Novo TouchMonitor 5 da RTW

O TouchMonitor 5 é a nova unidade de medição de loudness da RTW, para redes Dante e Ravenna. As imensas capacidades de medição do novo modelo não o vão deixar indiferente. Compacto, muito fácil de usar, o TouchMonitor 5 surpreende. Com 60 anos de experiência, a RTW habituou-nos a um padrão de qualidade, virtualmente, impossível de igualar. O seu lugar no mercado do áudio torna-a uma empresa de referência, reconhecida em todo o mundo. Quando parecia que nada de novo poderia vir da companhia alemã, eis-nos surpreendidos mais uma vez com este TouchMonitor 5. A RTW ultrapassou-se a si própria. Com os olhos postos no áudio, é ver para crer.

O TouchMonitor 5 é uma nova unidade de medição de loudness da RTW, compacta, projectada para aplicações de áudio sobre IP. Com base na tradição da empresa alemã de criação de dispositivos de medição prontos para aplicações ao mais alto nível de exigência, qualquer que seja a sua área de utilização, este modelo dispõe de um ecrã sensível ao toque, de utilização muito intuitiva, de 5″, e tem um design compacto, perfeito para qualquer área de trabalho.

O TouchMonitor 5 oferece medição de precisão, assente no padrão RTW, apresentando um Loudness Chart para rastrear o valor do loudness ao longo do tempo e um vectorscópio para detectar problemas de fase. Suporta 16 canais para formatos imersivos, como Dolby® Atmos, fornece um conjunto muito abrangente de ferramentas de medição para volume, nível e fase e está disponível em duas versões: Dante® e Ravenna/AES67/ST 2110.

Confira as características principais do TouchMonitor 5.

  • Medidor imersivo, com ecrã sensível ao toque de 5”
  • Suporte para 16 canais
  • Suporte para formatos estéreo surround e imersivos, incluindo 5.1 e 7.1.4
  • Medição de precisão RTW com gráficos de barras PPM e TruePeak personalizáveis ​​e instrumentos Moving Coil
  • Vetorscópio de áudio e medidor de correlação de fase
  • Instrumento gráfico para medição de volume em função do tempo
  • Implementação completa dos mais recentes padrões e recomendações de volume, incluindo volume com gate de diálogo
  • Gráficos de barras para volume somado com valores momentâneos, de curto prazo, integrados e intervalo de volume (LRA)
  • Exibição numérica de todos os valores relevantes, como M, S, I, LRA, TPmax, Mmax, Smax, Itime, Sd, Id, LRAd, D%
  • Instrumento LRA
  • Páginas de visualização personalizáveis
  • Fácil configuração com interface baseada num simples webrowser
  • Power over Ethernet (PoE – compatível com IEEE 802.3af)
  • Taxa de amostragem de até 96 kHz
  • Modo de operação bloqueável: configuração à prova de falhas, com acesso somente para controlos relevantes. Evita operação não intencional durante uma emissão ou utilização ao vivo.
  • Com suporte para até 16 canais de rede AoIP, o TouchMonitor 5 pode lidar com configurações de canal de estéreo a 9.1.6, incluindo o surround 5.1 e 7.1, bem como 7.1.4 e 9.1.6 imersivo.

O TouchMonitor 5 foi projectado especificamente para ambientes de áudio em rede, e exibe uma versatilidade que o torna ideal para uma ampla gama de aplicações de áudio profissional, onde se pode destacar o broadcastrodução e a pós-produção, o live, rádio, cinema, instalações fixas e muito mais.

Saiba tudo sobre o novo TouchMonitor 5 aqui. Para saber mais ainda, contacte-nos. A Avantools é especialista em soluções de medição de sinal.


Audio profissional: o ano de 2024 em revista (2)

Durante o ano de 2024 assistimos ao surgimento de uma série de novos produtos, em especial, na área das redes digitais e do seu papel na produção AV. O processo é imparável. Ao “digital” sucede agora a integração de todos os equipamentos, num todo, mais coeso, mais flexível, mais simples de operar e de manter, baseado nos protocolos IP. A AVANTOOLS esteve nessa transformação desde o início, como tinha estado, aliás, na transição do analógico para o digital. Os nosso parceiros comerciais e os nossos clientes contam connosco para acompanhar esta revolução, com a nossa experiência e mais valia. Muita coisa nova surgiu durante o ano transacto, que permite abrir novas perspectivas ao sector. Disso vos fomos dando conta ao longo de várias edições do Feedforward em 2024. E é disso que queremos fazer aqui um curto balanço. Na primeira edição desta revista do ano de 2024 falamos-lhe das novidades no domínio da revolução do AVoIP, de uma série de marcas a que temos o prazer de estar associados. Vamos hoje concluir com duas das maiores empresas do ramo, relembrando-lhe do que de novo nos trouxeram em 2024.

