LE COUVENT DES JACOBINS opta por solução de intercomunicação RIEDEL

Uma solução RIEDEL foi a escolhida para assegurar a intercomunicação no novíssimo Centro de Congressos LE COUVENT DES JACOBINS, em França. Trata-se de uma solução à prova de futuro, baseada na recente norma AoIP SMPTE 2110-30 (AES67), que assenta numa robusta tecnologia sem fios. LE COUVENT DES JACOBINS é, contudo, apenas o último exemplo de uma já longa lista de organizações e espaços que optam pela solidez e fiabilidade da solução RIEDEL.

Auditório principal Le Couvent des Jacobins

LE COUVENT DES JACOBINS é um novíssimo centro de congressos localizado em Rennes, França. Implantado num antigo convento, o novo centro de congressos foi criado em 2018 para responder à necessidade de criação de um moderno centro de congressos do século XXI, dotado de todas as facilidades e respondendo a todas as exigências dos novos tempos, num ambiente carregado de tradição e charme do século XIV.

Dotado de várias salas (um grande auditório de 1000 lugares, dois outros de 500 e 400, espaços para exposições e 25 salas com diversos formatos e capacidades), LE COUVENT DES JACOBINS coloca problemas inusitados de intercomunicação. Problemas que tiveram de ser solucionados com recurso a tecnologia moderna, que dá resposta à extrema complexidade das exigências presentes, sem descurar, contudo, o futuro. É neste contexto que surge a RIEDEL

régie do grande auditório

A solução adoptada compreende o sistema Artist digital matrix intercom, o Performer digital partyline, o sistema Bolero de intercomunicação sem fios, e os SmartPanels da RIEDEL. Juntos, oferecem um sistema de intercomunicação que junta as vantagens de uma comunicação cristalina à flexibilidade de um sistema baseado numa rede IP. É este sistema que assegura a intercomunicação através do enorme espaço de LE COUVENT DES JACOBINS, resolvendo os problemas que ocorrem num espaço que se caratcteriza por uma arquitecttura complexa.

A solução encontrada para LE COUVENT DES JACOBINS segue outras adoptadas noutros espaços com exigências semelhantes, noutros pontos do mundo, de que já aqui falámos. É o caso do Centro de Congressos de Adelaide, na Austrália ou do Teatro Nacional do Japão, por exemplo. É o caso também, em Portugal, do CCB. E é o caso de broadcasters de todo o mundo, como a BBC ou a CBC, ou de grandes eventos como a F1 ou a Redbull. Todos eles dependem da tecnologia RIEDEL de intercomunicação.

Saiba mais sobre o sistema RIEDEL para LE COUVENT DES JACOBINS. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre as soluções que a RIEDEL tem para si.


A nova série IB2S da PMC

PMC sempre foi a marca de referência no que toca a monitores de estúdio. A empresa lançou há pouco a nova série IB2S, um marco na sua já histórica linha de monitores. A nova linha promete mais potência, mais detalhe e maior flexibilidade. Mas se procura monitores profissionais de referência com qualidade de topo, a PMC tem ainda mais para oferecer.

A nova geração da prodigiosa linha IB2S, de monitores activos da PMC dirige-se aos utilizadores profissionais, que trabalham tanto no formato estéreo como no surround e necessitam de monitores de topo de gama real, com entradas analógicas e digitais, para aplicações de referência ou masterização.

Os modelos IB2S-AII e IB2S XBD-AII vêm acompanhados de um par de amplificadores de potência, 3U em rack, por canal. Cada um contém amplificação de última geração, Class D, controlada por DSP, capaz de gerar até 2025 W, no caso do IB2S-AII, e 3225 W para a versão IB2S XBD-AII. Este aumento de potência faz baixar o valor da distorsão e vem dotar os monitores de uma maior definição dos graves e de um aumento do headroom.

Os novos sistemas contêm os mesmos drivers, fabricados manualmente – um pistão em fibra de carbono Nomex de 10′, um mid dome de 75mm e um dome de 34mm. Em todos os casos, os novos modelos são dotados da tecnologia ATL™ (Advanced Transmission Line) que garante resposta dos graves linear a todos os níveis.

