Tradição e inovação

Um dos mais antigos e maiores teatros da Europa, o prestigiado Burgentheater de Viena de Áustria, operou uma completa revolução no seu sistema de intercomunicação. Uma moderna estrutura Bolero/Artist da RIEDEL substituiu agora, com sucesso, todo o obsoleto sistema de tecnologia de rádio do Burgtheater. A flexibilidade de operação, a robustez, a inovação das soluções RIEDEL a conviver, paredes meias, com a tradição mais exigente.

O Burgtheater abriu portas em 1741 e é considerado um dos palcos mais importantes da Europa. É a segunda casa de espetáculos mais antiga e o maior teatro em países de língua alemã. O auditório acolhe cerca de 1340 espectadores, tornando-o um dos maiores teatros da Europa. Aqui respira-se tradição. O que não significa fechar os olhos aos novos tempos.

Crucial em qualquer espaço desta natureza — um enorme complexo de actividadce artística, com um número muito significativo de departamentos e actividades — a intercomunicação requer especiais cuidados, tendo em conta, por um lado, as exigências desta área hoje e, por outro, as características do espaço e o seu valor histórico. Recentemente o sistema de intercomunicação do Burgentheater foi alvo de uma reconfiguração total, assente numa solução de comunicação abrangente que inclui os sistemas de intercomunicação Artist e Bolero da RIEDEL. Como uma extensão de uma rede de rádio e intercomunicador baseada em Artist-64 existente, um nó Artist-1024 e um sistema sem fios Bolero, com 85 unidades de cinto, e 36 antenas foram gradualmente integrados no local histórico desde o verão de 2021. Com a conclusão da integração, o Bolero substituiu agora com sucesso todo o obsoleto sistema de tecnologia de rádio do Burgtheater. O imponente e majestoso edifício histórico é um ambiente extremamente difícil para a instalação de um sistema sem fios, mas foi possível cobrir todo o edifício, sem limite de cobertura, com 36 antenas, incluindo oficinas, foyers, refeitório e palco do estúdio.

Da maquinaria de palco, à iluminação, das oficinas, ao departamento de som, da direcção de cena à operação de de palco, bem como o corpo de bombeiros e atendimento ao público, mais de 20 departamentos do Burgtheater usam agora o sistema Bolero nas suas operações diárias. Todos eles beneficiam de comunicações multicanal, flexíveis, claras e fiáveis ​​e fluxos de trabalho novos e optimizados. Com uma licença autónoma, o Bolero também oferece às equipas técnicas enorme flexibilidade e vantagens em produções exteriores à casa.

Para as grandes apresentações chegou a ser usado um sistema de quase 50 unidades de cinto. Tal foi o caso da lendária “Maria Stuart” (veja a imagem acima e aqui um video sobre esta produção.) Graças à capacidade de aceder a configurações de sistema pré-programadas em segundos, não foi necessário adaptar o sistema a necessidades específicas, no local e do zero de cada vez, o que economizou muito tempo valioso.

A parceria da RIEDEL com o corpo técnico do teatro é uma enoirme mais valia para todo o Burgtheater, especialmente porque a equipa da RIEDEL também pode aceder ao sistema remotamente, para apoiar imediatamente em caso de problemas ou para fazer ajustes nas configurações.

Saiba mais sobre esta operação aqui. Saiba mais sobre os sistemas de intercomunicação RIEDEL aqui. Venha falar connosco para saber que soluções RIEDEL melhor se adaptam às suas necessidades.