Vídeo móvel, as soluções DATAVIDEO

A DATAVIDEO oferece uma gama muito ampla de soluções de produção vídeo. Soluções profissionais, para situações em que a imagem ocupa o centro. A DATAVIDEO propõe-lhe, para isso, as ferramentas indispensáveis. Trata-se de soluções muito acessíveis, em preço e facilidade de operação, seja qual for a dimensão da sua organização. Toda a tecnologia e linguagem vídeo capaz de lhe dar corpo, estão agora acessíveis, em qualquer campo que envolva produção audiovisual. Na educação, no desporto, na rádio, nas autarquias, no culto, na formação profissional, nas artes, no entretenimento, na actividade política e cívica ou em qualquer outra situação em que seja necessário fazer chegar a sua mensagem audiovisual à sua audiência. A DATAVIDEO tem a solução adequada. Para qualquer situação, da mais simples à mais complexo. Sempre com qualidade profissional. É o investimento mais seguramente rentável que pode fazer neste momento.

A DATAVIDEO é uma empresa pioneira na criação de soluções de produção video, focada em proporcionar recursos de qualidade profissional, de forma muito acessível. Esta acessibilidade é garantida de duas formas. Primeiro, pela facilidade de operação. As soluções DATAVIDEO colocam nas mãos de qualquer um ferramentas que permitem explorar totalmente a linguagem e o potencial do video. Facilmente, sem as complexidades de operação normalmente associadas a este medium. Em segundo lugar, porque apesar do imenso potencial que encerram e da riqueza e facilidades de produção que proporcionam, as soluções DATAVIDEO são extremamente acessíveis e constituem um investimento extremamente rentável.

Há uma ferramenta no catálogo DATAVIDEO aplicável às suas necessidades. Mas de interesse particular, nesta altura, serão para muitas instituições, os conjuntos de produção e os estúdios móveis completos.

STR-100

UM CONJUNTO À SUA DIMENSÃO

Nas situações de pequena dimensão, a solução é a dos conjuntos pré-configurados (bundles). Trata-se de conjuntos completos, especialmente configurados para as situações institucionais e operacionais mais típicas. Como as que ocorrem, por exemplo, no domínio da comunicação empresarial, da formação, do desporto, do entretenimento, do culto religioso, da organização política ou cívica. Em qualquer caso em que requeira a produção e transmissão de conteúdo audiovisual, por qualquer via, os bundles da DATAVIDEO foram concebidos para facilitar a produção, sem quebra de qualidade, de forma acessível. Em situações mais complexas, a DATAVIDEO oferece também as suas soluções de estúdios móveis completos.

SOLUÇÕES DIFERENTES PARA CASOS DIFERENTES

STR=100

Confira o interessante exemplo do conjunto STR-100, destinado a empresas. De enorme potencial inclui 2 câmaras Streaming, BC-50, 2 Streaming encoders NVS-33, 4 Streaming decoders com controlo remoto e um servidor de streaming com 2×12 TB de capacidade. Uma solução muito poderosa e flexível. Ou o simples STR-200, uma solução ideal para uma escola, por exemplo, que inclui uma câmara Streaming BC-50, que faz o streaming directo da câmara, sem necessidade de computador e um microfone wireless. Ou o versátil GO KMU-100 (de que lhe falámos já aqui), o estúdio de produção portátil, de 8 câmaras, ideal para desporto, pequenas salas de concerto ou clubes, por exemplo. Estas são algumas dos bundles e das aplicações que poderá conferir na totalidade aqui. Situações mais complexas, como foi referido, estão cobertas pelos estúdios portáteis, facilmente instaláveis numa viatura, como pode ver aqui.

MS-3200

Em qualquer dos exemplos referidos, seja qual for a solução que adoptar, terá sempre assegurada uma qualidade profissional, um enorme facilidade de funcionamento, uma grande flexibilidade na operação e nas aplicações e, particularmente importante, uma real e significativa rentabilidade para o seu investimento.

Veja aqui todas as soluções DATAVIDEO que temos para si. Venha falar connosco para comprovar e testar os produtos desta marca e para, em conjunto, estudarmos a solução que melhor se adequa às suas necessidades.


