemas de matriz como o Artist. Esta plataforma de comunicações escalável oferece um grau incomparável de flexibilidade, fiabilidade e controlo: o Artist é versátil, “falando” todos os padrões de áudio actuais e é capaz de processar e distribuir qualquer tipo de sinal. Com este sistema de intercomunicação, implementar soluções sem fios, com rádios ou com o Bolero, é tão fácil como configurar redes de longa distância para produção remota. Uma vez que as infraestruturas do Artist permitem um elevado grau de descentralização e uma colocação flexível de bastidores, podem-se reduzir consideravelmente os custos de cablagem e configuração de qualquer instalação. As soluções da Artist são soluções à prova de futuro: o sistema é escalável de 8×8 a 1024×1024 portas não bloqueadas, permitindo que ele cresça com as exigências de qualquer projecto ou com a introdução de qualquer nova tecnologia e integram-se total e facilmente num qualquer ambiente de trabalho assente em tecnologia IP, que inclua distribuição e processamento de sinal áudio ou video e comunicação de dados.

Fique a conhecer um exemplo recente da opção da por redes de Bolero no United Studios of Israel (USI). Conheça as soluções de intercomunicação da RIEDEL e venha falar connosco para ficar a conhecer mais ainda sobre estes e outros produtos RIEDEL e quais as soluções mais apropriadas ao seu caso.


Muitas tarefas, uma solução: RIEDEL

O que é que um importante grupo de comunicação, um líder no fornecimento de equipamento audiovisual para broadcast e uma série de televisão de sucesso mundial têm em comum? A resposta: uma infraestrutura baseada no protocolo IP. Para que serve? Para garantir a distribuição de sinal audio, video e de dados e a intercomunicação entre todas as partes e pessoal que a opera. Qual é o denominador comum desta infraestrutura? A RIEDEL. Na distribuição do sinal dentro da respectiva rede ou a providenciar uma intercomunicação sem compromisso entre os membros das equipas, a tecnologia RIEDEL está na vanguarda absoluta e assegura o funcionamento das estruturas de broadcast e entretenimento de topo em todo o mundo.

SmartStage da White Light

Criado em 1987 em torno do canal M6, o M6 Group é hoje um poderoso grupo multimédia francês. Com a força das suas marcas e dos seus conteúdos, o Grupo tem expandido gradualmente as suas atividades, assegurando sempre a complementaridade dos seus programas e respondendo às expectativas e aos novos padrões de consumo dos seus diferentes públicos. O M6 Group surge assim como uma editora de conteúdos com uma fortíssima presença, nesta era das novas tecnologias. O M6 é uma das redes de televisão mais populares no mundo francófono, oferecendo uma ampla e variada programação.

A anterior arquitetura de distribuição de sinal vídeo do canal M6 consistia em várias ilhas de produção executando os seus próprios roteadores ligadas por meio de linhas de vídeo, uma infraestrutura de configuração que tipificou as operações de transmissão nas últimas duas décadas. A popular rede de TV francesa Metropole Television (pertencente ao M6 Group) acaba de atualizar a sua infraestrutura de roteamento de vídeo de produção para a topologia de rede de vídeo em tempo real com base na tecnologia MediorNet da RIEDEL. O MediorNet substitui vários sistemas de roteamento distintos implantados nas instalações de transmissão M6 em Neuilly-sur-Seine, trazendo uma abordagem descentralizada, consistente e preparada para o futuro, i.e., para a operação de vídeo da rede.

Grupo M6

A White Light é a especialista em soluções técnicas completas para diversos mercados como teatros, eventos corporativos, broadcast, música ao vivo, parques temáticos, educação, comércio e lazer. Desde a sua formação em 1971, a White Light centrou a sua acção no fornecimento de soluções técnicas, incluindo iluminação, áudio, vídeo e montagem de projetos, dentro das áreas referidas, de todos os tamanhos, primeiro no Reino Unido, depois na Europa e por todo o mundo.

