TouchControl 5, agora também disponível para o protocolo Ravenna

Eis o TouchControl 5, o controlador de monitor imersivo com medição, agora também preparado para redes assentes no protocolo RAVENNA®. Continuando o legado de excelência da RTW na produção de controladores de monitor de nível broadcast, o TouchControl 5 dá um novo salto ao unir perfeitamente a medição avançada com um controlador poderoso de monitores, oferecendo o melhor dos dois mundos . O TouchControl 5 vem totalmente equipado com as ferramentas de medição fiáveis ​​e compatíveis com loudness e um mecanismo de controlo de monitor. Trata-se de uma ferramenta de qualidade de topo, produzida por líder do sector, que suporta uma ampla gama de formatos de altifalantes, incluindo calibração, gestão de graves, downmixing e múltiplas configurações de entrada. Tudo isto num formato muito compacto, que deixa uma pegada mínima no seu espaço de trabalho.

Já aqui lhe falámos, no FeedForward, sobre o TouchControl 5, a unidade de controlo e medição de sinal da RTW, que veio criar uma revolução nas áreas do áudio profissional.

Relembramos-lhe apenas que arquitectura aberta do TouchControl 5 da RTW permite que este controlador, sem dúvida o mais poderoso e versátil do mercado, se torne uma ferramenta sempre cada vez mais útil. Recentes actualizações do software operativo permitem criar automaticamente configurações especiais, definidas pela detecção de diálogo.

Paralelamente, é possível obter uma calibração da resposta da sala mais rigorosa, porque o número de bandas de frequência para análise, por altifalante, foi aumentado para oito. Muito francamente, o TouchContrtol 5 não tem paralelo no mercado.

No software TouchControl versão 1.2, na função de calibração da sala, o número de bandas de EQ por altifalante foi agora aumentado para 8. Sem limitações, o tipo de filtro de cada banda pode ser definido como pico, low ou high shelf, passa alto ou baixo, passa banda, all pass 2P e 4P e notch.

Mas há mais. A secção de downmix, proporciona o controlo total sobre as configurações de downmixes estéreo e mono. A ação de pressionar o grande botão giratório pode ser agora configurada para a função Mute, DIM ou Recall Reference Volume. O modo SOLO permite agora o solo de vários altifalantes individualmente, entre outras melhorias.

Paralelamente, o TouchControl 5 inclui, nesta nova versão, a capacidade de efectuar medições controladas por diálogo, permitindo a conformidade com especificações baseadas em diálogo, incluindo as exigidas pela Netflix. Além de uma predefinição de volume específica para a Netflix, os utilizadores do TouchControl 5 dispõem neste momento da capacidade de criar configurações de volume personalizadas para outras configurações de entrega, baseadas em diálogo.

O sistema de gestão de graves permite até dois canais LFE, com frequências de crossover ajustáveis, adaptados condições específicas. Colunas compactas e de alcance total podem ser combinadas e integradas com precisão no mesmo sistema. Além disso, o TouchControl 5 possui filtros passa-alto para colunas com gestão de graves, filtros passa-tudo para outras e um canal de saída SUB extra para formatos sem um canal específico de LFE atribuído.

Agora também para redes assentes no protocolo RAVENNA.

Conheça tudo sobre o TouchControl 5 aqui. Para saber mais ainda ou para solicitar uma demonstração, contacte-nos.


LAWO Road Show 2025, a caminho do futuro

O LAWO Roadshow teve lugar nas instalações da AVANTOOLS e reuniu dezenas de convidados num evento dedicado à inovação tecnológica no setor audiovisual. Durante a iniciativa, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as mais recentes soluções da LAWO para broadcast, rádio, televisão, vivo e produção remota.

O LAWO Roadshow destacou-se como um espaço privilegiado para explorar, testar e discutir fluxos de trabalho avançados com os especialistas da LAWO, promovendo a partilha de conhecimento e a demonstração prática das tecnologias que estão a moldar o futuro da produção de conteúdos.