A RIEDEL é, sem dúvida a marca de referência, no que se refere à revolução da intercomunicação baseada no protocolo AoIP. Bastaria ter em atenção os locais e eventos nos quais a presença das redes RIEDEL desempenham um papel fulcral, para concluir que essa presença não se conquista sem atingir um padrão global de qualidade superior. Qualidade, quer aqui dizer capacidade de inovação, total fiabilidade e robustez e flexibilidade de utilização, traços muito acima dos de qualquer outro actor no mercado. Inovação é uma constante na marca alemã e o ano que passou viu intensificar-se esse importante aspecto dos seus pergaminhos. O modelo Artist conheceu uma série de melhoramentos que vieram sublinhar ainda mais a sua fiabilidade, eficiência, flexibilidade e escalabilidade.

Os diferentes modelos de SmartPanels incluindo o Virtual SmartPanel® (VSP), são ferramentas cada vez mais poderosas, agora complementados com uma série de aplicativos que tornam a sua utilização ainda mais flexível. Falamos-lhe da Intercom App, que suporta vários fluxos de trabalho por meio de teclas de alavanca híbridas patenteadas (por exemplo, fluxos de trabalho Falar/Ouvir e Falar/Silenciar) atribuição de cor a um grupo lógico, definida pelo utilizador, entre muitas outras possibilidades. Falamos-lhe da Control Panel App, que permite o controlo de fluxos de trabalho . Falamos-lhe ainda da Audio Monitoring App (AMA), que permite a monitorização de até 16 streams estéreo/mono baseados em IP e a possibilidade de uso simultâneo com os aplicativos Intercom e Control. Mas o ano de 2024 distingue-se também pelo lançamento da nova série de Network Stream Adapters (NSA), não esquecendo os constantes aperfeiçoamentos no clássico Bolero, o mais avançado modelo portátil de intercom do mercado. Confira tudo aqui.

A LAWO é outra das marcas de bandeira que nos orgulhamos de representar. O ano de 2024 assistiu à apresentação das mesas mc²56 MkIII e mc²36 MkII, carregadas com o novo software de última geração, na versão 12.0.0. Esta actualização redefine os recursos das mesas da série mc² com tecnologia A__UHD Core Audio Engine e adiciona suporte nativo para o aplicativo HOME mc² DSP. Além disso, esta nova versão inaugura uma nova era de flexibilidade e potência, com controlo nativo do HOME mc² DSP e a adição de 128 canais de processamento para a mesa mc²36 MkII. Também a nova crystal, para o Power Core Radio e a nova versão do VisTool fizeram a sua aparição no ano de 2024.

O HOME mc² DSP da LAWO é uma alternativa de software ao processador A__UHD Core, num pacote baseado em CPU para fluxos de trabalho de produção e é baseado na plataforma HOME aberta e unificada, onde a agilidade operacional é fundamental. Executando em plataformas genéricas de CPU e usando tecnologias nativas da nuvem e microsserviços, o aplicativo HOME mc² DSP garante agilidade e escalabilidade excepcionais, permitindo que os profissionais satisfaçam as suas exigências, mesmo no caso de fluxos de trabalho de produção de áudio mais complexos. O aplicativo HOME mc² DSP fornece até 2048 canais de processamento de entrada com a aclamada arquitetura DSP de nível mc², com suporte nativo de formatos imersivos.

