TouchControl 5 da RTW, cada vez mais poderoso

A arquitectura aberta do TouchControl 5 da RTW permite que este controlador, sem dúvida o mais poderoso e versátil do mercado, se torne uma ferramenta sempre cada vez mais útil. Recentes actualizações do software operativo permitem agora criar automaticamente configurações especiais, definidas pela detecção de diálogo. Paralelamente, é agora possível obter uma calibração da resposta da sala mais rigorosa, porque o número de bandas de frequência para análise, por altifalante, foi aumentado para oito. Muito francamente, o TouchContrtol 5 não tem paralelo no mercado.

Não há já adjectivos para classificar o TouchControl 5. Desde que surgiu, em 2023, esta ferramenta, imprescindível em qualquer estúdio moderno, ocupa um espaço próprio, sem verdadeiro termo de comparação com qualquer outra oferta do mercado, no seu domínio de operação. Mas o melhor pode-se sempre melhorar. Novas funções vão transforando aquilo que já era um super controlador de monitores e medidor de sinal, de qualidade incomparável, numa ferramenta cada vez mais poderosa.

Duas recentes actualizações do software operativo do TouchControl 5 transformam esta ferramenta em algo para o qual, como se disse, os adjectivos começam a escassear.

No software TouchControl versão 1.2, na função de calibração da sala, o número de bandas de EQ por altifalante foi agora aumentado para 8. Sem limitações, o tipo de filtro de cada banda pode ser definido como pico, low ou high shelf, passa alto ou baixo, passa banda, all pass 2P e 4P e notch.

Mas há mais. A secção de downmix, proporciona o controlo total sobre as configurações de downmixes estéreo e mono. A ação de pressionar o grande botão giratório pode ser agora configurada para a função Mute, DIM ou Recall Reference Volume. O modo SOLO permite agora o solo de vários altifalantes individualmente, entre outras melhorias.

Paralelamente, o TouchControl 5 inclui, nesta nova versão, a capacidade de efectuar medições controladas por diálogo, permitindo a conformidade com especificações baseadas em diálogo, incluindo as exigidas pela Netflix. Além de uma predefinição de volume específica para a Netflix, os utilizadores do TouchControl 5 dispõem neste momento da capacidade de criar configurações de volume personalizadas para outras configurações de entrega, baseadas em diálogo.

Juntamente com esta nova tecnologia, os utilizadores encontrarão uma variedade de novos instrumentos de medição, bem como um indicador de detecção de diálogo dedicado e redimensionável, que acenderá quando o diálogo é detectado.

O TouchControl 5 não vai certamente ficar por aqui, quanto a melhorias do seu software operativo. Outras novas funções foram já anunciadas para breve, sobre as quais lhe iremos aqui dando conta.

Saiba mais sobre o TouchControl 5 da RTW aqui. Fique a saber mais ainda visitando-nos.


O novo Crystal Clear Virtual OnAir Control Interface da LAWO

Um número cada vez maior de emissoras está a adoptar soluções de mistura virtual, porque estas possibilitam fluxos de trabalho totalmente integrados, a partir de um ponto de controlo único e central. Quanto menos limitações técnicas houver, mais fácil será contratar os profissionais de rádio mais talentosos. Afinal, uma óptima voz e uma boa onda superam, em muito, a capacidade de produzir programas de rádio tecnicamente perfeitos com ferramentas tradicionais. Daí a necessidade de ferramentas simples de operar, transparentes, mas que ofereçam a qualidade de topo que o broadcast exige. A LAWO tem a solução. O novo Crystal Clear Virtual OnAir Control Interface é essa ferramenta. Operação simples e intuitiva, flexibilidade sem limites, e a mesma qualidade LAWO e robustez de todas as soluções que equipam estúdios de topo em todo o mundo.


