Um laboratório na crista da onda

A masterização é uma das partes mais importantes do processo de produção musical. É uma arte única e desde há 25 anos que o WaveLab da STEINBERG é a escolha número um para profissionais de masterização. O WaveLab é uma solução de masterização completa, com todas as ferramentas necessárias para cobrir qualquer fluxo de trabalho do início ao fim. Com o apoio de uma rede global de engenheiros de masterização que o utilizam, o WaveLab é a chave para dar a cada aspecto da masterização uma dimensão totalmente profissional.

O que oferece, num primeiro e rápido resumo, uma ferramenta como o WaveLab da STEINBERG? Em primeiro lugar, a solução para a masterização e edição de ponta destinada à distribuição digital, em CD, vinil e noutros formatos. Em segundo lugar, a capacidade para a montagem de faixas diferentes para criar um álbum inteiro. Em terceiro lugar, uma unidade de medição de sinal excepcional, FX em tempo real, com processadores offline e ferramentas de restauro. Em quarto lugar, a possibilidade de integração, muito flexível, de hardware externo, para uma ainda maior e personalizada capacidade de processamento.

O WaveLab é muito mais do que a referência da masterização. A sua abordagem modular permite o uso de diferentes partes do seu abrangente conjunto de recursos em todas as áreas da produção de áudio profissional. Quer se trate de edição e processamento espectral precisos, restauro de áudio, análise forense de arquivos de som e muitos outros usos, o WaveLab tem as ferramentas para fazer todo esse trabalho de forma incrivelmente rigorosa e intuitiva.

O WaveLab oferece uma ampla variedade de funções de edição especializadas. É possível a edição destrutiva e não destrutiva, permitindo assim a escolha mais adequada ao seu projecto. A edição espectral de alta resolução, por exemplo, permite direcionar com precisão certas frequências e detectar ruídos indesejados, para removê-los com muito cuidado. O WaveLab possui as ferramentas de análise de áudio mais avançadas, actualmente disponíveis na indústria de som profissional. Uma gama abrangente de medidores de sinal – incluindo nível de pico, erros de volume, fase, espectro e bits – garante uma panorâmica incrivelmente precisa do som com o qual se está a trabalhar. Mas o WaveLab vai muito além do simples mostrar do que está a acontecer, porque permite uma visualização do espectrograma excepcionalmente detalhada, exibição de Wavelet e análise de frequência 3D, incluindo ferramentas de análise global para sondar profundamente os sons. As ferramentas de restauro de áudio de última geração do WaveLab são conhecidas pela sua capacidade de melhorar gravações antigas ou imperfeitas. Inclui o conjunto de plug-ins de restaurao RestoRig, como o DeClicker, DeNoiser, DeBuzzer, DePopper e DeCrackler, para remover uma ampla gama de ruídos e artefatos indesejados.

O WaveLab possui uma área de trabalho inteiramente dedicada ao processamento por batch, o que pode fazer economizar muito tempo aos utilizadores. Com uma vasta gama de efeitos de plug-in e processadores de alta qualidade à escolha, é possível criar com eles muitas colecções de plug-ins diferentes e produzir o rendering de vários arquivos em formatos diferentes de uma só vez. O WaveLab apresenta recursos de edição de metadados muito abrangentes e flexíveis, que podem ser mudados à medida e utilizados independentemente da utilização em concreto, material de origem ou resultado final. Além de toda a gama de códigos de metadados – incluindo ID3 v1 (para formatos MP3) e v2 que estão em conformidade com os padrões do iTunes – podem ser adicionadas letras e imagens aos metadados de cada arquivo. O WaveLab é também uma ferramenta fantástica para designers de som, não apenas pelas suas funções de análise, edição e restauro de áudio, mas também porque as suas avançadas ferramentas de processamento o tornam uma óptima solução para capturar amostras e criar loops, entre muitas outras possibilidades de utilização. O WaveLab permite a gravação estéreo e multipista, tornando-o a ferramenta ideal para uma ampla variedade de situações de gravação, dentro e fora do estúdio. O WaveLab tem a possibilidade de criar ficheiros de áudio interlaçados multicanal, para abrir, editar e guardar em formatos de áudio surround até 22.2 e Ambisonics, com edição mais fácil e opções de seleção detalhadas. É perfeito também para podcasts, uma parte hoje tão importante da transmissão de áudio. Uma das áreas de trabalho do WaveLab é dedicada a gravar, organizar episódios e prepará-los para publicação. Existe uma versão do WaveLab, o Cast, apenas centrada nesta capacidade.

Uma ferramenta excepcional, de que aqui lhe pretendemos dar apenas uma imagem rápida. Se quiser saber mais, veja aqui. Se o seu universo de trabalho se centra nos podcasts e noutras aplicações para redes sociais, existe uma versão especial dedicada o WaveLab Cast. Veja aqui mais sobre este produto. Para saber mais ainda sobre o WaveLab da STEINBERG e para ficar a conhecer mais sobre as suas possibilidades, venha falar connosco.


