LAWO no Peru

A Bethel Radio acaba de instalar uma solução LAWO para os seus estúdios centrais. A LAWO fornece à estação peruana as ferramentas necessárias para sobressair no cenário dinâmico dos média actuais e para transmitir os seus conteúdos e mensagens no Peru e no mundo. Esta actualização estratégica visa fortalecer os fluxos de trabalho, a flexibilidade, a escalabilidade e a orientação para o futuro da Bethel Radio, o que encaixa perfeitamente no objectivo da estação: fornecer conteúdo excepcional. Para conteúdo excepcional, ferramentas de trabalho excepcionais.

A Bethel Radio é uma importante emissora cultural e educacional, com sede em Lima, Peru. A sua infraestrutura técnica foi recentemente actualizada com uma solução da LAWO, assente no protocolo IP. A empresa alemã é, como se sabe, a fornecedora líder mundial de tecnologia de broadcast e a Bethel Radio é uma estação, parte de uma rede mundial, a Bethel Cultural Association, com estúdios espalhados por todo o mundo. Esta remodelação estratégica visa fortalecer os fluxos de trabalho, a flexibilidade, a escalabilidade e a orientação para o futuro da Bethel Radio, decisão que corresponde à visão estratégica da empresa.

A Bethel Radio tem sido a pedra angular no fornecimento de conteúdo diversificado que abrange temas culturais, educacionais e práticos, juntamente com música cristã, tópicos sociais e serviços comunitários. Com alcance nacional nas frequências FM e AM e uma forte presença online através de sua página no Facebook, a Bethel Radio solidificou a sua posição como uma voz vital no cenário mediático do Peru.

A mesa de broadcast diamond é uma das jóias da coroa da LAWO. A recente instalação de uma mesa diamond, juntamente com a extensão virtual VisTool, marca um avanço significativo para a Bethel Radio. Esta mesa modular, projectada para aplicações de rádio e TV, foi concebida e construída com base nos padrões abertos de rede de áudio sobre (AoIP) IP AES67/RAVENNA, o que garante uma conectividade e compatibilidade perfeitas, de acordo com padrões da indústria em evolução, como as normas ST2110-30/-31 e ST2022-7. Alimentada pelo Power Core Engine, a mesa diamond fornece uma infraestrutura robusta, com opções de I/O expansíveis, acomodando várias fontes e destinos de áudio, incluindo AES67, MADI, analógico, AES3 e Dante®. Com uma matriz interna que oferece 1920 x 1920 pontos cruzados e até 96 canais de processamento de entrada DSP, a mesa oferece recursos de processamento incomparáveis, incluindo EQ, dinâmica, de-essing, limitador e delay.

Além da configuração principal, a Bethel Radio integrou uma outra unidade de expansão Power Core AIOX, que adiciona 64 canais de áudio em apenas 1RU. Esta possibilidade de expansão aumenta ainda mais a capacidade da estação de acomodar canais adicionais de áudio ou GPIO, garantindo escalabilidade para atender a evolução futura.

A instalação do VisTool, a UI virtual da LAWO para aplicações remotas ou de estúdio, dá aos operadores um acesso de ponto único a todas as ferramentas essenciais, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho e a facilidade de operação. Com o seu sua interface gráfico intuitivo, o VisTool simplifica as tarefas de controlo e monitorização, oferecendo aos operadores um controlo sem precedentes sobre as poderosas plataformas de mistura das mesas LAWO.

Saiba mais sobre este projecto aqui. Venha falar connosco para ficar a saber mais sobre esta e outras soluções LAWO que temos para si ou para estudar qual a que melhor se adequa às suas necessidades de produção. Entre na nova era do AoIP com a LAWO.


Obtenha 20% de desconto nas linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC

Neste verão, ganhe 20% de desconto em equipamentos selecionados da YELLOWTEC. Aproveite estas excepcionais ofertas, disponíveis até 31 de julho de 2024. Se a YELLOWTEC é novidade para si, aproveite esta ocasião para investigar a marca e escolher a solução mais adequada para o seu estúdio. Se já é utilizador da marca, aproveite para completar ou actualizar os equipamentos YELLOWTEC que já possua. Neste verão, eleve a sua capacidade de produção para um nível premium e economize, ao mesmo tempo, muito dinheiro.

É verão, é tempo de desfrutar de uma excepcional campanha da YELLOWTEC, que lhe permite aceder a uma selecção de produtos, de linhas que tornaram a empresa conhecida no mundo do áudio profissional.

