Pre One, o novo pré-amplificador da SPL

Para a SPL, o som está sempre em primeiro plano. Quando soa bem, gostamos de ouvir. Para obter um bom som, é preciso experiência e saber técnico. Estão ambos presentes na série One. O Pre One é uma das últimas novidades desta série da marca alemã. Um compacto pré-amplificador de microfone ou instrumento, com a qualidade, robustez e fiabilidade de funcionamento a que a SPL nos habituou. Complemento perfeito para a sua DAW ou qualquer outra situação em que estas qualidades sejam um requisito.

O Pre One está equipado com dois pré-amplificadores. Com um design discreto, foram desenhados para oferecer uma característica sonora aberta e transparente. Estes pré-amplificadores têm, para além da entrada de microfone, uma outra característica: o segundo pré-amplificador também possui uma entrada para instrumentos de alta impedância, para que instrumentos como guitarras eléctricas, por exemplo, possam beneficiar da qualidade do Pre One.

Em termos de tecnologia e qualidade do som, os pré-amplificadores têm as mesmas características dos pré-amplificadores da SPL modelo Channel One Mk3, de que já aqui lhe falámos amplamente no Feedforward.

O Pre One tem tudo aquilo que se pode esperar de um pré-amplificador. O controlo de ganho pode ser usado para ajustar a pré-amplificação. A faixa de controlo varia entre +8 dB e +62 dB, o que permite que até microfones realmente exigentes explorem todo o seu potencial. O LED de sinalização verde indica a presença de sinal. Um filtro passa-alto, com 6 dB por oitava, está disponível em ambas as secções do pré-amplificador e reduz o ruído abaixo de 80 Hz quando activado. Este filtro de corte de graves pode ser usado tanto nas entradas de microfone como na entrada de instrumento do segundo pré-amplificador. Ambos os pré-amplificadores possuem um selector de 48 V. Este activa a alimentação de 48 V, necessária para o uso de microfones condensador. A função de inversão de fase dos pré-amplificadores inverte a polaridade do sinal. Após pressionar o interruptor, a fase é invertida em 180°.

Duas outras interessantes funções estão presente no Pre One. Para cada um dos dois pré-amplificadores, o Flair e o Contour fornecem uma predefinição de equalização analógica para ajustar a qualidade do som. Quando o Flair é activado, esta função confere ao sinal uma gama incrivelmente bela de frequências agudas. Agudos sedosos são a palavra-chave aqui. Quando o Contour é activado, o sinal integra-se perfeitamente numa mistura compacta, mantendo a sua presença e força naturais. Os interruptores PAD, para cada secção do pré-amplificador estão localizados como interruptores DIP na parte traseira do Pre One. Estes activam uma atenuação do sinal da entrada do microfone em 20 dB, permitindo o processamento mesmo de níveis muito altos, como é o caso, por exemplo, de gravações de instrumentos de percussão ou metais com um volume alto.

Dois microfones podem ser ligados ao Pre One e amplificados simultaneamente. As entradas de microfone são equipadas com fichas XLR Neutrik, com os contatos banhados a ouro. A transmissão do sinal é balanceada eletronicamente, a um nível nominal de +0 dBu. O pré-amplificador 2 do Pre One também possui, como se disse, uma entrada de instrumento Hi-Z de baixíssimo ruído. Assim, instrumentos com sinal Hi-Z, como guitarras ou baixos eléctricas e diversos sintetizadores, podem também beneficiar do som do Pre One. Se um instrumento for ligado à entrada de instrumento, a entrada de microfone 2 será desactivada. Cada um dos dois pré-amplificadores de microfone possui ainda uma saída de linha separada. Essas saídas fazem-se com fichas TRS, balanceadas, e, portanto, podem ser ligadas a todos os interfaces de áudio.

O Pre One é um versátil e robusto pré-amplificador, ideal para qualquer estúdio de produção, seja qual for o seu fim. Com ele, o utilizador garante uma total pureza do sinal e uma enorme flexibilidade utilização.

Saiba tudo sobre o Pre One aqui. Para saber mais ainda, consulte-nos.


High End TV escolhe LAWO para garantir alto desempenho

A High End TV, a empresa americana líder no fornecimento de serviços móveis de broadcast e gravação, reforçou seu compromisso com a excelência com a instalação de uma mesa de mistura da LAWO, modelo mc²56 MkIII no seu principal carro de exteriores, o Symphony. Projectado para espectáculos e todo o tipo de eventos de alta qualidade, bem como para produção cinematográfica, o Symphony oferece um fluxo de trabalho de áudio impecável, com a tecnologia LAWO a assumir um papel central. Com esta importante actualização, a High End TV responde a uma necessidade de desempenho que garanta, consistentemente, produções impecáveis aos seus clientes.

Com sede em Nashville, EUA, a High End TV oferece serviços de ponta na área da produção móvel para espectáculos, festivais e broadcast. Com uma considerável reputação, no que diz respeito à qualidade e inovação dos seus serviços, a empresa especializou-se na produção de vídeo e áudio de alta qualidade, oferecendo igualmente fluxos de trabalho para cinema em 4K HDR e 35 mm, dispondo para isso dos melhores equipamentos.

