A LAWO no centro do La Monnaie/De Munt

Uma sala de ópera que projecta o seu prestígio à escala mundial e uma solução LAWO para a mistura, distribuição e processamento de sinal. Eis a fórmula para o sucesso garantido. Com a LAWO, o La Monnaie/De Munt, a principal sala de ópera da Bélgica, assegura, não só, uma qualidade ímpar do sinal para os espectadores que assistem aos seus espectáculos na sala, como permite, através das possibilidades de distribuição do sinal via AoIP, que este chegue, em condições excepcionais, aos operadores de broadcast externos que o transmite a nível nacional e internacional. A solução LAWO não é apenas uma forma de gerir tecnicamente a experiência artística que decorre no espaço do La Monnaie. É também uma central de controlo de uma cadeia de sinal que transcende esse espaço e ajuda a projectar o nome da histórica sala, para além dos seus limites físicos.

O La Monnaie/De Munt, é a principal sala de ópera da Bélgica. Tornou-se mundialmente famosa e, portanto, está cronicamente esgotada. A qualidade artística dos seus espectáculos e o uso de tecnologia de ponta transformam cada produção num grande sucesso.

Todas as produções são gravadas e disponibilizadas na sua plataforma de streaming. Além disso, a rádio pública belga e as estações de televisão nacionais e internacionais transmitem frequentemente em directo a partir de La Monnaie.

Com duas mesas mc²56 da LAWO ligadas a uma plataforma DSP partilhada, baseada no A__UHD Core, o La Monnaie é capaz de gerir uma ampla variedade de fluxos de áudio, vídeo e dados e partilhá-los entre dois edifícios ou com organizações externas interessadas.

Esta solução permite descobrir como a flexibilidade do AoIP é aproveitada para criar um som orgânico e cristalino, tanto para o público na sala como para ouvintes e espectadores em casa.

As mesas mc²56 da LAWO tornaram-se particularmente populares, não só pela qualidade do seu som e pela solidez da sua construção, mas também pela enorme flexibilidade que proporcionam em qualquer cenário de trabalho. Ainda há pouco testemunhámos a sua utilização no tradicional Concerto de Paris, onde a sua utilização, a par de outras mesas LAWO, permite atender a uma situação extraordinariarmente complexa.

Mas não é só nas grandes produções que estas mesas brilham e revelam todo o seu poder. Elas são também preferidas em casos em que estamos a falar simplesmente de qualidade de som e de processamento de sinal. A plataforma DSP partilhada baseada no A__UHD Core é um complemento imprescindível, que proporciona uma solução de processamento de sinal extraordinariamente poderosa. Juntas, as mesas da série mc² e o A__UHD Core constituem uma referência da indústria, sem qualquer paralelo no mercado.

Saiba mais sobre a solução LAWO para La Monnaie neste video, sobre as mesas da série mc²56 aqui e sobre o A__UHD Core aqui.

Para mais informações e sobre a solução LAWO que melhor se adapta às suas necessidades, contacte-nos, por favor.


Soluções de Áudio LAWO: Inovação na Sala de Controlo do Pavilhão de Congressos de Saarbrücken

Construído em 1967, o Pavilhão de Congressos de Saarbrücken (Alemanha) é palco de uma ampla variedade de eventos, como, entre outros, conferências, feiras comerciais e convenções, bem como espectáculos e concertos de todos os tipos, alguns dos quais também transmitidos na rádio e na televisão pela emissora pública Saarländischer Rundfunk (SR), que possui uma sala de controlo própria. Após a reforma e reabertura do espaço, em setembro de 2023, também essa sala de controlo foi equipada com uma moderna infraestrutura de áudio, com tecnologia AoIP. Com a instalação de uma mesa de mistura da LAWO modelo mc²36 MkII e duas stage boxes A__stage64 AoIP, também da marca alemã, o SR substituiu o sistema analógico anterior por uma mesa que responde aos padrões de alta qualidade da emissora, no que diz respeito ao desempenho, flexibilidade e eficiência.

Situado no coração da Europa, o Congress Centrum Saar GmbH acolhe congressos, eventos culturais, desportivos, feiras comerciais e outras actividades. No coração da Europa, palpita agora uma nova solução para o controlo áudio, baseado num novo sistema, cujo elemento central é uma mesa mc²36 MkII, com processamento integrado, da LAWO. Com a sua tecnologia central A__UHD, a mesa oferece 256 canais de processamento disponíveis em 48 e 96 kHz, o que significa que mesmo grandes produções orquestrais podem ser misturadas com esta solução. A mesa suporta as normas ST2110, AES67, RAVENNA e Ember+. Com capacidade de I/O de até 864 canais e I/O locais, a mc²36 MkII oferece uma enorme capacidade e grande flexibilidade. As duas caixas de palco adicionais A__stage64 AoIP funcionam com base nas normas ST2110-30/31 e AES67 / RAVENNA e garantem a integração de sinais de áudio.