Os novos sistemas vêm equipados de fábrica com filtros HF e LF, ajustáveis pelo utilizador, um controlador do nível de entrada ±8dB e uma entrada digital AES3. A senssibilidade da entrada analógica pode ser ajustada de +4dB a +16dB, acessível via RJ45.

Mas não deixe de verificar os outros modelos da PMC. Se o que pretende é o mais alto nível de performance, certamente que haverá na linha profissionao de monitores da PMC um modelo que serve as suas necessidades.

Leia aqui tudo sobre a nova linha da PMC. Consulte aqui toda a linha profissional de modelos activos e passivos oferecidos pela marca. Veja aqui alguns videos sobre a linha profissional de monitores da PMC.

Visite-nos e saiba mais ainda sobre a PMC e os seus produtos.


DNS 2, a história de um milagre

Equiparar a tecnologia DNS (Dialog Noise Supressor) da CEDAR AUDIO a um milagre pode parecer um exagero. Na verdade, a comparação peca por defeito. Esta é a tecnologia por detrás dos modelos DNS 2 e do DNS 8. Usar este equipamento para controlar o seu sinal áudio em ambientes acusticamente desfavoráveis, mantendo a integridade do sinal e suprimindo os elementos que estão a comprometer essa integridade, não é brincar aos milagres. É testemunhá-los.

Falando em termos práticos, a tecnologia DNS permite a eliminação do ruído de tráfego, do ar condicionado ou de equipamentos de construção, do vento, da chuva e, em geral, do ruído de fundo dos ambientes onde decorrem as suas captações áudio. Seja numa reportagem jornalística, numa cena de um filme, na captação de um som para um efeito especial, num estúdio ou ao ar livre, live ou em pós-processamento, o DNS (nas suas versões de 2 e 8 canais) permitem-lhe obter um sinal limpo e manter a integridade da sua qualidade. Esta tecnologia permite-lhe ainda compensar condições acústicas desfavoráveis ou má colocação de um microfone e até permitem suprimir um excesso de reverberação.

O DNS 2, em particular, foi concebido pela CEDAR AUDIO como um equipamento portátil e a extrema facilidade de operação foi o objectivo em mente. Basta carregar na função learn, que identifica e ajusta a operação às condições de ruído de fundo existentes, controlar a quantidade de supressão de ruído pretendida e o milagre opera-se!

Utilizável em situações de gravação ao vivo ou em estúdio, broadcast, rádio ou televisão, teatros ou salas de concerto, salas de conferência ou locais de culto, em tempo real ou em pós-produção, o DNS 2 é um canivete suiço quando estamos a falar de captar o melhor sinal sonoro para a sua produção.

Apesar da sua reduzida dimensão, o DNS 2 oferece entradas analógicas de linha e de microfone (estas com a opção de alimentação 48V), uma entrada AES3/AES11 e saídas analógicas e digitais. A alimentação de 12V significa que o DNS 2 pode ser usado no meio do campo ou no estúdio, com a mesma simplicidade.

A lista de clientes e de prémios que a CEDAR AUDIO ao longo dos anos atesta bem a qualidade deste e de outros dos seus produtos.

Aceda aqui a alguns videos e demosntrações do DNS 2 e saiba aqui mais sobre este e outros produtos da CEDAR AUDIO. Para saber mais ainda ou para testar o DNS 2 contacte-nos.


A dupla de sucesso

O mundo está em mudança e os meios para fazer chegar a informação sobre essa mudança ao mundo também estão a mudar. As redes digitais conquistam espaço na circulação da informação e na comunicação. Com base nelas, o transporte de sinal e a intercomunicação são operações que podem ser feitas hoje sem os atropelos e as dificuldades de antigamente. São operações globais, baseadas exactamente nos mesmo meios, seja do estúdio para a régie ou de continente para continente. A RIEDEL tem as soluções.

