O broadcast do futuro, hoje

O broadcast está sem dúvida a atravessar um período de grandes e profundas alterações. O que distingue essencialmente este novo período é a centralização da produção de conteúdos, que depois são distribuídos, de forma integrada, através das diferentes plataformas disponíveis. Quando falamos nos suportes tecnológicos que asseguram o funcionamento deste novo paradigma, a LAWO está na vanguarda. As soluções para o que a LAWO chama BROADCAST 3.0, são uma garantia para o presente, à prova de futuro.

É preciso lembrar que esta revolução que ocorre, neste momento, na área do broadcast só é possível pelo aparecimento de novas tecnologias para o audiovisual, assentes no Protocolo Internet (IP). É este protocolo, que permite a comunicação de pacotes de dados entre uma máquina de origem e uma de destino, através de uma rede que as liga, local ou remotamente. Estas “máquinas” podem gerar dados de qualquer natureza, incluindo aqueles que interessam ao broadcast, designadamente de natureza audiovisual.

Neste domínio, a LAWO tomou há muito o comboio da vanguarda. A empresa baseou-se na sua experiência de 50 anos de produção de equipamentos destinados a esta área. A natureza muito diversificada de soluções oferecidas pela LAWO assegura, não só, a satisfação das especificações mais exigentes para a área do broadcast, mas também a flexibilidade de utilização garantida por um poderosíssimo núcleo de R&D e pela qualidade e solidez da engenharia alemã.

Um exemplo recente de uma solução LAWO é o da CONNOISSEUR MEDIA, o grupo americano de comunicação, que recentemente adoptou uma solução LAWO para a sua complexa rede de operações. Sedeada em Westport, Connecticut , a Connoisseur explora 39 estações de rádio e bases digitais em 11 pontos espalhados pelos EUA. O foco principal da sua actividade situa-se em Nova Iorque, includindo Long Island, Connecticut e New Jersey. A LAWO forneceu recentemente a este importante grupo de comunicação uma solução que inclui 10 mesas de rádio modelo crystal e Compact Engines, o sistema de controlo VisTool, o software RELAY VSC virtual sound card e o Power Core. Saiba mais sobre a solução e as impressões dos seus utiizadores aqui.

Venha saber mais sobre a LAWO e as suas soluções, venha falar connosco. Juntos, tentaremos encontrar a que melhor se adequa ao seu caso.


LAWO 2019: o ano mirabillis

A LAWO teve em 2019 um ano para lembrar. Diversos projectos de larga escala, encomendas muito significativas e associação a acontecimentos marcantes para os mais destacados broadcasters e pretigiados acontecimentos que ocorreram um pouco por todo o mundo. A par de tudo isto, a empresa continuou a brindar-nos com novas soluções técnicas, que de uma forma única, acompanham a revolução tecnológica que se verifica no sector. Fique a conhecer os destaques da LAWO em 2019.

2019 ficará marcado no historial da LAWO, o fabricante de equipamento de ponta para o mundo do broadcast profissional. A empresa alemã, conhecida pela solidez e inovação das suas soluções, atingindo uma presença excepcional em todo o mundo com as suas propostas em centenas de estúdios, palcos e carros de exteriores, nas situações mais tradicionias e nas mais inusitadas.

Fundada em 1970, a LAWO está hoje espalhada pelos cinco continentes, com escritórios nos Países Baixos, Canadá, China, Noruega Singapura, Suiça, Reino Unido e EUA. Completa esta estrutura uma rede de distribuidores exclusivos em 40 países, entre os quais se conta a AVANTOOLS.

Da sua origem, como estrutura de engenharia dedicada ao desenvolvimento de equipamento electrónico, a LAWO evoluiu, dedicando-se num primeiro tempo ao desenvolvimento das primeiras mesas de mistura programáveis. É nesse contexto que surgem as primeiras mesas da série mc. Mais tarde surgem as primeiras mesas da série mc², que possibilitam a criação de redes áudio via ATM. Seguem-se outros produtos no mesmo sector de produção, destinados, em especial, à rádio. Os primeiros produtos no âmbito da criação de redes de distribuição de sinal surgem a seguir. A pouco e pouco a produção da LAWO concentra-se nos produtos destinados à área do áudio e video, que tiram partido dos novos standards apoiados em redes IP, criados para a indústria do broadcast. Uma vasta gama de produtos conexos, que estão na senda das tendências do broadcast hoje e que ajudam a mudar fluxos de trabalho e a estabelecer novas práticas e atingir novos, mais exigentes e mais fiáveis patamares de produção, foram entretanto vendo a luz do dia, fruto da capacidade de invovação e da qualidade de produção da LAWO.