Com base nos muitos anos de boa experiência com sistemas LAWO, bem como no projecto da empresa e no suporte ao cliente, a Saarländischer Rundfunk (SR) optou por uma configuração da LAWO para esta instalação no Pavilhão de Congressos. Além do desempenho, das características sonoras e do seu carácter compacto, a enorme flexibilidade do sistema também desempenhou um papel importante na decisão sobre a opção LAWO. Toda esta capacidade permite uma enorme gama de configurações, para uma ampla variedade de produções, e as opções da matriz e de controlo, bem como a integração de painéis externos, nesta instalação, tornam obsoleta uma infraestrutura de talkback externa.

Com esta instalação foi criada uma sala de controlo de som inteligente e economicamente muito interessante. Todos estes componentes podem também ser transportados para uso móvel, sem grande esforço, como em festivais de verão.

“Com a nova tecnologia de áudio instalada agora na sala de controlo do Pavilhão de Congressos, demos um primeiro passo no mundo IP, o que nos dá uma liberdade considerável na produção”, como explica Ralf Schnellbach, Chefe de Tecnologia de Produção de Rádio da SR e gestor de projeto desta instalação. “Isso torna tudo muito mais fácil, rápido e claro”, conclui Schnellbach.

Para saber mais sobre este projecto clique aqui. Se deseja saber que soluções LAWO temos para satisfazer as suas necessidades, consulte-nos.


Spatial Mic: viajar pelo espaço acústico

Os formatos de espacialização do som, usados no broadcast, no cinema, na música, nos vídeo jogos e outras aplicações, não são uma moda passageira. Vieram para ficar. O equipamento que permite a transição para estes novos cenários sonoros vem sendo concebido e testado de há já algum tempo a esta parte. Neste momento, existem, finalmente, soluções técnica e financeiramente convenientes para entrar neste novo domínio da produção áudio. A AVANTOOLS tem o imenso gosto de lhe apresentar a nossa nova representada, a VOYAGE AUDIO, que representa o que de mais avançado se produz no domínio da captação para espacialização sonora, em aplicações profissionais. Venha conhecer connosco um pouco do que a VOYAGE AUDIO tem para lhe oferecer.

Se quisermos resumir o que pode esperar da VOYAGE AUDIO e dos seus produtos, destacamos três pontos essenciais. Primeiramente, a possibilidade de gravar áudio para formatos, que estão em grande ebulição como VR/AR, aproveitando uma rede de áudio Dante para criar experiências imersivas inesquecíveis. Em segundo lugar, tem, para esse efeito, a disponibilidade de microfones de oito cápsulas, os Spatial Mic, de baixo ruído e de alto SPL, com ligação através de um único cabo, que lhe permite deixar finalmente de ter de recorrer a equipamentos volumosos. Liberdade total de movimentos, mesmo nos ambientes mais exigentes. Finalmente, a possiblidade que o Spatial Mic lhe concede de transformar a captura de áudio em qualquer situação de captação, com um nível de controlo até agora inatingível, com uma enorme versatilidade e qualidade, e opções de conectividade exclusivas para complementar a sua configuração.

O que é o Spatial Mic?

O Spatial Mic é um microfone que permite a captura ou transmissão ao vivo de feeds de áudio mono, estéreo ou multicanal para eventos desportivos, concertos, televisão, para o YouTube 360, Facebook 360 e muito mais. Com o modelo DANTE ou USB, o novo Spatial Mic vai abrir novos mercados para o seu negócio, assegurando a produção de conteúdo que pode ser fornecido em formato Dolby Atmos, ambisonics, em mono, estéreo X/Y, Blumlein ou qualquer outro formato, conforme necessário. Mas as vantagens não se ficam por aqui. Se a sua área de actividade se situa mais no domínio da investigação ou experimentação, o Spatial Mic vai permitir-lhe gravar e reproduzir respostas de impulso em qualquer espaço sonoro, visualizar pontos de acesso e reflexões ou explorar novas maneiras de interagir com o som.

O Spatial Mic foi desenvolvido para dar vida às suas gravações da maneira mais realista possível. Mais do que um simples microfone, os componentes electrónicos analógicos e digitais deste microfone trabalham em conjunto com componentes de software para criar um sinal de áudio com uma qualidade envolvente excepcional.

O Spatial Mic é um microfone espacial de 8 cápsulas, da mais alta resolução espacial possível, que fornece sinal no formato ambisonics de 2ª Ordem (clique aqui para saber mais sobre o ambisonics e o seu criador), convertível em qualquer outro formato corrente. Cada microfone oferece um desempenho de nível de topo, com conversão de analógico para digital de nível profissional, esquema de clock Skyworks de alta resolução e processador XMOS de 32 bits integrado. Cada microfone é calibrado individualmente antes de ser expedido para o cliente.

