Iniciamos hoje uma série de artigos sobre a HOME, a plataforma de gestão de infra-estruturas de média da LAWO. Ligue tudo, prima um botão e deixe que o sistema se configure a si próprio, reservando o seu tempo e espaço livres para fazer aquilo que verdadeiramente interessa: concentrar-se nos seus conteúdos. Este é o princípio geral do HOME. Não se trata já de saber se o futuro assenta no IP. Trata-se de potenciar totalmente os seus recursos, baseados neste protocolo. Nesta nova série vamos dar-lhe alguns detalhes gerais sobre esta aplicação, verdadeiramente revolucionária, da LAWO. Uma nova era de produção profissional? Não tenha dúvidas.
A HOME é uma super plataforma de gestão para infra-estruturas de média, baseadas em IP. Foi projectada para ligar, gerir e proteger todos os aspectos e instâncias de qualquer ambiente de produção ao vivo. A HOME fornece a possibilidade de uma interacção mais eficiente dos operadores e engenheiros com as suas ferramentas. A HOME é uma aplicação baseada na cloud, de forma nativa por design, e pronta para ser executada em qualquer lugar, independentemente da dimensão do sistema. Com a HOME, a nuvem começa na sua sede, de forma privada e localizada. A aplicação transforma uma variedade de dispositivos, configurações, sites, hubs e centros de dados numa rede poderosa e ágil, de forma rápida e perfeitamente segura. Dentro do HOME, a descoberta de dispositivos é automática, enquanto registá-los e admiti-los na rede está apenas à distância de um toque num botão. Com a adopção do protocolo IP, o foco dos operadores mudou. Já não se trata agora de saber se devem ou não adoptar esse protocolo, mas de saber como usar o seu potencial com o mínimo de esforço e o máximo efeito. É aqui que a HOME brilha: a aplicação aborda todos os problemas urgentes que os operadores, no mundo real da produção, enfrentam hoje e enfrentarão, previsivelmente, amanhã. Num só lugar e por meio de um único interface de utilizador, intuitivo e independente da plataforma. A HOME é também a chave que permite que os utilizadores das “HOME Apps” façam. a gestão das suas aplicações de processamento conteinerizadas, assentes em servidores genéricos.
Qualquer engenheiro ou operador de sistema experiente confirmará que os problemas mais urgentes de hoje (e de amanhã) não se resumem a alavancar ao máximo os recursos disponíveis numa nuvem pública. O registo e a descoberta de soluções existentes e a simplificação da implantação de configurações estão muito mais no topo da agenda. Tempo é dinheiro e uma gestão ágil é fundamental. A HOME resolve esse enigma da complexidade de IP com a descoberta automática de dispositivos compatíveis (lives@HOME), que são registados num local central, com o seu nome, localização, status e tipo. Isso aplica-se tanto às soluções LAWO como às de terceiros, na categoria de “primeira classe”, bem como aos dispositivos compatíveis com as normas NMOS IS-04 e IS-05. A HOME passou com sucesso no autoteste JT-NM na categoria de Controlador e Registo em agosto de 2022. Os dispositivos desconhecidos para a HOME são colocados em quarentena quando aparecerem na rede, para a proteger contra efeitos indesejáveis. Todos os recursos registados aparecem numa lista de inventário, que actua como ponto de entrada das configurações específicas do dispositivo. Como próximo passo lógico, os utilizadores agora podem substituir dispositivos existentes, mas defeituosos, no seu ambiente HOME num piscar de olhos. Todos os produtos actuais de vídeo e áudio da LAWO — incluindo alguns que recentemente chegaram ao fim da sua vida útil — são nativos do HOME.
Vamos continuar a passar em revista algumas das outras principais características da HOME em próximos artigos. Se desejar, desde já, saber mais sobre esta aplicação, contacte-nos. A AVANTOOLS é especialista em novas soluções para gestão de recursos de áudio e vídeo profissional.
A SPL é uma empresa que dispensa elogios. A excelência dos seus produtos é lendária. Há 42 anos a servir os profissionais do áudio, a sigla SPL é garantia para todos de inovação, robustez, qualidade e fiabilidade e é presença notória em estúdios e outras unidades de produção áudio por todo o mundo. E assim continua ser. Queremos voltar a chamar a vossa atenção para dois novos pré-amplificadores, que a marca alemã lançou recentemente. Falamo-vos do P8 e do Crescendo 8. Dois modelos assentes em tecnologias diferentes, com estratégias, alvos de utilização e especificações diferentes, mas com a mesma garantia de um desempenho superlativo. A garantia SPL.
O Crescendo 8 é um pré-amplificador de microfone, de oito canais com tecnologia 120 V. Todos os oito canais apresentam a mesma gama de funções. Além da alimentação phantom (48 V), inversão de polaridade e um interruptor PAD, o Crescendo 8 fornece a possibilidade de ajustar o VUímetro para exibir níveis muito altos. O ganho pode ser ajustado confortavelmente e com a máxima precisão, por meio de um potenciómetro de alta qualidade. Duas saídas por canal permitem que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes, em paralelo. Além do amplo conjunto de recursos e das excelentes características técnicas, o Crescendo 8 sobressai pela sua autenticidade sonora inigualável.