A LAWO na Volksoper de Viena

A LAWO produz mesas de mistura que se tornaram no verdadeiro padrão pelo qual se rege a indústria. Para além da sua função central, as mesas da LAWO constituem um núcleo de controlo de todas as operações de um centro de produção áudio, qualquer que seja a sua função. Para além da sua qualidade, fiabilidade e facilidade de operação, as mesas de mistura da LAWO oferecem esta capacidade de poderem ser o ponto nevrálgico de controlo de todas as operações, incluindo a sua integração completa com o vídeo. Seja num estúdio, num teatro, numa sala de concertos ou de congressos, ao vivo, com processamento on the fly ou em registo para posterior processamento. E mais! Graças às novas facilidades, entretanto introduzidas, as mesas LAWO podem ser configuradas e operadas directamente, aproveitando capacidades do software e as suas excepcionais qualidades ergonómicas ou remotamente. Ou seja, literalmente, a quilómetros de distância. Assim se passa, por exemplo, na Volksoper de Viena.

A Volksoper de Viena

O Volksoper de Viena (Áustria) é um dos teatros mais importantes do mundo. Conhecido, sobretudo, pela oferta do que de mais sofisticado pode ser apreciado em matéria de entretenimento musical, é líder no popular género musical da opereta, e pelo seu palco correm também as maiores produções de ópera, dança e musicais da Europa. As instalações da Volksoper Viena são usadas para registar transmissões de televisão ou concertos e para a realização de todo o áudio usado nas suas suas produções. Óperas compostas entre o século XVIII e o século XXI são aí regularmente apresentadas, que juntamente com uma enorme diversidade de espectáculos de opereta (o ponto forte do Volksoper), bailado e musicais, perfaz as mais de 30 produções diferentes que habitualmente compõem o programa anual da sala. E, em cada temporada, perto de 400 000 espectadores assistem às cerca de 300 récitas anuais que passam pelo palco desta grande sala, construída em finais do século XIX e com mais de 1300 lugares.

Volksoper Viena (estúdio 1)

No único espaço multifuncional de Viena, a produção completa de ópera, opereta, musicais e bailado implica um enorme grau de exigência e necessidade de flexibilidade, sem descurar a qualidade de toda a operação. Mais de 150 cantores, 95 músicos e 100 bailarinos que compõem o quadro da Volksoper Viena, impõem exigências excepcionais na qualidade da tecnologia áudio utilizada, tanto nos espectáculos, como nos estúdios.

A resposta para tamanho desafio foi uma nova mesa modelo mc² 56 da LAWO, capaz de responder a todos os requisitos exigidos. A nova mesa de 32 vias, tem 98 canais de DSP e uma matriz de routing de 8192 x 8192 pontos. Configurada para SMPTE 2110, AES67/Ravenna e Dante, está optimizada para produção vídeo com base IP. Entre tantas outras características, a nova mesa dispõe ainda da tecnologia LiveView que permite gerar visualizações dos streams de video em cada um dos monitores das vias da mesa.

Apanhada pela crise pandémica, a instalação da nova mc² 56 foi conduzida e concluída com sucesso, à distância, a partir do quartel-general da LAWO. A prática, ditada pelas circunstâncias, virou rotina e qualquer alteração é feita agora remotamente, sem problemas. Devido à pandemia, a programação do Volksoper Viena também sofreu alterações, mas não parou. E a nova temporada irá iniciar-se em Setembro, como programado, com a opereta de Johann Strauss “Die Fledermaus”, a que se seguirá o conhecido “Kiss Me, Kate” de Cole Porter e logo depois “Sweet Charity,” a adaptação do filme de Frederico Fellini “Le Notti di Cabiria.” Em todas estas produções o controlo de todas as operações áudio e a comunicação entre equipamentos de todas as salas e palcos estará assegurada pela mc² 56.

Saiba mais sobre esta operação de instalação da mc² 56 e fique a conhecer melhor todas as suas características aqui. Mesas LAWO foram utilizadas na recente transmissão do concerto comemorativo do feriado de 14 Julho em França, com transmissão para 10 milhões de espectadores. Veja tudo aqui.

Se quiser ficar a saber mais sobre a LAWO e os seus equipamentos, saber da experiência de outros utilizadores portugueses ou como a LAWO poderá ser a solução para as suas necessidades de produção áudio, contacte-nos.