Em análise e demonstração esteve um conjunto de soluções de vanguarda, destinados à grande e à pequena organização, que opera no domínio da produção AV profissional. Um momento privilegiado para, não só, tomar contacto de modo mais aprofundado e testar as soluções que a empresa alemã propõe, mas também para ficar a conhecer o road map a que vai obedecer a evolução das propostas actuais, que garante uma utilização à prova de futuro destas soluções. Tempo também para ficar a conhecer os pressupostos a que vai obedecer a criação de novos produtos, que garantem, também neste caso, uma total lógica de integração futura dos novos produtos com as soluções actualmente disponíveis.

Não é futurologia: as soluções LAWO vão (e já estão!) ajudar a melhorar significativamente os fluxos de trabalho nas áreas da produção remota, do brodcast, do live, dos estúdios e dos espaços destinados ao universo da produção audiovisual por todo o mundo. Também em Portugal.

O LAWO Roadshow 2025 contou com a presença de um numeroso grupo de convidados, atentos e intervenientes, que, em convívio muito vivo e participado, ajudaram a produzir um evento da mais alta qualidade e alcance. O Road Show da LAWO foi, pois, podemos afirmá-lo, um sucesso.

A AVANTOOLS agradece a todos os intervenientes nesta jornada, a quem se deve o sucesso desta iniciativa.


Pre One, o novo pré-amplificador da SPL

Para a SPL, o som está sempre em primeiro plano. Quando soa bem, gostamos de ouvir. Para obter um bom som, é preciso experiência e saber técnico. Estão ambos presentes na série One. O Pre One é uma das últimas novidades desta série da marca alemã. Um compacto pré-amplificador de microfone ou instrumento, com a qualidade, robustez e fiabilidade de funcionamento a que a SPL nos habituou. Complemento perfeito para a sua DAW ou qualquer outra situação em que estas qualidades sejam um requisito.

O Pre One está equipado com dois pré-amplificadores. Com um design discreto, foram desenhados para oferecer uma característica sonora aberta e transparente. Estes pré-amplificadores têm, para além da entrada de microfone, uma outra característica: o segundo pré-amplificador também possui uma entrada para instrumentos de alta impedância, para que instrumentos como guitarras eléctricas, por exemplo, possam beneficiar da qualidade do Pre One.

Em termos de tecnologia e qualidade do som, os pré-amplificadores têm as mesmas características dos pré-amplificadores da SPL modelo Channel One Mk3, de que já aqui lhe falámos amplamente no Feedforward.

O Pre One tem tudo aquilo que se pode esperar de um pré-amplificador. O controlo de ganho pode ser usado para ajustar a pré-amplificação. A faixa de controlo varia entre +8 dB e +62 dB, o que permite que até microfones realmente exigentes explorem todo o seu potencial. O LED de sinalização verde indica a presença de sinal. Um filtro passa-alto, com 6 dB por oitava, está disponível em ambas as secções do pré-amplificador e reduz o ruído abaixo de 80 Hz quando activado. Este filtro de corte de graves pode ser usado tanto nas entradas de microfone como na entrada de instrumento do segundo pré-amplificador. Ambos os pré-amplificadores possuem um selector de 48 V. Este activa a alimentação de 48 V, necessária para o uso de microfones condensador. A função de inversão de fase dos pré-amplificadores inverte a polaridade do sinal. Após pressionar o interruptor, a fase é invertida em 180°.

Duas outras interessantes funções estão presente no Pre One. Para cada um dos dois pré-amplificadores, o Flair e o Contour fornecem uma predefinição de equalização analógica para ajustar a qualidade do som. Quando o Flair é activado, esta função confere ao sinal uma gama incrivelmente bela de frequências agudas. Agudos sedosos são a palavra-chave aqui. Quando o Contour é activado, o sinal integra-se perfeitamente numa mistura compacta, mantendo a sua presença e força naturais. Os interruptores PAD, para cada secção do pré-amplificador estão localizados como interruptores DIP na parte traseira do Pre One. Estes activam uma atenuação do sinal da entrada do microfone em 20 dB, permitindo o processamento mesmo de níveis muito altos, como é o caso, por exemplo, de gravações de instrumentos de percussão ou metais com um volume alto.

