Com os olhos no som

Embora na produção áudio o ouvido seja, sem dúvida, o derradeiro juiz, há ocasiões em que as modernas práticas exigem a utilização de equipamento de medida fiáveis, que auxiliem as diferentes operações envolvidas. De uma única marca se pode dizer que é a referência incontestada no fabrico de equipamento de medida de áudio em ambiente de produção profissional: a alemã RTW. A variedade de soluções e produtos que oferece, a robustez de construção e facilidade de utilização que garante, fazem da RTW a marca número 1 incontestada do mercado, no domínio da medição de precisão e da distribuição do sinal para a área do áudio profissional. Vale a pena revisitar a marca, a sua história e o seu catálogo.

No áudio profissional, seja qual for o ambiente em que se esteja a trabalhar, o ouvido manda. Mas, neste capítulo, há situações em que o uso de equipamento auxiliar é mandatório. Seja porque poderão existir pormenores no sinal que escapam ao ouvido mais atento seja porque este, por si só, não garante um resultado consistente de caso para caso, seja porque é, por vezes, necessário que esse sinal esteja conforme a uma qualquer nova regra que é necessário aplicar, situação em que apenas o recurso a equipamento de medida rigoroso nos pode garantir o cumprimento de qualquer norma ou padrão que seja necessário aplicar. No caso da imagem estes aspectos de controlo do sinal faz-se através de um vectorscópio. No caso do áudio profissional, é através de uma solução RTW, o “vectorscópio” para o áudio.

Entra em cena a RTW

A RTW nasce em 1965, como empresa de prestação de serviços e o seu primeiro produto, um medidor de pico analógico, nasce em 1971. Nos anos sucessivos surge o primeiro modelo instalável em rack e, pouco depois, o primeiro modelo autónomo, de secretária. Em 1986 é lançado o primeiro modelo digital. Vários equipamentos de controlo vão entretanto sendo lançados simultaneamente e em 1991 surge um novo marco importante: o primeiro medidor de loudness. Seguem-se os primeiros medidores e analisadores de sinal áudio da série 10800, uma imagem clássica em tantos estúdios de som, de televisão, de cinema, no live ou em inúmeras outras aplicações, por todo o universo da produção profissional. A partir de 2010 surgem os primeiros modelos do TouchMonitor, de que vos falámos aqui, em 2014 os plugins, de que vos falámos aqui, em 2015 o novo controlo de Loudness e a partir de 2019, a RTW junta-se às marcas que incorporam as novas normas para AoIP, com novos modelos, que incluem esta opção. Já nos tempos actuais surge o TouchControl 5, uma verdadeira revolução de que já aqui vos falámos no Feedforward. Este novo modelo junta a medição à monitorização e distribuição de sinal, pensando nos formatos multicanal agora disponíveis.

A qualidade reconhecida

A prova da qualidade de excepção dos produtos da RTW reside, não só, nas qualidades incontestáveis dos modelos autónomos disponibilizados pela companhia alemã, mas também no facto de que alguns deles são incorporados como soluções de base em equipamentos para áudio profissional de outras marcas. Nomes como a nossa representada LAWO, mas igulamente a Studer, a Calrec, a SSL ou Stagetec incluem soluções de medição de sinal da RTW. Uma lista das empresas de broadcast, utlizadora de soluções RTW é a lista do who’s who neste universo e inclui, entre muitos, muitos outros, os nomes da BBC, CBC, NHK, WDR, Fox News, Globo, SKY, CNN, ESPN, TF1, AlJazeera, NBC, Discovery, Disney Channel, NPR, ARTE ou a nossa RTP. A lista é, naturalmente, demasiado longa para a referirmos aqui na íntegra. A RTW figura também na lista de equipamentos de vários notáveis profissionais. Para só citar uma outra referência incontornável, a mesa de masterização, especialmente construída para o Gateway Mastering, o estúdio de masterização do lendário Bob Ludwig, lá está um TM9 da RTW.