A YELLOWTEC é uma inovadora empresa alemã, que produz equipamentos destinados à área do broadcast, rádio e televisão e podcast. Centenas de estúdios por todo o mundo e podcasters usam soluções YELLOWTEC, que se distinguem pela sua qualidade, design excepcional e muito cuidado, enorme robustez, inovação e total fiabilidade.

Queremos-lhe chamar aqui a atenção para três linhas, em particular: a linha iXm, os microfones que gravam com ganho automático, a linha m!ka, os amplamente conhecidos e usados suportes de microfone e a linha PUC2, os interfaces de áudio, capazes de executar a sua operação de forma automática.

Não há quase nenhum estúdio de áudio profissional ou podcaster de referência no mundo, que viva sem o m!ka. Desde a maior estação de rádio ou tv que consiga imaginar, até aos podcasters mais conhecidos, que gravam de suas próprias casas, todos se apoiam na solidez do sistema m!ka. Na linha de braços m!ka é possível encontrar soluções para todas as configurações de equipamentos, que normalmente surgem em estúdios, carros de exteriores e outras unidades de produção de áudio. A versatilidade, a robustez, o excelente design e a economia de espaço que esta linha oferece são factores distintos e lendários. O sistema m!ka permite dispor tudo aquilo que necessita para o seu trabalho, comodamente à sua frente, de forma ergonómica e com uma enorme economia de espaço. E os suportes são lindos de se ver!

O PUC2, por outro lado, é uma recente linha de conversores de áudio, única, da YELLOWTEC, que lhe permite obter um sinal da mais alta qualidade, sem nenhum esforço de ajuste. Com o sistema LEA integrado, extremamente compacto, cada modelo PUC2 proporciona uma qualidade de sinal HD, de primeira classe, por simples via USB plug’n’play. O PUC2 é de uma desconcertante facilidade de operar e um prazer de ouvir. Um PUC2, um microfone de sua escolha e um computador é tudo o que necessita para obter um resultado de nível broadcast. Para o profissional experimentado, freelance ou podcaster. No exterior ou no estúdio, em casa ou na rua, o PUC2 é a ferramenta em que pode confiar.

Para uma captação ainda mais simples, mas mantendo toda a qualidade profissional, o iXm é o microfone que grava. O Microfone de Gravação iXm (na versão repórter ou podcaster) é a escolha certa para quem exige o que há de melhor em gravação de voz. A tecnologia de controlo automático de nível LEA integrada, permite obter sinal de qualidade, em qualquer ambiente de gravação. Garante som profissional e níveis optimizados. Não se preocupe com a operação de gravação. Prima o botão de gravar e concentre-se apenas no seu texto ou no seu entrevistado. Não há necessidade de pós-produção. Transfira o seu ficheiro para o seu computador e carregue o ficheiro para a plataforma que usa habitualmente.

Pois bem: até 31 de Julho de 2024 é tempo de aproveitar um desconto único de 20% nestas linhas de produtos da YELLOWTEC. Poupe muito dinheiro e usufrua da superior qualidade YELLOWTEC.

Se ainda não as conhece, é natural que queira saber mais sobre as linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC. Pode fazê-lo aqui, aqui e aqui, respectivamente.

Contacte-nos para saber mais ainda, para saber como aproveitar esta oferta excepcional e para detalhes sobre preços.

Apresse-se: Julho é o mês de todas as decisões.


Descubra o AVN-CU1, a nova unidade de comentário da SONIFEX

O novo AVN-CU1 faz parte da linha SONIFEX de unidades de comentário, com implementação Dante. Trata-se de uma combinação única de microfone/auscultador, muito simples de usar, com um conjunto completo de recursos e um preço baixo. A linha AVN Dante® da SONIFEX adopta uma nova abordagem no seu conceito base, que permite fornecer uma ferramenta configurável e multifuncional para equipas de comentaristas. A SONIFEX é uma empresa com larguíssima experiência no sector do broadcast, que fornece equipamento destinado às áreas da rádio, TV, segurança e telecomunicações.

A SONIFEX é uma empresa fabricante de equipamentos de áudio para os sectores de rádio, TV, segurança e telecomunicações, que iniciou a sua actividade em 1969. O seu prestígio nestas áreas é inequivocamente reconhecido. Este prestígio foi alcançado através da implementação de uma constante necessidade de inovar, parte integrante da cultura da empresa, combinando com a criação de ideias sólidas ​​e voltadas para o exterior, e com práticas de design e construção sólidas e eficientes. A linha de produtos oferecidos pela marca inglesa é muito vasta. Dela fazem parte as suas celebradas unidades de comentário.

