A referência do mercado

“Os sistemas de intercomunicação Bolero e Artist da RIEDEL provaram ser a solução de áudio mais eficiente e de alta qualidade que pudemos encontrar. O uso do espectro DECT pelo Bolero superou todas as outras soluções na forma como gere os intervalos de tempo e o espectro.” É desta forma que a escolha da solução RIEDEL para o novo sistema de intercomunicação do Gillette Stadium é justificada por um responsável da NEP Integrated Solutions, a empresa responsável pela instalação desta nova solução. O novo sistema, assente numa plataforma Artist/Bolero, é parte de um processo de melhoria das condições do estádio, de modo a proporcionar uma cada vez melhor experiência aos espectadores dos eventos desportivos e de outra natureza, que aí decorrem.

O Gillette Stadium é a casa de dois dos maiores clubes de dois dos mais populares desportos americanos: os New England Patriots, que actuam na NFL, e os New England Revolution, que integram a Major League Soccer. Trata-se de um estádio com uma lotação de praticamente 66 000 espectadores, que aqui podem presenciar este e outros campeonatos, e outros eventos. O Gillette será um dos estádios escolhidos para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026.

A solução de intercomunicação RIEDEL está a ser instalada pela NEP como parte de um novo centro de broadcast que controlará todos os recursos digitais do estádio, incluindo os alocados a um novo ecrã de vídeo 1080p de 2000 m², que será o maior ecrã de alta definição de um estádio ao ar livre, nos Estados Unidos.

Em relação ao sistema de intercomunicação, a actualização em curso, com a instalação dos sistemas Artist e Bolero, irá permitir responder os requisitos de RF para os estádios da NFL e garantir a cobertura, não apenas de toda a zona do estádio, mas também da praça Enel e da nova expansão. As comunicações robustas em todas as partes do estádio, permitirão dar suporte às produções levadas a cabo nos dias do jogo e a muitos outros eventos ao vivo acolhidos no estádio.

A solução RIEDEL para o Gillette Stadium inclui um nó Artist-1024 e um sistema de intercomunicação sem fios Bolero, com 25 unidades de cinto, alimentadas por 35 antenas, bem como 32 SmartPanels RSP-1216, com Hybrid Lever Keys e equipado com a Audio Monitoring App (AMA,) para monitorizar até 16 streams e 256 fontes, por painel. A solução de intercomunicação da RIEDEL é a única com capacidade para atender aos requisitos da NFL para uso eficiente do espectro DECT em estádios da NFL, sem interferir com os árbitros da NFL, que também usam comunicações DECT. O codec de voz de alta definição Bolero fornece maior inteligibilidade de fala e uso mais eficiente do espectro de RF, suportando o dobro do número de unidades de cinto por antena, para a mesma largura de banda de rádio que outros sistemas baseados em DECT. Além disso, a AMA permite que o painel de um RSP seja dividido em dois aplicativos funcionais, fornecendo monitorização de áudio em cada consola, com redução do espaço de rack necessário e o gestão de dispositivos diferentes.

Não se trata, pois, de um simples sistema de intercomunicação, mais eficaz e de melhor qualidade que os da concorrência, é certo, mas de uma plataforma muito mais alargada de transmissão e controlo de sinal. É uma escolha, aliás, já feita por outros grandes centros desportivos da América do Norte, de que já aqui lhe demos anteriormente conta. É também a escolha de diversas Ligas europeias de futebol, de que também aqui já lhe falámos e continuaremos a falar.

Saiba mais sobre o novo sistema aqui. Saiba mais sobre esta e outras soluções de intercomunicação da RIEDEL aqui. Venha falar com a Avantools, os especialistas de intercomunicação em Portugal, e fique a saber mais ainda sobre estas e outras soluções RIEDEL.


DNS 4, a dificuldade em encontrar palavras

Tudo o que se possa dizer sobre o DNS 4 da CEDAR AUDIO parece ficar sempre aquém daquilo que o produto merece que sobre ele seja dito. De acordo: o DNS 4 é um milagre, um portento de tecnologia, uma peça imprescindível na caixa de ferramentas de qualquer operador de áudio, um verdadeiro canivete suíço, imprescindível para uma captação de som sem espinhas. Pois é, mas é isso, e é sempre também o muito mais que não conseguimos exprimir por palavras, quando se liga o aparelho e se começa a trabalhar com ele. Por isso lhe dizemos que as palavras ficam aquém do significante. Resta uma solução: venha ouvir o DNS 4 e (a)testá-lo. Vai então perceber o que queríamos dizer.

Dizer que a CEDAR AUDIO é a referência absoluta e incontestada no domínio do restauro de som, supressão de ruído e outras funções de processamento de som há mais de 30 anos, não seria dizer pouco. As causas desta posição que a CEDAR AUDIO ocupa radicam certamente no facto de que “muitas empresas afirmam ser as melhores no que fazem. De vez em quando, é verdade.”

