É época de festivais

O verão é época de férias, mas também de festivais. De norte a sul do País, para todos os gostos e cobrindo todos os esttilos. Gravá-los é uma forma de ultrapassar o seu carácter sazonal e, muitas vezes, perpetuar o efémero. Gravá-los com qualidade é um desafio de que todos podem colher benefícios posteriormente, rentabilizando um investimento e um trabalho que não tem, necessariamente, de se esgotar na duração de um concerto.

Préamplificadores ASP880

Gravar um concerto ao vivo representa, no plano técnico, um desafio. Gravar um concerto inserido num festival aumenta o desafio, já que as condições de trabalho são por vezes complicadas e a própria lógica de funcionamento traz problemas adicionais. Gravar nestas condições, com qualidade, é um desafio adicional. Gravar em multipista, assegurando uma qualidade tão próxima quanto possível da obtida em estúdio — passível de ser depois sujeito a uma operação de mistura normal — é a derradeira meta, perfeitamente viável, que se pode atingir com cuidado, com o equipamento certo e domínio técnico. A atmosfera criada pelo palco e pela presença do público contêm aquele grão extra de pimenta, da qual pode resultar a obra prima que vai ficar na história.

A gravação de concertos ao vivo não está condicionada pelo género musical, pelo local, pelo público ou pelos músicos. Tudo é possível. Mas traz, isso sim, problemas técnicos específicos, de entre os quais tem de se destacar a qualidade, portabilidade e robustez do equipamento, a facilidade da sua montagem e a sua redundância. Este último aspecto é crucial, uma vez que se trabalha sobre um evento irrepetível, que decorre, muitas vezes, em condições complicadas. O equipamento e quem o opera têm de estar preparados para o pior. Nada pode falhar.

A Re:Live Recordings é uma empresa especializada na gravação de concertos ao vivo, em multipista. Neste video, Rob Baldock, o criador deste projecto, descreve alguns dos problemas que se levantam neste género de trabalho e fala sobre a sua escolha pelos préamplificadores da AUDIENT modelo ASP880. Este modelo tem especificações que justificam, por si só, a escolha: qualidade de topo dos prés e dos conversores e um conjunto de características únicas como Impedância Variável ou Filtros Passa Alto Variáveis. Tudo isto numa unidade de rack, muito compacta e robusta.

ASP880

Veja aqui, aqui, aqui e aqui diversos videos com análises sobre o ASP880 e fique a conhecer a fundo as suas possibilidades.

Na AVANTOOLS temos estas e outras soluções para a construção do seu estúdio móvel de gravação ao vivo, e para lhe proporcionar uma infraestrutura de alta qualidade. Temos a experiência e as ferramentas para o ajudar a tornar o seu projecto ou a expansão da sua actividade uma realidade. Consulte-nos e venha avaliar connosco a melhor solução para a concretização do seu sonho.


Conheça a result6

No campo do áudio, por mais ou menos complexo que seja o seu trabalho, sejam quais forem os seus recursos, a escuta do seu estúdio é o parâmetro pelo qual tudo é aferido. Não pode haver compromissos na escuta. Ela é o padrão pelo qual tudo é, no final, avaliado. A result6 garante-lhe a escuta perfeita, graças a uma obra de arte de engenharia. Trata-se de uma coluna activa, muito compacta, que lhe dá entrada na linha de produtos da PMC, o afamado fabricante britânico de equipamento de estúdio. Ouvir para crer.

Paul Galla escolheu result6

O result6 é um monitor de estúdio, construído pela PMC. Trata-se de um produto que está dentro dos parâmetros que distinguem a marca e que a tornaram referência nesta área. Esta é uma coluna que se distingue pelo detalhe, pela alta resolução que proporciona, pelo detalhe, pelos graves precisos e mais profundos, pelo equilíbrio em toda a extensão e pela dispersão alargada no sweet spot. Mais e mais estúdios optam por uma solução result6. O sul africano Paul Galla (cf. foto acima) diz que as vai usar para sempre. Encontramo-la em estúdios por todo o mundo e também, naturalmente, em Portugal.

