Humboldt Forum, no coração de Berlim e da sua cultura

O Humboldt Forum é uma importante e imponente instituição cultural alemã. Situa-se no coração do centro histórico de Berlim, a cidade que se afirma como um dos principais centros culturais da Europa. O Humboldt Forum é a sede de uma instituição onde as artes e a ciência se misturam numa associação pioneira. Por detrás da sua arquitectura, que lembra o passado, está a tecnologia do futuro que sustenta o seu funcionamento. A LAWO tem aqui um papel de enorme destaque, assegurando o funcionamento dos seus múltiplos auditórios e estúdios.

É uma enorme multiplicidade de vozes que se reflecte no programa do Humboldt Forum. Estão aí representadas as parcerias pioneiras que balizam o seu programa, provenientes das áreas da cultura e da academia. Situado no coração histórico de Berlim, o Humboldt Forum é um lugar único de investigação e de encontros. Um lugar com um passado marcante. Um ponto de cruzamento de artes e ciências, de intercâmbio, de diversidade e de multiplicidade de vozes. Um lugar onde as diferenças se unem. Um lugar, quatro parceiros: o Stiftung Preußischer Kulturbesitz, o Ethnologisches Museum, o Museum für Asiatische Kunst der Staatlichen Museen zu Berlin e o Stadtmuseum Berlin, trabalham juntos com o Kulturprojekte Berlin, a Humboldt-Universität zu Berlin e o Stiftung Humboldt Forum para ajudar a desenvolver este projecto absolutamente pioneiro.

O Humboldt Forum, com seus museus, locais de eventos, espaços para exposições e instalações destinadas à sua actividade pedagógica, fica no famoso Palácio de Berlim, situado na Ilha Spree, no centro histórico de Berlim. Embora as suas fachadas sejam modeladas do original (reconstruído a partir da construção do século XVIII, entretanto demolida) o interior do complexo é equipado com tecnologia de ponta, adaptada às suas modernas necessidades.

O Humboldt Forum inclui, entre muitas outras instalações, duas salas principais, o átrio central e uma quantidade de salas de conferências. Para além disso, inclui ainda a Oficina de Som, mantida pelos Museus Nacionais de Berlim, a quem compete fazer a manutenção e gestão do Arquivo de Som, uma colecção de gravações sonoras históricas. Este importante arquivo, que é uma das primeiras instituições desse tipo na Europa, contém uma coleção de cerca de 7500 registos de goma-laca, cilindros de cera e fitas de áudio com gravações históricas, algumas das quais com mais de 120 anos.

A LAWO tem aqui um papel central. Todo este complexo de instalações é servido por uma infraestrutura de áudio assente em tecnologia IP, de última geração, ligada em rede por meio de um roteador central LAWO Nova73 HD. Projetada para garantir flexibilidade e escalabilidade, a instalação do LAWO dispõe ainda de três mesas de mistura mc²56 de última geração e onze sistemas DALLIS I/O. Todas as áreas para eventos, projetos de arte sonora e salas de conferências estão ligadas por stageboxes, cada uma equipada para garantir as necessidades de respectivas instalações. A transferência de sinal em todo o edifício passa pelo roteador central. A oficina de som opera um estúdio de gravação que funciona em torno de uma terceira mesa mc²56 de 48 vias, que proporciona até 600 canais DSP e uma capacidade de roteamento de 5120×5120 canais mono. A sala de controlo e as ligações de áudio permitem que todo o espaço seja integrado e utilizável para projetos históricos e artísticos.

Este é um sistema imponente, assegurado pela tecnologia LAWO, um sistema que assegura a produção de conferências ou instalações de som, apresentações de teatro ou concertos de câmara, exibições de cinema ou dias temáticos nas diversas salas. Uma solução que conta ainda com a RIEDEL, que assegura o sistema de comunicações.

Saiba mais sobre este projecto aqui e aqui. Saiba mais sobre outros produtos da LAWO aqui. Venha falar connosco para estudarmos em conjunto a melhor solução LAWO para si.