RIEDEL STAGE SYSTEMS: uma solução completa para salas de espectáculo

As mais prestigiadas salas e grandes centros de espectáculo do mundo, incluindo Portugal, usam soluções RIEDEL para a sua intercomunicação. Soluções completas, os RIEDEL STAGE SYSTEMS, são capazes de resolver todos os problemas de intercomunicação, por mais complexos e difíceis que se afigurem os espaços onde é necessários implementá-los. Com estes sistemas, o utilizador acede a um universo que se distingue pelo design inovador, a sua qualidade única, fiabilidade e flexibilidade totais e escalabilidade. A marca da RIEDEL.

Os RIEDEL STAGE SYSTEMS, para salas de espectáculo, seja qual for a sua dimensão, não têm rival. São os mais premiados, valorizados e fiáveis do mercado.

Ao entrar no mundo das operações para salas de espectáculo com os RIEDEL STAGE SYSTEMS está a entrar num universo que lhe assegura a versatilidade e fiabilidade que a linha de produtos de intercomunicação da RIEDEL lhe proporciona. Do Bolero aos SmartPanels, do Artist, ao Mediornet, passando pela RefBox. Ao escolher os RIEDEL STAGE SYSTEMS vai descobrir como cada componente se integra perfeitamente com os ambientes de qualquer sala de espectáculo e como estes capacitam as equipas de produção e os responsáveis de cena, quando se trata de facilitar chamadas em grupo, comunicações entre regies e até mesmo controlar dispositivos externos, como câmaras PTZ, por exemplo, de modo integrado.

O SmartPanel é a chave de controlo de todo este sistema. A partir daqui é possível falar via intercomunicadores, controlar o sinal dos MediorNet, disparar os vários conteúdos, desactivar os sinais GPIO e depois disso fazer chamadas de grupo ou entre regies. É ainda possível controlar equipamento NIMOS extra como câmaras PTZ.

O valor acrescentado deste sistema reside no facto de que tudo provém de uma única fonte e que qualquer função individual é compatível com qualquer outra e, sobretudo, fiável.

Veja tudo o que a RIEDEL lhe oferece para solucionar os seus problemas de broadcast, live, etc.. E fale connosco para ficar a saber mais ainda ou para que o possamos guiar na procura da solução RIEDEL perfeita para as suas necessidades. A AVANTOOLS é especialista em intercomunicação em Portugal.


m!ka, a função faz a forma

A série m!ka da YELLOWTEC distingue-se e distingue. Concebida para suportar todo o tipo de equipamento em estúdios de rádio, televisão e noutras situações, a linha m!ka equipa centenas de estúdios por todo o mundo. Também em Portugal, os principais broadcasters, e não só, utilizam este sistema. Porquê a escolha? É simples: a linha m!ka cumpre uma função e fá-lo com excelência, elegância e eficácia totais. A função faz a forma, com efeito, mas, no caso da YELLOWTEC, fá-lo com um brilhantismo extra. Incomparável.

Não se trata de meros pés de microfone. A linha m!ka da YELLOWTEC vai para além daqueles suportes de microfone articulados, frágeis, inestéticos e ineficazes. Concebidos com duas preocupações em mente, robustez e versatilidade, o sistema de montagem de microfones e monitores m!ka, permite projectar uma configuração de estúdio individual da maneira mais flexível. Os diferentes módulos que compõem a linha m!ka oferecem componentes robustos, capazes de integrar microfones, monitores e outro equipamento. É grande a escolha entre as inúmeras opções para organizar o equipamento e montar uma combinação individual de elementos onde e como quiser.

Para videochamadas, streaming e rádio visual, a linha m!ka foi ampliada com novos módulos. Especialmente para aplicações de vídeo, são oferecidos três novos componentes que combinam perfeitamente com todos os outros elementos m!ka. Se a sua operação de broadcast inclui conteúdo de vídeo, confira o m!ka CamStud, o m!ka CamArm e o m!ka Mic Arm TV.

