Uma história de luta e de desafios

O maior produtor de eventos pay-per-view do mundo, a UFC, transmite a sua programação para mais de 160 países do mundo, alcançando mais de mil milhões de espectadores. As necessidades de produção de uma organização desta natureza são, como é fácil de calcular, de uma dimensão que desafia a imaginação. Respeitar estas necessidades tornou-se um desafio ainda maior com o advento da pandemia. De uma dimensão desafiante é também o novo espaço de produção, o UFC APEX, inaugurado no verão, construído com base numa solução assente na tecnologia IP. A LAWO responde aos desafios, satisfazendo as necessidades de produção deste gigantesco complexo, no domínio do áudio.

Uma das mesas LAWO MC2-56MKIII instaladas no UFC Apex

A UFC foi criada em 1993 como uma organização profissional de artes marciais mistas (MMA), revolucionando a indústria da luta e destacando-se hoje como uma marca global, mas também como uma empresa de produção de conteúdos e o maior  provedor de eventos Pay-Per-View (PPV) do mundo.

O UFC segue uma história e uma tradição ricas de MMA competitivo. Há cerca de 80 anos, uma forma brasileira de MMA conhecida como Vale-Tudo despertou o interesse local por este desporto. A UFC introduziu então o MMA organizado e aprovado nos EUA.

UFC Apex

O objetivo era encontrar o “campeão supremo de luta” (Ultimate Fighting Champion) organizando um torneio de uma noite com os melhores atletas das diversas modalidades de artes marciais, Incluindo karate, jiu-jítsu, boxe, kickboxing, grappling, wrestling, sumô e outros desportos de combate. O vencedor do torneio seria coroado o campeão.

Depois do seu longo percurso, em Agosto de 2016, a UFC foi comprada pela Endeavor, líder mundial na produção de eventos desportivos, de entretenimento e de moda, naquilo que se tornou a maior aquisição financeira da história de uma propriedade desportiva.

Ainda antes do aparecimento da pandemia a UFC tinha perante si um desafio monumental: lançar um novo complexo de produção, de grandes dimensões, baseado na tecnologia IP. Um centro dotado da tecnologia mais avançada para apoiar o novo centro de operações, entretanto construído, o UFC Apex . Um centro capaz de garantir o funcionamento num futuro alargado. Apesar da pandemia, o novo centro está a funcionar garantindo a produção de todos os eventos da UFC Apex BOC. A tarefa foi, pois, conceber e construir um complexo baseado na tecnologia IP, dotado de capacidade 4K, assente na norma SMPTE ST 2110, para servir toda a rede técnica do centro Apex. A pandemia veio trazer uma dimensão extra ao desafio, ao adicionar a necessidade de assegurar produção remota ao caderno de encargos.

LAWO MC2-56MKIII

Os dois centros de produção áudio do UFC Apex, que aqui nos interessa focar, estão equipados com uma mesa LAWO MC2-56MKIII de 64 vias (dotados de capacidade RAVENNA e Dante para I/O no formato AES67). O segundo estúdio está equipado com uma mesa LAWO MC2-36 MKIII de 24 vias. As mesas LAWO foram consideradas as únicas capazes de servir o complexo conceito por detrás da construção do UFC Apex.

Mais detalhes sobre toda esta operação pode ser consultada aqui e aqui. Leia mais sobre as mesas LAWO referidas aqui e aqui. Pode ficar a saber mais ainda sobre as soluções LAWO consultando-nos.