Ora, a High End TV reforçou o seu compromisso de fornecimento de serviços de excelência em áudio com a instalação de uma mesa de mistura modelo mc²56 MkIII da LAWO no seu principal carro de exteriores, o Symphony. Projectado para cobrir espectáculos e eventos de alta qualidade, bem como para produção cinematográfica, o Symphony oferece um fluxo de trabalho de áudio impecável, com a tecnologia LAWO no seu centro.

O objectivo era o de dispor de uma mesa de mistura um console que pudesse lidar com um número alto de entradas, fornecer áudio de qualidade cristalina a 96 kHz e proporcionar integração perfeita com a infraestrutura existente. A LAWO, no entender da High End TV, não só correspondeu a esses critérios como superou as expectativas, com a eficiência com que lida com os fluxos de trabalho e recursos de áudio em rede disponibilizáveis pela empresa.

A nova mc²56 MkIII, equipada com uma unidade A__UHD, oferece até 256 canais de processamento e suporte total para operação a 96 kHz. Os seus amplos recursos de distribuição de sinal, integração IP perfeita e gravação multipista, de forma redundante, transformam a nova mesa num recurso inestimável para, por exemplo, produções de TV de alto padrão. Com a mc²56 MkIII, a High End TV tem agora a flexibilidade para lidar com qualquer situação, desde o pequeno concerto acústico até ao festival, de grande dimensão, com vários grupos e orquestras, tudo com o mesmo sistema. E por funcionar com base no protocolo IP em formato nativo, dispõe agora da possibilidade de expandir esta configuração facilmente e integrar fontes adicionais com o mínimo de esforço.

Um outro factor importante que levou à escolha da LAWO foi a capacidade de integração perfeita com a restante infraestrutura de áudio do Symphony. O carro está equipado com stageboxes A__stage64 e um gateway Power Core Rev3 AP, que garantem ligações, via analógica e Dante, de alta qualidade.

Saiba mais sobre todo este projecto aqui. Saiba tudo sobre a mesa de mistura modelo mc²56 MkIII da LAWO aqui . Venha saber mais ainda, visite-nos ou falar-nos das suas necessidades de produção. A AVANTOOLS é especialista na montagem de carros de exterior.


Novo SmartPanel DSP-1216HL da RIEDEL

Com base na tecnologia que está na origem dos interfaces de utilizador baseadas nas aplicações SmartPanel da RIEDEL, os SmartPanels da Série 1200 são, sem dúvida, os painéis mais inteligentes criados até ao momento pela marca alemã. O conceito de SmartPanel separa os recursos do painel do seu hardware e transforma-o num dispositivo genérico, no qual os utilizadores podem instalar diferentes aplicações que lhes vão proporcionar diferentes tipos de utilizações. Os SmartPanels, funcionam hoje, mas continuarão a funcionar no futuro, à medida que novas funções e aplicações forem sendo criadas. Este é um dos princípios desta importante tecnologia. A RIEDEL acaba de lançar um novo modelo, no âmbito desta série 1200, o DSP-1216HL, preparado para funcionar como uma unidade de desktop, autónoma, poupando espaço e recursos.

Os SmartPanels da Série 1200 representam um salto quântico em flexibilidade, potência e conectividade do fluxo de trabalho. Com múltiplos ecrãs multi-toque coloridos, teclas híbridas, inovadoras, a capacidade de aproveitar aplicações que permitem multifuncionalidade e a flexibilidade de se adaptarem facilmente a diversos fluxos de trabalho que possam estar em uso num determinado momento, esses novos painéis estão prontos para uma operação que permite executar rotinas antigas de trabalho, ao mesmo tempo em que abrem possibilidades de fluxos de trabalho, totalmente novos. O novo DSP-1216HL junta a tudo isso a possibilidade de funcionar de forma autónoma, em modo desktop, facilmente portátil, desligado de quaisquer racks, utilizável onde e quando for conveniente.

Tal como um smartphone, um SmartPanel permite que os utilizadores adaptem as suas funcionalidades aos seus fluxos de trabalho, utilizando diversas aplicações, em vez de múltiplos painéis com uma única finalidade. Essa abordagem flexível reduz os custos e a complexidade de hardware, ao mesmo tempo que garante investimentos futuros, já que novos recursos podem ser adicionados por meio de atualizações de software. Desde o início, o DSP-1216HL suporta imediatamente as três aplicações, já disponíveis para os SmartPanel da Série 1200: o Intercom para comunicação em tempo real, o Painel de Controlo para integração perfeita com terceiros e o de Monitorização de Áudio, para controlo de sinal de áudio, de alto desempenho.