Dois modelos

O Spatial Mic existe em duas versões. O modelo Dante tem um interface de rede de áudio Dante, de até 32 bits/192 kHz, um design robusto, uma porta premium Neutrik etherCON, com travamento. O modelo USB é leve e compacto para gravação profissional rápida e oferece-lhe streaming USB até 24 bits/96 kHz ou ADAT Light-Pipe até 24 bits/48 kHz.

A AVANTOOLS pode fornecer-lhe, se necessario, uma série de soluções de conversores DANTE e USB para outros formatos, habitualmente usados em situações profissionais, compatíveis com o seu equipamento actual.

Saiba tudo, incluindo as especificações técnicas detalhadas destes produtos da VOAYAGE AUDIO aqui. Se desejar saber mais ainda ou se desejar uma demonstração do Spatial Mic, não hesite em contactar-nos.


Concerto de Paris 2024: Transmitido para Milhões com Tecnologia de Áudio LAWO

No ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, o tradicional Concerto de Paris mudou do seu local tradicional, na base da Torre EIffel, excepcionalmente para o pátio do Hôtel de Ville. O evento coincidiu com a chegada da chama olímpica à cidade e o acendimento da pira. O Dia Nacional da França, em 14 de julho, é comemorado com inúmeros eventos em todo o país, um deles é este Concert de Paris, este ano na sua 12ª edição. A LAWO com a sua infra-estrutura de áudio sobre IP (AoIP), incluindo mesas mc²96 e mc²56, correspondeu mais uma vez aos apertados requisitos de qualidade das emissoras públicas francesas e da rede da Eurovisão. Uma qualidade de áudio impecável e sem paralelo, ao vivo e em broadcast, foi assim proporcionada à grande multidão no local aos milhões de ouvintes e telespectadores em todo o mundo, incluindo Portugal.

Para a cobertura de áudio do Concerto de Paris, a avançada infraestrutura de áudio de LAWO foi habilmente operada por uma equipa de profissionais da Radio France. Na posição de front-of-house (FOH), Nadège Antonini foi a responsável pela mistura da orquestra e a saída FOH, usando uma mesa modelo mc²96 de 48 vias, enquanto Stéphane Thouvenin se encarregou da mistura dos solistas e coros com uma mesa mc²56 de 32 vias. Supervisionando a produção geral da FOH estava Alice Legros, actuando como produtora.

A monitorização de palco foi assegurada por Stéphane Desmons e Charles Bouticourt, que operaram uma mc²56 de 32 vias com um extensor de 16 vias, numa configuração de dois operadores com duas superfícies de controlo separadas, o que garantiu a operação precisa durante toda a apresentação. A configuração incluiu ainda um par redundante de unidades de áudio A__UHD Core, partilhados entre as três mesas, numa rede RAVENNA redundante, integrando a FOH e o palco. Um cluster central de gestão de sinal, baseado na aplicação HOME ligou, geriu e protegeu todos os aspectos deste ambiente de produção ao vivo.

A Radio France também utilizou um carro de exteriores equipado com uma mesa mc²66 MkII para produzir o feed de áudio limpo para a transmissão na rádio e TV francesa, bem como o feed da Eurovisão. Laurent Fracchia foi responsável pela mistura da transmissão no carro (Régie 5), com Arnaud Moral, como produtor.

Tal como em anos anteriores, o Concerto de Paris foi presenciado por centenas de milhar in loco e chegou a cerca de 3 milhões de telespectadores através France 2 e ainda a mais ouvintes através da rádio France Inter. Foi transmitido ao vivo em muitos países do mundo através das redes Euroradio e Eurovision. O Concert de Paris foi gravado e pôde ser visto também em Portugal, através da RTP2. Pode ser agora revisto aqui.

Saiba mais sobre esta 12ª edição do Concerto de Paris aqui. Saiba mais sobre os produtos LAWO aqui referidos. Venha saber mais ainda sobre a LAWO e as suas soluções, visite-nos.


Sistemas RIEDEL: Intercomunicação Fiável em Eventos Desportivos e Esports

Três estádios de Pittsburg (EUA), o PNC Park, o PPG Paints Arena e o Acrisure Stadium, dispõem agora de uma solução de topo para um sistema de intercomunicação integrada. Esta instalação abrangente representa um marco significativo na padronização e melhoria da infraestrutura de comunicações para as equipas profissionais da cidade, garantindo que os três estádios beneficiam agora de comunicações contínuas e fiáveis ​​para operações em dias de jogos e produções de eventos ao vivo. No domínio dos desportos digitais, um conjunto abrangente de soluções RIEDEL garante a produção e transmissão contínuas de um campeonato mundial anual de esport. Ao integrar perfeitamente os sistemas Bolero de 1,9 GHz e 2,4 GHz da RIEDEL com uma unidade Artist-1024, a ATK Versacom foi capaz de superar as limitações tradicionais da comunicação sem fios em ambientes densos, facilitando a comunicação síncrona entre equipas de produção locais e internacionais, broadcasters e técnicos do evento. Vários desportos, vários locais, várias exigências, uma solução de intercomunicação, uma garantia: a total fiabilidade dos sistemas de intercomunicação da RIEDEL.