Mas 2024 foi também o ano de expansão do aplicativo HOME. Para além do já referido HOME mc² DSP, a família HOME foi enriquecida com uma série de outras aplicações revolucionárias. A plataforma HOME é baseada em padrões abertos, por ex. SMPTE ST2110, NMOS, IEEE802.1x e RADIUS, e segue o LUX, os princípios de design de experiência unificada a um fluxo de trabalho consistente em todas as soluções IP da marca alemã. A família HOME consiste hoje num conjunto de dez aplicações. Em 2024 o conjunto foi enriquecido com o HOME Downstream Keyer (DSK), que estabelece uma novo padrão de referência em processamento de vídeo, trazendo um nível mais alto de controlo, flexibilidade e compatibilidade para ambientes de produção modernos. O Home Colour Corrector é um novo aplicativo HOME independente, que oferece funções de correção de cores YUV (YCrCb) e RGB com uma opção de conversão HDR – SDR. O HOME Timecode Generator é outro novo aplicativo do conjunto HOME Apps independente, que gera sinais de timecode para aplicações em infra-estruturas complexas. Podem ser gerados até 8 feeds de timecode ST2110-40 diferentes. Finalmente, o novo aplicativo HOME Delay, que permite que os operadores atrasem fluxos de entrada e saída (vídeo, áudio, auxiliares) simultaneamente ou separadamente. Confira tudo aqui.

Concluímos assim a nossa revista do ano de 2024. Mais uma vez com a certeza de que se o ano transacto foi fértil em novidades no domínio da revolução do AVoIP, em 2025 vamos continuar, certamente, a assistir ao aparecimento de novas ferramentas e a melhorias nas existentes, neste caminho para um novo paradigma. A AVANTOOLS está aí para a/o acompanhar. Bem-vindos ao futuro.

Por favor, contacte-nos para mais informações.


Open house PMC

No próximo dia 17 de Janeiro, em duas sessões (das 11-13h e das 15-17h), open house PMC para ouvir e experimentar os novos modelos da prestigiada marca britânica.
Poderá ver o sistema optimizado para escuta e comparação entre modelos e modos de utilização, em formato estéreo 2.0 e 2.1. Estarão em demonstração os modelos PMC 6, PMC 6.2, PMC 8.2, PMC 8.2 SUB e PMC TwoTwo6. E poderá também ficar a conhecer o módulo de controlo de sistemas, através de software PMC Sound Align.

A open house vai ter lugar no estúdio Mute Sound, Lda., Estrada da Cruz, 17C, 1400-422 Lisboa.

Para mais informações, por favor, contacte-nos. Para ficar a saber mais sobre os produtos PMC em exposição, veja aqui e aqui.


Audio profissional: o ano de 2024 em revista (1)

Durante o ano de 2024 assistimos ao surgimento de uma série de novos produtos, em especial, na área das redes digitais e do seu papel na produção AV. O processo é imparável. Ao “digital” sucede agora a integração de todos os equipamentos, num todo, mais coeso, mais flexível, mais simples de operar e de manter, baseado nos protocolos IP. A AVANTOOLS esteve nessa transformação desde o início, como tinha estado, aliás, na transição do analógico para o digital. Os nosso parceiros comerciais e os nossos clientes contam connosco para acompanhar esta revolução, com a nossa experiência e mais valia. Muita coisa nova surgiu durante o ano transacto, que permite abrir novas perspectivas ao sector. Disso vos fomos dando conta ao longo das edições do Feedforward de 2024. E é disso que queremos fazer aqui um curto balanço. Se o ano de 2024 foi fértil em novidades no domínio da revolução do AVoIP, em 2025 vamos continuar, certamente, a assistir ao aparecimento de novas ferramentas e a melhorias nas existentes.

A SPL continuou a produzir novos equipamentos dentro da sua linha de inovação, robustez e facilidade de uso. O BIG é uma poderosa ferramenta desenvolvida pela marca alemã, na tradição de outros importantes produtos que fizeram dela uma referência incontornável no universo do áudio profissional. A função do BIG é simples: ampliar a imagem estéreo de uma maneira nova, abrindo novas vias criativas para moldar o som. Fundamental para qualquer estúdio moderno, na perspectiva dos actuais padrões de escuta. 2024 viu também surgir, numa nova versão, um clássico do fabricante alemão, fiel companheiro em tantos estúdios espalhados por esse mundo fora. O Channel One, aparece agora numa nova versão: o Channel One Mk3. A mesma originalidade, a mesma robustez, o mesmo conceito, um novo design inovador e a mesma garantia de um desempenho de excelência, acompanhado da mesma promessa de total fiabilidade. Finalmente, pré-amplificador de microfone de oito canais com tecnologia discreta, o novo P8, que está equipado com oito pré-amplificadores de microfone de design idêntico. Todos os oito pré-amplificadores têm um design discreto – sem CI, feitos de transístores individuais. Isto é típico dos pré-amplificadores de última geração e é uma das principais razões para o seu som excelente.

