O broadcast do futuro, hoje

O broadcast está sem dúvida a atravessar um período de grandes e profundas alterações. O que distingue essencialmente este novo período é a centralização da produção de conteúdos, que depois são distribuídos, de forma integrada, através das diferentes plataformas disponíveis. Quando falamos nos suportes tecnológicos que asseguram o funcionamento deste novo paradigma, a LAWO está na vanguarda. As soluções para o que a LAWO chama BROADCAST 3.0, são uma garantia para o presente, à prova de futuro.

É preciso lembrar que esta revolução que ocorre, neste momento, na área do broadcast só é possível pelo aparecimento de novas tecnologias para o audiovisual, assentes no Protocolo Internet (IP). É este protocolo, que permite a comunicação de pacotes de dados entre uma máquina de origem e uma de destino, através de uma rede que as liga, local ou remotamente. Estas “máquinas” podem gerar dados de qualquer natureza, incluindo aqueles que interessam ao broadcast, designadamente de natureza audiovisual.

Neste domínio, a LAWO tomou há muito o comboio da vanguarda. A empresa baseou-se na sua experiência de 50 anos de produção de equipamentos destinados a esta área. A natureza muito diversificada de soluções oferecidas pela LAWO assegura, não só, a satisfação das especificações mais exigentes para a área do broadcast, mas também a flexibilidade de utilização garantida por um poderosíssimo núcleo de R&D e pela qualidade e solidez da engenharia alemã.

Um exemplo recente de uma solução LAWO é o da CONNOISSEUR MEDIA, o grupo americano de comunicação, que recentemente adoptou uma solução LAWO para a sua complexa rede de operações. Sedeada em Westport, Connecticut , a Connoisseur explora 39 estações de rádio e bases digitais em 11 pontos espalhados pelos EUA. O foco principal da sua actividade situa-se em Nova Iorque, includindo Long Island, Connecticut e New Jersey. A LAWO forneceu recentemente a este importante grupo de comunicação uma solução que inclui 10 mesas de rádio modelo crystal e Compact Engines, o sistema de controlo VisTool, o software RELAY VSC virtual sound card e o Power Core. Saiba mais sobre a solução e as impressões dos seus utiizadores aqui.

Venha saber mais sobre a LAWO e as suas soluções, venha falar connosco. Juntos, tentaremos encontrar a que melhor se adequa ao seu caso.


SPIRE STUDIO, o seu estúdio pessoal

Teve uma ideia para uma nova música e quer gravá-la de imediato? Mas as suas gravações, feitas assim, no local e de improviso, ficam sempre sem qualidade? Diga adeus ao som distorcido, sujo, com pouco sinal. Com o SPIRE STUDIO da iZotope, logo que a inspiração surge, você dispõe de uma ferramenta que reage de imediato, sem perda de tempo a verificar níveis ou afinar a equalização. Em segundos, é o tempo de o ligar, o SPIRE STUDIO estará pronto a receber as suas ideias e pronto a publicar os resultados assim que o registo estiver terminado. Assim, mesmo!

O SPIRE STUDIO detecta o seu instrumento e automaticamente calibra o seu nível de entrada e ajusta a sua curva de resposta para lhe dar o necessário destaque na mistura final. Grave, misture até oito pistas e publique de imediato.

O SPIRE STUDIO combina o hardware da mais alta qualidade com o software de topo da iZotope, numa pequena unidade, muito flexível e totalmente protátil, pronta a entrar em acção onde quer que dela necessite. Através da sua função soundcheck o SPIRE detecta o tipo de sinal de entrada e ajusta os seus parâmetro internos para produzir o melhor sinal possível. Os sinais podem vir dos seus parceiros da banda, no seu local de ensaio ou numa apresentação pública, local ou remotamente. Com gravação directa ou através de uma rede wireless. Depois de tudo registado, a sua outra função enhance — um exclusivo que provém directamente do OZONE, o software de referência, para mistura e masterização da iZotope — vai-lhe permitir polir os seus sons antes de eles poderem ser conhecidos pelo mundo.

Qualquer que seja o seu estilo de música, o SPIRE STUDIO é a solução all-in-one para gravação áudio, onde quer que esteja, sempre que for necessário. Controlos intuitivos, função soundcheck para fácil preparação da gravação, e função enhance para cuidar da sua mistura final. O SPIRE inclui um microfone omni 360º, para uma gravação sem preocupações quanto ao seu posicionamento e saída para ausucultadores, para fácil monitorização da sua gravação. Uma bateria recarregável, que permite até 4 horas de gravação, préamplificadores de alta qualidade, entradas XLR e 1/4″ jack e alimentação phantom 48V, completam este pequeno milagre. Capte o seu áudio, expanda as suas ideias em layers, misture e converta para qualquer dos formatos standard onde quer que se encontre a trabalhar.

Saiba mais sobre o SPIRE STUDIO da iZotope e veja alguns videos sobre este modelo. Venha falar connosco para saber mais ainda ou testá-lo.


