Ganhar vantagem

Mais uma escolha que recaiu sobre a RIEDEL. Tratando-se de intercomunicação, e, neste caso, desporto, a solução perfeita encontrada pelo clube alemão Mainz 05 para os seus problemas de intercomunicação elegeu uma solução RIEDEL, especificamente, o Bolero S. Não é por acaso. Vários são os clubes que fizeram essa escolha e várias são as Ligas de topo que adoptaram soluções RIEDEL para a intercomunicação entre os seus vários agentes desportivos, desde árbitros às próprias equipas. Vários são também os desportos que as usam, da Fórmula 1, ao DTM, da vela, passando pelo rugby, ao futebol americano. E vários são os grandes eventos desportivos internacionais que confiam também na solidez, qualidade e total fiabilidade das soluções RIEDEL, dos Jogos Olímpicos, aos Mundiais de Futebol e ao Sail GP. A RIEDEL traz a vantagem competitiva a quem adopta a sua tecnologia de intercomunicação, imperdível para quem já a adoptou, um risco competitivo real para quem ignora as suas vantagens.

O FSV Mainz 05, uma das equipas de topo da Bundesliga, usa agora o sistema de intercomunicação sem fios Bolero S da RIEDEL para todo o sistema de intercomunicação entre as diversas equipas que intervêm em campo. Com seis unidades de cinto Bolero S, distribuídas entre os analistas da equipa, assistentes técnicos, treinadores e fisioterapeutas, o Mainz 05 desfruta agora de fluxos de trabalho muito mais fáceis durante as partidas, permitindo uma melhor preparação estratégica e táctica, também durante o treino, o aquecimento ou o diagnóstico de lesões.

Os analistas da equipa obtêm, não apenas, uma visão panorâmica da área, mas também colhem informação dos feeds especiais de monitorização de câmaras, que permitem controlar tudo repetidamente. Todos esses dados seriam desperdiçados se não fosse possível fazê-los chegar na hora aos restantes membros do staff, para aconselhar os treinadores sobre a estratégia ou esclarecer algum aspecto especial do treino ou do jogo. A solução RIEDEL agora adquirida, fornece recursos de comunicação impensáveis até há pouco, seja durante a tomada de decisões técnicas, durante o jogo, nos treinos ou na análise pós-jogo. Tudo isso permite que a equipa tenha o melhor desempenho possível em todas as situações, dentro e fora do campo.

Antes de adoptar a solução baseada no Bolero S, o Mainz 05 usava um sistema antiquado, que tinha frequentemente problemas de ligação e manuseio. Esses desafios técnicos tornavam-se mais proeminentes nos estádios, onde a comunicação entre os analistas situados nas arquibancadas dos estádios e os técnicos nos bancos, percorria distâncias extremamente longas, tal como acontecia no estádio do Mainz 05, o MEWA Arena. Desde o uso do Bolero S, a equipa deixou de ter problemas em relação à facilidade de uso e conectividade. Na verdade, a capacidade do Bolero S para uma comunicação nítida permite que os analistas comuniquem com os treinadores rapidamente sobre a situação dos jogadores ao longo do jogo, incluindo onde estão a ter problemas e como se podem adaptar aos pontos fortes de seus adversários, dando-lhes uma vantagem sobre seus adversários.

O Bolero S também permite que os fisioterapeutas do Mainz 05 se contactem através de um canal separado dos analistas e treinadores. O que permite, por sua vez, que os fisioterapeutas dentro da cabine sejam informados directamente sobre tudo o que ocorre em campo, caso suceda uma lesão em campo, para que possam responder imediatamente, com o equipamento adequado. O treinador pode dizer ao preparador físico, sem interferências, que um determinado jogador será necessário no jogo nos próximos minutos, dando-lhe tempo suficiente para o aquecer antes de entrar.

Tudo o que se passa em campo é tão importante como aquilo que se passa fora e a solução Bolero S, assegura que a comunicação entre estas diferentes áreas se faça sem quaisquer problemas e com uma clareza sem paralelo. A tecnologia RIEDEL é o padrão de referência que permite desta forma obter vantagem sobre as equipas adversárias. Com a tecnologia RIEDEL, ou ganha assim esta vantagem ou está ao nível do topo.

Aqui pode saber mais sobre o Bolero.

Saiba mais sobre a solução agora adoptada pelo Mainz 05 aqui. Saiba ainda mais sobre o sistema Bolero aqui. E venha saber mais ainda sobre esta e outras soluções RIEDEL, contacte a AVANTOOLS, somos os maiores especialistas em intercomunicação em Portugal.