Do desporto

Tanto o PNC Park, casa dos Pittsburgh Pirates, como o PPG Paints Arena, casa dos Pittsburgh Penguins receberam uma actualização completa do sistema de intercomunicação, com 9 a 10 antenas Bolero, 10 a 20 unidades de cinto sem fio Bolero, 30 a 35 SmartPanels de vários tamanhos e interfaces de quatro fios instaladas em cada local , bem como uma unidade Artist 1024. O conjunto permite de 16 a 1024 portas em cada estádio. O Acrisure Stadium, a casa dos Pittsburgh Steelers, por sua vez, recebeu um sistema de intercomunicação totalmente novo composto por 11 antenas Bolero, oito unidades de cinto Bolero, 35 SmartPanels de tamanhos diferentes, interfaces de quatro fios e o Connect Trio da RIEDEL para ligações telefónicas.

Os sistemas RIEDEL melhoraram de forma notável as operações, expandindo a cobertura para áreas anteriormente inacessíveis, como túneis e espaços subterrâneos por onde pessoal técnico e equipas podem transitar. Esse alcance melhorado permitiu que os broadcasters e as equipas de produção capturem uma maior variedade de conteúdo, melhorando a experiência geral dos adeptos, tanto no estádio, como a dos telespectadores em casa.

… Ao esport

Realizado pela primeira vez em 2011, o campeonato internacional anual de esport de Seattle evoluiu para um evento de grande prestígio no calendário de esports. O aclamado evento de jogo multiplayer online battle arena (MOBA) atraiu atletas e adepto de todo o mundo à Climate Pledge Arena de Seattle, onde as equipas concorrentes nesta temporada lutaram pelo título de campeão mundial e por um prémio multimilionário.

O torneio deste ano marcou uma conquista significativa na produção de eventos ao vivo, graças ao uso inovador da tecnologia de ponta da RIEDEL. Como especialista em suporte à produção, a ATK Versacom ajudou a instalar uma extensa configuração que incluiu 90 unidades de cinto sem fios Bolero (26 operando em 2,4 GHz e o restante em 1,9 GHz DECT), uma unidade de intercomunicação de matriz digital Artist-1024 com 256 portas, aproximadamente 30 SmartPanels e painéis da série 1000, até 25 antenas para 1,9 GHz e 20 antenas para 2,4 GHz.

A ATK Versacom conseguiu integrar perfeitamente os sistemas Bolero de 1,9 GHz e 2,4 GHz na matriz Artist-1024, permitindo a comunicação em diferentes bandas de frequência sem interação directa. Esta configuração permitiu à ATK Versacom criar uma rede de comunicação sem fios de alta densidade, capaz de suportar até 90 unidades de cinto simultaneamente, superando a limitação típica do DECT de 50 unidades de cinto. Além disso, a integração facilitou a comunicação, em pelo menos quatro línguas diferentes – incluindo mandarim, russo e espanhol – e incluiu Dante. O sistema adaptável integrou-se perfeitamente com interfaces externos, o que permite estabelecer ligações com broadcasters de diferentes países, garantindo assim uma transmissão global contínua.

Intercomunicação fiável, sem fios, em qualquer ambiente

São várias modalidades desportivas, incluindo o esports. Vários espaços, soluções integradas, que vencem condições por vezes bastante adversas e que assguram um aspecto crucial da operação em todos eles: a intercomunicação. Só a RIEDEL pode garantir esta capacidade técnica e a fiabilidade total de operação dos seus produtos. Saiba mais sobre estas soluções aqui e aqui. Saiba sobre os produtos referidos acima aqui.

Mas não se fique apenas pelo que lhe dizemos aqui. Venha testemunhar a qualidade da RIEDEL. Contacte-nos para ficar a saber mais ainda sobre a solução de intercomunicação que melhor se adequa às suas necessidades. A AVANTOOLS é a especialista número 1 em intercomunicação, em Portugal.


