Intercomunicação do futuro

As soluções de intercomunicação da RIEDEL são, sem dúvida, as mais fiáveis, flexíveis e rentáveis que encontrará hoje à sua disposição. Não somos nós que o dizemos. São os clientes que por elas optaram e que as continuam a escolher. Não fora assim e os mais importantes centros de produção mundiais de audiovisuais não continuariam a fazer essa escolha. Das soluções mais complexas às mais simples de implementar, encontrará sempre na RIEDEL uma forma de resolver os problemas de intercomunicação que qualquer operação profissional de broadcast, televisão, rádio, live, fixa ou móvel, hoje coloca. Um exemplo recente ilustra bem o que aqui afirmamos.

O que esperar de uma solução RIEDEL de intercomunicação, face às soluções usadas tradicionalmente? Desde logo uma melhoria significativa nas capacidades de intercomunicação entre os diferentes centros de produção que compõem a sua operação. Comunicações flexíveis entre as estruturas fixas, os estúdios, sobretudo os de última geração. Mas também entre as estruturas móveis e as estruturas fixas, durante as diferentes fases de produção, em qualquer género de situação, no live de entretenimento, desporto ou em reality shows.

Quando está em causa a escolha de um sistema de intercomunicação sem fios e o cliente analisa o seu leque de escolhas, o que revelam os rigorosos testes pelos quais as soluções RIEDEL começam sempre por passar, é simples: o cenário da tecnologia de comunicação sem fios fiável é realmente apertado. A RIEDEL destaca-se, em termos de desempenho, da RF, pela cobertura e qualidade do áudio, bem como pela flexibilidade e facilidade de uso. É claro o aumento da gama de comunicações nas mais variadas instalações de produção, com garantia de uma qualidade de áudio excepcional e a existência de opções de configuração convenientes, que simplificam a criação de grupos de utilizadores, conforme o exigido nas várias produções. O Bolero, por exemplo, oferece suporte a comunicações em carros de exteriores e outras situações móveis. O Bolero ajuda a melhorar a coordenação entre as equipas, não apenas economizando tempo e dinheiro, mas também tornando o trabalho de todos muito mais fácil. A configuração fácil e robusta que se pode esperar para cada beltpack Bolero individual torna o fluxo de trabalho mais suave e, com uma funcionalidade muito alta em cada unidade, com mais opções na configuração de comunicações nos diferentes espaços. O Bolero, implica o uso de menos da metade do número de antenas necessárias para outras soluções para garantir a cobertura completa, reduzindo custos da antena, melhorando a qualidade do áudio e flexibilizando, garantindo as dinâmicas operações de produção das empresas. “As nossas soluções,” afirma Franck Berger, responsável regional da RIEDEL em França, África e Israel, “de intercomunicação sem fios constituem uma óptima opção para um ambiente de produção de múltiplos estúdios em ritmo acelerado.” Muitas são os exemplos de empresas de topo que as estão aproveitando ao máximo.

Quando se trata de sistemas de intercomunicação fiáveis, um tamanho único, definitivamente, não serve para todos. Existem diferentes tipos de sistemas de comunicação profissional que podem ser considerados para uso em produção profissional, desde soluções básicas de linha partilhada, até sistemas matriciais sofisticados.

Enquanto os sistemas de linha partilhada como o Performer foram concebidos para ligar pequenos grupos de pessoas, os projectos e instalações mais complexas exigem sistemas de matriz como o Artist. Esta plataforma de comunicações escalável oferece um grau incomparável de flexibilidade, fiabilidade e controlo: o Artist é versátil, “falando” todos os padrões de áudio actuais e é capaz de processar e distribuir qualquer tipo de sinal. Com este sistema de intercomunicação, implementar soluções sem fios, com rádios ou com o Bolero, é tão fácil como configurar redes de longa distância para produção remota. Uma vez que as infraestruturas do Artist permitem um elevado grau de descentralização e uma colocação flexível de bastidores, podem-se reduzir consideravelmente os custos de cablagem e configuração de qualquer instalação. As soluções da Artist são soluções à prova de futuro: o sistema é escalável de 8×8 a 1024×1024 portas não bloqueadas, permitindo que ele cresça com as exigências de qualquer projecto ou com a introdução de qualquer nova tecnologia e integram-se total e facilmente num qualquer ambiente de trabalho assente em tecnologia IP, que inclua distribuição e processamento de sinal áudio ou video e comunicação de dados.

Fique a conhecer um exemplo recente da opção da por redes de Bolero no United Studios of Israel (USI). Conheça as soluções de intercomunicação da RIEDEL e venha falar connosco para ficar a conhecer mais ainda sobre estes e outros produtos RIEDEL e quais as soluções mais apropriadas ao seu caso.