O novo modelo AVN-CU1 faz parte dessa série de unidades de comentário, que inclui ainda o AVN-CU2 DANTE e o AVN-CU4 DANTE.

O poder deste mais recente modelo da série reside no impressionante mecanismo de mistura, que se sobrepõe às configurações habituais do Dante® Controller. Uma vez definidos os fluxos Dante®, as entradas e saídas podem ser misturadas livremente para AoIP ou entradas e saídas físicas, controladas através de botões programáveis ​​e codificadores rotativos, que controlam o ganho e panorâmica de entradas, saídas ou pontos cruzados, permitindo total flexibilidade para diferentes situações.

O amplificador de auscultadores possui cinco entradas: três canais de talkback, programa e sidetone, cada um com um potenciómetro individual para controlo de nível. A distribuição da saída de áudio é controlado por botões iluminados. Há um display OLED para instalação e configuração, um gráfico de barras de LED de alto impacto, que permite a medição à luz do dia, distribuição individual de auscultsdores por fonte de áudio e iluminação embutida para indicar a posição.

O AVN-CU1 possui portas de rede Dante primária e secundária redundantes, em formato EtherCON RJ45, bem como duas portas de transceptor SFP e é alimentado por PoE duplo ou uma entrada de 12 V DC.

O painel de controlo frontal inclui potenciometros para controlar os níveis de mistura das cinco fontes de sinal, até aos auscultadores do utilizador: Sidetone, Programme, e Talkback A, B e C. A configuração e o controle do sinal áudio e rede são feitos por meio de um servidor web interno. As opções selecionáveis ​​pelo utilizador incluem: ganho do pré-amplificador de microfone, modo/cor do botão e escala de medição. O controlador Dante é usado para configurar as quatro fontes de áudio a serem misturadas na saída de auscultador: PGM – O feed principal do programa mono e T/B A/B/C -as três fontes de talkback mono.

Estas são algumas das características do novíssimo AVN-CU1. Saiba mais aqui. Conheça toda a linha de produtos da SONIFEX aqui. Para saber mais ainda, consulte-nos.


Novo HOME mc² DSP da LAWO

O aplicativo HOME mc² DSP da LAWO é um núcleo de processamento de áudio virtual, baseado em microsserviço, com um conjunto de recursos equivalente ao A__UHD Core, alojado em servidores de referência e assente em CPU. É a grande novidade da LAWO. Assim fica ainda mais poderoso, aliciante e produtivo o uso do equipamento da marca alemã, que facilita grandemente a partilha de recursos, sem comprometer, em momento algum, a qualidade. Se não existissem razões suficientes para optar pelas soluções LAWO, a capacidade de processamento que este HOME mc² DSP traz, reforça ainda mais a opção.

Com recursos do modelo A__UHD Core instantaneamente acessíveis, o HOME mc² DSP faz parte da oferta HOME Apps da LAWO, fornecendo processamento com conectividade, flexibilidade e escalabilidade superiores, que respeita todos os requisitos de produção de hoje e de amanhã.

O HOME mc² DSP foi projectado para uso em conjunto com mesas de mistura da série mc² da LAWO e é capaz de instanciar um sistema de mistura (virtual) com o pressionar de um botão, sempre que a capacidade de processamento de áudio for necessária de forma surpreendentemente rápida. Com todos os recursos conhecidos do hardware A__UHD Core FPGA num pacote baseado em CPU completamente redesenhado, o HOME mc² DSP permite que os operadoras activem o processamento DSP de nível mc² conforme necessário, com potência até então indisponível.

O HOME mc² DSP aproveita totalmente a flexibilidade proporcionada pela abstração da funcionalidade de processamento do hardware, com todos os benefícios do modelo de licenciamento e assinatura Flex da LAWO: os utilizadores podem alocar gratuitamente créditos de assinatura, localmente ou em todo o sistema, para qualquer aplicativo HOME disponível, seja áudio ou vídeo.

O objectivo principal do HOME mc² DSP é fornecer processamento de áudio em situações onde nenhum núcleo A__UHD está disponível ou onde é mais prático permanecer no domínio dos aplicativos HOME. O HOME mc² DSP permite que os utilizadores criem um núcleo de processamento com contagens de canais muito diferentes para corresponder perfeitamente a cada caso de uso específico.