O melhor de 2023 (2)

Uma das novidades mais importantes que o ano de 2023 nos trouxe foi o Crescendo 8, o pré-amplificador de microfone de oito canais com tecnologia 120V, da SPL. Com ele se alargou a linha Crescendo da prestigiada marca alemã, que incluía já o Crescendo Duo. Uma combinação de precisão com a inovadora tecnologia SPL 120V. A tensão operacional interna de 120 volts permite que os pré-amplificadores de microfone da linha Crescendo abram novos caminhos no domínio do áudio de alta resolução. Daí resultam pré-amplificadores de microfone que soam ricos em detalhe, vivos e com uma resposta totalmente fiel. Uma tecnologia que permite aos microfones que brilhem sob uma luz totalmente nova. Nunca ouviu os seus microfones assim.

Graças à tecnologia SPL 120V, é quase impossível os pré-amplificadores de microfone da linha Crescendo distorcerem. Além da alimentação (48 V) para microfones de condensador, inversão de polaridade e chave PAD, cada canal oferece a possibilidade de ajustar o VUímetro para exibir níveis muito altos. O ganho pode ser ajustado de forma confortável e precisa, por meio de um potenciómetro de alta qualidade. Duas saídas por canal permitem que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes em paralelo. Além do extenso conjunto de recursos e das excelentes características técnicas, os pré-amplificadores Crescendo brilham, sobretudo, pela sua incomparável autenticidade sonora.

Nos pré-amplificadores da linha Crescendo, o ganho do micro é ajustado por um potenciómetro analógico. A pré-amplificação varia de +18 dB a +70 dB. Com a função VU-10, o nível exibido pelo VUímetro pode ser ajustado a -10 dB, uma função muito útil para exibir níveis altos. Alimentação para microfones de condensador, inversão de polaridade e a função PAD, que reduz a sensibilidade de entrada em 20 dB, tornando este pré-amplificador adaptado a sinais de entrada de alto nível. Com a função PAD activada, o também funciona perfeitamente com sinais de entrada de nível de linha. Todos os pré-amplificadores de microfone têm duas saídas paralelas cada. Isso permite que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes em paralelo. Cada saída está disponível como saída de linha XLR. No caso do Crescendo 8, as respectivas segundas saídas estão disponíveis através de uma ligação DB25. Um splitter de sinal externo adicional, para sistemas de backup durante uma sessão de gravação, por exemplo, torna-se assim totalmente desnecessário.

São, pois, duas as versões disponíveis do Crescendo, o Duo e o 8. Dois modelos, do indistorcível.
Graças à tecnologia SPL 120V, é quase impossível, como dissemos, sobrecarregar estes pré-amplificadores de microfone. Fiel no mais pequeno detalhe e capaz de aguentar as cargas mais exigentes. Nunca ouviu nada assim.

Muito mais se pode dizer sobre o Crescendo 8 e Duo. Saiba tudo sobre estes pré-amplificadores e sobre a tecnologia 120V aqui e aqui. Aproveite e dê uma olhadela às outras soluções que a SPL coloca à sua disposição. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre estes produtos.


TouchControl 5: quando 1 mais 1 não é igual a 2

O TouchControl 5 da RTW, é um controlador de monitor, com capacidade de medição do sinal. Dois em um, dir-se-ia. Construído com base num importante legado de fabrico de controladores de monitor, destinados ao broadcast e aos estúdios, e na linha das afamadas unidades de medição de sinal da RTW, o TouchControl 5 assenta em tecnologia AoIP e no protocolo Dante®, tem um ecrã sensível ao toque, de 5”, com um GUI muito intuitivo, tem um tamanho pequeno que preserva espaço de trabalho valioso e muito mais. É aqui, como se prova, que a matemática nos pode trair. Há, portanto, mais, muito mais, por detrás do TouchControl 5.

O TouchControl 5 foi concebido e desenvolveu-se como um dispositivo de rede. Portanto, não precisa de muitas ligações ao mundo exterior. Foi assim que se tornou possível construir um dispositivo com uma pegada muito pequena. A porta de rede não fornece apenas os canais de áudio, 32 entradas e 32 saídas, mas também inclui alimentação. Além disso, existe também uma secção I/O, de topo, de 24 bits/96 kHz.

Na parte frontal do TouchControl 5, o microfone integrado alimenta a medição SPL e também pode ser usado para o talkback. O ecrã de 5”, sensível ao toque, pode ser configurada pelo utilizador, assim como o botão giratório também sensível ao toque.

Experimentado, testado e aprovado por muitos engenheiros de broadcast em todo o mundo, o TouchControl 5 exibe exatamente o mesmo mecanismo de controlo de monitor que pode ser encontrado nos controladores de monitor surround, da linha RTW.

O que fazer com o TouchControl5? É aqui, precisamente, que a matemática tradicional se revela pouco eficaz… A lista de possibilidades é longa, mas podemos, a título de exemplo falar-lhe no Downmix, Source A/B Compare, SPK Select, Calibrated Monitoring (usando o microfone interno ou configuração manual), SPL Readout, Solo, Cut, Swap, Phase, Mono, Dim, Mute e Test Tone Gerador. Com capacidade para até 32 canais Dante® de entrada e saída, o TouchControl 5 pode lidar facilmente com configurações do número de canais, do simples estéreo até 22.2.

Como é sabido, a medição áudio desempenha um papel crucial em qualquer dispositivo RTW. É exactamente o caso do TouchControl 5.

