LAWO no Peru

A Bethel Radio acaba de instalar uma solução LAWO para os seus estúdios centrais. A LAWO fornece à estação peruana as ferramentas necessárias para sobressair no cenário dinâmico dos média actuais e para transmitir os seus conteúdos e mensagens no Peru e no mundo. Esta actualização estratégica visa fortalecer os fluxos de trabalho, a flexibilidade, a escalabilidade e a orientação para o futuro da Bethel Radio, o que encaixa perfeitamente no objectivo da estação: fornecer conteúdo excepcional. Para conteúdo excepcional, ferramentas de trabalho excepcionais.

A Bethel Radio é uma importante emissora cultural e educacional, com sede em Lima, Peru. A sua infraestrutura técnica foi recentemente actualizada com uma solução da LAWO, assente no protocolo IP. A empresa alemã é, como se sabe, a fornecedora líder mundial de tecnologia de broadcast e a Bethel Radio é uma estação, parte de uma rede mundial, a Bethel Cultural Association, com estúdios espalhados por todo o mundo. Esta remodelação estratégica visa fortalecer os fluxos de trabalho, a flexibilidade, a escalabilidade e a orientação para o futuro da Bethel Radio, decisão que corresponde à visão estratégica da empresa.

A Bethel Radio tem sido a pedra angular no fornecimento de conteúdo diversificado que abrange temas culturais, educacionais e práticos, juntamente com música cristã, tópicos sociais e serviços comunitários. Com alcance nacional nas frequências FM e AM e uma forte presença online através de sua página no Facebook, a Bethel Radio solidificou a sua posição como uma voz vital no cenário mediático do Peru.

A mesa de broadcast diamond é uma das jóias da coroa da LAWO. A recente instalação de uma mesa diamond, juntamente com a extensão virtual VisTool, marca um avanço significativo para a Bethel Radio. Esta mesa modular, projectada para aplicações de rádio e TV, foi concebida e construída com base nos padrões abertos de rede de áudio sobre (AoIP) IP AES67/RAVENNA, o que garante uma conectividade e compatibilidade perfeitas, de acordo com padrões da indústria em evolução, como as normas ST2110-30/-31 e ST2022-7. Alimentada pelo Power Core Engine, a mesa diamond fornece uma infraestrutura robusta, com opções de I/O expansíveis, acomodando várias fontes e destinos de áudio, incluindo AES67, MADI, analógico, AES3 e Dante®. Com uma matriz interna que oferece 1920 x 1920 pontos cruzados e até 96 canais de processamento de entrada DSP, a mesa oferece recursos de processamento incomparáveis, incluindo EQ, dinâmica, de-essing, limitador e delay.

Além da configuração principal, a Bethel Radio integrou uma outra unidade de expansão Power Core AIOX, que adiciona 64 canais de áudio em apenas 1RU. Esta possibilidade de expansão aumenta ainda mais a capacidade da estação de acomodar canais adicionais de áudio ou GPIO, garantindo escalabilidade para atender a evolução futura.

A instalação do VisTool, a UI virtual da LAWO para aplicações remotas ou de estúdio, dá aos operadores um acesso de ponto único a todas as ferramentas essenciais, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho e a facilidade de operação. Com o seu sua interface gráfico intuitivo, o VisTool simplifica as tarefas de controlo e monitorização, oferecendo aos operadores um controlo sem precedentes sobre as poderosas plataformas de mistura das mesas LAWO.

Saiba mais sobre este projecto aqui. Venha falar connosco para ficar a saber mais sobre esta e outras soluções LAWO que temos para si ou para estudar qual a que melhor se adequa às suas necessidades de produção. Entre na nova era do AoIP com a LAWO.


Obtenha 20% de desconto nas linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC

Neste verão, ganhe 20% de desconto em equipamentos selecionados da YELLOWTEC. Aproveite estas excepcionais ofertas, disponíveis até 31 de julho de 2024. Se a YELLOWTEC é novidade para si, aproveite esta ocasião para investigar a marca e escolher a solução mais adequada para o seu estúdio. Se já é utilizador da marca, aproveite para completar ou actualizar os equipamentos YELLOWTEC que já possua. Neste verão, eleve a sua capacidade de produção para um nível premium e economize, ao mesmo tempo, muito dinheiro.

É verão, é tempo de desfrutar de uma excepcional campanha da YELLOWTEC, que lhe permite aceder a uma selecção de produtos, de linhas que tornaram a empresa conhecida no mundo do áudio profissional.

A YELLOWTEC é uma inovadora empresa alemã, que produz equipamentos destinados à área do broadcast, rádio e televisão e podcast. Centenas de estúdios por todo o mundo e podcasters usam soluções YELLOWTEC, que se distinguem pela sua qualidade, design excepcional e muito cuidado, enorme robustez, inovação e total fiabilidade.

Queremos-lhe chamar aqui a atenção para três linhas, em particular: a linha iXm, os microfones que gravam com ganho automático, a linha m!ka, os amplamente conhecidos e usados suportes de microfone e a linha PUC2, os interfaces de áudio, capazes de executar a sua operação de forma automática.

Não há quase nenhum estúdio de áudio profissional ou podcaster de referência no mundo, que viva sem o m!ka. Desde a maior estação de rádio ou tv que consiga imaginar, até aos podcasters mais conhecidos, que gravam de suas próprias casas, todos se apoiam na solidez do sistema m!ka. Na linha de braços m!ka é possível encontrar soluções para todas as configurações de equipamentos, que normalmente surgem em estúdios, carros de exteriores e outras unidades de produção de áudio. A versatilidade, a robustez, o excelente design e a economia de espaço que esta linha oferece são factores distintos e lendários. O sistema m!ka permite dispor tudo aquilo que necessita para o seu trabalho, comodamente à sua frente, de forma ergonómica e com uma enorme economia de espaço. E os suportes são lindos de se ver!

