DNS 2, a história de um milagre

Equiparar a tecnologia DNS (Dialog Noise Supressor) da CEDAR AUDIO a um milagre pode parecer um exagero. Na verdade, a comparação peca por defeito. Esta é a tecnologia por detrás dos modelos DNS 2 e do DNS 8. Usar este equipamento para controlar o seu sinal áudio em ambientes acusticamente desfavoráveis, mantendo a integridade do sinal e suprimindo os elementos que estão a comprometer essa integridade, não é brincar aos milagres. É testemunhá-los.

Falando em termos práticos, a tecnologia DNS permite a eliminação do ruído de tráfego, do ar condicionado ou de equipamentos de construção, do vento, da chuva e, em geral, do ruído de fundo dos ambientes onde decorrem as suas captações áudio. Seja numa reportagem jornalística, numa cena de um filme, na captação de um som para um efeito especial, num estúdio ou ao ar livre, live ou em pós-processamento, o DNS (nas suas versões de 2 e 8 canais) permitem-lhe obter um sinal limpo e manter a integridade da sua qualidade. Esta tecnologia permite-lhe ainda compensar condições acústicas desfavoráveis ou má colocação de um microfone e até permitem suprimir um excesso de reverberação.

O DNS 2, em particular, foi concebido pela CEDAR AUDIO como um equipamento portátil e a extrema facilidade de operação foi o objectivo em mente. Basta carregar na função learn, que identifica e ajusta a operação às condições de ruído de fundo existentes, controlar a quantidade de supressão de ruído pretendida e o milagre opera-se!

Utilizável em situações de gravação ao vivo ou em estúdio, broadcast, rádio ou televisão, teatros ou salas de concerto, salas de conferência ou locais de culto, em tempo real ou em pós-produção, o DNS 2 é um canivete suiço quando estamos a falar de captar o melhor sinal sonoro para a sua produção.

Apesar da sua reduzida dimensão, o DNS 2 oferece entradas analógicas de linha e de microfone (estas com a opção de alimentação 48V), uma entrada AES3/AES11 e saídas analógicas e digitais. A alimentação de 12V significa que o DNS 2 pode ser usado no meio do campo ou no estúdio, com a mesma simplicidade.

A lista de clientes e de prémios que a CEDAR AUDIO ao longo dos anos atesta bem a qualidade deste e de outros dos seus produtos.

Aceda aqui a alguns videos e demosntrações do DNS 2 e saiba aqui mais sobre este e outros produtos da CEDAR AUDIO. Para saber mais ainda ou para testar o DNS 2 contacte-nos.


A dupla de sucesso

O mundo está em mudança e os meios para fazer chegar a informação sobre essa mudança ao mundo também estão a mudar. As redes digitais conquistam espaço na circulação da informação e na comunicação. Com base nelas, o transporte de sinal e a intercomunicação são operações que podem ser feitas hoje sem os atropelos e as dificuldades de antigamente. São operações globais, baseadas exactamente nos mesmo meios, seja do estúdio para a régie ou de continente para continente. A RIEDEL tem as soluções.

A dinamarquesa Fjord Film esco;heu uma solução RIEDEL

Seja num estúdio ou num estádio, numa sala de concertos ou num grande navio de cruzeiro, entre um teatro e um carro de exteriores ou do paddock para o cockpit de um carro de Fórmula 1, complexas redes de mídia são hoje indispensáveis para lidar com as complexidades do transporte de sinal de video, áudio e dados em tempo real. Ao mesmo tempo, a infraestrutura que permite este transporte é a mesma que vai servir de base à intercomunicação entre todos os que intervêm na geração e processamento desses sinais e dados. Tudo isto tem que obedecer aos mais altos padrões de qualidade e ser fiável. Não pode estar abaixo dos standards da indústria e não pode falhar. O broadcast, por exemplo, assentou durante muito tempo em complicadas, frágeis e pouco flexíveis redes analógicas. À medida que os padrões se elevaram e que a comunicação entrou verdadeiramente na era da globaização, essas redes mostraram-se limitadas e revelaram-se incapazes de lidar com as novas exigências dos tempos.

A RIEDEL trabalha desde há 30 anos na concepção e produção de equipamento que serve esta nova era. Todos este anos dão-lhe a base que a elevou à posição de vanguarda que ocupa hoje neste campo.

A solução MEDIORNET oferecida pela RIEDEL para transporte de sinal, combina processamento e conversão, numa rede redundante a operar em tempo real. Em vez de um router central, a rede baseia-se num conjunto de módulos de rede descentralizados e nodos inteligentes. A inteligência do sistema assim distribuído permite a utilização de entradas e saídas físicas, consoante as necessidades. Isto aumenta a flexibilidade de qualquer instalação e reduz significativamente a cablagem e o tempo de montagem.