A SONIBLE, a nossa nova representada austríaca, destacou-se em 2024 pelos plugins da série smart: o smart:comp 2, o smart:EQ 3, o smart:reverb, o smart:EQ live e o EQ+ series. Pode adquiri-los individualmente ou em conjuntos, agrupados por função. Estão ainda disponíveis as séries pure, true, proximity e entropy. Para além destes, no catálogo da empresa continuará a encontrar outros produtos de software e hardware que tornaram a SONIBLE uma das empresas mais inovadoras do sector.

A SONIFEX continuou a enriquecer a sua linha de produtos DANTE. O destaque em 2024 foi para o AVN-CU1 AVN-DIO10-12G Dante®. O novo AVN-CU1 faz parte da linha SONIFEX de unidades de comentário, com implementação Dante. Trata-se de uma combinação única de microfone/auscultador, muito simples de usar, com um conjunto completo de recursos e um preço muito acessível. Por sua vez, o novo AVN-DIO10-12G Dante®, o conversor 12G/6G/3G/HD/SD-SDI Embedder/De-Embedder, constitui uma solução, simples e elegante, para integrar o seu equipamento tradicional, mas ainda operacional, na nova realidade do AoIP. A nova unidade permite-lhe unir o melhor de dois mundos, e continuar a tirar partido do seu investimento, sem hipotecar o futuro.

A americana 360 SYSTEMS é um nome clássico. O Instant Replay 3 foi desenvolvido por técnicos criativos da empresa, para satisfazer aqueles que precisam de responder rapidamente, no âmbito da sua função, na linha da tradição da empresa. Sempre tendo em vista uma operação muito intuitiva, fornecendo um sinal de áudio de alta qualidade, no contexto dos actuais fluxos de trabalho. O Instant Replay 3 é um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade. Ao contrário dos PCs e outras soluções precárias e pouco fiáveis, e isto é de particular importância no universo do áudio profissional, o Instant Replay 3 possui botões físicos, que funcionam de forma integrada e muito robusta, que dá feedback táctil imediato, e permite uma operação fiável durante a reprodução do áudio.

A alemã YELLOWTEC focou-se em 2024 no crescentemente importante universo dos podcasts. Destaque para dois produtos. O iXm Podcaster é a ferramenta de gravação ideal para todo o podcaster ambicioso. Um dos seus pontos fortes é a tecnologia LEA integrada, a garantia de um sinal perfeito. Este modelo oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria. Usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, que assegura a mais alta qualidade áudio, com uma incrível simplicidade de uso. Saído recentemente, tem o m!ka podcaster. Trata-se do novíssimo suporte de microfone, especialmente concebido para a área do podcast, mas baseado na famosa linha de suportes m!ka da YELLOWTEC e totalmente integrável com ela.

A RTW concentrou-se na melhoraria do TouchControl 5. Desde que surgiu, em 2023, esta ferramenta, imprescindível em qualquer estúdio moderno, ocupa um espaço próprio, sem verdadeiro termo de comparação com qualquer outra oferta do mercado, no seu domínio de operação. Mas o melhor pode-se sempre melhorar. Novas funções vão transformando aquilo que já era um super controlador de monitores e medidor de sinal, de qualidade incomparável, numa ferramenta cada vez mais poderosa. Duas actualizações do software operativo do TouchControl 5, surgidas em 2024, transformam esta ferramenta em algo para o qual os adjectivos começam a escassear. Um instrumento único, para resultados únicos, agora ainda mais poderoso.

Se quisermos resumir o que pode esperar da VOYAGE AUDIO, a nossa novíssima representada, e dos seus Spatial Mics, destacamos três pontos essenciais. Primeiramente, a possibilidade de gravar áudio para formatos, que estão em grande ebulição como VR/AR, aproveitando uma rede de áudio Dante para criar experiências imersivas inesquecíveis. Em segundo lugar, dispõe, para esse efeito, de microfones de oito cápsulas, os Spatial Mic, de baixo ruído e de alto SPL, com ligação através de um único cabo, que lhe permitem deixar finalmente de ter de recorrer a equipamentos volumosos. Finalmente, a possiblidade que o Spatial Mic lhe concede de transformar a captura de áudio em qualquer situação de captação, com um nível de controlo até agora inatingível, com uma enorme versatilidade e qualidade, e opções de conectividade exclusivas para complementar a sua configuração.