O PUC2, por outro lado, é uma recente linha de conversores de áudio, única, da YELLOWTEC, que lhe permite obter um sinal da mais alta qualidade, sem nenhum esforço de ajuste. Com o sistema LEA integrado, extremamente compacto, cada modelo PUC2 proporciona uma qualidade de sinal HD, de primeira classe, por simples via USB plug’n’play. O PUC2 é de uma desconcertante facilidade de operar e um prazer de ouvir. Um PUC2, um microfone de sua escolha e um computador é tudo o que necessita para obter um resultado de nível broadcast. Para o profissional experimentado, freelance ou podcaster. No exterior ou no estúdio, em casa ou na rua, o PUC2 é a ferramenta em que pode confiar.

Para uma captação ainda mais simples, mas mantendo toda a qualidade profissional, o iXm é o microfone que grava. O Microfone de Gravação iXm (na versão repórter ou podcaster) é a escolha certa para quem exige o que há de melhor em gravação de voz. A tecnologia de controlo automático de nível LEA integrada, permite obter sinal de qualidade, em qualquer ambiente de gravação. Garante som profissional e níveis optimizados. Não se preocupe com a operação de gravação. Prima o botão de gravar e concentre-se apenas no seu texto ou no seu entrevistado. Não há necessidade de pós-produção. Transfira o seu ficheiro para o seu computador e carregue o ficheiro para a plataforma que usa habitualmente.

Pois bem: até 31 de Julho de 2024 é tempo de aproveitar um desconto único de 20% nestas linhas de produtos da YELLOWTEC. Poupe muito dinheiro e usufrua da superior qualidade YELLOWTEC.

Se ainda não as conhece, é natural que queira saber mais sobre as linhas iXm, m!ka e PUC2 da YELLOWTEC. Pode fazê-lo aqui, aqui e aqui, respectivamente.

Contacte-nos para saber mais ainda, para saber como aproveitar esta oferta excepcional e para detalhes sobre preços.

Apresse-se: Julho é o mês de todas as decisões.


Avanços da Rádio 3.0: Renovação Tecnológica com a LAWO

A nova Rádio é, naturalmente, muito mais do que as tecnologias que a servem. Mas os novos conceitos que fizeram a Rádio entrar numa nova era (alguns chamam-lhe a Rádio 3.0) não seriam viáveis sem uma tecnologia que os servisse. Três exemplos recentes de renovação dos recursos tecnológicos, de três estações situadas em pontos distantes do planeta, vêm ilustrar tudo isto. Mostram também que esses caminhos são reais, em grande parte porque existe uma tecnologia que lhes sustenta a base. A LAWO está no centro de todos estes exemplos e é a criadora de toda essa tecnologia. A nova rádio 3.0 é possível, é viável, é desejada e é desejável e a LAWO preocupa-se em lhe proporcionar as ferramentas necessárias à sua implementação.

O Ruanda é um país da África Oriental, conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes e por uma história complexa marcada tanto pela tragédia como pelo progresso. A sua jornada envolve um delicado equilíbrio entre recordar a sua dolorosa história e trabalhar para um futuro melhor. O compromisso do Ruanda com a inovação e o desenvolvimento é evidente na sua rápida adopção de novas tecnologias e na sua ambição de se tornar um centro regional de aplicação das tecnologias à área dos média.

Em linha com esta visão, a 94.3 Royal FM em Kigali, a capital, apresenta orgulhosamente o seu novo estúdio de transmissão, estabelecendo um precedente inovador como a primeira estação de rádio com base IP pura na África Oriental, integrando soluções de rádio virtual LAWO. A 94.3 Royal FM é a principal emissora de língua inglesa de Ruanda, dedicada a ampliar os limites da inovação e excelência na criação de conteúdo. Com foco na integração de tecnologia de ponta para conteúdo, podcasts e transmissões ao vivo, a Royal FM está preparada para redefinir os padrões de transmissão na era digital, superando as limitações dos padrões analógicos. Para isso a solução encontrada foi o VisTool da LAWO.

Com o VisTool, o GUI virtual opcional para aplicações remotas ou de estúdio, os operadores finalmente têm acesso a um ponto único onde se concentram todas as ferramentas que usam diariamente. O rico GUI do VisTool é instantaneamente compreensível, porque funciona da mesma forma que qualquer tablet e ecrã sensível ao toque: intuitivamente, com o controlo na ponta dos dedos. O VisTool pode controlar todas as poderosas plataformas de mecanismo de mistura da LAWO, incluindo o Power Core, o Compact Engine e a Nova17. Saiba mais sobre este projecto aqui.

Das paisagens do Ruanda passamos para a Bélgica. A Melinda FM é uma popularíssima estação de rádio, situada na pitoresca cidade costeira de Middelkerke, na província belga de Flandres Ocidental. Recentemente deu um salto significativo nas suas capacidades de transmissão ao actualizar o seu estúdio de rádio móvel com uma mesa modelo crystal da LAWO de última geração.