O que este sistema lhe oferece é a capacidade de cumprir a função básica, que é a de suportar microfones e outro equipamento tradicional usado em estúdios de broadcast e outros, fazê-lo bem e permitir uma valiosíssima economia de espaço. Mas faz tudo isto adicionando-lhe um promenor valiosíssimo: o seu incrível e único design. O acabamento metálico anodizado do m!ka é uma característica que não escapa ao olhar mais desatento. Existe também a opção pelo acabamento em preto. Claro ou escuro, o m!ka mantém a área de trabalho limpa com elegância, ocultando a maioria dos cabos e reduzindo o número de montagens. O m!ka é um sistema adequado a este momento em que rádio e televisão se fundem, graças à internet. Seja ouvido, mas seja também visto, com estilo.

A linha m!ka permite começar do zero, ou seja, o utilizador cria a sua própria combinação de módulos ou recorrer a conjuntos m!ka pré-definidos para responder às situações mais comuns. São doze as composições diferentes sendo, opcionalmente, possível atualizá-los sempre com mais elementos m!ka, de acordo com as necessidades.

Veja aqui alguns dos utilizadores mais conhecidos no nosso país.

Saiba tudo sobre a linha m!ka aqui. Se desejar apoio na sua escolha, por favor, contacte-nos.


Entrar no mundo de DANTE

A nova era do AVoIP (Audio e video sob protocolo internet) está aí para ficar. As vantagens são de tal maneira significativas para a produção profissional audio-visual, que não há como escapar-lhe. Os novos equipamentos, construídos com base nesta protocolo, oferecem possibilidades que não deixa margem para dúvidas. Novos e poderosos fluxos de trabalho, maior economia de espaço, maior rentabilidade e qualidade acrescida. A pergunta, no entanto, pode ser legitimamente colocada: o que fazer de todo o equipamento existente, analógico e digital, em que as unidades de produção investiram, que muitas vezes, está ainda longe de ter sido completamente rentabilizado? Não há que ter receio: a SONIFEX está aí com a solução. Entre no mundo do AVoIP, preserve e continue a desfrutar dos seus fluxos de trabalho, mas não descure o futuro.

A SONIFEX é um empresa inglesa de referência, que fabrica equipamentos de transmissão de áudio para os sectores de rádio, TV, segurança e telecomunicações. Está em actividade desde 1969 e estabeleceu, desde então, uma posição reconhecida na indústria de radiodifusão. Inovação é uma palavra chave da cultura da empresa, que combina ideias inovadoras ​​e voltadas para o exterior com práticas de design sólidas e eficientes. Apesar do seu sólido passado, a SONIFEX espera consolidar a sua posição nas indústrias de radiodifusão e segurança, expandindo os seus esforços de investigação e desenvolvimento, a fim de oferecer novos equipamentos cujo design reflita a qualidade e fiabilidade que são esperadas pelos seus clientes.

Neste contexto, a empresa, tendo em conta e apesar da revolução tecnológica que se opera neste momento no sector, percebeu que há que assegurar uma transição suave para esta nova era. Investimentos importantes foram feitos pelos operadores em tecnologia analógica e digital, que muitas vezes não chegaram ao fim do seu ciclo de utilização. Entretanto, novos equipamentos, baseados no protocolo AVoIP estão sendo desenvolvidos, que oferecem novas possibilidades de trabalho, tão notórias, que é impossível ignorar. O que fazer do equipamento que ainda está ao serviço e como conciliar as novas possibilidades com o equipamento existente?

A SONIFEX tem a resposta. A sua linha AVN-DIO de interfaces de áudio Audiophile-Dante® é uma solução simples, acessível e segura para garantir esta transição. Esses interfaces de áudio plug and play, de funcionamento muito simples proprocionam um método conveniente e elegante de ligar equipamentos de áudio analógicos e digitais tradicionais a uma rede de áudio Dante AoIP.

Qual é a diferença entre essas unidades e outras? A qualidade do áudio. Os interfaces AVN-DIO usam circuitos A/D e D/A que proporcionam um desempenho analógico 10 vezes melhor que produtos concorrentes similares, oferecendo de faixa dinâmica >120dB. A linha oferece modelos para todas as necessidades. Poderá saber mais sobre todos eles aqui. Os modelos AVN-DIO14 – Dante to XLR analogue stereo input & output, AVN-DIO15 – 4 analogue XLR inputs to Dante e AVN-DIO16 – Dante to 4 analogue XLR outputs, voltam agora a estar disponíveis. Cada um destes modelos dispõe de uma ligação Neutrik etherCON para ligação directa a uma rede Dante AoIP.