Estes produtos, pela excelência, pela flexibilidade e solidez do seu funcionamento, tornam-se standards de facto da indústria. Estão hoje espalhados por todo mundo e constituem a ferramenta de referência que podemos encontrar nos palcos que colocam maior exigência, como o são os grandes acontecimentos desportivos, de entretenimento e sociais à escala mundial. A LAWO tornou-se assim a resposta para as novas exigências de um broadcasting global e multiplataforma, para o qual caminha esta indústria, a nível local, regional ou universal. São estes produtos que chegam a todo mundo. Em 2019, com especial destaque no Médio Oriente.

Veja aqui , com mais detalhe, os novos mercados que a LAWO tem vindo a conquistar, os novos projectos em que a empresa esteve e está envolvida. Leia mais sobre a história da empresa.

Encontre aqui mais informação recente sobre a LAWO:

LAWO brilha no Rock in Rio

BTV com LAWO

Radio Aalsmeer com solução LAWO

Televisa escolhe LAWO

mc²56: a solução LAWO para vários problemas

Venha falar connosco para saber como o poderemos servir.


Mais próximo do público

Na área do broadcast, a digitalização de todas as fases de produção trouxe, para além de um novo paradigma de contacto com as audiências, um conjunto de excitantes possibilidades, que ainda não estão a ser exploradas na sua plenitude. Misturar rádio, televisão, internet e redes sociais é o caminho a trilhar porque responde a necessidades e tendências reais do público. As soluções técnicas para o fazer existem e a LAWO está, neste capítulo, na vanguarda, oferecendo um conjunto muito poderoso de ferramentas.

Costumavam ser áreas separadas, cada uma com as suas soluções de conteúdos, os seus protagonistas, os seus técnicos, a sua tecnologia. A digitalização gradual de todos os fluxos de trabalho veio mostrar que os recursos são partilháveis, as operações podem ser sincronizáveis e os conteúdos podem assim ser comuns. Cabe ao público escolher a melhor e mais cómoda forma de aceder a todos esses conteúdos. O melhor local, o meio mais adequado, o horário mais apropriado.

Mediaparc da RadioFr

No princípio, a ausência ou disparidade de normas e meios tornava esta inclusão um processo difícil. Mas as potenciais vantagens e a lógica poderosa desta inclusão tornam-se claras para todos. Os profissionais cedo perceberam que os recursos que estão a usar são os mesmos, quer se trate de rádio, de televisão ou de outro qualquer medium, na redacção, no exterior, num estúdio ou live. O público, esse, pula sem qualquer dificuldade de um meio para outro, com destaque especial para o sector mais jovem, habituado que está à utilização e partilha de conteúdos através da rede. O que mudou, verdadeiramente, foi a normalização na geração, na produção e no transporte do sinal. O que se ganhou foi uma flexibilidade de trabalho sem paralelo, a possibilidade de partilha total de recursos e a descentralização da produção. Esta pode ser feita de forma partilhada e deslocalizada, e o sinal está disponível em qualquer lado, a qualquer momento. Toda a produção no broadcast, seja a que nível ou dimensão for, passa agora de uma lógica baseband para uma lógica IP.

A LAWO está na vanguarda da criação de soluções para este mundo novo que agora se abre rapidamente. Veja aqui no exemplo da suiça Radio Friburgo, o que é a Rádio do século XXI, o são os novos caminhos do broadcast. Leia aqui sobre as novas formas de controlar todos os recursos modernos, via IP.

Saiba mais sobre a LAWO e as suas soluções ou venha falar connosco para saber mais ainda e ver connosco qual a solução que melhor se adapta às suas necessidades.