A RIEDEL corre o mundo

RIEDEL, criadora de soluções de intercomunicação, processamento e transporte de sinal via IP para o broadcastlive e institucional, continua a ser a escolha preferencial dos profissionais de todo o mundo. Sempre que a exigência é de total fiabilidade, máxima facilidade de operação e olhos no futuro, são as soluções RIEDEL, baseadas na tecnologia desenvolvida pelo fabricante alemão, que se revelam as únicas apropriadas. É o caso especial da tecnologia de distribuição AV MediorNet. Um grande teatro no Japão, o Teatro Nacional Bunraku, e uma das empresas líder mundial de outside broadcast, a inglesa CTV, com uma carteira de clientes literalmente espalhada por todo o mundo, contam-se entre os utilizadores mais recentes desta tecnologia. Venha conhecer melhor os novos exemplos de aplicação da tecnologia MediorNet, o que ela proporciona especificamente, em cada caso, a cada um deles e as razões que os levaram a adoptá-la.

Gateways RIEDEL

A tecnologia MediorNet é, sem qualquer dúvida, um dos pontos fortes da RIEDEL. Com a sua introdução há mais de uma década, esta tecnologia abriu a porta à possibilidade de criação de uma infraestrutura de distribuição de vídeo, ao combinar transporte de sinal, routing, processamento e conversão numa única rede redundante, a funcionar em tempo real. Desde há dez anos, esta tecnologia tornou-se a que proporciona a infraestrutura mais versátil e fiável do mercado, centrada na criação de redes AV. Até à data, a tecnologia MediorNet continua a ser a única a oferecer todas as vantagens do conceito de hardware distribuído, baseado e controlado por software. Os clientes confirma-no. Recentemente a sua lista aumentou com dois casos particularmente significativos e paradigmáticos do potencial que a tecnologia encerra.

O Teatro Nacional Bunraku (NBT) de Osaka, Japão, é um dos seis teatros nacionais do Japão. É o principal local onde o género Bunraku — uma arte tradicional de teatro de marionetas, declarada Património Imaterial da Humanidade — pode ser apreciada, a par de outros géneros como o Kabuki ou o Buyō. O complexo onde se realizam estes espectáculos é constituído por dois auditórios, um instituo de formação e os arquivos.

Teatro Nacional Bunraku (Japão)

Toda a complexa operação de televisão digital funciona na instituição. Um recente upgrade visou dotar o NBP de sistema capaz de fazer a distribuição do sinal vídeo e áudio da instituição e a escolha recaiu na proposta da RIEDEL. Uma rede de distribuição MediorNet MicroN de alta densidade de distribuição de sinal e 15 SmartPanel interfaces foram assim adquiridos, o que permite a ligação dos sinais áudio e vídeo de oito câmaras aos vários monitores da sala de controlo, ao átrio de entrada e aos dois palcos. Os SmartPanels foram configurados com a aplicação MediorNet Control, o que permite à equipa técnica e de palco a mudança das fontes de sinal de cada monitor vídeo praticamente sem latência, o que constituía um dos requisitos fundamentais exigidos. O sistema agora instalado demonstra bem o poder, flexibilidade e fiabilidade da tecnologia MediorNet, quando se trata de transporte de sinal em tempo real. Mais sobre esta solução aqui.

Por sua vez, a CTV é uma empresa fundada em 1983, especializada em outside production. Conta com uma enorme frota de carros de exteriores, presente em todo o mundo e com uma carteira de clientes de enorme peso. Os números do seu desempenho espelham a vastidão da sua operação: a frota produz o equivalente a mais de 1000 dias de gravação e mais de 2600 horas de transmissão ao vivo, anuais, e uma média de seis horas diárias de transmissão de televisão.

Interior de um dos carros da CTV

A CTV acaba agora de adquirir um sistema baseado nos gateways MediorNet MuoN e FusioN gateways da Riedel, para maximizar o seu fluxo de trabalho ao vivo. A solução permite optimizar a velocidade e flexibilidade da conversão de sinal durante a produção. A solução de base SFP dos gateways IP MediorNet MuoN proporciona, nomeadamente, vários interfaces práticos para converter sinal SDI em IP. A solução MediorNet FusioN utilizada agora pela CTV Outside Broadcasts constitui um gateway versátil e autónomo, concebido para aplicações de controlo remoto. Mais sobre esta solução aqui.

Saiba mais sobre a tecnologia MediorNet aqui. Veja tudo sobre estes e outros produtos da RIEDEL aqui. Se a sua actividade s situa na área do broadcast, live, televisão ou rádio, se tem a responsabilidade de um teatro, centro de congressos, estádio ou qualquer outro tipo de operação em que a transmissão de sinal, áudio, vídeo ou dados e a intercomunicação sejam elementos dos quais depende diariamente, venha falar connosco para saber quais as soluções RIEDEL mais adequadas às suas necessidades.