O controlo de fontes de áudio e da web, bem como soluções de reprodução a partir de um ecrã sensível ao toque, é especialmente apreciado por convidados e anfitriões que se podem sentir intimidados por todos aqueles botões, interruptores e faders que precisam de ser operados em conjunto, com pelo menos um ecrã.
Além disso, os programas de rádio de hoje são produzidos em praticamente qualquer lugar – não apenas em estúdios isolados do som externo. Tanto as estações de rádio públicas como as privadas adoptaram cenários de produção remota para elevar a sua narrativa e reportagens de última hora.
Tudo o que foi dito acima não passa senão de uma amostra do que é possível fazer com o novo Crystal Clear, como é possível confirmar nas emissoras que já migraram para um fluxo de trabalho virtualizado.

Com o Crystal Clear, cujos princípios de funcionamento são consistentes com as configurações das mesas Diamond e Crystal, de que já vos falámos aqui no Feedforward, a vasta experiência de LAWO com a criação de interfaces de controlo virtualizadas culmina nesta criação de um centro de comando de rádio virtual que se integra perfeitamente, tanto com equipamentos de estúdio tradicionais como com soluções de software externas, baseado em APIs abertas e padrão (HTML e Ember+).

Os modos de controlo para dispositivos habitualmente usados, como, por exemplo, codecs, sistemas telefônicos, software de reprodução e automação, plataformas de edição, etc., são apresentados juntamente com os faders no ecrã, funções de play/stop, controlos de microfone e monitor, vídeo e até mesmo ligações às redes sociais.

Para além do ambiente de trabalho inspirador de um estúdios tradicional, o Crystal Clear é perfeito para aplicações remotas em instalações fixas (como estúdios domésticos ou carros de exteriores) e para transmissões ao vivo informais, em locais variáveis. Os recursos e princípios de fluxo de trabalho do Crystal Clear foram desenvolvidos desde o início tendo em conta ambientes de trabalho remotos, incluindo configurações móveis e sem fio.

O conjunto de funcionalidades incluido com o Crystal Clear oferece uma relação desempenho-custo incomparável. Apresenta uma visualização Self-Op intuitiva, projectada para apresentadores de rádio talentosos, mas com pouco ou nenhum conhecimento técnico e uma visualização separada do técnico para operações mais avançadas.

O novo aplicativo Crystal Clear funciona imediatamente, eliminando sessões demoradas de instalação e configuração. Esta facilidade de instalação traduz-se numa grande facilidade de uso, já que todas as visualizações foram cuidadosamente projectadas para exibir os controlos e opções necessários somente quando são necessários.

Além disso, o Crystal Clear é o interface de controlo perfeito para utilização com o dispositivo Power Core Modular I/O e DSP da LAWO, de que também já aqui vos demos conta. Dependendo do número de estúdios e canais necessários, é possível escolher entre várias licenças Power Core.

Em resumo, o novo Crystal Clear Virtual OnAir Control Interface é uma ferramenta surpreendentemente flexível, extremamente fácil de operar, com uma reduzida pegada no ambiente de trabalho e uma razão custo/benefício sem paralelo. Com a garantia de funcionalidade e de qualidade LAWO.

Tínhamos-lhe já falado sobre o novo produto aqui, na altura do seu lançamento. Saiba mais sobre o novo Crystal Clear Virtual OnAir Control Interface aqui e venha falar connosco para mais informações.


A RIEDEL LANÇA O SMARTPANEL® VIRTUAL

No âmbito dos lançamentos de novos produtos, levados a cabo pela RIEDEL, na recente edição da IBC, a marca alemã anunciou o seu novo Virtual SmartPanel® (VSP). Esta solução de software totalmente nova, permite que os utilizadores aproveitem os seus dispositivos móveis para ligações remotas de intercomunicação, proporcionando maior eficiência operacional e acessibilidade em vários ambientes de produção. Mais uma novidade RIEDEL, agora também disponível no mercado português.

O VSP da RIEDEL está pronto para revolucionar a forma como os sistemas de intercomunicação são implantados e geridos, introduzindo uma infraestrutura híbrida virtual que se integra perfeitamente com a plataforma Artist-1024 e prepara o terreno para a próxima geração de soluções de software da marca.