O novo modelo A640, da AVIOM está aí. Com mais canais de mistura, recursos poderosos e um interface de utilizador intuitivo e simplificado. Nestes dias de produções cada vez mais complexas, o A640 ajuda os músicos a ouvir e a ouvir-se melhor, uma exigência hoje mais premente do que nunca. É compatível com todos os sistemas existentes desenvolvidos pela marca americana, que usam rede Dante, tem placas de misturador digital ou entradas analógicas e pode ser usado, simultaneamente, com os outros misturadores pessoais do catálogo da marca, modelos A360, A320 e/ou A-16II.

Outro nome de bandeira do áudio profissional, a CEDAR AUDIO, enriqueceu a sua linha de produtos de hardware com dois novos modelos: o DNS 4 e o DNS 8D. A mesma tecnologia do clássico DNS 2 está presente nos novos modelos. O DNS 4 é ideal para utilizadores que necessitam de mais de dois canais de DNS, numa unidade portátil, em vez de montado em rack. Tal como o seu irmão mais novo, o DNS 2, o DNS 4 é adequado para uso em todas as situações de gravação em estúdio, broadcast e live ou em locais como teatros, salas de concerto, locais de conferências e locais de culto. Quanto ao DNS 8D, de 8 canais em rack, é o primeiro DNS com interface Dante®, para além de ligações de áudio AES3. Tal como os outros modelos, assenta num novo algoritmo de supressão de ruído optimizado, igualmente apontado ao broadcast e live, e o seu elegante interface de utilizador inclui um modo de configuração rápido e modos detalhados, que oferecem melhor controlo do que qualquer outro processador de diálogo anterior.

Na próxima edição do Feedforward concluiremos esta nossa viagem pelo que 2024 nos trouxe de novo na área do audio profissional. Até lá, fale connosco para ficar a saber mais sobre os produtos aqui descritos.


CEDAR AUDIO, a excelência de uma marca

A experiência da CEDAR AUDIO no campo da remoção do ruído DNS é imensa e o seu sucesso está amplamente reconhecido num infindável número de prémios, ganhos ao mais alto nível. Pode-se dizer que nenhum grande projecto audio-visual, daqueles que deixam uma marca indelével no público, prescindiu do contributo dos equipamentos da CEDAR, numa qualquer etapa da sua produção. Equipamentos que se vêem por todo o mundo, Nas palavras de um membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o DNS foi “provavelmente usado em todos os grandes filmes lançados em Hollywood nos últimos anos”. Os equipamentos da linha DNS, podem ser encontrado em praticamente todos os palcos de dobragem em todo o mundo. em estúdios de som para música, em plateaux de cinema, estúdios de televisão ou rádio, em salas de espectáculo e noutros locais onde, no tratamento de sinal áudio, surja a necessidade de remover ruído indesejado. O seu estúdio merece a excelência da CEDAR AUDIO.

Falamo-vos da CEDAR AUDIO, os inventores do restauro de áudio em tempo real, da supressão digital de ruído de diálogo e da edição espectral.

Um dos domínios em que a CEDAR AUDIO opera é, pois, o da supressão de ruído. Portáteis ou fixos, os equipamentos de supressão de ruído concebidos pela CEDAR AUDIO são uma referência absolutamente incontornável do mercado, que a AVANTOOLS se orgulha de distribuir em Portugal, desde há décadas. A sua eficácia roça o domínio da magia. Mas não há nada de mágico neles. Trata-se de investigação aplicada, pura e dura, no domínio da electroacústica, que conduziu a resultados brilhantes.

A tecnologia de supressão de ruído de diálogo (DNS) da CEDAR elimina o ruído de fundo, gravado ou em tempo real, de fontes sonoras como do tráfego, do ar condicionado, do vento, da chuva, do ruído de fundo em geral, em sinais de áudio. Também ajuda a compensar condições acústicas desfavoráveis ​​e mau posicionamento dos microfones, podendo até mesmo suprimir a reverberação excessiva.

Esta tecnologia está disponível em formato hardware, portátil ou fixo, e até na formato de software.

O DNS 2 de dois canais, foi o primeiro DNS projectado especificamente para a portabilidade e a extrema simplicidade de uso. No coração deste e dos outros modelos está um novo algoritmo DNS que não requer nada mais do que activar a função Learn, que identifica e se adapta ao ruído de fundo para, em seguida, ajustar a quantidade necessária de atenuação de ruído. Mantendo a latência quase a zero de todos os seus antecessores, é adequado para uso em todas as situações: gravação in loco, transmissão ao vivo, som ao vivo em locais como teatros, salas de concerto e de conferências e locais de culto, mas também em trabalho de estúdio e na pós-produção.