Conheça melhor todo o catálogo da SONIFEX. Fale connosco para saber que soluções SONIFEX melhor se adequam às suas necessidades.


Teatro Real de Madrid escolhe RIEDEL

O Teatro Real de Madrid é uma antiga instituição de dimensão internacional. Um sistema de intercomunicação Bolero da RIEDEL equipa agora esta prestigiada sala. A infraestrutura instalada permite melhorar e flexibilizar fluxos de trabalho, aumenta a fiabilidade da comunicação e responde de forma exemplar, num espaço de matriz clássica, que, por norma, introduz enormes dificuldades quando se trata de garantir, com sucesso, este tipo de função. O sistema Bolero equipa as mais importantes salas de espectáculo do mundo, incluindo Portugal. Não é por acaso. Com uma infraestrutura Bolero, os utilizadores sabem que podem contar com um equipamento que assegura, sem quaisquer transigências, a satisfação plena das suas necessidades de intercomunicação.

A origem da actual localização do Teatro Real remonta a 1738, no reinado de Filipe V, quando foi inaugurado o Real Teatro de los Caños del Peral com a encenação da ópera Demetrio, composta por Johann Adolph Hasse a partir do libreto de Pietro Metastásio. Em 1818, sob o reinado de Fernando VII, as obras de construção do Teatro Real começaram com o lançamento da primeira pedra em 23 de abril desse ano, depois da Ordem Real que ditou a remodelação da Praça de Oriente e a construção de um teatro de ópera. A partir de 19 de novembro de 1850, sob o reinado de Isabel II e durante os 75 anos seguintes, o Real tornou-se um dos principais teatros europeus. Depois de várias transformações, o Teatro Real passou a constituir a casa de ópera nacional de referência em Espanha, a primeira instituição das artes performativas e musicais, e recuperou o prestígio internacional que, historicamente, tinha, sendo reconhecido em 2021 como o MELHOR TEATRO DE ÓPERA INTERNACIONAL pelo prestigiado International Opera Awards. Saiba mais sobre o Teatro Real de Madrid.

É esta distinta e importante instituição que agora vem proceder a uma remodelação profunda da sua área de intercomunicação. A principal instituição espanhola de artes cénicas e musicais, actualizou o seu sistema de comunicação sem fios com uma infraestrutura de intercomunicação Bolero da RIEDEL. Tendo sido inicialmente actualizado para o Bolero, em 2020, devido aos seus recursos avançados, o Teatro Real possui agora 43 unidades de cinto, nove antenas e quatro interfaces NSA, que se integram perfeitamente nos sistemas existentes. O Bolero garante, assim, a cobertura do palco, dos corredores e de dois salões principais – Gayarre e Salón de Baile – que são utilizados para diversos eventos, permitindo uma comunicação clara e fiável para todo o pessoal técnico, onde quer que trabalhe. É de salientar que o Bolero é, comprovadamente, o sistema que melhor garante um sistema de intercomunicação fiável e da mais alta qualidade em edifícios desta natureza.

“A qualidade de áudio incomparável, a capacidade de configuração rápida e a cobertura abrangente do Bolero nos nossos diversos espaços simplificaram muito os nossos fluxos de trabalho”, disse Fernando Valiente, Director do Departamento Audiovisual do Teatro Real. “A nossa equipa sentiu-se rapidamente confortável com o uso das unidades de cinto Bolero, e o sistema geral tornou-se um activo indispensável. Fornecendo a funcionalidade robusta e a fiabilidade que precisamos para garantir produções e eventos impecáveis.”

