Solução RIEDEL para a TVMonaco: Tecnologia de Ponta para Intercomunicação Perfeita

A RIEDEL acaba de anunciar que a TVMonaco, o primeiro canal de televisão pública generalista do Mónaco, selecionou o sistema de intercomunicação Artist de última geração, juntamente com um conjunto de SmartPanels, e as unidades de cinto sem fios Bolero, para garantir uma intercomunicação perfeita em toda a sua operação. Lançada oficialmente a 1 de setembro de 2023, a TVMonaco é uma nova adição à rede TV5MONDE, que fornece conteúdo noticioso, desportivo e de entretenimento para a região da Grande Riviera. A escolha das soluções de intercomunicação da RIEDEL pela TVMonaco atende às necessidades actuais da emissora como uma nova estação e apoia a sua estratégia geral de negócio, permitindo uma intercomunicação ágil e eficaz, tanto interna como exteriormente.

A TVMonaco, é o primeiro canal de televisão pública, generalista, do Mónaco. Foi lançada a 1 de setembro de 2023 e inaugurada pelo Príncipe Alberto II e a Princesa Charlene. Transmite uma variedade de programas, incluindo notícias, talk shows e documentários, projectados para mostrar e promover a cultura monegasca. É membro da Monaco Media Diffusion, a empresa de radiodifusão que representa o Mónaco na União Europeia de Radiodifusão (UER.) A programação é composta por notícias e desporto ao vivo, com programação gravada para o resto do dia, com ênfase também dada às preocupações ambientais e à vida selvagem em Mónaco. O canal está disponível em plataformas lineares e digitais. Uma organização tão recente funciona, naturalmente, com base em tecnologia state of the art.

Foto Makalu

Não surpreendentemente, portanto, a estação escolheu o sistema de intercomunicação Artist de última geração da RIEDEL, em conjunto com os SmartPanels, e o sistema de intercomunicação sem fios Bolero. É o sistema que garante uma comunicação perfeita em todas as operações de funcionamento do canal. A escolha das soluções de intercomunicação da RIEDEL pela TVMonaco atende às necessidades actuais da emissora, como uma nova estação, e apoia a sua estratégia geral de negócios, permitindo comunicações mais ágeis e eficazes, tanto interna como externamente.

Os sistemas Artist-1024, SmartPanel e Bolero são essenciais para as operações da TVMonaco, apoiando as equipas editoriais e técnicas, facilitando a comunicação entre a sala de controlo, MCR, sete salas de edição e cabine de manutenção. Reconhecidos pela sua fiabilidade e destacados pela equipa técnica da TVMonaco pela sua ampla implantação na produção audiovisual e carros de exteriores, os sistemas de intercomunicação da RIEDEL provaram ser especialmente úteis para os segmentos de notícias desportivas e noticiário geral da TVMonaco, que exigem uma intercomunicação intensiva.

A equipa de produção também conta com as soluções RIEDEL para garantir a conectividade com parceiros externos. A compatibilidade do sistema com vários formatos de áudio, incluindo Dante, Madi e AES67, bem como seu suporte para SMPTE ST 2110, fornece à TVMonaco uma solução preparada para o futuro.

Foto Jean-François Ottonello

Um nó de intercomunicação Artist-1024, em conjunto com uma série de SmartPanels (incluindo RSP-1232 HL, RSP-2318 e DSP-2312) e unidades de cinto Bolero, foi entregue e usado ao vivo para apoiar a transmissão inaugural do canal. O design ergonómico dos SmartPanels, a flexibilidade do Artist para as operações diárias do estúdio e o desempenho incomparável do sistema sem fios Bolero foram factores centrais na decisão da TVMonaco de escolher a RIEDEL, em vez de outros fornecedores. O software Director da RIEDEL oferece um interface amigável, que acelera o fluxo de trabalho de produção e aprimora as operações diárias.

Segundo os responsáveis da TVMonaco, as soluções de última geração da Riedel não só atenderam às necessidades imediatas de comunicação, mas também deram força ao desejo de lançar uma nova estação de transmissão dentro do cronograma acordado e levar a programação para o ar com sucesso. O compromisso da RIEDEL com a excelência, salientaram também estes responsáveis da TVMonaco e o seu apoio incomparável foram fundamentais para garantir um lançamento perfeito da TVMonaco num curto espaço de tempo. Os sistemas de intercomunicação funcionaram perfeitamente desde o primeiro dia da sua instalação.

Foto Jean-François Ottonell

A TVMonaco é o exemplo mais recente do sucesso da opção RIEDEL na área da intercomunicação. Seja qual for a dimensão da operação, no broadcast, no live, ou em qualquer outra situação, de qualquer natureza, onde uma intercomunicação 100% fiável, robusta e fácil de operar seja um requisito principal, a solução RIEDEL é a única que oferece total garantia de operacionalidade.