A ARTIST, por sua vez, é a solução oferecida pela RIEDEL de rede digital de intercomunicação, escalável, que proporciona comunicação fiável e distribuição de sinal áudio para aplicação em qualquer instalação de áudio ou intercomunicação.

Juntas, a ARTIST e a MEDIORNET constituem a solução mais poderosa para qualquer tipo de necessidade de transporte de sinal e de intercomunicação, no mais exigente dos ambientes. A RIEDEL exibe, neste domínio um invejável currículo. Desde a Fórmula 1, ao navio Anthem of the Seas, da BBC aos Jogos Olímpicos. Do grande projecto à escala planetária, à pequena sala de concertos ou ao pequeno estúdio de televisão.

Veja aqui a recente aplicação de uma solução MEDIORNET-ARTIST para a produtora dinamarquesa FJORD FILMS.

Saiba mais sobre a RIEDEL e as suas soluções aqui.

Venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre a RIEDEL e sobre as soluções temos para si.


RTW distinguida na NAB

A “falar” DANTE, os novos modelos TM7 e TM9 da RTW, foram distinguidos na NAB como produto do ano.

O novo TM9 da RTW

A RTW distingue-se por fornecer ao sector áudio profissional, da televisão, do video, da rádio estúdios, os melhores monitores de sinal áudio de sempre. São uma referência respeitada em todo o mundo.

Os novos TM7 e TM9 constituem a proposta mais recente do fabricante alemão. Ecrãs tácteis de última geração, até 32 canais de áudio monitorizáveis e, acima de tudo, os novos modelos são baseados no protocolo DANTE, incluindo um modo AES67. O que significa que, para além da sua excepcional qualidade como equipamento de medida de precisão, os novos modelos estão preparados para a revolução tecnológica que se opera na área do broadcast e da produção áudio neste momento. O futuro é o AoIP e AoE e a tecnologia RTW está preparada para esse futuro.

Os novos modelos permitem monitorizar até 32 canais de áudio simultaneamente a 98 kHz, ter uma visão instantânea do estado da rede, suportam ligação redundante da rede para uma ainda maior, alargada e constante fiabilidade, fácil routing dos canais, sincronização instantânea e quase zero latência.

Foram todos estes predicados que conduziram ao prémio da NAB.

Saiba mais sobre os novos modelos RTW aqui. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre estes e outros produtos RTW.


CBC/Radio-Canada escolhe RIEDEL

A Maison de la Radio é um grande e inovador projecto da CBC Radio Canada. Trata-se de um novo centro de broadcast e média que tem sede em Montreal, no Canadá. O objectivo da sua construção foi o de criar um núcleo integrado, tecnologicamente avançado e único, moderno, multiplatforma, assente totalmente em tecnologia digital de ponta para servir os novos desígnios da comunicação. A RIEDEL fornece e implementa toda a infraestrutura de intercomunicação.

EDC Architectural photography by ovatio.ca

A nova Maison de la Radio vai consttitui, quando for inaugurada em 2020, um gigantesco pólo agregador das comunidades artística e digital. Os criadores e programadores que vão trabalhar na Maison de Radio-Canada irão desfrutar de um ambiente dinâmico, estimulante, gerador de inovação e espírito de equipa. Todos irão poder aproveitar os novos espaços, claros, modernos e versáteis, apropriados ao broadcasting moderno suportado por uma estrutura de última geração digital e multiplataforma.

É neste contexto que surge a intervenção da RIEDEL. É num sistema baseado nos modelos ARTIST e BOLERO que vai assentar a infraestrutura de intercomunicação da nova Maison de la Radio. O sistema fornecido, que estará totalmente instalado antes do final do ano, é um dos maiores desta natureza fornecidos pela RIEDEL para a América do Norte. A CBC-Radio Canada será, neste caso e em particular, um dos primeiros clientes a receber o novo modeloo ARTIST 1024.

Artist 1024

A entrada em funcionamento do novo sistema culminará um intenso período de colaboração entre a CBC-Radio Canada e a RIEDEL para testes, afinações e correcções, que se seguiu ao período de concurso.

Saiba mais sobre a Maison de la Radio da CBC-Radio Canada e veja aqui um video sobe este novo o projecto. Saiba mais sobre esta operação da RIEDEL e os produtos fornecidos.

Venha falar connosco para saber mais sobre as soluções RIEDEL.


Radio Aalsmeer com solução LAWO

A holandesa Radio Aalsmeer escolheu uma solução LAWO para a renovação e alargamento dos seus estúdios de produção. Qualidade, design, integração na rede do estúdio e valor do investimento foram factores de decisão. A pequena rádio local está agora pronta para todos os desafios.