A referência do mercado

“Os sistemas de intercomunicação Bolero e Artist da RIEDEL provaram ser a solução de áudio mais eficiente e de alta qualidade que pudemos encontrar. O uso do espectro DECT pelo Bolero superou todas as outras soluções na forma como gere os intervalos de tempo e o espectro.” É desta forma que a escolha da solução RIEDEL para o novo sistema de intercomunicação do Gillette Stadium é justificada por um responsável da NEP Integrated Solutions, a empresa responsável pela instalação desta nova solução. O novo sistema, assente numa plataforma Artist/Bolero, é parte de um processo de melhoria das condições do estádio, de modo a proporcionar uma cada vez melhor experiência aos espectadores dos eventos desportivos e de outra natureza, que aí decorrem.

O Gillette Stadium é a casa de dois dos maiores clubes de dois dos mais populares desportos americanos: os New England Patriots, que actuam na NFL, e os New England Revolution, que integram a Major League Soccer. Trata-se de um estádio com uma lotação de praticamente 66 000 espectadores, que aqui podem presenciar este e outros campeonatos, e outros eventos. O Gillette será um dos estádios escolhidos para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026.

A solução de intercomunicação RIEDEL está a ser instalada pela NEP como parte de um novo centro de broadcast que controlará todos os recursos digitais do estádio, incluindo os alocados a um novo ecrã de vídeo 1080p de 2000 m², que será o maior ecrã de alta definição de um estádio ao ar livre, nos Estados Unidos.

Em relação ao sistema de intercomunicação, a actualização em curso, com a instalação dos sistemas Artist e Bolero, irá permitir responder os requisitos de RF para os estádios da NFL e garantir a cobertura, não apenas de toda a zona do estádio, mas também da praça Enel e da nova expansão. As comunicações robustas em todas as partes do estádio, permitirão dar suporte às produções levadas a cabo nos dias do jogo e a muitos outros eventos ao vivo acolhidos no estádio.

A solução RIEDEL para o Gillette Stadium inclui um nó Artist-1024 e um sistema de intercomunicação sem fios Bolero, com 25 unidades de cinto, alimentadas por 35 antenas, bem como 32 SmartPanels RSP-1216, com Hybrid Lever Keys e equipado com a Audio Monitoring App (AMA,) para monitorizar até 16 streams e 256 fontes, por painel. A solução de intercomunicação da RIEDEL é a única com capacidade para atender aos requisitos da NFL para uso eficiente do espectro DECT em estádios da NFL, sem interferir com os árbitros da NFL, que também usam comunicações DECT. O codec de voz de alta definição Bolero fornece maior inteligibilidade de fala e uso mais eficiente do espectro de RF, suportando o dobro do número de unidades de cinto por antena, para a mesma largura de banda de rádio que outros sistemas baseados em DECT. Além disso, a AMA permite que o painel de um RSP seja dividido em dois aplicativos funcionais, fornecendo monitorização de áudio em cada consola, com redução do espaço de rack necessário e o gestão de dispositivos diferentes.

Não se trata, pois, de um simples sistema de intercomunicação, mais eficaz e de melhor qualidade que os da concorrência, é certo, mas de uma plataforma muito mais alargada de transmissão e controlo de sinal. É uma escolha, aliás, já feita por outros grandes centros desportivos da América do Norte, de que já aqui lhe demos anteriormente conta. É também a escolha de diversas Ligas europeias de futebol, de que também aqui já lhe falámos e continuaremos a falar.

Saiba mais sobre o novo sistema aqui. Saiba mais sobre esta e outras soluções de intercomunicação da RIEDEL aqui. Venha falar com a Avantools, os especialistas de intercomunicação em Portugal, e fique a saber mais ainda sobre estas e outras soluções RIEDEL.


A LAWO no Pavilhão

O sistema de áudio de um dos maiores e mais concorridos pavilhões de desportos dos EUA tinha chegado ao limite da sua utilização. O American Airlines Center é a casa de dois dos maiores clubes pertencentes a duas importantes Ligas americanas: a Liga de Hóquei sobre o Gelo (NHL) e a Liga de Basquetebol (NBA). Depois de muita pesquisa e deliberação foi feita a melhor escolha: um sistema LAWO equipa agora aquele centro multi-usos. Equipamento que executa aquilo que nenhum outro consegue. Made in LAWO.

O American Airlines Center (AAC), é um dos pavilhões mais movimentados da América do Norte. Inaugurado em 2001, é a casa dos Dallas Stars da NHL e dos Dallas Mavericks da NBA. O AAC tem como objectivo garantir que a experiência do adepto seja imaculada, e isso levou a que o pavilhão se tenha tornado líder no sector. Os Stars e os Mavericks gostam de se superar para produzir uma performance superior para os seus muitos adeptos. Além dos jogos de basebol e de hóquei sobre o gelo, o AAC acolhe também vários espectáculos de grandes dimensões e muitos eventos privados todos os anos.