A dinamarquesa Fjord Film esco;heu uma solução RIEDEL

Seja num estúdio ou num estádio, numa sala de concertos ou num grande navio de cruzeiro, entre um teatro e um carro de exteriores ou do paddock para o cockpit de um carro de Fórmula 1, complexas redes de mídia são hoje indispensáveis para lidar com as complexidades do transporte de sinal de video, áudio e dados em tempo real. Ao mesmo tempo, a infraestrutura que permite este transporte é a mesma que vai servir de base à intercomunicação entre todos os que intervêm na geração e processamento desses sinais e dados. Tudo isto tem que obedecer aos mais altos padrões de qualidade e ser fiável. Não pode estar abaixo dos standards da indústria e não pode falhar. O broadcast, por exemplo, assentou durante muito tempo em complicadas, frágeis e pouco flexíveis redes analógicas. À medida que os padrões se elevaram e que a comunicação entrou verdadeiramente na era da globaização, essas redes mostraram-se limitadas e revelaram-se incapazes de lidar com as novas exigências dos tempos.

A RIEDEL trabalha desde há 30 anos na concepção e produção de equipamento que serve esta nova era. Todos este anos dão-lhe a base que a elevou à posição de vanguarda que ocupa hoje neste campo.

A solução MEDIORNET oferecida pela RIEDEL para transporte de sinal, combina processamento e conversão, numa rede redundante a operar em tempo real. Em vez de um router central, a rede baseia-se num conjunto de módulos de rede descentralizados e nodos inteligentes. A inteligência do sistema assim distribuído permite a utilização de entradas e saídas físicas, consoante as necessidades. Isto aumenta a flexibilidade de qualquer instalação e reduz significativamente a cablagem e o tempo de montagem.

A ARTIST, por sua vez, é a solução oferecida pela RIEDEL de rede digital de intercomunicação, escalável, que proporciona comunicação fiável e distribuição de sinal áudio para aplicação em qualquer instalação de áudio ou intercomunicação.

Juntas, a ARTIST e a MEDIORNET constituem a solução mais poderosa para qualquer tipo de necessidade de transporte de sinal e de intercomunicação, no mais exigente dos ambientes. A RIEDEL exibe, neste domínio um invejável currículo. Desde a Fórmula 1, ao navio Anthem of the Seas, da BBC aos Jogos Olímpicos. Do grande projecto à escala planetária, à pequena sala de concertos ou ao pequeno estúdio de televisão.

Veja aqui a recente aplicação de uma solução MEDIORNET-ARTIST para a produtora dinamarquesa FJORD FILMS.

Saiba mais sobre a RIEDEL e as suas soluções aqui.

Venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre a RIEDEL e sobre as soluções temos para si.


RTW distinguida na NAB

A “falar” DANTE, os novos modelos TM7 e TM9 da RTW, foram distinguidos na NAB como produto do ano.

O novo TM9 da RTW

A RTW distingue-se por fornecer ao sector áudio profissional, da televisão, do video, da rádio estúdios, os melhores monitores de sinal áudio de sempre. São uma referência respeitada em todo o mundo.

Os novos TM7 e TM9 constituem a proposta mais recente do fabricante alemão. Ecrãs tácteis de última geração, até 32 canais de áudio monitorizáveis e, acima de tudo, os novos modelos são baseados no protocolo DANTE, incluindo um modo AES67. O que significa que, para além da sua excepcional qualidade como equipamento de medida de precisão, os novos modelos estão preparados para a revolução tecnológica que se opera na área do broadcast e da produção áudio neste momento. O futuro é o AoIP e AoE e a tecnologia RTW está preparada para esse futuro.

Os novos modelos permitem monitorizar até 32 canais de áudio simultaneamente a 98 kHz, ter uma visão instantânea do estado da rede, suportam ligação redundante da rede para uma ainda maior, alargada e constante fiabilidade, fácil routing dos canais, sincronização instantânea e quase zero latência.

Foram todos estes predicados que conduziram ao prémio da NAB.

Saiba mais sobre os novos modelos RTW aqui. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre estes e outros produtos RTW.


CBC/Radio-Canada escolhe RIEDEL

A Maison de la Radio é um grande e inovador projecto da CBC Radio Canada. Trata-se de um novo centro de broadcast e média que tem sede em Montreal, no Canadá. O objectivo da sua construção foi o de criar um núcleo integrado, tecnologicamente avançado e único, moderno, multiplatforma, assente totalmente em tecnologia digital de ponta para servir os novos desígnios da comunicação. A RIEDEL fornece e implementa toda a infraestrutura de intercomunicação.