Théâtre Royal de la Monnaie equipa rede de intercomunicação com RIEDEL

O histórico Théâtre Royal de la Monnaie, situado no coração de Bruxelas, tem 300 anos de existência. Sobreviveu a revoluções, incêndios, duas guerras e ao desgaste do tempo. A intercomunicação entre os dois edifícios que compõem esta importante instituição cultural serve 180 operacionais, que estão entre os cerca de 450 funcionários da instituição. Um sistema RIEDEL assegura agora que tudo se processa com a maior flexibilidade, fiabilidade e alta qualidade. Vencendo ainda o desafio do futuro.

O Théâtre Royal de la Monnaie é o maior teatro da Bélgica e um dos teatros de ópera mais prestigiados do mundo. Com 300 anos de existência, sobreviveu a revoluções, incêndios e duas guerras mundiais. Recentemente foi alvo de uma completa renovação. Foi no âmbito desta renovação que surgiu a necessidade de actualizar o sector da intercomunicação, com um sistema moderno, que respondesse às exigências actuais da instituição. Com um quadro que inclui cerca de 450 pessoas, o sistema teria assegurar as necessidades de intercomunicação da equipa técnica e administrativa. A grande dificuldade seria assegurar uma cobertura total dos edifícios, sem obstruções e com a mais alta qualidade. Outra dificuldade a ultrapassar seria a de satisfazer estas exigências sem colocar em causa as limitações impostas pelo carácter histórico do edifício. Um outro requisito fundamental era o de assegurar a intercomunicação pela rede interna IP, também em modo standalone, para o caso dos espectáculos fora do teatro, Finalemente, um outro requisisto era o de poder integrar neste sistema computadores e dispositivos móveis. O sistema BOLERO da RIEDEL assegura e ultrapassa tudo o que foi exigido em todos estes domínios.

O novo sistema fornecido pela RIEDEL cobre dois edifícios e serve uma equipa de 180 pessoas, incluindo uma orquestra de 90 músicos, os sectores da cenografia, figurinos e caracterização, e todos os serviços técnicos.

48 belpacks e 12 antenas

Uma Artist-128 matrix intercom, equipada com placas AES67, permite uma ligação sem obstruções, através da rede IP do teatro com os 6 SmartPanels 2300 e um SmartPanel 2300 desktop. Os SmartPanels permitem a ligação e o controlo rápido de todos os sinais de intercomunicação transportados pela rede. Adicionalmente, uma app SmartPanel “painel virtual” permite a ligação de até 56 dispositivos Mac, PC, Android, e iOS para comunicar com o sistema.

O sistema BOLERO de intercomunicação sem fios compreende 48 beltpacks e 12 antenas, integrando-se também com a matriz Artist através das placas AES67.

O sistema agora instalado no Théâtre Royal de la Monnaie constitui o exemplo vivo de tudo o que distingue a solução BOLERO: comunicações limpas e claras em larga escala e num ambiente desafiador, a flexibilidade para configurar a intercomunicação de qualquer dispositivo e a versatilidade para apoiar qualquer tipo de produção intramuros ou no exterior.

Paris La Défense Arena

Um outro sistema MediorNet-Artist-Bolero, foi instalado recentemente na Paris La Défense Arena. O estádio de 40,000 lugares dispõe agora de uma solução que proporciona intercomunicações flexíveis, com qualidade cristalina, graças à tecnologia RIEDEL.

Leia mais sobre a instalação do Théâtre Royal de la Monnaie. Leia também sobre o sistema instalado na Paris La Défense Arena. Saiba mais sobre o BOLERO e outras soluções de intercomunicação da RIEDEL. Fale connsoco para saber como estas soluções estão sendo usadas em Portugal e para saber que soluções serão as mais adequadas para o seu caso.


LAWO 2019: o ano mirabillis

A LAWO teve em 2019 um ano para lembrar. Diversos projectos de larga escala, encomendas muito significativas e associação a acontecimentos marcantes para os mais destacados broadcasters e pretigiados acontecimentos que ocorreram um pouco por todo o mundo. A par de tudo isto, a empresa continuou a brindar-nos com novas soluções técnicas, que de uma forma única, acompanham a revolução tecnológica que se verifica no sector. Fique a conhecer os destaques da LAWO em 2019.

2019 ficará marcado no historial da LAWO, o fabricante de equipamento de ponta para o mundo do broadcast profissional. A empresa alemã, conhecida pela solidez e inovação das suas soluções, atingindo uma presença excepcional em todo o mundo com as suas propostas em centenas de estúdios, palcos e carros de exteriores, nas situações mais tradicionias e nas mais inusitadas.

Fundada em 1970, a LAWO está hoje espalhada pelos cinco continentes, com escritórios nos Países Baixos, Canadá, China, Noruega Singapura, Suiça, Reino Unido e EUA. Completa esta estrutura uma rede de distribuidores exclusivos em 40 países, entre os quais se conta a AVANTOOLS.