A White Light adoptou agora o sistema Bolero, para cobrir as suas necessidades de intercomunicação. O sistema funciona numa variedade de eventos, incluindo uma recente conferência financeira global. Além disso, a White Light adotou o Bolero como o sistema de comunicação principal do SmartStage®, o estúdio de realidade expandida da empresa. O SmartStage foi mais recentemente implantado em The Mermaid, uma conferência de luxo e local de eventos na zona de Blackfriars em Londres, para fornecer uma alternativa segura COVID-19 na produção de eventos virtuais.

The Expanse

The Expanse é uma série de ficção científica americana, estreada em 2015 e criada por Mark Fergus e Hawk Ostby, baseada na série de romances de mesmo nome de James S. A. Corey. A série decorre num futuro em que a humanidade colonizou o Sistema Solar. Os diferentes personagens estão no centro de uma conspiração que ameaça o estado frágil do sistema de guerra fria. O director de fotografia da série, o galardoado Jeremy Benning, adoptou o sistema de intercomunicação sem fios Bolero, uma referência da indústria. Uma opção tomada para garantir a intercomunicação da equipa no set da popular série, disponível na Amazon Prime Video. O Bolero fornece comunicações multicanal flexíveis, claras e fiáveis ​​para todos os membros da equipa de produção, permitindo a máxima produtividade em qualquer local.

Anteriormente, cada equipa de produção da série The Expanse usava os seus próprios métodos de comunicação, que variavam dos intercomunicadores sem fio HME, a walkie-talkies e, claro, conversas presenciais. Ao combinar todos esses métodos numa única e unificada solução, o Bolero permite que os membros da equipa maximizem o seu trabalho no set, eliminando mal-entendidos e atrasos.

São três casos recentes de adopção de soluções RIEDEL, que poderá conhecer melhor aqui, aqui e aqui. Saiba, entretanto, mais sobre o que a marca propõe em matéria de redes de distribuição de sinal vídeo e sobre o Bolero. Saiba mais ainda falando e descobrindo connosco soluções RIEDEL para as suas necessidades de produção. Faça da RIEDEL a sua opção.


Precisão e sincronismo no coração da Islândia

Um grande centro de congressos e de concertos, eis o Harpa Concert Hall And Convention Centre de Reykjavík, na Islândia. Diferentes salas, diferentes aplicações, uma infraestrutura técnica única e muito complexa para as servir, preparada também para funcionar em tempos difíceis, como é o caso presente da crise pandémica. A dirigir toda esta operação, um maestro especial: o Leader Clock, Modelo 5401A, da Studio Technologies, uma unidade de sincronismo que provou ser essencial, enquanto o Harpa Center se ajustava para os eventos virtuais ditados pela pandemia. Uma experiência que veio para ficar.

O Harpa Concert Hall And Convention Centre é um local muito especial, situado no coração da capital da Islândia. O nome foi escolhido por consulta popular, que optou por uma designação que deveria ser em islandês, mas facilmente articulado na maioria dos idiomas. O nome Harpa tem mais de um significado. É uma palavra islandesa antiga que se refere a uma época do ano, na verdade, é um mês no antigo calendário nórdico. O Centro abriga salas de concertos e um complexo centro de conferências. O Harpa é um dos maiores e mais prestigiados marcos de Reykjavik. É um centro cultural e social no coração da cidade que oferece vistas deslumbrantes sobre as montanhas circundantes e o Oceano Atlântico Norte e atraiu mais de 10 milhões de visitantes desde sua inauguração, em 4 de maio de 2011.

De acordo com o Diretor Técnico do Harpa Center, Andri Guðmundsson, trata-se de um “um balcão único,” dotado de instalações onde pontifica uma infraestrutura de som, iluminação, vídeo e catering de primeira classe. Devido à COVID-19, o Harpa foi forçado a ajustar-se para eventos virtuais, usando um ambiente de áudio avançado baseado na norma Dante®. Para manter um sincronismo preciso, exigido pela norma, Guðmundsson e sua equipe recorreram ao gerador de sincronismo Dante® Leader Clock Modelo 5401A da Studio Technologies.