Para saber mais sobre esta solução para a TVMonaco, veja aqui. Saiba mais sobre esta e outras soluções RIEDEL de intercomunicação aqui. Para ficar a saber ainda mais, contacte-nos. A AVANTOOLS é o especialista número um em intercomunicação em Portugal.

Intercomunicação em larga escala

A RIDEL e o seu parceiro RMi Inc., juntaram forças para instalar um sistema de intercomunicação sem fios Bolero, com matrizes digitais Artist, contoladas por SmartPanels, num evento descrito como algo muito semelhante ao Festival Coachella. Resultado: um super sistema de intercomunicação que serve todas as necessidades de um festival de enormes dimensões, que tem lugar num espaço gigantesco, em pleno deserto californiano, com múltiplas actividades, de natureza muito diversificada, a decorrer simultaneamente. Nesta temporada de festivais de todos os géneros que agora se avizinha, a atenção para este sistema, que é bem demonstrativo das tremendas possibilidades, do poder e da flexibilidade das soluções de intercomunicação da RIEDEL neste género de aplicações.

Abrangendo dois fins de semana consecutivos, o festival, realiza-se no deserto da Califórnia, e é um acontecimento dinâmico e expansivo por natureza, que decorre num recinto de 78 hectares e conta com múltiplos palcos, com actuações simultâneas, apresentando desafios únicos em termos de comunicação e coordenação. Trata-se de apoiar sete empresas, 28 artistas e três palcos. A RIEDEL foi escolhida para fornecer uma solução que pudesse oferecer flexibilidade, escalabilidade e desempenho robusto, tendo em conta as as exigências técnicas, designadamente, as flutuações extremas de temperatura do deserto.

A RIEDEL tem um papel fundamental em trazer clareza de sinal e conectividade sem paralelo ​​a este, que é um dos maiores festivais de música e artes dos EUA. Realizada em colaboração com o seu parceiro RMi Inc., esta instalação de um sistema sem fios Bolero de última geração e dos sistemas de intercomunicação de matriz digital Artist da RIEDEL, estabelece um novo padrão para comunicações em eventos ao vivo.

Artist

A integração perfeita das soluções RIEDEL garante que artistas, equipas técnicas e empresas participantes se possam concentrar em oferecer experiências inesquecíveis aos frequentadores do festival, apoiados na melhor em tecnologia de comunicação existente no mundo. A capacidade de criar set-ups parciais por artista economiza tempo. Um factor importantíssimo é a capacidade de actualizar rapidamente e acomodar um ambiente em constante mudança. A solução RIEDEL não apenas garante, mas supera até os objetivos e expectativas dos organizadores, fornecendo uma comunicação cristalina em todos os canais e uma robustez necessária para resistir às duras condições do deserto.

EDDIE MARQUEZ & JEFF MARSHALL da RMi

O sistema instalado incluiu um módulo de matriz modelo Artist-1024, 37 antenas Bolero, 155 beltpacks sem fios Bolero e oito SmartPanels das séries RSP-1200 e DSP-2300, juntamente com 64 canais de via Dante para um total de 240 portas, tudo perfeitamente integrado através de uma rede de nove switches. As equipas de iluminação, artistas e câmaras, em particular, dispõem da capacidade e flexibilidade incomparáveis ​​que os sistemas RIEDEL proporcionam, com suporte para 10 beltpacks por antena e seis canais por beltpack, com uma facilidade de uso e a conveniência adicional de ligação via Bluetooth. Essa configuração não só facilita a comunicação perfeita entre os membros da equipa, como garante também que o sistema possa ser reconfigurado dinamicamente, na hora, usando set-ups parciais, para atender às necessidades das diferentes artistas e equipas, um factor crítico dado o ambiente em constante evolução do festival.

Bolero, beltpack e antena

O funcionamento baseado em rede dos sistemas RIEDEL permite escalabilidade e flexibilidade. As antenas Bolero e os SmartPanels podem ser colocados em qualquer ponto do vasto recinto do festival, exigindo apenas uma ligação de fibra para integração com a estrutura central da unidade Artist. Assim se obtém uma rede coesa e robusta que suporta os padrões de rede de áudio AES67 e Dante, garantindo que as diversas necessidades de intercomunicação de empresas, artistas e palcos sejam atendidas por um sistema IP único e unificado. A qualidade de som superior e a funcionalidade sem paralelo são fundamentais para a gestão das complexas exigências de comunicação de um festival desta natureza e dimensão.