O fator central aqui é a tecnologia 120 V. Esta tecnologia funciona com +/-60 V. Para poder lidar com uma tensão tão alta, a SPL desenvolveu amplificadores operacionais proprietários especiais, que podem operar com uma tensão CC de +/-60 V. São os amplificadores operacionais SPL 120 V SUPRA. Essa alta tensão destruiria componentes convencionais em amplificadores operacionais. Com base nesta tecnologia é virtualmente impossível distorcer o Crescendo 8.
A tecnologia de 120 V exibe especificações técnicas e proporciona benefícios sonoros realmente excepcionais. Tecnicamente, isso traduz-se em termos de banda dinâmica, relação sinal-ruído e headroom. Sonoramente, é faz-se notar em termos de riqueza de detalhe e da experiência auditiva, absolutamente única, que proporciona.
Por seu turno, o P8 é uma unidade equipada com oito pré-amplificadores de microfone de design idêntico. Todos os oito pré-amplificadores têm um design discreto – sem CIs, feitos de transistores individuais. Isso é típico de pré-amplificadores de ponta, e é uma das principais razões para a sua excepcional qualidade de som. Além de um controlo de ganho analógico, para ajustar a pré-amplificação, cada um dos oito pré-amplificadores possui uma fonte de alimentação phantom, comutável individualmente (48 V), um interruptor PAD, uma função de inversão de fase e um filtro passa-alto analógico, comutável.
Um dos aspectos que distingue o P8 é a possibilidade de juntar um conversor ADAT opcional de oito canais. O P8 puramente analógico pode ser, assim, ligado digitalmente a um interface de áudio. O chip conversor no circuito digital-analógico opcional é o aclamado AKM AK5538 ADC, que graças à sua arquitectura reproduz os mais finos detalhes de som. O conversor AD converte, assim, sinais de áudio analógicos, com taxas de amostragem de até 192 kHz e, portanto, recomenda-se como a primeira escolha para transferir a máxima qualidade sonora dos pré-amplificadores de microfone do P8 para o domínio digital.
Dois modelos com características diferentes, âmbitos e estratégias de utilização diferentes. A escolha é sua, perante os seus cenários reais de utilização. A garantia de qualidade acima do excepcional é, no entanto, em ambos os casos.
Saiba mais sobre o Crescendo 8aqui e sobre o P8aqui. Se desejar, pode consultar-nos para mais esclarecimentos.
Um sistema que pudesse processar de forma fiável vários sinais, como parte da configuração primária/backup e integrar-se perfeitamente com o processo de controlo VSM de uma carro de exteriores de nova geração. Um sistema que, para além disso, permitisse encaixar-se precisamente no espaço limitado de uma rack, sem problemas de hardware, durante a expansão ou redução do carro. Este foi, em resumo, o “caderno de encargos” que levou a Korean Broadcasting System, a optar por uma solução LAWO para o seu novo carro de exteriores HDTV-4, o principal da frota do poderoso broadcaster sul-coreano. Um caderno de encargos simples, uma solução poderosa, a pensar no presente e no futuro.
A KBS (Korean Broadcasting System) é a emissora nacional da Coreia do Sul. Fundada em 1927, é uma das principais emissoras de televisão e rádio da Coreia do Sul, e funciona sob a alçada do Ministério da Economia e Finanças. A KBS opera sete redes de rádio, dez canais de televisão e vários serviços exclusivos da Internet. Os vários canais generalistas ou especializados, incluem também um serviço internacional, a KBS World, que fornece serviços de televisão, rádio e um serviço online em 12 idiomas.
A Korean Broadcasting System (KBS) actualizou o seu principal carro de exteriores (OB) HDTV-4 com as soluções avançadas de áudio baseadas no protocolo IP da LAWO. Esta melhoria proporciona um aumento da flexibilidade, do desempenho e da eficiência do carro na produção ao vivo, garantindo uma cobertura de alta qualidade para grandes eventos.
O HDTV-4 é o maior carro de exteriores da KBS e foi projectado para produções de ponta, com a sua configuração de 16 câmaras e um espaço de trabalho meticulosamente planeado. Para atender às crescentes exigências do live broadcast, a KBS renovou completamente a infraestrutura de áudio do carro, substituindo o equipamento tradicional por uma mesa modelo mc²56, um motor de áudio A__UHD Core, um Power Core Gateway e uma stagebox A__stage64.
A mesa mc²56 foi projectada para ambientes de alta pressão e ritmo acelerado. Fornece amplo poder DSP, um interface amigável e fluxos de trabalho personalizáveis. Com suporte para os protocolos SMPTE ST 2110, AES67 e RAVENNA, a mesa integra-se perfeitamente na infraestrutura assente em IP da KBS.
No âmbito das transmissões de programas de desporto, por exemplo, o carro recebe sinais individuais de microfone e comentário, para criar um som envolvente. Para programas de música, a KBS colabora com empresas de produção de som externas, gerindo vários sinais (Analógico, AES3, AES10) para produção de programas. A mesa mc²56 acomoda esses sinais externos, bem como sinais internos de reprodutores de arquivos, equipamentos gráficos, reprodutores de CD e unidades de reverberação, garantindo uma mistura perfeita e saída de áudio de alta qualidade.
Com a KBS em plena transição para uma infraestrutura totalmente baseada no protocolo IP em marcha, era necessária uma solução que garantisse fiabilidade. A excelente estabilidade do sistema da LAWO, combinada com excelentes características sonoras, foi o factor decisivo para a escolha da marca alemã.