“Ao longo da pandemia, mudamos a nossa infraestrutura para Dante a fim de atendermos ao aumento de eventos virtuais e transmitidos”, disse Guðmundsson. “O gerador de sincronismo Leader Clock Modelo 5401A da Studio Technologies proporcionou-nos uma fonte sólida de suporte a todas as necessidades de sincronismo, para todas as nossas operações que envolvem tecnologia baseada na norma Dante.”

“Ao longo da pandemia, mudamos a nossa infraestrutura para Dante para corresponder ao aumento de eventos virtuais e transmitidos”, disse Guðmundsson. “O Leader Clock Modelo 5401A da Studio Technologies proporciona um sinal de sincronismo sólido, que apoiai todas as necessidades de sincronismo nas operações que envolvem Dante.”

“Recentemente, decorreu uma conferência da Sociedade Médica da Islândia, que transmitiu oito horas por dia de quatro de nossos locais durante cinco dias consecutivos”, disse Guðmundsson. “Ter recursos de sincronismo fiáveis ​​era imprescindível, e o Leader Clock Modelo 5401A foi capaz de fornecer isso durante toda a conferência.”
Guðmundsson também destacou que a unidade oferece suporte à aplicação Dante Domain Manager ™, com a qual Harpa Center aproveita para coordenar seu fluxo de trabalho geral Dante.

O Leader Clock Modelo 5401A implementa um servidor de protocolo de sincronismo de precisão (PTP) IEEE® 1588 de alto desempenho, compatível com os requisitos de Dante, capaz de suportar simultaneamente as necessidades de temporização de até centenas de dispositivos compatíveis com Dante. Como esperado, o Modelo 5401A fornece a compatibilidade PTP v1 (IEEE 1588-2002) exigida pela norma Dante. Além disso, a unidade suporta PTP v2 (IEEE 1588-2008) para aplicações AES67. Uma saída de wordclock fornece uma referência de sincronismo geral para uso por dispositivos externos. O Modelo 5401A também gera oito sinais áudio nos canais do transmissor (saída) Dante, que podem ser úteis durante a instalação, manutenção e operação da rede de áudio. Uma ligação de entrada de sincronização permite que o oscilador interno do Modelo 5401A seja sincronizado com uma variedade de sinais de sincronismo de referência. De salientar ainda a capacidade de proporcionar energia dupla e vários recursos Ethernet GigE, essenciais para o caso do Haroa, já que apenas é requerida a potência e uma, duas ou três conexões de rede Ethernet, para a operação total.

Leia aqui mais sobre o Leader Clock Modelo 5401A. Saiba mais sobre este e outros produtos da Studio Technologies e contacte-nos para estudarmos juntos a melhor forma de servir as suas necessidades nesta área.


Voando no mar com a RIEDEL

A America’s Cup é o mais velho troféu desportivo, iniciado em 1851, 45 anos antes dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. É a prova rainha de yachting. Diferentes cenários, diferentes formatos ao longo das suas 35 edições, o mesmo objectivo: o exercício da excelência, uma prova de resistência e perícia, que envolve sempre as equipas mais capazes, usando as embarcações e os meios mais sofisticados. Um laboratório também, exemplo de utilização das tecnologias mais avançadas para este tipo de provas. Para esta 36ª edição do troféu, foi criado um novo conceito de cobertura do evento, descrito como 360º. Só possível com a tecnologia de ponta da RIEDEL.

A America’s Cup é uma prova emblemática, que consubstancia um casamento feliz entre espírito desportivo, cooperação e inovação tecnológica, revelando, ao mesmo tempo, algumas das mais empolgantes cenas que o desporto a este nível nos proporciona. Raros são os eventos desportivos que conseguem atingir este pleno. Os que o atingem constituem um exemplo que há que destacar. Para que tudo isto seja possível, o evento conta o contributo muito diversificado que vai de uma equipa de qualidade de topo a estruturas especiais que ajudam a elevar o nível de ambição da prova, manifesto desde a primeira hora, nos anos idos do século XIX. Nesta sua 36ª edição, a America’s Cup conta com o contributo de uma empresa, que, pode-se dizer, está num patamar absolutamente equivalente em ambição, capacidade de congregação de esforços, desejo de inovar e exigência de manutenção dos mais elevados padrões: a RIEDEL. O objectivo é o de atingir uma cobertura de 360º do evento.

