Intercomunicação é a palavra-chave deste século. É-o, quer estejamos a falar de broadcast (televisão ou rádio), de vivo (teatro ou concerto) ou de outras situações com necessidades de intercomunicação específicas. Mas IP é a palavra-chave quando falamos de intercomunicação. O Audio over IP (AoIP) veio abrir uma nova era à intercomunicação. Enorme flexibilidade de operação, sistemas mais compactos e eficientes, maior qualidade de sinal. A STUDIO TECHNOLOGIES oferece-lhe sistemas com estas características. Totalmente configuráveis por forma a responder a necessidades de intercomunicação específicas e com um custo extremamente vantajoso. O Modelo 5421 juntamente com o Modelo 371A, é uma destas possibilidades, que lhe proporciona uma base extremamente potente, de qualidade máxima, que constitui um investimento à prova de futuro.
Quando junta o Dante Intercom Audio Engine, Modelo 5421 com os Intercom Beltpack Modelo 371A, passa a dispor de um sistema de intercomunicação extremamente potente e eficaz, que obedece às mais recentes normas do AoIP, aplicável em todas a situações de broadcast, teatro, vivo e intercomunicação em geral, preparado para o futuro, que constitui um investimento sólido e muito atractivo.
O Modelo 5421 proporciona um mecanismo de áudio de 16 canais, que pode ser configurado para fornecer de um a quatro circuitos de intercomunicação “virtuais”. A expressão “mecanismo de áudio” foi escolhida para descrever um conjunto de recursos de entrada, processamento, ligação e saída de áudio que pode ser configurado para garantir os mais apertados requisitos de intercomunicação. Ao contrário de dispositivos de matriz digital Dante de utilização geral, o Modelo 5421 é otimizado para permitir suporte directo para teatro, pequenas transmissões e aplicações gerais de intercomunicação. Os 16 canais oferecidos pelo Modelo 5421 são configurados em grupos. Tecnicamente, cada grupo oferece suporte à operação party-line, criando uma série de saídas exclusivas “mix-minus”, uma para cada canal do grupo. Essas saídas especializadas permitem que cada utilizador atribuído a um grupo específico (uma linha partilhada) ouça todos os membros desse grupo, excepto a si próprio. Usando o aplicativo de software STcontroller, pode criar uma configuração que lhe permite segmentar os 16 canais que o Modelo 5421 lhe proporciona. Isso proporciona-lhe o uso eficiente dos canais Dante para atender às necessidades decorrentes de cada aplicação específica. Como todos os beltpacks de intercomunicação Dante são essencialmente dispositivos de 4 fios (tendo canais independentes de recepção (entrada) e transmissão (saída)), a funcionalidade de linha partilhada “virtual” (simulada) é criada dentro dos recursos de processamento digital do Modelo 5421. Definido o número máximo de utilizadores em qualquer linha partilhada, em cada caso específico, e usando o aplicativo Dante Controller, cada grupo pode receber um nome exclusivo. Esses nomes normalmente refletem como cada grupo específico será utilizado. Nomes como Produção, Iluminação, Contra-regra, seriam as que, por exemplo, uma aplicação em intercomunicação para teatro poderia requerer.
O modelo 5421 é compatível com muitos dispositivos que obedecem à norma Dante, incluindo a ampla gama de beltpacks da STUDIO TECHNOLOGIES. Incluem-se o Modelo 372A e o Modelo 373A de canal único/escuta dupla, o Modelo 370A, o Modelo 371A de 2 canais e o Modelo 374A de 4 canais. O Modelo 5421 também funciona directamente com outros dispositivos Dante, como a Unidade de Intercomunicação Modelo 348 e a Unidade de Alerta Dante Modelo 391. Além disso, o Modelo 5421 pode funcionar com sistemas de intercomunicação de matriz, mesas de mistura de áudio e estações base de intercomunicação sem fios.
Os dados de áudio associados ao Modelo 5421 são enviados e recebidos usando a tecnologia de rede de áudio sobre Ethernet Dante, SR 48 kHz/16, 24 e 32 bit . Até 16 receptores Dante (entrada) e 16 canais transmissores (saída) estão disponíveis para implementar circuitos de intercomunicação virtual party-line (PL).
Usando o já referido aplicativo de software Dante Controller, a interface Dante do Modelo 5421 pode ser configurada para suportar, ou não, sinais de áudio digital AES67. A unidade também é compatível com o aplicativo de software Dante Domain Manager (DDM). O DDM oferece um conjunto optimizado de recursos de controlo e monitorização de rede, tornando-o ideal em situações com requisitos especiais de segurança e permite que os canais de áudio do Modelo 5421 sejam compatíveis com ST 2110-30.
O circuito de áudio do Modelo 5421 foi projectado para atender às exigências do áudio profissional, garantindo uma qualidade superior. O processamento de áudio é realizado no domínio digital usando um circuito integrado FPGA (field-programmable gate array) de alta velocidade. A função Auto Mix do Modelo 5421 utiliza um algoritmo sofisticado baseado no FPGA para fornecer inteligibilidade de áudio optimizada.
O Modelo 5421 liga-se a uma rede local (LAN) usando um sinal Ethernet (1000 Mb/s) standard. A energia operacional do Modelo 5421 é fornecida por um sinal Ethernet compatível com Power-over-Ethernet (PoE).
Importante factor a ter em conta: o Modelo 5421 foi projetado para que seu desempenho e recursos possam ser melhorados no futuro. Uma porta USB tipo A, acessível no painel traseiro da unidade, permite que o firmware principal seja atualizado usando uma unidade flash USB standard.
O sistema funciona, como foi referido, com os beltpacks da linha STUDIO TECHNOLOGIES. O modelo 371A, por exemplo, é baseado em tecnologia de áudio sobre Ethernet Dante e oferece-lhe dois canais independentes talk/listen, função de chamada integrada, possibilidade de utilização de microfones dinâmicos ou eletreto, ligação de auscultador, com XLR macho de 4 pinos, uma qualidade de áudio superior (para manter a compatibilidade e a familiaridade do utilizado, os auscultadores com XLR fêmea de 4 pinos são diretamente compatíveis). O modelo 371A é configurável através do já mencionados STcontroller, é compatível com AES67 e Dante Domain Manager ™
e é alimentado também através do Power-over-Ethernet (PoE).
A Fundação Gulbenkian fez a sua opção de entrada na era da intercomunicação digital com base Dante, ao acabar de instalar estes sistemas para o seu complexo de salas.
Se quiser saber mais sobre estes produtos da STUDIO TECHNOLOGIES veja aqui e aqui. Saiba mais sobre o software de configuração STcontroller aqui. Já aqui lhe falámos sobre outros produtos da baseados no protocolo Dante. Pode lê-los aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui. Para saber mais ainda, consulte-nos. Estudaremos juntos a solução mais adequada às suas necessidades.