A versátil mesa de mistura modular crystal, de alto desempenho — um sucesso para pequenas e médias estações — foi projectada para aplicações de broadcast e áudio profissional. Alimentado pelo Power Core, o motor de mistura DSP definido por software compacto 1RU da LAWO e por um dispositivo de I/O modular. Esta configuração garante integração perfeita de RAVENNA/AES67, MADI, Dante, AES3 e sinais analógicos, tornando-a uma solução ideal para operações de transmissão preparadas para o futuro. Recursos como o AutoMix, que mantém o equilíbrio das produções multi-mic, e o AutoGain, que optimiza os níveis do microfone com o pressionar de um único botão, permitem que os operadores produzam uma programação atraente e envolvente sem esforço. A capacidade de armazenar e recuperar um número ilimitado de configurações de DSP permite soluções personalizadas para cada programa e perfis de locutores, acessíveis a partir de qualquer mesa em rede, suportando operações remotas e configurações de carros de exterior. Saiba mais sobre este projecto aqui.

E voltamos de novo a África, desta vez à Namíbia. Este país, situado no sudoeste de África, possui uma paisagem caracterizada por vastos desertos, montanhas escarpadas e extensas savanas. Entre as suas características mais emblemáticas estão as imponentes dunas de areia do Deserto do Namibe, uma extensão surreal de areias movediças que se estendem até onde a vista alcança. Estas dunas, nomeadamente as de Sossusvlei e Deadvlei, cativam os viajantes com os seus tons hipnotizantes, formas esculturais e a beleza etérea que conferem à natureza selvagem da Namíbia.

A Namibian Broadcasting Corporation (NBC) acrescenta agora pedras preciosas ao panorama mediático do país e dá um salto monumental na infraestrutura de áudio com a instalação do equipamento de última geração assente no protocolo IP da LAWO, incluindo mesas modelo diamond e Power Core, elevando a sua capacidade de transmissão, que proporcionam à estação soluções de ponta.

Estabelecida como South West African Broadcasting Corporation em 1979 e mais tarde rebatizada como Namibian Broadcasting Corporation em 1990, a NBC tem sido um pilar da comunicação, educação e unidade na Namíbia. Transmitindo uma gama diversificada de programação em vários idiomas, incluindo três programas de televisão em língua inglesa e onze programas de rádio, a NBC desempenha um papel fundamental na formação do panorama mediático da Namíbia.

Cada um dos quatro estúdios de rádio recém-projectados da NBC está agora equipado com uma mesa modelo diamond de LAWO, uma verdadeira jóia da coroa entre as mesas de broadcast oferecidas pela LAWO. Reconhecida pela sua flexibilidade e versatilidade, a diamond é alimentada pelo Power Core, um motor escalável de I/O de alta densidade, mistura, processamento e distribuição de sinal, que formam assim a espinha dorsal de uma infraestrutura de áudio muito robusta. Esta combinação oferece uma impressionante variedade de recursos, incluindo múltiplos interfaces RAVENNA/AES67 e MADI de alta densidade, microfone modular, linha, interfaces AES3, GPIO e DANTE e amplos recursos de DSP. Além disso, o software VisTool proporciona a visualização e controlo do sinal de áudio em tempo real, melhorando a eficiência dos fluxos de trabalho dos operadores e a facilidade de operação. Com um interface gráfico intuitivo, o VisTool simplifica as tarefas de controlo e monitorização, oferecendo aos operadores um controlo sem precedentes sobre as poderosas plataformas de mecanismo de mistura da LAWO. Saiba mais sobre este projecto aqui.

Se desejar saber mais sobre os equipamentos LAWO aqui descritos, visite este link. Se desejar ficar a saber mais ainda sobre estas e outras soluções LAWO, contacte-nos, por favor. A AVANTOOLS é especialista em soluções para a Radio 3.0.


A onda da Rádio!

As tecnologias digitais são hoje ferramenta corrente no universo da rádio. São muito fáceis de usar e permitem novos fluxos de trabalho, ultrapassando um ponto sem retorno no que diz respeito aos métodos de produção. Trata-se de ferramentas precisas, seguras e capazes de gerar um sinal de qualidade imbatível. Daqui para a frente apenas resta melhorar o melhor. É o que a YELLOWTEC faz desde há anos. A AVANTOOLS propõe-lhe um conjunto de ferramentas, da marca alemã, que lhe vão permitir fazer uma rádio de ainda maior qualidade, que são cada vez mais simples de usar, mais flexíveis e a valer, sem margem para dúvida, cada euro nelas investido.

Rádio hoje, a filosofia

A rádio esteve e está sempre mais perto dos seus ouvintes. O “estar em cima do acontecimento,” o “chegar primeiro,” a recolha do depoimento vital no momento certo, são factores que valem nos dias que correm, hoje mais do que nunca, ouro. Directo é rádio! A portabilidade da rádio sempre foi e continua a ser uma factor chave para a sua continuada presença. Para que tudo isto se cumpra, é necessária uma tecnologia que não se intrometa no caminho. Facilidade de operação, total transparência, fiabilidade e economias de escala são atributos das tecnologias que se exigem numa rádio moderna que mantenha esta proximidade e esteja em sintonia com os tempos.

O fim do rádio foi previsto repetidas vezes. Enganaram-se. Este meio flexível e de baixo custo continua a responder às novas tecnologias e às mudanças nos hábitos de escuta.

Uma pessoa em Canas de Senhorim ou em Alcoutim, ouve a sua rádio local ou nacional, nas circunstâncias mais variadas. A rádio está muito longe de ser, como foi frequentemente anunciado, um meio de comunicação “moribundo.” É um meio que continua a atrair grandes audiências em todo o mundo.