O mecanismo de medição PPM é retirado de modelos TouchMonitor de última geração. Existem diversas maneiras de personalizar o TouchControl 5 em função de cada fluxo de trabalho específico, incluindo escalas, mudar configurações de cores e muito mais. É possível medir vários parâmetros. O valor de True Peak faz parte da história da medição, assim como VU e o British PPM.

Sendo um verdadeiro dispositivo de rede, a configuração do TouchControl 5 é feita através da rede, usando um simples browser normal. É dessa forma que se operam as configurações gerais, se gerem as predefinições, licenças e muito mais.

Mas não se fique pelo que aqui lhe descrevemos. Saiba mais sobre o TouchControl 5 aqui.

Aproveite e deite uma vista de olhos sobre os restantes produtos da linha RTW. Ainda sobre o TouchControl 5, veja este e mais este video sobre o TouchControl 5, já disponível.

E se quiser saber ainda mais ou ouvir com os seus olhos, ou melhor, olhar o som… fale connosco. Ficará a saber, com todo o detalhe necessário, como o TouchControl 5 da RTW o pode servir.


VoiceEx, disponível

O VoicEX da CEDAR AUDIO estabelece um novo padrão na redução de ruído em tempo real. É verdade, parece quase magia. E, no entanto, é tão simples de usar que tanto estreantes como especialistas podem alcançar, com ele, resultados notáveis, ​​com o mínimo de esforço. Onde seria de esperar uma série de vários controladores, apenas encontrará dois botões, um para determinar o volume do fundo e outro para controlar o volume da fala. Reduzindo o primeiro, elimina o ruído e a reverberação excessivos. Reduzindo o segundo, as vozes desaparecem. Aumentando qualquer um deles enfatizará essa parte do sinal. Não demora muito tempo para dominar, mas, no final, os resultados irão mesmo surpreendê-lo. O novo produto foi revelado, há dias, na recente edição da IBC,

A CEDAR AUDIO acaba de anunciar um grande avanço na redução de ruído com base em IA, com a introdução do seu novo voice extractor, o VoicEX. O novo produto incorpora recursos algorítmicos exclusivos que o projectam para além das técnicas tradicionais de redução de ruído baseadas em IA, oferecendo um desempenho excepcional. Tão excepcional que os próprios engenheiros de software da CEDAR AUDIO ficaram espantados com a quantidade de ruído removido e com a qualidade do sinal tratado. Aplicável em tantas e tantas situações de produção e pós-produção áudio profissional, em arquivos, no broadcast, em estúdio, no vídeo ou no cinema. Ouça para crer.

O prestígio da CEDAR AUDIO no domínio do restauro, processamento, masterização e limpeza de sinal áudio é notório e vem de longe. A empresa iniciou a sua actividade há mais de trinta anos, ganhando uma reputação merecida e aumentando constantemente a qualidade e capacidades dos seus produtos. Já aqui no Feedforward mencionámos por diversas a palavra “milagre” a propósito de novos produtos da empresa inglesa. A qualidade dos produtos da CEDAR AUDIO e o notoriedade da marca são comprovados pelos inúmeros galardões que lhe têm sido atribuídos e pela sua presença em centenas de organizações que lidam com áudio profissional, espalhadas por todo o mundo.

Há anos que a CEDAR AUDIO começou a desenvolver algumas das tecnologias que conduziram a este novíssimo VoiceEX. A empresa estava absolutamente certa de que elas ofereceriam uma melhoria notável em relação às técnicas de redução de ruído existentes, mas não sabia até que ponto. Surpresa foi a reacção de todos os que ouviram os resultados do primeiro protótipo do VoicEX, e o subsequente ajuste fino do algoritmo foi direcionado para o fazer alcançar os melhores resultados possíveis na mais ampla faixa de áudio. Os resultados são notáveis, e o consenso é o de que o VoiceEX define um novo padrão para redução de ruído de áudio em tempo real.

O avanço foi possível graças a uma abordagem completamente nova à operação de extração de voz, incorporando os próprios avanços da CEDAR AUDIO no campo de redes neurais profundas para identificar as vozes no sinal e criar dois fluxos de áudio: um contendo apenas as vozes e outro contendo tudo o resto. Essa abordagem torna o VoiceEX muito simples de usar.

Num GUI onde é de esperar vários controlos, o utilizador encontra apenas dois botões: um para determinar o volume do fundo e o outro para controlar o volume da fala. Reduzido um, o ruído desaparece sem afectar o timbre das vozes. Reduzindo o outro, as vozes desaparecem para revelar o fundo. Aumenta-se qualquer um deles para enfatizar cada uma das componentes do sinal. O VoicEX é incrivelmente simples de entender e não leva tempo para dominar e usar, característica, aliás, de outros produtos da CEDAR AUDIO. Mas os resultados são sempre, realmente, surpreendentes.

O novo VoicEX está indicado para o restauro áudio no broadcast em geral, na rádio, em estúdios de som, na televisão, no vídeo e no cinema e é de utilização obrigatória em arquivos sonoros, históricos ou de outra qualquer natureza.

Conheça aqui as características do novo VoicEX e comprove a sua qualidade. Aproveite e veja outras soluções que a CEDAR AUDIO tem para si. Poderá testar o VoiceX, durante 14 dias, sem compromisso. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre o VoicEX e outros produtos da CEDAR AUDIO. A AVANTOOLS é o nome de referência no fornecimento de soluções para a área do restauro de áudio em Portugal.