Anteriormente, os utilizadores que desejavam aproveitar todas as vantagens dos SmartPanels da série 1200 dependiam de painéis montados em rack, adaptados para uso em mesa. O novo SmartPanel de Mesa DSP-1216HL oferece agora, de modo totalmente integrado, um maior conforto ao utilizador, fluxos de trabalho optimizados e máxima eficiência em ambientes de produção exigentes. Este novo modelo reúne inúmeras funcionalidades, integradas de forma compacta, que oferecem aos utilizadores mais espaço, ergonomia aprimorada e um interface de utilizador totalmente intuitivo. O hardware multifuncional economiza espaço, energia, peso e custo, mantendo a flexibilidade, a fiabilidade e o amplo conjunto de recursos que os clientes RIEDEL esperam e poderão esperar no futuro.

Projectado para integração perfeita com o ecossistema de intercomunicação Artist da RIEDEL, o DSP-1216HL oferece amplas opções de conectividade e um foco claro em padrões IP abertos. Pode ser ligado ao Artist-1024 via AES67 (SMPTE ST 2110-30) ou ao Artist-32/64/128 via AES3 e adapta-se perfeitamente às redes de produção modernas. O sistema de altifalantes 2.1 de alta qualidade do painel, não só melhora os fluxos de trabalho de intercomunicação, com inteligibilidade cristalina em cenários sem auscultadores, como permite também a utilização, com segurança, desta unidade como solução de monitorização de áudio. O tamanho compacto e a opção de montagem VESA tornam o DSP-1216HL ainda mais versátil, permitindo aos utilizadores criar uma configuração flutuante para maximizar o espaço e a flexibilidade.

Conheça mais sobre este novo produto da RIEDEL. Saiba também mais sobre os SmartPanels e as aplicações disponíveis neste momento aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos. A AVANTOOLS é o especialista #1, em Portugal, em sistemas de intercomunicação para AV profissional, broadcast, live, estúdio e outras aplicações.


Run Home (3)

Terminamos hoje esta série de artigos sobre a HOME, a plataforma de gestão de infra-estruturas de média da LAWO. Ligue tudo, prima um botão e deixe que o sistema se configure a si próprio, reservando o seu tempo e espaço livres para fazer aquilo que verdadeiramente interessa: concentrar-se nos seus conteúdos. Este é o princípio geral do HOME. Não se trata já de saber se o futuro assenta no IP. Trata-se de potenciar totalmente os seus recursos, baseados neste protocolo. Nesta nova série demos-lhe alguns detalhes gerais sobre esta aplicação, verdadeiramente revolucionária, da LAWO. Uma nova era de produção profissional? Não tenha dúvidas.

Boas notícias para os gestores de recursos de linha ou CFOs: usar funcionalidades baseadas na nuvem não significa automaticamente que os serviços devem ser terceirizados, para um provedor de serviços externo, cujo contador está a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que certamente pode produzir surpresas desagradáveis.
Com a HOME, a nuvem começa na sua sede, privada e localmente, e está pronta a expandir-se, quando e para onde quiser.
A plataforma HOME está projectada para gerir blocos funcionais de microsserviços, que são auto contidos e fornecem funcionalidades, para operadores ou outros serviços. Além dessa arquitetura, a HOME fornece as interfaces de utilizador corporativas para gerir a infraestrutura. Por exemplo, para configurar uma V__matrix ou para definir os parâmetros de um nó final A__line.


Sempre que um sistema precisa de ser redimensionado, seja em tamanho ou geograficamente, a HOME ajusta-se automaticamente a esse sistema. Caso haja necessidade de uma capacidade maior de descoberta e registo, porque a instalação cresceu, novas instâncias de recursos necessários podem ser facilmente adicionadas. Se novos locais forem adicionados, mais instâncias HOME podem ser adicionadas e ligadas em rede entre si para garantir que todos os recursos possam ser acedidos ​​de qualquer lugar.

O mesmo mecanismo poderá ser aplicado quando se trata de aumentar a resiliência do sistema. Os serviços alojados pelo HOME são executados no modo de balanceamento de carga, isto é, estão sempre prontos para assumir o controlo de outros serviços que repentinamente ficam offline.
A arquitetura nativa baseada no conceito de cloud da HOME é separada de quaisquer restrições de hardware. Isso dá a liberdade de estender a sua configuração não apenas nos seus sites e localizações, mas também em centros de dados ou provedores de serviços externos. Esta pode ser a maneira perfeita de ligar operações de serviços alojadas em nuvens privadas, no local ou remotamente.
Um dos princípios básicos do HOME é que esta concentra-se em padrões abertos, sempre que possível, para uma compatibilidade mais ampla. Isso torna a HOME uma solução de gestão à prova do futuro para ambientes de produção assentes em média com base no protocolo IP, com flexibilidade e capacidade de utilização de recursos maximizadas.

Resta acrescentar que a HOME é uma aplicação cujo valor, vis-a-vis o seu significativo potencial, incrível facilidade de uso e tremenda flexibilidade, não tem paralelo no mercado. A HOME proporciona um real empoderamento ao seu utilizador.

