O coração do sistema

A Rádio Televisão da Sérvia aumentou a sua frota de carros de exterior. Uma nova viatura equipada com uma solução LAWO, baseada no protocolo AoIP, faz agora parte dessa frota. Concebida para produção áudio, construída e equipada para responder às necessidades especiais deste broadcaster, tem a pulsar no seu interior uma nova mc²36 e foi desde logo utilizada numa série de produções importantes.

A Rádio Televisão da Sérvia (Radio Televizija Srbije, Radio Beograd, RTS), é a emissora pública da Sérvia, com sede na capital Belgrado e é membro da European Broadcasting Union (EBU.) A RTS transmite e produz notícias, entretenimento e programação desportiva via da rádio, da televisão e da internet.

A nova e compacta viatura, concebida para a produção áudio, foi projectada, construída e equipada completamente na Sérvia pela equipa executiva da TSE Beograd, o integrador de sistemas para áudio, vídeo, multimédia, iluminação, intercomunicação e tecnologias de controlo e o AVC Group, forneceu o equipamento e a viatura.

O coração do sistema é uma mesa LAWO mc²36 de 40 vias e duas caixas de palco compactas, cada uma com 32 entradas de microfone/linha e 16 saídas de linha. Este equipamento, baseado no protocolo AoIP, usa duas portas MADI na parte traseira do mesa e uma terceira porta MADI para alimentar um gravador multipista TASCAM DA-6400. As I/Os locais fornecidas pelo mc²36 são suficientes para ligar o equipamento de gravação e reprodução e monitorização PPM. Uma A_digital8 adicional, também da LAWO, é usada para ligar a uma unidade de efeitos multicanal TC ELECTRONIC Music 6000. O excelente som do LAWO é monitorizado por um par de monitores activos Genelec 8331A full range e um subwoofer Genelec 7350A.

Depois da instalação e formação técnica, o novo carro foi imediatamente usado em produções como a “Beer Fest” em Belgrado, o “Arsenal Fest” em Kragujevac, o “Mokranjac Days” em Negotin, o “Pipers Gathering” em Prislonica e o “RTS Big Band” no salão MTS em Belgrado. O sistema adequa-se facilmente a diferentes tipos de música, do rock, ao folk, da clássica ao jazz. A flexibilidade é total.

Saiba mais sobre o novo carro de exteriores aqui. Saiba mais sobre as soluções LAWO aqui. Para esclarecimentos adicionais, venha falar connosco.