O novo Virtual SmartPanel evolui a partir do conceito do já clássico SmartPanel, oferecido pela RIEDEL, adicionando intercomunicadores remotos altamente seguros, flexíveis e escaláveis ​​em smartphones e tablets iPhone e Android, bem como em browsers, para operação independente de plataforma. A sua flexibilidade e mobilidade incomparáveis ​​nas comunicações, tornam esta solução uma ferramenta indispensável para as produções dinâmicas e em constante mudança, como temos hoje.

O VSP é caracterizado por um design centrado no utilizador, funcional e intuitivo. Possui bancos de chaves personalizáveis ​​e amplos recursos de gestão de perfis, que permitem aos utilizadores adaptarem a sua configuração de comunicação às suas necessidades específicas. O layout e a funcionalidade do interface são inspirados no clássico SmartPanel da série 1200, para uma experiência de utilizador familiar e eficiente, com o número de teclas disponíveis que varia de 16 (telefone), 48 (tablet) a 64 (navegador).

Como um dos primeiros produtos a aproveitar a plataforma de gestão STAGE™ da RIEDEL, o VSP oferece uma abordagem nova e segura para autenticação de utilizadores, proporcionando integração perfeita com os provedores de identidade existentes dos clientes, garantindo uma transição tranquila e implantação rápida e oferecendo uma impressionante série de funcionalidades.

O VSP é a solução de intercomunicação móvel mais segura que existe, apresentando inúmeros mecanismos de redundância e segurança, desde ligações ponto a ponto seguras por meio de servidores STUN e TURN e fluxos criptografados WebRTC, até ligações redundantes de áudio e dados.

O Virtual SmartPanel enriquece ainda mais a plataforma de intercomunicação Artist, mas representa, para além disso, um significativo avanço no domínio dos sistemas de intercomunicação totalmente virtualizados da RIEDEL. O STAGE e o Virtual SmartPanel, constituem a base para modelos de implantação híbrida, baseados em servidores.

Saiba mais sobre o novo Virtual SmartPanel aqui. Saiba mais sobre as soluções de intercomunicação da RIEDEL aqui, Venha saber mais ainda, falando connosco.


A RIEDEL AMPLIA A SUA GAMA NSA DE ADAPTADORES DE TRANSMISSÃO DE REDE

A RIEDEL acaba de anunciar o lançamento de duas novas adições à sua aclamada série Network Stream Adapter (NSA): o NSA-003A e o NSA-006A. Revelados na última edição da IBC, estes interfaces foram projectados para optimizar fluxos de trabalho de áudio e intercomunicação baseados em IP, oferecendo flexibilidade, fiabilidade e integração perfeita e incomparável ​​para profissionais em ambientes de broadcast, eventos ao vivo e estúdio.

O NSA-006A foi projectado especificamente para ambientes de trabalho de áudio, oferecendo um conjunto robusto de recursos adaptados para fluxos de trabalho modernos assentes em IP. As suas entradas universais (Mic, Linha e AES3) e saídas (Linha e AES3) fornecem flexibilidade independente de formato, com detecção da ligação física para cada porta de áudio, bem como activação automática das entradas. O dispositivo compacto também inclui uma interface de áudio USB estéreo, uma saída de auscultadores com controlo de volume através de botão giratório, barra de volume LED e três GPIOs para maior flexibilidade. O design robusto e o conjunto abrangente de recursos tornam-no indispensável em cabines de comentários e locução, salas de controlo e produções no exterior.

O NSA-006A está repleto de recursos inovadores. Para além das entradas universais, um toque digno de destaque especial é o design avançado do pré-amplificador de microfone com faixa dinâmica de 156 dB. Esta funcionalidade elimina a necessidade de ajustes manuais de ganho analógico, e evita as complexidades da compensação de ganho entre dispositivos de nível profissional ou de consumo.