Terminamos assim esta rápida viagem pela HOME, a plataforma de gestão para infra-estruturas de média, baseadas em IP da LAWO. Esperamos que este novo produto desperte o seu interesse e que consiga intuir todo o seu potencial. Para saber mais veja, por favor, clique aqui. Se desejar saber mais ainda sobre esta aplicação, contacte-nos. A AVANTOOLS é especialista em novas soluções para gestão de recursos de áudio e vídeo profissional.


Run Home (2)

Continuamos a série de artigos sobre a HOME, a plataforma de gestão de infra-estruturas de média da LAWO. Ligue tudo, prima um botão e deixe que o sistema se configure a si próprio, deixando-lhe o tempo e o espaço livres para fazer aquilo que verdadeiramente interessa: concentrar-se nos seus conteúdos. Este é o princípio geral do HOME. Não se trata já de saber se o futuro assenta no IP. Trata-se de potenciar totalmente os seus recursos, baseados neste protocolo. Nesta nova série vamos dar-lhe alguns detalhes gerais sobre esta aplicação, verdadeiramente revolucionária, da LAWO. Uma nova era de produção profissional? Não tenha dúvidas.

O rimo acelerado marca os ambientes de produção audio-visual ao vivo de hoje. Os operadores dependem de uma rotina de configuração de dispositivos rápida e unificada, especialmente quando se trata de definir parâmetros genéricos de dispositivo ou configurar remetentes e receptores. A possibilidades de guardar e recuperar configurações também é uma mais valia importante.
Com base na sua arquitetura nativa da nuvem, a HOME transforma-se numa espécie de centro de controlo de missão para esses processos. A aplicação fornece acesso rápido aos parâmetros do dispositivo por meio de um interface de utilizador unificado, concebido para ajustes fáceis, independentemente do ponto final que está a ser controlado. Além disso, a HOME é o IU de escolha para usar e gerir as inovadoras HOME Apps da LAWO, que correm em servidores padrão, em qualquer lugar.

O mesmo mecanismo aplica-se quando se trata de aumentar a resiliência do sistema. Os serviços alojados pela HOME são executados no modo de balanceamento de carga, sempre prontos para assumir o controlo de outros serviços que repentinamente ficam offline.
A arquitetura nativa da nuvem do HOME é separada de quaisquer restrições de hardware. Isso dá-lhe a liberdade de estender a sua configuração, não apenas nos seus sites e localizações, mas também em centros de dados ou provedores de serviços terceiros. Esta pode ser a maneira perfeita de ligar operações de serviços alojadas em nuvens privadas no local ou remotamente.
Um dos princípios básicos da HOME é a de que ela se baseia em padrões abertos, sempre que possível, para uma compatibilidade mais ampla. Isso torna a HOME uma solução de gestão à prova de futuro, para ambientes de produção de média assentes em IP, com flexibilidade e utilização de recursos maximizadas.

Em síntese, a HOME é capaz de localizar e processar informações vindas de dispositivos de ponta compatíveis com a norma NMOS IS-04, de terceiros, e outros recursos, por meio de um registo central.
A HOME é também capaz de exibir e processar alterações de estado nos dispositivos de ponta NMOS disponíveis no momento e os seus recursos. Finalmente, a HOME é capaz de ligar e desligar fluxos entre remetentes e receptores compatíveis com IS-05, para além de exibir o estado actual de todas as conexões IS-05 existentes.

Terminaremos esta rápida análise da HOME para a semana. Se desejar, desde já, saber mais sobre esta aplicação, contacte-nos. A AVANTOOLS é especialista em novas soluções para gestão de recursos de áudio e vídeo profissional.


Run Home (1)

Iniciamos hoje uma série de artigos sobre a HOME, a plataforma de gestão de infra-estruturas de média da LAWO. Ligue tudo, prima um botão e deixe que o sistema se configure a si próprio, reservando o seu tempo e espaço livres para fazer aquilo que verdadeiramente interessa: concentrar-se nos seus conteúdos. Este é o princípio geral do HOME. Não se trata já de saber se o futuro assenta no IP. Trata-se de potenciar totalmente os seus recursos, baseados neste protocolo. Nesta nova série vamos dar-lhe alguns detalhes gerais sobre esta aplicação, verdadeiramente revolucionária, da LAWO. Uma nova era de produção profissional? Não tenha dúvidas.