Esta instalação demonstra o potencial para oferecer uma experiência de áudio excepcional num festival desta escala. Mostra também a escalabilidade, flexibilidade e qualidade de som superior dos sistemas Bolero e Artist e como eles se mostram indispensáveis ​​também para a indústria dos eventos ao vivo. Claro, que estes sistemas não se aplicam somente a eventos desta natureza e desta dimensão. Estúdios dos maiores broadcasters nacionais e estrangeiros, estádios e outros eventos desportivos, teatros e outros locais de espectáculo, locais de culto, etc., são utilizadores dos sistemas de intercomunicação da RIEDEL. E fazem-no por que nenhuma outra solução assegura a fiabilidade, qualidade, flexibilidade e facilidade de operação que os sistemas RIEDEL proporcionam.

Saiba mais sobre este sistema aqui e contacte-nos para mais informações. A AVANTOOLS é o especialista em soluções de intercomunicação, em Portugal.


Novo HOME mc² DSP da LAWO

O aplicativo HOME mc² DSP da LAWO é um núcleo de processamento de áudio virtual, baseado em microsserviço, com um conjunto de recursos equivalente ao A__UHD Core, alojado em servidores de referência e assente em CPU. É a grande novidade da LAWO. Assim fica ainda mais poderoso, aliciante e produtivo o uso do equipamento da marca alemã, que facilita grandemente a partilha de recursos, sem comprometer, em momento algum, a qualidade. Se não existissem razões suficientes para optar pelas soluções LAWO, a capacidade de processamento que este HOME mc² DSP traz, reforça ainda mais a opção.

Com recursos do modelo A__UHD Core instantaneamente acessíveis, o HOME mc² DSP faz parte da oferta HOME Apps da LAWO, fornecendo processamento com conectividade, flexibilidade e escalabilidade superiores, que respeita todos os requisitos de produção de hoje e de amanhã.

O HOME mc² DSP foi projectado para uso em conjunto com mesas de mistura da série mc² da LAWO e é capaz de instanciar um sistema de mistura (virtual) com o pressionar de um botão, sempre que a capacidade de processamento de áudio for necessária de forma surpreendentemente rápida. Com todos os recursos conhecidos do hardware A__UHD Core FPGA num pacote baseado em CPU completamente redesenhado, o HOME mc² DSP permite que os operadoras activem o processamento DSP de nível mc² conforme necessário, com potência até então indisponível.

O HOME mc² DSP aproveita totalmente a flexibilidade proporcionada pela abstração da funcionalidade de processamento do hardware, com todos os benefícios do modelo de licenciamento e assinatura Flex da LAWO: os utilizadores podem alocar gratuitamente créditos de assinatura, localmente ou em todo o sistema, para qualquer aplicativo HOME disponível, seja áudio ou vídeo.

O objectivo principal do HOME mc² DSP é fornecer processamento de áudio em situações onde nenhum núcleo A__UHD está disponível ou onde é mais prático permanecer no domínio dos aplicativos HOME. O HOME mc² DSP permite que os utilizadores criem um núcleo de processamento com contagens de canais muito diferentes para corresponder perfeitamente a cada caso de uso específico.

De sublinhar que o aplicativo mc² DSP possui a mesma latência ultrabaixa do seu companheiro de hardware. Todos os recursos e características são tão semelhantes que os operadores não conseguem dizer se a superfície da mesa controla um núcleo A__UHD baseado em hardware ou no aplicativo HOME mc² DSP.

Escalável automaticamente, consoante a evolução de recursos futuros de CPU, o HOME mc² DSP pode alimentar até vários milhares de canais DSP, quando necessário, com suporte para mono, estéreo, 5.1 e uma série de formatos de mistura imersiva NGA, além de downmixes automáticos.

O HOME mc² DSP é um motor de áudio, poderosíssimo, flexível e muito simples de operar, que funciona com base num servidor. Uma brilhante obra de engenharia, como todas as soluções LAWO.

Saiba mais sobre o novo HOME mc² DSP aqui. Contacte-nos para mais informações sobre este novíssimo produto da LAWO.

Uma universidade dedicada às artes escolhe LAWO

É uma das maiores e mais conhecidas universidades do mundo dedicada às artes. A mdwUniversidade de Música e Artes Cénicas de Viena prepara os seus alunos para o universo das artes performativas, da música, do teatro e do cinema. Uma colaboração entre a mdw e a LAWO permite agora usar uma mesa de mistura modelo mc²56 MkIII com A__UHD Core, no Tonregie 1 do mdw. A nova mesa está a ser usada, tanto para formação de alunos como para outras produções. Conciliar produções internas de alta qualidade com a formação em engenharia de som explicam facilmente a escolha pela mc²56 da LAWO. Mas não se trata apenas de ter acesso à excelência da mc²56 MkIII. O novo sistema permite, entre outras mais valias, potenciar, flexibilizar, expandir e conciliar as componentes pedagógicas e de produção interna, e criar sinergias com outras instituições. Um futuro aliciante no horizonte.

Tonregie 1 da mdw

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena é líder internacional em todas as áreas da música, artes cênicas e ciências afins desde 1817. A universidade educa cerca de 3000 estudantes de 70 países e oferece 115 áreas de estudo e 41 cursos universitários distribuídos por 25 institutos.