TouchControl 5, já disponível

O TouchControl 5 é um enorme feito de engenharia. Ponto. Só possível devido à longuíssima experiência da RTW, o fabricante alemão de equipamento para medição e distribuição de sinal áudio. Aspectos centrais em qualquer estúdio moderno, seja qual for a sua área, a medição e distribuição de sinal foram tratados até agora através de equipamentos independentes e limitados. Os dias em que só era necessário lidar com sinal em formato estéreo e mesmo em formatos surround 5.1 ou 7.1, acabaram. A variedade existente hoje de formatos de áudio, a diversidade de plataformas, de modelos de projecção sonora e a configuração dos respectivos sistemas de escuta, determinam outros fluxos de trabalho, que incluem a selecção de fontes especializadas e a utilização de equipamentos de controlo de nível, multicanal e de distribuição, que sirvam as novas necessidades. Como lidar com toda esta diversidade, sem quaisquer concessões, quanto à qualidade, robustez e flexibilidade de operação? Se quer tudo, com o novo TouchControl 5 da RTW terá… tudo. A marca alemã conseguiu produzir um controlador de escuta e de medição de sinal integrado, que entra no domínio da perfeição. É mais um dos seus feitos de engenharia e design. Sempre com os olhos no seu som.

O novo TouchControl 5

O TouchControl 5 é um controlador de escuta, baseado no protocolo AoIP e na norma Dante®, que inclui medição de sinal. Uma máquina muito compacta, elegante, simples, poderosa, perfeita. Um de design e engenharia, do tipo a que a RTW nos habituou. Construído com base num longo legado de design e produção de equipamento de qualidade broadcast.

O TouchControl 5 foi construído como uma unidade de mesa, muito compacta, com um ecrã sensível ao toque, de 5”, configurável pelo utilizador, preservando assim espaço valioso na área de trabalho. Possui capacidade de medição do nível sonoro, de precisão (padrão RTW,) incluindo SPL, medido através do uso do microfone embutido, que serve também para a função talkback.

O novo controlador permite a monitorização sobre redes IP, segundo a norma Dante® Audio e a medição de sinal pela norma RTW com PPM Premium, True Peak e VU.

O TouchControl 5 nasceu e foi criado como um dispositivo de rede. Portanto, não precisa de muitas ligações com o mundo exterior, o que permite obter um dispositivo com uma pegada ambiental muito pequena. A porta de rede não dá acesso apenas aos canais de áudio, 32 de entrada e 32 de saída, mas também inclui energia, e ainda uma secção de I/O de 24 bits/96 kHz.

Testados e aprovados por muitos engenheiros de broadcast em todo o mundo, os mecanismos de controlo de escuta que faziam parte dos anteriores modelos da RTW estão presentes no TouchControl 5. Destaque para, entre outros, o Downmix, Source A/B Compare, SPK Select, Calibrated Monitoring (usando o microfone interno ou através de controlo manual), SPL Readout, Solo, Cut, Swap, Phase, Mono, Dim, Mute e Test Tone Generator. Com capacidade de entrada e saída para até 32 canais Dante®, o TouchControl 5 permite lidar facilmente com configurações que vão do simples estéreo até 22.2. Sendo a medição de sinal um aspecto chave em qualquer dispositivo da RTW, o TouchControl 5 não foge à regra. O mecanismo de medição PPM é equivalente aos medidores TouchMonitor de última geração , com a possibilidade de configuração e personalização de várias formas da experiência de medição, incluindo escalas, esquemas de cores e muito mais. O parâmetro True Peak faz, obviamente, parte dos critérios da medição, assim como o VU e o ‘British PPM’.

Sendo um verdadeiro dispositivo de rede, a configuração do TouchControl 5 é feita através da rede, usando um browser normal, o que permite gerir as configurações gerais, predefinições, licenças e muito mais.

Falando de licenças, existem quatro tipos, Basic, Monitor Control, Multicanal e Premium Metering. Saiba mais sobre as características destas licenças e sobre o TouchControl 5 no geral, aqui. No broadcast, na rádio, em estúdio, no live, na pós produção áudio ou na masterização, a referência é agora o TouchControl 5

Conheça mais sobre o TouchControl 5 aqui e saiba que este novo dispositivo está já disponível para o ajudar.

Esperamos o seu contacto para mais informações este produto.


Com os olhos no som

Embora na produção áudio o ouvido seja, sem dúvida, o derradeiro juiz, há ocasiões em que as modernas práticas exigem a utilização de equipamento de medida fiáveis, que auxiliem as diferentes operações envolvidas. De uma única marca se pode dizer que é a referência incontestada no fabrico de equipamento de medida de áudio em ambiente de produção profissional: a alemã RTW. A variedade de soluções e produtos que oferece, a robustez de construção e facilidade de utilização que garante, fazem da RTW a marca número 1 incontestada do mercado, no domínio da medição de precisão e da distribuição do sinal para a área do áudio profissional. Vale a pena revisitar a marca, a sua história e o seu catálogo.