LAWO no Peru

A Bethel Radio acaba de instalar uma solução LAWO para os seus estúdios centrais. A LAWO fornece à estação peruana as ferramentas necessárias para sobressair no cenário dinâmico dos média actuais e para transmitir os seus conteúdos e mensagens no Peru e no mundo. Esta actualização estratégica visa fortalecer os fluxos de trabalho, a flexibilidade, a escalabilidade e a orientação para o futuro da Bethel Radio, o que encaixa perfeitamente no objectivo da estação: fornecer conteúdo excepcional. Para conteúdo excepcional, ferramentas de trabalho excepcionais.

A Bethel Radio é uma importante emissora cultural e educacional, com sede em Lima, Peru. A sua infraestrutura técnica foi recentemente actualizada com uma solução da LAWO, assente no protocolo IP. A empresa alemã é, como se sabe, a fornecedora líder mundial de tecnologia de broadcast e a Bethel Radio é uma estação, parte de uma rede mundial, a Bethel Cultural Association, com estúdios espalhados por todo o mundo. Esta remodelação estratégica visa fortalecer os fluxos de trabalho, a flexibilidade, a escalabilidade e a orientação para o futuro da Bethel Radio, decisão que corresponde à visão estratégica da empresa.

A Bethel Radio tem sido a pedra angular no fornecimento de conteúdo diversificado que abrange temas culturais, educacionais e práticos, juntamente com música cristã, tópicos sociais e serviços comunitários. Com alcance nacional nas frequências FM e AM e uma forte presença online através de sua página no Facebook, a Bethel Radio solidificou a sua posição como uma voz vital no cenário mediático do Peru.

A mesa de broadcast diamond é uma das jóias da coroa da LAWO. A recente instalação de uma mesa diamond, juntamente com a extensão virtual VisTool, marca um avanço significativo para a Bethel Radio. Esta mesa modular, projectada para aplicações de rádio e TV, foi concebida e construída com base nos padrões abertos de rede de áudio sobre (AoIP) IP AES67/RAVENNA, o que garante uma conectividade e compatibilidade perfeitas, de acordo com padrões da indústria em evolução, como as normas ST2110-30/-31 e ST2022-7. Alimentada pelo Power Core Engine, a mesa diamond fornece uma infraestrutura robusta, com opções de I/O expansíveis, acomodando várias fontes e destinos de áudio, incluindo AES67, MADI, analógico, AES3 e Dante®. Com uma matriz interna que oferece 1920 x 1920 pontos cruzados e até 96 canais de processamento de entrada DSP, a mesa oferece recursos de processamento incomparáveis, incluindo EQ, dinâmica, de-essing, limitador e delay.

Além da configuração principal, a Bethel Radio integrou uma outra unidade de expansão Power Core AIOX, que adiciona 64 canais de áudio em apenas 1RU. Esta possibilidade de expansão aumenta ainda mais a capacidade da estação de acomodar canais adicionais de áudio ou GPIO, garantindo escalabilidade para atender a evolução futura.

A instalação do VisTool, a UI virtual da LAWO para aplicações remotas ou de estúdio, dá aos operadores um acesso de ponto único a todas as ferramentas essenciais, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho e a facilidade de operação. Com o seu sua interface gráfico intuitivo, o VisTool simplifica as tarefas de controlo e monitorização, oferecendo aos operadores um controlo sem precedentes sobre as poderosas plataformas de mistura das mesas LAWO.

Saiba mais sobre este projecto aqui. Venha falar connosco para ficar a saber mais sobre esta e outras soluções LAWO que temos para si ou para estudar qual a que melhor se adequa às suas necessidades de produção. Entre na nova era do AoIP com a LAWO.


Obtenha 20% de desconto nas linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC

Neste verão, ganhe 20% de desconto em equipamentos selecionados da YELLOWTEC. Aproveite estas excepcionais ofertas, disponíveis até 31 de julho de 2024. Se a YELLOWTEC é novidade para si, aproveite esta ocasião para investigar a marca e escolher a solução mais adequada para o seu estúdio. Se já é utilizador da marca, aproveite para completar ou actualizar os equipamentos YELLOWTEC que já possua. Neste verão, eleve a sua capacidade de produção para um nível premium e economize, ao mesmo tempo, muito dinheiro.

É verão, é tempo de desfrutar de uma excepcional campanha da YELLOWTEC, que lhe permite aceder a uma selecção de produtos, de linhas que tornaram a empresa conhecida no mundo do áudio profissional.

A YELLOWTEC é uma inovadora empresa alemã, que produz equipamentos destinados à área do broadcast, rádio e televisão e podcast. Centenas de estúdios por todo o mundo e podcasters usam soluções YELLOWTEC, que se distinguem pela sua qualidade, design excepcional e muito cuidado, enorme robustez, inovação e total fiabilidade.

Queremos-lhe chamar aqui a atenção para três linhas, em particular: a linha iXm, os microfones que gravam com ganho automático, a linha m!ka, os amplamente conhecidos e usados suportes de microfone e a linha PUC2, os interfaces de áudio, capazes de executar a sua operação de forma automática.