Saiba mais sobre esta instalação aqui. Sobre os equipamentos agora instalados pela KBS, saiba mais aqui. Visite-nos para ficar a saber mais ainda.
Um projecto inovador, desenvolvido pela Oman TV, de que lhe falámos aqui na semana passada, assentou na transformação de um teatro num estúdio de novas características. Tratou-se de criar um espaço híbrido, que une recursos de eventos ao vivo com funcionalidades de broadcast. No que diz respeito à rede de áudio, essa transformação tem como base uma infraestrutura, de última geração, alimentada por soluções de ponta, assentes no protocolo IP. A nossa representada STUDIO TECHNOLOGIES é uma das empresas que participou nesse projecto.
Integrando, de forma totalmente transparente, uma complexa rede assente no protocolo AoIP (cf. Feedforward #682), desenvolvida para a Oman TV, a STUDIO TECHNOLOGIES contribuiu com alguns dos seus modelos que incorporam a tecnologia DANTE. Falamo-vos, em particular do modelo 348 Intercom Station e dos recentemente lançados modelos 214A, 215A, e 216A Announcer’s Consoles.
O modelo 348 Intercom Station fornece oito canais independentes de emissão e escuta, que são compatíveis com redes de áudio sobre Ethernet Dante®. A unidade de mesa foi projectada para servir como um centro de controlo de áudio para técnicos de produção e apoio, em inúmeras aplicações, incluindo transmissões desportivas e de notícias, eventos ao vivo ou teatro, entre outros. Os canais do Modelo 348 podem fazer parte de “linhas de grupo” virtuais criadas com outros dispositivos compatíveis ou ser usados diretamente em implementações de intercomunicação ponto a ponto. A gama de recursos simplifica o uso do Modelo 348, localmente ou como parte de uma implementação REMI ou “At-Home” geograficamente diversa. Além de aplicações em intercomunicação, a unidade pode criar vários canais IFB independentes. Outras aplicações podem igualmente beneficiar da capacidade do Modelo 348 criar facilmente misturas de monitorização, a partir dos canais de áudio do receptor Dante (entrada). Isso torna esta unidade uma escolha viável para cenários apenas de escuta.
Por sua vez, os modelos 214A, 215A, e 216A foram projectados para servir como centro de controlo de áudio para locutores, comentadores e realizadores. Estes modelos incorporam capacidades e desempenho dentro dos mais avançados parâmetros actuais, mantendo a compatibilidade com os produtos bem conceituados, os clássicos modelos 214, 215 e 216. As novas unidades continuam a oferecer excelente desempenho de áudio, ao mesmo tempo que aumentam a fiabilidade e oferecem suporte a configurações de todos os recursos, usando o aplicativo de software STcontroller. Além disso, os recursos de monitorização, em tempo real, VenueView do STcontroller são também suportados. Disponível gratuitamente através da Studio Technologies, o aplicativo de software STcontroller permite a configuração rápida e fácil dos modelos 214A, 215A e 216A para atender às necessidades exactas de uma função. O STcontroller é oferecido em versões compatíveis com os sistemas operativos WinOS® e macOS®.
As micro mesas modelo 214A, 215A e 216A são adequadas a inúmeras aplicações, incluindo transmissão desportivas na televisão ou rádio, anúncios em estádios e eventos comerciais. As três mesas são compatíveis com ambientes de transmissão e sistema de áudio que utilizam a tecnologia Dante® audio-over-Ethernet. Uma ligação Ethernet com Power-over-Ethernet (PoE) é tudo o que é necessário para tornar estes modelos parte de um sofisticado sistema de áudio em rede. Um microfone e um par de auscultadores (ou um headset de broadcast) completam a instalação. Seja o sinal de áudio no ar, áudio de retorno ou o feed de sinal do auscultador, a qualidade de áudio superior é sempre mantida.
A STUDIO TECHNOLOGIES produz uma importante linha de equipamentos de intercomunicação assente no protocolo AoIP, entre outros produtos. Vale a pena conferir todas as possibilidades que a empresa oferece.
Saiba mais sobre a STUDIO TECHNOLOGIES, sobre estes e outros equipamentos produzidos pela empresa, aqui. Para mais informações sobre estes e outros produtos da empresa, consulte-nos, por favor. A AVANTOOLS é especialista número 1 do país, em intercomunicação para broadcast, live, eventos e estúdios.
Um novo projecto da Oman TV incluiu a transformação de um teatro num estúdio de novas características. Trata-se de um espaço híbrido, unindo totalmente recursos de eventos ao vivo com a funcionalidades de broadcast. No domínio do áudio, essa transformação assenta numa infraestrutura de última geração alimentada por soluções de ponta baseadas em IP, da LAWO.
O projecto reflete o compromisso da Oman TV com a inovação, satisfazendo um duplo objectivo de poder ter performances ao vivo com a integração perfeita com os seus 20 estúdios, que apoiam cinco canais nacionais. Essa funcionalidade híbrida posiciona o teatro como uma instalação versátil, capaz de se ligar a outros estúdios para partilha de sinal em tempo real, ao mesmo tempo em que oferece suporte a transmissões ao vivo e eventos internos.