No broadcast, as soluções RTW são usadas para produção e uplink de TV ao vivo, estúdios de TV, edição de vídeo e pós-produção. São compatíveis com as especificações de transmissão mais recentes e criam resultados fiáveis ​​e previsíveis. Para estúdios de música, masterização, instalações de produção live, também se verifica a utilização maciça de produtos RTW. Obedecendo a especificações actualizadas, verificamos que o uso de equipamento da marca alemã se estendeu também à Google TV, Meta, YouTube, à Netflix, ao iTunes e outras plataformas e redes. As soluções RTW garantem sempre a fiabilidade e previsibilidade de resultados que fazem distinguir a marca.

Pode saber mais sobre as características técnicas das soluções de medição TouchMonitor, bem como o novíssimo Touchcontrol 5, os plugins e toda restante linha de produtos da RTW veja aqui.

Se quiser saber mais ainda ou assistir a uma demonstração, contacte-nos. Em Portugal, a Avantools é a especialista em soluções para medição e distribuição de sinal. E há uma solução RTW para si.

Está tudo pronto? Eis o DIVINE

No mundo moderno de áudio em rede, com as redes Dante® e AES67 a serem cada vez mais usadas para distribuir o sinal de áudio, era necessário um monitor que simplesmente se pudesse ligar a essas redes e também oferecesse algumas funcionalidades realmente inteligentes. É aqui que entra em cena o Divine da GLENSOUND! Mais que um monitor de áudio de referência, o novo Divine constitui um novo conceito, extremamente útil em numerosas aplicações de áudio profissional, no broadcast, na rádio ou no live. Fique a conhecer o Divine.

Se os seus estúdios, móveis ou fixos ou os seus carros de exterior estão preparados para a tecnologia Dante®, o novo DIvine da GLENSOUND é a opção de monitorização, perfeitamente adequada, a ter em atenção.

O Divine é um monitor de áudio em rede, para redes de áudio Dante® e AES67. Uma única ligação de cabo de rede, Neutrik Ethercon 100Mbit/s, fornece energia e 4 canais de áudio para o Divine. Mas a história não fica por aí. O Divine dispões de dezoito parâmetros configuráveis ​​separados, que podem ser configurados ​​a partir de um ecrã traseiro que permite definir o seu modo operacional preferido para este equipamento.

O driver debita 10W e é emparelhado com um amplificador digital classe D. Desta forma, o Divine soa bastante potente para uma caixa tão pequena. A potência disponível do PoE foi maximizada o que, juntamente com a escolha de um driver eficiente e algum trabalho DSP inteligente, resulta num som muito forte para este tipo de monitor de referência. O amplificador Classe D integrado, pode ser alimentado por PoE, possui um DSP interno com compressão e limitação, configurável no ecrã LCD da parte traseira da unidade ou pelo aplicativo GlenController (cf. adiante.)

Uma coisa que chama a atenção no Divine é o seu estilo. A sua robusta caixa de metal sólido, estanque, e as suas curvas não pareceriam deslocadas num estúdio de topo ou num teatro. O seu acabamento é de alta qualidade. Na frente há um selector de entrada e um controlo de volume, juntamente com um medidor PPM de 4 segmentos. Na parte traseira há um pequeno ecrã para seleccionar as opções de configuração.

As quatro entradas disponíveis no Divine são seleccionáveis frontalmente, em pares ou misturadas. Qualquer entrada pode ser desactivada, se necessário.

A principal característica do Divine é que qualquer entrada pode ser configurada para ser uma interrupção de outra, com vários níveis de dimming. Por exemplo, se o Divine for usado numa cabine de um teatro, a entrada 1 pode ser o feed do espectáculo, com a entrada 2 definida como a interrupção para o director de cena. Qualquer chamada deste interromperia, portanto, a transmissão do espectáculo na cabine. Esse recurso de interrupção funcionará com qualquer fonte de rede Dante®, pois detecta apenas o áudio recebido o que constitui uma função muito útil. A interrupção também pode ser configurada para ignorar o controlo de volume para que os utilizadores ainda recebam as suas deixas, mesmo que tenham diminuído o volume do Divine.