Som com medida

Muitas profissões distinguem-se por uma ferramenta específica. Ferramenta que os seus mestres exibem e imediatamente os identificam como profissionais de determinada área. O estetoscópio pendurado no pescoço diz-nos logo que estamos perante um médico ou outro profissional de saúde. A trena, ou fita métrica, pendurada também ao pescoço do seu utilizador, diz-nos que estamos perante uma costureira ou um alfaiate. A exibição das ferramentas de medição do som da RTW diz-nos que quem as utiliza pensa seriamente na qualidade do seu som. São as ferramentas que o distinguem.

RTW soluções em hardware

Há uma infinidade de parâmetros que intervêm na qualidade de um registo ou de um sinal áudio emitido para um auditório. No estúdio, na televisão, rádio ou num espectáculo ao vivo, o sinal que chega aos ouvidos do auditório é o somatório desses parâmetros. Se qualquer deles estiver fora de controlo, o todo está fora de controlo. Se na cadeia de transmissão existir algo que está fora das normas, o todo está fora das normas.

RTW soluções em software

Como obter um sinal global cujos componentes estão assegurada e controladamente dentro dos limites admissíveis? Como agir para corrigir um qualquer desvio nestes parâmetros? A resposta é simples: com instrumentos de medição adequados, fiáveis, sensíveis e precisos. Se quiser auscultar profundamente o seu som ou se o quiser medir com precisão, a RTW põe à sua disposição uma série de instrumentos de medida, sob diversas formas, adequados às mais diversas situações que lhe darão o controlo total sobre a qualidade do seu som. Existem até fabricantes que os adoptaram e os incluem de origem nos seus instrumentos. Seja em que formato for, nenhum profissional do som pode prescindir deles.

Qualquer que for o seu domínio de actividade — televisão, live, rádio, video, produção, pós-produção ou masterização — ou qualquer outro que necessite de um conhecimento preciso dos parâmetros do seu sinal áudio, tome nota que a RTW lhe disponibiliza a ferramenta adequada a cada uma das suas necessidades. A ferramenta que constitui uma espécie de certificado de qualidade do seu serviço, que poderá exibir como forma de demonstrar o domínio da sua arte. Em formato hardaware ou software, como touch monitors ou plugins, as ferramentas da RTW são totalmente associáveis com o seu equipamento actual e muito fáceis de operar. Ferramentas para controlo dos parâmetros vitais do som e de outros específicos de determinadas actividades, como é, a título de exemplo, o controlo do loudness, no caso do broadcast ou do som imersivo, como é o caso do cinema e do video.

Saiba mais sobre a linha de produtos da RTW aqui. Se quiser saber ainda mais sobre estes produtos ou testá-los, venha-nos visitar e ouvir com os seus próprios ouvidos. Teremos todo o gosto em o ajudar a encontrar a solução mais adequada às suas necessidades. Em qual quer dos casos, essa será a solução que o distingue.


mc²56: a solução LAWO para vários problemas

Se dúvidas houvesse sobre a flexibilidade das soluções LAWO, estes últimos tempos foram pródigos em demonstrar que quando se pretende fiabilidade e qualidade máxima, uma mc²56 da LAWO é a resposta. A NRK da Noruega escolheu-a para equipar o seu novo e ambicioso carro de exteriores. O grupo Coldplay escolheu-a para uma apresentação invulgar do seu trabalho, num evento à escala universal que teve lugar na Jordânia e em Londres e ecoa agora pela internet.

Coldplay em Amã com LAWO

A mc²56 é uma das mesas propostas pela LAWO que parece poder adequar-se aos ambientes mais díspares. O “caderno de encargos” parece ser sempre o mesmo, sejam quais forem as exigências e limitações impostas pela aplicação: obter a maior qualidade, com a maior flexibilidade de operação, garantindo a total fiabilidade do equipamento. A mc²56 é uma mesa que responde facilmente a estas e outras exigências. Daí as novas aplicações que todos os dias surgem e daí também os exemplos de aplicações, já em confirmadíssimo curso, que podemos testemunhar e elencar.