O novo HDR-80 da Datavideo

Um gravador de video concebido para trabalho multicâmara? ProRes e 4K? E com áudio, ecrã táctil e ferramentas de edição incorporadas? Sim, isso e muito mais. O novo HDR-80 é uma nova unidade de gravação de video profissional, muito compacta, que promete revolucionar os seus fluxos de trabalho e tornar a produção vídeo mais fácil do que nunca, garantindo a qualidade máxima do seu trabalho. A DATAVIDEO parece ter tocado aqui, mais uma vez, num ponto sensível: como aceder a ferramentas de produção de vídeo profissional, sem delapidar os seus recursos financeiros.

O novo HDR-80

O novo HDR-80 é uma nova proposta da DATAVIDEO que vem revolucionar o mundo da produção video profissional. Capaz de gravar 4 sinais de video separadamente, com um único sinal de sincronismo, o HDR-80 é, não só, um gravador ISO, mas pode ser usado também como um switcher HD de 4 canais, but it can also be used as a four-channel HD video switcher.

2 discos 2.5″ SSD

Equipado com 2 discos 2.5″ SSD, o HDR-80 é um gravador 4K ProRes Dual Disk Recorder capaz de aceitar até 4 câmaras HD, para gravação vídeo ao vivo. Os quatro sinais podem ser vistos no ecrã táctil incluído e lançados para live streaming directo. O áudio pode ser injectado no vídeo, através das suas entradas digitais e analógicas balanceadas, o que faz do HDR-80 a ferramenta perfeita para transmissão ou streaming.

Painel traseiro do HDR-80

O HDR-80 suporta um conjunto alargado de entradas e saídas, designadamente, uma entrada 4K HDMI, uma entrada 12G SDI e 3 entradas 3G-SDI, para além de saídas de vídeo com áudio injectado. Este arranjo é muito flexível e cobre todas as necessidades de produção, com ou sem recurso a equipamento adicional.

A DATAVIDEO permite-nos aceder a ferramentas de produção vídeo muito inovadoras, cujo uso obedece à lei dos 3 Fs: flexibilidade, fiabilidade e facilidade. Ao mesmo tempo que garante a pureza e a qualidade dos seus produtos e a obediência aos mais altos padrões de exigência do trabalho com eles executado.

Uma ferramenta como o HDR-80 abre horizontes muito amplos de produção vídeo a nível profissional, oferecendo uma flexibilidade e facilidade de operação que o tornam a escolha natural para o broadcast em geral, incluindo estações de rádio, e também para eventos religiosos, desportivos, musicais ou em qualquer outra situação, com exigências profissionais e de máxima qualidade de sinal e com utilização de várias câmaras simultaneamente.

O novo HDR-80 vai estar disponível muito em breve. Saiba tudo sobre as características do novo produto e veja este video com uma súmula delas. Consulte-nos para saber mais ainda, para saber da disponibilidade do produto e o seu preço.


Tudo se resolve…

Costuma-se dizer assim, que tudo se resolve. Com uma única excepção, diz-se também. Mas há problemas mais simples que outros. Problemas que se revelam, por vezes, bastante complicados de resolver. Repare nos formatos utilizados em áudio profissional profissional, por exemplo. É um universo onde se falam mais línguas do que na lendária Torre de Babel. Por vezes a comunicação entre diferentes equipamentos e formatos parece um problema inultrapassável. Mas a Appsys ProAudio trouxe a solução. Se precisa de converter qualquer formato de áudio digital em qualquer outro, o Multiverter é a sua solução, sólida, fiável, flexível.

MVR-64 multiverter

A Appsys ProAudio é uma empresa que alia a precisão suíça à solidez da manufactura alemã. Surgida em 2007, com sede em Zurique, dedica-se ao desenvolvimento e produção de equipamento áudio profissional. Mas . A BBC, a Apple ou a Dolby, por exemplo, contam-se entre os seus clientes que optaram pela solidez e fiabilidade dos seus produtos.

