Novas soluções para novos problemas, com a tecnologia LAWO

Uma solução original para a Ópera de Zurique. Em tempos de problemas invulgares, uma grande orquestra, um grande coro e um grande centro de artes encontram uma solução invulgar. Para manter a distância foi concebida uma forma de compatibilizar e viabilizar as actividades artísticas com as determinações ditadas pelas autoridades de saúde relativamente à pandemia. A solução tem por base a engenharia e a tecnologia LAWO, especialmente adaptada para este efeito. Estamos perante uma solução que resolve os vários problemas entre mãos, mas aponta também caminhos futuros e novos modos possíveis de funcionamento.

A Ópera de Zurique é um grande centro de produção artística, com pergaminhos antigos e uma intensa actividade de enorme significativa dimensão. Ópera, opereta, bailado são alguns dos pontos fortes da intensa programação. Com a pandemia e as restrições daí decorrentes, foi necessário implementar regras, não só, para os espectadores, mas adaptar novas regras de trabalho que satisfizessem as condições sanitárias impostas pelas autoridades.

Tendo em conta as dimensões do fosso de orquestra, não era possível manter distâncias de segurança entre os músicos, o mesmo acontecendo com o coro. A solução encontrada foi a de usar o modelo do palco flutuante do Festival de Bregenz (falámos aqui sobre o papel da LAWO neste festival). Esta solução assegurou a reprodução do som da orquestra na sala principal, enquanto o sinal vídeo do maestro era transmitido aos músicos, e a comunicação entre o palco, a sala de ensaios e outros locais tecnicamente relevantes era igualmente assegurada. A solução permitiu a transmissão do sinal áudio e vídeo, sem latência e permitiu novas possibilidades de retransmissão do programa. A solução permite ainda interface fácil em aplicações via broadcast.

No total foram utilizadas nesta solução uma Compact I/O stagebox, uma mesa mc²36 “all-in-one” de 24 vias e, com a utilização de um V__remote4 para converter os sinais AV signals, um interface de 4 canais. bidirectional, de Video-over-IP , com 4 entradas e saídas locais SDI, e outras ferramentas necessárias à WAN. Um V__remote4 adicional foi colocado na ópera, com mais uma mesa LAWO mc²56, instalada em 2018, tendo o seu Nova73HD core sido actualizado para o efeito com um interface RAVENNA e SFPs. Pode ver aqui todos os detalhes técnicos da solução encontrada.

Novos desafios solucionados com a experiência e a tecnologia da LAWO. Contacte-nos para saber mais sobre todas estas soluções.