SPL alarga a série ONE

Muito compactos, sólidos, multifuncionais, facilidade de operação, qualidade de som imaculada, estas são algumas das características da linha ONE que a SPL acaba de lançar. Depois do modelo Phonitor One e OneD (de que lhe falámos aqui há pouco tempo), a SPL acrescenta agora os modelos Marc e Control. Leve e eleve o nível de monitorização do seu estúdio a um patamar profissional com estas soluções propostas pela SPL com a sua série ONE. Os modelos incluídos nesta série constituem ferramentas indispensáveis num estúdio moderno.

Marc ONE

Falámos-lhe aqui há pouco do novo modelo Phonitor da SPL. Trata-se de uma solução profissional, muito flexível e de alta qualidade para monitorização através de auscultadores. Os novos Control e Marc One alargam o conceito para as colunas. Trata-se de unidades de controlo de monitorização capazes de controlar até dois sistemas de colunas, incluindo um subwoofer, para além de continuarem a permitir a monitorização através de auscultadores, incorporando a mesma tecnologia do Phonitor.

O Control One proporciona-lhe entradas e saídas analógicas, através das quais poderá ligar o seu equipamento analógico e dirigi-lo ao seus sistemas de monitorização, colunas ou auscultadores. Dispõe ainda de 2 saídas de linha. No caso do Marc One, para além das funções semelhantes ao Control One disporá ainda de uma entrada digital e duas saídas digitais adicionais, via USB, que acedem um conversor AD/DA de 32bit, com capacidade de processar frequências de amostragem de até 768kHz PCM. O que lhe proporciona, por sua vez, a mais alta capacidade de conversão DA e transforma o Marc One num poderoso conversor AD de alta resolução, utilizável com a sua DAW.

Control ONE

A série ONE da SPL oferece-lhe uma solução de monitorização para o seu estúdio, da mais alta qualidade, à medida das suas necessidades e facilmente adaptável às suas condicionantes de funcionamento.

Saiba tudo sobre a nova Série ONE aqui. Veja um video com as características gerais dos novos modelos aqui. Veja aqui uma análise bastante ampla das capacidades do Marc One. Fale connosco para mais informações sobre estes equipamentos.


Correndo para o futuro

A RIEDEL é a empresa de referência na criação de soluções de intercomunicação e transporte de sinal. Os equipamentos da marca alemã são usados em todas as situações em que fiabilidade absoluta, facilidade de operação e qualidade da transmissão do sinal são requisitos essenciais. Estes são ingredientes que dificilmente se conseguem juntar numa única marca, mas que estão presentes nas soluções desenhadas pela RIEDEL. A australiana TRP é uma das principais produtoras de transmissões de eventos desportivos do mundo. A intercomunicação e o transporte de sinal do seu novo carro de exteriores são assegurados por uma solução RIEDEL.

A Thoroughbred Racing Productions (TRP) é uma empresa de topo mundial, que opera numa área muito especial: as corridas de cavalos. A TRP está focada desde a sua criação, de acordo com os seus mentores, na criação de condições que visam transformar a cobertura televisiva das corridas de cavalos australianas num evento de projecção mundial. A empresa, que existe desde 2008, está sediada em Melbourne, no estado de Victoria (Austrália.) Para se ter uma ideia da dimensão desta área, da capacidade de produção e da importância do tipo de programas, cuja cobertura a TRP assegura, bastará referir que estamos a falar da cobertura de mais de 500 eventos e da transmissão de 3500 horas anuais.

A TRP acaba de adicionar mais um carro de exteriores para uma já vasta frota que assegura toda esta actividade. O novo HDOB1 tem cerca de 15m de comprimento, acolhe 22 câmaras e foi desenhado e construído pela Sony. Trata-se de uma presença permanente no Spring Racing Carnival, que inclui uma das corridas mais prestigiadas do mundo, a Melbourne Cup. A infraestrutura de intercomunicação e de distribuição de sinal do HDOB1 assenta num solução RIEDEL e inclui as características avançadas e a capacidade de distribuição descentralizada do MediorNet e do Bolero.

O novo HDOB1 constitui, segundo os seus promotores, um marco, já que se trata do primeiro exemplo, neste campo de actividade, de utilização de soluções baseadas em fluxos de trabalho assentes em tecnologia de base IP, que assegura a norma SMPTE ST 2110 para broadcast.

Saiba mais sobre o novo HDOB1 aqui e aqui. Saiba mais sobre a RIEDEL e as suas soluções aqui. Venha falar connosco para saber ainda mais sobre as soluções RIEDEL que temos para o servir.