O teatro apresentou desafios únicos, já que os projectos tradicionais de auditório raramente incluem redundância de nível de broadcast. A Oman TV imaginou uma instalação que funcionaria como um estúdio adicional, permitindo a transmissão contínua de sinais para dentro e para fora do edifício. Para satisfazer esses objectivos, sem comprometer o desempenho ou a fiabilidade, o sistema exigiu uma infraestrutura de rede IP robusta.
No coração da infraestrutura de áudio do teatro está uma mesa de mistura modelo mc²56 MkIII da LAWO, com 32 vias, funcionando com um motor de áudio modelo A__UHD Core. Juntos, fornecem um nível incomparável de flexibilidade e poder de processamento, com a capacidade de lidar com mais de 1000 canais DSP. Esta configuração permite que os técnicos possam gerir a mistura de áudio interna para eventos ao vivo, ao mesmo tempo que controlam os sinais para distribuição. A mesa gere perfeitamente as mais de 100 entradas e saídas de áudio, garantindo uma distribuição de sinal suave e um desempenho fiável para ambas as aplicações. Completando esta configuração, há várias soluções LAWO adicionais. Duas stageboxes modelo A__stage64 garantem uma perfeita integridade do sinal para dentro e para fora, obedecendo à norma ST2110, para um som cristalino e funcionamento robusto. A plataforma de gestão HOME da LAWO oferece controlo centralizado e intuitivo de todos os dispositivos conectados, agilizando as operações neste ambiente de produção híbrido.
A adopção da tecnologia assente no protocolo IP da LAWO oferece vantagens significativas para a Oman TV. A redundância robusta do sistema garante uma operação ininterrupta, uma questão crítica para transmissão ao vivo, enquanto o seu design modular oferece escalabilidade para expansões futuras. O interface intuitivo da plataforma HOME simplifica os fluxos de trabalho, reduzindo o tempo de configuração e as necessidades de formação dos operadores. Além disso, a integração perfeita do equipamento LAWO com sistemas de terceiros, nomeadamente, a também nossa representada Studio Technologies, põe em destaque a flexibilidade e a fiabilidade da solução.
“Este foi um projecto notável para nós”, disse Anas Alkurdi, CEO da Pixel Solutions, o systems integrator local, responsável pela concepção do projecto. “Este projecto estabeleceu uma base sólida para avanços futuros na indústria do broadcast de Omã”, acrescentou.
Pode ficar a saber tudo sobre este projecto aqui. Se quiser ficar a saber mais ainda, por favor, contacte-nos.
O prestígio de que desfruta o Parque de La Villette quase dispensa grandes apresentações. Com uma actividade muito intensa e multifacetada, é um dos maiores parques urbanos do mundo. São múltiplos espaços de actividade cultural, científica e de lazer, contidos numa enorme área, em plena cidade de Paris. A dimensão do Parque, a grande diversidade de actividades, a dispersão dos locais onde estas ocorrem, as enormes exigências logísticas, os números quase irreais de visitantes que aí acorrem e uma equipa que tem que responder a tudo isto, em número e diversidade de funções, colocam problemas de intercomunicação de uma dimensão difícil de imaginar. A RIEDEL ajudou a criar um sistema integrado de intercomunicação e distribuição de sinal, que permite que o emblemático e vasto espaço funcione com a precisão de um relógio e a fluidez de um grande sistema de vasos comunicantes.
O Parque de La Villette é um espaço de 55 hectares, projectado por Bernard Tschumi, situado em pleno coração de Paris. Em números, anualmente, La Villette significa 12 milhões de visitantes, mais de 100 propostas artísticas, 15 000 m² de um pavilhão, classificado como monumento histórico. Localizado no extremo nordeste da cidade, no 19º bairro, o parque abriga uma das maiores concentrações de espaços culturais em Paris, incluindo a Cité des Sciences et de l’Industrie (Cidade da Ciência e da Indústria, o maior museu de ciências da Europa), três grandes salas de concertos, nomeadamente, a notável Philarmonie de Paris, o Géode, o prestigiado Conservatório de Paris, entre muitos outros locais notáveis.
Ora, o Grand Halle de la Villette (EPPGHV) acaba de instalar soluções de intercomunicação e distribuição de sinal de última geração da RIEDEL. O principal objectivo é de dotar este espaço com capacidades tecnológicas que sirvam os vários eventos que aí decorrem, desde festivais e festas até exposições, conferências e espectáculos ao vivo, que podem também ser transmitidos pelas grandes cadeias de broadcast. Alimentada por um sistema de intercomunicação Artist-1024 e por uma rede de média, em tempo real MediorNet, da marca alemã, esta configuração integra perfeitamente a intercomunicação e a distribuição de sinal nas seis áreas distintas do EPPGHV, resultando numa maior eficiência operacional e numa experiência elevada, tanto para os organizadores como para os participantes nos eventos.
