Os gémeos do futuro

Acabam de ser entregues à RTBF (Radio-télévision belge de la Fédération Wallonie-Bruxelles), dois carros de exteriores, idênticos, que constituem o que de mais avançado existe neste momento no mundo, no que diz respeito a este tipo de recursos. Estes carros gémeos são dois pilares centrais sobre os quais vai assentar a nova Media Square que a estação pretende implementar. A tecnologia LAWO constitui o eixo principal da solução tecnológica em que assenta o funcionamento destes carros.

Detalhe do novo carro de exteriores da RTBF

A Radio-télévision belge de la Fédération Wallonie-Bruxelles (RTBF), é a estação pública francófona da Bélgica. A actividade da RTBF estende-se pelos seus 4 canais de televisão, nove de rádio, presença na web e nas diferentes redes sociais. A sua produção é muito diversificada e pode ser apreciada, quer dentro das fronteiras do país quer internacionalmente.

Dotada de uma importante infraestrutura tecnológica, a RTBF acaba de ver alargada a sua capacidade significativamente com a aquisição de dois super carros de exteriores. Totalmente iguais, com a tecnologia mais avançada disponível hoje e virados para o futuro.

A base dos carros assenta numa infraestrutura de rede Arista de 100 Gbps, sobre a qual funciona a plataforma V__matrix C100 da LAWO. Tudo isto para proporcionar sinal de vídeo e áudio no formato SDI e IP, sua distribuição e processamento, controlo e monitorização processados pelos sistemas VSM, vSNMP, vsmSOUL e vsmGear, também da LAWO. Veja tudo sobre estes sistemas de controlo aqui. Mesas mc²56 completam este conjunto de equipamento.

O sistema de intercomunicação é proporcionado pela RIEDEL e inclui o TANGO e os Smartpanels da série 1200.

Nesta altura, os carros gémeos de exteriores, agora fornecidos à RTBF, constituem o que de mais avançado existe no mundo, no que respeita a tecnologia destinada a este género de aplicações. Podem ser usados autonomamente, mas também em conjunto para produções que o exijam e podem ainda ser adicionados aos recursos dos estúdios centrais. Constituem as pedras angulares de um conjunto mais alargado de recursos a implementar em futuro breve, uma vez que estão equipados com tecnologia à prova de futuro.

Veja este video com uma descrição dos novos carros. Leia aqui um artigo detalhado sobre as especificações deste fornecimento. Veja aqui panorâmicas 360º do interior dos carros.

Saiba mais sobre as soluções LAWO e RIEDEL. Saiba ainda mais, contactando-nos.