De sublinhar que o aplicativo mc² DSP possui a mesma latência ultrabaixa do seu companheiro de hardware. Todos os recursos e características são tão semelhantes que os operadores não conseguem dizer se a superfície da mesa controla um núcleo A__UHD baseado em hardware ou no aplicativo HOME mc² DSP.

Escalável automaticamente, consoante a evolução de recursos futuros de CPU, o HOME mc² DSP pode alimentar até vários milhares de canais DSP, quando necessário, com suporte para mono, estéreo, 5.1 e uma série de formatos de mistura imersiva NGA, além de downmixes automáticos.

O HOME mc² DSP é um motor de áudio, poderosíssimo, flexível e muito simples de operar, que funciona com base num servidor. Uma brilhante obra de engenharia, como todas as soluções LAWO.

Saiba mais sobre o novo HOME mc² DSP aqui. Contacte-nos para mais informações sobre este novíssimo produto da LAWO.

Uma universidade dedicada às artes escolhe LAWO

É uma das maiores e mais conhecidas universidades do mundo dedicada às artes. A mdwUniversidade de Música e Artes Cénicas de Viena prepara os seus alunos para o universo das artes performativas, da música, do teatro e do cinema. Uma colaboração entre a mdw e a LAWO permite agora usar uma mesa de mistura modelo mc²56 MkIII com A__UHD Core, no Tonregie 1 do mdw. A nova mesa está a ser usada, tanto para formação de alunos como para outras produções. Conciliar produções internas de alta qualidade com a formação em engenharia de som explicam facilmente a escolha pela mc²56 da LAWO. Mas não se trata apenas de ter acesso à excelência da mc²56 MkIII. O novo sistema permite, entre outras mais valias, potenciar, flexibilizar, expandir e conciliar as componentes pedagógicas e de produção interna, e criar sinergias com outras instituições. Um futuro aliciante no horizonte.

Tonregie 1 da mdw

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena é líder internacional em todas as áreas da música, artes cênicas e ciências afins desde 1817. A universidade educa cerca de 3000 estudantes de 70 países e oferece 115 áreas de estudo e 41 cursos universitários distribuídos por 25 institutos.

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena e a LAWO colaboraram para instalar um mesa de produção de áudio modelo mc²56 MkIII com o A__UHD Core no Tonregie 1 da mdw, para ser usada tanto na formação dos seus alunos como nas produções que fazem parte dos currículos académicos. O novo equipamento, baseado no protocolo AoIP, também inclui um Power Core Gateway, bem como uma A__stage64, como uma caixa de palco para agregação de sinais de áudio de todo o campus. A nova infraestrutura da mdw utiliza uma rede RAVENNA, que pode integrar formatos como MADI ou AES/EBU. Os dispositivos DANTE na rede estão sustentados numa placa de expansão no Power Core. A instalação permite produções dos mais diversos géneros, com a ajuda adicional de um servidor WAVES.

mc²56 MkIII

Um dos focos da mdw está no programa de graduação para Tonmeister. Durante o programa de bacharelato/mestrado de seis anos, o aluno deve encontrar tecnologias típicas de mercado e aprender a trabalhar com diversos sistemas em diferentes cenários. O conceito aberto das mesas da LAWO permite que diferentes aplicações e fluxos de trabalho sejam definidos, ensinados e produzidos de acordo com os requisitos do curso. As predefinições facilitam a simulação de diferentes situações realistas – desde a produção de pequenos conjuntos, orquestras, apresentações dramáticas e óperas. Graças ao interface e às configurações claramente estruturadas, mesmo utiizadores inexperientes podem operar a mesa para realizar as suas primeiras produções de forma rápida e sem explicações aprofundadas. Com a mc²56 é possível dividir o espaço de operação para que duas pessoas possam trabalhar independentemente uma da outra. Para uma produção de ópera, por exemplo, é possível ter uma pessoa a misturar a orquestra e outra os solistas. No futuro, a mc²56 será usada para expandir a produção e streaming em formatos multicanal.