O NSA-003A, por seu lado, é um versátil adaptador de intercomunicação analógico de 2 fios que combina um design compacto com funcionalidade avançada. Com duas ligações físicas de 2 fios, este interface permite ligações entre até quatro linhas analógicas de terceiros e sistemas de intercomunicação digital, com base IP, como o Artist e o Bolero. A inclusão de um interface de áudio USB estéreo facilita a transmissão de áudio de um dispositivo ligado diretamente a uma rede AoIP, enquanto três GPIOs enriquecem a prestação do dispositivo, com recursos como o silenciamento de chamadas ou do microfone, por meio de botões externos. Juntamente com o suporte para cancelamento automático de eco, esse conjunto de recursos torna o NSA-003A uma ferramenta essencial para ambientes de produção onde a fiabilidade, flexibilidade e interoperacionalidade são fundamentais.

Ambos os novos modelos foram projectados tendo em mente fluxos de trabalho assentes no protocolo IP, suportando padrões abertos como AES67, SMPTE 2110-30 e 31 e NMOS IS-04, IS-05, IS-07 e IS-08. Apresentam redundância dupla PoE e SMPTE 2022-7 com gestão dentro ou fora da banda, garantindo desempenho fiável mesmo nas condições mais exigentes. Construídos para proporcionarem uma operação silenciosa, sem ventilador, em ambientes de até 30 °C, os NSAs também possuem um ventilador com temperatura controlada, para uso em temperaturas de até 55 °C. Com o seu tamanho compacto de rack de 1 RU 1/3, oferecem opções versáteis de montagem, incluindo configurações de montagem em mesa, parede, rack e VESA.

Os novos membros da família NSA da RIEDEL são mais do que apenas interfaces. Com o NSA-003A e o NSA-006A. Trata-se dos primeiros de uma série de adaptadores de fluxo de rede de próxima geração, que vão inaugurar uma nova era de soluções de I/O flexíveis e estabelecerão as bases para sistemas totalmente automatizados ou auto operados.

Contacte-nos para mais informação.


Garanta sem esforço o ângulo de câmara perfeito

A rádio incorpora uma cada vez mais forte componente visual. As fronteiras do broadcast esbatem-se. Há uma empresa que encarou esta nova realidade de forma muito clara, desenvolvendo ferramentas de produção que permitem criar conteúdos que se ajustem às tendências actuais, mas que, ao mesmo tempo, facilitam a produção e criam novos e mais adequados fluxos de trabalho. Ferramentas poderosas, precisas e transparentes, que permitem aos produtores de conteúdos focar-se na sua criatividade, aliviando o peso da componente técnica para um mínimo. A YELLOWTEC é uma dessas empresas. Um novo produto cumpre esta função de facilitar o trabalho criativo e responder a uma tendência indiscutível do mercado. É o CamStud. A sua entrada segura para o mundo do novo broadcast.

A linha m!ka da YELLOWTEC oferece, sem dúvida, o conjunto mais aliciante de soluções para o broadcast moderno do mercado. Conhecemos e admiramos a sua diversificada linha de braços articulados para estúdios de produção. Acessórios que oferecem uma muito ampla gama de soluções que respondem às necessidades dos estúdios de produção broadcast moderno. A linha m!ka distingue-se pela robustez, flexibilidade, o design único, visualmente muito muito apelativo,. Com o seu carácter modular, a linha m!ka responde a necessidades presentes e futuras da indústria.

A linha m!ka oferece agora um novo módulo, o CamStud.

Eleve a sua configuração de vídeo com este inovador suporte de câmara, concebido para uma integração perfeita com câmaras e webcams. Este versátil acessório apresenta uma construção robusta em alumínio, com um elegante acabamento anodizado em seda, garantindo durabilidade, sem sacrificar o estilo.

Com uma junta esférica integrada, pode facilmente garantir o ângulo de câmara perfeito, enquanto a sua altura compacta de 8 cm e o diâmetro de 29 mm o tornam perfeita para o pequeno Riser. Leve, pesando apenas 0,22 kg, e convenientemente contido em apenas 5 x 10,5 x 5 cm, é perfeito para os estúdios de produção da nova rádio 3.0.