O novo OB24 da NRK

Os dois exemplos mais recentes vêm, um, da norueguesa NRK, outro, do afamado grupo Coldplay.

A NRK é conhecida como o “pequeno gigante do broadcast“. Todos os noruegueses fazem uso de um serviço do broadcaster público, ao menos uma vez por dia. O recurso à tecnologia LAWO por parte da NRK já tem um longo historial. Mesas da LAWO equipam a sala de concertos da NRK e vários estúdios de produção de noticiários. Agora é o novo carro de exteriores, o OB24, recentemente inaugurado. Em qualquer destas aplicações a a LAWO integra-se numa lógica de standardização tecnologica que a empresa prossegue.

Parte da infraestrutura do OB24

A par de uma infraestrura video, concebida para 28 câmaras e restante equipamento, a parte de áudio inclui uma infraestrurua IP, state-of-the-art da LAWO, que compreende para além da mc²56, de 64 vias, uma matriz com 5,096 x 5,096 pontos e 512 canais, com total redundância, através de um A__UHD Core, com a DALLIS, A__stage80 Power Core RP para I/O. Para além de integração total úadio e video, graças a equipamento adicional da LAWO. Veja aqui tudo sobre o OB24.

O concerto do Museu da Ciência em Londres

O grupo Coldplay esteve recentemente envolvido na apresentação dos seus trabalhos de uma forma pouco usual, fruto do seu compromisso para com a luta pelo ambiente. Um registo do grupo teve lugar na Cidadela de Amã, na Jordânia, um outro no Museu da Ciência em Londres. Ambos concebidos para divulgação universal via internet. A decisão do Coldplay foi de adiar as tournées até que uma estratégia mais “amiga do ambiente” seja encontrada para as digressões do grupo.

Até lá a opção é pelo streaming, com recurso a fluxos de trabalho que envolvem a produção com base em IP, minimizando deslocações. Em todos estes casos, envolvendo ambientes fora do vulgar, mas também tradicionais carros de exteriores, as mesas que a equipa técnica optou por usar foram as mc²56, depois de reflexão cuidada. As mesas foram escolhidas pela sua robustez, fiabilidade e qualidade ímpar. Leia mais sobre esta invulgar operação aqui.

Leia mais sobre a mc²56 aqui. Venha saber mais ainda sobre esta e outras soluções LAWO, falando connosco.


From Russia with mc²96

Nos confins gelados da Europa, o CANAL 1 da televisão russa opta por uma solução LAWO para equipar o seu gigantesco centro de produção. A mc²96 ocupa agora o eixo das régies do seu centro de operações de Moscovo.
A escolha assenta, sobretudo, na qualidade excepcional destas mesas, no poder de processamento de que são capazes e na facilidade de operação.
Mas a mc²96 tem ainda mais predicados. Fique a conhecê-los

mc²96

A mc²96 é subintitulada Grand Production Console…  É agora a peça central do centro de produção do CANAL 1 da televisão russa. Funciona no serviço de noticiário 24/24h mais popular do país Vremya (Tempo), nas transmissões de grandes acontecimentos como o “9 Maio/Dia da Victória”, “O Regimento Imortal”, ou nas grandes paradas. Todo o áudio deste grande centro de produção passa agora pela mc²96. Para este tipo de exigências nada, portanto, como uma Grand Production Console.

da televisão russa. Funciona no serviço de noticiário 24/24h mais popular do país Vremya (Tempo), nas transmissões de grandes acontecimentos como o “9 Maio/Dia da Victória”, “O Regimento Imortal”, ou nas grandes paradas. Todo o áudio deste grande centro de produção passa agora pela mc²96. Para este tipo de exigências nada, portanto, como uma Grand Production Console.