Dois microfones podem ser ligados ao Pre One e amplificados simultaneamente. As entradas de microfone são equipadas com fichas XLR Neutrik, com os contactos banhados a ouro. A transmissão do sinal é balanceada eletronicamente, a um nível nominal de +0 dBu. O pré-amplificador 2 do Pre One também possui, como se disse, uma entrada de instrumento Hi-Z de baixíssimo ruído. Assim, instrumentos com sinal Hi-Z, como guitarras ou baixos eléctricas e diversos sintetizadores, podem também beneficiar do som do Pre One. Se um instrumento for ligado à entrada de instrumento, a entrada de microfone 2 será desactivada. Cada um dos dois pré-amplificadores de microfone possui ainda uma saída de linha separada. Essas saídas fazem-se com fichas TRS, balanceadas, e, portanto, podem ser ligadas a todos os interfaces de áudio.

O Pre One é um versátil e robusto pré-amplificador, ideal para qualquer estúdio de produção, seja qual for o seu fim. Com ele, o utilizador garante uma total pureza do sinal e uma enorme flexibilidade utilização.

Saiba tudo sobre o Pre One aqui. Para saber mais ainda, consulte-nos.


High End TV escolhe LAWO para garantir alto desempenho

A High End TV, a empresa americana líder no fornecimento de serviços móveis de broadcast e gravação, reforçou seu compromisso com a excelência com a instalação de uma mesa de mistura da LAWO, modelo mc²56 MkIII no seu principal carro de exteriores, o Symphony. Projectado para espectáculos e todo o tipo de eventos de alta qualidade, bem como para produção cinematográfica, o Symphony oferece um fluxo de trabalho de áudio impecável, com a tecnologia LAWO a assumir um papel central. Com esta importante actualização, a High End TV responde a uma necessidade de desempenho que garanta, consistentemente, produções impecáveis aos seus clientes.

Com sede em Nashville, EUA, a High End TV oferece serviços de ponta na área da produção móvel para espectáculos, festivais e broadcast. Com uma considerável reputação, no que diz respeito à qualidade e inovação dos seus serviços, a empresa especializou-se na produção de vídeo e áudio de alta qualidade, oferecendo igualmente fluxos de trabalho para cinema em 4K HDR e 35 mm, dispondo para isso dos melhores equipamentos.

Ora, a High End TV reforçou o seu compromisso de fornecimento de serviços de excelência em áudio com a instalação de uma mesa de mistura modelo mc²56 MkIII da LAWO no seu principal carro de exteriores, o Symphony. Projectado para cobrir espectáculos e eventos de alta qualidade, bem como para produção cinematográfica, o Symphony oferece um fluxo de trabalho de áudio impecável, com a tecnologia LAWO no seu centro.

O objectivo era o de dispor de uma mesa de mistura um console que pudesse lidar com um número alto de entradas, fornecer áudio de qualidade cristalina a 96 kHz e proporcionar integração perfeita com a infraestrutura existente. A LAWO, no entender da High End TV, não só correspondeu a esses critérios como superou as expectativas, com a eficiência com que lida com os fluxos de trabalho e recursos de áudio em rede disponibilizáveis pela empresa.

A nova mc²56 MkIII, equipada com uma unidade A__UHD, oferece até 256 canais de processamento e suporte total para operação a 96 kHz. Os seus amplos recursos de distribuição de sinal, integração IP perfeita e gravação multipista, de forma redundante, transformam a nova mesa num recurso inestimável para, por exemplo, produções de TV de alto padrão. Com a mc²56 MkIII, a High End TV tem agora a flexibilidade para lidar com qualquer situação, desde o pequeno concerto acústico até ao festival, de grande dimensão, com vários grupos e orquestras, tudo com o mesmo sistema. E por funcionar com base no protocolo IP em formato nativo, dispõe agora da possibilidade de expandir esta configuração facilmente e integrar fontes adicionais com o mínimo de esforço.