Diferentes predefinições de EQ estão disponíveis juntamente com um corte de LF e um aumento de ganho de 0 a 24dB. Para clareza adicional no material de voz, está disponível um filtro de passagem de banda .

O PPM frontal pode funcionar como um medidor PPM tradicional geral ou, alternativamente, como os LEDs são multicoloridos, o Divine pode ser configurado para mostrar uma indicação PPM por entrada, em cada LED individual.

O potenciómetro de volume na frente pode ser configurado para ter um nível mínimo, garantindo que o altifalante não possa ser desligado. É possível definir um nível de volume máximo.

O nível de alinhamento é selecionável para atender aos requisitos standard de -24dBFs, -20 dBFs ou -18 dBFs e cada entrada pode ser configurada para ter atrasos independentes de 0-40 ms. As luzes frontais também podem ser definidas no modo escuro para situações em que o Divine precisa ser ouvido e não visto.

Como em qualquer outra solução envolvendo o protocolo Dante, a gestão de sinal é gerida pelo software Dante Controller da Audinate. Isso permite que qualquer uma das quatro fontes diferentes numa rede Dante seja distribuída para o Divine. O Dante Controller também é usado para definir o modo AES67, se necessário.

O Divine dispões também de um aplicativo de controlo remoto, gratuito, da Glensound, o Glen Controller. Este aplicativo permite o controlo remoto de todas as configurações, actualizações remotas e a configuração para grupos de monitores.

Para maximizar a conveniência e manter os custos baixos, o Divine inclui roscas de microfone padrão na base para montagem em suportes de microfone e uma montagem VESA de 75 mm na parte traseira para que possam ser usados suportes de baixo custo e facilmente disponíveis.

Se a sua infraestrutura de áudio em rede está pronta e funcional, está pronta a receber o DIvine.

Saiba tudo sobre o novo Divine da GLENSOUND aqui e leia aqui e aqui análises a este produto. Consulte-nos para mais informações e demonstração.


A melhor decisão

No Ruanda, um país conhecido pela sua abordagem inovadora no que respeita a inovação tecnológica e desenvolvimento industrial, surgiu uma nova estação de rádio baseada num novo conceito: a Radio O, com sede em Kigali. A operação da nova estação baseia-se numa solução RƎLAY da LAWO. A Radio O está a implementar uma configuração técnica de ponta para transformar as suas instalações num centro de produção de rádio totalmente equipado para uma abordagem de distribuição inovadora. Graças a esta configuração LAWO, a Radio O está pronta para a produção moderna de toda uma variedade de programas para a sua comunidade.

Operando a partir de um edifício impressionante com capacidade para 5.000 pessoas, a rádio da Authentic Church visa transmitir a mensagem dos seus cultos para ouvintes em toda a região por meio de programas adicionais. Depois de avaliar todas as opções, a equipa encarregada de formular as escolhas tecnológicas adequadas a este novo conceito, escolheu o software LAWO e o hardware de PC normal para construir a sua estação de rádio, trabalhando com o integrador de sistemas local, a Mediacity Ads Ltd., o distribuidor de soluções LAWO para o Ruanda.

As tecnologias LAWO oferecem à Radio O uma solução mais flexível e escalável que lhes permite selecionar mais conteúdo, sem ter que se preocupar com ineficiências técnicas. A tendência para a escolha de soluções LAWO em Kigali, entre os grandes players foi determinante para a opção da Radio O. Essa decisão foi tomada para seguir uma estratégia geral de modernização dos fluxos de trabalho de transmissão e produção e migração para uma solução puramente baseada em IP para poder fazer mais com menos confusão técnica.