Produção de um espctáculo ao vivo

O estúdio “Tonregie1” é um dos maiores da universidade e, juntamente com vários outros localizados no novo Future Art Lab do mdw, está disponível para o programa Tonmeister, que envolve muitas aulas com diferentes focos, tanto em grupo como individualmente. Outra característica especial é a cooperação com outras universidades. Neste sentido, é oferecido ensino remoto bidirecional e produção musical remota conjunta. A transmissão, de baixíssima latência inerente ao protocolo RAVENNA, permite que os instrumentistas toquem juntos em diferentes locais, com a mistura a ser criada na mc²56. Produções individuais transmitidas ao vivo de outros locais também podem ser processadas por meio da mesa, para que os alunos de música possam tocar junto ou ensaiar ao vivo, remotamente.

Future Art Lab

Uma primeira experiência concreta fez, desde logo, realçar o tremendo potencial deste sistema e é digna de registo. A equipa de som do mdw esteve implicada numa apresentação de ópera no Schlosstheater de Viena, onde estava disponível apenas uma sala de controlo de vídeo, mas nenhuma sala de controlo de áudio. Foi montada uma A__stage64 e os sinais foram transmitidos a cinco quilómetros de distância, até ao campus mdw, onde o engenheiro de som e o produtor estavam sentados junto à mc²56. A mistura final foi então enviada de volta ao Schlosstheater e combinada com o vídeo para ser transmitido ao vivo. Uma produção com estas características só é possível através do protocolo AoIP e a potênca, a qualidade e a flexibilidade das mesas LAWO. Embora esta produção ainda tenha sido realizada em estéreo, o plano no futuro é produzir áudio binaural ou 3D, o que será particularmente interessante para o streaming. Um futuro, portanto, ainda mais aliciante que se avizinha.

Saiba tudo sobre esta instalação aqui, aqui sobre o Power Core Gateway e aqui sobre a mc²56 MkIII. Informação sobre o Waves Server aqui. E fale connosco para saber ainda mais sobre estes e outros produtos e soluções LAWO que temos para si.


RIEDEL STAGE SYSTEMS: uma solução completa para salas de espectáculo

As mais prestigiadas salas e grandes centros de espectáculo do mundo, incluindo Portugal, usam soluções RIEDEL para a sua intercomunicação. Soluções completas, os RIEDEL STAGE SYSTEMS, são capazes de resolver todos os problemas de intercomunicação, por mais complexos e difíceis que se afigurem os espaços onde é necessários implementá-los. Com estes sistemas, o utilizador acede a um universo que se distingue pelo design inovador, a sua qualidade única, fiabilidade e flexibilidade totais e escalabilidade. A marca da RIEDEL.

Os RIEDEL STAGE SYSTEMS, para salas de espectáculo, seja qual for a sua dimensão, não têm rival. São os mais premiados, valorizados e fiáveis do mercado.

Ao entrar no mundo das operações para salas de espectáculo com os RIEDEL STAGE SYSTEMS está a entrar num universo que lhe assegura a versatilidade e fiabilidade que a linha de produtos de intercomunicação da RIEDEL lhe proporciona. Do Bolero aos SmartPanels, do Artist, ao Mediornet, passando pela RefBox. Ao escolher os RIEDEL STAGE SYSTEMS vai descobrir como cada componente se integra perfeitamente com os ambientes de qualquer sala de espectáculo e como estes capacitam as equipas de produção e os responsáveis de cena, quando se trata de facilitar chamadas em grupo, comunicações entre regies e até mesmo controlar dispositivos externos, como câmaras PTZ, por exemplo, de modo integrado.

O SmartPanel é a chave de controlo de todo este sistema. A partir daqui é possível falar via intercomunicadores, controlar o sinal dos MediorNet, disparar os vários conteúdos, desactivar os sinais GPIO e depois disso fazer chamadas de grupo ou entre regies. É ainda possível controlar equipamento NIMOS extra como câmaras PTZ.

O valor acrescentado deste sistema reside no facto de que tudo provém de uma única fonte e que qualquer função individual é compatível com qualquer outra e, sobretudo, fiável.

Veja tudo o que a RIEDEL lhe oferece para solucionar os seus problemas de broadcast, live, etc.. E fale connosco para ficar a saber mais ainda ou para que o possamos guiar na procura da solução RIEDEL perfeita para as suas necessidades. A AVANTOOLS é especialista em intercomunicação em Portugal.


m!ka, a função faz a forma

A série m!ka da YELLOWTEC distingue-se e distingue. Concebida para suportar todo o tipo de equipamento em estúdios de rádio, televisão e noutras situações, a linha m!ka equipa centenas de estúdios por todo o mundo. Também em Portugal, os principais broadcasters, e não só, utilizam este sistema. Porquê a escolha? É simples: a linha m!ka cumpre uma função e fá-lo com excelência, elegância e eficácia totais. A função faz a forma, com efeito, mas, no caso da YELLOWTEC, fá-lo com um brilhantismo extra. Incomparável.