Os produtos da CEDAR AUDIO estão presentes em tudo o que é estúdio de rádio e de televisão, plateau de cinema, carro de exteriores, em tudo o que é transmissão de grandes e pequenos eventos desportivos, artísticos, em tudo o que é recuperação de arquivos históricos de áudio, em tudo o que é estúdio de som de referência, da captação à masterização e em inúmeras outras situações em que é necessário distinguir o trigo do joio sonoro. É difícil não associar a CEDAR AUDIO aos mais altos padrões de qualidade e os numerosíssimos prémios ganhos pela empresa inglesa, que a AVANTOOLS distribui em Portugal, estão aí para o atestar.

Há tempos, a CEDAR AUDIO ultrapassou-se a si própria com a introdução no mercado do novo DNS 4. Falámos-lhe na altura deste novo modelo, e chamámos então ao DNS 4 um milagre. Nem mais, nem menos. Reavivamos-lhe então a memória, caso lhe tenha escapado este nosso artigo ou precise de recapitular alguma da matéria que então lhe expusemos.

Para além do referido artigo do Feedforward, poderá encontrar aqui todas as características técnicas do produto e, querendo, poderá contactar-nos para mais informações ou para ouvir para crer.

mc²36 xp, a nova mesa da LAWO

A LAWO criou uma nova mesa na série mc². Aí está a nova mc²36 xp, uma mesa muito poderosa e extremamente compacta. A nova mesa atende às expectativas dos profissionais do som que desejam beneficiar de uma experiência de utilizador consistente, em todas as salas de controlo de áudio de um hub de produção, como estúdios, cabines de régie, carros de exteriores, e outros locais onde o espaço é valioso. A nova mesa de mistura da LAWO proporciona também uma série de novas vantagens, sem nunca comprometer na qualidade, que está ao mesmo nível da das suas irmãs mais velhas. Várias versões estão disponíveis, várias configurações são possíveis. O maior ou menor potencial desta nova e revolucionária depende apenas do limite das suas necessidades. Mas a escolha é sempre sua.

A nova mc²36 xp da LAWO é tudo quanto poderia esperar de uma mesa da marca alemã, com algumas particularidades que o vão certamente impressionar. A nova mesa é idêntica fisicamente à mc²36 MkII, mas sem processamento integrado. Tem I/O e pré-amplificadores de microfone de grau Lawo incluídos. Está disponível em versões com 16, 32 e 48 vias. Tem 256 canais de processamento DSP e operação a 48kHz ou 96kHz. A nova mesa é compatível com o sistema HOME da LAWO (mais sobre este sistema em futura edição do Feedforward). A configuração de IP é tão simples quanto a configuração analógica. É compatível com todos os padrões IP relevantes.

Mas há mais!

A função Listen Sense, exclusiva do LAWO, permite uma modificação offline dos parâmetros do canal, como a EQ ou a dinâmica. Sem que seja possível o público dar conta, o engenheiro de som pode ajustar as configurações e ouvir o seu resultado em PFL. Depois de tudo estar definido, o engenheiro pode alternar as configurações online. Esta possibilidade permite ajustes de som imperceptíveis, por exemplo, quando uma configuração ao vivo muda, sem tempo para equalização prévia de um canal.


Os recursos de mistura automatizada da mc²36 xp incluem uma função Automix que permite ajustar automaticamente os níveis de microfones activos e inactivos, mantendo um nível constante e natural. Esse recurso proporciona uma função especialmente útil em produções ao vivo, quando existem vários apresentadores ou artistas. O Automix pode ser aplicado a qualquer sinal, mono e estéreo e a vários canais surround para minimizar o ruído de fundo e interferência, com uma coloração de som reduzida. Frases truncadas e fade-ins tardios são coisas do passado, o que permite que o engenheiro de som se concentre no equilíbrio geral e na qualidade do som. A mesa também possui uma função Downmix de áudio imersivo para surround, estéreo ou mono. Por último, mas não menos importante, a mc²36 xp está configurado para KICK 2.0, a solução automatizada de mistura de som para transmissões desportivas da LAWO, para desportos como futebol e outros.


A nova LAWO mc²36 xp oferece a melhor integração na sua categoria do Waves SuperRack SoundGrid®, fornecendo uma solução que permite amplo processamento de sinal em tempo real, além do mecanismo proporcionado pelo processamento do A__UHD Core. O sistema oferece aos operadores acesso à ampla seleção de plug-ins do Waves, permitindo o controlo total de plug-ins como reverbs, delays multitap, equalizadores gráficos ou compressores multibanda, por meio do teclado, ecrã sensível ao toque e codificador rotativo da mesa. Nenhum ecrã adicional ou dispositivo de controlo extra é necessário, do que resulta um espaço de trabalho limpo, com um mínimo de hardware externo. Todas as configurações dos plug-ins podem ser guardadas e recuperadas pela mesa ou através dos arquivos de produção.