A rádio estaria, supostamente, no seu leito de morte desde que as imagens tomaram conta da comunicação. A televisão iria dar, dizia-se, o golpe fatal na rádio. Mais tarde, a internet iria colocar a rádio no seu túmulo final. Mais recentemente, os pessimistas previram que os smartphones levariam ao fim definitivo do rádio. O fim da rádio foi, obviamente, um exagero brutal…

Apesar das previsões pessimistas, a rádio atrai cada vez maiores audiências em todo o mundo, à medida que mais estações entram no ar.

O sucesso da rádio tem muito a ver com a sua capacidade de adaptação às novas tecnologias, a sua portabilidade e a contínua popularidade da música e da palavra falada. Nenhum outro meio de comunicação apresenta este índice de sucesso.

A tecnologia digital, num primeiro tempo, como ferramenta de produção e, num segundo tempo, como ferramenta de gestão e divulgação de conteúdos, é central em todo este processo. A qualidade aumentou, a maior simplicidade de processos é notória, a flexibilidade que a utilização destes meios proporciona é um facto que não deixa dúvidas. A introdução do digital tornou tudo radicalmente mais fácil, e esta solução até é, feitas as contas, mais económica. Tendo, sobretudo, em conta o dramático aumento de produtividade que traz.

Um ficheiro áudio, um clique, contacto com o mundo

A AVANTOOLS é uma empresa com forte presença no mundo da rádio. Queremos por isso chamar-lhe a atenção especial para algumas ferramentas específicas, muito em particular para a linha dirigida a este segmento de mercado, da nossa representada YELLOWTEC.

Atente, por exemplo, no microfone iXm. O Microfone-Gravador iXm é a escolha certa para quem exige o que há de melhor em gravação de voz. Nas suas duas versões o iXm Recording Mic e o iXm Podcaster, este virado para uma operação mais simples, aquele com outras possibilidades mais sofisticadas. A operação de um e de outro modelo resume-se, literalmente, ao premir de um botão.

O microfone para repórteres, o iXm Recording Mic é o único gravador do mundo projectado especificamente para gravar entrevistas. A sua operação desconcertantemente simples e a tecnologia LEA, Level Energy Arbitration, para controlo de nível garantem gravações perfeitas. Destina-se a jornalistas, repórteres, etc., sobretudo, porque muito do seu trabalho se desenrola fora dos estúdios tradicionais.

LEA, o resto

O sistema LEA filtra ruídos indesejados. Garante gravações cristalinas com resposta de frequência natural em todas as condições. As cabeças de microfone intercambiáveis para este modelo ​​oferecem flexibilidade adicional, que lhe permite adaptar-se a qualquer situação de gravação.

O iXm Podcaster é uma ferramenta de gravação mais simplificada e mais acessível, sem perder qualquer dos atributos de qualidade que definem a linha iXm. A tecnologia LEA integrada é garantia de um sinal perfeito. O modelo Podcaster oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria e usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, mas que assegura a mais alta qualidade áudio, com a mesma incrível simplicidade de uso.

O próprio microfone grava para um SD card, (o LEA fará a operação por si, assegurando qualidade de topo.) Depois é transferir os seus ficheiros para o computador, montar a sua peça , enviá-la de onde quer que se encontre e… alô mundo! É mesmo assim, simples.

Por um preço imbatível, o pacote iXm oferece o microfone de gravação iXm juntamente com os respectivos acessórios iXm. Uma bolsa iXm proteger o seu iXm durante o transporte, um windscreen iXm para gravação em condições de vento, o leitor de cartão SD Lightning ou USB-C incluído para transferir rapidamente os seus registos iXm para o seu dispositivo móvel, computador ou outro.

A tecnologia LEA ( Level Energy Arbitration,) incluída nos modelos iXm e no PUC2 LEA, é como o seu operador de som privado, sempre ao seu lado. Permite optimizar o ganho, filtrando o ruído de fundo e garantindo gravações impecáveis, através de uma resposta de frequência equilibrada e natural. Concentre-se no seu conteúdo —sempre o conteúdo! — a tecnologia LEA do seu microfone encarrega-se do resto. Nada mais simples.

Saiba mais sobre a linha iXm aqui. Aproveite e leia aqui tudo sobre a linha m!ka, a linha dos afamados suportes multifunções da YELLOWTEC e aqui sobre o puc2, o conversor AD, que também utiliza a tecnologia LEA.

A AVANTOOLS aposta também na formação para o uso destas ferramentas. Pode saber mais sobre os produtos da marca alemã destinados à rádio aqui. Entretanto, contacte-nos para mais informações e para saber que soluções se adequam melhor às suas necessidades.


Alô podcasters!

As tecnologias digitais colocam ao seu serviço novas ferramentas, necessárias para garantir algo tão ancestral e vital como a espécie humana: a intercomunicação. Esta assenta sempre numa qualquer tecnologia, da fala, ao papiro e à pena, e do telégrafo ao computador. A novidade que os computadores trazem é bastante simples: possibilitam diversas formas de intercomunicação, de modo articulado, antes só possível pelo uso de tecnologias separadas. O podcast é isso: transmitir informação, seja de que natureza for, do ponto a para o ponto b, de um modo simples, como se estivéssemos a interagir da forma mais básica, que dominamos desde que nascemos: a fala. Um podcast é, afinal, partilhar conteúdo e interagir com o(s) nosso(s) interlocutor(es) à distância, de uma forma livre, barata e universal. O podcast assenta em ferramentas muito simples e produzi-lo é quase tão simples e natural como falar. A AVANTOOLS propõe-lhe um conjunto de ferramentas, da gama YELLOWTEC, que lhe vão permitir recorrer a esta forma de intercomunicação, com alta qualidade e extrema facilidade de uso.