Além disso, apesar de ser tão pequeno e leve que pode até ser colocado no bolso ou numa bolsa de equipamento, o DNS 2 oferece entradas analógicas de linha e microfone (este último com alimentação fantasma opcional de 48V), uma entrada digital AES3/AES11 e saídas analógicas e digitais. Isso aumenta ainda mais a sua flexibilidade. A sua alimentação de 12V torna possível a sua utilização no terreno, tão facilmente como num estúdio ou numa sala de edição.

A mesma tecnologia do DNS 2 está presente no DNS 4. Este modelo é ideal para utilizadores que necessitam de mais de dois canais de DNS, numa unidade portátil, em vez de montado em rack. Tal como o seu irmão mais novo, o DNS 2, o DNS 4 é adequado para uso em todas as situações de gravação em estúdio, transmissão ao vivo e som ao vivo ou em locais como teatros, salas de concerto, locais de conferências e locais de culto.

Quanto ao DNS 8D, de 8 canais em rack, é o primeiro DNS com interface Dante®, para além de ligações de áudio AES3. Tal como os outros modelos, assenta num novo algoritmo de supressão de ruído optimizado para transmissão e som ao vivo, e o seu elegante interface de utilizador inclui um modo de configuração rápido e modos detalhados, que oferecem melhor controlo do que qualquer outro processador de diálogo anterior.

Na linha de ferramentas de supressão de ruído da CEDAR, um destaque ainda para o VoicEX, que estabelece um novo padrão para redução de ruído em tempo real, especialmente destinado à correcção a fala. Na verdade, é quase um botão mágico e, no entanto, é tão simples de usar que pode ser operado tanto por utilizadores menos experimentados, como por especialistas. Onde se esperariam vários controlos, encontramos apenas dois botões: um para determinar o volume do ruído de fundo e outro para controlar o volume da fala. Basta reduzir o primeiro para eliminar o ruído ou a reverberação excessiva. Reduz-se este último e as vozes irão embora. Aumenta-se qualquer um deles para enfatizar essa parte do sinal. Não leva muito tempo a dominar, mas os resultados podem ser realmente surpreendentes.

Ainda no domínio da supressão do ruído, existem versões disponíveis para computador ou em formato plugin.

Tudo isto merece a atenção do ou da profissional de áudio, exerça ele ou ela a sua função na área ou onde quer que seja.

Saiba tudo e ouça os demos respectivos destes e outros produtos da CEDAR AUDIO aqui. E para ficar a saber ainda mais ou para ouvir, com os seus próprios ouvidos, a excelência destes produtos, contacte-nos.


TouchControl 5 da RTW, cada vez mais poderoso

A arquitectura aberta do TouchControl 5 da RTW permite que este controlador, sem dúvida o mais poderoso e versátil do mercado, se torne uma ferramenta sempre cada vez mais útil. Recentes actualizações do software operativo permitem agora criar automaticamente configurações especiais, definidas pela detecção de diálogo. Paralelamente, é agora possível obter uma calibração da resposta da sala mais rigorosa, porque o número de bandas de frequência para análise, por altifalante, foi aumentado para oito. Muito francamente, o TouchContrtol 5 não tem paralelo no mercado.

Não há já adjectivos para classificar o TouchControl 5. Desde que surgiu, em 2023, esta ferramenta, imprescindível em qualquer estúdio moderno, ocupa um espaço próprio, sem verdadeiro termo de comparação com qualquer outra oferta do mercado, no seu domínio de operação. Mas o melhor pode-se sempre melhorar. Novas funções vão transformando aquilo que já era um super controlador de monitores e medidor de sinal, de qualidade incomparável, numa ferramenta cada vez mais poderosa.

Duas recentes actualizações do software operativo do TouchControl 5 transformam esta ferramenta em algo para o qual, como se disse, os adjectivos começam a escassear.

No software TouchControl versão 1.2, na função de calibração da sala, o número de bandas de EQ por altifalante foi agora aumentado para 8. Sem limitações, o tipo de filtro de cada banda pode ser definido como pico, low ou high shelf, passa alto ou baixo, passa banda, all pass 2P e 4P e notch.

