A RIEDEL corre o mundo

RIEDEL, criadora de soluções de intercomunicação, processamento e transporte de sinal via IP para o broadcastlive e institucional, continua a ser a escolha preferencial dos profissionais de todo o mundo. Sempre que a exigência é de total fiabilidade, máxima facilidade de operação e olhos no futuro, são as soluções RIEDEL, baseadas na tecnologia desenvolvida pelo fabricante alemão, que se revelam as únicas apropriadas. É o caso especial da tecnologia de distribuição AV MediorNet. Um grande teatro no Japão, o Teatro Nacional Bunraku, e uma das empresas líder mundial de outside broadcast, a inglesa CTV, com uma carteira de clientes literalmente espalhada por todo o mundo, contam-se entre os utilizadores mais recentes desta tecnologia. Venha conhecer melhor os novos exemplos de aplicação da tecnologia MediorNet, o que ela proporciona especificamente, em cada caso, a cada um deles e as razões que os levaram a adoptá-la.

Gateways RIEDEL

A tecnologia MediorNet é, sem qualquer dúvida, um dos pontos fortes da RIEDEL. Com a sua introdução há mais de uma década, esta tecnologia abriu a porta à possibilidade de criação de uma infraestrutura de distribuição de vídeo, ao combinar transporte de sinal, routing, processamento e conversão numa única rede redundante, a funcionar em tempo real. Desde há dez anos, esta tecnologia tornou-se a que proporciona a infraestrutura mais versátil e fiável do mercado, centrada na criação de redes AV. Até à data, a tecnologia MediorNet continua a ser a única a oferecer todas as vantagens do conceito de hardware distribuído, baseado e controlado por software. Os clientes confirma-no. Recentemente a sua lista aumentou com dois casos particularmente significativos e paradigmáticos do potencial que a tecnologia encerra.

O Teatro Nacional Bunraku (NBT) de Osaka, Japão, é um dos seis teatros nacionais do Japão. É o principal local onde o género Bunraku — uma arte tradicional de teatro de marionetas, declarada Património Imaterial da Humanidade — pode ser apreciada, a par de outros géneros como o Kabuki ou o Buyō. O complexo onde se realizam estes espectáculos é constituído por dois auditórios, um instituo de formação e os arquivos.

Teatro Nacional Bunraku (Japão)

Toda a complexa operação de televisão digital funciona na instituição. Um recente upgrade visou dotar o NBP de sistema capaz de fazer a distribuição do sinal vídeo e áudio da instituição e a escolha recaiu na proposta da RIEDEL. Uma rede de distribuição MediorNet MicroN de alta densidade de distribuição de sinal e 15 SmartPanel interfaces foram assim adquiridos, o que permite a ligação dos sinais áudio e vídeo de oito câmaras aos vários monitores da sala de controlo, ao átrio de entrada e aos dois palcos. Os SmartPanels foram configurados com a aplicação MediorNet Control, o que permite à equipa técnica e de palco a mudança das fontes de sinal de cada monitor vídeo praticamente sem latência, o que constituía um dos requisitos fundamentais exigidos. O sistema agora instalado demonstra bem o poder, flexibilidade e fiabilidade da tecnologia MediorNet, quando se trata de transporte de sinal em tempo real. Mais sobre esta solução aqui.

Por sua vez, a CTV é uma empresa fundada em 1983, especializada em outside production. Conta com uma enorme frota de carros de exteriores, presente em todo o mundo e com uma carteira de clientes de enorme peso. Os números do seu desempenho espelham a vastidão da sua operação: a frota produz o equivalente a mais de 1000 dias de gravação e mais de 2600 horas de transmissão ao vivo, anuais, e uma média de seis horas diárias de transmissão de televisão.

Interior de um dos carros da CTV

A CTV acaba agora de adquirir um sistema baseado nos gateways MediorNet MuoN e FusioN gateways da Riedel, para maximizar o seu fluxo de trabalho ao vivo. A solução permite optimizar a velocidade e flexibilidade da conversão de sinal durante a produção. A solução de base SFP dos gateways IP MediorNet MuoN proporciona, nomeadamente, vários interfaces práticos para converter sinal SDI em IP. A solução MediorNet FusioN utilizada agora pela CTV Outside Broadcasts constitui um gateway versátil e autónomo, concebido para aplicações de controlo remoto. Mais sobre esta solução aqui.

Saiba mais sobre a tecnologia MediorNet aqui. Veja tudo sobre estes e outros produtos da RIEDEL aqui. Se a sua actividade s situa na área do broadcast, live, televisão ou rádio, se tem a responsabilidade de um teatro, centro de congressos, estádio ou qualquer outro tipo de operação em que a transmissão de sinal, áudio, vídeo ou dados e a intercomunicação sejam elementos dos quais depende diariamente, venha falar connosco para saber quais as soluções RIEDEL mais adequadas às suas necessidades.