Não se trata de meros pés de microfone. A linha m!ka da YELLOWTEC vai para além daqueles suportes de microfone articulados, frágeis, inestéticos e ineficazes. Concebidos com duas preocupações em mente, robustez e versatilidade, o sistema de montagem de microfones e monitores m!ka, permite projectar uma configuração de estúdio individual da maneira mais flexível. Os diferentes módulos que compõem a linha m!ka oferecem componentes robustos, capazes de integrar microfones, monitores e outro equipamento. É grande a escolha entre as inúmeras opções para organizar o equipamento e montar uma combinação individual de elementos onde e como quiser.

Para videochamadas, streaming e rádio visual, a linha m!ka foi ampliada com novos módulos. Especialmente para aplicações de vídeo, são oferecidos três novos componentes que combinam perfeitamente com todos os outros elementos m!ka. Se a sua operação de broadcast inclui conteúdo de vídeo, confira o m!ka CamStud, o m!ka CamArm e o m!ka Mic Arm TV.

O que este sistema lhe oferece é a capacidade de cumprir a função básica, que é a de suportar microfones e outro equipamento tradicional usado em estúdios de broadcast e outros, fazê-lo bem e permitir uma valiosíssima economia de espaço. Mas faz tudo isto adicionando-lhe um promenor valiosíssimo: o seu incrível e único design. O acabamento metálico anodizado do m!ka é uma característica que não escapa ao olhar mais desatento. Existe também a opção pelo acabamento em preto. Claro ou escuro, o m!ka mantém a área de trabalho limpa com elegância, ocultando a maioria dos cabos e reduzindo o número de montagens. O m!ka é um sistema adequado a este momento em que rádio e televisão se fundem, graças à internet. Seja ouvido, mas seja também visto, com estilo.

A linha m!ka permite começar do zero, ou seja, o utilizador cria a sua própria combinação de módulos ou recorrer a conjuntos m!ka pré-definidos para responder às situações mais comuns. São doze as composições diferentes sendo, opcionalmente, possível atualizá-los sempre com mais elementos m!ka, de acordo com as necessidades.

Veja aqui alguns dos utilizadores mais conhecidos no nosso país.

Saiba tudo sobre a linha m!ka aqui. Se desejar apoio na sua escolha, por favor, contacte-nos.


Entrar no mundo de DANTE

A nova era do AVoIP (Audio e video sob protocolo internet) está aí para ficar. As vantagens são de tal maneira significativas para a produção profissional audio-visual, que não há como escapar-lhe. Os novos equipamentos, construídos com base nesta protocolo, oferecem possibilidades que não deixa margem para dúvidas. Novos e poderosos fluxos de trabalho, maior economia de espaço, maior rentabilidade e qualidade acrescida. A pergunta, no entanto, pode ser legitimamente colocada: o que fazer de todo o equipamento existente, analógico e digital, em que as unidades de produção investiram, que muitas vezes, está ainda longe de ter sido completamente rentabilizado? Não há que ter receio: a SONIFEX está aí com a solução. Entre no mundo do AVoIP, preserve e continue a desfrutar dos seus fluxos de trabalho, mas não descure o futuro.

A SONIFEX é um empresa inglesa de referência, que fabrica equipamentos de transmissão de áudio para os sectores de rádio, TV, segurança e telecomunicações. Está em actividade desde 1969 e estabeleceu, desde então, uma posição reconhecida na indústria de radiodifusão. Inovação é uma palavra chave da cultura da empresa, que combina ideias inovadoras ​​e voltadas para o exterior com práticas de design sólidas e eficientes. Apesar do seu sólido passado, a SONIFEX espera consolidar a sua posição nas indústrias de radiodifusão e segurança, expandindo os seus esforços de investigação e desenvolvimento, a fim de oferecer novos equipamentos cujo design reflita a qualidade e fiabilidade que são esperadas pelos seus clientes.

Neste contexto, a empresa, tendo em conta e apesar da revolução tecnológica que se opera neste momento no sector, percebeu que há que assegurar uma transição suave para esta nova era. Investimentos importantes foram feitos pelos operadores em tecnologia analógica e digital, que muitas vezes não chegaram ao fim do seu ciclo de utilização. Entretanto, novos equipamentos, baseados no protocolo AVoIP estão sendo desenvolvidos, que oferecem novas possibilidades de trabalho, tão notórias, que é impossível ignorar. O que fazer do equipamento que ainda está ao serviço e como conciliar as novas possibilidades com o equipamento existente?