Podacast, a filosofia

Sem medo de errar, podemos dizer que a indústria de podcasting está à beira de mudanças significativas que moldarão o cenário da criação e consumo de conteúdos de áudio, via podcast. O futuro do podcasting está garantido, por mais que lhe digam que não.

Especialistas do sector antecipam uma dinâmica sem precedentes no espaço de podcasting no futuro próximo. Para além das novas possibilidades tecnológicas, há uma clara evolução na diversificação das técnicas de monetização, o que sugere que os podcasters podem explorar uma variedade de fontes de receita para apoiar os seus esforços de criação de conteúdo.

O futuro do podcasting está também intimamente interligado a avanços tecnológicos, incluindo a integração de IA, de conteúdos vídeo e a técnicas de publicidade inovadoras. Esses desenvolvimentos irão certamente melhorar a experiência geral de podcasting, tanto para criadores como para ouvintes.

O podcasting continua a experimentar um crescimento notável, com projecções de receita na ordem dos milhares de milhões de euros em 2024. Não leu mal: são mesmo milhares de milhões! Esse crescimento substancial é atribuído ao número crescente de podcasts, ao aumento das audiências e aos avanços na tecnologia da publicidade que permitem estratégias publicitárias mais focadas usando este meio. Qualquer tema é virtualmente susceptível de ser tratado em podcast. O conteúdo é, portanto, rei.


As razões para o desenvolvimento desta área são fáceis de perceber. Para além dos domínios em que, tradicionalmente, se têm e continuam a desenvolver conteúdos —desporto, humor, política, etc. —, o podcasting está a alcançar novos mercados, incluindo a área da educação, o sector da população mais jovem, das pequenas empresas, das empresas locais e do público multilingue. Esta expansão revela o potencial dos podcasts para agregar valor em novos ambientes e envolver públicos diversos em sectores muito diversificados, tudo assente numa crescente inovação tecnológica, no crescimento do mercado e na diversificação contínua de conteúdos e dos fluxos de receitas.

Uma área em mudança

O espaço de podcasting regista o surgimento de produtos e serviços especializados, adaptados às necessidades dos podcasters, como soluções completas para podcasters profissionais ou amadores, ferramentas de SEO (search engine optimization) para podcast e produtos e serviços específicos para podcast. Esses desenvolvimentos visam agilizar os processos de criação de conteúdo e melhorar a qualidade geral dos podcasts.

Em 2024, podemos dizê-lo sem receio, o futuro do podcasting parece ser este: uma firme promessa de dinamismo e crescimento. Este cenário em evolução apresenta oportunidades interessantes tanto para criadores como para ouvintes, moldando a forma como nos envolvemos e nos iremos envolver com o conteúdo de áudio nos próximos anos.

O podcast é uma tecnologia que apenas depende do autor ou autores, é por natureza muito “portátil” e, factor muito importnte, é independente das grandes cadeias de comunicação. Os podcasters são donos do seu podcast! E as ferramentas para o produzir são de uma simplicidade desconcertante.

Um ficheiro áudio, um clique e estamos em contacto com o mundo

Para os podcasters, a AVANTOOLS, uma empresa especializada nesta área, fornece-lhe ferramentas específicas, muito em especial a linha dirigida a este segmento de mercado da nossa representada YELLOWTEC. Verifique, por exemplo, o microfone iXm. Nas suas duas versões o iXm Recording Mic e o iXm Podcaster, este virado para uma operação mais simples, aquele com outras possibilidades mais sofisticadas. A operação de um e de outro modelo resume-se, literalmente, ao premir de um botão.

O microfone para repórteres, o iXm Recording Mic é o único gravador do mundo projectado especificamente para gravar entrevistas. A sua operação simples e a tecnologia LEA, Level Energy Arbitration, para controlo de nível garantem gravações perfeitas para todos os jornalistas, investigadores, etc.. As ferramentas para podcast da YELLOWTEC são naturalmente também adequadas ao exigente universo da rádio, sobretudo, agora que muito do trabalho se desenrola fora dos estúdios tradicionais.

O LEA e o resto

O sistema LEA filtra ruídos indesejados. Garante gravações nítidas com resposta de frequência natural em todas as condições. As cabeças de microfone intercambiáveis para este modelo ​​oferecem flexibilidade adicional, que lhe permite adaptar-se a qualquer situação de gravação.

O iXm Podcaster é a ferramenta de gravação ideal para todo o podcaster ambicioso. Esta tecnologia LEA integrada é uma garantia de um sinal perfeito. Este modelo oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria. Usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, que assegura a mais alta qualidade áudio, com uma incrível simplicidade de uso.

Use o próprio microfone para gravar para um SD card, (o LEA fará a operação por si, assegurando qualidade de topo,) transfira os seus ficheiros para o computador, monte a sua peça, publique-a! É mesmo assim simples.

Por um preço imbatível, o pacote iXm oferece o microfone de gravação iXm juntamente com os respectivos acessórios iXm. Uma bolsa iXm proteger o seu iXm durante o transporte, um Windscreen iXm para estar pronto para gravação em condições de vento, o leitor de cartão SD Lightning ou USB-C incluído para transferir rapidamente as suas gravações iXm para o seu dispositivo móvel, computador ou outro. Depois é a montagem e… alô mundo!

A tecnologia LEA ( Level Energy Arbitration,) incluída nos modelos iXm e no PUC2 LEA, é como o seu operador de som privado, sempre ao seu lado. Permite optimizar o ganho, filtrando o ruído de fundo e garantindo gravações cristalinas através de uma resposta de frequência equilibrada e natural. Concentre-se no seu conteúdo —sempre o conteúdo! — a tecnologia LEA do seu microfone encarrega-se do resto. Nada mais simples.

m!ka podcast

O m!ka podcast é o novíssimo suporte de microfone especialmente concebido para esta área, baseado na famosa linha de suportes m!ka da YELLOWTEC.