Ao implementar e ampliar o seu sistema de intercomunicação sem fios Bolero, a fundação que gere o Teatro Real garantiu comunicações ininterruptas e melhorou os fluxos de trabalho em toda a casa de ópera. A flexibilidade das funções das unidades de cinto Bolero melhorou a eficiência geral das equipas técnicas. Com as seis teclas do Bolero atribuídas a todos os grupos, os membros podem comunicar entre si com o simples premir de um botão. Em cenários de emergência, o Bolero é a solução fiável, com uma unidade de cinto reservada para uso em caso de falha na comunicação com fio.

“A experiência do Teatro Real com o Bolero mostra o poder transformador da tecnologia de intercomunicação sem fio de última geração”, afirmou Maribel Román, responsável regional de vendas da RIEDEL. “Ao investir no Bolero para melhorar e ampliar as comunicações em toda a casa de ópera, o Teatro Real melhorou significativamente as suas operações globais. Estamos orgulhosos de ser um fornecedor de soluções de confiança para esta prestigiada instituição de artes performativas.”

Saiba mais sobre o Bolero e os restantes sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Para mais informações, e para conhecer exemplos de sucesso de implementação destes sistemas em Portugal, contacte-nos. A AVANTOOLS é a empresa de referência em intercomunicação em Portugal.


Escolha o melhor

A 360 Systems habituou-nos, desde 1972, a produzir ferramentas extremamente inovadoras para o mercado do áudio e vídeo profissional, que se tornaram referências incontornáveis. O ano passado a empresa americana lançou, entre outros, dois produtos, para os quais lhe queremos voltar a chamar novamente aqui a atenção. Estes produtos podem ajudá-lo nas suas tarefas de produção e facilitar tremendamente os seus fluxos de trabalho. Saiba então do muito que são capazes os novos Instant Replay3 e Digicart 5. E escolha bem.

Um pouco de história

A 360 Systems foi fundada em 1972. Os largos anos de actividade mantidos numa indústria tão competitiva, são a prova, não só, de uma enorme resiliência da empresa, como da sua capacidade de se adaptar a um ecossistema que sofre regularmente profundas mudanças de paradigma tecnológico. Uma enorme experiência e um respeito total pelos princípios que nortearam a empresa desde o início: um foco absoluto nas novas tecnologias para as indústrias do broadcast, entretenimento e pro-AV e o desejo de fornecer produtos de alto valor que tenham capacidades, significativamente, maiores e custos muito mais baixos.

Na linha actual de produtos do catálogo da 360 Systems queremos destacar-lhe dois, que decerto irão merecer a sua atenção. Falamos-lhe do Instant Replay3, e do novíssimo DigiCart5.

Instant Replay3

Sobre o Instant Replay3, tivemos já ocasião de o detalhar aqui e aqui no Feedforward. Trata-se de um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade, destinado a teatros, estações de rádio, salas de concerto, arenas, grandes estádios e outros recintos desportivos, entre muitas outras possíveis aplicações. Um aparelho, robusto, totalmente fiável, extremamente simples de operar, com qualidade broadcast, operável nas condições mais adversas. Saiba mais.

Digicart 5

O novíssimo Digicart 5 é o sistema de áudio mais avançado da 360 Systems, que continua uma história de 30 anos. COntinua a ser a primeira escolha para spots de áudio em broadcast. Com os novos recursos, o DigiCart 5 é a mais potente ferramenta para áudio integrado, susceptível de ser usado em rádio e televisão, em carros de exteriores, em aplicações audiovisuais ou eventos ao vivo de todo o tipo. Saiba mais.

Os equipamentos da 360 Systems podem ser descritos de forma simples. Qualidade de som broadcast, operação totalmente intuitiva, robustez sem compromissos, fiabilidade total. Agora cabe-lhe a si escolher o modelo que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça mais sobre estes e outros produtos da 360 Systems aqui. Consulte-nos para mais informações.