A SONIFEX tem a resposta. A sua linha AVN-DIO de interfaces de áudio Audiophile-Dante® é uma solução simples, acessível e segura para garantir esta transição. Esses interfaces de áudio plug and play, de funcionamento muito simples proprocionam um método conveniente e elegante de ligar equipamentos de áudio analógicos e digitais tradicionais a uma rede de áudio Dante AoIP.

Qual é a diferença entre essas unidades e outras? A qualidade do áudio. Os interfaces AVN-DIO usam circuitos A/D e D/A que proporcionam um desempenho analógico 10 vezes melhor que produtos concorrentes similares, oferecendo de faixa dinâmica >120dB. A linha oferece modelos para todas as necessidades. Poderá saber mais sobre todos eles aqui. Os modelos AVN-DIO14 – Dante to XLR analogue stereo input & output, AVN-DIO15 – 4 analogue XLR inputs to Dante e AVN-DIO16 – Dante to 4 analogue XLR outputs, voltam agora a estar disponíveis. Cada um destes modelos dispõe de uma ligação Neutrik etherCON para ligação directa a uma rede Dante AoIP.

Conheça melhor todo o catálogo da SONIFEX. Fale connosco para saber que soluções SONIFEX melhor se adequam às suas necessidades.


Teatro Real de Madrid escolhe RIEDEL

O Teatro Real de Madrid é uma antiga instituição de dimensão internacional. Um sistema de intercomunicação Bolero da RIEDEL equipa agora esta prestigiada sala. A infraestrutura instalada permite melhorar e flexibilizar fluxos de trabalho, aumenta a fiabilidade da comunicação e responde de forma exemplar, num espaço de matriz clássica, que, por norma, introduz enormes dificuldades quando se trata de garantir, com sucesso, este tipo de função. O sistema Bolero equipa as mais importantes salas de espectáculo do mundo, incluindo Portugal. Não é por acaso. Com uma infraestrutura Bolero, os utilizadores sabem que podem contar com um equipamento que assegura, sem quaisquer transigências, a satisfação plena das suas necessidades de intercomunicação.

A origem da actual localização do Teatro Real remonta a 1738, no reinado de Filipe V, quando foi inaugurado o Real Teatro de los Caños del Peral com a encenação da ópera Demetrio, composta por Johann Adolph Hasse a partir do libreto de Pietro Metastásio. Em 1818, sob o reinado de Fernando VII, as obras de construção do Teatro Real começaram com o lançamento da primeira pedra em 23 de abril desse ano, depois da Ordem Real que ditou a remodelação da Praça de Oriente e a construção de um teatro de ópera. A partir de 19 de novembro de 1850, sob o reinado de Isabel II e durante os 75 anos seguintes, o Real tornou-se um dos principais teatros europeus. Depois de várias transformações, o Teatro Real passou a constituir a casa de ópera nacional de referência em Espanha, a primeira instituição das artes performativas e musicais, e recuperou o prestígio internacional que, historicamente, tinha, sendo reconhecido em 2021 como o MELHOR TEATRO DE ÓPERA INTERNACIONAL pelo prestigiado International Opera Awards. Saiba mais sobre o Teatro Real de Madrid.

É esta distinta e importante instituição que agora vem proceder a uma remodelação profunda da sua área de intercomunicação. A principal instituição espanhola de artes cénicas e musicais, actualizou o seu sistema de comunicação sem fios com uma infraestrutura de intercomunicação Bolero da RIEDEL. Tendo sido inicialmente actualizado para o Bolero, em 2020, devido aos seus recursos avançados, o Teatro Real possui agora 43 unidades de cinto, nove antenas e quatro interfaces NSA, que se integram perfeitamente nos sistemas existentes. O Bolero garante, assim, a cobertura do palco, dos corredores e de dois salões principais – Gayarre e Salón de Baile – que são utilizados para diversos eventos, permitindo uma comunicação clara e fiável para todo o pessoal técnico, onde quer que trabalhe. É de salientar que o Bolero é, comprovadamente, o sistema que melhor garante um sistema de intercomunicação fiável e da mais alta qualidade em edifícios desta natureza.