Outras características da nova mesa incluem processamento a 40 bits, com 256 canais de DSP (o número de entradas e busses depende do Núcleo A__UHD e da configuração) e suporte de áudio imersivo até 9.1.6. A mesa suporta até 240 entradas com entrada A/B, até 128 busses AUX, até 96 grupos, até 32 grupos Automix , até 128 grupos VCA com medição, 256 canais GP Downmixing multicanal 3D. Audio-follows-Video com 255 eventos, controlo via Ember+, GPI ou ligação de matriz, envelope de até 10s de tempo de fade. 5 módulos dinâmicos independentes: expansor, gate, compressor (incl. compressão paralela), limitador, de-esser; imagem, medidor, saída direta; processamento multicanal. Medição de nível de acordo com EBU R128 e ATSC A/85, momentânea ou de curto prazo em cada canal, medição integrada em canais de soma com exibição de valor LUFS integrado no título. Módulos: INMIX com decodificador MS, amplificador digital, filtro totalmente paramétrico de 2 bandas, EQ totalmente paramétrico de 4 bandas, filtro de cadeia lateral totalmente paramétrico de 2 bandas, inserção, atraso de até 1800 ms – unidades selecionáveis: metros, milissegundos, frames. Mic/Line In, Line Out, AES3, MADI, ST2110-30/-31/AES67/
RAVENNA, GPI/O, MIDI, auscultadores.

Se estas características, aqui muito sumariamente descritas, não o satisfizeram e despertaram ainda mais a sua curiosidade, poderá sabe mais sobre a nova mc²36 xp aqui. Se, ainda assim, necessitar de mais informação, não hesite em contactar-nos para saber mais sobre esta e outras soluções LAWO que temos para si.


A LAWO no Pavilhão

O sistema de áudio de um dos maiores e mais concorridos pavilhões de desportos dos EUA tinha chegado ao limite da sua utilização. O American Airlines Center é a casa de dois dos maiores clubes pertencentes a duas importantes Ligas americanas: a Liga de Hóquei sobre o Gelo (NHL) e a Liga de Basquetebol (NBA). Depois de muita pesquisa e deliberação foi feita a melhor escolha: um sistema LAWO equipa agora aquele centro multi-usos. Equipamento que executa aquilo que nenhum outro consegue. Made in LAWO.

O American Airlines Center (AAC), é um dos pavilhões mais movimentados da América do Norte. Inaugurado em 2001, é a casa dos Dallas Stars da NHL e dos Dallas Mavericks da NBA. O AAC tem como objectivo garantir que a experiência do adepto seja imaculada, e isso levou a que o pavilhão se tenha tornado líder no sector. Os Stars e os Mavericks gostam de se superar para produzir uma performance superior para os seus muitos adeptos. Além dos jogos de basebol e de hóquei sobre o gelo, o AAC acolhe também vários espectáculos de grandes dimensões e muitos eventos privados todos os anos.

Para habilitar o AAC a acolher uma actividade desta dimensão e diversidade, a direcção desta importante infraestrutura decidiu actualizar o seus sistema sonoro, que não sofreu quaisquer actualizações desde a sua inauguração e para isso era necessário investir nas ferramentas certas para fazer o melhor trabalho possível. As ferramentas certas têm marca LAWO.

Para uma experiência sonora superior e com o objetivo de preparar a infraestrutura para o futuro, o AAC investiu em numa mesa modelo mc²56 MkIII com núcleos A__UHD redundantes, fornecendo 512 DSPs para as misturas FOH e monitores. Um Power Core para conversão Dante, stageboxes A__madi6 e A__mic8 e um processador de vídeo V__pro8 para incorporação MADI e geração de miniaturas de vídeo LiveView™ foram também incluídos.

O AAC queria uma mesa capaz de lidar com vários estilos e tipos de sinais e a capacidade de suportar novos formatos de tecnologia, à medida que se tornassem relevantes. A mesa precisava de fornecer elementos físicos suficientes para realizar o trabalho, além de uma navegação de software intuitiva, que permitisse aos operadores proceder à reconfiguração do sistema rapidamente, adaptando-o aos requisitos específicos dos seus fluxos de trabalho.

Segundo os responsáveis do AAC, outros factores ajudaram a influenciar a opção pela LAWO, nomeadamente o facto de a empresa alemã não ser apenas uma empresa de áudio, mas ter também no seu portfolio de produtos soluções de distribuição de sinal de vídeo baseada em IP muito robustas, que é executada na mesma infraestrutura que integra a mesa de mistura. Além disso, a solução LAWO possui recursos e capacidades de crescimento integrados. Se for necessário adicionar uma segunda mesa de tipo broadcast ou uma portátil para uso remoto, é possível fazer isso com esta nova infraestrutura e partilhar recursos de forma muito flexível.

“Uma vez que se começa a envolver a mente em torno desta mesa e se percebe o poder ao nosso alcance, instintivamente pensa-se em coisas que nenhuma outra mesa pode fazer”, diz Jeff McGinnis, o experiente engenheiro de som do American Airlines Center. “Percebe-se que se podem implementar diferentes fluxos de trabalho e opções que não seriam possíveis de outra forma.”