A mc²96 e a Sapphire

A qualidade do sinal, o poderoso porcessamento e a facilidade de operação serão os motivos principais que levaram o CANAL 1 da televisão Russa a escolher o topo das mesas da LAWO. Mas esta mesa, uma verdadeira mega ferramenta de produção destinada a uma enorme variedade de aplicações — do broadcast, ao live, passando pela gravação — apresenta outras caracterísiticas que fazem dela um instrumento único para a moderna produção áudio profissional. Lembremos que a mc²96 apresenta qualidades únicas quando falamos em operação num ambiente de produção video sobre IP. Destaque para o suporte nativo para a norma SMPTE 2110 ou o revolucionário LiveView™, por exemplo, que permite colocar thumbnails de streams de video directlamente nas labels dos faders. Num ambiente, a funcionar 24/7, como o do CANAL 1 a mc²96 brilha também pelas suas características únicas de utilização como é o caso da taxa zero de erro de operação, fácil e com redundância total. Os 6 controlos livremente assignáveis tornam a operação da mc²96 quase analógica.

Estúdio CANAL 1

Tudo isto e mais um conjunto sem fim de outras qualidades tornaram a mc²96 a escolha natural para o CANAL 1. Para completar a operacionalidade da produção de áudio deste canal, foram instaladas ainda duas SAPPHIRE (um modelo também presente em estúdios de rádio por todo o mundo) que apoiam a mc²96. Um conjunto de outros equipamentos da LAWO completa esta instalação.

Se quiser saber mais sobre estas novas funcionalidades do CANAL 1 da tv Russa leia aqui. Pode ler aqui tudo sobre a mc²96 Grand Production Console e aqui sobre a SAPPHIRE.

Se quiser saber mais ainda sobre a LAWO, sobre estas e outros produtos que temos à sua disposição, contacte-nos. Encontraremos juntos a melhor solução para as suas necessidades.


A fórmula do sucesso

É conhecida a fórmula: mc² As mesas de mistura da LAWO da série mc² são uma referência incontornável e constituem a bitola segundo a qual o standard profissional se define. Nada se lhe compara em design, ergonomia, qualidade de som, facilidade de operação ou capacidades. Em qualquer domínio da produção áudio, do broadcast ao live, da música ao evento desportivo, da produção em estúdio à grande transmissão em directo, seja qual for a escala, o grande espectáculo transmitido para todo o mundo ou o discreto concerto no auditório de prestígio, a presença das mesas LAWO não se deve ao acaso. A escolha dos profissionais, a escolha séria, o standard, é LAWO.

LAWO mc²96

A fórmula é simples: mc². É ela que permite garantir produtos que correspondem ao apertado padrão de qualidade LAWO. Em que consiste este padrão? Qualidade de som sem qualquer transigência, para começar, Ergonomia, design de grande impacto, enorme facilidade de operação também. Componentes de primeira qualidade,, software robusto, flexível, fiável.

mc²36

Multiplicidade de formatos de operação e intercomunicação que garantem uma operação sem falhas , em qualquer ambiente, com qualquer equipamento. Arquitectura que garante o sucesso na prova do futuro. Tudo isto disponível hoje, mas também, para sua tranquilidade, amanhã. O padrão LAWO não se limita ao presente, assegura a rentabilidade do investimento. O prestígio alcançado pelas mesas LAWO, é visível nos milhares de instalações em todo o mundo,, mas também nas centenas de prémios da indústria com que a marca foi distinguida. Estas distinções não se alcançam sem qualidade e exigência. É essa qualidade e exigência que está ao serviço da sua exigência de qualidade.

mc²56

Para cada função uma ferramenta. A LAWO oferece uma linha de modelos que se adaptam às suas necessidades. Defina-as, escolha o modelo que as vai ajudar a satisfazer, a sua LAWO vai garantir-lhe a operacionalidade que exige, sem mácula, durante muito tempo. Nós ajudamo-lo na sua escolha.

mc²96

Saiba tudo sobre as mesas LAWO de referência: a mc²36, a mc²56, a mc²66 e a mc²96. Fique, já agora, a saber que a LAWO fabrica também as mesas de rádio mais fiáveis e flexíveis do mercado. Fique a saber tudo sobre elas.

Fique a conhecer mais sobre a LAWO e os seus produtos, consultado os nosso arquivos, onde poderá ler informação adicional sobre estes produtos.