A HOME é uma super plataforma de gestão para infra-estruturas de média, baseadas em IP. Foi projectada para ligar, gerir e proteger todos os aspectos e instâncias de qualquer ambiente de produção ao vivo. A HOME fornece a possibilidade de uma interacção mais eficiente dos operadores e engenheiros com as suas ferramentas.
A HOME é uma aplicação baseada na cloud, de forma nativa por design, e pronta para ser executada em qualquer lugar, independentemente da dimensão do sistema. Com a HOME, a nuvem começa na sua sede, de forma privada e localizada. A aplicação transforma uma variedade de dispositivos, configurações, sites, hubs e centros de dados numa rede poderosa e ágil, de forma rápida e perfeitamente segura.
Dentro do HOME, a descoberta de dispositivos é automática, enquanto registá-los e admiti-los na rede está apenas à distância de um toque num botão.
Com a adopção do protocolo IP, o foco dos operadores mudou. Já não se trata agora de saber se devem ou não adoptar esse protocolo, mas de saber como usar o seu potencial com o mínimo de esforço e o máximo efeito. É aqui que a HOME brilha: a aplicação aborda todos os problemas urgentes que os operadores, no mundo real da produção, enfrentam hoje e enfrentarão, previsivelmente, amanhã. Num só lugar e por meio de um único interface de utilizador, intuitivo e independente da plataforma.
A HOME é também a chave que permite que os utilizadores das “HOME Apps” façam. a gestão das suas aplicações de processamento conteinerizadas, assentes em servidores genéricos.

Qualquer engenheiro ou operador de sistema experiente confirmará que os problemas mais urgentes de hoje (e de amanhã) não se resumem a alavancar ao máximo os recursos disponíveis numa nuvem pública. O registo e a descoberta de soluções existentes e a simplificação da implantação de configurações estão muito mais no topo da agenda. Tempo é dinheiro e uma gestão ágil é fundamental.
A HOME resolve esse enigma da complexidade de IP com a descoberta automática de dispositivos compatíveis (lives@HOME), que são registados num local central, com o seu nome, localização, status e tipo. Isso aplica-se tanto às soluções LAWO como às de terceiros, na categoria de “primeira classe”, bem como aos dispositivos compatíveis com as normas NMOS IS-04 e IS-05. A HOME passou com sucesso no autoteste JT-NM na categoria de Controlador e Registo em agosto de 2022.
Os dispositivos desconhecidos para a HOME são colocados em quarentena quando aparecerem na rede, para a proteger contra efeitos indesejáveis. Todos os recursos registados aparecem numa lista de inventário, que actua como ponto de entrada das configurações específicas do dispositivo. Como próximo passo lógico, os utilizadores agora podem substituir dispositivos existentes, mas defeituosos, no seu ambiente HOME num piscar de olhos.
Todos os produtos actuais de vídeo e áudio da LAWO — incluindo alguns que recentemente chegaram ao fim da sua vida útil — são nativos do HOME.

Vamos continuar a passar em revista algumas das outras principais características da HOME em próximos artigos. Se desejar, desde já, saber mais sobre esta aplicação, contacte-nos. A AVANTOOLS é especialista em novas soluções para gestão de recursos de áudio e vídeo profissional.


Novo TouchMonitor 5 da RTW

O TouchMonitor 5 é a nova unidade de medição de loudness da RTW, para redes Dante e Ravenna. As imensas capacidades de medição do novo modelo não o vão deixar indiferente. Compacto, muito fácil de usar, o TouchMonitor 5 surpreende. Com 60 anos de experiência, a RTW habituou-nos a um padrão de qualidade, virtualmente, impossível de igualar. O seu lugar no mercado do áudio torna-a uma empresa de referência, reconhecida em todo o mundo. Quando parecia que nada de novo poderia vir da companhia alemã, eis-nos surpreendidos mais uma vez com este TouchMonitor 5. A RTW ultrapassou-se a si própria. Com os olhos postos no áudio, é ver para crer.

O TouchMonitor 5 é uma nova unidade de medição de loudness da RTW, compacta, projectada para aplicações de áudio sobre IP. Com base na tradição da empresa alemã de criação de dispositivos de medição prontos para aplicações ao mais alto nível de exigência, qualquer que seja a sua área de utilização, este modelo dispõe de um ecrã sensível ao toque, de utilização muito intuitiva, de 5″, e tem um design compacto, perfeito para qualquer área de trabalho.

O TouchMonitor 5 oferece medição de precisão, assente no padrão RTW, apresentando um Loudness Chart para rastrear o valor do loudness ao longo do tempo e um vectorscópio para detectar problemas de fase. Suporta 16 canais para formatos imersivos, como Dolby® Atmos, fornece um conjunto muito abrangente de ferramentas de medição para volume, nível e fase e está disponível em duas versões: Dante® e Ravenna/AES67/ST 2110.

Confira as características principais do TouchMonitor 5.

  • Medidor imersivo, com ecrã sensível ao toque de 5”
  • Suporte para 16 canais
  • Suporte para formatos estéreo surround e imersivos, incluindo 5.1 e 7.1.4
  • Medição de precisão RTW com gráficos de barras PPM e TruePeak personalizáveis ​​e instrumentos Moving Coil
  • Vetorscópio de áudio e medidor de correlação de fase
  • Instrumento gráfico para medição de volume em função do tempo
  • Implementação completa dos mais recentes padrões e recomendações de volume, incluindo volume com gate de diálogo
  • Gráficos de barras para volume somado com valores momentâneos, de curto prazo, integrados e intervalo de volume (LRA)
  • Exibição numérica de todos os valores relevantes, como M, S, I, LRA, TPmax, Mmax, Smax, Itime, Sd, Id, LRAd, D%
  • Instrumento LRA
  • Páginas de visualização personalizáveis
  • Fácil configuração com interface baseada num simples webrowser
  • Power over Ethernet (PoE – compatível com IEEE 802.3af)
  • Taxa de amostragem de até 96 kHz
  • Modo de operação bloqueável: configuração à prova de falhas, com acesso somente para controlos relevantes. Evita operação não intencional durante uma emissão ou utilização ao vivo.
  • Com suporte para até 16 canais de rede AoIP, o TouchMonitor 5 pode lidar com configurações de canal de estéreo a 9.1.6, incluindo o surround 5.1 e 7.1, bem como 7.1.4 e 9.1.6 imersivo.