Um outro factor importante que levou à escolha da LAWO foi a capacidade de integração perfeita com a restante infraestrutura de áudio do Symphony. O carro está equipado com stageboxes A__stage64 e um gateway Power Core Rev3 AP, que garantem ligações, via analógica e Dante, de alta qualidade.

Saiba mais sobre todo este projecto aqui. Saiba tudo sobre a mesa de mistura modelo mc²56 MkIII da LAWO aqui . Venha saber mais ainda, visite-nos ou falar-nos das suas necessidades de produção. A AVANTOOLS é especialista na montagem de carros de exterior.


Novo SmartPanel DSP-1216HL da RIEDEL

Com base na tecnologia que está na origem dos interfaces de utilizador baseadas nas aplicações SmartPanel da RIEDEL, os SmartPanels da Série 1200 são, sem dúvida, os painéis mais inteligentes criados até ao momento pela marca alemã. O conceito de SmartPanel separa os recursos do painel do seu hardware e transforma-o num dispositivo genérico, no qual os utilizadores podem instalar diferentes aplicações que lhes vão proporcionar diferentes tipos de utilizações. Os SmartPanels, funcionam hoje, mas continuarão a funcionar no futuro, à medida que novas funções e aplicações forem sendo criadas. Este é um dos princípios desta importante tecnologia. A RIEDEL acaba de lançar um novo modelo, no âmbito desta série 1200, o DSP-1216HL, preparado para funcionar como uma unidade de desktop, autónoma, poupando espaço e recursos.

Os SmartPanels da Série 1200 representam um salto quântico em flexibilidade, potência e conectividade do fluxo de trabalho. Com múltiplos ecrãs multi-toque coloridos, teclas híbridas, inovadoras, a capacidade de aproveitar aplicações que permitem multifuncionalidade e a flexibilidade de se adaptarem facilmente a diversos fluxos de trabalho que possam estar em uso num determinado momento, esses novos painéis estão prontos para uma operação que permite executar rotinas antigas de trabalho, ao mesmo tempo em que abrem possibilidades de fluxos de trabalho, totalmente novos. O novo DSP-1216HL junta a tudo isso a possibilidade de funcionar de forma autónoma, em modo desktop, facilmente portátil, desligado de quaisquer racks, utilizável onde e quando for conveniente.

Tal como um smartphone, um SmartPanel permite que os utilizadores adaptem as suas funcionalidades aos seus fluxos de trabalho, utilizando diversas aplicações, em vez de múltiplos painéis com uma única finalidade. Essa abordagem flexível reduz os custos e a complexidade de hardware, ao mesmo tempo que garante investimentos futuros, já que novos recursos podem ser adicionados por meio de atualizações de software. Desde o início, o DSP-1216HL suporta imediatamente as três aplicações, já disponíveis para os SmartPanel da Série 1200: o Intercom para comunicação em tempo real, o Painel de Controlo para integração perfeita com terceiros e o de Monitorização de Áudio, para controlo de sinal de áudio, de alto desempenho.

Anteriormente, os utilizadores que desejavam aproveitar todas as vantagens dos SmartPanels da série 1200 dependiam de painéis montados em rack, adaptados para uso em mesa. O novo SmartPanel de Mesa DSP-1216HL oferece agora, de modo totalmente integrado, um maior conforto ao utilizador, fluxos de trabalho optimizados e máxima eficiência em ambientes de produção exigentes. Este novo modelo reúne inúmeras funcionalidades, integradas de forma compacta, que oferecem aos utilizadores mais espaço, ergonomia aprimorada e um interface de utilizador totalmente intuitivo. O hardware multifuncional economiza espaço, energia, peso e custo, mantendo a flexibilidade, a fiabilidade e o amplo conjunto de recursos que os clientes RIEDEL esperam e poderão esperar no futuro.