Em grande destaque na linha de produtos da Appsys ProAudio está o Multiverter. Trata-se de um conversor universal, disponível numa unidade compacta de 1U. O que esta unidade lhe oferece é conversão de todos os formatos áudio digital, actualmente usados profissionalmente, em qualquer outro:

  • ADAT (8x), SPDIF/AES3 óptico
  • MADI óptico
  • MADI coaxial
  • MADI-TP (até duas ligações simultâneas)
  • AES50 (até duas ligações simultâneas)
  • Dante / AES67
  • mais formatos disponíveis através de breakout boxes 

As características principais do Multiverter são:

  • 64×64 canais em cada interface, com a possibilidade de fazer o routing/splitting entre interfaces
  • Amplificador para auscultadores integratedo
  • Conversão da taxa de amostragem assícrona
  • Controlável remotamente via web, telnet ou USB. 
  • Expansão contínua através de break-out boxes

O que o Multiverter lhe oferece é tão somente a possibilidade de ligar o seu equipamento a qualquer fonte de sinal. tornar o seu carro de produção ou de exteriores compatível com qualquer equipamento, usar a sua ligação ethernet como um interface 64×64 para gravação via Dante, conversão da taxa de amostragem entre quaisquer interfaces, latência baixa usando a sua rede ethernet normal. utilização actualizada do seu equipamento mais antigo. De forma fiável numa unidade muito compacta e de simples operação.

Poder e flexibilidade, eis o que o Multiverter lhe oferece. Um equipamento indispensável em qualquer estúdio de áudio, vídeo ou rádio profissional.

Saiba mais sobre o Multiverter e sobre esta nova representada da Avantools aqui. Para saber mais ainda, consulte-nos.


Datavideo, em qualquer altura.

As soluções da DATAVIDEO são tecnicamente únicas, constituem um investimento seguro e evidenciam uma relação qualidade/custo sem paralelo. Em qualquer altura, a opção DATAVIDEO apresentar-se-ia, pelas suas características, como a ideal para produção de video no século XXI. Neste particular momento, em que a maior parte da comunicação no mundo se faz via video, por razões de conjuntura que todos conhecemos, a DATAVIDEO tornou-se uma marca vital. Veja como, com um estúdio de inteiro de produção tv, que cabe numa mala, vai a qualquer lugar captar a sua informação, prepara-a e pode fazê-la chegar, de imediato, onde lhe interessa.

SCS-500

A DATAVIDEO ganhou um justo prestígio mundialmente por proporcionar soluções de produção de video profissionais, de grande qualidade, facilidade de operação e preços sem paralelo. Todo o equipamento necessário à produção profissional, outrora apenas acessível aos grandes broadcasters ou estúdios de topo, passaram a estar disponíveis a quem quer que deles necessite.

SE-500HD

A DATAVIDEO fabrica todo o equipamento necessário para uma produção de video de grande exigência, com um oferta muito diversificada de equipamentos que cobrem todas as necessidades. É a resposta natural para uma variedade muito ampla de situações para as quais se exige qualidade, robustez e flexibilidade, mas, ao mesmo tempo, apertado controlo de custos. Estes equipamentos estão disponíveis em unidades separadas, que vão sendo montadas à medida das necessidades, juntando os modelos mais adequados. Mas a DATAVIDEO tem-se igualmente distinguido pela criação de soluções chave na mão, adequadas à função e pré-montadas para maior conveniência dos seus utilizadores.

HDR-1

É o caso do modelo SCS-500, pequeno conjunto de produção, concebido para conferências, assembleias, concertos, eventos desportivos e outras situações similares. Este modelo gira em torno do switcher SE-500HD – 4 entradas e inclui ainda 2 câmaras BC-80 – HD Block, o HDR-1 – 1080p USB Recorder, os monitores TLM-102 – Dual 10″ LCD, 2 Tripés STA-100 , 2 cabos CB-60 HDMI de 30m e duas malas de transporte HC-300 e HC-800. Capte áudio e video, faça a montagem, codifique e faça o streaming para as suas plataformas escolhidas. Poderá trabalhar em directo ou em diferido. Tudo a partir do seu SCS-500! Desmonte o equipamento, coloque-o nas respectivas malas de transporte e dirija-se para o seu novo trabalho. Nada mais simples, nada mais fácil de operar e transportar. Nenhuma outra solução se aproxima sequer do poder e qualidade do SCS-500.

BC-80

Com a DATAVIDEO e, em particular, com o SCS-500, está a fazer um investimento de futuro, que lhe garante a satisfação das suas necessidades de produção vídeo internamente. Com toda a simplicidade e com a garantia de chegar com o seu trabalho, sem intermediários, onde lhe interessa.

Veja aqui mais informação sobre as características do SCSS-500. Fique a saber mais sobre as propostas da DATAVIDEO e fale connosco para saber mais ainda sobre o SCS-500 e outras ofertas da marca.