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena e a LAWO colaboraram para instalar um mesa de produção de áudio modelo mc²56 MkIII com o A__UHD Core no Tonregie 1 da mdw, para ser usada tanto na formação dos seus alunos como nas produções que fazem parte dos currículos académicos. O novo equipamento, baseado no protocolo AoIP, também inclui um Power Core Gateway, bem como uma A__stage64, como uma caixa de palco para agregação de sinais de áudio de todo o campus. A nova infraestrutura da mdw utiliza uma rede RAVENNA, que pode integrar formatos como MADI ou AES/EBU. Os dispositivos DANTE na rede estão sustentados numa placa de expansão no Power Core. A instalação permite produções dos mais diversos géneros, com a ajuda adicional de um servidor WAVES.

mc²56 MkIII

Um dos focos da mdw está no programa de graduação para Tonmeister. Durante o programa de bacharelato/mestrado de seis anos, o aluno deve encontrar tecnologias típicas de mercado e aprender a trabalhar com diversos sistemas em diferentes cenários. O conceito aberto das mesas da LAWO permite que diferentes aplicações e fluxos de trabalho sejam definidos, ensinados e produzidos de acordo com os requisitos do curso. As predefinições facilitam a simulação de diferentes situações realistas – desde a produção de pequenos conjuntos, orquestras, apresentações dramáticas e óperas. Graças ao interface e às configurações claramente estruturadas, mesmo utiizadores inexperientes podem operar a mesa para realizar as suas primeiras produções de forma rápida e sem explicações aprofundadas. Com a mc²56 é possível dividir o espaço de operação para que duas pessoas possam trabalhar independentemente uma da outra. Para uma produção de ópera, por exemplo, é possível ter uma pessoa a misturar a orquestra e outra os solistas. No futuro, a mc²56 será usada para expandir a produção e streaming em formatos multicanal.

Produção de um espctáculo ao vivo

O estúdio “Tonregie1” é um dos maiores da universidade e, juntamente com vários outros localizados no novo Future Art Lab do mdw, está disponível para o programa Tonmeister, que envolve muitas aulas com diferentes focos, tanto em grupo como individualmente. Outra característica especial é a cooperação com outras universidades. Neste sentido, é oferecido ensino remoto bidirecional e produção musical remota conjunta. A transmissão, de baixíssima latência inerente ao protocolo RAVENNA, permite que os instrumentistas toquem juntos em diferentes locais, com a mistura a ser criada na mc²56. Produções individuais transmitidas ao vivo de outros locais também podem ser processadas por meio da mesa, para que os alunos de música possam tocar junto ou ensaiar ao vivo, remotamente.

Future Art Lab

Uma primeira experiência concreta fez, desde logo, realçar o tremendo potencial deste sistema e é digna de registo. A equipa de som do mdw esteve implicada numa apresentação de ópera no Schlosstheater de Viena, onde estava disponível apenas uma sala de controlo de vídeo, mas nenhuma sala de controlo de áudio. Foi montada uma A__stage64 e os sinais foram transmitidos a cinco quilómetros de distância, até ao campus mdw, onde o engenheiro de som e o produtor estavam sentados junto à mc²56. A mistura final foi então enviada de volta ao Schlosstheater e combinada com o vídeo para ser transmitido ao vivo. Uma produção com estas características só é possível através do protocolo AoIP e a potênca, a qualidade e a flexibilidade das mesas LAWO. Embora esta produção ainda tenha sido realizada em estéreo, o plano no futuro é produzir áudio binaural ou 3D, o que será particularmente interessante para o streaming. Um futuro, portanto, ainda mais aliciante que se avizinha.

Saiba tudo sobre esta instalação aqui, aqui sobre o Power Core Gateway e aqui sobre a mc²56 MkIII. Informação sobre o Waves Server aqui. E fale connosco para saber ainda mais sobre estes e outros produtos e soluções LAWO que temos para si.


RIEDEL STAGE SYSTEMS: uma solução completa para salas de espectáculo

As mais prestigiadas salas e grandes centros de espectáculo do mundo, incluindo Portugal, usam soluções RIEDEL para a sua intercomunicação. Soluções completas, os RIEDEL STAGE SYSTEMS, são capazes de resolver todos os problemas de intercomunicação, por mais complexos e difíceis que se afigurem os espaços onde é necessários implementá-los. Com estes sistemas, o utilizador acede a um universo que se distingue pelo design inovador, a sua qualidade única, fiabilidade e flexibilidade totais e escalabilidade. A marca da RIEDEL.

Os RIEDEL STAGE SYSTEMS, para salas de espectáculo, seja qual for a sua dimensão, não têm rival. São os mais premiados, valorizados e fiáveis do mercado.