Saiba mais sobre esta opção do AAC aqui. Saiba mais sobre os produtos acima referidos aqui. Se quiser saber mais ainda sobre as soluções LAWO, contacte-nos.


Abbey Road na vanguarda

Quando falamos de música, o nome Abbey Road assalta imediatamente o nosso imaginário. Trata-se, sem dúvida, de um dos mitos modernos mais poderosos. É o nome de um estúdio por onde passaram as figuras mais marcantes da revolução musical iniciada nas Ilhas Britânicas nos anos 60 e continuada por aí adiante. Uma das marcas do estúdio, escolhido também talvez por esse motivo por tantas estrelas, é o seu recurso sistemático a tecnologias de vanguarda. Uma destas tecnologias a que o estúdio recorreu foi criada pela CEDAR AUDIO, antes mesmo de esta se ter transformado na empresa que hoje é. Esta tecnologia equipa o Abbey Road desde 1988, quando ainda não passava de um protótipo. Hoje o estúdio mítico usa a última versão do sistema Cambridge.

A associação do Abbey Road com a CEDAR remonta a 1988, antes mesmo da CEDAR AUDIO ter sido formalmente estabelecida. Um protótipo de pesquisa dos primeiros algoritmos, ainda não em tempo real, foi fornecido aos estúdios pela Universidade de Cambridge para testes em utilização real, e, na altura, a EMI até lançou uma série de CDs usando esse tipo de tecnologia. Este protótipo foi depois substituído por um CEDAR Production System em 1991, antes de ser actualizado para o CEDAR for Windows em 1997 e depois para CEDAR Cambridge após o seu lançamento em 2003. Hoje, o Abbey Road usa o mais recente sistema CEDAR Cambridge v13, com excelentes resultados.

Originalmente um projecto de investigação da Universidade de Cambridge, este sistema foi concebido para ser usado na remoção de cliques e outros ruídos em discos de vinil ou goma-laca e não trabalhava em tempo real. Hoje, com a v13 basta executar uma transferência directa dos ficheiros e, com apenas cerca de 1/16 de segundo de atraso, remove cliques, estalos de vinil e qualquer outro ruído subjacente, sem causar qualquer alteração no original.

Usado para correcções na fala, na análise forense de áudio e segurança, passando pelo exigente restauro e correcção de grandes volumes de dados de áudio para bibliotecas e arquivos, até ao simples controlo de ruído e ao notavelmente rápido processamento de áudio para broadcast, ou, finalmente, na masterização, o CEDAR Cambridge é um super processador de 64 bits de alto desempenho, uma plataforma de processamento de alta resolução, que oferece uma ampla gama de ferramentas para todas as operações de correcção ou recuperação de dados de áudio.

Completamente modular, totalmente automatizado, o CEDAR Cambridge pode processar até 100 vezes mais rápido do que em tempo real (ou mais, dependendo do hardware), pode suportar vários utilizadores e pode processar enormes volumes de dados de forma rápida e eficiente. O sistema também se integra com os sistemas MAM e pode gerar relatórios para cada faixa processada, para que o áudio e seus metadados associados possam ser adicionados de forma eficiente aos bancos de dados dos utilizadores. O CEDAR Cambridge é o sistema escolhido por muitos arquivos e bibliotecas nacionais de som, bem como estúdios de pós-produção, estúdios de masterização de registos áudio e broadcasters.

O CEDAR Cambridge é um sistema de topo, mas trata-se apenas de uma das muitas ferramentas da ampla gama desenvolvida pelo fabricante britânico para o processamento e correcção de sinal áudio.

Se pretender saber mais sobre o CEDAR Cambridge da CEDAR AUDIO veja aqui. Para mais informações sobre a história da utilização deste sistema no Abbey Road, leia aqui. Veja aqui toda a linha de ferramentas de processamento e correcção de sinal da CEDAR AUDIO. Consulte-nos para mais informações.


Instant Replay3, tecnologia fiável

Fundada em 1972, a 360 Systems especializou-se no desenvolvimento de tecnologia para as indústrias do broadcast, do entretenimento e do AV profissional. A missão da 360 Systems é a de fornecer produtos de alto valor, que contenham os recursos necessários, a custos muito mais baixos. Muitas das novidades concebidas por este fabricante pioneiro, tornaram-se standards da indústria. Exemplo disso é a introdução dos leitores digitais tais como o DigiCart® em 1990, que constituiu uma revolução e se tornou uma das referências da marca americana. Na linha desse design original, fruto de constante pesquisa e melhorias do hardware e software introduzidas ao longo dos anos, surgiu o Instant Replay3. A solução certa de leitor de áudio digital para aplicações profissionais.

O Instant Replay 3 da 360 Systems foi desenvolvido para técnicos criativos que precisam de responder rapidamente no âmbito da sua função, tendo em vista uma operação muito intuitiva e fornece áudio de alta qualidade, no contexto dos modernos fluxos de trabalho. O Instant Replay 3 é um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade. Ao contrário dos PCs e outras soluções precárias e pouco fiáveis, o Instant Replay 3 possui botões físicos, que funcionam de forma integrada e muito robusta, que dá feedback táctil imediato, e permite uma operação fiável durante a reprodução do áudio.