Para o efeito, foram desenvolvidas soluções de câmara inovadoras, novas tecnologias de áudio e tecnologia de sensor incorporada numa infraestrutura técnica abrangente. Tudo apoiado numa equipe local de 30 membros, que asseguram a gestão de todos os sistemas de áudio, vídeo, comunicação, rastreamento e transmissão de dados, incluindo os sinais das câmaras de bordo, dos barcos de perseguição e dos helicópteros. Uma vez que todos os sistemas de câmara, microfone e transmissão devem suportar condições marítimas extremas, a RIEDEL forneceu equipamentos à medida para cada embarcação em competição.

Para conseguir isso, a empresa alemã aproveitou a potência combinada da família RIEDEL de fornecedores de soluções, que vão desde antenas e sistemas de radar de Pidso, assentes tecnologias de rastreamento GPS de Igtimi, até know-how náutico altamente especializado do centro de P&D da RIEDEL no Porto Confiada para apoiar o conceito de tecnologia abrangente usado na cobertura da Copa América. A RIEDEL também integrou serviços e tecnologias de outros parceiros tecnológicos na extensa infraestrutura de produção, incluindo fabricantes respeitados como iXblue, Sennheiser e da nossa representada LAWO.

Além de ter feito deslocar engenheiros ao local, a RIEDEL também fornece amplo suporte remoto de seu galardoado Centro de Operações Remotas (ROC) em Wuppertal, Alemanha. O ROC serve como um hub de monitorização e engenharia, por meio do qual os operadores podem aceder remotamente a toda a configuração do sistema em Auckland, incluindo vídeo, áudio e sinais de intercomunicação. Isso permite que a equipe ROC monitorize e controle parâmetros essenciais do equipamento a bordo dos iates de corrida, incluindo controlo de câmaras, configuração de áudio, transmissão de dados GPS e gestão de baterias, para além de suporte à equipe local na otimização do desempenho do sistema.

Saiba mais sobre este evento e sobre o papel da RIEDEL aqui. Veja reportagens sobre o que fica aqui sumarizado aqui, aqui e aqui. Saiba mais sobre a RIEDEL e as suas soluções aqui.

Venha falar connosco para saber ainda mais sobre a RIEDEL e como estas soluções o poderão ajudar.


Studio Technologies apresenta novidades

Ao migrar as suas operações de broadcast ou live para tirar partido da tecnologia AoIP (Audio over IP,) está a entrar num novo capítulo e num novo universo de possibilidades, que lhe vai trazer múltiplos benefícios. O AoIP é uma tendência em marcha, que inaugura uma nova era, em plena expansão e sem retrocesso. O áudio profissional, seja qual for área em que situe, está “condenado” a beneficiar dos novos padrões e das tecnologias neles baseadas e das vantagens que daí advêm. A Studio Technologies oferece-lhe um série de soluções que lhe permitirão entrar nesta nova era, tirando partido de todo seu potencial, de uma forma muito vantajosa, quer sob o ponto de vista tecnológico quer financeiro. Uma série de novos produtos foi, entretanto, anunciada pela empresa.

Modelo 5401A

Novos processos de produção, uma maior maior flexibilidade de operação e produtividade, uma redução de espaço, uma instalação mais compacta e uma significativa redução de custos. Tudo isto e muito mais pode ser esperado no seguimento da opção pelo AoIP. A Studio Technologies trabalha, desde há muito tempo, no desenvolvimento de produtos que lhe permitirão entrar nesta nova era da produção broadcast, de forma muito mais eficaz, flexível e com uma redução significativa de custos. Com significativas vantagens tecnológicas, operacionais e redução de custos.

Model 5421 Intercom Audio Engine

A passagem para esta nova era é um processo incontornável. A revolução tecnológica que lhe está na origem não é uma tendência de mercado. Não significa um mero retoque do make up. É uma revolução e uma realidade em plena explosão. O adiamento da entrada nesta nova realidade significa atrasos que poderão ser fatais. A Studio Technologies é uma das empresas mais empenhada em fornecer soluções que lhe proporcionarão entrar nesta nova era de forma segura, sólida e muito acessível. Sobre os produtos da empresa destinados a esta nova fase da produção de que já lhe falámos aqui, aqui e aqui. A linha de produtos AoIP/DANTE da marca viu-se, entretanto, recentemente reforçada com excitantes actualizações.