Ao entrar no mundo das operações para salas de espectáculo com os RIEDEL STAGE SYSTEMS está a entrar num universo que lhe assegura a versatilidade e fiabilidade que a linha de produtos de intercomunicação da RIEDEL lhe proporciona. Do Bolero aos SmartPanels, do Artist, ao Mediornet, passando pela RefBox. Ao escolher os RIEDEL STAGE SYSTEMS vai descobrir como cada componente se integra perfeitamente com os ambientes de qualquer sala de espectáculo e como estes capacitam as equipas de produção e os responsáveis de cena, quando se trata de facilitar chamadas em grupo, comunicações entre regies e até mesmo controlar dispositivos externos, como câmaras PTZ, por exemplo, de modo integrado.

O SmartPanel é a chave de controlo de todo este sistema. A partir daqui é possível falar via intercomunicadores, controlar o sinal dos MediorNet, disparar os vários conteúdos, desactivar os sinais GPIO e depois disso fazer chamadas de grupo ou entre regies. É ainda possível controlar equipamento NIMOS extra como câmaras PTZ.

O valor acrescentado deste sistema reside no facto de que tudo provém de uma única fonte e que qualquer função individual é compatível com qualquer outra e, sobretudo, fiável.

Veja tudo o que a RIEDEL lhe oferece para solucionar os seus problemas de broadcast, live, etc.. E fale connosco para ficar a saber mais ainda ou para que o possamos guiar na procura da solução RIEDEL perfeita para as suas necessidades. A AVANTOOLS é especialista em intercomunicação em Portugal.


Entrar no mundo de DANTE

A nova era do AVoIP (Audio e video sob protocolo internet) está aí para ficar. As vantagens são de tal maneira significativas para a produção profissional audio-visual, que não há como escapar-lhe. Os novos equipamentos, construídos com base nesta protocolo, oferecem possibilidades que não deixa margem para dúvidas. Novos e poderosos fluxos de trabalho, maior economia de espaço, maior rentabilidade e qualidade acrescida. A pergunta, no entanto, pode ser legitimamente colocada: o que fazer de todo o equipamento existente, analógico e digital, em que as unidades de produção investiram, que muitas vezes, está ainda longe de ter sido completamente rentabilizado? Não há que ter receio: a SONIFEX está aí com a solução. Entre no mundo do AVoIP, preserve e continue a desfrutar dos seus fluxos de trabalho, mas não descure o futuro.

A SONIFEX é um empresa inglesa de referência, que fabrica equipamentos de transmissão de áudio para os sectores de rádio, TV, segurança e telecomunicações. Está em actividade desde 1969 e estabeleceu, desde então, uma posição reconhecida na indústria de radiodifusão. Inovação é uma palavra chave da cultura da empresa, que combina ideias inovadoras ​​e voltadas para o exterior com práticas de design sólidas e eficientes. Apesar do seu sólido passado, a SONIFEX espera consolidar a sua posição nas indústrias de radiodifusão e segurança, expandindo os seus esforços de investigação e desenvolvimento, a fim de oferecer novos equipamentos cujo design reflita a qualidade e fiabilidade que são esperadas pelos seus clientes.

Neste contexto, a empresa, tendo em conta e apesar da revolução tecnológica que se opera neste momento no sector, percebeu que há que assegurar uma transição suave para esta nova era. Investimentos importantes foram feitos pelos operadores em tecnologia analógica e digital, que muitas vezes não chegaram ao fim do seu ciclo de utilização. Entretanto, novos equipamentos, baseados no protocolo AVoIP estão sendo desenvolvidos, que oferecem novas possibilidades de trabalho, tão notórias, que é impossível ignorar. O que fazer do equipamento que ainda está ao serviço e como conciliar as novas possibilidades com o equipamento existente?

A SONIFEX tem a resposta. A sua linha AVN-DIO de interfaces de áudio Audiophile-Dante® é uma solução simples, acessível e segura para garantir esta transição. Esses interfaces de áudio plug and play, de funcionamento muito simples proprocionam um método conveniente e elegante de ligar equipamentos de áudio analógicos e digitais tradicionais a uma rede de áudio Dante AoIP.

Qual é a diferença entre essas unidades e outras? A qualidade do áudio. Os interfaces AVN-DIO usam circuitos A/D e D/A que proporcionam um desempenho analógico 10 vezes melhor que produtos concorrentes similares, oferecendo de faixa dinâmica >120dB. A linha oferece modelos para todas as necessidades. Poderá saber mais sobre todos eles aqui. Os modelos AVN-DIO14 – Dante to XLR analogue stereo input & output, AVN-DIO15 – 4 analogue XLR inputs to Dante e AVN-DIO16 – Dante to 4 analogue XLR outputs, voltam agora a estar disponíveis. Cada um destes modelos dispõe de uma ligação Neutrik etherCON para ligação directa a uma rede Dante AoIP.

