Sapporo Television Broadcasting opta por RIEDEL

A linha Micronet da RIEDEL constitui, sem dúvida, uma poderosa solução para todo o tipo de necessidades e desafios que o broadcaster moderno enfrenta. Dir-se-ia até que constitui a solução, dado o conceito único e inovador que subjaz esta tipo de equipamento concebido pela marca alemã. Mas a linha Micronet é muito mais do que isso. Ela conta com o rigor, a inovação, a fiabilidade, a qualidade, a robustez e o pensamento no utilizador que são o apanágio de toda a linha da RIEDEL. Aquilo que faz desta marca a referência inquestionável no domínio do broadcast. Em reconhecimento destes predicados, uma solução Micronet acaba de ser a escolha de mais um poderoso broadcaster, neste caso, a Sapporo Television Broadcasting.

Com a introdução do MediorNet há mais de uma década, a RIEDEL tornou-se a primeira marca a abordar o problema da distribuição de infraestruturas de vídeo, combinando transporte de sinal, roteamento, processamento e conversão, numa rede redundante em tempo real. Desde então, o MediorNet cresceu e tornou-se o elemento central das redes AV, o mais versátil e fiável do mercado. Até hoje, o MediorNet a ser o único sistema que garante todas as vantagens oferecidas pelo chamado hardware distribuído assente em software.

A estrutura modular, à prova de futuro, como é frequentemente apontado, do MediorNet e o conceito inovador do controlo de hardware por apps, permitem que se adapte facilmente às mudanças no mercado. À medida que os padrões e expectativas da indústria evoluem, o MediorNet evolui com eles. A resposta da RIEDEL aos desafios decorrentes da evolução em direcção à tecnologia IP foi uma gama de soluções inovadoras baseadas em SFP para complementar os interfaces de sinal inteligente MicroN, MicroN UHD e Compact da MediorNet e o switch central MetroN. Os módulos de processamento e hubs de processamento MuoN, FusioN e VirtU completam o portfólio de vídeo da RIEDEL com soluções IP completas. Todos esses dispositivos versáteis podem servir uma ampla gama de funções e aplicações diferentes, mas distinguem-se por duas qualidades principais que têm estado na base da filosofia da marca alemã para infraestruturas de mídia por anos: são distribuídos e controlados por software.

Uma perfeita ilustração do poder das soluções referidas é o recente caso da Sapporo Television Broadcasting (STV), cuja história poderá ficar a conhecer aqui. O poderoso broadcaster japonês acaba de instalar 17 dispositivos de rede de distribuição de mídia MicroN, para além de dois roteadores de núcleo MetroN, como parte de uma rede de mídia em tempo real MediorNet distribuída. A rede estende-se por duas salas de controleo, controlo central de emissão, edição de notícias e demais áreas da emissora. Com esta implantação, a STV tornou-se o primeiro cliente da RIEDEL no Japão a usar o dispositivo de rede de distribuição de mídia MicroN como um roteador de vídeo central.

As razões para a escolha da STV, para além de manter os custos operacionais e de manutenção baixos e reduzir significativamente os requisitos de cablagem, assentam no facto de o sistema MediorNet oferecer funções de processamento, opções de entrada/saída MADI e redundância que contribuem para a flexibilidade e fiabilidade geral do sistema. A STV usa a infraestrutura da RIEDEL para agregar recursos de vídeo de dentro e fora da estação de transmissão e torná-los imediatamente disponíveis para vários departamentos conforme necessário. A emissora também implantou o sistema de intercomunicação sem fio Bolero da RIEDEL para comunicações flexíveis em toda a estação.

À medida que broadcasters como a STV decidem pela mudança em direção ao IP, a linha MediorNet permite a adopção de uma abordagem progressiva, partindo da sua base SDI e implementando a tecnologia de base IP quando entendem ser a hora certa.

Para mais informações sobre o projecto RIEDEL/STV veja aqui. Saiba mais sobre a linha MedioNet aqui. Para conhecer melhor ainda a RIEDEL e as soluções que mais se adaptam às suas necessidades, contacte-nos.