Model 5422A Intercom Audio Engine

Novo nesta sua actualização é o Modelo 5401A Dante Leader Clock, fornece sinal de sincronismo preciso, para aplicações que utilizam uma rede de áudio sobre IP Dante®. Outro dos novos produtos é o Modelo 5422A Intercom Audio Engine with Auto Mix. Uma solução flexível, económica e de alto desempenho, para a criação de circuitos de intercomunicação de linha partilhada (Party Line). A versão A adiciona uma função Auto Mix de alto desempenho, uma terceira porta GbE para controlo e outra USB para atualizações de firmware. Finalmente, o Modelo 5421 Intercom Audio Engine com Auto Mix. Trata-se de uma solução flexível, económica e de alto desempenho para a criação de circuitos de intercomunicação de linha partilhada (Party Line). É diretamente compatível com a variedade de unidades portáteis de cinto, com Dante, de 1, 2 e 4 canais. A unidade é adequada para uso em instalações de transmissão fixas e móveis, estúdios de pós-produção, ambientes de sala de espectáculo, educacional e eventos.

Saiba mais sobre a Studio Technologies. Se a sua actividade se situa no domínio do broadcast, rádio ou no live, ou qualquer outra com necessidades de intercomunicação, transmissão ou distribuição de sinal áudio, venha falar connosco para que possamos encontrar a solução Studio Technologies mais adequada às suas necessidades.


Entre já no mundo do Áudio sobre IP

O Áudio sobre IP (AoIP) representa actualmente a grande revolução que decorre em todos os domínios da produção áudio profissional. Do broadcast ao live, na televisão, na rádio, nos teatros e outras estruturas, fixas ou móveis de produção de espectáculos, no desporto, em todos os locais, enfim, cuja operacionalidade depende de redes de intercomunicação e distribuição de sinal. É uma transição imparável, que vai conduzir a uma reconversão total das condições de produção e dos fluxos de trabalho, paralelamente a um aumento da flexibilidade e da qualidade, da economia de processos e da rentabilização de infraestruturas. A STUDIO TECHNOLOGIES oferece-lhe uma linha de produtos baseada no protocolo DANTE, que lhe permite entrar, de forma robusta, mas acessível, neste universo. Falamos-lhe aqui num produto que vai constituir o centro nevrálgico da sua nova rede DANTE, o Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine.

Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine

Já por diversas ocasiões lhe falámos aqui sobre a linha de produtos da STUDIO TECHNOLOGIES, assentes na norma Dante de AoIP. Confira aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Queremos chamar-lhe aqui a atenção para um produto desta empresa americana, o Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine, que acaba de ser alvo de uma significativa actualização do software operativo.

O Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine é uma solução de alto desempenho, económica e flexível, para a criação de circuitos de intercomunicação party-line (PL,) usando com produtos compatíveis com o protocolo Dante. O Modelo 5422 constitui uma poderosa ferramenta também numa série de outras aplicações, desde a mistura áudio em geral e em broadcast em particular, IFB, ou como interface. Este modelo foi concebido para ser usado em instalações de broadcast fixas ou móveis, em estúdios de pós-produção, plateaus de cinema, teatros e outros ambientes de trabalho como espectáculos live, em estruturas fixas ou móveis e instalações desportivas. Apenas necessita de corrente e uma ou duas ligações de rede Ethernet. Com isso, o Modelo 5422 proporcionar-lhe-á uma ferramenta extremamente poderosa, aplicável numa grande variedade de cenários e de fluxos de trabalho. O Modelo 5422 está disponível em três versões, de 16, 32 ou 64 canais de entrada e saída. Veja aqui qual se adequa melhor às suas necessidades.

Poderá ver aqui, em detalhe, as características do Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine e aqui um video com mais informação.

O Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine é compatível com toda a linha de produtos da STUDIO TECHNOLOGIES assente no protocolo DANTE, que inclui os belt packs de intercomunicação de 1, 2 e 4 canais e outros que poderá conferir aqui. Existem ainda soluções que lhe permitem integrar o seu equipamento analógico e digital clássico nas redes DANTE. Deste modo pode fazer uma transição suave para o universo do AoIP, preservando o seu investimento anterior, mas preparado para o futuro.

Consulte-nos para mais informações sobre todas estas possibilidades.


RIEDEL, desporto e intercomunicação

A RIEDEL acaba de instalar uma solução de intercomunicação para a Liga Suíça de Futebol. À semelhança do que se passa desde a época passada na Liga Alemã, as soluções de intercomunicação da RIEDEL foram as escolhidas para assegurar toda a intercomunicação que decorre entre os 10 estádios que compõem a Raiffeisen Super League e o centro técnico de operações da Liga Suíça de Futebol. Do outro lado do Atlântico, em Orlando, na Flórida (EUA), uma solução RIEDEL constitui o núcleo principal de intercomunicação da NBA, o NBA Bubble, criado para cumprir as normas de segurança sanitária impostas em tempo de pandemia.

A RIEDEL tem sido uma empresa desde há muito presente nos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Desde os Jogos Olímpicos, passando pelos principais campeonatos de futebol do mundo, até à Fórmula 1, a experiência colhida nestes grandes eventos desportivos foi muita e particularmente significativa. Em todos eles têm sido utilizadas, com imenso sucesso, as mais diversas soluções tecnológicas, que têm garantido uma qualidade, operacionalidade, segurança e fiabilidade que só a RIEDEL parece capaz de assegurar e que fazem dela a incontestada referência mundial nesta área.

Não admira, pois, que com a experiência ganha nestes grandes acontecimentos à escala mundial, as soluções RIEDEL sejam as escolhidas quando se trata de eventos locais ou regionais. A experiência e qualidade RIEDEL asseguram uma solução da mais alta qualidade, qualquer que seja a escala da sua aplicação.

Desde a época passada, por exemplo, que a intercomunicação oficial dos árbitros da poderosa Bundesliga é assegurada pela RIEDEL. Agora é a Liga Suíça que confia na RIEDEL para todas as suas necessidades de intercomunicação. A solução agora escolhida é baseada no Bolero S, o sistema desenvolvido pela Liga Alemã de Futebol em parceria com a RIEDEL (leia mais aqui e aqui), destinado a proporcionar uma exigente qualidade de comunicação em rede, que oferece a mais alta qualidade da comunicação entre os árbitros e o VAR possível. É esta solução, amplamente testada, cuja qualidade e fiabilidade estão totalmente comprovadas, que agora mereceu também o favor da Liga Suíça. O sistema agora em funcionamento Bolero S, baseia-se numa infraestrutura ARTIST que alimenta unidades sem fios, individuais e activados por voz, Bolero, que comunicam, por seu turno, remotamente, de cada estádio com o centro técnico de operações, em Hegnau, Suíça. Leia tudo sobre esta solução aqui.

Do outro lado do Atlântico, entretanto, as soluções RIEDEL proporcionam a espinha dorsal de comunicações para a NBA. Um sistema Bolero e Artist digital matrix intercom assegura as comunicações na designada NBA Bubble, situada em Orlando, na Florida (EUA). Localizada concretamente no Walt Disney World, a NBA Bubble é uma zona de isolamento total, criada para permitir a comunicação segura durante as provas, com a máxima protecção do atletas da NBA da COVID-19.

A solução RIEDEL, proporciona as comunicações seguras entre os árbitros, treinadores e pessoal de produção durante as partidas da NBA com o ESPN Wide World of Sports Complex.  Leia tudo sobre esta solução aqui.

Contacte-nos e venha saber mais sobre a RIEDEL e quais as soluções que temos para as suas necessidades, em matéria de desporto ou outra qualquer, nas quais a fiabilidade total, facilidade de operação e a maior qualidade, hoje tecnologicamente possíveis, são os factores a ter em conta.