Da sua origem, como estrutura de engenharia dedicada ao desenvolvimento de equipamento electrónico, a LAWO evoluiu, dedicando-se num primeiro tempo ao desenvolvimento das primeiras mesas de mistura programáveis. É nesse contexto que surgem as primeiras mesas da série mc. Mais tarde surgem as primeiras mesas da série mc², que possibilitam a criação de redes áudio via ATM. Seguem-se outros produtos no mesmo sector de produção, destinados, em especial, à rádio. Os primeiros produtos no âmbito da criação de redes de distribuição de sinal surgem a seguir. A pouco e pouco a produção da LAWO concentra-se nos produtos destinados à área do áudio e video, que tiram partido dos novos standards apoiados em redes IP, criados para a indústria do broadcast. Uma vasta gama de produtos conexos, que estão na senda das tendências do broadcast hoje e que ajudam a mudar fluxos de trabalho e a estabelecer novas práticas e atingir novos, mais exigentes e mais fiáveis patamares de produção, foram entretanto vendo a luz do dia, fruto da capacidade de invovação e da qualidade de produção da LAWO.

Estes produtos, pela excelência, pela flexibilidade e solidez do seu funcionamento, tornam-se standards de facto da indústria. Estão hoje espalhados por todo mundo e constituem a ferramenta de referência que podemos encontrar nos palcos que colocam maior exigência, como o são os grandes acontecimentos desportivos, de entretenimento e sociais à escala mundial. A LAWO tornou-se assim a resposta para as novas exigências de um broadcasting global e multiplataforma, para o qual caminha esta indústria, a nível local, regional ou universal. São estes produtos que chegam a todo mundo. Em 2019, com especial destaque no Médio Oriente.

Veja aqui , com mais detalhe, os novos mercados que a LAWO tem vindo a conquistar, os novos projectos em que a empresa esteve e está envolvida. Leia mais sobre a história da empresa.

Encontre aqui mais informação recente sobre a LAWO:

LAWO brilha no Rock in Rio

BTV com LAWO

Radio Aalsmeer com solução LAWO

Televisa escolhe LAWO

mc²56: a solução LAWO para vários problemas

Venha falar connosco para saber como o poderemos servir.


Qual o interface mais adequado para si?

Se pensa adquirir ou actualizar o seu interface áudio, a solução mais adequada tem uma marca: AUDIENT. Oferecemos-lhe uma linha muito diversificada de interfaces, onde encontrará decerto uma solução para as suas necessidades específicas. Sempre com a qualidade a que a marca nos habituou de há muito. Incluindo, agora também, o EVO. Leve-os para onde quiser, desenvolva, registe ou afine os seus trabalhos e actuações, ou tome nota dos seus momentos de inspiração. Facilmente, onde quer que esteja, tirando partido de todos estes meios que pomos à sua disposição.

A AUDIENT habituou-nos há muito a produtos onde a característica que os distingue é uma qualidade superior do som. Junte a isto a inovação e solidez das suas soluções e obtém um conjunto de vantagens que só a AUDIENT parece capaz de sintetizar.

O leque de soluções disponíveis é vasto. O iD4, iD14, iD22 e o iD44 oferecem juntamente com o SONO, um conjunto específico de características capazes de satisfazer todas as suas necessidades de produção. O iD4 é uma unidade muito prática e simples de operar. Com o iD4 tem todas as facilidades de um pequeno estúdio à sua disposição. Com ele tem a garantia de gravações de alta qualidade, numa unidade muito compacta, por um preço muito acessível. O iD14 oferece um potencial extra, se necessitar de mais do que duas entradas simultâneas. Se o seu normal fluxo de trabalho exige mais disponibilidades, no capítulo das entradas e saídas, então a solução adequada é o iD22 ou mesmo o iD44. Todos estes modelos estão equipados com préamplificadores e conversores de topo. Exctamente os mesmos que equipam todo o equipamento exclusivamente destinado aos estúdios, que a AUDIENT também fornece.

E se você é um guitarrista, teclista ou baixista, considere o SONO, um interface com as mesmas características da linha iD, mas feito a pensar nestes instrumentistas e instrumentos. No caso dos modelos de topo poderá também expandi-los com ligação a conversores ou préamplificadores externos e assim tornar o seu sistema ainda mais potente, salvaguardando o seu crescimento futuro.

A AUDIENT oferece-lhe agora uma solução simples para avaliar qual o modelo que mais se adequa à suas neceessidades. Esta aplicação permite-lhe especificar exactamente as suas exigências e obter de imediato a sugestão do modelo ou modelos mais adequados ao seu trabalho. Seja você um músico ou cantautor, uma banda, um locutor, podcaster, sound designer para videos ou jogos ou outra qualquer actividade que envolva o uso de áudio profissional, encontrará aqui a sugestão do seu próximo modelo de interface AUDIENT. Para ter a garantia de um som profissional.

E agora, não esqueça, o novo modelo EVO permite-lhe gravar ou anotar os seus trabalhos e momentos de inspiração com enorme facilidade. Mais um sucesso da AUDIENT.

Todos estes modelos vêm acompanhados por um valioso conjunto de software, exclusivo para os detentores de produtos da marca AUDIENT.

Leia aqui mais sobre sobre toda a linha iD e aqui sobre o EVO da AUDIENT. Veja os videos sobre esta linha e outros produtos da marca ou consulte-nos para saber mais ainda ou para experimentar todos estes diferentes modelos.