SPL series One

A SPL acaba de lançar um notável produto, que os mais exigentes não vão poder dispensar: o Phonitor One. Ligue os seus auscultadores favoritos e tire partido da inultrapassável qualidade desta nova ferramenta para a sua escuta, indispensável as suas tarefas com o som, seja em trabalho, seja em lazer. O Phonitor One é mais do que um novo modelo de equipamento para escuta. É um novo conceito que vai revolucionar seguramente o modo como ouvimos, no estúdio e em casa.

A SPL habituou-nos desde há muito a produtos que se podem agrupar na categoria da excelência. A palavra quer dizer, neste caso, inovação, qualidade, design, fiabilidade e solidez, as caracterísitcas que sempre distinguiram e continuam distinguir a marca alemã. O novo Phonitor One está nessa categoria, mas às características apontadas junta-lhe uma outra: estamos aqui perante um produto produto revolucionário, que vai certamente transformar fluxos de trabalho tradicionais e se vai tornar ferramenta básica para quem escuta, seja profissional, no estúdio, seja um exigente apreciador da mais alta qualidade do som.

O Phonitor One é um amplificador especialmente concebido para ser usado com auscultadores. Com uma diferença: ligue as saídas analógicas directas do seu equipamento analógico ou as saídas digitais directas do seu equipamento digital (leitor de CD/DVD, computador, tablet ou smartphone) ao Phonitor One e os seus circuitos, especialmente desenhados para reconstruir e reproduzir o sinal, vão permitir-lhe desfrutar do melhor som que jamais poderá obter. Indispensável para o profissional, utilizável para uma escuta fiel na mistura ou na masterização do som, mas utilizável também pelo audiófilo exigente, para a sua escuta pessoal. Ouvirá o palco sonoro dos seus registos como não foi possível, até agora, com qualquer outro equipamento. Graças ao revolucionário Phonitor Matrix é possível fazer variar o crossfeed entre canais e obter assim uma reprodução semelhante à que se obtém com um sistema de altifalantes.

Tudo isto graças ao desenho dos circuitos deste novo e revolucionário aparelho. Dois pré-amplificadores Burr-Brown OPA 2134 SoundPlus™ asseguram um estágio de pré-amplificação da mais alta qualidade. Ligue duas fontes analógicas via entradas balanceadas (TSR) ou não balanceadas (RCA), ligue as fontes digitais de um leitor de CD, computador ou do equipamento móvel (tablet ou smartphone.) O conversor DA, 32 bit, Velvet Sound ™ reproduz o som em frequências de amostragem até 768 kHz ou DSD4. O Phonitor One vem em dois modelos. Com as saídas de linha do Phonitor One D dispõe de um conversor DA, state of the art, até 768 kHz.

Mais um triunfo da engenharia da SPL. Consulte toda a informação que necessita sobre o novo Phonitor One aqui e sobre o Phonitor One D aqui. Venha falar connosco para mais informações e demonstrações.


Novas soluções para novos problemas, com a tecnologia LAWO

Uma solução original para a Ópera de Zurique. Em tempos de problemas invulgares, uma grande orquestra, um grande coro e um grande centro de artes encontram uma solução invulgar. Para manter a distância foi concebida uma forma de compatibilizar e viabilizar as actividades artísticas com as determinações ditadas pelas autoridades de saúde relativamente à pandemia. A solução tem por base a engenharia e a tecnologia LAWO, especialmente adaptada para este efeito. Estamos perante uma solução que resolve os vários problemas entre mãos, mas aponta também caminhos futuros e novos modos possíveis de funcionamento.

A Ópera de Zurique é um grande centro de produção artística, com pergaminhos antigos e uma intensa actividade de enorme significativa dimensão. Ópera, opereta, bailado são alguns dos pontos fortes da intensa programação. Com a pandemia e as restrições daí decorrentes, foi necessário implementar regras, não só, para os espectadores, mas adaptar novas regras de trabalho que satisfizessem as condições sanitárias impostas pelas autoridades.

Tendo em conta as dimensões do fosso de orquestra, não era possível manter distâncias de segurança entre os músicos, o mesmo acontecendo com o coro. A solução encontrada foi a de usar o modelo do palco flutuante do Festival de Bregenz (falámos aqui sobre o papel da LAWO neste festival). Esta solução assegurou a reprodução do som da orquestra na sala principal, enquanto o sinal vídeo do maestro era transmitido aos músicos, e a comunicação entre o palco, a sala de ensaios e outros locais tecnicamente relevantes era igualmente assegurada. A solução permitiu a transmissão do sinal áudio e vídeo, sem latência e permitiu novas possibilidades de retransmissão do programa. A solução permite ainda interface fácil em aplicações via broadcast.