No áudio profissional, seja qual for o ambiente em que se esteja a trabalhar, o ouvido manda. Mas, neste capítulo, há situações em que o uso de equipamento auxiliar é mandatório. Seja porque poderão existir pormenores no sinal que escapam ao ouvido mais atento seja porque este, por si só, não garante um resultado consistente de caso para caso, seja porque é, por vezes, necessário que esse sinal esteja conforme a uma qualquer nova regra que é necessário aplicar, situação em que apenas o recurso a equipamento de medida rigoroso nos pode garantir o cumprimento de qualquer norma ou padrão que seja necessário aplicar. No caso da imagem estes aspectos de controlo do sinal faz-se através de um vectorscópio. No caso do áudio profissional, é através de uma solução RTW, o “vectorscópio” para o áudio.

Entra em cena a RTW

A RTW nasce em 1965, como empresa de prestação de serviços e o seu primeiro produto, um medidor de pico analógico, nasce em 1971. Nos anos sucessivos surge o primeiro modelo instalável em rack e, pouco depois, o primeiro modelo autónomo, de secretária. Em 1986 é lançado o primeiro modelo digital. Vários equipamentos de controlo vão entretanto sendo lançados simultaneamente e em 1991 surge um novo marco importante: o primeiro medidor de loudness. Seguem-se os primeiros medidores e analisadores de sinal áudio da série 10800, uma imagem clássica em tantos estúdios de som, de televisão, de cinema, no live ou em inúmeras outras aplicações, por todo o universo da produção profissional. A partir de 2010 surgem os primeiros modelos do TouchMonitor, de que vos falámos aqui, em 2014 os plugins, de que vos falámos aqui, em 2015 o novo controlo de Loudness e a partir de 2019, a RTW junta-se às marcas que incorporam as novas normas para AoIP, com novos modelos, que incluem esta opção. Já nos tempos actuais surge o TouchControl 5, uma verdadeira revolução de que já aqui vos falámos no Feedforward. Este novo modelo junta a medição à monitorização e distribuição de sinal, pensando nos formatos multicanal agora disponíveis.

A qualidade reconhecida

A prova da qualidade de excepção dos produtos da RTW reside, não só, nas qualidades incontestáveis dos modelos autónomos disponibilizados pela companhia alemã, mas também no facto de que alguns deles são incorporados como soluções de base em equipamentos para áudio profissional de outras marcas. Nomes como a nossa representada LAWO, mas igulamente a Studer, a Calrec, a SSL ou Stagetec incluem soluções de medição de sinal da RTW. Uma lista das empresas de broadcast, utlizadora de soluções RTW é a lista do who’s who neste universo e inclui, entre muitos, muitos outros, os nomes da BBC, CBC, NHK, WDR, Fox News, Globo, SKY, CNN, ESPN, TF1, AlJazeera, NBC, Discovery, Disney Channel, NPR, ARTE ou a nossa RTP. A lista é, naturalmente, demasiado longa para a referirmos aqui na íntegra. A RTW figura também na lista de equipamentos de vários notáveis profissionais. Para só citar uma outra referência incontornável, a mesa de masterização, especialmente construída para o Gateway Mastering, o estúdio de masterização do lendário Bob Ludwig, lá está um TM9 da RTW.

No broadcast, as soluções RTW são usadas para produção e uplink de TV ao vivo, estúdios de TV, edição de vídeo e pós-produção. São compatíveis com as especificações de transmissão mais recentes e criam resultados fiáveis ​​e previsíveis. Para estúdios de música, masterização, instalações de produção live, também se verifica a utilização maciça de produtos RTW. Obedecendo a especificações actualizadas, verificamos que o uso de equipamento da marca alemã se estendeu também à Google TV, Meta, YouTube, à Netflix, ao iTunes e outras plataformas e redes. As soluções RTW garantem sempre a fiabilidade e previsibilidade de resultados que fazem distinguir a marca.

Pode saber mais sobre as características técnicas das soluções de medição TouchMonitor, bem como o novíssimo Touchcontrol 5, os plugins e toda restante linha de produtos da RTW veja aqui.

Se quiser saber mais ainda ou assistir a uma demonstração, contacte-nos. Em Portugal, a Avantools é a especialista em soluções para medição e distribuição de sinal. E há uma solução RTW para si.

A diferença entre artes e belas artes

A SONOX destaca-se há muito pela excelência dos seus produtos. E não pára de inovar. O VOCA é disso exemplo. Seja na fase de captação, de mistura ou de masterização, todos sabemos que na produção musical, a voz é a verdadeira estrela da música. E neste domínio, o da área da voz, tudo o que seja aperfeiçoar a produção vocal é, de facto, uma arte especial em continuada procura de excelência. Com este novo VOCA da SONNOX vemos a estrela a brilhar e a arte a transformar-se, com efeito, numa bela arte.

Procurar conciliar vários plug-ins, decifrar modos de controlo complexos e trabalhar dentro dos limites de predefinições sem contexto, pode sobrecarregar ou bloquear o processo criativo, fazendo baixar a qualidade dos trabalhos que incluem produção vocal, e impedindo-a de atingir o brilho necessário. O VOCA da SONNOX é a solução para ultrapassar estes constrangimentos.

O VOCA da SONNOX é a solução definitiva para processamento de voz, com qualidade profissional e rapidez.