Para habilitar o AAC a acolher uma actividade desta dimensão e diversidade, a direcção desta importante infraestrutura decidiu actualizar o seus sistema sonoro, que não sofreu quaisquer actualizações desde a sua inauguração e para isso era necessário investir nas ferramentas certas para fazer o melhor trabalho possível. As ferramentas certas têm marca LAWO.

Para uma experiência sonora superior e com o objetivo de preparar a infraestrutura para o futuro, o AAC investiu em numa mesa modelo mc²56 MkIII com núcleos A__UHD redundantes, fornecendo 512 DSPs para as misturas FOH e monitores. Um Power Core para conversão Dante, stageboxes A__madi6 e A__mic8 e um processador de vídeo V__pro8 para incorporação MADI e geração de miniaturas de vídeo LiveView™ foram também incluídos.

O AAC queria uma mesa capaz de lidar com vários estilos e tipos de sinais e a capacidade de suportar novos formatos de tecnologia, à medida que se tornassem relevantes. A mesa precisava de fornecer elementos físicos suficientes para realizar o trabalho, além de uma navegação de software intuitiva, que permitisse aos operadores proceder à reconfiguração do sistema rapidamente, adaptando-o aos requisitos específicos dos seus fluxos de trabalho.

Segundo os responsáveis do AAC, outros factores ajudaram a influenciar a opção pela LAWO, nomeadamente o facto de a empresa alemã não ser apenas uma empresa de áudio, mas ter também no seu portfolio de produtos soluções de distribuição de sinal de vídeo baseada em IP muito robustas, que é executada na mesma infraestrutura que integra a mesa de mistura. Além disso, a solução LAWO possui recursos e capacidades de crescimento integrados. Se for necessário adicionar uma segunda mesa de tipo broadcast ou uma portátil para uso remoto, é possível fazer isso com esta nova infraestrutura e partilhar recursos de forma muito flexível.

“Uma vez que se começa a envolver a mente em torno desta mesa e se percebe o poder ao nosso alcance, instintivamente pensa-se em coisas que nenhuma outra mesa pode fazer”, diz Jeff McGinnis, o experiente engenheiro de som do American Airlines Center. “Percebe-se que se podem implementar diferentes fluxos de trabalho e opções que não seriam possíveis de outra forma.”

Saiba mais sobre esta opção do AAC aqui. Saiba mais sobre os produtos acima referidos aqui. Se quiser saber mais ainda sobre as soluções LAWO, contacte-nos.


Mais sobre a RIEDEL, desporto e intercomunicação

Depois da Bundesliga e da Liga Suíça de Futebol, é agora a vez da Liga Belga de Futebol optar por uma solução RIEDEL para os seus problemas de intercomunicação. Nos estádios espalhados por toda a Bélgica e entre estes e o VAR situado na Cidade do Futebol, casa das selecções e dos árbitros belgas, é um sistema Bolero/Artist que assegura todas as operações. É emocionante testemunhar os resultados nas transmissões ao vivo, quando os árbitros chamam de forma simples, rápida e com um sinal da mais alta qualidade, os seus colegas situados na Cidade do Futebol, antes de dar a palavra final sobre uma jogada duvidosa, o que, sabemos, faz toda a diferença para os adeptos da Jupiler Pro League.

A RIEDEL tem sido uma empresa desde há muito presente nos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Desde os Jogos Olímpicos, passando pelos principais campeonatos de futebol continentais e mundiais, até à Fórmula 1, a experiência colhida nestes grandes eventos desportivos foi muita e particularmente significativa. Em todos estes palcos têm sido utilizadas, com imenso sucesso, soluções tecnológicas de intercomunicação da RIEDEL que têm garantido uma qualidade, operacionalidade, segurança e fiabilidade que só a empresa alemã parece capaz de assegurar e que fazem dela a incontestada referência mundial nesta área.

Não admira, pois, que com a experiência ganha nestes grandes acontecimentos à escala mundial, as soluções RIEDEL sejam também as escolhidas quando se trata de eventos regionais ou locais. A experiência e qualidade RIEDEL asseguram uma solução da mais alta qualidade, qualquer que seja a escala da sua aplicação.

Desde há já algum tempo que a solução oficial de intercomunicação dos árbitros da poderosa Bundesliga é assegurada pela RIEDEL. Depois foi a Liga Suíça que confiou à RIEDEL a solução para todas as suas necessidades de intercomunicação. No caso da Bundesliga, a solução escolhida baseia-se no Bolero S, o sistema desenvolvido pela Liga Alemã de Futebol em parceria com a RIEDEL (leia mais aqui e aqui), destinado a proporcionar uma exigente qualidade de comunicação em rede, que oferece a mais alta qualidade da comunicação entre os árbitros e o VAR. Esta mesma solução, amplamente testada, cuja qualidade e fiabilidade estão totalmente comprovadas, mereceu também o favor da Liga Suíça. O sistema em funcionamento Bolero S, baseia-se numa infraestrutura ARTIST que alimenta unidades sem fios, individuais e activados por voz, que comunicam, por seu turno, remotamente, de cada estádio com o centro técnico de operações, em Hegnau, Suíça.  Leia tudo sobre esta solução aqui.