No total foram utilizadas nesta solução uma Compact I/O stagebox, uma mesa mc²36 “all-in-one” de 24 vias e, com a utilização de um V__remote4 para converter os sinais AV signals, um interface de 4 canais. bidirectional, de Video-over-IP , com 4 entradas e saídas locais SDI, e outras ferramentas necessárias à WAN. Um V__remote4 adicional foi colocado na ópera, com mais uma mesa LAWO mc²56, instalada em 2018, tendo o seu Nova73HD core sido actualizado para o efeito com um interface RAVENNA e SFPs. Pode ver aqui todos os detalhes técnicos da solução encontrada.

Novos desafios solucionados com a experiência e a tecnologia da LAWO. Contacte-nos para saber mais sobre todas estas soluções.


RIEDEL, desporto e intercomunicação

A RIEDEL acaba de instalar uma solução de intercomunicação para a Liga Suíça de Futebol. À semelhança do que se passa desde a época passada na Liga Alemã, as soluções de intercomunicação da RIEDEL foram as escolhidas para assegurar toda a intercomunicação que decorre entre os 10 estádios que compõem a Raiffeisen Super League e o centro técnico de operações da Liga Suíça de Futebol. Do outro lado do Atlântico, em Orlando, na Flórida (EUA), uma solução RIEDEL constitui o núcleo principal de intercomunicação da NBA, o NBA Bubble, criado para cumprir as normas de segurança sanitária impostas em tempo de pandemia.

A RIEDEL tem sido uma empresa desde há muito presente nos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Desde os Jogos Olímpicos, passando pelos principais campeonatos de futebol do mundo, até à Fórmula 1, a experiência colhida nestes grandes eventos desportivos foi muita e particularmente significativa. Em todos eles têm sido utilizadas, com imenso sucesso, as mais diversas soluções tecnológicas, que têm garantido uma qualidade, operacionalidade, segurança e fiabilidade que só a RIEDEL parece capaz de assegurar e que fazem dela a incontestada referência mundial nesta área.

Não admira, pois, que com a experiência ganha nestes grandes acontecimentos à escala mundial, as soluções RIEDEL sejam as escolhidas quando se trata de eventos locais ou regionais. A experiência e qualidade RIEDEL asseguram uma solução da mais alta qualidade, qualquer que seja a escala da sua aplicação.

Desde a época passada, por exemplo, que a intercomunicação oficial dos árbitros da poderosa Bundesliga é assegurada pela RIEDEL. Agora é a Liga Suíça que confia na RIEDEL para todas as suas necessidades de intercomunicação. A solução agora escolhida é baseada no Bolero S, o sistema desenvolvido pela Liga Alemã de Futebol em parceria com a RIEDEL (leia mais aqui e aqui), destinado a proporcionar uma exigente qualidade de comunicação em rede, que oferece a mais alta qualidade da comunicação entre os árbitros e o VAR possível. É esta solução, amplamente testada, cuja qualidade e fiabilidade estão totalmente comprovadas, que agora mereceu também o favor da Liga Suíça. O sistema agora em funcionamento Bolero S, baseia-se numa infraestrutura ARTIST que alimenta unidades sem fios, individuais e activados por voz, Bolero, que comunicam, por seu turno, remotamente, de cada estádio com o centro técnico de operações, em Hegnau, Suíça. Leia tudo sobre esta solução aqui.

Do outro lado do Atlântico, entretanto, as soluções RIEDEL proporcionam a espinha dorsal de comunicações para a NBA. Um sistema Bolero e Artist digital matrix intercom assegura as comunicações na designada NBA Bubble, situada em Orlando, na Florida (EUA). Localizada concretamente no Walt Disney World, a NBA Bubble é uma zona de isolamento total, criada para permitir a comunicação segura durante as provas, com a máxima protecção do atletas da NBA da COVID-19.

A solução RIEDEL, proporciona as comunicações seguras entre os árbitros, treinadores e pessoal de produção durante as partidas da NBA com o ESPN Wide World of Sports Complex.  Leia tudo sobre esta solução aqui.

Contacte-nos e venha saber mais sobre a RIEDEL e quais as soluções que temos para as suas necessidades, em matéria de desporto ou outra qualquer, nas quais a fiabilidade total, facilidade de operação e a maior qualidade, hoje tecnologicamente possíveis, são os factores a ter em conta.