Mas há mais. A secção de downmix, proporciona o controlo total sobre as configurações de downmixes estéreo e mono. A ação de pressionar o grande botão giratório pode ser agora configurada para a função Mute, DIM ou Recall Reference Volume. O modo SOLO permite agora o solo de vários altifalantes individualmente, entre outras melhorias.

Paralelamente, o TouchControl 5 inclui, nesta nova versão, a capacidade de efectuar medições controladas por diálogo, permitindo a conformidade com especificações baseadas em diálogo, incluindo as exigidas pela Netflix. Além de uma predefinição de volume específica para a Netflix, os utilizadores do TouchControl 5 dispõem neste momento da capacidade de criar configurações de volume personalizadas para outras configurações de entrega, baseadas em diálogo.

Juntamente com esta nova tecnologia, os utilizadores encontrarão uma variedade de novos instrumentos de medição, bem como um indicador de detecção de diálogo dedicado e redimensionável, que acenderá quando o diálogo é detectado.

O TouchControl 5 não vai certamente ficar por aqui, quanto a melhorias do seu software operativo. Outras novas funções foram já anunciadas para breve, sobre as quais lhe iremos aqui dando conta.

Saiba mais sobre o TouchControl 5 da RTW aqui. Fique a saber mais ainda visitando-nos.


Spatial Mic: viajar pelo espaço acústico

Os formatos de espacialização do som, usados no broadcast, no cinema, na música, nos vídeo jogos e outras aplicações, não são uma moda passageira. Vieram para ficar. O equipamento que permite a transição para estes novos cenários sonoros vem sendo concebido e testado de há já algum tempo a esta parte. Neste momento, existem, finalmente, soluções técnica e financeiramente convenientes para entrar neste novo domínio da produção áudio. A AVANTOOLS tem o imenso gosto de lhe apresentar a nossa nova representada, a VOYAGE AUDIO, que representa o que de mais avançado se produz no domínio da captação para espacialização sonora, em aplicações profissionais. Venha conhecer connosco um pouco do que a VOYAGE AUDIO tem para lhe oferecer.

Se quisermos resumir o que pode esperar da VOYAGE AUDIO e dos seus produtos, destacamos três pontos essenciais. Primeiramente, a possibilidade de gravar áudio para formatos, que estão em grande ebulição como VR/AR, aproveitando uma rede de áudio Dante para criar experiências imersivas inesquecíveis. Em segundo lugar, tem, para esse efeito, a disponibilidade de microfones de oito cápsulas, os Spatial Mic, de baixo ruído e de alto SPL, com ligação através de um único cabo, que lhe permite deixar finalmente de ter de recorrer a equipamentos volumosos. Liberdade total de movimentos, mesmo nos ambientes mais exigentes. Finalmente, a possiblidade que o Spatial Mic lhe concede de transformar a captura de áudio em qualquer situação de captação, com um nível de controlo até agora inatingível, com uma enorme versatilidade e qualidade, e opções de conectividade exclusivas para complementar a sua configuração.

O que é o Spatial Mic?

O Spatial Mic é um microfone que permite a captura ou transmissão ao vivo de feeds de áudio mono, estéreo ou multicanal para eventos desportivos, concertos, televisão, para o YouTube 360, Facebook 360 e muito mais. Com o modelo DANTE ou USB, o novo Spatial Mic vai abrir novos mercados para o seu negócio, assegurando a produção de conteúdo que pode ser fornecido em formato Dolby Atmos, ambisonics, em mono, estéreo X/Y, Blumlein ou qualquer outro formato, conforme necessário. Mas as vantagens não se ficam por aqui. Se a sua área de actividade se situa mais no domínio da investigação ou experimentação, o Spatial Mic vai permitir-lhe gravar e reproduzir respostas de impulso em qualquer espaço sonoro, visualizar pontos de acesso e reflexões ou explorar novas maneiras de interagir com o som.

O Spatial Mic foi desenvolvido para dar vida às suas gravações da maneira mais realista possível. Mais do que um simples microfone, os componentes electrónicos analógicos e digitais deste microfone trabalham em conjunto com componentes de software para criar um sinal de áudio com uma qualidade envolvente excepcional.

O Spatial Mic é um microfone espacial de 8 cápsulas, da mais alta resolução espacial possível, que fornece sinal no formato ambisonics de 2ª Ordem (clique aqui para saber mais sobre o ambisonics e o seu criador), convertível em qualquer outro formato corrente. Cada microfone oferece um desempenho de nível de topo, com conversão de analógico para digital de nível profissional, esquema de clock Skyworks de alta resolução e processador XMOS de 32 bits integrado. Cada microfone é calibrado individualmente antes de ser expedido para o cliente.