Não há quase nenhum estúdio de áudio profissional ou podcaster de referência no mundo, que viva sem o m!ka. Desde a maior estação de rádio ou tv que consiga imaginar, até aos podcasters mais conhecidos, que gravam de suas próprias casas, todos se apoiam na solidez do sistema m!ka. Na linha de braços m!ka é possível encontrar soluções para todas as configurações de equipamentos, que normalmente surgem em estúdios, carros de exteriores e outras unidades de produção de áudio. A versatilidade, a robustez, o excelente design e a economia de espaço que esta linha oferece são factores distintos e lendários. O sistema m!ka permite dispor tudo aquilo que necessita para o seu trabalho, comodamente à sua frente, de forma ergonómica e com uma enorme economia de espaço. E os suportes são lindos de se ver!

O PUC2, por outro lado, é uma recente linha de conversores de áudio, única, da YELLOWTEC, que lhe permite obter um sinal da mais alta qualidade, sem nenhum esforço de ajuste. Com o sistema LEA integrado, extremamente compacto, cada modelo PUC2 proporciona uma qualidade de sinal HD, de primeira classe, por simples via USB plug’n’play. O PUC2 é de uma desconcertante facilidade de operar e um prazer de ouvir. Um PUC2, um microfone de sua escolha e um computador é tudo o que necessita para obter um resultado de nível broadcast. Para o profissional experimentado, freelance ou podcaster. No exterior ou no estúdio, em casa ou na rua, o PUC2 é a ferramenta em que pode confiar.

Para uma captação ainda mais simples, mas mantendo toda a qualidade profissional, o iXm é o microfone que grava. O Microfone de Gravação iXm (na versão repórter ou podcaster) é a escolha certa para quem exige o que há de melhor em gravação de voz. A tecnologia de controlo automático de nível LEA integrada, permite obter sinal de qualidade, em qualquer ambiente de gravação. Garante som profissional e níveis optimizados. Não se preocupe com a operação de gravação. Prima o botão de gravar e concentre-se apenas no seu texto ou no seu entrevistado. Não há necessidade de pós-produção. Transfira o seu ficheiro para o seu computador e carregue o ficheiro para a plataforma que usa habitualmente.

Pois bem: até 31 de Julho de 2024 é tempo de aproveitar um desconto único de 20% nestas linhas de produtos da YELLOWTEC. Poupe muito dinheiro e usufrua da superior qualidade YELLOWTEC.

Se ainda não as conhece, é natural que queira saber mais sobre as linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC. Pode fazê-lo aqui, aqui e aqui, respectivamente.

Contacte-nos para saber mais ainda, para saber como aproveitar esta oferta excepcional e para detalhes sobre preços.

Apresse-se: Julho é o mês de todas as decisões.


Descubra o AVN-CU1, a nova unidade de comentário da SONIFEX

O novo AVN-CU1 faz parte da linha SONIFEX de unidades de comentário, com implementação Dante. Trata-se de uma combinação única de microfone/auscultador, muito simples de usar, com um conjunto completo de recursos e um preço baixo. A linha AVN Dante® da SONIFEX adopta uma nova abordagem no seu conceito base, que permite fornecer uma ferramenta configurável e multifuncional para equipas de comentaristas. A SONIFEX é uma empresa com larguíssima experiência no sector do broadcast, que fornece equipamento destinado às áreas da rádio, TV, segurança e telecomunicações.

A SONIFEX é uma empresa fabricante de equipamentos de áudio para os sectores de rádio, TV, segurança e telecomunicações, que iniciou a sua actividade em 1969. O seu prestígio nestas áreas é inequivocamente reconhecido. Este prestígio foi alcançado através da implementação de uma constante necessidade de inovar, parte integrante da cultura da empresa, combinando com a criação de ideias sólidas ​​e voltadas para o exterior, e com práticas de design e construção sólidas e eficientes. A linha de produtos oferecidos pela marca inglesa é muito vasta. Dela fazem parte as suas celebradas unidades de comentário.

O novo modelo AVN-CU1 faz parte dessa série de unidades de comentário, que inclui ainda o AVN-CU2 DANTE e o AVN-CU4 DANTE.

O poder deste mais recente modelo da série reside no impressionante mecanismo de mistura, que se sobrepõe às configurações habituais do Dante® Controller. Uma vez definidos os fluxos Dante®, as entradas e saídas podem ser misturadas livremente para AoIP ou entradas e saídas físicas, controladas através de botões programáveis ​​e codificadores rotativos, que controlam o ganho e panorâmica de entradas, saídas ou pontos cruzados, permitindo total flexibilidade para diferentes situações.