Rumar ao futuro, sem prescindir do passado

Há uma revolução em curso no domínio da produção audio-visual. O protocolo IP permite hoje que os equipamentos falem uns com os outros, estando assim criadas condições para que surjam novos e mais poderosos fluxos de trabalho. A oferta de novos equipamentos, com novas possibilidades de operação e novas características obedece ao referido protocolo. A pergunta, no entanto, mantém-se para quem quer acompanhar esta inevitável mudança, como é o caso de estruturas que não foram montadas de raiz com base nesse protocolo: o que fazer com todo o equipamento herdado do passado, que traduz investimentos avultados, muitas vezes longe ainda de terem sido rentabilizados? A SONIFEX propõe-lhe a solução, através de interfaces simples, que permitem a comunicação entre o equipamento tradicional e o novo. Bem-vindo à série AVN.

Os novos interfaces da série AVN da SONIFEX convertem entradas e saídas analógicas balanceadas ou AES3 para Dante AoIP. Para I/O analógicos, 4 e 8 canais bidirecionais, obtêm-se 16 canais de entradas e 16 de saída. Nestes produtos analógicos, o nível de alinhamento global pode ser definido para entradas e saídas. Para AES3 existe uma interface bidirecional de 8 canais estéreo. Todos os modelos analógicos e AES3 podem ser encomendados com portas Dante redundantes simples ou duplas. Simples de configurar e operar, essas soluções económicas de montagem em rack oferecem uma solução fácil em qualquer área de actividade profissional no campo dos AV.

Estes interfaces de áudio plug and play simples oferecem um método prático e elegante de ligar equipamentos de áudio analógicos e digitais tradicionais a uma rede de áudio Dante AoIP.

Qual é a diferença entre essas unidades e outras? A resposta é simples: a qualidade do áudio. A SONIFEX usa circuitos A/D e D/A que apresentam um desempenho analógico 10 vezes superior ao do produtos concorrentes similares, proporcionando uma banda dinâmica >120dB .

Nas séries Multi-Channel Dante® e AVN-DIO Audiophile Dante® vai encontrar soluções para todos os seus problemas de conversão para e de redes Dante AoIP. É a solução para entrar neste novo mundo sem pôr em causa o seu investimento passado.

Saiba mais sobre estes produtos aqui e consulte-nos para mais informação.


Novas ferramentas digitais para áudio

A partir da junção da experiência concreta em produção áudio, com as mãos verdadeiramente na massa, e de competências técnicas do mais elevado gabarito, a SONIBLE reuniu um grupo único de profissionais que cria novas ferramentas digitais para áudio profissional. Do mais inovador e tecnologicamente avançado que podemos encontramos hoje nesta área. Uma dinâmica e experiente equipa, responsável pela criação de novas ferramentas áudio, de hardware e software, fiáveis, eficientes e verdadeiramente inovadoras, destinadas a simplificar os seus fluxos de trabalho. Em pouco tempo, a austríaca SONIBLE tornou-se uma marca de referência, cujos produtos conquistam um mercado cada vez mais exigente e atento.

Engenheiros de som, de FOH e produtores musicais, especialistas em IA, programadores de software, DJs e músicos, a equipa da SONIBLE é uma mistura eclética de peritos altamente qualificados e de criativos muito experientes e activos nas suas áreas. Uma vasta tarimba na área do áudio e o foco orientado para o utilizador são colocados ao serviço do desenvolvimento de plug-ins de áudio assistidos por IA, no projecto e implementação de sistemas de áudio 3D e na construção de hardware de áudio, altamente especializado. O som, enfim, em todas as dimensões, em toda a sua complexidade e abrangência.

A SONIBLE distingue-se pelo seu compromisso, que se expressa na transformação de novos recursos tecnológicos em ferramentas para produção áudio que se caracterizam pela sua incrível qualidade, uso intuitivo e recursos que melhoram os fluxos de trabalho. Mas, para além da fortíssima componente tecnológica, os produtos da SONIBLE são ferramentas concebidas para inspirar o seu utilizador e promover a sua criatividade.

UMA AMPLA GAMA DE PRODUTOS

Os produtos desenvolvidos pela SONIBLE estão divididos em duas grandes categorias: software e hardware.

Na primeira categoria, o destaque vai para os plugins como o reverbs, compressores, diversas propostas de equalizaçãoetc.. Merecedores da sua atenção são os plugins da série smart: o smart:comp 2, o smart:EQ 3, o smart:reverb, o smart:EQ live e o EQ+ series. Pode adquiri-los individualmente em em conjuntos, agrupados por função. Estão ainda disponíveis as séries pure, true, proximity e entropy.