EDC Architectural photography by ovatio.ca

A nova Maison de la Radio vai consttitui, quando for inaugurada em 2020, um gigantesco pólo agregador das comunidades artística e digital. Os criadores e programadores que vão trabalhar na Maison de Radio-Canada irão desfrutar de um ambiente dinâmico, estimulante, gerador de inovação e espírito de equipa. Todos irão poder aproveitar os novos espaços, claros, modernos e versáteis, apropriados ao broadcasting moderno suportado por uma estrutura de última geração digital e multiplataforma.

É neste contexto que surge a intervenção da RIEDEL. É num sistema baseado nos modelos ARTIST e BOLERO que vai assentar a infraestrutura de intercomunicação da nova Maison de la Radio. O sistema fornecido, que estará totalmente instalado antes do final do ano, é um dos maiores desta natureza fornecidos pela RIEDEL para a América do Norte. A CBC-Radio Canada será, neste caso e em particular, um dos primeiros clientes a receber o novo modeloo ARTIST 1024.

Artist 1024

A entrada em funcionamento do novo sistema culminará um intenso período de colaboração entre a CBC-Radio Canada e a RIEDEL para testes, afinações e correcções, que se seguiu ao período de concurso.

Saiba mais sobre a Maison de la Radio da CBC-Radio Canada e veja aqui um video sobe este novo o projecto. Saiba mais sobre esta operação da RIEDEL e os produtos fornecidos.

Venha falar connosco para saber mais sobre as soluções RIEDEL.


Radio Aalsmeer com solução LAWO

A holandesa Radio Aalsmeer escolheu uma solução LAWO para a renovação e alargamento dos seus estúdios de produção. Qualidade, design, integração na rede do estúdio e valor do investimento foram factores de decisão. A pequena rádio local está agora pronta para todos os desafios.

A Radio Aalsmeer é uma pequena estação de rádio local holandesa, com sede na cidade de Alsmeer. O foco desta estação está nas notícias e acontecimentos de natureza cultural, social ou desportiva que ocorrem na sua zona de cobertura, bem como na música. Os conteúdos originais produzidos localmente, destinados a um público muito alargado, preenchem uma percentagem significativa da sua programação.

A estação passou recentemente por um processo de renovação e alargamento dos seus estúdios. A LAWO teve aqui um papel central. A solução escolhida forma agora a espinha dorsal dos estúdios.

No que respeita à mesa de mistura, qualidade e design foram os factores que levaram à escolha do modelo CRYSTAL. Este modelo apresenta, segundo os responsáveis da estação, a melhor relação preço-qualidade e integra-se totalmente na rede da estação.

Destaque para a solução LAWO proposta para o software da rede, que gere de forma integrada o sistema de playout e da rede de computadores do estúdio. Aqui a escolha recaiu no RƎLAY VSC Virtual Sound Card. Este sistema proporciona 8 cartões de som virtuais para cada computador. Isto permite a integração e partilha de áudio entre as workstations PC e a rede RAVENNA / AES67 do estúdio e a implementação de novos fluxos de trabalho baseados nos novos protocolos da indústria.

Saiba mais sobre este novo sistema da Radio Aalsmeer aqui. Saiba mais sobre as mesas para rádio da LAWO aqui, e aqui sobre a rádio virtual.

Venha falar connosco para saber que outras soluções LAWO o podem servir e que outros produtos temos para a sua rádio.

Pro Tools 2019

O standard da indústria traz ainda mais poder aos seus utilizadores. O Pro Tools 2019 vem recheado de novas funções e solidifica a sua posição como a ferramenta de eleição para os profissionias do áudio de todo o mundo. E há mais, muito mais.

O novo Pro Tools 2019 está aí

O novo Pro Tools, na sua versão 2019, traz-nos ainda mais capacidades, a juntar ao seu vasto arsenal que o fez ser eleito como a DAW mais procurada por todos profissionais de áudio e a ferramenta de referência da indústria.

Se existisse uma só palavra para resumir o poder do Pro Tools 2019, essa palavra seria mais. Mais vozes, mais pistas MIDI, mais velocidade, mais flexibilidade de operação, mais possibilidades de colaboração usando a DAW. Mesmo entre continentes. São apenas mais algumas das novas funcionalidades do Pro Tools 2019.