Agora é a vez da Liga Belga optar por uma solução RIEDEL, em parceria local com a EMG desenvolveu uma solução que vai permitir comunicações claras e fiáveis ​​entre os árbitros da Jupiler Pro League da Bélgica, entre as equipas de arbitragem no campo e, remotamente, o VAR Replay Center no Proximus Basecamp, sede do Associação Real Belga de Futebol (RBFA). Juntos, o sistema de intercomunicação sem fios Bolero e os sistemas de intercomunicação de matriz digital Artist, que apoiam as equipas de arbitragem da RBFA em todos os estádios da Jupiler Pro League e no VAR Replay Center, para garantir comunicações perfeitas. A solução RIEDEL liga o VAR Replay Center no Proximus Basecamp, localizado 25 km a sul de Bruxelas, na pequena cidade de Tubize, com todos os estádios da Jupiler Pro League por toda a Bélgica. Os sinais que se movem entre diferentes estádios e o VAR Replay Center viajam pela rede Proximus MPLS, projectada para desportos e eventos premium, não apenas para o VAR, mas também para produção remota de competições da Jupiler Pro League.

A solução RIEDEL compreende todos os kits de estádio, cada um equipado com sistemas de intercomunicação sem fios independentes Bolero-S, incluindo antenas, unidades de cinto e auscultadores para os árbitros que actuam em campo. No VAR Replay Center, cinco mesas/estações VAR, mais uma sobressalente e uma mesa de supervisor estão equipadas com o sistema de intercomunicação Artist 1024 da Riedel com 1216 painéis de intercomunicação que suportam partidas sobrepostas (em paralelo) por dia. Nos últimos dois dias de jogos da competição regular da liga, o sistema é expandido com sistemas adicionais, para suportar até nove partidas simultâneas.

O Proximus Basecamp é a casa das selecções e dos árbitros na Bélgica, e o VAR Replay Center fica no coração do departamento técnico desportivo da Federação Belga e das suas delegações regionais, a ACFF e o Voetbal Vlaanderen. Os sistemas de intercomunicação da RIEDEL tornaram-se assim parte integrante das operações, nos dias de jogo no VAR Replay Center e nos estádios espalhados por toda a Bélgica.

As soluções Bolero, não se limitam ao desporto, naturalmente. Estes sistemas equipam grandes e pequenos teatros do mundo, estúdios de tv e outros, salas de concerto, em edifícios históricos ou acabados de construir, grandes e pequenos eventos, parlamentos, e quaisquer outras locais ou actividades que requeiram uma intercomunicação perfeita, poderosíssimo, fácil de operar, flexível, sempre com uma qualidade de sinal sem qualquer compromisso. Pode consultar, aqui no Feedforward, muitos exemplos de aplicação dos sistema Bolero.

Saiba mais sobre a solução RIEDEL fornecida para o campeonato belga aqui. Conheça as soluções de intercomunicação RIEDEL aqui. Venha falar connosco para mais esclarecimentos sobre estas e outras soluções RIEDEL. A AVANTOOLS é a especialista em soluções de intercomunicação em Portugal.


Desporto e intercomunicação

A intercomunicação é um factor vital no desporto, sobretudo no desporto de alta competição. A RIEDEL proporciona soluções que podem ser concebidas à medida, para todas as modalidades desportivas, onde a intercomunicação é um factor decisivo. A eficácia dos sistemas fornecidos pela marca alemã está comprovada em inúmeras competições, a decorrer um pouco por todas as partes do mundo, desde o grande evento de impacte universal, até às mais modestas competições locais. Essa eficácia comprova-se em todos os ramos do desporto e em todos os escalões. É o caso, no desporto universitário, da equipa dos University of Georgia (UGA) Bulldogs, nos Estados Unidos. Uma solução Bolero assegura agora a qualidade da intercomunicação desta equipa de sucesso. Um novo sistema Artist, completa a solução RIEDEL.

A Universidade de Georgia é a sede dos Georgia Bulldogs, a equipa de sucesso do futebol americano universitário. Uma solução fornecido pela MV SportsCom, um revendedor, parceiro da RIEDEL, o sistema de intercomunicação sem fio Bolero, altamente portátil que pode ser implantada facilmente, assegura todas as necessidades de intercomunição dos Bulldogs, mesmo em locais distantes, e funciona de forma fiável que garante comunicações claras entre o banco da equipa e os treinadores de campo.