O TouchMonitor 5 foi projectado especificamente para ambientes de áudio em rede, e exibe uma versatilidade que o torna ideal para uma ampla gama de aplicações de áudio profissional, onde se pode destacar o broadcastrodução e a pós-produção, o live, rádio, cinema, instalações fixas e muito mais.

Saiba tudo sobre o novo TouchMonitor 5 aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos. A Avantools é especialista em soluções de medição de sinal.


A LAWO na Coreia do Sul

Um sistema que pudesse processar de forma fiável vários sinais, como parte da configuração primária/backup e integrar-se perfeitamente com o processo de controlo VSM de uma carro de exteriores de nova geração. Um sistema que, para além disso, permitisse encaixar-se precisamente no espaço limitado de uma rack, sem problemas de hardware, durante a expansão ou redução do carro. Este foi, em resumo, o “caderno de encargos” que levou a Korean Broadcasting System, a optar por uma solução LAWO para o seu novo carro de exteriores HDTV-4, o principal da frota do poderoso broadcaster sul-coreano. Um caderno de encargos simples, uma solução poderosa, a pensar no presente e no futuro.

A KBS (Korean Broadcasting System) é a emissora nacional da Coreia do Sul. Fundada em 1927, é uma das principais emissoras de televisão e rádio da Coreia do Sul, e funciona sob a alçada do Ministério da Economia e Finanças. A KBS opera sete redes de rádio, dez canais de televisão e vários serviços exclusivos da Internet. Os vários canais generalistas ou especializados, incluem também um serviço internacional, a KBS World, que fornece serviços de televisão, rádio e um serviço online em 12 idiomas.

A Korean Broadcasting System (KBS) actualizou o seu principal carro de exteriores (OB) HDTV-4 com as soluções avançadas de áudio baseadas no protocolo IP da LAWO. Esta melhoria proporciona um aumento da flexibilidade, do desempenho e da eficiência do carro na produção ao vivo, garantindo uma cobertura de alta qualidade para grandes eventos.

O HDTV-4 é o maior carro de exteriores da KBS e foi projectado para produções de ponta, com a sua configuração de 16 câmaras e um espaço de trabalho meticulosamente planeado. Para atender às crescentes exigências do live broadcast, a KBS renovou completamente a infraestrutura de áudio do carro, substituindo o equipamento tradicional por uma mesa modelo mc²56, um motor de áudio A__UHD Core, um Power Core Gateway e uma stagebox A__stage64.

A mesa mc²56 foi projectada para ambientes de alta pressão e ritmo acelerado. Fornece amplo poder DSP, um interface amigável e fluxos de trabalho personalizáveis. Com suporte para os protocolos SMPTE ST 2110, AES67 e RAVENNA, a mesa integra-se perfeitamente na infraestrutura assente em IP da KBS.

No âmbito das transmissões de programas de desporto, por exemplo, o carro recebe sinais individuais de microfone e comentário, para criar um som envolvente. Para programas de música, a KBS colabora com empresas de produção de som externas, gerindo vários sinais (Analógico, AES3, AES10) para produção de programas. A mesa mc²56 acomoda esses sinais externos, bem como sinais internos de reprodutores de arquivos, equipamentos gráficos, reprodutores de CD e unidades de reverberação, garantindo uma mistura perfeita e saída de áudio de alta qualidade.

Com a KBS em plena transição para uma infraestrutura totalmente baseada no protocolo IP em marcha, era necessária uma solução que garantisse fiabilidade. A excelente estabilidade do sistema da LAWO, combinada com excelentes características sonoras, foi o factor decisivo para a escolha da marca alemã.

Saiba mais sobre esta instalação aqui. Sobre os equipamentos agora instalados pela KBS, saiba mais aqui. Visite-nos para ficar a saber mais ainda.


Intercomunicação profissional

Um projecto inovador, desenvolvido pela Oman TV, de que lhe falámos aqui na semana passada, assentou na transformação de um teatro num estúdio de novas características. Tratou-se de criar um espaço híbrido, que une recursos de eventos ao vivo com funcionalidades de broadcast. No que diz respeito à rede de áudio, essa transformação tem como base uma infraestrutura, de última geração, alimentada por soluções de ponta, assentes no protocolo IP. A nossa representada STUDIO TECHNOLOGIES é uma das empresas que participou nesse projecto.