Sem uma tradicional sala de equipamentos central, este projeto pioneiro – o primeiro desse tipo na África – segue uma nova abordagem distribuída. Diferentes edifícios acolhem tecnologia de PC stabdard e infraestrutura de TI convencional para rotear sinais de uma mesa de mistura analógica por meio do patchbay virtual de Lawo para o software de mistura RƎLAY VRX da LAWO. Este patchbay virtual oferece saídas de áudio com diferentes opções de processamento de som, que permitem a distribuição de sinal por meio de um simples cabo Ethernet.
O RƎLAY é um Mixer de Rádio Virtual, completo com ferramentas profissionais integradas para processamento de voz, mix-minus e muito mais. O programa é executado em PCs ou laptops standard, eliminando a necessidade de racks de hardware, caras e a requerer enormes quantidades de espaço. A interface intuitiva do ecrã multitoque torna o RƎLAY fácil de usar, com sistemas de assistência como automix e autogain. Os operadores podem construir um estúdio de transmissão inteiro em um único PC com ecrã sensível ao toque, usando o software RƎLAY juntamente com sistemas de reprodução, codecs de software, codificadores de streaming e outros aplicativos de estúdio. É ainda possível controlar a estação remotamente.

Evans Mwendwa, o chefe de programação da Radio O e TV O, diz: “O novo sistema facilitou muito o trabalho em comparação com as configurações analógicas que tínhamos antes. Os novos fluxos de trabalho que criámos agora elevam a qualidade de nossos programas. Trabalhar com a LAWO é a melhor decisão que já tomamos.”

Tome também a sua melhor decisão de sempre. Saiba mais sobre o RƎLAY VPB e sobre o RƎLAY VRX e sobre as mesas de produção de rádio da LAWO, a Crystal ou a nova Diamond modular. Fale connosco para saber mais ainda sobre estas e outras soluções que a LAWO oferece à nova Rádio.


Aí está o hush

O novíssimo hush OnAir Controller da YELLOWTEC é, de longe, a maneira mais fácil de controlar a sinalização OnAir profissionalmente. Duas versões do hush estão disponíveis a partir de agora: o hush e hush+. O hush oferece vários recursos para controlar a sinalização OnAir. O hush+ tem funções de controlo adicionais sobre o sinal do microfone, como uma função de mute. A pré-amplificação de 12dB até 75dB, do hush+ garante um som de primeira classe! São novidades com o selo YELLOWTEC agora à sua disposição.

Assim que a alimentação é ligada, o hush é activado automaticamente. E para alimentá-lo, basta ligá-lo a um computador com o cabo USB-C, incluído, ou um adaptador USB-C/USB-A, também incluído. Para usar o hush sem o computador, pode-se usar uma fonte de alimentação de 5 V certificada.
Ao usar o hush pela primeira vez, ligando-o a um PC ou Mac via USB-C, a aplicação de controlo solicitará que seja especificado qual tipo de braço m!ka OnAir Mic que está a ser usado, um modelo mais antigo com um indicador OnAir vermelho ou o modelo actual com um indicador OnAir de duas cores (vermelho/branco). Em seguida, é tempo de definir o modo de controlo, usando a aplicação para fazer outras configurações, conforme desejado.


Sempre que o hush for activado, a aplicação carregará automaticamente as últimas configurações definidas.
Depois é altura de ligar o adaptador XLR-5 do m!ka OnAir Mic Arm à entrada de microfone frontal do dispositivo hush. Em seguida, é a vez de ligar o interface de áudio ou mesa de mistura que processa o sinal do microfone.

Seja qual for a opção, é então tempo escolher a aplicação desejada.

O hush fornece vários modos de controlo, extremamente conveniente e de uma forma extremamente profissional. De forma autónoma, o hush adapta-se perfeitamente a todos os utilizadores, cujos equipamentos não suportam controlo de luz vermelha. Ou então, usando a entrada GPI, é possível ligar o hush às saídas do hardware, controlando-o por meio de uma mesa de mistura, por exemplo. É também possível ligar via USB-HID, integrando o hush em qualquer fluxo de trabalho, em combinação com o seu próprio software. A YELLOWTEC fornece as respectivas bibliotecas para Windows e Mac. Também pode usar o USB-MIDI para controlar o hush via o software DAW. Desta forma, o indicador OnAir do m!ka Mic Arm é activado sempre que se iniciar uma gravação na DAW. É ainda possível ligar o hardware MIDI para controlar o Hush via MIDI externo. A aplicação oferece amplas possibilidades de configuração de qualquer setup MIDI.