No domínio do hardware, destaque para a série ml, com diversos interfaces e conversores, autónomos ou instaláveis em rack, os amplificadores d24 e d16 e o revolucionário sistema IKO, de que falaremos aqui mais detalhadamente em post futuro.

A SONIBLE está definitivamente no topo do conjunto de empresas dedicadas ao desenvolvimento de novas ferramentas baseadas nas tecnologias digitais de ponta, aplicadas ao áudio.

Saiba mais sobre a SONIBLE e venha falar connosco para tomar contacto com estes novos produtos e saber mais ainda sobre a sua utilização e disponibilidade.


Tudo em grande!

Tudo no BIG é em grande. Uma poderosa ferramenta desenvolvida pela SPL, na tradição de outros importantes produtos criados pela prestigiada marca alemã. A função do BIG é simples: ampliar a imagem estéreo de uma maneira nova, abrindo novas vias criativas para moldar o som. Fundamental para qualquer estúdio moderno, na perspectiva dos actuais padrões de escuta. Com uma operação extraordinariamente intuitiva, com apenas três botões de controlo, o inovador BIG vem acrescentar mais qualidade e diversificação à linha de produtos da SPL, nomeadamente à sua série 500. E a confirmar e a sublinhar o carácter distinto e o poder do BIG, este produto acaba de ganhar o prestigiadíssimo NAMM TEC Award 2024.

O BIG é uma criação da SPL Audio, uma ferramenta para moldar a imagem estéreo na perfeição, uma expansão dos produtos da série 500 com um módulo de slot dupla para processamento do palco estéreo. Trata-se de um produto único, que redefine o conceito de estereofonia.

O BiG amplia a imagem estéreo de uma maneira totalmente inovadora e abre portas a novas formas criativas de modelagem de som. Intuitivo, simples de operar, com apenas três controladores.

O controlo Range, seleciona a faixa de frequência que deve ser processada. O controlo Stage, move, dentro dessa faixa de frequência, o palco estéreo para trás ou para frente. O enorme controlo BIGNESS ajusta a intensidade do processamento. Outro destaque digno de nota é a função BASS, que muitos utilizadores conhecerão do Compressor SPL IRON Mastering, um absoluto clássico em todo o mundo, presente nos estúdios de masterização de referência. Este reforço de graves é criado por um filtro passivo, que é implementado num circuito semelhante à função AirBass do IRON.

Todos os componentes do BIG são instalados em placas de circuito que usam a tecnologia Through-hole, para que os componentes que oferecem a melhor qualidade sonora possam ser usados. A marca alemã assegura, ela própria, a produção do BIG.

O BIG constitui, em resumo, uma ferramenta de uma imensa utilidade, de uma altíssima qualidade, muito simples e intuitivo de operar, um equipamento que acrescenta um potencial criativo sem precedentes ao moderno estúdio de som.

A série 500 inclui ainda, recordemo-lo, já agora, para além do BIG, o módulo de auscutadores HPm, o Dual Band deEsser DeS, e o Transient Designer TDx. Uma linha de práticas ferramentas, indispensáveis no moderno estúdio de som.

O prémio NAMM TEC Awards2004 na categoria de Signal Processing Hardware assenta-lhe que nem uma (BIG!) luva.

Saiba mais sobre o BIG aqui, aproveite e fique a conhecer outros produtos da SPL. Para mais informações, contacte-nos.


Um laboratório na crista da onda

A masterização é uma das partes mais importantes do processo de produção musical. É uma arte única e desde há 25 anos que o WaveLab da STEINBERG é a escolha número um para profissionais de masterização. O WaveLab é uma solução de masterização completa, com todas as ferramentas necessárias para cobrir qualquer fluxo de trabalho do início ao fim. Com o apoio de uma rede global de engenheiros de masterização que o utilizam, o WaveLab é a chave para dar a cada aspecto da masterização uma dimensão totalmente profissional.