Trata-se de uma coluna muito inovadora, que utiliza um driver de baixas frequências desenvolvido a partir de uma tecnologia única, laser, que se integra no Advanced Transmission Line (ATL), o processo de reprodução das baixas frequências, que está no coração de todos os produtos da PMC. Um labirinto acústico explica a excelência da resposta de graves.

O sul africano Paul Galla, o produtor que referimos no início, também músico e compositor, proprietário da etiqueta Bad Future, acaba de instalar um par de result6 no seu estúdio em Johannesburg. Possuidor orgulhoso de uma outra referência PMC, as nearfield TB2S-AII, Galla diz contudo que as result6 são provavelmente as melhores colunas produzidas pela PMC. Leia mais sobre esta nova aquisição e sobre as impressões de Galla aqui.

São incontáveis os elogios tecidos a esta coluna especial, que coloca a PMC ao alcance do profissional do áudio mais exigente. Leia aqui, aqui e aqui, algumas análises à result6 e veja aqui, aqui e aqui videos com mais análises sobre este produto.

Saiba mais sobre a result6 e contacte-nos para saber mais ainda ou para constatar, por si próprio, a excelência destes monitores.


Antelope Audio, totalmente ao seu alcance

A Antelope Audio produz equipamento de qualidade superlativa, que se tornou referência incontornável. Os seus conversores e os seus geradores de clock, por exemplo, são elementos que compõem o arsenal dos melhores estúdios espalhados pelo mundo. A prestigiada marca criou agora uma oportunidade que vai colocar ao seu alcance, ainda mais facilmente, os seus produtos. Se está a pensar em comprar equipamento de áudio digital para o seu estúdio, fixo ou móvel, para os seus concertos ou para outro qualquer fim ou actividade profissional baseada no áudio digital, dê uma olhadela a esta campanha. O melhor por um preço ainda melhor.

Orion Studio Synergy Core

A Antelope Audio produz desde há 20 anos equipamento de referência destinado ao domínio da produção áudio digital. A palavra que parece traduzir melhor esta empresa é inovação. Desde o clock original (que é, na verdade, a origem da sua actividade) até aos actuais microfones modeláveis, é de autêntica e incessante inovação que estamos a falar.

A fidelidade ao seu lema — clareza digital, calor analógico — levou a marca a tornar-se, ao longo dos anos, um marco incontornável, merecedor de uma fortíssima presença nos centros de produção mais prestigiados e da preferência dos profissionais do áudio de todo o mundo.

Edge SOLO

Particularmente prezados são os seus conversores e os seus geradores de clock. Estes estavam tão à frente do seu tempo quando surgiram no mercado, que ainda hoje equipam os estúdios que se dedicam às mais exigentes. A diferença de qualidade do clock Antelope Audio traduz-se bem no comentário de um cliente Avantools, prestigiadíssimo técnico português. A introdução do clock Antelope Audio no seu estúdio, foi, nas suas palavras, “como tirar uma almofada da frente das colunas.”

Edge STRIP

O conjunto de produtos proposto pela Antelope Audio inclui, neste momento, entre outros, um vastíssimo conjunto de produtos. Destque para uma linha de interfaces de todos os tipos, para todas as necessidades, ou para os já referidos geradores de clock, passando por uma ampla linha de inovadores microfones modeláveis, uma oferta recente e totalmente inovadora.

Verge

Consulte a extensa linha de produtos da Antelope Audio e saiba qual o modelo que melhor se adequa às suas necessidades. Seja qual for o produto, contudo, contará com a qualidade, a flexibilidade, a robustez e o apoio técnico que espera desta marca de pretígio.

Fique agora a saber que a Antelope Audio e a Avantools prepararam para si uma campanha que certamente lhe vai merecer a sua melhor atenção.

  • Até 30 de Setembro de 2019 os produtos Discrete 4 e 8 Synergy Core e o Orion Studio Synergy Core são alvo de uma campanha absolutamente imperdível. No caso do Discrete, esta campanha inclui software no valor de 1200 euros.
  • Até 31 de Outubro de 2019 toda a linha de microfones modeláveis (incluindo o modelo Verge, e os modelos Edge Solo, Duo, Quadro, Strip e Go estarão também a um preço especialíssimo de promoção.