Quer se trate do seu projecto musical pessoal ou da produção cinematográfica mais complexa, o Pro Tools 2019 é e será a sua ferramenta áudio de eleição. Agora está ainda mais poderoso e flexível.

Veja o que se diz da nova versão do seu Pro Tools aqui, aqui e aqui. Veja aqui e aqui análises do Pro Tools 2019. Saiba aqui o que distingue e o que traz de novo a mais recente versão do Pro Tools.

Contacte-nos para mais informações, condições de aquisição e disponibilidade do novo produto.


Televisa escolhe LAWO

O maior grupo de multimédia sul americano, a mexicana Televisa, escolheu uma solução integral LAWO para a renovação da sua base de operações em San Ángel. Na base da escolha recaiu a conformidade da LAWO aos actuais protocolos da indústria. Em harmonia com o presente e preparada para o futuro.

Televisa opta por solução LAWO

À Televisa não é estranha a marca LAWO. Duas mesas mc²66 de 64 vias equipam desde há 4 anos os carros de exteriores do gigante mexicano. Foi com base nesta experiência com a marca, os seus produtos e serviço, que a opção recaiu, mas também na conformidade da solução LAWO aos actuais preceitos da indústria. O equipamento agora instalado obedece totalmente aos standards IP SMPTE 2022-6/7, 2110 e AES67, e também quaisquer standards IP que venham a ser estabelecidos no futuro.

As mesas da LAWO constituem o núcleo central desta renovação que a Televisa levou a cabo. A instalação que foi feita nos Foro 3, 15 e 16 compreende mesas mc²56, configuradas para 64, 48, 32 e 16 vias e incluem os respectivos núcleos HD e integração SoundGrid. Várias unidades DALLIS I/O e interfaces AoIP A_mic8 e A_digital8 completam a instalação. Nos Foros 8 e 9 a opção recaiu sobre mesas mc²36, numa configuração de 24 vias, unidades Compact I/O, um router Nova73 HD e total integração via Ravenna/AES67 na infraestrutura de rede.

Os detalhes sobre esta importante operação aqui. Saiba mais ainda sobre a renovação da infraestrutura da Televisa aqui, aqui, aqui e aqui.

Saiba mais sobre a LAWO e todos estes produtos aqui.

Consulte-nos para mais informações.


STUDIO TECHNOLOGIES revela novos produtos

A STUDIO TECHNOLOGIES desvendou na NAB 2019 os seus novos produtos conformes à norma DANTE. Fique agora a saber o que a STUDIO TECHNOLOGIES nos traz de novo.

modelo 5418 STUDIO TECHNOLOGIES

aqui falámos na ligação da nova linha de produtos da STUDIO TECHNOLOGIES à norma DANTE. Esta nova linha ajuda-o, de uma forma simples e muito eficiente, a apanhar a revolução que se opera neste momento, no domínio do broadcast, onde profundas alterações na digitalização das redes e intercomunicação estão em curso. Para além dos produtos já lançados pela marca, a STUDIO TECHNOLOGIES anuncia agora quatro novos modelos que enriquecem a sua oferta nestee domínio.

Modelo 348

Na base de todos estes novos modelos está o conceeito de integração numa rede de base DANTE. O Modelo 207 Dante-Enabled eSports Console está direcionado para as aplicações na área do desporto. Um poderoso interface de computador e controlador de redes, numa pequena e compacta unidade. O Modelo 348 Intercom Station oferece 8 canais talk-listen que podem ser configurados para intercomunicação, ligação aos locutores e comentadores ou à central.

Modelo 381

O Modelo 381 On-Air Beltpack faz parte de um conjunto de beltpacks que oferece um conjunto alargado de possibilidades para operação móvel usando tecnologia audio-over-Ethernet DANTE.

Modelo 207

O Modelo 5412 Audio Interface possibilita a integração de 8 sinais de nível de linha numa rede DANTE. Finalmente, o Modelo 5418 Mic/Line Interface, permite a integração de até 8 sinais de nível microfone ou linha numa rede com base DANTE.

Veja aqui um video sobre este lançamento na NAB 2018. Saiba mais sobre este e outros produtos da STUDIO TECHNOLOGIES ou venha falar connosco para saber mais ainda sobre estas e outras soluções que temos para si.