Projectado para integração perfeita com o ecossistema de intercomunicação Artist da RIEDEL, o DSP-1216HL oferece amplas opções de conectividade e um foco claro em padrões IP abertos. Pode ser ligado ao Artist-1024 via AES67 (SMPTE ST 2110-30) ou ao Artist-32/64/128 via AES3 e adapta-se perfeitamente às redes de produção modernas. O sistema de altifalantes 2.1 de alta qualidade do painel, não só melhora os fluxos de trabalho de intercomunicação, com inteligibilidade cristalina em cenários sem auscultadores, como permite também a utilização, com segurança, desta unidade como solução de monitorização de áudio. O tamanho compacto e a opção de montagem VESA tornam o DSP-1216HL ainda mais versátil, permitindo aos utilizadores criar uma configuração flutuante para maximizar o espaço e a flexibilidade.

Conheça mais sobre este novo produto da RIEDEL. Saiba também mais sobre os SmartPanels e as aplicações disponíveis neste momento aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos. A AVANTOOLS é o especialista #1, em Portugal, em sistemas de intercomunicação para AV profissional, broadcast, live, estúdio e outras aplicações.


Run Home (2)

Continuamos a série de artigos sobre a HOME, a plataforma de gestão de infra-estruturas de média da LAWO. Ligue tudo, prima um botão e deixe que o sistema se configure a si próprio, deixando-lhe o tempo e o espaço livres para fazer aquilo que verdadeiramente interessa: concentrar-se nos seus conteúdos. Este é o princípio geral do HOME. Não se trata já de saber se o futuro assenta no IP. Trata-se de potenciar totalmente os seus recursos, baseados neste protocolo. Nesta nova série vamos dar-lhe alguns detalhes gerais sobre esta aplicação, verdadeiramente revolucionária, da LAWO. Uma nova era de produção profissional? Não tenha dúvidas.

O rimo acelerado marca os ambientes de produção audio-visual ao vivo de hoje. Os operadores dependem de uma rotina de configuração de dispositivos rápida e unificada, especialmente quando se trata de definir parâmetros genéricos de dispositivo ou configurar remetentes e receptores. A possibilidades de guardar e recuperar configurações também é uma mais valia importante.
Com base na sua arquitetura nativa da nuvem, a HOME transforma-se numa espécie de centro de controlo de missão para esses processos. A aplicação fornece acesso rápido aos parâmetros do dispositivo por meio de um interface de utilizador unificado, concebido para ajustes fáceis, independentemente do ponto final que está a ser controlado. Além disso, a HOME é o IU de escolha para usar e gerir as inovadoras HOME Apps da LAWO, que correm em servidores padrão, em qualquer lugar.

O mesmo mecanismo aplica-se quando se trata de aumentar a resiliência do sistema. Os serviços alojados pela HOME são executados no modo de balanceamento de carga, sempre prontos para assumir o controlo de outros serviços que repentinamente ficam offline.
A arquitetura nativa da nuvem do HOME é separada de quaisquer restrições de hardware. Isso dá-lhe a liberdade de estender a sua configuração, não apenas nos seus sites e localizações, mas também em centros de dados ou provedores de serviços terceiros. Esta pode ser a maneira perfeita de ligar operações de serviços alojadas em nuvens privadas no local ou remotamente.
Um dos princípios básicos da HOME é a de que ela se baseia em padrões abertos, sempre que possível, para uma compatibilidade mais ampla. Isso torna a HOME uma solução de gestão à prova de futuro, para ambientes de produção de média assentes em IP, com flexibilidade e utilização de recursos maximizadas.

Em síntese, a HOME é capaz de localizar e processar informações vindas de dispositivos de ponta compatíveis com a norma NMOS IS-04, de terceiros, e outros recursos, por meio de um registo central.
A HOME é também capaz de exibir e processar alterações de estado nos dispositivos de ponta NMOS disponíveis no momento e os seus recursos. Finalmente, a HOME é capaz de ligar e desligar fluxos entre remetentes e receptores compatíveis com IS-05, para além de exibir o estado actual de todas as conexões IS-05 existentes.