Vídeo móvel, as soluções DATAVIDEO

A DATAVIDEO oferece uma gama muito ampla de soluções de produção vídeo. Soluções profissionais, para situações em que a imagem ocupa o centro. A DATAVIDEO propõe-lhe, para isso, as ferramentas indispensáveis. Trata-se de soluções muito acessíveis, em preço e facilidade de operação, seja qual for a dimensão da sua organização. Toda a tecnologia e linguagem vídeo capaz de lhe dar corpo, estão agora acessíveis, em qualquer campo que envolva produção audiovisual. Na educação, no desporto, na rádio, nas autarquias, no culto, na formação profissional, nas artes, no entretenimento, na actividade política e cívica ou em qualquer outra situação em que seja necessário fazer chegar a sua mensagem audiovisual à sua audiência. A DATAVIDEO tem a solução adequada. Para qualquer situação, da mais simples à mais complexo. Sempre com qualidade profissional. É o investimento mais seguramente rentável que pode fazer neste momento.

A DATAVIDEO é uma empresa pioneira na criação de soluções de produção video, focada em proporcionar recursos de qualidade profissional, de forma muito acessível. Esta acessibilidade é garantida de duas formas. Primeiro, pela facilidade de operação. As soluções DATAVIDEO colocam nas mãos de qualquer um ferramentas que permitem explorar totalmente a linguagem e o potencial do video. Facilmente, sem as complexidades de operação normalmente associadas a este medium. Em segundo lugar, porque apesar do imenso potencial que encerram e da riqueza e facilidades de produção que proporcionam, as soluções DATAVIDEO são extremamente acessíveis e constituem um investimento extremamente rentável.

Há uma ferramenta no catálogo DATAVIDEO aplicável às suas necessidades. Mas de interesse particular, nesta altura, serão para muitas instituições, os conjuntos de produção e os estúdios móveis completos.

STR-100

UM CONJUNTO À SUA DIMENSÃO

Nas situações de pequena dimensão, a solução é a dos conjuntos pré-configurados (bundles). Trata-se de conjuntos completos, especialmente configurados para as situações institucionais e operacionais mais típicas. Como as que ocorrem, por exemplo, no domínio da comunicação empresarial, da formação, do desporto, do entretenimento, do culto religioso, da organização política ou cívica. Em qualquer caso em que requeira a produção e transmissão de conteúdo audiovisual, por qualquer via, os bundles da DATAVIDEO foram concebidos para facilitar a produção, sem quebra de qualidade, de forma acessível. Em situações mais complexas, a DATAVIDEO oferece também as suas soluções de estúdios móveis completos.

SOLUÇÕES DIFERENTES PARA CASOS DIFERENTES

STR=100

Confira o interessante exemplo do conjunto STR-100, destinado a empresas. De enorme potencial inclui 2 câmaras Streaming, BC-50, 2 Streaming encoders NVS-33, 4 Streaming decoders com controlo remoto e um servidor de streaming com 2×12 TB de capacidade. Uma solução muito poderosa e flexível. Ou o simples STR-200, uma solução ideal para uma escola, por exemplo, que inclui uma câmara Streaming BC-50, que faz o streaming directo da câmara, sem necessidade de computador e um microfone wireless. Ou o versátil GO KMU-100 (de que lhe falámos já aqui), o estúdio de produção portátil, de 8 câmaras, ideal para desporto, pequenas salas de concerto ou clubes, por exemplo. Estas são algumas dos bundles e das aplicações que poderá conferir na totalidade aqui. Situações mais complexas, como foi referido, estão cobertas pelos estúdios portáteis, facilmente instaláveis numa viatura, como pode ver aqui.

MS-3200

Em qualquer dos exemplos referidos, seja qual for a solução que adoptar, terá sempre assegurada uma qualidade profissional, um enorme facilidade de funcionamento, uma grande flexibilidade na operação e nas aplicações e, particularmente importante, uma real e significativa rentabilidade para o seu investimento.

Veja aqui todas as soluções DATAVIDEO que temos para si. Venha falar connosco para comprovar e testar os produtos desta marca e para, em conjunto, estudarmos a solução que melhor se adequa às suas necessidades.