Totalmente compatível com o sistema de montagem m!ka, este suporte para câmara é a solução ideal para a captura de vídeo, com qualidade profissional. Permite revolucionar a experiência de criação de conteúdos! O m!ka CamStud preto adapta-se perfeitamente à versão preta do sistema de montagem m!ka em termos de funcionalidade e aparência. Ampliando o sistema m!ka introduzindo uma forma perfeita de integrar câmaras, o m!ka CamStud pode ser montado de diversas formas. Combina-se com vários elementos m!ka para produzir uma configuração de acordo com as suas necessidades.

Saiba mais sobre o CamStud aqui. Saiba mais sobre a linha m!ka aqui. Fique a saber mais ainda sobre estes e outros produtos YELLOWTEC, venha falar connosco. Juntos, encontraremos a solução para as suas necessidades.


LAWO revela novo Crystal Clear Virtual OnAir Control Interface

A LAWO, o líder global em inovação no que se refere à tecnologia áudio e vídeo profissional, revelou o seu mais recente avanço na tecnologia de produção para rádio: o Crystal Clear Virtual OnAir Control Interface. A estreia da novidade foi feita na recente edição da IBC 2024. O Crystal Clear oferece às estações de rádio uma solução de controlo virtual elegante, intuitiva e muito acessível, projectada para transformar a forma como o conteúdo de rádio é criado e emitido, na fase de produção em estúdio ou quando o sinal é distribuído remotamente.

A IBC 2024 deu a revelar, entre outros, um novo e excitante produto da LAWO: o Crystal Clear Virtual OnAIr Control Interface. O novo interface de controlo, assente em software, foi criado tanto para profissionais experientes, como para a próxima geração de talentos do rádio, que dão prioridade à criatividade e ao conteúdo, em detrimento da complexidade técnica. Este interface de controlo virtual substitui hardware complexo por uma superfície de controlo intuitiva, operada através de um ecrã sensível ao toque, que se integra perfeitamente nos fluxos de trabalho existentes. Um poder imenso, acessível, com a qualidade LAWO.

O novo Crystal Clear oferece uma visualização baseada num conceito de self-op, projectado para apresentadores de rádio com conhecimentos técnicos mínimos, mas com uma perspectiva de operador para aqueles que exigem funcionalidades e controlos avançados. As tecnologias assistidas aproveitam recursos avançados de automação, como ganho automático de entrada de microfone, fade in/out e grupos AutoMix para mistura sem mãos, permitindo que os apresentadores se concentrem no envolvimento com seu público. O software Crystal Clear combina sistemas de playout, fontes da web, controlo de áudio e ferramentas de redes sociais num interface único, unificado e simplificado, permitindo que os apresentadores se concentrem no conteúdo, sem se distrair com múltiplos écrãs e controlos.

O novo interface cristalino da LAWO foi projectado para funcionar imediatamente, eliminando a necessidade de configurações ou configurações complexas. No modo Automation Assistant, permite que produtores e apresentadores automatizem tarefas rotineiras, enquanto se concentram na criação de uma programação dinâmica e envolvente: apenas os controlos necessários são exibidos, reduzindo distrações e promovendo uma interação suave e natural durante as transmissões ao vivo.

Um produto disponível e muito acessível, com uma relação desempenho/custo sem paralelo, o Crystal Clear estabelece um novo padrão de valor em soluções de controlo para a rádio. Ao consolidar vários sistemas de controlo numa único interface, assente em software, as emissoras podem reduzir os custos com equipamentos e a confusão no estúdio, ao mesmo tempo que melhoram a eficiência e a flexibilidade operacionais.

O Crystal Clear Virtual OnAir Control Interface está disponível num regime de licenças muito atractivo, e poderá escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.

Crystal Clear Virtual OnAir Control Interface, o poder da LAWO nas suas mãos.

Saiba mais sobre o novo Crystal Clear Virtual OnAir Control Interface. Visite-nos para saber mais ainda sobre esta nova solução LAWO. A AVANTOOLS está ao serviço da Rádio em Portugal.