Os gémeos do futuro

Acabam de ser entregues à RTBF (Radio-télévision belge de la Fédération Wallonie-Bruxelles), dois carros de exteriores, idênticos, que constituem o que de mais avançado existe neste momento no mundo, no que diz respeito a este tipo de recursos. Estes carros gémeos são dois pilares centrais sobre os quais vai assentar a nova Media Square que a estação pretende implementar. A tecnologia LAWO constitui o eixo principal da solução tecnológica em que assenta o funcionamento destes carros.

Detalhe do novo carro de exteriores da RTBF

A Radio-télévision belge de la Fédération Wallonie-Bruxelles (RTBF), é a estação pública francófona da Bélgica. A actividade da RTBF estende-se pelos seus 4 canais de televisão, nove de rádio, presença na web e nas diferentes redes sociais. A sua produção é muito diversificada e pode ser apreciada, quer dentro das fronteiras do país quer internacionalmente.

Dotada de uma importante infraestrutura tecnológica, a RTBF acaba de ver alargada a sua capacidade significativamente com a aquisição de dois super carros de exteriores. Totalmente iguais, com a tecnologia mais avançada disponível hoje e virados para o futuro.

A base dos carros assenta numa infraestrutura de rede Arista de 100 Gbps, sobre a qual funciona a plataforma V__matrix C100 da LAWO. Tudo isto para proporcionar sinal de vídeo e áudio no formato SDI e IP, sua distribuição e processamento, controlo e monitorização processados pelos sistemas VSM, vSNMP, vsmSOUL e vsmGear, também da LAWO. Veja tudo sobre estes sistemas de controlo aqui. Mesas mc²56 completam este conjunto de equipamento.

O sistema de intercomunicação é proporcionado pela RIEDEL e inclui o TANGO e os Smartpanels da série 1200.

Nesta altura, os carros gémeos de exteriores, agora fornecidos à RTBF, constituem o que de mais avançado existe no mundo, no que respeita a tecnologia destinada a este género de aplicações. Podem ser usados autonomamente, mas também em conjunto para produções que o exijam e podem ainda ser adicionados aos recursos dos estúdios centrais. Constituem as pedras angulares de um conjunto mais alargado de recursos a implementar em futuro breve, uma vez que estão equipados com tecnologia à prova de futuro.

Veja este video com uma descrição dos novos carros. Leia aqui um artigo detalhado sobre as especificações deste fornecimento. Veja aqui panorâmicas 360º do interior dos carros.

Saiba mais sobre as soluções LAWO e RIEDEL. Saiba ainda mais, contactando-nos.


A Arte do Software

A produção áudio passa hoje, quase exclusivamente, pela aplicação de ferramentas de software. No estúdio, na régie, na rádio ou no palco todas as operações executadas e todos os equipamentos utilizados são comandados por software. Da operação mais geral e básica, até à operação mais complicada e especializada, o software permite o controlo de todos os aspectos da produção profissional e de todos os parâmetros do som. A AVANTOOLS dispõe de uma selecção muito vasta de soluções de software que cobrem todas as suas necessidades.

A AVANTOOLS foi a empresa pioneira na introdução do áudio digital em Portugal. As primeiras soluções que surgiram no mercado e marcaram a migração da produção áudio do analógico para o digital foram disponibilizadas pela nossa empresa. É uma experiência única e muito profunda, que se foi enriquecendo à medida que este sector foi evoluindo. Algumas das nossas marcas são, desde o início deste processo, pontos incontornáveis de referência neste mercado, que pela sua própria natureza está constantemente em actualização e evolução.

Para a iZotope o seu maior desígnio é a qualidade do som. A empresa oferece soluções baseadas nas mais avançadas técnicas de design de software, e ajuda operadores, músicos e produtores nas suas tarefas, focando-se ssim na sua criatividade e libertando-se do fantasma ou do peso da tecnologia. Soluções baseadas em IA e aprendizagem de máquina que proporcionam ferramentas. Destaque, por exemplo, para o RX7, o Neutron 3 ou o Ozone 9. Produtos que conquistaram o mercado e ganharam inúmeros prémios que atestam a sua qualidade e aceitação.

A WAVES é a líder mundial na produção de software áudio e de processamento de sinal. Uma carreira que foi construída desde 1992 e que conta com a AVANTOOLS desde a primeira hora como sua distribuidora em Portugal. A WAVES oferece software Native e SoundGrid nos diferentes formatos VST, TDM, RTAS e AU, para as plataformas mais conhecidas: Pro Tools, Logic, Cubase ou Ableton, por exemplo.