O que oferece, num primeiro e rápido resumo, uma ferramenta como o WaveLab da STEINBERG? Em primeiro lugar, a solução para a masterização e edição de ponta destinada à distribuição digital, em CD, vinil e noutros formatos. Em segundo lugar, a capacidade para a montagem de faixas diferentes para criar um álbum inteiro. Em terceiro lugar, uma unidade de medição de sinal excepcional, FX em tempo real, com processadores offline e ferramentas de restauro. Em quarto lugar, a possibilidade de integração, muito flexível, de hardware externo, para uma ainda maior e personalizada capacidade de processamento.

O WaveLab é muito mais do que a referência da masterização. A sua abordagem modular permite o uso de diferentes partes do seu abrangente conjunto de recursos em todas as áreas da produção de áudio profissional. Quer se trate de edição e processamento espectral precisos, restauro de áudio, análise forense de arquivos de som e muitos outros usos, o WaveLab tem as ferramentas para fazer todo esse trabalho de forma incrivelmente rigorosa e intuitiva.

O WaveLab oferece uma ampla variedade de funções de edição especializadas. É possível a edição destrutiva e não destrutiva, permitindo assim a escolha mais adequada ao seu projecto. A edição espectral de alta resolução, por exemplo, permite direcionar com precisão certas frequências e detectar ruídos indesejados, para removê-los com muito cuidado. O WaveLab possui as ferramentas de análise de áudio mais avançadas, actualmente disponíveis na indústria de som profissional. Uma gama abrangente de medidores de sinal – incluindo nível de pico, erros de volume, fase, espectro e bits – garante uma panorâmica incrivelmente precisa do som com o qual se está a trabalhar. Mas o WaveLab vai muito além do simples mostrar do que está a acontecer, porque permite uma visualização do espectrograma excepcionalmente detalhada, exibição de Wavelet e análise de frequência 3D, incluindo ferramentas de análise global para sondar profundamente os sons. As ferramentas de restauro de áudio de última geração do WaveLab são conhecidas pela sua capacidade de melhorar gravações antigas ou imperfeitas. Inclui o conjunto de plug-ins de restaurao RestoRig, como o DeClicker, DeNoiser, DeBuzzer, DePopper e DeCrackler, para remover uma ampla gama de ruídos e artefatos indesejados.

O WaveLab possui uma área de trabalho inteiramente dedicada ao processamento por batch, o que pode fazer economizar muito tempo aos utilizadores. Com uma vasta gama de efeitos de plug-in e processadores de alta qualidade à escolha, é possível criar com eles muitas colecções de plug-ins diferentes e produzir o rendering de vários arquivos em formatos diferentes de uma só vez. O WaveLab apresenta recursos de edição de metadados muito abrangentes e flexíveis, que podem ser mudados à medida e utilizados independentemente da utilização em concreto, material de origem ou resultado final. Além de toda a gama de códigos de metadados – incluindo ID3 v1 (para formatos MP3) e v2 que estão em conformidade com os padrões do iTunes – podem ser adicionadas letras e imagens aos metadados de cada arquivo. O WaveLab é também uma ferramenta fantástica para designers de som, não apenas pelas suas funções de análise, edição e restauro de áudio, mas também porque as suas avançadas ferramentas de processamento o tornam uma óptima solução para capturar amostras e criar loops, entre muitas outras possibilidades de utilização. O WaveLab permite a gravação estéreo e multipista, tornando-o a ferramenta ideal para uma ampla variedade de situações de gravação, dentro e fora do estúdio. O WaveLab tem a possibilidade de criar ficheiros de áudio interlaçados multicanal, para abrir, editar e guardar em formatos de áudio surround até 22.2 e Ambisonics, com edição mais fácil e opções de seleção detalhadas. É perfeito também para podcasts, uma parte hoje tão importante da transmissão de áudio. Uma das áreas de trabalho do WaveLab é dedicada a gravar, organizar episódios e prepará-los para publicação. Existe uma versão do WaveLab, o Cast, apenas centrada nesta capacidade.