A relação entre a RIEDEL e o EPPGHV começou em 2019, com a aluguer de kits Bolero Standalone. Impressionada com o desempenho do sistema, a EPPGHV iniciou então um projecto estrutural maior, em 2022, para uma revisão completa da sua infraestrutura de comunicações. No centro da nova configuração está o sistema de intercomunicação Artist-1024, complementado com os SmartPanels da série 1200/2300, unidades sem fios Bolero, dispositivos de distribuição de média MicroN UHD e MicroN e interfaces de rádio RiFace. A aplicação MediorNet Control desempenha um papel fundamental no fluxo de trabalho, dedicado à distribuição do sinal de vídeo ao sistema de intercomunicação, permitindo que os operadores recuperem as configurações e controlem o MediorNet directamente dos SmartPanels RSP-2318, localizados em vários pontos do local. A agilidade do sistema é tornada ainda maior através do uso de racks móveis, que podem ser montadas e instaladas conforme as necessidades, para ligar à infraestrutura principal, por meio da fibra óptica e da rede IP do local. Esta abordagem modular permite que o EPPGHV aumente ou diminua facilmente as suas capacidades de intercomunicação e distribuição de sinal, dependendo dos requisitos de cada evento.
Esta é apenas uma descrição sumária do grande projecto de criação da nova infraestrutura de intercomunicação e distribuição de sinal da RIEDEL no Parque de La Villette, em Paris.
Para saber mais sobre este grande projecto, veja aqui. Para saber mais sobre as características dos equipamentos agora montados em La Villette, veja aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos.
Durante o ano de 2024 assistimos ao surgimento de uma série de novos produtos, em especial, na área das redes digitais e do seu papel na produção AV. O processo é imparável. Ao “digital” sucede agora a integração de todos os equipamentos, num todo, mais coeso, mais flexível, mais simples de operar e de manter, baseado nos protocolos IP. A AVANTOOLS esteve nessa transformação desde o início, como tinha estado, aliás, na transição do analógico para o digital. Os nosso parceiros comerciais e os nossos clientes contam connosco para acompanhar esta revolução, com a nossa experiência e mais valia. Muita coisa nova surgiu durante o ano transacto, que permite abrir novas perspectivas ao sector. Disso vos fomos dando conta ao longo das edições do Feedforward de 2024. E é disso que queremos fazer aqui um curto balanço. Se o ano de 2024 foi fértil em novidades no domínio da revolução do AVoIP, em 2025 vamos continuar, certamente, a assistir ao aparecimento de novas ferramentas e a melhorias nas existentes.
A SPL continuou a produzir novos equipamentos dentro da sua linha de inovação, robustez e facilidade de uso. O BIG é uma poderosa ferramenta desenvolvida pela marca alemã, na tradição de outros importantes produtos que fizeram dela uma referência incontornável no universo do áudio profissional. A função do BIG é simples: ampliar a imagem estéreo de uma maneira nova, abrindo novas vias criativas para moldar o som. Fundamental para qualquer estúdio moderno, na perspectiva dos actuais padrões de escuta. 2024 viu também surgir, numa nova versão, um clássico do fabricante alemão, fiel companheiro em tantos estúdios espalhados por esse mundo fora. O Channel One, aparece agora numa nova versão: o Channel One Mk3. A mesma originalidade, a mesma robustez, o mesmo conceito, um novo design inovador e a mesma garantia de um desempenho de excelência, acompanhado da mesma promessa de total fiabilidade. Finalmente, pré-amplificador de microfone de oito canais com tecnologia discreta, o novo P8, que está equipado com oito pré-amplificadores de microfone de design idêntico. Todos os oito pré-amplificadores têm um design discreto – sem CI, feitos de transístores individuais. Isto é típico dos pré-amplificadores de última geração e é uma das principais razões para o seu som excelente.
A SONIBLE, a nossa nova representada austríaca, destacou-se em 2024 pelos plugins da série smart: o smart:comp 2, o smart:EQ 3, o smart:reverb, o smart:EQ live e o EQ+ series. Pode adquiri-los individualmente ou em conjuntos, agrupados por função. Estão ainda disponíveis as séries pure, true, proximity e entropy. Para além destes, no catálogo da empresa continuará a encontrar outros produtos de software e hardware que tornaram a SONIBLE uma das empresas mais inovadoras do sector.
A SONIFEX continuou a enriquecer a sua linha de produtos DANTE. O destaque em 2024 foi para o AVN-CU1 AVN-DIO10-12G Dante®. O novo AVN-CU1 faz parte da linha SONIFEX de unidades de comentário, com implementação Dante. Trata-se de uma combinação única de microfone/auscultador, muito simples de usar, com um conjunto completo de recursos e um preço muito acessível. Por sua vez, o novo AVN-DIO10-12G Dante®, o conversor 12G/6G/3G/HD/SD-SDI Embedder/De-Embedder, constitui uma solução, simples e elegante, para integrar o seu equipamento tradicional, mas ainda operacional, na nova realidade do AoIP. A nova unidade permite-lhe unir o melhor de dois mundos, e continuar a tirar partido do seu investimento, sem hipotecar o futuro.
A americana 360 SYSTEMS é um nome clássico. O Instant Replay 3 foi desenvolvido por técnicos criativos da empresa, para satisfazer aqueles que precisam de responder rapidamente, no âmbito da sua função, na linha da tradição da empresa. Sempre tendo em vista uma operação muito intuitiva, fornecendo um sinal de áudio de alta qualidade, no contexto dos actuais fluxos de trabalho. O Instant Replay 3 é um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade. Ao contrário dos PCs e outras soluções precárias e pouco fiáveis, e isto é de particular importância no universo do áudio profissional, o Instant Replay 3 possui botões físicos, que funcionam de forma integrada e muito robusta, que dá feedback táctil imediato, e permite uma operação fiável durante a reprodução do áudio.