A simplicidade tem sido um ponto forte da linha Instant Replay, desde que foi lançada em 1995. Muitas destas unidades estão ainda hoje em acção.

Esta última versão do Instant Replay leva esse ideal ainda mais longe. Os controlos directos e a simplicidade na configuração e operação proporcionam um produto autónomo, completo. Ideal parateatro, eventos live, concertos, rádio, etc.. Sem partes mecânicas, a operação é totalmente silenciosa, tornando o Instant Replay 3 ideal para o uso em estúdio em régias de teatro, etc.. Grava e reproduz áudio diretamente de e para a sua memória interna. Permite fazer edições simples e atribuir cada clip rapidamente a qualquer uma das 50 teclas de acesso directo, em qualquer um dos 50 bancos. Resultado: até 2500 clips de áudio, disponíveis para reprodução imediata. O Instant Replay 3 permite a criação de listas de reprodução individuais ou, através do recurso Hot List, a criação rápida de uma lista de conjuntos de teclas de acesso directo definidas pelo operador. O Instant Replay 3 continua a tradição de qualidade de áudio da linha Instant Replay original, com entradas e saídas analógicas e digitais profissionais. O Instant Replay 3 pode reproduzir áudio da mais alta qualidade, imediatamente. A adição de um módulo opcional Dante® permite entrada ou saída de áudio, via Ethernet, para outros dispositivos conformes àquela norma e a comunicação com outros dispositivos equipados com aquele protocolo.

A simplicidade tem sido um ponto forte do modelo Instant Replay desde que foi lançado em 1995. Esta última versão leva esse ideal ainda mais longe. Os controlos directos e a simplicidade na configuração e operação proporcionam um produto autónomo, completo. Ideal para teatro, eventos live, concertos, rádio, etc.. Sem partes mecânicas, a operação é totalmente silenciosa, tornando o Instant Replay 3 ideal para o uso em estúdio em régias de teatro, etc.. Grava e reproduz áudio diretamente de e para a sua memória interna. Permite fazer edições simples e atribuir cada clip rapidamente a qualquer uma das 50 teclas de acesso directo, em qualquer um dos 50 bancos. Resultado: até 2500 clips de áudio, disponíveis para reprodução imediata. O Instant Replay 3 permite a criação de listas de reprodução individuais ou, através do recurso Hot List, a criação rápida de uma lista de conjuntos de teclas de acesso directo definidas pelo operador. O Instant Replay 3 continua a tradição de qualidade de áudio da linha Instant Replay original, com entradas e saídas analógicas e digitais profissionais. O Instant Replay 3 pode reproduzir áudio da mais alta qualidade, imediatamente. A adição de um módulo opcional Dante® permite entrada ou saída de áudio, via Ethernet, para outros dispositivos conformes àquela norma e a comunicação com outros dispositivos que obedeçam àquele protocolo.

São características principais do Instant Replay 3 os seus botões maiores para facilitar a visibilidade, as teclas retroiluminadas RGB, que permitem a identificação rápida ou a posição dos botões, a reprodução de ficheiros wav e mp3. Um ecrã sensível ao toque, a cor, fornece informações em tempo real e permite, entre outros, a gestão de ficheiros para organização de clips. É possível o backup de segurança das configurações e/ou dos conteúdos do sistema. O Instant Replay 3 reproduz directamente de unidades USB ligadas externamente e permite a sua cópia para o sistema interno. Um editor integrado permite a configuração dos pontos iniciais e finais + pontos iniciais de fade-in/fade-out.

O Instant Replay 3 tem 50 GB de memória interna de estado sólido, o que significa a capacidade de armazenagem interna de centenas de horas de áudio, um sistema muito intuitivo de gestão de ficheiros, uma enorme robustez e uma inigualável facilidade de operação. Sem quaisquer peças mecânicas, a operação é completamente silenciosa. Trata-se da unidade ideal para aplicações em espectáculos de teatro, dança, música e outros eventos que exijam, simultaneamente grande facilidade de operação, total fiabilidade e qualidade de som de topo.

Poderá ler mais sobre o Instant Replay 3 aqui. Venha falar connosco para saber mais sobre este produto.


A LAWO na pátria de Leonardo

A LAWO, é um facto, está presente em todo o mundo e através do equipamento produzido pela marca alemã passam mensagens em muitas línguas. Também no belo idioma italiano. A RAI – Radiotelevisione italiana, o poderoso broadcaster da pátria de Leonardo, Dante e Michelangelo, instalou no seu Centro de Produção em Roma uma nova rede de controlo e distribuição de sinal, baseada em soluções de infraestrutura IP da LAWO. Esta instalação constitui um investimento de 26 milhões de euros, e é o projecto mais importante levado a cabo pelo broadcaster italiano em mais de 15 anos. Um projecto que dá forma à visão de uma instalação de broadcast totalmente baseada no protocolo IP.