BTV com LAWO

No país mais populoso do mundo, informação, cultura e entretenimento são proporcionados pela Beijing Media Network, o poderoso grupo de mídia chinês, que emite para o território nacional e para o resto do mundo. Para servir os mais de 1.4 mil milhões de habitantes existem 10 canais, com um canal adicional que emite por satélite e mais dois por cabo. As exigências de produção são imensas, a infraestrutura tecnológica que a sustenta é difícil de aferir na sua grandeza, os requisitos de exigência e de fiabilidade dos equipamentos que a servem não podem ser mais elevados. No capítulo do áudio destaca-se uma marca que responde a esta exigência. A associação da LAWO a este gigante asiático não é de hoje, mas teve recentemente novos capítulos.

Uma enorme diversidade de programas, milhares de horas de conteúdos, que vão do desporto, à cultura, informação ou economia, os diferentes canais da BTV formam um conjunto difícil de apreender em toda as sua magnitude. O grupo decidiu enveredar por uma solução técnica assente em tecnologia de base IP e a LAWO apareceu como a única escolha possível. “A LAWO revelou-se continuar a ser a mais fiável das soluções,” segundo afirmou um técnico da BTV. Na verdade, desde 2008 que a BTV confia nas mesas LAWO para a sua produção.

Duas novas mesas LAWO entregues à BTV

No caso presente, especificamente com o propósito de satisfazer as suas necessidades em EFP, a BTV adquiriu uma mesa modelo mc²56 MkIII, com 32 vias e 288 canais de DSP, como mesa principal e uma mc²36 de 16 vias como mesa de backup, além de 5 A__mic8 e 7 A__digital8 stageboxes AoIP. As mesas têm matrizes de 512×512 (mc²36) e 8196×8196 (mc²56), para além de integrarem o SoundGrid da Waves, e proporcionarem interfaces compatíveis MADI e IP RAVENNA/AES67.

A escolha da BTV, para efeitos de operação EFP segue-se à aquisição há pouco, por parte do outro gigante da comunicação da RPC, a China Central Television (CCTV). Neste caso tratou-se de 3 mesas LAWO mc², incluindo uma mc²96 de 56 vias, baseadas na tecnologia de base IP.

A nova mc²96 adquirida pela CCTV

Em qualquer dos casos, perante o volume de produção e as consequentes exigências que isso coloca, quer no plano técnico quer no da organização de trabalho, é a solução LAWO que demonstra estar à altura de fornecer a resposta pretendida. Se o grau de exigência de qualidade, fiabilidade, facilidade e flexibilidade de operação que a sua produção exige é o máximo, só a LAWO é capaz de o saisfazer.

Saiba mais sobre a escolha da BTV aqui, aqui e aqui. Sobre a opção da CCCTV leia aqui. Fique a saber mais ainda sobre estas e outras soluções LAWO aqui.

Venha falar connosco para ficar a saber o que a LAWO pode fazer por si, seja a suas actividade no domínio do broadcast ou live.


Vencer pela qualidade

No mundo do broadcast, um carro de exteriores é muito mais que um simples estúdio móvel. É um centro nevrálgico que assegura a execução de um produto que tem de chegar ao seu destino sem falhas e dentro dos mais exigentes padrões de qualidade. Muitas vezes em condições desafiadoras. É também a casa dos que lá trabalham, o abrigo que tem de proporcionar as melhores condições de trabalho aos operadores e conter as melhores ferramentas que permitam garantir a qualidade exigida. A RIEDEL é a marca cujos produtos equipam carros de exteriores que, por todo o mundo, permitem satisfazer todos estes requisitos. O OBX da V!dee é o exemplo mais recente.

À medida que a produção de audiovisuais se tornou mais complexa, a tecnologia se diversificou, se tornou mais exigente e, sobretudo, se tornou necessário sair dos locais habituais onde essa produção decorria, um problema teve de ser resolvido: como transportar e onde colocar os meios técnicos utilizados? O cinema é uma área que desde o início esteve sempre, de alguma forma, ligado a um certo nomadismo, mas a rádio e a telvisão só mais tarde saíram dos estúdios onde estavam confinados.

Os desenvolvimentos da tecnologia permitiu a criação de novos equipamentos, versões mais compactas dos equipamentos utilizados nos estúdios ou os próprios equipamentos, que, em estúdio, garantiam a necessária qualidade e a obediência aos standards profissionais.