O que o VOCA faz é eliminar a necessidade de vários plug-ins de compressão. Assim se eleva o fluxo de trabalho a um nível totalmente novo, de forma simples e eficiente. O VOCA permite dizer adeus às complexidades de analisar limites, proporções, constantes de tempo, redução de ganho de entrada e do ganho pós compressão. Com um interface único e intuitivo, o VOCA preserva as escolhas artísticas individuais e liberta a criatividade do espartilho de predefinições, sem contexto e de práticas recomendadas desactualizadas. Com o VOCA, é possível obter rapidamente resultados profissionais no tratamento da voz, que combinam perfeitamente com a mistura, e captam a atenção do ouvinte. O VOCA conduz a uma transformação do fluxo de trabalho que leva, por sua vez, a uma experiência auditiva inesquecível.

Na base de funcionamento do VOCA está a combinação de quatro funções. A função Compression, a compressão flexível e precisa, a função Saturation, que confere à voz uma riqueza, densa e complexa característica, a função Soften, uma forma inteligente de reduzir a aspereza e a sibilância para uma mistura perfeita e, finalmente, a função Auto-Input Level, que confere um equilíbrio vocal sem esforço, sem a demorada automação pré-FX ou dos ajustes de ganho, com o volume de entrada automático, que permite manter um volume constante em frases e secções, reproduzindo a precisão de uma mistura feita por mãos experientes. Muito mais do que apenas uma enorme economia de tempo, o que já não seria pouco, é a perfeição e o equilíbrio totais que o VOCA proporciona. E a forma desconcertante de o alcançar, através de um interface gráfico muito intuitivo e atractivo, chega para nos deixar estupefactos. Os resultados, esses, falam por si.

Saiba mais sobre o VOCA da SONNOX aqui. Fale connosco para saber mais ainda sobre o VOCA.


Millennia, a lenda

O nome MILLENNIA fala por si. Ou melhor, soa por si. Talvez possa parecer óbvio, mas é bom, de vez em quando, lembrá-lo. A MILLENNIA está no mercado há 33 anos. A empresa produz equipamentos de áudio profissional de topo, presentes nos mais importantes estúdios, centros de produção e pós-produção, da música, da rádio, da televisão, de centros de investigação, de ensino, arquivos históricos e em palcos de todo o mundo. E é pelos circuitos, precisos e cristalinos, dos equipamentos produzidos pela marca americana, que passa o som dos maiores sucessos da música, de áudio dos maiores blockbusters e de grandes e pequenos centros de produção de áudio profissional, em geral. É por aí que passa, em primeira mão, o trabalho produzido pelos profissionais e instituições mais exigentes, que lidam com o universo do áudio. São os equipamentos de áudio profissional da MILLENNIA que definem o padrão de qualidade que qualquer marca aspiraria produzir e a que qualquer profissional de som, seguramente, aspira ter acesso. É um ponto que não tem, verdadeiramente, discussão.

A LENDA

Vale a pena recordar, a quem conhece, e revelar, a quem não conhece ainda, o que é a MILLENNIA.

A história da MILLENNIA começa numa produtora de música clássica, que, em 1990, gravava principalmente orquestras sinfónicas, conjuntos e solistas da região da Califórnia. O modelo original HV-3 foi projectado especificamente para gravação acústica crítica, i.e., que mantivesse toda a pureza acústica e o realismo dinâmico originais, sem levar em conta o custo de fabricação. A notícia de um modelo de pré-amplificador revolucionário, totalmente transparente e único, espalhou-se, e muitos engenheiros de gravação de todo o mundo começaram a pedir à MILLENNIA que construísse um HV-3 para eles.

Isso foi, pois, há 33 anos. Desde aqueles primeiros tempos, a MILLENNIA tornou-se assim um dos principais fornecedores de equipamentos de gravação de ultra-alto desempenho e o pré-amplificador de microfone externo mais usado do mundo, para gravação crítica de som, seja música (orquestras sinfónicas, bandas sonoras de filme, investigação acústica, etc.) ou qualquer situação onde a pureza do sinal é o factor único a ter em conta.

A filosofia de design da MILLENNIA nunca variou: continuar a aplicar as práticas mais rigorosas ao design e fabricação de equipamento para áudio. Se um circuito MILLENNIA (pré-amplificador, EQ, dinâmica, etc.) não for o instrumento mais preciso, neutro e dinamicamente estável de seu tipo, os engenheiros da empresa continuarão a trabalhar até que o seja. O êxito não nasce do nada. Provém deste rigor, sem compromisso.

Num mundo, aparentemente, dominado pelo conceito de pré-amplificadores que “imprimem” um determinado “carácter” ao som, a MILLENNIA é conhecida por não imprimir carácter sonoro. Qual a razão então para que tantos profissionais, dos mais qualificados, experientes e exigentes do mundo, escolham MILLENNIA?