A RAI – Radiotelevisione italiana é a empresa nacional de radiodifusão pública da Itália, propriedade do Ministério da Economia e Finanças italiano. Foi criada em 1944. A RAI opera através de diversos canais de televisão terrestre e por assinatura, e através de várias estações de rádio. Para além de Itália, as transmissões da RAI também são recebidas nos países vizinhos, incluindo Albânia, Bósnia, Croácia, França, Malta, Mónaco, Montenegro, San Marino, Eslovónia, Suíça, Sérvia, Tunísia e Cidade do Vaticano, e noutros lugares, no caso da televisão paga e alguns canais FTA em toda a Europa, incluindo o Reino Unido, pelo satélite Hotbird. A RAI é um dos 23 membros fundadores da European Broadcasting Union, EBU.

a sede da RAI

Esta instalação iniciou-se em janeiro de 2021 e prolongou-se por 2022. Tratou-se de fazer face a um enorme desafio de instalar a infraestrutura IP, enquanto, em paralelo, se produziam programas ao vivo. Mas com o apoio da ARET, o representante local da LAWO e da própria marca alemã, a equipa da RAI conseguiu aumentar as produções enquanto procedia a esta profunda renovação da área de produção.
Enquanto decorria a primeira fase do projecto, a LAWO deu formação aos engenheiros da RAI para configurar e usar os sistemas baseados em IP e reatribuir e redesenhar qualquer configuração nas salas de controlo individuais e na infraestrutura geral da rede IP. Tanto os engenheiros e técnicos, como as equipas de produção precisavam de se familiarizar com os novos fluxos de trabalho.


A instalação representa um investimento de 26 milhões de euros e constitui o projeto mais importante realizado pela RAI em mais de 15 anos. Representa uma nova visão de uma instalação totalmente baseada no protocolo IP. Este novo primeiro passo no mundo IP, usa o potencial da infraestrutura LAWO, integrando o equipamento BBU existente, dando assim a liberdade de progredir passo a passo.

Trata-se, sem dúvida, de um projecto importante, cuja arquitetura técnica foi projetada pela RAI, que combina habilmente as vantagens da tecnologia IP e 12G-SDI, para um resultado muito poderoso, flexível e à prova de futuro.

As cinco áreas de produção acolhem clusters de unidades V__matrix. O processamento de vídeo definido por software, baseado em IP e a plataforma multiviewer, com um total de 137 unidades de processamento C100, tem uma capacidade imensa dedistribuição de sinal e um enorme poder de processamento, em qualquer combinação de galeria/estúdio. Cada estúdio é equipado com unidades V__matrix com capacidade de processamento de até 40 sinais de entrada e saída. Esta configuração inclui ainda um cluster V__matrix adicional para distribuição geral do sinal IP. Três unidades C100 são reservadas para as ligações com os carros de exteriores, fornecendo acesso remoto à infraestrutura em rede. A infraestrutura IP instalada pode ser ampliada adicionando simplesmente unidades V__matrix extra e unidades de processamento em qualquer lugar dentro da instalação, o que permitirá no futuro a integração de novas galerias. O projecto inclui também três salas de controlo de iluminação de estúdio e áreas acessórias, como cabines de tradução e locução.

A RAI também criou uma posição para os carros de exteriores, em que estes podem aceder à infraestrutura ligando-se a um quadro V__matrix dedicado, distribuindo assim seus sinais por toda a instalação. Para um controlo flexível e fácil de usar e gerir o sinal é usado um VSM (Virtual Studio Manager), que gere o equipamento das galerias e estúdios individuais e fornece controlo geral em todas as instalações. Isto permite o controlo dos sinais 24 horas por dia. Um chamado orquestrador de IP, configurado e mantido diretamente pela LAWO, foi instalado no topo de todos os clusters – um cluster maior de dois servidores VSM e quatro servidores de unidades extra. O orquestrador IP une todos os clusters do estúdio e do palco, permitindo a interação entre os sinais em toda a instalação por meio dos clusters de cada galeria de imagens e também entre as instalações. Qualquer sinal proveniente de qualquer palco pode ser encaminhado para qualquer cluster de qualquer galeria.

O projecto é mesmo tão complexo quanto possa parecer e merece uma análise mais detalhada, que poderá encontrar aqui. Leia mais sobre esta renovação —ou melhor ainda, revolução— operada pela RAI aqui, aqui e aqui. Conheça as soluções LAWO aqui e consulte-nos para mais informações.


Um mar de novidades SONIFEX

A SONIFEX acaba de anunciar um conjunto extenso de novos produtos, baseados no protocolo Dante® AoIP. Há muito a trabalhar nesta área do áudio profissional, a marca inglesa vem agora acrescentar uma série de novos equipamentos à sua linha AVN. Nesta proposta de novas soluções, estão incluídas ferramentas que irão certamente ser considerardas essenciais em qualquer operação de broadcast moderna, cuja estrutura operacional assente no protocolo Audio over IP. Mais um contributo sólido da marca inglesa para a nova era AoIP.