A LAWO no centro do La Monnaie/De Munt

Uma sala de ópera que projecta o seu prestígio à escala mundial e uma solução LAWO para a mistura, distribuição e processamento de sinal. Eis a fórmula para o sucesso garantido. Com a LAWO, o La Monnaie/De Munt, a principal sala de ópera da Bélgica, assegura, não só, uma qualidade ímpar do sinal para os espectadores que assistem aos seus espectáculos na sala, como permite, através das possibilidades de distribuição do sinal via AoIP, que este chegue, em condições excepcionais, aos operadores de broadcast externos que o transmite a nível nacional e internacional. A solução LAWO não é apenas uma forma de gerir tecnicamente a experiência artística que decorre no espaço do La Monnaie. É também uma central de controlo de uma cadeia de sinal que transcende esse espaço e ajuda a projectar o nome da histórica sala, para além dos seus limites físicos.

O La Monnaie/De Munt, é a principal sala de ópera da Bélgica. Tornou-se mundialmente famosa e, portanto, está cronicamente esgotada. A qualidade artística dos seus espectáculos e o uso de tecnologia de ponta transformam cada produção num grande sucesso.

Todas as produções são gravadas e disponibilizadas na sua plataforma de streaming. Além disso, a rádio pública belga e as estações de televisão nacionais e internacionais transmitem frequentemente em directo a partir de La Monnaie.

Com duas mesas mc²56 da LAWO ligadas a uma plataforma DSP partilhada, baseada no A__UHD Core, o La Monnaie é capaz de gerir uma ampla variedade de fluxos de áudio, vídeo e dados e partilhá-los entre dois edifícios ou com organizações externas interessadas.

Esta solução permite descobrir como a flexibilidade do AoIP é aproveitada para criar um som orgânico e cristalino, tanto para o público na sala como para ouvintes e espectadores em casa.

As mesas mc²56 da LAWO tornaram-se particularmente populares, não só pela qualidade do seu som e pela solidez da sua construção, mas também pela enorme flexibilidade que proporcionam em qualquer cenário de trabalho. Ainda há pouco testemunhámos a sua utilização no tradicional Concerto de Paris, onde a sua utilização, a par de outras mesas LAWO, permite atender a uma situação extraordinariarmente complexa.

Mas não é só nas grandes produções que estas mesas brilham e revelam todo o seu poder. Elas são também preferidas em casos em que estamos a falar simplesmente de qualidade de som e de processamento de sinal. A plataforma DSP partilhada baseada no A__UHD Core é um complemento imprescindível, que proporciona uma solução de processamento de sinal extraordinariamente poderosa. Juntas, as mesas da série mc² e o A__UHD Core constituem uma referência da indústria, sem qualquer paralelo no mercado.

Saiba mais sobre a solução LAWO para La Monnaie neste video, sobre as mesas da série mc²56 aqui e sobre o A__UHD Core aqui.

Para mais informações e sobre a solução LAWO que melhor se adapta às suas necessidades, contacte-nos, por favor.


Suporte de mesa m!ka YELLOWTEC: Compacto e Versátil

A linha m!ka da YELLOWTEC distingue-se pela grande solidez da sua construção, o design inteligente, a extraordinária flexibilidade de uso e a enorme elegância. Centenas e centenas de estúdios, espalhados por todo o mundo, usam os produtos desta linha, que lhes conferem imediatamente uma imagem de solidez e profissionalismo. A inovação na YELLOWTEC não pára. A série m!ka foi agora enriquecida com um novo modelo de mesa, que é compatível com os restantes modelos da linha e traz novas possibilidades. Conheça o novo suporte de microfone m!ka.