Conheça melhor todo o catálogo da SONIFEX. Fale connosco para saber que soluções SONIFEX melhor se adequam às suas necessidades.


Teatro Real de Madrid escolhe RIEDEL

O Teatro Real de Madrid é uma antiga instituição de dimensão internacional. Um sistema de intercomunicação Bolero da RIEDEL equipa agora esta prestigiada sala. A infraestrutura instalada permite melhorar e flexibilizar fluxos de trabalho, aumenta a fiabilidade da comunicação e responde de forma exemplar, num espaço de matriz clássica, que, por norma, introduz enormes dificuldades quando se trata de garantir, com sucesso, este tipo de função. O sistema Bolero equipa as mais importantes salas de espectáculo do mundo, incluindo Portugal. Não é por acaso. Com uma infraestrutura Bolero, os utilizadores sabem que podem contar com um equipamento que assegura, sem quaisquer transigências, a satisfação plena das suas necessidades de intercomunicação.

A origem da actual localização do Teatro Real remonta a 1738, no reinado de Filipe V, quando foi inaugurado o Real Teatro de los Caños del Peral com a encenação da ópera Demetrio, composta por Johann Adolph Hasse a partir do libreto de Pietro Metastásio. Em 1818, sob o reinado de Fernando VII, as obras de construção do Teatro Real começaram com o lançamento da primeira pedra em 23 de abril desse ano, depois da Ordem Real que ditou a remodelação da Praça de Oriente e a construção de um teatro de ópera. A partir de 19 de novembro de 1850, sob o reinado de Isabel II e durante os 75 anos seguintes, o Real tornou-se um dos principais teatros europeus. Depois de várias transformações, o Teatro Real passou a constituir a casa de ópera nacional de referência em Espanha, a primeira instituição das artes performativas e musicais, e recuperou o prestígio internacional que, historicamente, tinha, sendo reconhecido em 2021 como o MELHOR TEATRO DE ÓPERA INTERNACIONAL pelo prestigiado International Opera Awards. Saiba mais sobre o Teatro Real de Madrid.

É esta distinta e importante instituição que agora vem proceder a uma remodelação profunda da sua área de intercomunicação. A principal instituição espanhola de artes cénicas e musicais, actualizou o seu sistema de comunicação sem fios com uma infraestrutura de intercomunicação Bolero da RIEDEL. Tendo sido inicialmente actualizado para o Bolero, em 2020, devido aos seus recursos avançados, o Teatro Real possui agora 43 unidades de cinto, nove antenas e quatro interfaces NSA, que se integram perfeitamente nos sistemas existentes. O Bolero garante, assim, a cobertura do palco, dos corredores e de dois salões principais – Gayarre e Salón de Baile – que são utilizados para diversos eventos, permitindo uma comunicação clara e fiável para todo o pessoal técnico, onde quer que trabalhe. É de salientar que o Bolero é, comprovadamente, o sistema que melhor garante um sistema de intercomunicação fiável e da mais alta qualidade em edifícios desta natureza.

“A qualidade de áudio incomparável, a capacidade de configuração rápida e a cobertura abrangente do Bolero nos nossos diversos espaços simplificaram muito os nossos fluxos de trabalho”, disse Fernando Valiente, Director do Departamento Audiovisual do Teatro Real. “A nossa equipa sentiu-se rapidamente confortável com o uso das unidades de cinto Bolero, e o sistema geral tornou-se um activo indispensável. Fornecendo a funcionalidade robusta e a fiabilidade que precisamos para garantir produções e eventos impecáveis.”

Ao implementar e ampliar o seu sistema de intercomunicação sem fios Bolero, a fundação que gere o Teatro Real garantiu comunicações ininterruptas e melhorou os fluxos de trabalho em toda a casa de ópera. A flexibilidade das funções das unidades de cinto Bolero melhorou a eficiência geral das equipas técnicas. Com as seis teclas do Bolero atribuídas a todos os grupos, os membros podem comunicar entre si com o simples premir de um botão. Em cenários de emergência, o Bolero é a solução fiável, com uma unidade de cinto reservada para uso em caso de falha na comunicação com fio.

“A experiência do Teatro Real com o Bolero mostra o poder transformador da tecnologia de intercomunicação sem fio de última geração”, afirmou Maribel Román, responsável regional de vendas da RIEDEL. “Ao investir no Bolero para melhorar e ampliar as comunicações em toda a casa de ópera, o Teatro Real melhorou significativamente as suas operações globais. Estamos orgulhosos de ser um fornecedor de soluções de confiança para esta prestigiada instituição de artes performativas.”

Saiba mais sobre o Bolero e os restantes sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Para mais informações, e para conhecer exemplos de sucesso de implementação destes sistemas em Portugal, contacte-nos. A AVANTOOLS é a empresa de referência em intercomunicação em Portugal.