Integrando, de forma totalmente transparente, uma complexa rede assente no protocolo AoIP (cf. Feedforward #682), desenvolvida para a Oman TV, a STUDIO TECHNOLOGIES contribuiu com alguns dos seus modelos que incorporam a tecnologia DANTE. Falamo-vos, em particular do modelo 348 Intercom Station e dos recentemente lançados modelos 214A, 215A, e 216A Announcer’s Consoles.

O modelo 348 Intercom Station fornece oito canais independentes de emissão e escuta, que são compatíveis com redes de áudio sobre Ethernet Dante®. A unidade de mesa foi projectada para servir como um centro de controlo de áudio para técnicos de produção e apoio, em inúmeras aplicações, incluindo transmissões desportivas e de notícias, eventos ao vivo ou teatro, entre outros. Os canais do Modelo 348 podem fazer parte de “linhas de grupo” virtuais criadas com outros dispositivos compatíveis ou ser usados ​​diretamente em implementações de intercomunicação ponto a ponto. A gama de recursos simplifica o uso do Modelo 348, localmente ou como parte de uma implementação REMI ou “At-Home” geograficamente diversa. Além de aplicações em intercomunicação, a unidade pode criar vários canais IFB independentes. Outras aplicações podem igualmente beneficiar da capacidade do Modelo 348 criar facilmente misturas de monitorização, a partir dos canais de áudio do receptor Dante (entrada). Isso torna esta unidade uma escolha viável para cenários apenas de escuta.

Por sua vez, os modelos 214A, 215A, e 216A foram projectados para servir como centro de controlo de áudio para locutores, comentadores e realizadores. Estes modelos incorporam capacidades e desempenho dentro dos mais avançados parâmetros actuais, mantendo a compatibilidade com os produtos bem conceituados, os clássicos modelos 214, 215 e 216. As novas unidades continuam a oferecer excelente desempenho de áudio, ao mesmo tempo que aumentam a fiabilidade e oferecem suporte a configurações de todos os recursos, usando o aplicativo de software STcontroller. Além disso, os recursos de monitorização, em tempo real, VenueView do STcontroller são também suportados. Disponível gratuitamente através da Studio Technologies, o aplicativo de software STcontroller permite a configuração rápida e fácil dos modelos 214A, 215A e 216A para atender às necessidades exactas de uma função. O STcontroller é oferecido em versões compatíveis com os sistemas operativos WinOS® e macOS®.

As micro mesas modelo 214A, 215A e 216A são adequadas a inúmeras aplicações, incluindo transmissão desportivas na televisão ou rádio, anúncios em estádios e eventos comerciais. As três mesas são compatíveis com ambientes de transmissão e sistema de áudio que utilizam a tecnologia Dante® audio-over-Ethernet. Uma ligação Ethernet com Power-over-Ethernet (PoE) é tudo o que é necessário para tornar estes modelos parte de um sofisticado sistema de áudio em rede. Um microfone e um par de auscultadores (ou um headset de broadcast) completam a instalação. Seja o sinal de áudio no ar, áudio de retorno ou o feed de sinal do auscultador, a qualidade de áudio superior é sempre mantida.

A STUDIO TECHNOLOGIES produz uma importante linha de equipamentos de intercomunicação assente no protocolo AoIP, entre outros produtos. Vale a pena conferir todas as possibilidades que a empresa oferece.

Saiba mais sobre a STUDIO TECHNOLOGIES, sobre estes e outros equipamentos produzidos pela empresa, aqui. Para mais informações sobre estes e outros produtos da empresa, consulte-nos, por favor. A AVANTOOLS é especialista número 1 do país, em intercomunicação para broadcast, live, eventos e estúdios.


Audio profissional: o ano de 2024 em revista (2)

Durante o ano de 2024 assistimos ao surgimento de uma série de novos produtos, em especial, na área das redes digitais e do seu papel na produção AV. O processo é imparável. Ao “digital” sucede agora a integração de todos os equipamentos, num todo, mais coeso, mais flexível, mais simples de operar e de manter, baseado nos protocolos IP. A AVANTOOLS esteve nessa transformação desde o início, como tinha estado, aliás, na transição do analógico para o digital. Os nosso parceiros comerciais e os nossos clientes contam connosco para acompanhar esta revolução, com a nossa experiência e mais valia. Muita coisa nova surgiu durante o ano transacto, que permite abrir novas perspectivas ao sector. Disso vos fomos dando conta ao longo de várias edições do Feedforward em 2024. E é disso que queremos fazer aqui um curto balanço. Na primeira edição desta revista do ano de 2024 falamos-lhe das novidades no domínio da revolução do AVoIP, de uma série de marcas a que temos o prazer de estar associados. Vamos hoje concluir com duas das maiores empresas do ramo, relembrando-lhe do que de novo nos trouxeram em 2024.