Saiba mais sobre a linha iXm aqui e sobre a linha m!ka aqui.

A AVANTOOLS aposta também na formação para o uso destas ferramentas. Pode saber mais sobre os produtos da marca alemã adequados ao podcasting aqui. Entretanto, contacte-nos para mais informações e para saber que soluções se adequam melhor às suas necessidades.


m!ka, a função faz a forma

A série m!ka da YELLOWTEC distingue-se e distingue. Concebida para suportar todo o tipo de equipamento em estúdios de rádio, televisão e noutras situações, a linha m!ka equipa centenas de estúdios por todo o mundo. Também em Portugal, os principais broadcasters, e não só, utilizam este sistema. Porquê a escolha? É simples: a linha m!ka cumpre uma função e fá-lo com excelência, elegância e eficácia totais. A função faz a forma, com efeito, mas, no caso da YELLOWTEC, fá-lo com um brilhantismo extra. Incomparável.

Não se trata de meros pés de microfone. A linha m!ka da YELLOWTEC vai para além daqueles suportes de microfone articulados, frágeis, inestéticos e ineficazes. Concebidos com duas preocupações em mente, robustez e versatilidade, o sistema de montagem de microfones e monitores m!ka, permite projectar uma configuração de estúdio individual da maneira mais flexível. Os diferentes módulos que compõem a linha m!ka oferecem componentes robustos, capazes de integrar microfones, monitores e outro equipamento. É grande a escolha entre as inúmeras opções para organizar o equipamento e montar uma combinação individual de elementos onde e como quiser.

Para videochamadas, streaming e rádio visual, a linha m!ka foi ampliada com novos módulos. Especialmente para aplicações de vídeo, são oferecidos três novos componentes que combinam perfeitamente com todos os outros elementos m!ka. Se a sua operação de broadcast inclui conteúdo de vídeo, confira o m!ka CamStud, o m!ka CamArm e o m!ka Mic Arm TV.

O que este sistema lhe oferece é a capacidade de cumprir a função básica, que é a de suportar microfones e outro equipamento tradicional usado em estúdios de broadcast e outros, fazê-lo bem e permitir uma valiosíssima economia de espaço. Mas faz tudo isto adicionando-lhe um promenor valiosíssimo: o seu incrível e único design. O acabamento metálico anodizado do m!ka é uma característica que não escapa ao olhar mais desatento. Existe também a opção pelo acabamento em preto. Claro ou escuro, o m!ka mantém a área de trabalho limpa com elegância, ocultando a maioria dos cabos e reduzindo o número de montagens. O m!ka é um sistema adequado a este momento em que rádio e televisão se fundem, graças à internet. Seja ouvido, mas seja também visto, com estilo.

A linha m!ka permite começar do zero, ou seja, o utilizador cria a sua própria combinação de módulos ou recorrer a conjuntos m!ka pré-definidos para responder às situações mais comuns. São doze as composições diferentes sendo, opcionalmente, possível atualizá-los sempre com mais elementos m!ka, de acordo com as necessidades.

Veja aqui alguns dos utilizadores mais conhecidos no nosso país.

Saiba tudo sobre a linha m!ka aqui. Se desejar apoio na sua escolha, por favor, contacte-nos.


Entrar no mundo de DANTE

A nova era do AVoIP (Audio e video sob protocolo internet) está aí para ficar. As vantagens são de tal maneira significativas para a produção profissional audio-visual, que não há como escapar-lhe. Os novos equipamentos, construídos com base nesta protocolo, oferecem possibilidades que não deixa margem para dúvidas. Novos e poderosos fluxos de trabalho, maior economia de espaço, maior rentabilidade e qualidade acrescida. A pergunta, no entanto, pode ser legitimamente colocada: o que fazer de todo o equipamento existente, analógico e digital, em que as unidades de produção investiram, que muitas vezes, está ainda longe de ter sido completamente rentabilizado? Não há que ter receio: a SONIFEX está aí com a solução. Entre no mundo do AVoIP, preserve e continue a desfrutar dos seus fluxos de trabalho, mas não descure o futuro.

A SONIFEX é um empresa inglesa de referência, que fabrica equipamentos de transmissão de áudio para os sectores de rádio, TV, segurança e telecomunicações. Está em actividade desde 1969 e estabeleceu, desde então, uma posição reconhecida na indústria de radiodifusão. Inovação é uma palavra chave da cultura da empresa, que combina ideias inovadoras ​​e voltadas para o exterior com práticas de design sólidas e eficientes. Apesar do seu sólido passado, a SONIFEX espera consolidar a sua posição nas indústrias de radiodifusão e segurança, expandindo os seus esforços de investigação e desenvolvimento, a fim de oferecer novos equipamentos cujo design reflita a qualidade e fiabilidade que são esperadas pelos seus clientes.

Neste contexto, a empresa, tendo em conta e apesar da revolução tecnológica que se opera neste momento no sector, percebeu que há que assegurar uma transição suave para esta nova era. Investimentos importantes foram feitos pelos operadores em tecnologia analógica e digital, que muitas vezes não chegaram ao fim do seu ciclo de utilização. Entretanto, novos equipamentos, baseados no protocolo AVoIP estão sendo desenvolvidos, que oferecem novas possibilidades de trabalho, tão notórias, que é impossível ignorar. O que fazer do equipamento que ainda está ao serviço e como conciliar as novas possibilidades com o equipamento existente?