A intercomunicação é vital para o jogo, para as comunicações do técnico e do campo para o banco, como do técnico para os jogadores. Obrigados a viajar de um estádio para outro, é necessário um sistema de intercomunicação em campo, que será configurado facilmente e que funcione de forma simples. A qualidade dos equipamentos de intercomunicação RIEDEL é um dos factores do sucesso do desempenho dos Bulldogs nos últimos campeonatos americanos. Mudar para um sistema RIEDEL foi um dos factores que mais ajudou a assegurar o sucesso da equipa. Como o sistema de intercomunicação sem fios Bolero suporta, no modo autónomo, até 10 unidades de cinto por antena e até 100 antenas num único sistema, as equipas de operação da UGA não precisam de gerir várias estações base. Uma pequena equipa de suporte pode lidar com a implantação rapidamente e até mesmo os membros não técnicos da equipa de operações do equipamento podem ajudar na configuração com eficiência. É graças a essa facilidade de uso, que os Bulldogs confiam no Bolero durante os treinos e jogos.

A intercomunicação é vital para o jogo, para as comunicações do técnico e do campo para o banco, como do técnico para os jogadores. Obrigados a viajar de um estádio para outro, é necessário um sistema de intercomunicação em campo, que será configurado facilmente e que funcione de forma simples. A qualidade dos equipamentos de intercomunicação RIEDEL é um dos factores do sucesso do desempenho dos Bulldogs nos últimos campeonatos americanos. Mudar para um sistema RIEDEL foi um dos factores que mais ajudou a assegurar o sucesso da equipa. Como o sistema de intercomunicação sem fios Bolero suporta, no modo autónomo, até 10 unidades de cinto por antena e até 100 antenas num único sistema, as equipas de operação da UGA não precisam de gerir várias estações base. Uma pequena equipa de suporte pode lidar com a implantação rapidamente e até mesmo os membros não técnicos da equipa de operações do equipamento podem ajudar na configuração com eficiência. É graças a essa facilidade de uso, que os Bulldogs confiam no Bolero durante os treinos e jogos.

A mudança para uma solução RIEDEL foi a maneira de garantir a fiabilidade, a qualidade das comunicações e o apoio de que a equipa necessitava.

Adicionalmente foi instado um novo mainframe Artist 128, no núcleo central que serve o Sanford Stadium e o Stegeman Coliseum e está ligado via fibra aos quadros nas instalações de baseball Foley Field, no Jack Turner Stadium, no Turner Soccer Complex, no Gabrielsen Natatorium e no William Porter Payne e Porter Otis Payne Indoor Athletic Facility. Este sistema que completa o sistema anteriormente existente, integra totalmente vários locais desportivos em todo o campus, para simplificar transmissões em diferido e transmissão ao vivo de eventos desportivos, apresentações de vídeo e promoções para fãs no local. Leia aqui sobre esta solução Artist.

Veja mais sobre estas soluções aqui. Saiba mais sobre o Bolero, o Artist e restantes sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Para mais informações sobre estes e outros produtos deste nosso parceiro venha falar com a AVANTOOLS, os peritos em intercomunicação em Portugal.


SimplyLive, revolução total na produção vídeo

A RIEDEL anunciou a aquisição dos especialistas em produção multicâmara live SimplyLive. Com esta aquisição a RIEDEL aprofunda o compromisso da empresa em continuar a trazer tecnologias inovadoras, à prova de futuro, e fluxos de trabalho escaláveis ​​para seus clientes no mercado de vídeo profissional. É uma revolução nesta área, mas uma revolução que conta já com um número significativo de clientes de primeira linha.

Escolha o produto correcto para montar o seu sistema de base. Decida quais as funções da aplicação de que necessita e pergunte qual a potência e grau de flexibilidade que precisa para as produções, hoje e no futuro. É basicamente isto que tem de estar presente quando optar por uma solução SimplyLive., uma linha de produtos, agora proposta pela RIEDEL, os peritos em transporte de sinal video, áudio, dados e intercomunicação, presentes nos grandes palcos mundiais de produção profissional, na área do broadcast e live.

A SimplyLive, agora parte do grupo RIEDEL, foi fundada em 2016, especializou-se em produtos baseados em software para produção multicâmara, incluindo um conjunto de produção tudo-em-um, replay/slow-mo, gateways locais e multiviewers, para aplicações em broadcast e vídeo para desporto, testados nas circunstâncias mais exigentes, como o Campeonato do Mundo de Futebol, as finais de Futebol Americano ou os Jogos Olímipcos de Verão e Inverno. Entre os clientes da SimplyLive contam-se grandes operadores como a ESPN, IMG, o Canal+, a Fox Sports, o EuroMedia Group, a Sky Sports ou a CBS Sports,

O que é o SimplyLive?

Tudo gira à volta da plataforma ViBox.

O ViBox elimina o campo minado de botões, faders e outros controlos físicos, de forma que o único hardware necessário é um ecrã. Deste modo é possível criar e operar de forma intuitiva e responsiva, eliminando os obstáculos tecnológicos e grande parte dos custos.