A alemã YELLOWTEC focou-se em 2024 no crescentemente importante universo dos podcasts. Destaque para dois produtos. O iXm Podcaster é a ferramenta de gravação ideal para todo o podcaster ambicioso. Um dos seus pontos fortes é a tecnologia LEA integrada, a garantia de um sinal perfeito. Este modelo oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria. Usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, que assegura a mais alta qualidade áudio, com uma incrível simplicidade de uso. Saído recentemente, tem o m!ka podcaster. Trata-se do novíssimo suporte de microfone, especialmente concebido para a área do podcast, mas baseado na famosa linha de suportes m!ka da YELLOWTEC e totalmente integrável com ela.
A RTW concentrou-se na melhoraria do TouchControl 5. Desde que surgiu, em 2023, esta ferramenta, imprescindível em qualquer estúdio moderno, ocupa um espaço próprio, sem verdadeiro termo de comparação com qualquer outra oferta do mercado, no seu domínio de operação. Mas o melhor pode-se sempre melhorar. Novas funções vão transformando aquilo que já era um super controlador de monitores e medidor de sinal, de qualidade incomparável, numa ferramenta cada vez mais poderosa. Duas actualizações do software operativo do TouchControl 5, surgidas em 2024, transformam esta ferramenta em algo para o qual os adjectivos começam a escassear. Um instrumento único, para resultados únicos, agora ainda mais poderoso.
Se quisermos resumir o que pode esperar da VOYAGE AUDIO, a nossa novíssima representada, e dos seus Spatial Mics, destacamos três pontos essenciais. Primeiramente, a possibilidade de gravar áudio para formatos, que estão em grande ebulição como VR/AR, aproveitando uma rede de áudio Dante para criar experiências imersivas inesquecíveis. Em segundo lugar, dispõe, para esse efeito, de microfones de oito cápsulas, os Spatial Mic, de baixo ruído e de alto SPL, com ligação através de um único cabo, que lhe permitem deixar finalmente de ter de recorrer a equipamentos volumosos. Finalmente, a possiblidade que o Spatial Mic lhe concede de transformar a captura de áudio em qualquer situação de captação, com um nível de controlo até agora inatingível, com uma enorme versatilidade e qualidade, e opções de conectividade exclusivas para complementar a sua configuração.
O novo modelo A640, da AVIOM está aí. Com mais canais de mistura, recursos poderosos e um interface de utilizador intuitivo e simplificado. Nestes dias de produções cada vez mais complexas, o A640 ajuda os músicos a ouvir e a ouvir-se melhor, uma exigência hoje mais premente do que nunca. É compatível com todos os sistemas existentes desenvolvidos pela marca americana, que usam rede Dante, tem placas de misturador digital ou entradas analógicas e pode ser usado, simultaneamente, com os outros misturadores pessoais do catálogo da marca, modelos A360, A320 e/ou A-16II.
Outro nome de bandeira do áudio profissional, a CEDAR AUDIO, enriqueceu a sua linha de produtos de hardware com dois novos modelos: o DNS 4 e o DNS 8D. A mesma tecnologia do clássico DNS 2 está presente nos novos modelos. O DNS 4 é ideal para utilizadores que necessitam de mais de dois canais de DNS, numa unidade portátil, em vez de montado em rack. Tal como o seu irmão mais novo, o DNS 2, o DNS 4 é adequado para uso em todas as situações de gravação em estúdio, broadcast e live ou em locais como teatros, salas de concerto, locais de conferências e locais de culto. Quanto ao DNS 8D, de 8 canais em rack, é o primeiro DNS com interface Dante®, para além de ligações de áudio AES3. Tal como os outros modelos, assenta num novo algoritmo de supressão de ruído optimizado, igualmente apontado ao broadcast e live, e o seu elegante interface de utilizador inclui um modo de configuração rápido e modos detalhados, que oferecem melhor controlo do que qualquer outro processador de diálogo anterior.
Na próxima edição do Feedforward concluiremos esta nossa viagem pelo que 2024 nos trouxe de novo na área do audio profissional. Até lá, fale connosco para ficar a saber mais sobre os produtos aqui descritos.
A experiência da CEDAR AUDIO no campo da remoção do ruído DNS é imensa e o seu sucesso está amplamente reconhecido num infindável número de prémios, ganhos ao mais alto nível. Pode-se dizer que nenhum grande projecto audio-visual, daqueles que deixam uma marca indelével no público, prescindiu do contributo dos equipamentos da CEDAR, numa qualquer etapa da sua produção. Equipamentos que se vêem por todo o mundo, Nas palavras de um membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o DNS foi “provavelmente usado em todos os grandes filmes lançados em Hollywood nos últimos anos”. Os equipamentos da linha DNS, podem ser encontrado em praticamente todos os palcos de dobragem em todo o mundo. em estúdios de som para música, em plateaux de cinema, estúdios de televisão ou rádio, em salas de espectáculo e noutros locais onde, no tratamento de sinal áudio, surja a necessidade de remover ruído indesejado. O seu estúdio merece a excelência da CEDAR AUDIO.
Falamo-vos da CEDAR AUDIO, os inventores do restauro de áudio em tempo real, da supressão digital de ruído de diálogo e da edição espectral.