A SONIFEX tem a resposta. A sua linha AVN-DIO de interfaces de áudio Audiophile-Dante® é uma solução simples, acessível e segura para garantir esta transição. Esses interfaces de áudio plug and play, de funcionamento muito simples proprocionam um método conveniente e elegante de ligar equipamentos de áudio analógicos e digitais tradicionais a uma rede de áudio Dante AoIP.

Qual é a diferença entre essas unidades e outras? A qualidade do áudio. Os interfaces AVN-DIO usam circuitos A/D e D/A que proporcionam um desempenho analógico 10 vezes melhor que produtos concorrentes similares, oferecendo de faixa dinâmica >120dB. A linha oferece modelos para todas as necessidades. Poderá saber mais sobre todos eles aqui. Os modelos AVN-DIO14 – Dante to XLR analogue stereo input & output, AVN-DIO15 – 4 analogue XLR inputs to Dante e AVN-DIO16 – Dante to 4 analogue XLR outputs, voltam agora a estar disponíveis. Cada um destes modelos dispõe de uma ligação Neutrik etherCON para ligação directa a uma rede Dante AoIP.

Conheça melhor todo o catálogo da SONIFEX. Fale connosco para saber que soluções SONIFEX melhor se adequam às suas necessidades.


Escolha o melhor

A 360 Systems habituou-nos, desde 1972, a produzir ferramentas extremamente inovadoras para o mercado do áudio e vídeo profissional, que se tornaram referências incontornáveis. O ano passado a empresa americana lançou, entre outros, dois produtos, para os quais lhe queremos voltar a chamar novamente aqui a atenção. Estes produtos podem ajudá-lo nas suas tarefas de produção e facilitar tremendamente os seus fluxos de trabalho. Saiba então do muito que são capazes os novos Instant Replay3 e Digicart 5. E escolha bem.

Um pouco de história

A 360 Systems foi fundada em 1972. Os largos anos de actividade mantidos numa indústria tão competitiva, são a prova, não só, de uma enorme resiliência da empresa, como da sua capacidade de se adaptar a um ecossistema que sofre regularmente profundas mudanças de paradigma tecnológico. Uma enorme experiência e um respeito total pelos princípios que nortearam a empresa desde o início: um foco absoluto nas novas tecnologias para as indústrias do broadcast, entretenimento e pro-AV e o desejo de fornecer produtos de alto valor que tenham capacidades, significativamente, maiores e custos muito mais baixos.

Na linha actual de produtos do catálogo da 360 Systems queremos destacar-lhe dois, que decerto irão merecer a sua atenção. Falamos-lhe do Instant Replay3, e do novíssimo DigiCart5.

Instant Replay3

Sobre o Instant Replay3, tivemos já ocasião de o detalhar aqui e aqui no Feedforward. Trata-se de um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade, destinado a teatros, estações de rádio, salas de concerto, arenas, grandes estádios e outros recintos desportivos, entre muitas outras possíveis aplicações. Um aparelho, robusto, totalmente fiável, extremamente simples de operar, com qualidade broadcast, operável nas condições mais adversas. Saiba mais.

Digicart 5

O novíssimo Digicart 5 é o sistema de áudio mais avançado da 360 Systems, que continua uma história de 30 anos. COntinua a ser a primeira escolha para spots de áudio em broadcast. Com os novos recursos, o DigiCart 5 é a mais potente ferramenta para áudio integrado, susceptível de ser usado em rádio e televisão, em carros de exteriores, em aplicações audiovisuais ou eventos ao vivo de todo o tipo. Saiba mais.

Os equipamentos da 360 Systems podem ser descritos de forma simples. Qualidade de som broadcast, operação totalmente intuitiva, robustez sem compromissos, fiabilidade total. Agora cabe-lhe a si escolher o modelo que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça mais sobre estes e outros produtos da 360 Systems aqui. Consulte-nos para mais informações.


Rumar ao futuro, sem prescindir do passado

Há uma revolução em curso no domínio da produção audio-visual. O protocolo IP permite hoje que os equipamentos falem uns com os outros, estando assim criadas condições para que surjam novos e mais poderosos fluxos de trabalho. A oferta de novos equipamentos, com novas possibilidades de operação e novas características obedece ao referido protocolo. A pergunta, no entanto, mantém-se para quem quer acompanhar esta inevitável mudança, como é o caso de estruturas que não foram montadas de raiz com base nesse protocolo: o que fazer com todo o equipamento herdado do passado, que traduz investimentos avultados, muitas vezes longe ainda de terem sido rentabilizados? A SONIFEX propõe-lhe a solução, através de interfaces simples, que permitem a comunicação entre o equipamento tradicional e o novo. Bem-vindo à série AVN.

Os novos interfaces da série AVN da SONIFEX convertem entradas e saídas analógicas balanceadas ou AES3 para Dante AoIP. Para I/O analógicos, 4 e 8 canais bidirecionais, obtêm-se 16 canais de entradas e 16 de saída. Nestes produtos analógicos, o nível de alinhamento global pode ser definido para entradas e saídas. Para AES3 existe uma interface bidirecional de 8 canais estéreo. Todos os modelos analógicos e AES3 podem ser encomendados com portas Dante redundantes simples ou duplas. Simples de configurar e operar, essas soluções económicas de montagem em rack oferecem uma solução fácil em qualquer área de actividade profissional no campo dos AV.

Estes interfaces de áudio plug and play simples oferecem um método prático e elegante de ligar equipamentos de áudio analógicos e digitais tradicionais a uma rede de áudio Dante AoIP.