Quando o hardware sai do caminho, é mais fácil contar uma história. É nisso que reside a grande televisão: talento sem restrições

À medida que a produção ao vivo caminha para um universo totalmente digital, alguns fornecedores de tecnologias de produção tradicionais tornam as suas ferramentas tão ricas em recursos que sobrecarregam as máquinas em que são executadas. Tudo aquilo que não se quer em TV ao vivo.

Uma ferramenta de produção total

A solução ViBox All-In-One é a ferramenta de produção total mais flexível do mundo para programas multicâmara, independentemente da sua dimensão. O que quer dizer flexível? Num dia, produzir um jogo com apenas um operador executando todos os principais requisitos da produção ao vivo: mudança de planos, gráficos, replays em SloMo, destaques e mistura de áudio, com um interface incrivelmente intuitivo. Noutro dia, a mesma ViBox para produzir jogos maiores que precisam de um fluxo de trabalho multiuutilizador. Um operador pode contorlar aws mudanças de planos num ecrã sensível ao toque, outro operador executa o aplicativo ViBox SloMo e um outro operador também tem a função SloMo em execução, enquanto um segundo operador opera a de repetição. Nenhum outro sistema oferece tanta flexibilidade.

Ao desenvolver a interface do utilizador All-In One, foram analisados centenas de fluxos de trabalho de produção ao vivo e run-downs para projectar um sistema que qualquer operador pudesse usar. Todas as ferramentas necessárias para contar uma óptima história estão exatamente onde são necessárias. Num simples monitor, sensível ao toque. Flexível e intuitivo. Tudo em um.

Saiba mais sobre a nova pareceria RIEDELSimplyLive aqui. Saiba mais sobre as diferentes propostas da SimplyLive aqui. Contacte-nos para mais detalhes.


Série 200: a produção tornada fácil

Studio Technologies oferece uma série de soluções de produção para áudio profissional, desenhadas para obedecer aos mais altos padrões actualmente exigíveis. Padrões que incluem a mais alta qualidade, mas que, ao mesmo tempo, oferecem uma enorme flexibilidade de operação e custos muitíssimo competitivos. Por isso se tornam soluções muito atractivas e populares, em aplicações muito exigentes, mas que não impõem o tipo de fluxos de trabalho pesados que associamos às grandes operações de broadcast. A diversificada linha de consolas de produção da série 200, por exemplo, tem um modelo que serve seguramente os seus propósitos. Fique aqui a conhecer melhor esta linha de produtos da Studio Technologies, ilustrado por um exemplo recente da aplicação destes e de outros produtos da marca.

A série 200 de consolas de produção da Studio Technologies oferece uma combinação única e poderosa de recursos de áudio analógico e digital para aplicações em desportos, eventos ao vivo, entretenimento ou transmissão em streaming. Estas unidades estão alojadas em caixas de aço, compactas e robustas. São projectadas para uso em mesa. As suas dimensões são mínimas, mas bem proporcionadas, o que as torna instrumentos ideais para uso em locais com restrição de espaço. Oferecem suporte à tecnologia digital Dante®, AoIP (Audio-over-Ethernet,) com compatibilidade AES67, para integração nas modernas redes de distribuição e processamento de sinal. Estas unidades são extremamente simples de implantar, a sua qualidade é totalmente profissional e proporcionam uma experiência de utilizador intuitiva. A qualidade do sinal áudio é excelente, com baixa distorção, baixo ruído e ampla margem de ganho. A concepção muito cuidada dos circuitos e a robustez dos componentes garantem uma operação longa e totalmente fiável.

Os diferentes modelos são desenhados para assegurar a combinação de recursos analógicos ou digitais, como centros de controlo, com operação simplificada mas dispondo da possibilidade de ampla configuração, para servir aplicações específicas. Na linha 200 vai encontrar certamente um modelo adequado às suas exigências, que lhe assegurará uma funcionalidade extraordinariamente flexível, uma qualidade sem compromissos, obedecendo aos padrões mais exigentes actuais, que lhe assegurará, de forma consistente, a máxima rentabilidade do seu investimento.

Num exemplo recente, que recolhemos na Harvard University Athletics, fica bem demonstrada a flexibilidade e o poder da linha de consolas de produção da série 200, em conjunto com outros produtos da Studio Technologies..

Veja aqui os diferentes modelos que constituem esta série 200, compare as suas características e veja por si qual o modelo que melhor responde às suas necessidades. Venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre estes e outros produtos da Studio Technologies.


Intercomunicação e desporto

Os grandes eventos desportivos do presente envolvem grandes equipas, multidisciplinares, cujos membros precisam de estar em constante comunicação. Esta comunicação tem que ser intuitiva, fácil de operar, clara, de qualidade, fiável, sem falhas. Nos grandes palcos do desporto mundial, um sistema de intercomunicação que responda a todas estas exigências passa pelos seus testes mais rigorosos. Por aí se pode avaliar a qualidade de resposta destes sistemas, no caso de situações em que o grau de exigência não seja extremo. Nos principais palcos do desporto mundial, a RiEDEL passa por todos estes testes desde há anos, a ponto de se ter constituído a referência incontornável. É o caso, por exemplo, dos Jogos Olímpicos que decorrem neste momento.