A HISTÓRIA DO HV-3

O primeiro pré-amplificador construído, o HV-3, foi fruto de um trabalho levado a cabo ao longo de anos, enquanto o seu criador, John La Grou, gravava orquestras sinfónicas no norte da Califórnia. Música clássica – ou melhor, toda música, dita “acústica,” captada em condições de máxima exigência – requer captação e reprodução precisas, transparentes e dinamicamente estáveis. O microfone e o pré-amplificador, às vezes operando com mais de 60dB de ganho, podem injectar grandes quantidades de “coloração” no sinal de áudio. Portanto, os engenheiros de som que trabalham nesta área da acústica crítica, selecionam microfones e pré-amplificadores que imprimem a menor quantidade de auto-coloração (distorção) ao sinal. O HV-3 tem a faixa dinâmica mais alta de qualquer pré-amplificador feito hoje e foi projectado ao longo de anos de testes de audição, para garantir a captura de microfone mais neutra e dinamicamente mais correcta.

Os pré-amplificadores MILLENNIA passaram, desta forma, a estar presentes em estúdios de música, de rádio e de televisão, nas salas de concerto, em centros de investigação, em universidades, em arquivos históricos de som, no vivo, nos laboratórios de investigação e como ferramenta de referência nas maiores fábricas de microfones do mundo. Mais estúdios de música, produtores e engenheiros de som e mais longas-metragens de Hollywood apoiam-se nos pré-amplificadores MILLENNIA do que em qualquer outro. São mais de 50.000 canais em acção em estúdios, salas de espectáculo, captação remota, espectáculos ao vivo, estúdios de ADR e palcos Foley, dos mais exigentes de todo o mundo. Se os pré-amplificadores MILLENNIA são claros e cristalinos e não adicionam nada ao sinal original, perguntar-se-á, então qual é a razão de toda esta popularidade? É que, se é certo que estes pré-amplificadores não adicionam nada ao sinal original, também, e isto é particularmente importante, não lhe retiram nada. Um pré-amplificador não é um “efeito”…

OS PRODUTOS

Na lista de produtos disponibilizada pela MILLENNIA, o destaque vai, naturalmente, para os seus pré-amplificadores da linha HV. De dois, quatro, oito ou dezasseis canais, portáteis ou fixos, com ou sem ligação DANTE, com ou sem opção MADI. Mas não podemos deixar de destacar também os processadores de sinal analógicos, equalizadores paramétricos, compressores-limitadores e outros, que poderá descobrir mais adiante.

PRECISÃO

Tal como uma lente fotográfica de alto de gama, que adiciona aberração e distorção de cor mínimas, mesmo nos limites extremos e não adiciona imagens fantasma, astigmatismo ou reflexos, um bom pré-amplificador mantém um timbre neutro, mesmo em faixas dinâmicas extremas (tanto ultra-baixo como ultra-alto) e não apresenta distorções, transientes detectáveis ​​ou resposta indesejável a aumentos súbitos da intensidade do sinal. E estas são as características presentes em toda a linha de modelos oferecidos pela MILLENNIA. A formidável quantidade de galardões ganhos pela empresa, instituídos pelas mais prestigiadas e representativas instituições da indústria está aí para o atestar.

Se quiser saber mais sobre a MILLENNIA e os seus produtos veja aqui. Para informações adicionais e demonstrações, contacte-nos.


VoicEX, o novo Voice Extractor da CEDAR AUDIO

A CEDAR AUDIO acaba de anunciar um grande avanço na redução de ruído com base em IA, com a introdução do seu novo voice extractor, o VoicEX. Este produto incorpora recursos algorítmicos exclusivos que o levam para além das técnicas tradicionais de redução de ruído baseadas em IA e oferece um desempenho excepcional. Tão excepcional que os próprios engenheiros de software da CEDAR AUDIO ficaram espantados com a quantidade de ruído removido e com a qualidade do sinal tratado. Aplicável em tantas e tantas situações de produção e pós-produção áudio profissional, em arquivos, no broadcast, em estúdio, no vídeo ou no cinema. Ouça para crer.

O prestígio da CEDAR AUDIO no domínio do restauro, processamento, masterização e limpeza de sinal áudio é notório e vem de longe. A empresa iniciou a sua actividade há mais de trinta anos, ganhando uma reputação merecida e aumentando constantemente a qualidade e capacidades dos seus produtos. Já aqui no Feedforward mencionámos por diversas a palavra “milagre” a propósito de novos produtos da empresa inglesa. A qualidade dos produtos da CEDAR AUDIO e o notoriedade da marca são comprovados pelos inúmeros galardões que lhe têm sido atribuídos e pela sua presença em centenas de organizações que lidam com áudio profissional, espalhadas por todo o mundo.

Há anos que a CEDAR AUDIO começou a desenvolver algumas das tecnologias que conduziram a este novíssimo VoiceEX. A empresa estava certa de que elas ofereceriam uma melhoria notável em relação às técnicas de redução de ruído existentes, mas não sabia até que ponto. Surpresa foi a reacção de todos os que ouviram os resultados do primeiro protótipo do VoicEX, e o subsequente ajuste fino do algoritmo foi direcionado para o fazer alcançar os melhores resultados possíveis na mais ampla faixa de áudio. Os resultados são notáveis, e o consenso é de que o VoiceEX define um novo padrão para redução de ruído de áudio em tempo real.

O avanço foi possível graças a uma abordagem completamente nova à operação de extração de voz, incorporando os próprios avanços da CEDAR AUDIO no campo de redes neurais profundas para identificar as vozes no sinal e criar dois fluxos de áudio: um contendo apenas as vozes e outro contendo tudo o resto. Essa abordagem torna o VoiceEX muito simples de usar.