Escolha o melhor

A 360 Systems habituou-nos, desde 1972, a produzir ferramentas extremamente inovadoras para o mercado do áudio e vídeo profissional, que se tornaram referências incontornáveis. O ano passado a empresa americana lançou, entre outros, dois produtos, para os quais lhe queremos voltar a chamar novamente aqui a atenção. Estes produtos podem ajudá-lo nas suas tarefas de produção e facilitar tremendamente os seus fluxos de trabalho. Saiba então do muito que são capazes os novos Instant Replay3 e Digicart 5. E escolha bem.

Um pouco de história

A 360 Systems foi fundada em 1972. Os largos anos de actividade mantidos numa indústria tão competitiva, são a prova, não só, de uma enorme resiliência da empresa, como da sua capacidade de se adaptar a um ecossistema que sofre regularmente profundas mudanças de paradigma tecnológico. Uma enorme experiência e um respeito total pelos princípios que nortearam a empresa desde o início: um foco absoluto nas novas tecnologias para as indústrias do broadcast, entretenimento e pro-AV e o desejo de fornecer produtos de alto valor que tenham capacidades, significativamente, maiores e custos muito mais baixos.

Na linha actual de produtos do catálogo da 360 Systems queremos destacar-lhe dois, que decerto irão merecer a sua atenção. Falamos-lhe do Instant Replay3, e do novíssimo DigiCart5.

Instant Replay3

Sobre o Instant Replay3, tivemos já ocasião de o detalhar aqui e aqui no Feedforward. Trata-se de um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade, destinado a teatros, estações de rádio, salas de concerto, arenas, grandes estádios e outros recintos desportivos, entre muitas outras possíveis aplicações. Um aparelho, robusto, totalmente fiável, extremamente simples de operar, com qualidade broadcast, operável nas condições mais adversas. Saiba mais.

Digicart 5

O novíssimo Digicart 5 é o sistema de áudio mais avançado da 360 Systems, que continua uma história de 30 anos. COntinua a ser a primeira escolha para spots de áudio em broadcast. Com os novos recursos, o DigiCart 5 é a mais potente ferramenta para áudio integrado, susceptível de ser usado em rádio e televisão, em carros de exteriores, em aplicações audiovisuais ou eventos ao vivo de todo o tipo. Saiba mais.

Os equipamentos da 360 Systems podem ser descritos de forma simples. Qualidade de som broadcast, operação totalmente intuitiva, robustez sem compromissos, fiabilidade total. Agora cabe-lhe a si escolher o modelo que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça mais sobre estes e outros produtos da 360 Systems aqui. Consulte-nos para mais informações.


Rumar ao futuro, sem prescindir do passado

Há uma revolução em curso no domínio da produção audio-visual. O protocolo IP permite hoje que os equipamentos falem uns com os outros, estando assim criadas condições para que surjam novos e mais poderosos fluxos de trabalho. A oferta de novos equipamentos, com novas possibilidades de operação e novas características obedece ao referido protocolo. A pergunta, no entanto, mantém-se para quem quer acompanhar esta inevitável mudança, como é o caso de estruturas que não foram montadas de raiz com base nesse protocolo: o que fazer com todo o equipamento herdado do passado, que traduz investimentos avultados, muitas vezes longe ainda de terem sido rentabilizados? A SONIFEX propõe-lhe a solução, através de interfaces simples, que permitem a comunicação entre o equipamento tradicional e o novo. Bem-vindo à série AVN.

Os novos interfaces da série AVN da SONIFEX convertem entradas e saídas analógicas balanceadas ou AES3 para Dante AoIP. Para I/O analógicos, 4 e 8 canais bidirecionais, obtêm-se 16 canais de entradas e 16 de saída. Nestes produtos analógicos, o nível de alinhamento global pode ser definido para entradas e saídas. Para AES3 existe uma interface bidirecional de 8 canais estéreo. Todos os modelos analógicos e AES3 podem ser encomendados com portas Dante redundantes simples ou duplas. Simples de configurar e operar, essas soluções económicas de montagem em rack oferecem uma solução fácil em qualquer área de actividade profissional no campo dos AV.

Estes interfaces de áudio plug and play simples oferecem um método prático e elegante de ligar equipamentos de áudio analógicos e digitais tradicionais a uma rede de áudio Dante AoIP.

Qual é a diferença entre essas unidades e outras? A resposta é simples: a qualidade do áudio. A SONIFEX usa circuitos A/D e D/A que apresentam um desempenho analógico 10 vezes superior ao do produtos concorrentes similares, proporcionando uma banda dinâmica >120dB .

Nas séries Multi-Channel Dante® e AVN-DIO Audiophile Dante® vai encontrar soluções para todos os seus problemas de conversão para e de redes Dante AoIP. É a solução para entrar neste novo mundo sem pôr em causa o seu investimento passado.