O amplificador de auscultadores possui cinco entradas: três canais de talkback, programa e sidetone, cada um com um potenciómetro individual para controlo de nível. A distribuição da saída de áudio é controlado por botões iluminados. Há um display OLED para instalação e configuração, um gráfico de barras de LED de alto impacto, que permite a medição à luz do dia, distribuição individual de auscultsdores por fonte de áudio e iluminação embutida para indicar a posição.

O AVN-CU1 possui portas de rede Dante primária e secundária redundantes, em formato EtherCON RJ45, bem como duas portas de transceptor SFP e é alimentado por PoE duplo ou uma entrada de 12 V DC.

O painel de controlo frontal inclui potenciometros para controlar os níveis de mistura das cinco fontes de sinal, até aos auscultadores do utilizador: Sidetone, Programme, e Talkback A, B e C. A configuração e o controle do sinal áudio e rede são feitos por meio de um servidor web interno. As opções selecionáveis ​​pelo utilizador incluem: ganho do pré-amplificador de microfone, modo/cor do botão e escala de medição. O controlador Dante é usado para configurar as quatro fontes de áudio a serem misturadas na saída de auscultador: PGM – O feed principal do programa mono e T/B A/B/C -as três fontes de talkback mono.

Estas são algumas das características do novíssimo AVN-CU1. Saiba mais aqui. Conheça toda a linha de produtos da SONIFEX aqui. Para saber mais ainda, consulte-nos.


Novo HOME mc² DSP da LAWO

O aplicativo HOME mc² DSP da LAWO é um núcleo de processamento de áudio virtual, baseado em microsserviço, com um conjunto de recursos equivalente ao A__UHD Core, alojado em servidores de referência e assente em CPU. É a grande novidade da LAWO. Assim fica ainda mais poderoso, aliciante e produtivo o uso do equipamento da marca alemã, que facilita grandemente a partilha de recursos, sem comprometer, em momento algum, a qualidade. Se não existissem razões suficientes para optar pelas soluções LAWO, a capacidade de processamento que este HOME mc² DSP traz, reforça ainda mais a opção.

Com recursos do modelo A__UHD Core instantaneamente acessíveis, o HOME mc² DSP faz parte da oferta HOME Apps da LAWO, fornecendo processamento com conectividade, flexibilidade e escalabilidade superiores, que respeita todos os requisitos de produção de hoje e de amanhã.

O HOME mc² DSP foi projectado para uso em conjunto com mesas de mistura da série mc² da LAWO e é capaz de instanciar um sistema de mistura (virtual) com o pressionar de um botão, sempre que a capacidade de processamento de áudio for necessária de forma surpreendentemente rápida. Com todos os recursos conhecidos do hardware A__UHD Core FPGA num pacote baseado em CPU completamente redesenhado, o HOME mc² DSP permite que os operadoras activem o processamento DSP de nível mc² conforme necessário, com potência até então indisponível.

O HOME mc² DSP aproveita totalmente a flexibilidade proporcionada pela abstração da funcionalidade de processamento do hardware, com todos os benefícios do modelo de licenciamento e assinatura Flex da LAWO: os utilizadores podem alocar gratuitamente créditos de assinatura, localmente ou em todo o sistema, para qualquer aplicativo HOME disponível, seja áudio ou vídeo.

O objectivo principal do HOME mc² DSP é fornecer processamento de áudio em situações onde nenhum núcleo A__UHD está disponível ou onde é mais prático permanecer no domínio dos aplicativos HOME. O HOME mc² DSP permite que os utilizadores criem um núcleo de processamento com contagens de canais muito diferentes para corresponder perfeitamente a cada caso de uso específico.

De sublinhar que o aplicativo mc² DSP possui a mesma latência ultrabaixa do seu companheiro de hardware. Todos os recursos e características são tão semelhantes que os operadores não conseguem dizer se a superfície da mesa controla um núcleo A__UHD baseado em hardware ou no aplicativo HOME mc² DSP.

Escalável automaticamente, consoante a evolução de recursos futuros de CPU, o HOME mc² DSP pode alimentar até vários milhares de canais DSP, quando necessário, com suporte para mono, estéreo, 5.1 e uma série de formatos de mistura imersiva NGA, além de downmixes automáticos.

O HOME mc² DSP é um motor de áudio, poderosíssimo, flexível e muito simples de operar, que funciona com base num servidor. Uma brilhante obra de engenharia, como todas as soluções LAWO.

Saiba mais sobre o novo HOME mc² DSP aqui. Contacte-nos para mais informações sobre este novíssimo produto da LAWO.