Um dos domínios em que a CEDAR AUDIO opera é, pois, o da supressão de ruído. Portáteis ou fixos, os equipamentos de supressão de ruído concebidos pela CEDAR AUDIO são uma referência absolutamente incontornável do mercado, que a AVANTOOLS se orgulha de distribuir em Portugal, desde há décadas. A sua eficácia roça o domínio da magia. Mas não há nada de mágico neles. Trata-se de investigação aplicada, pura e dura, no domínio da electroacústica, que conduziu a resultados brilhantes.
A tecnologia de supressão de ruído de diálogo (DNS) da CEDAR elimina o ruído de fundo, gravado ou em tempo real, de fontes sonoras como do tráfego, do ar condicionado, do vento, da chuva, do ruído de fundo em geral, em sinais de áudio. Também ajuda a compensar condições acústicas desfavoráveis e mau posicionamento dos microfones, podendo até mesmo suprimir a reverberação excessiva.
Esta tecnologia está disponível em formato hardware, portátil ou fixo, e até na formato de software.
O DNS 2 de dois canais, foi o primeiro DNS projectado especificamente para a portabilidade e a extrema simplicidade de uso. No coração deste e dos outros modelos está um novo algoritmo DNS que não requer nada mais do que activar a função Learn, que identifica e se adapta ao ruído de fundo para, em seguida, ajustar a quantidade necessária de atenuação de ruído. Mantendo a latência quase a zero de todos os seus antecessores, é adequado para uso em todas as situações: gravação in loco, transmissão ao vivo, som ao vivo em locais como teatros, salas de concerto e de conferências e locais de culto, mas também em trabalho de estúdio e na pós-produção.
Além disso, apesar de ser tão pequeno e leve que pode até ser colocado no bolso ou numa bolsa de equipamento, o DNS 2 oferece entradas analógicas de linha e microfone (este último com alimentação fantasma opcional de 48V), uma entrada digital AES3/AES11 e saídas analógicas e digitais. Isso aumenta ainda mais a sua flexibilidade. A sua alimentação de 12V torna possível a sua utilização no terreno, tão facilmente como num estúdio ou numa sala de edição.
A mesma tecnologia do DNS 2 está presente no DNS 4. Este modelo é ideal para utilizadores que necessitam de mais de dois canais de DNS, numa unidade portátil, em vez de montado em rack. Tal como o seu irmão mais novo, o DNS 2, o DNS 4 é adequado para uso em todas as situações de gravação em estúdio, transmissão ao vivo e som ao vivo ou em locais como teatros, salas de concerto, locais de conferências e locais de culto.
Quanto ao DNS 8D, de 8 canais em rack, é o primeiro DNS com interface Dante®, para além de ligações de áudio AES3. Tal como os outros modelos, assenta num novo algoritmo de supressão de ruído optimizado para transmissão e som ao vivo, e o seu elegante interface de utilizador inclui um modo de configuração rápido e modos detalhados, que oferecem melhor controlo do que qualquer outro processador de diálogo anterior.
Na linha de ferramentas de supressão de ruído da CEDAR, um destaque ainda para o VoicEX, que estabelece um novo padrão para redução de ruído em tempo real, especialmente destinado à correcção a fala. Na verdade, é quase um botão mágico e, no entanto, é tão simples de usar que pode ser operado tanto por utilizadores menos experimentados, como por especialistas. Onde se esperariam vários controlos, encontramos apenas dois botões: um para determinar o volume do ruído de fundo e outro para controlar o volume da fala. Basta reduzir o primeiro para eliminar o ruído ou a reverberação excessiva. Reduz-se este último e as vozes irão embora. Aumenta-se qualquer um deles para enfatizar essa parte do sinal. Não leva muito tempo a dominar, mas os resultados podem ser realmente surpreendentes.
Ainda no domínio da supressão do ruído, existem versões disponíveis para computador ou em formato plugin.
Tudo isto merece a atenção do ou da profissional de áudio, exerça ele ou ela a sua função na área ou onde quer que seja.
Saiba tudo e ouça os demos respectivos destes e outros produtos da CEDAR AUDIOaqui. E para ficar a saber ainda mais ou para ouvir, com os seus próprios ouvidos, a excelência destes produtos, contacte-nos.
Os misturadores pessoais da AVIOM são, desde sempre, a referência incontestada da indústria. São presença constante nos palcos e nos estúdios de todo o mundo. O A640, o novo misturador pessoal, topo de gama da AVIOM, traz um nível incomparável de possibilidades de controlo, um desempenho sem paralelo e uma fidelidade única à mistura pessoal. No A640 estão espelhadas todas as qualidades principais da marca, presentes desde sempre em todos os seus produtos: fiabilidade total, robustez incomparável, design inovador e facilidade de operação. Junte-se-lhe o conceito único.
O novo AVIOMA640 está aí. Com mais canais de mistura, recursos poderosos e um interface de utilizador intuitivo e simplificado. Nestes dias de produções cada vez mais complexas, o A640 ajuda os músicos a ouvir melhor, uma exigência hoje mais premente do que nunca. É compatível com todos os sistemas AVIOM existentes, que usam rede Dante, tem placas de misturador digital ou entradas analógicas e pode ser usado, simultaneamente, com os outros misturadores pessoais da AVIOM, modelos A360, A320 e/ou A-16II.
Eis as características do novo A640, num traço rápido.