Saiba mais sobre estes produtos aqui e consulte-nos para mais informação.


O melhor de 2023 (4)

Nesta ronda pelos destaques do que de melhor surgiu em 2023, no capítulo do audio-visual profissional, é tempo de lembrar hoje o Instant Replay 3 da 360 Systems. A empresa americana habituou-nos, desde 1972, a produzir ferramentas extremamente inovadoras para o mercado do áudio e vídeo profissional. Todas elas se tornaram referências incontornáveis. Nessa linha de design original, fruto de constante pesquisa e melhorias do hardware e software, introduzidas ao longo de todos estes anos, surgiu em 2023 uma nova versão do clássico Instant Replay. A solução certa de leitor de áudio digital para aplicações profissionais. Presente em inúmeros teatros, centros de produção de broadcast, rádio e televisão, em todo o mundo. O novo Instant Replay 3 da 360 Systems: melhorar o melhor. É ver e ouvir para crer.

O Instant Replay 3 da 360 Systems foi desenvolvido para técnicos criativos que precisam de responder rapidamente no âmbito da sua função, tendo em vista uma operação muito intuitiva e fornece áudio de alta qualidade, no contexto dos modernos fluxos de trabalho. O Instant Replay 3 é um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade. Ao contrário dos PCs e outras soluções precárias e pouco fiáveis, e isto é de particular importância no universo do áudio profissional, o Instant Replay 3 possui botões físicos, que funcionam de forma integrada e muito robusta, que dá feedback táctil imediato, e permite uma operação fiável durante a reprodução do áudio. A simplicidade tem sido um ponto forte da linha Instant Replay, desde que foi lançada em 1995. Muitas destas unidades estão ainda hoje em acção. O Instant Replay 3 é solidez e total fiabilidade.

Esta última versão do Instant Replay leva esse ideal ainda mais longe. Os controlos directos e a simplicidade na configuração e operação proporcionam um produto autónomo, completo. Ideal para teatro, eventos live, concertos, rádio, etc.. Sem partes mecânicas, a operação é totalmente silenciosa, tornando o Instant Replay 3 ideal para o uso em estúdio em régias de teatro, etc.. Grava e reproduz áudio diretamente de e para a sua memória interna. Permite fazer edições simples e atribuir cada clip rapidamente a qualquer uma das 50 teclas de acesso directo, em qualquer um dos 50 bancos. Resultado: até 2500 clips de áudio, disponíveis para reprodução imediata. O Instant Replay 3 permite a criação de listas de reprodução individuais ou, através do recurso Hot List, a criação rápida de uma lista de conjuntos de teclas de acesso directo definidas pelo operador. O Instant Replay 3 continua a tradição de qualidade de áudio da linha Instant Replay original, com entradas e saídas analógicas e digitais profissionais. O Instant Replay 3 pode reproduzir áudio da mais alta qualidade, imediatamente. A adição de um módulo opcional Dante® permite entrada ou saída de áudio, via Ethernet, para outros dispositivos conformes àquela norma e a comunicação com outros dispositivos equipados com aquele protocolo.

Alguns dos destaques principais do Instant Replay 3 são os seus botões maiores para facilitar a visibilidade, as teclas retroiluminadas RGB, que permitem a identificação rápida ou a posição dos botões, a reprodução de ficheiros wav e mp3. Um ecrã sensível ao toque, a cor, fornece informações em tempo real e permite, entre outros, a gestão de ficheiros para organização de clips. É possível o backup de segurança das configurações e/ou dos conteúdos do sistema. O Instant Replay 3 reproduz directamente de unidades USB ligadas externamente e permite a sua cópia para o sistema interno. Um editor integrado permite a configuração dos pontos iniciais e finais + pontos iniciais de fade-in/fade-out.

O Instant Replay 3 tem 50 GB de memória interna de estado sólido, o que significa a capacidade de armazenagem interna de centenas de horas de áudio, um sistema muito intuitivo de gestão de ficheiros, uma enorme robustez e uma inigualável facilidade de operação. Sem quaisquer peças mecânicas, a operação é completamente silenciosa. Trata-se da unidade ideal para aplicações no Live, em espectáculos de teatro, dança, música e outros eventos que exijam, simultaneamente grande facilidade de operação, total fiabilidade, operação totalmente fiável e silenciosa, e qualidade de som de topo. É também, pelos seus altos padrões de qualidade, o companheiro ideal para qualquer operação de broadcast, na Rádio ou na Televisão.

Poderá ler mais sobre o Instant Replay 3 aqui. Mas venha falar connosco para saber ainda mais sobre este produto. A Avantools é o maior especialista em soluções de áudio que respondam às mais exigentes condições de funcionamento profissional. Se é rigor e fiabilidade que procura, é a Avantools que lhe pode fornecer a melhor solução.