Em resumo, como solução autónoma, o hush é uma solução extremamente conveniente e profissional, que se adapta perfeitamente a todos os utilizadores cujos equipamentos existentes não permitem controlo de luz vermelha. Usando a entrada GPI, é possível ligar o hush a qualquer saída de colector aberto padrão de hardware, por exemplo uma mesa de mistura. Selecionando o USB-MIDI pode controlar o hush via software DAW. Desta forma, o indicador OnAir do m!ka Mic Arm é ligado sempre que se iniciar uma gravação a partir do interface da DAW. É também possível controlar o hush através do hardware MIDI, via MIDI externo. Há muitas maneiras de integrar o hush.

Disponível a partir de hoje. Venha falar connosco para mais informações sobre o novo hush da YELLOWTEC.


Desporto e intercomunicação

A intercomunicação é um factor vital no desporto, sobretudo no desporto de alta competição. A RIEDEL proporciona soluções que podem ser concebidas à medida, para todas as modalidades desportivas, onde a intercomunicação é um factor decisivo. A eficácia dos sistemas fornecidos pela marca alemã está comprovada em inúmeras competições, a decorrer um pouco por todas as partes do mundo, desde o grande evento de impacte universal, até às mais modestas competições locais. Essa eficácia comprova-se em todos os ramos do desporto e em todos os escalões. É o caso, no desporto universitário, da equipa dos University of Georgia (UGA) Bulldogs, nos Estados Unidos. Uma solução Bolero assegura agora a qualidade da intercomunicação desta equipa de sucesso. Um novo sistema Artist, completa a solução RIEDEL.

A Universidade de Georgia é a sede dos Georgia Bulldogs, a equipa de sucesso do futebol americano universitário. Uma solução fornecido pela MV SportsCom, um revendedor, parceiro da RIEDEL, o sistema de intercomunicação sem fio Bolero, altamente portátil que pode ser implantada facilmente, assegura todas as necessidades de intercomunição dos Bulldogs, mesmo em locais distantes, e funciona de forma fiável que garante comunicações claras entre o banco da equipa e os treinadores de campo.

A intercomunicação é vital para o jogo, para as comunicações do técnico e do campo para o banco, como do técnico para os jogadores. Obrigados a viajar de um estádio para outro, é necessário um sistema de intercomunicação em campo, que será configurado facilmente e que funcione de forma simples. A qualidade dos equipamentos de intercomunicação RIEDEL é um dos factores do sucesso do desempenho dos Bulldogs nos últimos campeonatos americanos. Mudar para um sistema RIEDEL foi um dos factores que mais ajudou a assegurar o sucesso da equipa. Como o sistema de intercomunicação sem fios Bolero suporta, no modo autónomo, até 10 unidades de cinto por antena e até 100 antenas num único sistema, as equipas de operação da UGA não precisam de gerir várias estações base. Uma pequena equipa de suporte pode lidar com a implantação rapidamente e até mesmo os membros não técnicos da equipa de operações do equipamento podem ajudar na configuração com eficiência. É graças a essa facilidade de uso, que os Bulldogs confiam no Bolero durante os treinos e jogos.

A intercomunicação é vital para o jogo, para as comunicações do técnico e do campo para o banco, como do técnico para os jogadores. Obrigados a viajar de um estádio para outro, é necessário um sistema de intercomunicação em campo, que será configurado facilmente e que funcione de forma simples. A qualidade dos equipamentos de intercomunicação RIEDEL é um dos factores do sucesso do desempenho dos Bulldogs nos últimos campeonatos americanos. Mudar para um sistema RIEDEL foi um dos factores que mais ajudou a assegurar o sucesso da equipa. Como o sistema de intercomunicação sem fios Bolero suporta, no modo autónomo, até 10 unidades de cinto por antena e até 100 antenas num único sistema, as equipas de operação da UGA não precisam de gerir várias estações base. Uma pequena equipa de suporte pode lidar com a implantação rapidamente e até mesmo os membros não técnicos da equipa de operações do equipamento podem ajudar na configuração com eficiência. É graças a essa facilidade de uso, que os Bulldogs confiam no Bolero durante os treinos e jogos.