A RIEDEL é, sem dúvida a marca de referência, no que se refere à revolução da intercomunicação baseada no protocolo AoIP. Bastaria ter em atenção os locais e eventos nos quais a presença das redes RIEDEL desempenham um papel fulcral, para concluir que essa presença não se conquista sem atingir um padrão global de qualidade superior. Qualidade, quer aqui dizer capacidade de inovação, total fiabilidade e robustez e flexibilidade de utilização, traços muito acima dos de qualquer outro actor no mercado. Inovação é uma constante na marca alemã e o ano que passou viu intensificar-se esse importante aspecto dos seus pergaminhos. O modelo Artist conheceu uma série de melhoramentos que vieram sublinhar ainda mais a sua fiabilidade, eficiência, flexibilidade e escalabilidade.

Os diferentes modelos de SmartPanels incluindo o Virtual SmartPanel® (VSP), são ferramentas cada vez mais poderosas, agora complementados com uma série de aplicativos que tornam a sua utilização ainda mais flexível. Falamos-lhe da Intercom App, que suporta vários fluxos de trabalho por meio de teclas de alavanca híbridas patenteadas (por exemplo, fluxos de trabalho Falar/Ouvir e Falar/Silenciar) atribuição de cor a um grupo lógico, definida pelo utilizador, entre muitas outras possibilidades. Falamos-lhe da Control Panel App, que permite o controlo de fluxos de trabalho . Falamos-lhe ainda da Audio Monitoring App (AMA), que permite a monitorização de até 16 streams estéreo/mono baseados em IP e a possibilidade de uso simultâneo com os aplicativos Intercom e Control. Mas o ano de 2024 distingue-se também pelo lançamento da nova série de Network Stream Adapters (NSA), não esquecendo os constantes aperfeiçoamentos no clássico Bolero, o mais avançado modelo portátil de intercom do mercado. Confira tudo aqui.

A LAWO é outra das marcas de bandeira que nos orgulhamos de representar. O ano de 2024 assistiu à apresentação das mesas mc²56 MkIII e mc²36 MkII, carregadas com o novo software de última geração, na versão 12.0.0. Esta actualização redefine os recursos das mesas da série mc² com tecnologia A__UHD Core Audio Engine e adiciona suporte nativo para o aplicativo HOME mc² DSP. Além disso, esta nova versão inaugura uma nova era de flexibilidade e potência, com controlo nativo do HOME mc² DSP e a adição de 128 canais de processamento para a mesa mc²36 MkII. Também a nova crystal, para o Power Core Radio e a nova versão do VisTool fizeram a sua aparição no ano de 2024.

O HOME mc² DSP da LAWO é uma alternativa de software ao processador A__UHD Core, num pacote baseado em CPU para fluxos de trabalho de produção e é baseado na plataforma HOME aberta e unificada, onde a agilidade operacional é fundamental. Executando em plataformas genéricas de CPU e usando tecnologias nativas da nuvem e microsserviços, o aplicativo HOME mc² DSP garante agilidade e escalabilidade excepcionais, permitindo que os profissionais satisfaçam as suas exigências, mesmo no caso de fluxos de trabalho de produção de áudio mais complexos. O aplicativo HOME mc² DSP fornece até 2048 canais de processamento de entrada com a aclamada arquitetura DSP de nível mc², com suporte nativo de formatos imersivos.

Mas 2024 foi também o ano de expansão do aplicativo HOME. Para além do já referido HOME mc² DSP, a família HOME foi enriquecida com uma série de outras aplicações revolucionárias. A plataforma HOME é baseada em padrões abertos, por ex. SMPTE ST2110, NMOS, IEEE802.1x e RADIUS, e segue o LUX, os princípios de design de experiência unificada a um fluxo de trabalho consistente em todas as soluções IP da marca alemã. A família HOME consiste hoje num conjunto de dez aplicações. Em 2024 o conjunto foi enriquecido com o HOME Downstream Keyer (DSK), que estabelece uma novo padrão de referência em processamento de vídeo, trazendo um nível mais alto de controlo, flexibilidade e compatibilidade para ambientes de produção modernos. O Home Colour Corrector é um novo aplicativo HOME independente, que oferece funções de correção de cores YUV (YCrCb) e RGB com uma opção de conversão HDR – SDR. O HOME Timecode Generator é outro novo aplicativo do conjunto HOME Apps independente, que gera sinais de timecode para aplicações em infra-estruturas complexas. Podem ser gerados até 8 feeds de timecode ST2110-40 diferentes. Finalmente, o novo aplicativo HOME Delay, que permite que os operadores atrasem fluxos de entrada e saída (vídeo, áudio, auxiliares) simultaneamente ou separadamente. Confira tudo aqui.

Concluímos assim a nossa revista do ano de 2024. Mais uma vez com a certeza de que se o ano transacto foi fértil em novidades no domínio da revolução do AVoIP, em 2025 vamos continuar, certamente, a assistir ao aparecimento de novas ferramentas e a melhorias nas existentes, neste caminho para um novo paradigma. A AVANTOOLS está aí para a/o acompanhar. Bem-vindos ao futuro.

Por favor, contacte-nos para mais informações.