A Radio Aalsmeer é uma pequena estação de rádio local holandesa, com sede na cidade de Alsmeer. O foco desta estação está nas notícias e acontecimentos de natureza cultural, social ou desportiva que ocorrem na sua zona de cobertura, bem como na música. Os conteúdos originais produzidos localmente, destinados a um público muito alargado, preenchem uma percentagem significativa da sua programação.

A estação passou recentemente por um processo de renovação e alargamento dos seus estúdios. A LAWO teve aqui um papel central. A solução escolhida forma agora a espinha dorsal dos estúdios.

No que respeita à mesa de mistura, qualidade e design foram os factores que levaram à escolha do modelo CRYSTAL. Este modelo apresenta, segundo os responsáveis da estação, a melhor relação preço-qualidade e integra-se totalmente na rede da estação.

Destaque para a solução LAWO proposta para o software da rede, que gere de forma integrada o sistema de playout e da rede de computadores do estúdio. Aqui a escolha recaiu no RƎLAY VSC Virtual Sound Card. Este sistema proporciona 8 cartões de som virtuais para cada computador. Isto permite a integração e partilha de áudio entre as workstations PC e a rede RAVENNA / AES67 do estúdio e a implementação de novos fluxos de trabalho baseados nos novos protocolos da indústria.

Saiba mais sobre este novo sistema da Radio Aalsmeer aqui. Saiba mais sobre as mesas para rádio da LAWO aqui, e aqui sobre a rádio virtual.

Venha falar connosco para saber que outras soluções LAWO o podem servir e que outros produtos temos para a sua rádio.

Pro Tools 2019

O standard da indústria traz ainda mais poder aos seus utilizadores. O Pro Tools 2019 vem recheado de novas funções e solidifica a sua posição como a ferramenta de eleição para os profissionias do áudio de todo o mundo. E há mais, muito mais.

O novo Pro Tools 2019 está aí

O novo Pro Tools, na sua versão 2019, traz-nos ainda mais capacidades, a juntar ao seu vasto arsenal que o fez ser eleito como a DAW mais procurada por todos profissionais de áudio e a ferramenta de referência da indústria.

Se existisse uma só palavra para resumir o poder do Pro Tools 2019, essa palavra seria mais. Mais vozes, mais pistas MIDI, mais velocidade, mais flexibilidade de operação, mais possibilidades de colaboração usando a DAW. Mesmo entre continentes. São apenas mais algumas das novas funcionalidades do Pro Tools 2019.

Quer se trate do seu projecto musical pessoal ou da produção cinematográfica mais complexa, o Pro Tools 2019 é e será a sua ferramenta áudio de eleição. Agora está ainda mais poderoso e flexível.

Veja o que se diz da nova versão do seu Pro Tools aqui, aqui e aqui. Veja aqui e aqui análises do Pro Tools 2019. Saiba aqui o que distingue e o que traz de novo a mais recente versão do Pro Tools.

Contacte-nos para mais informações, condições de aquisição e disponibilidade do novo produto.


RTW inicia parceria com AVID

RTW e a Avid inciaram uma colaboração que vai proporcionar aos utilizadores da plataforma a incorporação de alguns dos seus produtos nas plataformas de áudio da marca americana.

A RTW, fabricante dos mais conceituados sistemas visuais de medição de sinal áudio, inciaram uma parceria com a AVID que vai alargar aos utilizadores das plataformas de áudio digital da marca americana a utilização do RTW Mastering Tools, RTW Loudness Tools e o CLC Continuous Loudness Control aos sistemas Protools. Estas ferramentas estarão disponíveis nas versões estéreo e estéreo+surround.

Leia mais detalhes aqui.

Consulte-nos para mais informação sobre as ferramentas da RTW agora disponíveis


O novo Orion 32+ GEN 3

Falar sobre o novo ORION 32+ GEN 3 da ANTELOPE AUDIO é fácil. Difícil é resumir as soluções brilhantes deste novo modelo, tantas são elas. As possibilidades são imensas, mas uma coisa é, contudo, garantida: a qualidade do 32+ GEN 3 vai fazê-lo dar um salto de espanto.

É difícil condensar em pouco espaço todas as virtudes e todas as benesses que obtém com o novo Orion 32+ GEN3. Vamos pois destacar apenas alguns dos seus pontos fortes. Pode depois, se quiser, saber sempre mais aqui.