A mudança para uma solução RIEDEL foi a maneira de garantir a fiabilidade, a qualidade das comunicações e o apoio de que a equipa necessitava.

Adicionalmente foi instado um novo mainframe Artist 128, no núcleo central que serve o Sanford Stadium e o Stegeman Coliseum e está ligado via fibra aos quadros nas instalações de baseball Foley Field, no Jack Turner Stadium, no Turner Soccer Complex, no Gabrielsen Natatorium e no William Porter Payne e Porter Otis Payne Indoor Athletic Facility. Este sistema que completa o sistema anteriormente existente, integra totalmente vários locais desportivos em todo o campus, para simplificar transmissões em diferido e transmissão ao vivo de eventos desportivos, apresentações de vídeo e promoções para fãs no local. Leia aqui sobre esta solução Artist.

Veja mais sobre estas soluções aqui. Saiba mais sobre o Bolero, o Artist e restantes sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Para mais informações sobre estes e outros produtos deste nosso parceiro venha falar com a AVANTOOLS, os peritos em intercomunicação em Portugal.


Já conhece o MBOX Studio?

É uma jóia escondida, mesmo debaixo do nosso olhar. Se é músico, sound designer, técnico de som, podcaster, se faz gravações ao vivo, se produz jingles para rádio ou TV, ou se trabalha com o registo, produção e pós-produção de som seja de que de forma for, o MBOX Studio da AVID é a solução perfeita. Um estúdio portátil, compacto, com uma sofisticação, uma qualidade e uma versatilidade sem paralelo. Simples de operar e muito acessível, para um resultado de um milhão de dólares.

Olhe bem: todo o poder da gravação profissional num estúdio pessoal. Eis o MBOX Studio.

Alimentado pelo Pro Tools Studio, o interface de áudio MBOX Studio USB oferece tudo o que é necessário para produzir, montar e masterizar música e palavra, e muito, muito mais. Com o MBOX Studio o utilizador encontra inspiração para compor ideias, para gravar, monitorizar e misturar os seus projectos, sem distrações, de forma intuitiva e muito eficiente. O design cuidado do MBOX Studio permite uma operação extremamente fácil com resultados de topo de gama.

O MBOX Studio foi concebido e é fabricado apenas com base em componentes, pré-amplificadores e conversores de áudio da mais alta qualidade, permitindo capturar e misturar áudio de até 24 bits e 192 kHz da entrada à saída. Com o variável Z abre-se toda uma gama de opções adicionais. EQ, delay e reverb integrados, em tempo real, além de mistura independente, e baixa latência, são algumas das outras qualidades que pode esperar do MBOX Studio.

Com uma gama completa de funções directamente acessíveis do interface, é possível captar e misturar música e palavra com qualidade de som cristalina, graças aos quatro pré-amplificadores de microfone e conversores, que proporcionam a capacidade de ligar até oito microfones. É possível gravar com microfones, instrumentos, efeitos, outras fontes externas e muito mais com 21×22 I/O simultâneas. É possível aplicar mais de 130 plugins de alta qualidade, desde emulações autênticas de compressores clássicos, equalizadores e outros equipamentos externos, até instrumentos inovadores, reverberações, filtros e outros para processamento de som.

Especialmente interessantes são as possibilidades de monitorização, como num estúdio comercial, com saídas para dois auscultadores, dois conjuntos de altifalantes estéreo e Bluetooth, além de um microfone de retorno integrado. Nenhum outro interface de áudio na sua classe oferece tantas opções. Pode ainda expandir e acelerar o fluxo de trabalho, escrevendo música e produzindo bandas sonoras para filmes ou videos, integrando o Sibelius Artist, manipulando o som e o tempo com o Melodyne 5 essencial e automatizando o fluxo de trabalho com o SoundFlow Cloud Avid Edition. Tudo muito intuitivo, muito simples de operar e muito versátil.