O suporte de mesa flexível para microfone, um novo modelo da linha m!ka, é uma grande adição ao sistema que notabilizou a YELLOWTEC. Finalmente, há um suporte móvel de microfone, compatível com o excelente design de braço de microfone m!ka. O suporte de mesa m!ka é de qualidade premium, combinando com todo o sistema m!ka, que encontramos em quase todas as estações de rádio de todo o mundo. O suporte de mesa m!ka é versátil e perfeito em termos de arranjos flexíveis de microfones. Este suporte de microfone é a melhor escolha para posicionar um microfone em configurações temporárias ou para captação de convidados. Pode ser posicionado onde quiser, quando quiser. E sempre que não for necessário, o microfone pode ser, simplesmente, guardado, sem nenhum esforço de instalação.

O novo suporte de microfone m!ka de mesa, é uma versão compacta da renomada linha mi!ka de suportes de microfone da YELLOWTEC. A mesma sólida construção, o mesmo design cuidado, a mesma fiabilidade, a compatibilidade com os restantes produtos da marca. Tudo isto, mas agora num modelo móvel, muito compacto, disponível com OnAir LED, XLR, USB-C ou sem cabo.

O novo suporte de mesa m!ka é fornecido com acabamento em alumínio ou preto, sem ou com indicador On Air, cablagem interna USB-C, extremidades de cabo abertas, XLRs montados ou sem cabo. Modelos disponíveis para microfones USB-C, microfones analógicos e microfones de mão. Escolha o modelo correspondente de acordo com o seu tipo de microfone. Compatível com o iXm Clamp para segurar qualquer microfone de gravação iXm.

O modelo tradicional está agora também equipado com cablagem USB-C.

Os novos suportes m!ka vão estar disponíveis muito em breve. Veja aqui as suas características técnicas totais e contacte-nos para saber mais ainda sobre o novo produto.


Soluções de Áudio LAWO: Inovação na Sala de Controlo do Pavilhão de Congressos de Saarbrücken

Construído em 1967, o Pavilhão de Congressos de Saarbrücken (Alemanha) é palco de uma ampla variedade de eventos, como, entre outros, conferências, feiras comerciais e convenções, bem como espectáculos e concertos de todos os tipos, alguns dos quais também transmitidos na rádio e na televisão pela emissora pública Saarländischer Rundfunk (SR), que possui uma sala de controlo própria. Após a reforma e reabertura do espaço, em setembro de 2023, também essa sala de controlo foi equipada com uma moderna infraestrutura de áudio, com tecnologia AoIP. Com a instalação de uma mesa de mistura da LAWO modelo mc²36 MkII e duas stage boxes A__stage64 AoIP, também da marca alemã, o SR substituiu o sistema analógico anterior por uma mesa que responde aos padrões de alta qualidade da emissora, no que diz respeito ao desempenho, flexibilidade e eficiência.

Situado no coração da Europa, o Congress Centrum Saar GmbH acolhe congressos, eventos culturais, desportivos, feiras comerciais e outras actividades. No coração da Europa, palpita agora uma nova solução para o controlo áudio, baseado num novo sistema, cujo elemento central é uma mesa mc²36 MkII, com processamento integrado, da LAWO. Com a sua tecnologia central A__UHD, a mesa oferece 256 canais de processamento disponíveis em 48 e 96 kHz, o que significa que mesmo grandes produções orquestrais podem ser misturadas com esta solução. A mesa suporta as normas ST2110, AES67, RAVENNA e Ember+. Com capacidade de I/O de até 864 canais e I/O locais, a mc²36 MkII oferece uma enorme capacidade e grande flexibilidade. As duas caixas de palco adicionais A__stage64 AoIP funcionam com base nas normas ST2110-30/31 e AES67 / RAVENNA e garantem a integração de sinais de áudio.

Com base nos muitos anos de boa experiência com sistemas LAWO, bem como no projecto da empresa e no suporte ao cliente, a Saarländischer Rundfunk (SR) optou por uma configuração da LAWO para esta instalação no Pavilhão de Congressos. Além do desempenho, das características sonoras e do seu carácter compacto, a enorme flexibilidade do sistema também desempenhou um papel importante na decisão sobre a opção LAWO. Toda esta capacidade permite uma enorme gama de configurações, para uma ampla variedade de produções, e as opções da matriz e de controlo, bem como a integração de painéis externos, nesta instalação, tornam obsoleta uma infraestrutura de talkback externa.