A SONNOX surge da herança dos fabricantes da primeira mesa digital, com qualidade broadcast surgida no mercado, a Oxford. Uma experiência acumulada desde os anos 80, pois, que a SONNOX pôs ao dispor de um público mais alargado, com a oferta de software que se destina a todas as áreas de produção áudio. Trabalhando em associação com Avid, a Universal Audio ou a Fraunhofer, a SONNOX distingue-se, sobretudo, pelos seus celebrados plugins de equalização e processamento dinâmico.

A McDSP é uma companhia fundada em 1998, cuja tecnologia se aplica a todas as mais populares DAW incluindo o Pro Tools, Logic, Cubase, e os Avid live sound systems. Os algoritmos áudio desenvolvidos pela McDSP podem ainda ser encontrados em produtos desenvolvidos por empresas como a Audiokinetic, a Bioware, ou a Microsoft, e em produtos da linha de consumo como o iOS audio player da LouderLogic.

A AUDIO EASE é uma das mais inovadoras empresas de desenvolvimento de software áudio. Tem sede em Utrecht (Holanda). Conhecida sobretudo pelo Altiverb, o primeiro e mais conceituado plugin de reverberação baseado no método da convolução. Outros produtos de processamento de espaço acústico produzidos pelo fabricante holandês, que têm lugar nas produções musicias mais exigentes e também no video e no cinema.

Outros fabricantes de software, que também produzem harware, fazem parceria connosco. É o caso da CEDAR AUDIO. Para além dos seus conhecidos equipamentos integrados de processamento de sinal, a CEDAR AUDIO oferece ainda soluções apenas de software para a maior parte dos seus celebrados algoritmos de processamento de sinal e redução de ruído.

É o caso também da RTW, a empresa alemã especializada em equipamento de medição de sinal áudio. Para além das suas soluções intergradas, a RTW oferece também soluções em formato plugin, compatíveis com todas as plataformas digitais de captação e edição, para além de ter o seu software integrado em produtos de outras companhias, como é o caso da LAWO.

É o caso, ainda, da EVENTIDE, que para além da sua extensa e celebrada linha de hardware, marca também presença nesta área com inovadoras soluções de software, em formato plugin, muitos deles versões neste formato de equipamento de estúdio que trouxe muito justamente fama à empresa, como é o caso do H3000.

Finalmente, a SONARWORKS, é a empresa fundada em 2012, especializada no desenvolvimento de software de referência para monição. Destaque neste momento para o Reference 4, o software que calibra os seus monitores de estúdio e auscultadores, para que produza uma mistura fiável em qualquer sistema.

São estas algumas das soluções que temos para si, no domínio do software. Visite o nosso site, veja os inúmeros videos que lhe disponibilizamos sobre estes e outros produtos. Através dos links das empresas encontrará também muita informação adcional, escrita e em video, sobre os produtos por elas disponiibilzados. Contacte-nos para saber mais sobre as soluções de software que aqui lhe propomos, para as testar ou para alguma oferta especial.


DNS ou a genética do som

Se não acredita em milagres, há um produto da CEDAR AUDIO que lhe pode restaurar a fé. Se quiser testemunhar um, vá lá, quase milagre, ouça um modelo equipado com tecnologia DNS em acção. O que estes modelos da prestigida marca inglesa fazem pelo som está nesta categoria do quase milagre. Se precisa de recuperar gravações antigas, retirar ruído de captações feitas em condições deficientes ou, simplesmente, tornar perfeita a gravação quase perfeita, a tecnologia DNS da CEDAR AUDIO é solução para si. Vem em diversas versões, cada uma ajustada às suas necessidades. Em qualquer caso, a origem do som perfeito.

DNS 8D

A tecnologia criada pela CEDAR AUDIO conhecida como Dialogue Noise Suppression (DNS) visa eliminar ruído indesejável do sinal áudio. Seja durante o processo de captação, para transmissão ou registo, seja depois de registado. Com a tecnologia DNS é possível eliminar ruído de tráfego, ar condicionado, vento, chuva ou qualquer forma de ruído de fundo. É possível ainda compensar casos de uma posição desfavorável do microfone ou reverberação excessiva. Nestes e noutros casos, o processo raia o milagre.