O MBOX Studio pode ser usado com o Pro Tools e todos os outros softwares de DAW populares, para criação de conteúdos e streaming. Perfeito para podcasts e transmissões ao vivo de qualidade profissional. Permite a gravação de um pivot e dos seus convidados, optimizando o som de cada microfone, com adição de equalização e efeitos em tempo real. Com o Loopback activado, é possível capturar um diálogo, por exemplo, juntamente com o áudio reproduzido de outro aplicativo, ideal para podcasting.

Mas não se fie apenas nestas descrições. Leia mais sobre o MBOX Studio aqui e fale connosco para saber mais ainda ou para uma demonstração.


O coração do sistema

A Rádio Televisão da Sérvia aumentou a sua frota de carros de exterior. Uma nova viatura equipada com uma solução LAWO, baseada no protocolo AoIP, faz agora parte dessa frota. Concebida para produção áudio, construída e equipada para responder às necessidades especiais deste broadcaster, tem a pulsar no seu interior uma nova mc²36 e foi desde logo utilizada numa série de produções importantes.

A Rádio Televisão da Sérvia (Radio Televizija Srbije, Radio Beograd, RTS), é a emissora pública da Sérvia, com sede na capital Belgrado e é membro da European Broadcasting Union (EBU.) A RTS transmite e produz notícias, entretenimento e programação desportiva via da rádio, da televisão e da internet.

A nova e compacta viatura, concebida para a produção áudio, foi projectada, construída e equipada completamente na Sérvia pela equipa executiva da TSE Beograd, o integrador de sistemas para áudio, vídeo, multimédia, iluminação, intercomunicação e tecnologias de controlo e o AVC Group, forneceu o equipamento e a viatura.

O coração do sistema é uma mesa LAWO mc²36 de 40 vias e duas caixas de palco compactas, cada uma com 32 entradas de microfone/linha e 16 saídas de linha. Este equipamento, baseado no protocolo AoIP, usa duas portas MADI na parte traseira do mesa e uma terceira porta MADI para alimentar um gravador multipista TASCAM DA-6400. As I/Os locais fornecidas pelo mc²36 são suficientes para ligar o equipamento de gravação e reprodução e monitorização PPM. Uma A_digital8 adicional, também da LAWO, é usada para ligar a uma unidade de efeitos multicanal TC ELECTRONIC Music 6000. O excelente som do LAWO é monitorizado por um par de monitores activos Genelec 8331A full range e um subwoofer Genelec 7350A.

Depois da instalação e formação técnica, o novo carro foi imediatamente usado em produções como a “Beer Fest” em Belgrado, o “Arsenal Fest” em Kragujevac, o “Mokranjac Days” em Negotin, o “Pipers Gathering” em Prislonica e o “RTS Big Band” no salão MTS em Belgrado. O sistema adequa-se facilmente a diferentes tipos de música, do rock, ao folk, da clássica ao jazz. A flexibilidade é total.

Saiba mais sobre o novo carro de exteriores aqui. Saiba mais sobre as soluções LAWO aqui. Para esclarecimentos adicionais, venha falar connosco.


Viaplay escolhe LAWO

A Viaplay é um importante grupo sueco de média, com presença em diversos países da Europa e da América do Norte. Recentemente empreendeu um ambicioso projecto de modernização dos seus estúdios em Varsóvia, que inclui as mesas de mistura mc²36 e diamond e outros produtos assentes numa infraestrutura IP nativa, compatíveis com a norma Ravenna / AES67. A renovação coincide com a expansão do serviços proporcionados pelo grupo e a dimensão do projecto implicava a escolha da melhor e mais fiável solução tecnológica: da LAWO.

A VIAPLAY, o grande grupo de média sueco, foi constituído em 2007 e opera na área do streaming e do video-on-demand. Oferece o streaming de diversos programas desportivos, comédia e filmes. Tem actualmente presença em 12 países da Europa e da América do Norte, estando projectado o alargamento durante o ano de 2023 para mais quatro países.

Os seus estúdios em Varsóvia foram recentemente objecto de um grande projecto de expansão. Após assinar um novo contrato com as produtoras Ekstraklasa Live Park e o ATM Group, e com a recente expansão dos seus serviços para além da região nórdica, para os países Bálticos, Holanda e Polónia, a Viaplay decidiu realizar nos seus estúdios deste último país, uma grande actualização técnica para garantir a fiabilidade do serviço prestado, que requer a transmissão simultânea de muitos eventos.