Quando falamos de sistemas de intercomunicação fiáveis, o tamanho único não é, definitivamente, solução possível. Existem diferentes tipos de sistemas de intercomunicação, que devem ser considerados para uso profissional, desde soluções básicas de linha partilhada (partyline) até sistemas matriciais sofisticados.

A RIEDEL, como nesta área de soluções para o broadcast, oferece dois sistemas destinados à intercomunicação. Um baseado no princípio da linha partilhada, como o Performer, que foi concebido para ligar pequenas equipas. Projetos e instalações mais complexas exigem outros sistemas de matriz, como o Artist. Esta plataforma de comunicações escalável, oferece um grau incomparável de flexibilidade, fiabilidade e controlo. O sistema Artist é o mais versátil existente no mercado, fala todos os standards de áudio atuais e é capaz de processar e distribuir qualquer tipo de sinal. Com este sistema de intercomunicação, implementar soluções sem fio, com unidades de rádio ou com o Bolero, é tão fácil como configurar redes de longa distância para produção remota. Uma vez que as infraestruturas do Artist permitem um elevado grau de descentralização e uma colocação flexível de bastidores, podem reduzir consideravelmente os custos de cablagem e configuração de qualquer instalação. As soluções da Artist são soluções à prova de futuro: o sistema é escalonável de 8×8 a 1024×1024 de portas não bloqueadas, permitindo que ele cresça com as exigências de um projeto particular ou a introdução de uma qualquer nova tecnologia.

Este princípio é aplicável a qualquer aplicação profissional. No âmbito do broadcast e, particularmente, no domínio do desporto, os sistemas da RIEDEL revelam-se de uma eficácia, qualidade e precisão inultrapassáveis por qualquer outra solução do mercado. A razão pela qual os maiores acontecimentos desportivos mundiais, aqueles que exigem os padrões mais apertados e 100% de fiabilidade, todos recorrem ao sistemas concebidos pela RIEDEL.

Estamos em pleno período dos Jogos Olímpicos, onde mais uma vez a RIEDEL é parceiro insubstituível. A participação da RIEDEL envolve participação em múltiplos cenários, que habitualmente cobrem áreas como as comunicações locais, a consultoria e projeto, gestão de frequências, cablagem local, bem como o fornecimento de sistemas de rádio convencionais e digitais, de sistemas de intercomunicação de matriz digital, de sistemas de intercomunicação digital partyline, e de sistemas de transmissão de áudio e vídeo, assentes em fibra e sem fio.

A experiência da REDEL, nesta área e com estas funções, inclui participações, directamente ou em associação com os seus parceiros, em eventos como, para além dos já referidos Jogos Olímpicos, os europeus e mundiais de futebol, o circuito da Fórmula 1, Wimbledon ou o circuito Red Bull.

Saiba mais sobre os sistemas de intercomunicação da RIEDEl e venha falar connosco para ficar a saber como esta tecnologia pode ser posta a serviço dos seus projectos.


Entre já no mundo do Áudio sobre IP

O Áudio sobre IP (AoIP) representa actualmente a grande revolução que decorre em todos os domínios da produção áudio profissional. Do broadcast ao live, na televisão, na rádio, nos teatros e outras estruturas, fixas ou móveis de produção de espectáculos, no desporto, em todos os locais, enfim, cuja operacionalidade depende de redes de intercomunicação e distribuição de sinal. É uma transição imparável, que vai conduzir a uma reconversão total das condições de produção e dos fluxos de trabalho, paralelamente a um aumento da flexibilidade e da qualidade, da economia de processos e da rentabilização de infraestruturas. A STUDIO TECHNOLOGIES oferece-lhe uma linha de produtos baseada no protocolo DANTE, que lhe permite entrar, de forma robusta, mas acessível, neste universo. Falamos-lhe aqui num produto que vai constituir o centro nevrálgico da sua nova rede DANTE, o Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine.

Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine

Já por diversas ocasiões lhe falámos aqui sobre a linha de produtos da STUDIO TECHNOLOGIES, assentes na norma Dante de AoIP. Confira aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Queremos chamar-lhe aqui a atenção para um produto desta empresa americana, o Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine, que acaba de ser alvo de uma significativa actualização do software operativo.

O Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine é uma solução de alto desempenho, económica e flexível, para a criação de circuitos de intercomunicação party-line (PL,) usando com produtos compatíveis com o protocolo Dante. O Modelo 5422 constitui uma poderosa ferramenta também numa série de outras aplicações, desde a mistura áudio em geral e em broadcast em particular, IFB, ou como interface. Este modelo foi concebido para ser usado em instalações de broadcast fixas ou móveis, em estúdios de pós-produção, plateaus de cinema, teatros e outros ambientes de trabalho como espectáculos live, em estruturas fixas ou móveis e instalações desportivas. Apenas necessita de corrente e uma ou duas ligações de rede Ethernet. Com isso, o Modelo 5422 proporcionar-lhe-á uma ferramenta extremamente poderosa, aplicável numa grande variedade de cenários e de fluxos de trabalho. O Modelo 5422 está disponível em três versões, de 16, 32 ou 64 canais de entrada e saída. Veja aqui qual se adequa melhor às suas necessidades.

Poderá ver aqui, em detalhe, as características do Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine e aqui um video com mais informação.

O Modelo 5422 Dante Intercom Audio Engine é compatível com toda a linha de produtos da STUDIO TECHNOLOGIES assente no protocolo DANTE, que inclui os belt packs de intercomunicação de 1, 2 e 4 canais e outros que poderá conferir aqui. Existem ainda soluções que lhe permitem integrar o seu equipamento analógico e digital clássico nas redes DANTE. Deste modo pode fazer uma transição suave para o universo do AoIP, preservando o seu investimento anterior, mas preparado para o futuro.

Consulte-nos para mais informações sobre todas estas possibilidades.


Uma história de luta e de desafios

O maior produtor de eventos pay-per-view do mundo, a UFC, transmite a sua programação para mais de 160 países do mundo, alcançando mais de mil milhões de espectadores. As necessidades de produção de uma organização desta natureza são, como é fácil de calcular, de uma dimensão que desafia a imaginação. Respeitar estas necessidades tornou-se um desafio ainda maior com o advento da pandemia. De uma dimensão desafiante é também o novo espaço de produção, o UFC APEX, inaugurado no verão, construído com base numa solução assente na tecnologia IP. A LAWO responde aos desafios, satisfazendo as necessidades de produção deste gigantesco complexo, no domínio do áudio.

Uma das mesas LAWO MC2-56MKIII instaladas no UFC Apex

A UFC foi criada em 1993 como uma organização profissional de artes marciais mistas (MMA), revolucionando a indústria da luta e destacando-se hoje como uma marca global, mas também como uma empresa de produção de conteúdos e o maior  provedor de eventos Pay-Per-View (PPV) do mundo.

O UFC segue uma história e uma tradição ricas de MMA competitivo. Há cerca de 80 anos, uma forma brasileira de MMA conhecida como Vale-Tudo despertou o interesse local por este desporto. A UFC introduziu então o MMA organizado e aprovado nos EUA.

UFC Apex

O objetivo era encontrar o “campeão supremo de luta” (Ultimate Fighting Champion) organizando um torneio de uma noite com os melhores atletas das diversas modalidades de artes marciais, Incluindo karate, jiu-jítsu, boxe, kickboxing, grappling, wrestling, sumô e outros desportos de combate. O vencedor do torneio seria coroado o campeão.

Depois do seu longo percurso, em Agosto de 2016, a UFC foi comprada pela Endeavor, líder mundial na produção de eventos desportivos, de entretenimento e de moda, naquilo que se tornou a maior aquisição financeira da história de uma propriedade desportiva.

Ainda antes do aparecimento da pandemia a UFC tinha perante si um desafio monumental: lançar um novo complexo de produção, de grandes dimensões, baseado na tecnologia IP. Um centro dotado da tecnologia mais avançada para apoiar o novo centro de operações, entretanto construído, o UFC Apex . Um centro capaz de garantir o funcionamento num futuro alargado. Apesar da pandemia, o novo centro está a funcionar garantindo a produção de todos os eventos da UFC Apex BOC. A tarefa foi, pois, conceber e construir um complexo baseado na tecnologia IP, dotado de capacidade 4K, assente na norma SMPTE ST 2110, para servir toda a rede técnica do centro Apex. A pandemia veio trazer uma dimensão extra ao desafio, ao adicionar a necessidade de assegurar produção remota ao caderno de encargos.

LAWO MC2-56MKIII

Os dois centros de produção áudio do UFC Apex, que aqui nos interessa focar, estão equipados com uma mesa LAWO MC2-56MKIII de 64 vias (dotados de capacidade RAVENNA e Dante para I/O no formato AES67). O segundo estúdio está equipado com uma mesa LAWO MC2-36 MKIII de 24 vias. As mesas LAWO foram consideradas as únicas capazes de servir o complexo conceito por detrás da construção do UFC Apex.

Mais detalhes sobre toda esta operação pode ser consultada aqui e aqui. Leia mais sobre as mesas LAWO referidas aqui e aqui. Pode ficar a saber mais ainda sobre as soluções LAWO consultando-nos.