“A qualidade de áudio incomparável, a capacidade de configuração rápida e a cobertura abrangente do Bolero nos nossos diversos espaços simplificaram muito os nossos fluxos de trabalho”, disse Fernando Valiente, Director do Departamento Audiovisual do Teatro Real. “A nossa equipa sentiu-se rapidamente confortável com o uso das unidades de cinto Bolero, e o sistema geral tornou-se um activo indispensável. Fornecendo a funcionalidade robusta e a fiabilidade que precisamos para garantir produções e eventos impecáveis.”

Ao implementar e ampliar o seu sistema de intercomunicação sem fios Bolero, a fundação que gere o Teatro Real garantiu comunicações ininterruptas e melhorou os fluxos de trabalho em toda a casa de ópera. A flexibilidade das funções das unidades de cinto Bolero melhorou a eficiência geral das equipas técnicas. Com as seis teclas do Bolero atribuídas a todos os grupos, os membros podem comunicar entre si com o simples premir de um botão. Em cenários de emergência, o Bolero é a solução fiável, com uma unidade de cinto reservada para uso em caso de falha na comunicação com fio.

“A experiência do Teatro Real com o Bolero mostra o poder transformador da tecnologia de intercomunicação sem fio de última geração”, afirmou Maribel Román, responsável regional de vendas da RIEDEL. “Ao investir no Bolero para melhorar e ampliar as comunicações em toda a casa de ópera, o Teatro Real melhorou significativamente as suas operações globais. Estamos orgulhosos de ser um fornecedor de soluções de confiança para esta prestigiada instituição de artes performativas.”

Saiba mais sobre o Bolero e os restantes sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Para mais informações, e para conhecer exemplos de sucesso de implementação destes sistemas em Portugal, contacte-nos. A AVANTOOLS é a empresa de referência em intercomunicação em Portugal.


Escolha o melhor

A 360 Systems habituou-nos, desde 1972, a produzir ferramentas extremamente inovadoras para o mercado do áudio e vídeo profissional, que se tornaram referências incontornáveis. O ano passado a empresa americana lançou, entre outros, dois produtos, para os quais lhe queremos voltar a chamar novamente aqui a atenção. Estes produtos podem ajudá-lo nas suas tarefas de produção e facilitar tremendamente os seus fluxos de trabalho. Saiba então do muito que são capazes os novos Instant Replay3 e Digicart 5. E escolha bem.

Um pouco de história

A 360 Systems foi fundada em 1972. Os largos anos de actividade mantidos numa indústria tão competitiva, são a prova, não só, de uma enorme resiliência da empresa, como da sua capacidade de se adaptar a um ecossistema que sofre regularmente profundas mudanças de paradigma tecnológico. Uma enorme experiência e um respeito total pelos princípios que nortearam a empresa desde o início: um foco absoluto nas novas tecnologias para as indústrias do broadcast, entretenimento e pro-AV e o desejo de fornecer produtos de alto valor que tenham capacidades, significativamente, maiores e custos muito mais baixos.

Na linha actual de produtos do catálogo da 360 Systems queremos destacar-lhe dois, que decerto irão merecer a sua atenção. Falamos-lhe do Instant Replay3, e do novíssimo DigiCart5.

Instant Replay3

Sobre o Instant Replay3, tivemos já ocasião de o detalhar aqui e aqui no Feedforward. Trata-se de um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade, destinado a teatros, estações de rádio, salas de concerto, arenas, grandes estádios e outros recintos desportivos, entre muitas outras possíveis aplicações. Um aparelho, robusto, totalmente fiável, extremamente simples de operar, com qualidade broadcast, operável nas condições mais adversas. Saiba mais.

Digicart 5

O novíssimo Digicart 5 é o sistema de áudio mais avançado da 360 Systems, que continua uma história de 30 anos. COntinua a ser a primeira escolha para spots de áudio em broadcast. Com os novos recursos, o DigiCart 5 é a mais potente ferramenta para áudio integrado, susceptível de ser usado em rádio e televisão, em carros de exteriores, em aplicações audiovisuais ou eventos ao vivo de todo o tipo. Saiba mais.

Os equipamentos da 360 Systems podem ser descritos de forma simples. Qualidade de som broadcast, operação totalmente intuitiva, robustez sem compromissos, fiabilidade total. Agora cabe-lhe a si escolher o modelo que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça mais sobre estes e outros produtos da 360 Systems aqui. Consulte-nos para mais informações.