Num GUI onde é de esperar vários controlos, o utilizador encontra apenas dois botões: um para determinar o volume do fundo e o outro para controlar o volume da fala. Reduzido um, o ruído desaparece sem afectar o timbre das vozes. Reduzindo o outro, as vozes desaparecem para revelar o fundo. Aumenta-se qualquer um deles para enfatizar cada uma das componentes do sinal. É incrivelmente simples de entender e não leva tempo para o dominar e usar, característica, aliás, de outros produtos da CEDAR AUDIO, mas os resultados são realmente surpreendentes.

O novo VoicEX está indicado para o restauro áudio no broadcast em geral, na rádio em particular, em estúdios de som, na televisão, no vídeo, no cinema e é de aplicação imprescindível em arquivos sonoros, históricos ou de outra qualquer natureza.

Comprove aqui a qualidade e conheça as características do novo VoicEX. Aproveite e veja outras soluções que a CEDAR AUDIO tem para si. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre o VoicEX e outros produtos da CEDAR AUDIO. A AVANTOOLS é o nome de referência no fornecimento de soluções para a área do restauro de áudio em Portugal.


S4, mistura de topo para estúdios pequenos

Uma mesa compacta para profissionais preocupados com o orçamento e espaço disponível em instalações mais pequenas, ideal para produção e pós-produção de música, para produção AV e ensino. A S4 da AVID aumenta a eficácia da operação de mistura, permitindo os mesmos fluxos de trabalho de outras mesas mais caras e volumosas. Uma unidade semimodular, mais simplificada que a sua prima, a galardoada S6, fornece controlo inteligente e a um nível muito profundo da DAW. Na criação músical, na projecção de som, na mistura de áudio imersivo ou no ensino da produção e operação de áudio, a S4 da AVID é a ferramenta perfeita para qualquer projecto.

Um conjunto de capacidades único que vai do controlo profundo da DAW à intergração total com o sistema Dolby Atmos, passando pela sua ergonomia superior e a facilidade operacional, são algumas das características da S4 da AVID, que oferece a mesma potência massiva de recursos de monitorização e fluxos de trabalho da S6 numa superfície de controlo mais compacta projectada para espaços e orçamentos mais reduzidos.

Na produção e pós-produção áudio a S4 proporciona fluxos de trabalho robustos, na mistura de áudio imersivo, design de som e ADR. A S4 oferece a versatilidade necessária em qualquer projecto, desde filmes, TV e média OTT, passando por jingles e jogos.

Na música a S4 oferece recursos criativos para utilizar em projectos de música em formato estéreo e/ou Dolby Atmos. A S4 é perfeita para estúdios de gravação mais pequenos, pós-mistura de música/áudio independentes, salas mais pequenas e suítes de masterização em estúdios de música de maiores dimensões.

Na sala de aula a S4 oferece uma solução acessível para a formação de alunos de áudio, ao permitir a demonstração de fluxos de trabalho de pós-produção de música e áudio, conhecimentos necessários para uma carreira de sucesso na indústria de média e entretenimento. Factor importante, a S4 pode ser personalizada para se adaptar a qualquer tipo de currículo.

A S4 é totalmente configurável à medida das necessidades. Pode ser configurada para acelerar a operação de mistura, para dar um poderoso feedback visual da operação de mistura. Funciona com qualquer software desde o Pro Tools Ultimate, Nuendo, Pyramix, Logic Pro, Cubase, até outras aplicações. Especialmente importante é a capacidade de integrar fluxos de trabalho de mistura Dolby Atmos, de forma prática e eficiente, quando combinados com o Pro Tools Ultimate, fornecendo ampla integração para um controlo mais rápido do projecto. Além disso, o seu tamanho compacto permite equipar salas de menores dimensões para áudio imersivo. O design compacto e semimodular da S4, permite configurar até 24 faders – mais três opções de módulo que oferecem joysticks duplos, controlos PEC/Direct ou botões adicionais – para atender necessidades de fluxos de trabalho específicos sem dominar o espaço do estúdio. Com a S4 é possível controlar facilmente fontes e níveis de talkback, listenback e altifalante a partir da superfície, para lidar com todo o género de situações, desde misturas de sinalização simples para gravação de música, até à monitorização de projectos de áudio imersivo. A S4 assenta no protocolo EUCON, que permite uma integração e controlo da DAW a um nível muito profundo, e uma operação mais rápida e intuitiva com uma superfície ergonómica que age e comporta-se como uma extensão física do software, independentemente do software DAW usado. Com a versão mais recente do EUCON, é possível abrir e fechar o Pro Tools Folder Tracks directamente da superfície, acelerando bastante a navegação da sessão. A configuração básica é extremamente simples. É possível começar a trabalhar rapidamente com o módulo Channel Strip totalmente integrado e uma estrutura pré-montada de 3, 4 ou 5 módulos, simplificando a configuração. Tendo em conta as suas características, a S4 é, enfim, a mesa ideal para qualquer situação em que a questão do espaço disponível é crucial, sem comprometer a operacionalidade e a qualidade.

Saiba mais sobre a S4 aqui. Veja aqui um video com as características principais da S4. Se quiser ficar a saber mais ainda sobre este modelo, venha já falar connosco

.