Terminaremos esta rápida análise da HOME para a semana. Se desejar, desde já, saber mais sobre esta aplicação, contacte-nos. A AVANTOOLS é especialista em novas soluções para gestão de recursos de áudio e vídeo profissional.


Novo TouchMonitor 5 da RTW

O TouchMonitor 5 é a nova unidade de medição de loudness da RTW, para redes Dante e Ravenna. As imensas capacidades de medição do novo modelo não o vão deixar indiferente. Compacto, muito fácil de usar, o TouchMonitor 5 surpreende. Com 60 anos de experiência, a RTW habituou-nos a um padrão de qualidade, virtualmente, impossível de igualar. O seu lugar no mercado do áudio torna-a uma empresa de referência, reconhecida em todo o mundo. Quando parecia que nada de novo poderia vir da companhia alemã, eis-nos surpreendidos mais uma vez com este TouchMonitor 5. A RTW ultrapassou-se a si própria. Com os olhos postos no áudio, é ver para crer.

O TouchMonitor 5 é uma nova unidade de medição de loudness da RTW, compacta, projectada para aplicações de áudio sobre IP. Com base na tradição da empresa alemã de criação de dispositivos de medição prontos para aplicações ao mais alto nível de exigência, qualquer que seja a sua área de utilização, este modelo dispõe de um ecrã sensível ao toque, de utilização muito intuitiva, de 5″, e tem um design compacto, perfeito para qualquer área de trabalho.

O TouchMonitor 5 oferece medição de precisão, assente no padrão RTW, apresentando um Loudness Chart para rastrear o valor do loudness ao longo do tempo e um vectorscópio para detectar problemas de fase. Suporta 16 canais para formatos imersivos, como Dolby® Atmos, fornece um conjunto muito abrangente de ferramentas de medição para volume, nível e fase e está disponível em duas versões: Dante® e Ravenna/AES67/ST 2110.

Confira as características principais do TouchMonitor 5.

  • Medidor imersivo, com ecrã sensível ao toque de 5”
  • Suporte para 16 canais
  • Suporte para formatos estéreo surround e imersivos, incluindo 5.1 e 7.1.4
  • Medição de precisão RTW com gráficos de barras PPM e TruePeak personalizáveis ​​e instrumentos Moving Coil
  • Vetorscópio de áudio e medidor de correlação de fase
  • Instrumento gráfico para medição de volume em função do tempo
  • Implementação completa dos mais recentes padrões e recomendações de volume, incluindo volume com gate de diálogo
  • Gráficos de barras para volume somado com valores momentâneos, de curto prazo, integrados e intervalo de volume (LRA)
  • Exibição numérica de todos os valores relevantes, como M, S, I, LRA, TPmax, Mmax, Smax, Itime, Sd, Id, LRAd, D%
  • Instrumento LRA
  • Páginas de visualização personalizáveis
  • Fácil configuração com interface baseada num simples webrowser
  • Power over Ethernet (PoE – compatível com IEEE 802.3af)
  • Taxa de amostragem de até 96 kHz
  • Modo de operação bloqueável: configuração à prova de falhas, com acesso somente para controlos relevantes. Evita operação não intencional durante uma emissão ou utilização ao vivo.
  • Com suporte para até 16 canais de rede AoIP, o TouchMonitor 5 pode lidar com configurações de canal de estéreo a 9.1.6, incluindo o surround 5.1 e 7.1, bem como 7.1.4 e 9.1.6 imersivo.

O TouchMonitor 5 foi projectado especificamente para ambientes de áudio em rede, e exibe uma versatilidade que o torna ideal para uma ampla gama de aplicações de áudio profissional, onde se pode destacar o broadcastrodução e a pós-produção, o live, rádio, cinema, instalações fixas e muito mais.