A SONIFEX juntou-se ao grupo RAVENNA em 2012 e a sua gama de produtos AVN (Audio/Video/Network) é o resultado dessa área de I&D da empresa no domínio do áudio sobre IP (AoIP.) A referência AVN indica, pois, que um equipamento faz parte da família de produtos que podem enviar áudio entre si através de uma rede IP (AoIP.)

Esta vasta linha de produtos incluiu tanto no domínio do protocolo Dante, como o Dante® Commentators, Multi-Channel Dante® Audio Interfaces e os interfaces AVN-DIO Audiophile Dante®, mas também em modelos baseados no protocolo RAVENNA/AES67 Audio over IP. Desta família fazem parte produtos como o IEEE1588 PTP Grandmaster Clock with GPS Receiver, os Talkback Intercoms que utilizam o Audio Over IP, RAVENNA/AES 67, o AVN-PXH12 2 x 12 Channel Mix Monitor, AoIP Portal, os Multi-Channel Audio Mix Engine Interfaces , os AVN Portals, os amplificadores de auscultador e o Presenter In-Ear Monitoring System.

Agora a SONIFEX apresenta-nos, de uma assentada, um conjunto de novos modelos, incluídos nesta sua linha AVN, que constituem ferramentas fundamentais para qualquer operador de broadcast moderno.

O AVN-GPIO faz parte da gama AVN de rede caixas de interface, que converte GPIO (General
Purpose
I/O) para comandos de rede para controlar e ser controlado por outro equipamento ou
software através de uma rede padrão.

Também o AVN-DIO14 Dante to XLR Analogue Stereo
Input & Stereo Outpu
t, conversor de qualidade extra superior, >120dB, com uma banda dinâmica A/D – D/A alta.

O AVN-DIO10 Dante® to 3G/HD/SD-SDI Embedder/De-Embedder, com uma entrada 3G/HD/SD-SDI e uma saída 3G/HD/SD-SDI reclocked.

O AVN-DIO12 Dual Microphone Input to Dante® com conversor Mic Gain. Disponível ainda o AVN-DIO14 Dante to XLR Analogue Stereo Input & Stereo Output, com 2 entradas XLR e 2 saídas XLR balanceadas.

O AVN-DIO15 4 Analogue XLR Inputs to Dante®, com selector ajustável de linha global (+12dBu/+18dBu/+24dBu.)

O AVN-DIO16 Dante to 4 Analogue XLR Outputs, com 4 saídas XLR balanceadas e selector ajustável de linha (+12dBu/+18dBu/+24dBu.)

Ainda o novíssimo AVN-DIO19 Dante® to AES3 16 Channel I/O Converter, o interface que converte até oito entradas digitais estéreo AES3 e oito saídas estéreo digitais AES3 para e do padrão de rede Dante.

O AVN-DIO20 Dante® to MADI AES3 64 Channel I/O Converter, uma ponte MADI e AES3 para Dante, que permite que o sinal MADI seja ligado bidirecionalmente ao AoIP, juntamente com 8 canais estéreo de AES3. Esta interface de áudio, plug and play simples, fornece um método rápido e conveniente de ligar sinal MADI de equipamentos tradicionais para áudio Dante AoIP de rede.

Finalmente, o AVN-MTV1 Dante Contribution Voiceover Monitor with Talkback, a imagem acima, uma unidade de montagem em rack 1U, projetada para ser usada em cabines de locução, cabines de notícias, locais de comentários, para continuidade, anúncios e qualquer outra aplicação semelhante onde a voz precisa ser adicionada ao conteúdo do programa e, de seguida, monitorizada, com Talkback, Cue e Program feeds, que podem ser monitorizados a partir de uma rede Dante.

Uma mão cheia de novos produtos da SONIFEX, que vão encontrar certamente aplicação nos centros de produção broadcast, televisão e rádio, mais exigentes. Ferramentas concebidas para sustentar a produção profissional, úteis, eficientes, sólidas, muito fáceis de utilizar.

Consulte esta brochura para saber mais sobre estas novidades da SONIFEX, saiba mais aqui sobre todos os produtos da marca e consulte-nos para mais informações.


O coração do sistema

A Rádio Televisão da Sérvia aumentou a sua frota de carros de exterior. Uma nova viatura equipada com uma solução LAWO, baseada no protocolo AoIP, faz agora parte dessa frota. Concebida para produção áudio, construída e equipada para responder às necessidades especiais deste broadcaster, tem a pulsar no seu interior uma nova mc²36 e foi desde logo utilizada numa série de produções importantes.

A Rádio Televisão da Sérvia (Radio Televizija Srbije, Radio Beograd, RTS), é a emissora pública da Sérvia, com sede na capital Belgrado e é membro da European Broadcasting Union (EBU.) A RTS transmite e produz notícias, entretenimento e programação desportiva via da rádio, da televisão e da internet.