Contido numa elegante unidade de rack, o ORION 32+ GEN 3 começa por oferecer umas espantosas 64 entradas e 64 saídas. 32 analógicas e as restantes via digital. A conversão AD/DA é um dos pontos de especial destaque em toda a linha de interfaces da ANTELOPE AUDIO. O novo modelo mantém este pergaminho da marca e regista 129 dB de banda dinâmica. O clock é outro dos domínios em que todos os produtos da marca brilham. O modelo agora desvendado baseia-se na tecnologia de nova geração de 64-bit Acoustically Focused Clocking. Latência, é a palavra papão do mundo digital. Em matéria de latência, o ORION 32+ GEN 3 oferece uma resolução ao nível do sub-ms. Potência de cálculo é outro dos aspectos em que o novo modelo se ultrapassa. Senão, repare: o novo modelo oferece 64 canais (in/out) de conversão 24/192 com Thunderbolt™ ou 32 canais via USB.

No domínio da conectividade, as saídas e entradas digitais a opção cobre todos os standards correntes: MADI, ADAT e SPDIF. Pode controlar o seu ORION 32+ GEN 3 de qualquer ponto da sua rede de computadores. E pode também ter acesso a um dos outros pontos fortes deste modelo: a inclusão da plataforma FPGA FX (Fied Programmable Gate Array). Trata-se de uma tecnologia introduzida pela ANTELOPE AUDIO, que permite incorporar processamento no próprio hardware. Mas esta tecnologia não se destina a modelar efeitos. Trata-se antes de reconfigurar o hardware de modo a permitir o processamento a uma velocidade quase instantânea.

Se a sua curiosidade não ficou ainda satisfeita com esta brevíssima descrição, leia aqui mais sobre o novo ORION 32+ GEN 3 da ANTELOPE AUDIO. Veja este video de introdução ao novo modelo. Aceda à página do produto, anteriormente referida. Ou, dirija-se à AVANTOOLS para mais informações e condições de aquisição.


STUDIO TECHNOLOGIES revela novos produtos

A STUDIO TECHNOLOGIES desvendou na NAB 2019 os seus novos produtos conformes à norma DANTE. Fique agora a saber o que a STUDIO TECHNOLOGIES nos traz de novo.

modelo 5418 STUDIO TECHNOLOGIES

aqui falámos na ligação da nova linha de produtos da STUDIO TECHNOLOGIES à norma DANTE. Esta nova linha ajuda-o, de uma forma simples e muito eficiente, a apanhar a revolução que se opera neste momento, no domínio do broadcast, onde profundas alterações na digitalização das redes e intercomunicação estão em curso. Para além dos produtos já lançados pela marca, a STUDIO TECHNOLOGIES anuncia agora quatro novos modelos que enriquecem a sua oferta nestee domínio.

Modelo 348

Na base de todos estes novos modelos está o conceeito de integração numa rede de base DANTE. O Modelo 207 Dante-Enabled eSports Console está direcionado para as aplicações na área do desporto. Um poderoso interface de computador e controlador de redes, numa pequena e compacta unidade. O Modelo 348 Intercom Station oferece 8 canais talk-listen que podem ser configurados para intercomunicação, ligação aos locutores e comentadores ou à central.

Modelo 381

O Modelo 381 On-Air Beltpack faz parte de um conjunto de beltpacks que oferece um conjunto alargado de possibilidades para operação móvel usando tecnologia audio-over-Ethernet DANTE.

Modelo 207

O Modelo 5412 Audio Interface possibilita a integração de 8 sinais de nível de linha numa rede DANTE. Finalmente, o Modelo 5418 Mic/Line Interface, permite a integração de até 8 sinais de nível microfone ou linha numa rede com base DANTE.

Veja aqui um video sobre este lançamento na NAB 2018. Saiba mais sobre este e outros produtos da STUDIO TECHNOLOGIES ou venha falar connosco para saber mais ainda sobre estas e outras soluções que temos para si.


TM7 Dante é Produto do Ano na NAB

A prestigiada marca de equipamento de medição áudio profissional RTW acaba de ganhar o prémio de Produto do Ano na NAB 2019 com o seu novo TM7 Dante.

A RTW é reconhecida em todo o mundo como o fabricante do equipamento standard da indústria para medição do sinal áudio. A ampla gama de modelos da RTW, tanto em hardware como em software costituem o equipamento de referência de mihares de estúdios e estações de broadcast espalhadas pelo mundo. Também em Portugal, pela mão da AVANTOOLS, a RTWtem presença significativa.

A RTW acaba, entretanto, de ver mais uma vez reconhecida a qualidade e o grau de inovação dos seus produtos ao ganhar o prémio de Produto do Ano na edição que decorre da NAB Show, com o TM7 Dante, na categoria de Processamento e Redes. Esteve novo produto da RTW esteve em exposição, pela primeira vez, na NAB 2019.

Veja aqui toda a linha de monitores da RTW. Saiba mais sobre estes e outros equipamentos desta nossa representada ou teste-os. Venha falar connosco para ficar a saber qual a melhor solução RTW para si.