Uma universidade dedicada às artes escolhe LAWO

É uma das maiores e mais conhecidas universidades do mundo dedicada às artes. A mdwUniversidade de Música e Artes Cénicas de Viena prepara os seus alunos para o universo das artes performativas, da música, do teatro e do cinema. Uma colaboração entre a mdw e a LAWO permite agora usar uma mesa de mistura modelo mc²56 MkIII com A__UHD Core, no Tonregie 1 do mdw. A nova mesa está a ser usada, tanto para formação de alunos como para outras produções. Conciliar produções internas de alta qualidade com a formação em engenharia de som explicam facilmente a escolha pela mc²56 da LAWO. Mas não se trata apenas de ter acesso à excelência da mc²56 MkIII. O novo sistema permite, entre outras mais valias, potenciar, flexibilizar, expandir e conciliar as componentes pedagógicas e de produção interna, e criar sinergias com outras instituições. Um futuro aliciante no horizonte.

Tonregie 1 da mdw

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena é líder internacional em todas as áreas da música, artes cênicas e ciências afins desde 1817. A universidade educa cerca de 3000 estudantes de 70 países e oferece 115 áreas de estudo e 41 cursos universitários distribuídos por 25 institutos.

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena e a LAWO colaboraram para instalar um mesa de produção de áudio modelo mc²56 MkIII com o A__UHD Core no Tonregie 1 da mdw, para ser usada tanto na formação dos seus alunos como nas produções que fazem parte dos currículos académicos. O novo equipamento, baseado no protocolo AoIP, também inclui um Power Core Gateway, bem como uma A__stage64, como uma caixa de palco para agregação de sinais de áudio de todo o campus. A nova infraestrutura da mdw utiliza uma rede RAVENNA, que pode integrar formatos como MADI ou AES/EBU. Os dispositivos DANTE na rede estão sustentados numa placa de expansão no Power Core. A instalação permite produções dos mais diversos géneros, com a ajuda adicional de um servidor WAVES.

mc²56 MkIII

Um dos focos da mdw está no programa de graduação para Tonmeister. Durante o programa de bacharelato/mestrado de seis anos, o aluno deve encontrar tecnologias típicas de mercado e aprender a trabalhar com diversos sistemas em diferentes cenários. O conceito aberto das mesas da LAWO permite que diferentes aplicações e fluxos de trabalho sejam definidos, ensinados e produzidos de acordo com os requisitos do curso. As predefinições facilitam a simulação de diferentes situações realistas – desde a produção de pequenos conjuntos, orquestras, apresentações dramáticas e óperas. Graças ao interface e às configurações claramente estruturadas, mesmo utiizadores inexperientes podem operar a mesa para realizar as suas primeiras produções de forma rápida e sem explicações aprofundadas. Com a mc²56 é possível dividir o espaço de operação para que duas pessoas possam trabalhar independentemente uma da outra. Para uma produção de ópera, por exemplo, é possível ter uma pessoa a misturar a orquestra e outra os solistas. No futuro, a mc²56 será usada para expandir a produção e streaming em formatos multicanal.

Produção de um espctáculo ao vivo

O estúdio “Tonregie1” é um dos maiores da universidade e, juntamente com vários outros localizados no novo Future Art Lab do mdw, está disponível para o programa Tonmeister, que envolve muitas aulas com diferentes focos, tanto em grupo como individualmente. Outra característica especial é a cooperação com outras universidades. Neste sentido, é oferecido ensino remoto bidirecional e produção musical remota conjunta. A transmissão, de baixíssima latência inerente ao protocolo RAVENNA, permite que os instrumentistas toquem juntos em diferentes locais, com a mistura a ser criada na mc²56. Produções individuais transmitidas ao vivo de outros locais também podem ser processadas por meio da mesa, para que os alunos de música possam tocar junto ou ensaiar ao vivo, remotamente.

Future Art Lab

Uma primeira experiência concreta fez, desde logo, realçar o tremendo potencial deste sistema e é digna de registo. A equipa de som do mdw esteve implicada numa apresentação de ópera no Schlosstheater de Viena, onde estava disponível apenas uma sala de controlo de vídeo, mas nenhuma sala de controlo de áudio. Foi montada uma A__stage64 e os sinais foram transmitidos a cinco quilómetros de distância, até ao campus mdw, onde o engenheiro de som e o produtor estavam sentados junto à mc²56. A mistura final foi então enviada de volta ao Schlosstheater e combinada com o vídeo para ser transmitido ao vivo. Uma produção com estas características só é possível através do protocolo AoIP e a potênca, a qualidade e a flexibilidade das mesas LAWO. Embora esta produção ainda tenha sido realizada em estéreo, o plano no futuro é produzir áudio binaural ou 3D, o que será particularmente interessante para o streaming. Um futuro, portanto, ainda mais aliciante que se avizinha.

Saiba tudo sobre esta instalação aqui, aqui sobre o Power Core Gateway e aqui sobre a mc²56 MkIII. Informação sobre o Waves Server aqui. E fale connosco para saber ainda mais sobre estes e outros produtos e soluções LAWO que temos para si.