A nova e compacta viatura, concebida para a produção áudio, foi projectada, construída e equipada completamente na Sérvia pela equipa executiva da TSE Beograd, o integrador de sistemas para áudio, vídeo, multimédia, iluminação, intercomunicação e tecnologias de controlo e o AVC Group, forneceu o equipamento e a viatura.

O coração do sistema é uma mesa LAWO mc²36 de 40 vias e duas caixas de palco compactas, cada uma com 32 entradas de microfone/linha e 16 saídas de linha. Este equipamento, baseado no protocolo AoIP, usa duas portas MADI na parte traseira do mesa e uma terceira porta MADI para alimentar um gravador multipista TASCAM DA-6400. As I/Os locais fornecidas pelo mc²36 são suficientes para ligar o equipamento de gravação e reprodução e monitorização PPM. Uma A_digital8 adicional, também da LAWO, é usada para ligar a uma unidade de efeitos multicanal TC ELECTRONIC Music 6000. O excelente som do LAWO é monitorizado por um par de monitores activos Genelec 8331A full range e um subwoofer Genelec 7350A.

Depois da instalação e formação técnica, o novo carro foi imediatamente usado em produções como a “Beer Fest” em Belgrado, o “Arsenal Fest” em Kragujevac, o “Mokranjac Days” em Negotin, o “Pipers Gathering” em Prislonica e o “RTS Big Band” no salão MTS em Belgrado. O sistema adequa-se facilmente a diferentes tipos de música, do rock, ao folk, da clássica ao jazz. A flexibilidade é total.

Saiba mais sobre o novo carro de exteriores aqui. Saiba mais sobre as soluções LAWO aqui. Para esclarecimentos adicionais, venha falar connosco.


52 anos ao serviço do áudio e vídeo profissional

A LAWO cria equipamentos destinados à produção de conteúdo de classe mundial, liderando a inovação em soluções de infraestrutura de média, em nuvem, que permitem novos e mais eficazes fluxo de trabalho. A LAWO comemorou 52 anos a projectar o futuro. Fundada inicialmente como um escritório de engenharia, com o foco no áudio e no broadcast, a empresa tornou-se uma referência, reconhecido claramente neste sector, que continua a moldar activamente o futuro do broadcast e da produção de média.

A LAWO projecta e fabrica tecnologias pioneiras de áudio e vídeo, em rede rede para controlo, transmissão e pós-produção, live e aplicações teatrais. Os produtos incluem sistemas de controlo e monitorização, mesas de mistura de áudio digital, sistemas de distribuição de sinal, ferramentas de processamento de vídeo, bem como soluções para infraestruturas A/V baseadas no protocolo IP. Todos os produtos são desenvolvidos na Alemanha e fabricados de acordo com os mais altos padrões de qualidade na sede da empresa na cidade de Rastatt, no vale do Reno, na Alemanha.

Das mesas de mistura analógicas na década de 1970, ao desenvolvimento da mesa programável PTR, às primeiras mesas totalmente digitais da série mc e da série mc² com capacidade de rede, a LAWO constitui-se sistematicamente uma referência para a indústria e adquiriu uma excelente reputação como empresa inovadora.

Lawo PTR do Studio für Elektronische Musik, Colónia

Desde a sua origem, como estrutura de engenharia dedicada ao desenvolvimento de equipamento electrónico, a LAWO evoluiu, dedicando-se num primeiro tempo ao desenvolvimento das primeiras mesas de mistura programáveis. É nesse contexto que surgem as primeiras mesas da série mc. Mais tarde surgem as primeiras mesas da série mc², que possibilitam a criação de redes áudio via ATM. Seguem-se outros produtos no mesmo sector de produção, destinados, em especial, à rádio. Os primeiros produtos no âmbito da criação de redes de distribuição de sinal surgem a seguir. A pouco e pouco, a produção da LAWO concentra-se em produtos destinados à área do áudio e video profissional, que tiram partido dos novos standards apoiados em redes IP, criados para a indústria do broadcast. Uma vasta gama de produtos conexos, que estão na senda das tendências do broadcast de hoje e que ajudam a mudar fluxos de trabalho, a estabelecer novas práticas e a atingir novos, mais exigentes e mais fiáveis patamares de produção, foram entretanto vendo a luz do dia. Tudo isto foi fruto da capacidade de invovação e da qualidade de produção da LAWO.

.edge

Estes produtos, pela excelência, pela flexibilidade e solidez do seu funcionamento, tornaram-se standards de facto da indústria. Estão hoje espalhados por todo mundo e constituem a ferramenta de referência que podemos encontrar nos palcos que colocam maior exigência, como o são os grandes acontecimentos desportivos, de entretenimento e sociais à escala mundial, os grandes estúdios e as grandes estações de broadcast. A LAWO tornou-se assim a resposta para as novas exigências de um broadcasting global e multiplataforma, para o qual caminha a indústria, a nível local, regional ou universal. São estes produtos que chegam a todo mundo.

Conheça o universo LAWO e venha falar connosco para saber mais sobre a marca e como poderemos servi-lo da melhor forma.