O chamado outside broadcasting, na rádio e televisão é uma área de importância capital no broadcast moderno. Os carros de exteriores (ob vans, numa das designações por que são conhecidos no mundo anglo saxónico) tornaram-se ferramentas fundamentais, crescentemente sofisticadas, que permitem assegurar uma qulidade de topo. Existem em tamanhos variados e são utilizados em acontecimentos de natureza desportiva, artística, informativa, etc.. Recebem tipicamente sinais das câmaras e dos microfones, para seu processamento, registo e transmissão. No topo deste sistema existe uma plataforma de intercomunicação que assegura a ligaçõ entre os operadores envolvidos e o carro, e entre este e a sede da transmissão. A intercomunicação é uma área absolutamente vital no broadcast móvel.

São muitos os carros existentes equipados pela RIEDEL, com as suas soluções de intercomunicação. Estes equipamentos estão presentes nos carros das empresas mais importante do mundo, especializadas na área do broadcast móvel, bem como nos serviços móveis próprios dos maiores broadcasters mundiais. A qualidade, sem rival à altura, da RIEDEL, os seus padrões de exigência e a absoluta fiabilidade das suas soluções fizeram da marca um standard neste, como noutros, sectores onde a intercomunicação é uma ferramenta absolutamente central.

A italiana V!dee é uma destas empresas que confia na RIEDEL para as suas necessidades no capítulo da intercomunicação. O OBX é a sua última inciativa neste domínio. Desenhado pela Chromaline, o novo OBX promete redefenir os parâmetros pelos quais se rege o conceito de carro de exteriores. O novo e ultra espaçoso carro, apresentado na recente IBC, acomoda até 30 câmaras e é certificado para Dolby ATMOS. Contém muitas outras novidades, nomeadamente, o sistema de replay server. Como as câmaras têm servidores no seu BPU, e o servidor de replay partilha várias capacidades com eles, usando a tecnologia Shareplay da Sony, o sistema dispõe de um total de 8 servidores, que proporcionam, no conjunto, 64 canais de replay. Esta é apenas uma apenas pálida descrição do potencial deste carro. O OBX dispõe de uma miríade de outras características inovadoras, sobre as quais pode saber ainda mais aqui.

É, neste contexto, que para a intercomunicação no novo OBX foi escolhida uma solução RIEDEL Artist-1024 matrix, com os IP smart panels e o sistema, já quase um clássico, Bolero para talkback. As soluções RIEDEL de intercomunicação são as adoptadas pelos broadcasters e outros operadores de todo o mundo pela sua fiabilidade, qualidade e grau de inovação. Nada se lhe assemelha, sequer.

Saiba mais sobre estes e outros dos produtos referidos e venha falar connosco para avaliarmos juntos que soluções RIEDEL mais lhe convêm.


Novo iXm Podcaster

No seguimento do sucesso do iXm, a YELLOWTEC lança agora o Podcaster. O novo modelo abre-lhe um caminho ainda mais fácil para as espantosas características do lendário iXm. Com o Podcaster cria-se um mundo de possibilidades, agora ainda mais acessíveis. Venha conhecer o Podcaster.

Correspondendo aos desejos dos seus clientes a YELLOWTEC repensou o seu iXm e criou uma nova versão: o iXm Podcaster – uma ferramenta acessível agora a qualquer profissional que queira juntar extrema facilidade de uso a qualidade.

Com simplicidade, a tecnologia LEA incorporada no novo iXm, permite-lhe fazer captações com a maior qualidade, no momento, sem ter de se preocupar com mudanças súbitas de ganho. Grave em qualquer ambiente, garantindo sempre uma qualidade superlativa. Poupe tempo valioso que lhe permite focar-se na criação do seu conteúdo, em vez de o perder em morosas e custosas operações de pós-produção.

Leia mais sobre o novo iXm aqui e sobre o princípio de funcionamento desta linha YELLOWTEC, incluindo a tecnologia LEA, que equipa estes microfones, aqui. Leia mais sobre este lançamento aqui.

Consulte-nos para mais informação ou para testar o iXm.