A LAWO foi escolhida, através do seu distribuidor polaco, para implementar a parte de áudio desta actualização. O objectivo do projecto incluiu dois novos estúdios com salas de controlo separadas para áudio e vídeo, bem como doze cabines para comentaristas desportivos, com seis pequenas salas de controlo de áudio separadas. A enorme actualização técnica foi realizada durante junho e julho de 2022, para ficar pronta antes da cobertura dos eventos desportivos de outono.

A equipa da LP Systems que implementou o projecto

O projecto

O projecto foi concebido como uma infraestrutura totalmente baseada em IP. Duas mesas de mistura de produção mc²36 foram escolhidas para as principais salas de controlo de áudio. As mesas mc²36 compactas e extremamente flexíveis, são alimentadas pela tecnologia A__UHD, podem variar em tamanho de 16 a 48 vias e proporcionam fluxos de trabalho intuitivos. As unidades A__UHD fornecem 256 canais DSP, operação a 48kHz e 96kHz e 864 canais de I /O. São soluções nativas de IP, compatíveis com todos os padrões relevantes, e apresentam fontes de alimentação redundantes e redundância também da ligação de rede com mascaramento sem impacto ST2022-7, necessário para operações de transmissão ao vivo.

Uma das mesas diamond

Foram também instaladas mesas diamond em cada uma das seis salas de controlo de áudio. O mais recente modelo diamond oferece possibilidade de instalar de 2 a 60 vias físicas e possui a opção de controlo de informações via ecrã sensível ao toque de Extensão Virtual. Alimentados por três motores Power Core equipados com licenças MAX, esses dispositivos nativos de IP incorporam interfaces RAVENNA e MADI, além de slots de expansão para placas de interface analógicas, digitais e DANTE, e 96 canais DSP com 80 barramentos.

Unidades Power Core

Esses sistemas são complementados pelo software VisTool, que permite a criação de ferramentas de mistura personalizáveis ​​e sensíveis ao contexto, através de ecrãs multitoque. Todas as mesas diamond da Viaplay são equipadas com PCs all-in-one dedicados, que executam o VisTool e alimentam os ecrãs de extensão virtual, permitindo que os operadores visualizem instantaneamente curvas de EQ, configurações de compressão, funções DSP, configurações de distribuição de sinal e até mesmo controlo de software de terceiros e de outros dispositivos.

A gestão da rede IP

Todos os dispositivos LAWO estão baseados no protocolo IP, estão ligados e são geridos dentro da rede, por meio da plataforma de gestão HOME para infraestruturas multimédia da LAWO, baseadas em IP. Este sistema usa browsers normais. A rede de áudio RAVENNA / AES67 é apoiada em switches Artel Quarra, que são configurados para fornecer um ambiente de rede totalmente redundante. A integração com os sistemas de vídeo é fornecida por processadores DirectOut Prodigy.MP, duplicados para redundância total do sistema. Esses dispositivos convertem os sinais RAVENNA em MADI e vice-versa e ajudam a facilitar o processamento DSP final.

Vistool

A capacidade de adaptar as soluções LAWO às necessidades específicas da Viaplay foi crucial neste projecto. Um projecto de grande envergadura, concebido para executar operações complexas de transmissão, que implicou requisitos operacionais altamente exigentes. Para atender a essas exigências, era necessário ajustar as funções de mistura, personalizar os ecrãs de controlo e combinar a funcionalidade do sistema com as exigências dos fluxos de trabalho. A escolha pela LAWO, com o seu particular foco na criação de soluções robustas, flexíveis e personalizáveis, tornou mais fácil atender e mesmo superar as expectativas do cliente.

Conheça mais detalhes sobre este grande projecto aqui. Veja aqui informação sobre todos os produtos LAWO refertidos. Para mais informações sobre estes e outros produtos e para encontrar a solução LAWO que melhor se adequa às suas necessidades, consulte-nos.