Interface de utilizador intuitivo com display multi-mix-view colorido, de alta resolução
Seleção de canal personalizável, de até 64 canais de rede
Mecanismo de mistura de 36 canais, para até 18 fontes mono ou estéreo
Controlo de volume por canal, agudos, graves, reverberação e pan, além de Master EQ com Enhance
One-Touch Ambience™, usando áudio de rede ou microfone interno
Intercomunicador para comunicação com outros utilizadores do A640
Porta USB para fácil arquivamento e carregamento de configurações personalizadas do misturador
Saída de mistura estéreo de 1/4″ e 1/8″, mais misturas auxiliar XLR mono
Canal favorito, contendo o canal mais importante de cada músico
Melhor dizendo… O A640 combina um poderoso motor de mistura com um interface de utilizador intuitivo, que não atrapalha durante uma gravação ou espectáculo. O display colorido de alta resolução do A640 possui três Mix Views que mostram todos os detalhes de um mistura, sem sacrificar a simplicidade da edição. Permite alternar entre elas a qualquer momento, com um botão Visualize dedicado.
E mais! O Channel View fornece detalhes sobre as configurações de um canal individual (volume, pan, agudos, graves e efeitos). O Mix View mostra o nível de volume de cada canal da mistura, e o Names View exibe cada canal por nome, simultaneamente com seu nível de volume. A edição é fácil, mesmo quando o executante está concentrado em cantar ou tocar. Permite criar nomes personalizados para cada canal ou sincronizá-los com nomes de canais provenientes de uma rede Dante, ao usar o D800-Dante A-Net Distributor. Cada utilizador pode selecionar exatamente as fontes que deseja na sua mistura, até 64 fontes de entrada de rede. Os bateristas podem assim ter muitos canais de bateria e os vocalistas muitos canais de voz.
E mais ainda! Quando é necessário comunicar com outros utilizadores do A640, o recurso Intercom é a ferramenta perfeita. Com o simples pressionar de um botão, um director musical ou produtor pode fazer mudanças de música, dirigir artistas, etc., tudo sem que o público ouça (requer o Distribuidor D800 A-Net). Cada artista tem controlo total sobre o nível de áudio do Intercom, como parte de sua mistura pessoal. E tudo isto – configurações de mistura, predefinições, atribuições de canais, nomes – pode ser facilmente guardado numa pen USB, para backup ou transferência de configurações para outra unidade.
Resumindo: o A640 é, sem qualquer margem para dúvida, a ferramenta de mistura pessoal mais potente do mercado. E há muito mais, para alem do que aqui lhe revelamos!
Conheça todas as características do A640 aqui. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre este produto ou para ficar a conhecer a sua disponibilidade.
A arquitectura aberta do TouchControl 5 da RTW permite que este controlador, sem dúvida o mais poderoso e versátil do mercado, se torne uma ferramenta sempre cada vez mais útil. Recentes actualizações do software operativo permitem agora criar automaticamente configurações especiais, definidas pela detecção de diálogo. Paralelamente, é agora possível obter uma calibração da resposta da sala mais rigorosa, porque o número de bandas de frequência para análise, por altifalante, foi aumentado para oito. Muito francamente, o TouchContrtol 5 não tem paralelo no mercado.
Não há já adjectivos para classificar o TouchControl 5. Desde que surgiu, em 2023, esta ferramenta, imprescindível em qualquer estúdio moderno, ocupa um espaço próprio, sem verdadeiro termo de comparação com qualquer outra oferta do mercado, no seu domínio de operação. Mas o melhor pode-se sempre melhorar. Novas funções vão transformando aquilo que já era um super controlador de monitores e medidor de sinal, de qualidade incomparável, numa ferramenta cada vez mais poderosa.
Duas recentes actualizações do software operativo do TouchControl 5 transformam esta ferramenta em algo para o qual, como se disse, os adjectivos começam a escassear.
No software TouchControl versão 1.2, na função de calibração da sala, o número de bandas de EQ por altifalante foi agora aumentado para 8. Sem limitações, o tipo de filtro de cada banda pode ser definido como pico, low ou high shelf, passa alto ou baixo, passa banda, all pass 2P e 4P e notch.
Mas há mais. A secção de downmix, proporciona o controlo total sobre as configurações de downmixes estéreo e mono. A ação de pressionar o grande botão giratório pode ser agora configurada para a função Mute, DIM ou Recall Reference Volume. O modo SOLO permite agora o solo de vários altifalantes individualmente, entre outras melhorias.
Paralelamente, o TouchControl 5 inclui, nesta nova versão, a capacidade de efectuar medições controladas por diálogo, permitindo a conformidade com especificações baseadas em diálogo, incluindo as exigidas pela Netflix. Além de uma predefinição de volume específica para a Netflix, os utilizadores do TouchControl 5 dispõem neste momento da capacidade de criar configurações de volume personalizadas para outras configurações de entrega, baseadas em diálogo.
Juntamente com esta nova tecnologia, os utilizadores encontrarão uma variedade de novos instrumentos de medição, bem como um indicador de detecção de diálogo dedicado e redimensionável, que acenderá quando o diálogo é detectado.
O TouchControl 5 não vai certamente ficar por aqui, quanto a melhorias do seu software operativo. Outras novas funções foram já anunciadas para breve, sobre as quais lhe iremos aqui dando conta.
Saiba mais sobre o TouchControl 5 da RTWaqui. Fique a saber mais ainda visitando-nos.