Contacte-nos com urgência para saber as condições desta oferta excepcional e a forma como irá poder beneficiar dela.


Escolher RIEDEL

São inúmeras as instituições de topo de todo o mundo que optaram por soluções RIEDEL para as suas necessidades de intercomunicação. As vantagens são óbvias: robustez, flexibilidade e qualidade. Estes são atributos que se juntam a um outro, particularmente importante em tempos de escolha e de mudança: a prova do futuro. A RIEDEL inova assegurando o futuro. São vastos os seus créditos firmados como fornecedora de soluções de intercomunicação para os maiores eventos à escala universal e para as organizações mais exigentes, que com a RIEDEL vêem a prova do futuro assegurada para os seus investimentos. A cada dia novos parceiros juntam-se à RIEDEL neste caminho de excelência e de futuro. Agora foi a vez do celebrado Lasalle College of the Arts em Singapura.

O Lasalle College of the Arts

Uma instituição de vanguarda dedicada às artes e ao design, uma das principais da Ásia, a Lasalle College of the Arts foi fundada em 1984, ainda como St Patrick’s Arts Centre, designação que mudou em 1985 para a actual. Em 2007 a universidade mudou-se para o seu campus actual, a sede de um complexo que acolhe actualmente mais de 2600 alunos. A LASALLE habita um território de vanguarda que se estende das artes contemporâneas ao design, repartidas numa multiplicidade de propostas. Virada para a educação, mas também para a práctica, a LASALLE oferece mais de 30 programas diferentes e é liderada por uma comunidade de artistas premiados, designers, educadores e investigadores.

Na vanguarda das artes contemporâneas e do design

Recentemente, uma das várias unidades que compõem o LASALLE, o Singapore Airlines Theatre, decidiu substituir todo o seu sistema de intecomunicação por um outro baseado no BOLERO da RIEDEl. A justificação foi dada por Patrick Wong, Senior Technical Officer do Lasalle College of the Arts. Diz Wong que “Tornou-se imediatamente óbvio para nós que o BOLERO proporcionar-nos-ia um alcance muito maior, uma muito melhor qualidade do áudio e um muito mais rico conjunto de facilidades que o nosso anterior sistema. O BOLERO é a solução ideal para nos conduzir para o futuro, com a capacidade que contém de expansão para um sistema de intercomunicação mais complexo, quando a necessidade surgir.”

“O BOLERO é a solução ideal para nos conduzir para o futuro” Patrick Wong, Senior Technical Officer do Lasalle College of the Arts

O BOLERO é um sistema de intercomunicação sem fios, introduzido pela RIEDEL há cerca de um ano. Trata-se de uma tecnologia revolucionária capaz de acomodar 10 beltpacks por antena e até 100 antenas por cada sistema singular. Trata-se de uma revolução, na verdade, porque o BOLERO redefine a área da intercomunicação sem fios, ao introduzir características como o ADR (Advanced DECT Receiver), que garante uma robustez de funcionamento e qualidade sem par, para além de proporcionar integração com o sistema ARTIST, registo de cada beltpack Touch&Go e uma versatilidade de operação única: cada beltpack funciona como um wireless keypanel e — uma completa inovação —como um walkie-talkie.

O Singapore Airlines Theatre

São muitos os exemplos de adopção desta tecnologia RIEDEL por grandes e pequenas instituições, com necessidades de intercomunicação mais ou menos complexas e de sistemas robustos que sirvam estas necessidades. São centros de congressos, broadcasters, complexos culturais e outros. A BBC, a CBC, o Centro de Congressos de Adelaide (Austrália), o Couvent des Jacobins ou a Assembleia Nacional (França), o Teatro Nacional do Japão, ou, em Portugal, o CCB e a TVI, são exemplos da adesão à multifuncionalidade, robustez e inovação dos produtos e sistemas de intercomunicação da RIEDEL.

Saiba mais sobre estes exemplos consultando os nossos destaques e notícias. Saiba mais sobre o sistema BOLERO fornecido ao Lasalle College of the Arts aqui. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre a RIEDEL e as soluções que temos para lhe oferecer.