Mais próximo do público

Na área do broadcast, a digitalização de todas as fases de produção trouxe, para além de um novo paradigma de contacto com as audiências, um conjunto de excitantes possibilidades, que ainda não estão a ser exploradas na sua plenitude. Misturar rádio, televisão, internet e redes sociais é o caminho a trilhar porque responde a necessidades e tendências reais do público. As soluções técnicas para o fazer existem e a LAWO está, neste capítulo, na vanguarda, oferecendo um conjunto muito poderoso de ferramentas.

Costumavam ser áreas separadas, cada uma com as suas soluções de conteúdos, os seus protagonistas, os seus técnicos, a sua tecnologia. A digitalização gradual de todos os fluxos de trabalho veio mostrar que os recursos são partilháveis, as operações podem ser sincronizáveis e os conteúdos podem assim ser comuns. Cabe ao público escolher a melhor e mais cómoda forma de aceder a todos esses conteúdos. O melhor local, o meio mais adequado, o horário mais apropriado.

Mediaparc da RadioFr

No princípio, a ausência ou disparidade de normas e meios tornava esta inclusão um processo difícil. Mas as potenciais vantagens e a lógica poderosa desta inclusão tornam-se claras para todos. Os profissionais cedo perceberam que os recursos que estão a usar são os mesmos, quer se trate de rádio, de televisão ou de outro qualquer medium, na redacção, no exterior, num estúdio ou live. O público, esse, pula sem qualquer dificuldade de um meio para outro, com destaque especial para o sector mais jovem, habituado que está à utilização e partilha de conteúdos através da rede. O que mudou, verdadeiramente, foi a normalização na geração, na produção e no transporte do sinal. O que se ganhou foi uma flexibilidade de trabalho sem paralelo, a possibilidade de partilha total de recursos e a descentralização da produção. Esta pode ser feita de forma partilhada e deslocalizada, e o sinal está disponível em qualquer lado, a qualquer momento. Toda a produção no broadcast, seja a que nível ou dimensão for, passa agora de uma lógica baseband para uma lógica IP.

A LAWO está na vanguarda da criação de soluções para este mundo novo que agora se abre rapidamente. Veja aqui no exemplo da suiça Radio Friburgo, o que é a Rádio do século XXI, o são os novos caminhos do broadcast. Leia aqui sobre as novas formas de controlar todos os recursos modernos, via IP.

Saiba mais sobre a LAWO e as suas soluções ou venha falar connosco para saber mais ainda e ver connosco qual a solução que melhor se adapta às suas necessidades.