Na vanguarda da arte e da técnica

A vanguarda é um lugar especial. Estar na vanguarda, estar “muito à frente”, é um processo que garante, aos que atingem essa posição, privilégios, é certo. Mas também garante aos outros a segurança de serem servidos pelos melhores. A Academia de Música de Basileia é um lugar de privilégio, onde são formados os melhores em todos os domínios, directa ou indirectamente relacionados com a prática musical. Para os melhores só serve o melhor: a LAWO fornece as mesas de mistura que equipam os seus estúdios. Em Portugal, a AVANTOOLS distribui o equipamento LAWO aos melhores.

Uma das mc²36 instaladas no Estúdio de Electrónica da Academia

A Academia de Música de Basileia é uma escola de renome mundial, com 150 anos de actividade. Por lá passaram e passam os nomes mais sonantes da cena musical mundial. A lista de alunos e professores da escola não deixa margem para dúvidas. Só por lá passam os melhores. A Academia, parte da Universidade de Ciências e Artes Aplicadas, do Noroeste da Suíça, oferece cursos e confere títulos em todos os graus do ensino universitário, em áreas tão diversas como Música Antiga, Clássica, Contemporânea, Electrónica e Jazz. Os seus mais de 600 alunos são servidos por um corpo docente de mais de 200 professores. As suas três escolas incluem o departamento Clássico, de Jazz e a célebre Schola Cantorum Basiliensis. Nestes departamentos, para além da prática musical tradicional, é mantida uma actividade de investigação em pedagogia musical, música nova e contemporânea, execução historicamente informada e em design sonoro. A Academia conta ainda com um departamento de formação musical continuada.

O Estúdio de Electrónica de Basel, é parte integrante da Academia de Música de Basileia. O estúdio é o centro do curso de som que treina engenheiros e é também usado na gravação das composições dos alunos, para formações de câmara e orquestra, dentro e fora da escola ou em reforço sonoro de concertos ao vivo. É este estúdio que está a ser actualizado com tecnologia LAWO, nomeadamente as mesas mc²36 audio e os módulos de I/O. As mesas instaladas têm 24 vias e permitem ligação via MADI, RAVENNA ou AES/EBU, para além de operação analógica. As stageboxes DALLIS dispõem de 32 entradas mic/line, 32 saídas de linha, 8 entradas digitais AES3, 8 saídas digitais AES3, 8 GPIO, uma porta RAVENNA, e uma porta MADI Tie-Line (SFP). A instalação deste equipamento corresponde à preocupação da escola em dispor da mais avançada tecnologia e dê aos seus alunos o seu contacto com ela, que permita uma grande flexibilidade de uso e seja escalável, tendo em vista o desenvolvimento futuro.

Um dos edifícios da Academia de Basileia

Fique a saber mais sobre este projecto da Academia de Música de Basileia. Saiba mais sobre estas mesas e restante equipamento LAWO. Para saber mais ainda sobre estes produtos, a sua adequabilidade ao seu projecto em particular e sobre as respectivas condições de fornecimento e instalação, não hesite, contacte-nos.