Até esta tecnologia surgir, a supressão de ruído do sinal áudio assentava em complicados processos como o uso de filtros passa-baixo, noise gates, processadores dinâmicos e outros sistemas de redução de ruído. Todos eles se revelaram excepcionalemtne complexos, mas sobretudo altamente ineficazes. Os filtros não descriminam entre sinal e o ruído que se pretende eliminar, os noise gates não funcionam quando o sinal está presente e produzem descontinuidades desagradáveis entre o ruído e o sinal. Outros sistemas produzem distorção, ruído tipo impulsivo e outros efeitos inceitáveis. A tecnolodia DNS suprimiu todos estes problemas e o seu sucesso traduziu-se pela atribuição de inúmeros prémios, designadamente um da Academy of Motion Picture Arts and Sciences.

DNS 2

Desde a sua criação, a tecnologia DNS foi subsequentemente implementada em numerosos produtos da linha oferecida pela CEDAR AUDIO. Em formato de hardware, com o DNS1000 e produtos afins. Em software, com o DNS One e outros. Agora esta tecnologia foi redesenhada tendo em conta aplicações em que a portabilidade e velocidade de processamento são factors chave. É o caso do DNS 2, portátil, 2 canais (particularmente destinado ao broadcast, cinema, video e live) sobre o qual falámos aqui e aqui. Ou o DNS 8, multicanal (especialmente adequado a situações de estúdio, broadcast, rádio), que se apresenta agora equipado com tecnologia DANTE, o DNS 8D. Pesquise a nossa secção de Notícias para mais informação, usando CEDAR AUDIO como palavra-chave.

Saiba mais sobre a linha de produtos da CEDAR AUDIO, incluindo alguns videos sobre estes modelos e leia aqui e aqui exemplos de algumas aplicações recentes desta tecnologia.

Venha ouvir para crer. Venha testemunhar o milagre CEDAR AUDIO e ouça com os seus prórios ouvidos o que esta tecnologia lhe pode proporcionar.


Avé Nero!

NERO é um novo equipamento da AUDIENT, que lhe permite controlar toda a monição do seu estúdio e muito mais. Mil funções, numa unidade cujo tamanho compacto parece esconder as possibilidades e o tremendo potencial que encerra. Uma ferramenta absolutamente imprescindível no seu estúdio, seja qual for a sua dimensão ou a natureza do seu trabalho.

O NERO é um controlador que estava destinado ao sucesso desde o momento em que foi lançado. Falámos das suas capacidades aqui e aqui. Após o seu lançamento, o NERO apenas cumpriu o destino a que estava fadado: tornar-se cada vez mais uma ferramenta imprescindível nos estúdios, de qualquer dimensão, por esse mundo fora e demonstrar a justeza da AUDIENT em o ter incluído na sua linha de produtos. As opiniões sobre o novo NERO são unânimes ao destacar a sua enorme utilidade, flexibilidade, facilidade de operação e cuidado design.

A Musitech chama a atenção para a imprescindibilidade num estúdio, com várias salas de operação e sistema de monição, de um qualquer sistema de controlo e endereçamento dos sistemas de monição. O NERO, com o seu hardware dedicado, é a solução prática para lidar com estas exigências. A Gearslutz destaca o modo como o NERO ultrapassa produtos similares em facilidade de operação e funções. A Sound on Sound lembra como a AUDIENT, um fabricante com longa e larguíssima experiência no desenho e produção de equipamento de topo para estúdio, sabe umas coisas sobre o modo como construir um aparelho com as caracterísitca do NERO. A Mixdown reconhece que o NERO tem tudo o que é preciso num equipamento deste tipo. A Production Expert convida os seus leitores a pensar no NERO como o centro nevrálgico de uma mesa de mistura, sem a mesa de mistura e adverte: “é tempo de tomar o controlo dos seus monitores.”

Para a AUDIENT, o NERO é a “arte do controlo,” ancorado em mais de 20 anos de experiência na construção de mesas de mistura analógicas, lembrando que foi concebido para lhe oferecer um controlo total sobre os seus sistemas de monição. Com um sistema de I/O poderoso, operação no estilo de uma mesa de mistura, e uma tecnoloogia de atenuação de alta precisão e muito mais, o NERO, adverte a AUDIENT, tornar-se-á rapidamente o coração do seu estúdio.

Para além do que anteriormente publicámos sobre o NERO, poderá ficar a saber mais aqui. Melhor: se quiser saber mais ainda ou ver esta nova e poderosa ferramenta em acção, venha falar connosco.