Qual é a diferença entre essas unidades e outras? A resposta é simples: a qualidade do áudio. A SONIFEX usa circuitos A/D e D/A que apresentam um desempenho analógico 10 vezes superior ao do produtos concorrentes similares, proporcionando uma banda dinâmica >120dB .

Nas séries Multi-Channel Dante® e AVN-DIO Audiophile Dante® vai encontrar soluções para todos os seus problemas de conversão para e de redes Dante AoIP. É a solução para entrar neste novo mundo sem pôr em causa o seu investimento passado.

Saiba mais sobre estes produtos aqui e consulte-nos para mais informação.


Um laboratório na crista da onda

A masterização é uma das partes mais importantes do processo de produção musical. É uma arte única e desde há 25 anos que o WaveLab da STEINBERG é a escolha número um para profissionais de masterização. O WaveLab é uma solução de masterização completa, com todas as ferramentas necessárias para cobrir qualquer fluxo de trabalho do início ao fim. Com o apoio de uma rede global de engenheiros de masterização que o utilizam, o WaveLab é a chave para dar a cada aspecto da masterização uma dimensão totalmente profissional.

O que oferece, num primeiro e rápido resumo, uma ferramenta como o WaveLab da STEINBERG? Em primeiro lugar, a solução para a masterização e edição de ponta destinada à distribuição digital, em CD, vinil e noutros formatos. Em segundo lugar, a capacidade para a montagem de faixas diferentes para criar um álbum inteiro. Em terceiro lugar, uma unidade de medição de sinal excepcional, FX em tempo real, com processadores offline e ferramentas de restauro. Em quarto lugar, a possibilidade de integração, muito flexível, de hardware externo, para uma ainda maior e personalizada capacidade de processamento.

O WaveLab é muito mais do que a referência da masterização. A sua abordagem modular permite o uso de diferentes partes do seu abrangente conjunto de recursos em todas as áreas da produção de áudio profissional. Quer se trate de edição e processamento espectral precisos, restauro de áudio, análise forense de arquivos de som e muitos outros usos, o WaveLab tem as ferramentas para fazer todo esse trabalho de forma incrivelmente rigorosa e intuitiva.

O WaveLab oferece uma ampla variedade de funções de edição especializadas. É possível a edição destrutiva e não destrutiva, permitindo assim a escolha mais adequada ao seu projecto. A edição espectral de alta resolução, por exemplo, permite direcionar com precisão certas frequências e detectar ruídos indesejados, para removê-los com muito cuidado. O WaveLab possui as ferramentas de análise de áudio mais avançadas, actualmente disponíveis na indústria de som profissional. Uma gama abrangente de medidores de sinal – incluindo nível de pico, erros de volume, fase, espectro e bits – garante uma panorâmica incrivelmente precisa do som com o qual se está a trabalhar. Mas o WaveLab vai muito além do simples mostrar do que está a acontecer, porque permite uma visualização do espectrograma excepcionalmente detalhada, exibição de Wavelet e análise de frequência 3D, incluindo ferramentas de análise global para sondar profundamente os sons. As ferramentas de restauro de áudio de última geração do WaveLab são conhecidas pela sua capacidade de melhorar gravações antigas ou imperfeitas. Inclui o conjunto de plug-ins de restaurao RestoRig, como o DeClicker, DeNoiser, DeBuzzer, DePopper e DeCrackler, para remover uma ampla gama de ruídos e artefatos indesejados.

O WaveLab possui uma área de trabalho inteiramente dedicada ao processamento por batch, o que pode fazer economizar muito tempo aos utilizadores. Com uma vasta gama de efeitos de plug-in e processadores de alta qualidade à escolha, é possível criar com eles muitas colecções de plug-ins diferentes e produzir o rendering de vários arquivos em formatos diferentes de uma só vez. O WaveLab apresenta recursos de edição de metadados muito abrangentes e flexíveis, que podem ser mudados à medida e utilizados independentemente da utilização em concreto, material de origem ou resultado final. Além de toda a gama de códigos de metadados – incluindo ID3 v1 (para formatos MP3) e v2 que estão em conformidade com os padrões do iTunes – podem ser adicionadas letras e imagens aos metadados de cada arquivo. O WaveLab é também uma ferramenta fantástica para designers de som, não apenas pelas suas funções de análise, edição e restauro de áudio, mas também porque as suas avançadas ferramentas de processamento o tornam uma óptima solução para capturar amostras e criar loops, entre muitas outras possibilidades de utilização. O WaveLab permite a gravação estéreo e multipista, tornando-o a ferramenta ideal para uma ampla variedade de situações de gravação, dentro e fora do estúdio. O WaveLab tem a possibilidade de criar ficheiros de áudio interlaçados multicanal, para abrir, editar e guardar em formatos de áudio surround até 22.2 e Ambisonics, com edição mais fácil e opções de seleção detalhadas. É perfeito também para podcasts, uma parte hoje tão importante da transmissão de áudio. Uma das áreas de trabalho do WaveLab é dedicada a gravar, organizar episódios e prepará-los para publicação. Existe uma versão do WaveLab, o Cast, apenas centrada nesta capacidade.

Uma ferramenta excepcional, de que aqui lhe pretendemos dar apenas uma imagem rápida. Se quiser saber mais, veja aqui. Se o seu universo de trabalho se centra nos podcasts e noutras aplicações para redes sociais, existe uma versão especial dedicada o WaveLab Cast. Veja aqui mais sobre este produto. Para saber mais ainda sobre o WaveLab da STEINBERG e para ficar a conhecer mais sobre as suas possibilidades, venha falar connosco.