Saiba tudo sobre o novo TouchMonitor 5 aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos. A Avantools é especialista em soluções de medição de sinal.


Encontre as suas próprias razões para escolher SPL

A SPL é uma empresa que dispensa elogios. A excelência dos seus produtos é lendária. Há 42 anos a servir os profissionais do áudio, a sigla SPL é garantia para todos de inovação, robustez, qualidade e fiabilidade e é presença notória em estúdios e outras unidades de produção áudio por todo o mundo. E assim continua ser. Queremos voltar a chamar a vossa atenção para dois novos pré-amplificadores, que a marca alemã lançou recentemente. Falamo-vos do P8 e do Crescendo 8. Dois modelos assentes em tecnologias diferentes, com estratégias, alvos de utilização e especificações diferentes, mas com a mesma garantia de um desempenho superlativo. A garantia SPL.

O Crescendo 8 é um pré-amplificador de microfone, de oito canais com tecnologia 120 V. Todos os oito canais apresentam a mesma gama de funções. Além da alimentação phantom (48 V), inversão de polaridade e um interruptor PAD, o Crescendo 8 fornece a possibilidade de ajustar o VUímetro para exibir níveis muito altos. O ganho pode ser ajustado confortavelmente e com a máxima precisão, por meio de um potenciómetro de alta qualidade. Duas saídas por canal permitem que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes, em paralelo. Além do amplo conjunto de recursos e das excelentes características técnicas, o Crescendo 8 sobressai pela sua autenticidade sonora inigualável.

O fator central aqui é a tecnologia 120 V. Esta tecnologia funciona com +/-60 V. Para poder lidar com uma tensão tão alta, a SPL desenvolveu amplificadores operacionais proprietários especiais, que podem operar com uma tensão CC de +/-60 V. São os amplificadores operacionais SPL 120 V SUPRA. Essa alta tensão destruiria componentes convencionais em amplificadores operacionais. Com base nesta tecnologia é virtualmente impossível distorcer o Crescendo 8.

A tecnologia de 120 V exibe especificações técnicas e proporciona benefícios sonoros realmente excepcionais. Tecnicamente, isso traduz-se em termos de banda dinâmica, relação sinal-ruído e headroom. Sonoramente, é faz-se notar em termos de riqueza de detalhe e da experiência auditiva, absolutamente única, que proporciona.

Por seu turno, o P8 é uma unidade equipada com oito pré-amplificadores de microfone de design idêntico. Todos os oito pré-amplificadores têm um design discreto – sem CIs, feitos de transistores individuais. Isso é típico de pré-amplificadores de ponta, e é uma das principais razões para a sua excepcional qualidade de som. Além de um controlo de ganho analógico, para ajustar a pré-amplificação, cada um dos oito pré-amplificadores possui uma fonte de alimentação phantom, comutável individualmente (48 V), um interruptor PAD, uma função de inversão de fase e um filtro passa-alto analógico, comutável.

Um dos aspectos que distingue o P8 é a possibilidade de juntar um conversor ADAT opcional de oito canais. O P8 puramente analógico pode ser, assim, ligado digitalmente a um interface de áudio. O chip conversor no circuito digital-analógico opcional é o aclamado AKM AK5538 ADC, que graças à sua arquitectura reproduz os mais finos detalhes de som. O conversor AD converte, assim, sinais de áudio analógicos, com taxas de amostragem de até 192 kHz e, portanto, recomenda-se como a primeira escolha para transferir a máxima qualidade sonora dos pré-amplificadores de microfone do P8 para o domínio digital.

Dois modelos com características diferentes, âmbitos e estratégias de utilização diferentes. A escolha é sua, perante os seus cenários reais de utilização. A garantia de qualidade acima do excepcional é, no entanto, em ambos os casos.

Saiba mais sobre o Crescendo 8 aqui e sobre o P8 aqui. Se desejar, pode consultar-nos para mais esclarecimentos.