Uma ferramenta excepcional, de que aqui lhe pretendemos dar apenas uma imagem rápida. Se quiser saber mais, veja aqui. Se o seu universo de trabalho se centra nos podcasts e noutras aplicações para redes sociais, existe uma versão especial dedicada o WaveLab Cast. Veja aqui mais sobre este produto. Para saber mais ainda sobre o WaveLab da STEINBERG e para ficar a conhecer mais sobre as suas possibilidades, venha falar connosco.


O melhor de 2023 (5)

Concluímos esta revista do que de melhor as nossas representadas produziram em 2023 com a nova crystal, da LAWO. A mesa ideal para aplicações em unidades de produção de dimensões mais reduzidas. Desde o estúdio pessoal, ao carro de exteriores mais sofisticado, com a nova crystal, a tecnologia diamond está à sua disposição. A superior qualidade de som, robustez e flexibilidade de operação que este produto da LAWO nos garante, posiciona a crystal como a solução perfeita para situações em que o espaço, a portabilidade, a dimensão dos fluxos de trabalho, a complementaridade com outros equipamentos e o orçamento sejam considerações a ter em conta, individualmente ou em conjunto. A nova crystal coloca a tecnologia LAWO, todo o seu saber, experiência, a qualidade do design e o tremendo potencial dos seus produtos, ao seu dispôr, de uma forma mais acessível do que nunca. A nova crystal é uma mesa compacta e moderna no seu conceito. Para si. Não é uma promessa, é uma realidade.

Para atingir os mais altos níveis de produtividade, as nossas ferramentas de trabalho devem funcionar como extensões de nós próprios. Com dois modos distintos de operação – Power Core e Controller – a nova crystal é a companheira perfeita para uma variedade de aplicações: estúdios de broadcast, rádio e televisão, de pequeno e médio porte; estúdios regionais; suítes de notícias e comentário; estúdios de som; controlo MCR e carros de exteriores; estúdios de gravação de podcasts; produção remota; sites de backup e de recuperação de desastres; controlo e integração de DAWs, bem como na uniformização de fluxos de trabalho.

Baseada na afamada filosofia da diamond, a operação da crystal revela-se instantaneamente familiar e directa, proporcionando aos utilizadores uma poderosa ferramenta de trabalho, altamente intuitiva. A nova crystal proporciona uma sinergia perfeita da operação física e virtual, com controlos inteligentes e sensíveis ao contexto em que estão naturalmente disponíveis. A nova crystal proporciona o poder da diamond num pacote mais compacto e económico e aproveita a insuperável experiência em tecnologia áudio e melhoria de fluxos de trabalho de alta qualidade que os produtos LAWO proporcionam.

A nova crystal integra tecnologia nativa IP e está disponível em acabamento claro e escuro. Ambas as versões oferecem uma variedade de tons e matizes de utilização que permitem personalizar a mesa de acordo com as necessidades. Extensões virtuais opcionais fornecem informações imediatas para cada função. Faders motorizados sensíveis ao toque e teclas LED coloridas funcionam em conjunto, com ecrãs de super resolução, coloridos.

A nova crystal está disponível com 6, 8 ou 14 vias, tem ecrãs “context-sensitive” a cor, e faders touch-sensitive. Funciona em dois modos: Power Core e Controller. Tem módulos opcionais de controlo com ecrã sensível ao toque de extensão virtual. O motor Power Core oferece várias opções de licenças. que proporcionam um sistema sofisticado de gestão de utilização e de direitos. A nova crystal é, claro, compatível em modo nativo com os protocolos RAVENNA/AES67 e ST2110-30. Foi desenhada para dar resposta a produções que requeiram um ritmo de trabalho rápido. Proporciona um conjunto de pistas visuais para ajudar a operação. A crystal emprega algoritmos inteligentes que aceleram os fluxos de trabalho de qualquer tipo de produção e liga-se ao motor de mistura Power Core em modo nativo, via Ethernet.

Tudo isto num conjunto muito compacto, coerente, que é um imenso prazer operar. Veja aqui um video sobre a crystal.

Saiba tudo sobre a nova crystal aqui. Se quiser ficar a saber mais ainda ou para outros esclarecimentos sobre a nova crystal e qualquer dos outros produtos da LAWO, venha , por favor, falar connosco.