Com esta instalação foi criada uma sala de controlo de som inteligente e economicamente muito interessante. Todos estes componentes podem também ser transportados para uso móvel, sem grande esforço, como em festivais de verão.

“Com a nova tecnologia de áudio instalada agora na sala de controlo do Pavilhão de Congressos, demos um primeiro passo no mundo IP, o que nos dá uma liberdade considerável na produção”, como explica Ralf Schnellbach, Chefe de Tecnologia de Produção de Rádio da SR e gestor de projeto desta instalação. “Isso torna tudo muito mais fácil, rápido e claro”, conclui Schnellbach.

Para saber mais sobre este projecto clique aqui. Se deseja saber que soluções LAWO temos para satisfazer as suas necessidades, consulte-nos.


Concerto de Paris 2024: Transmitido para Milhões com Tecnologia de Áudio LAWO

No ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, o tradicional Concerto de Paris mudou do seu local tradicional, na base da Torre EIffel, excepcionalmente para o pátio do Hôtel de Ville. O evento coincidiu com a chegada da chama olímpica à cidade e o acendimento da pira. O Dia Nacional da França, em 14 de julho, é comemorado com inúmeros eventos em todo o país, um deles é este Concert de Paris, este ano na sua 12ª edição. A LAWO com a sua infra-estrutura de áudio sobre IP (AoIP), incluindo mesas mc²96 e mc²56, correspondeu mais uma vez aos apertados requisitos de qualidade das emissoras públicas francesas e da rede da Eurovisão. Uma qualidade de áudio impecável e sem paralelo, ao vivo e em broadcast, foi assim proporcionada à grande multidão no local aos milhões de ouvintes e telespectadores em todo o mundo, incluindo Portugal.

Para a cobertura de áudio do Concerto de Paris, a avançada infraestrutura de áudio de LAWO foi habilmente operada por uma equipa de profissionais da Radio France. Na posição de front-of-house (FOH), Nadège Antonini foi a responsável pela mistura da orquestra e a saída FOH, usando uma mesa modelo mc²96 de 48 vias, enquanto Stéphane Thouvenin se encarregou da mistura dos solistas e coros com uma mesa mc²56 de 32 vias. Supervisionando a produção geral da FOH estava Alice Legros, actuando como produtora.

A monitorização de palco foi assegurada por Stéphane Desmons e Charles Bouticourt, que operaram uma mc²56 de 32 vias com um extensor de 16 vias, numa configuração de dois operadores com duas superfícies de controlo separadas, o que garantiu a operação precisa durante toda a apresentação. A configuração incluiu ainda um par redundante de unidades de áudio A__UHD Core, partilhados entre as três mesas, numa rede RAVENNA redundante, integrando a FOH e o palco. Um cluster central de gestão de sinal, baseado na aplicação HOME ligou, geriu e protegeu todos os aspectos deste ambiente de produção ao vivo.

A Radio France também utilizou um carro de exteriores equipado com uma mesa mc²66 MkII para produzir o feed de áudio limpo para a transmissão na rádio e TV francesa, bem como o feed da Eurovisão. Laurent Fracchia foi responsável pela mistura da transmissão no carro (Régie 5), com Arnaud Moral, como produtor.

Tal como em anos anteriores, o Concerto de Paris foi presenciado por centenas de milhar in loco e chegou a cerca de 3 milhões de telespectadores através France 2 e ainda a mais ouvintes através da rádio France Inter. Foi transmitido ao vivo em muitos países do mundo através das redes Euroradio e Eurovision. O Concert de Paris foi gravado e pôde ser visto também em Portugal, através da RTP2. Pode ser agora revisto aqui.

Saiba mais sobre esta 12ª edição do Concerto de Paris aqui. Saiba mais sobre os produtos LAWO aqui referidos. Venha saber mais ainda sobre a LAWO e as suas soluções, visite-nos.