Dois modelos

O Spatial Mic existe em duas versões. O modelo Dante tem um interface de rede de áudio Dante, de até 32 bits/192 kHz, um design robusto, uma porta premium Neutrik etherCON, com travamento. O modelo USB é leve e compacto para gravação profissional rápida e oferece-lhe streaming USB até 24 bits/96 kHz ou ADAT Light-Pipe até 24 bits/48 kHz.

A AVANTOOLS pode fornecer-lhe, se necessario, uma série de soluções de conversores DANTE e USB para outros formatos, habitualmente usados em situações profissionais, compatíveis com o seu equipamento actual.

Saiba tudo, incluindo as especificações técnicas detalhadas destes produtos da VOAYAGE AUDIO aqui. Se desejar saber mais ainda ou se desejar uma demonstração do Spatial Mic, não hesite em contactar-nos.


Novas ferramentas digitais para áudio

A partir da junção da experiência concreta em produção áudio, com as mãos verdadeiramente na massa, e de competências técnicas do mais elevado gabarito, a SONIBLE reuniu um grupo único de profissionais que cria novas ferramentas digitais para áudio profissional. Do mais inovador e tecnologicamente avançado que podemos encontramos hoje nesta área. Uma dinâmica e experiente equipa, responsável pela criação de novas ferramentas áudio, de hardware e software, fiáveis, eficientes e verdadeiramente inovadoras, destinadas a simplificar os seus fluxos de trabalho. Em pouco tempo, a austríaca SONIBLE tornou-se uma marca de referência, cujos produtos conquistam um mercado cada vez mais exigente e atento.

Engenheiros de som, de FOH e produtores musicais, especialistas em IA, programadores de software, DJs e músicos, a equipa da SONIBLE é uma mistura eclética de peritos altamente qualificados e de criativos muito experientes e activos nas suas áreas. Uma vasta tarimba na área do áudio e o foco orientado para o utilizador são colocados ao serviço do desenvolvimento de plug-ins de áudio assistidos por IA, no projecto e implementação de sistemas de áudio 3D e na construção de hardware de áudio, altamente especializado. O som, enfim, em todas as dimensões, em toda a sua complexidade e abrangência.

A SONIBLE distingue-se pelo seu compromisso, que se expressa na transformação de novos recursos tecnológicos em ferramentas para produção áudio que se caracterizam pela sua incrível qualidade, uso intuitivo e recursos que melhoram os fluxos de trabalho. Mas, para além da fortíssima componente tecnológica, os produtos da SONIBLE são ferramentas concebidas para inspirar o seu utilizador e promover a sua criatividade.

UMA AMPLA GAMA DE PRODUTOS

Os produtos desenvolvidos pela SONIBLE estão divididos em duas grandes categorias: software e hardware.

Na primeira categoria, o destaque vai para os plugins como o reverbs, compressores, diversas propostas de equalização, etc.. Merecedores da sua atenção são os plugins da série smart: o smart:comp 2, o smart:EQ 3, o smart:reverb, o smart:EQ live e o EQ+ series. Pode adquiri-los individualmente em em conjuntos, agrupados por função. Estão ainda disponíveis as séries pure, true, proximity e entropy.

No domínio do hardware, destaque para a série ml, com diversos interfaces e conversores, autónomos ou instaláveis em rack, os amplificadores d24 e d16 e o revolucionário sistema IKO, de que falaremos aqui mais detalhadamente em post futuro.

A SONIBLE está definitivamente no topo do conjunto de empresas dedicadas ao desenvolvimento de novas ferramentas baseadas nas tecnologias digitais de ponta, aplicadas ao áudio.

Saiba mais sobre a SONIBLE e venha falar connosco para tomar contacto com estes novos produtos e saber mais ainda sobre a sua utilização e disponibilidade.


Um laboratório na crista da onda

A masterização é uma das partes mais importantes do processo de produção musical. É uma arte única e desde há 25 anos que o WaveLab da STEINBERG é a escolha número um para profissionais de masterização. O WaveLab é uma solução de masterização completa, com todas as ferramentas necessárias para cobrir qualquer fluxo de trabalho do início ao fim. Com o apoio de uma rede global de engenheiros de masterização que o utilizam, o WaveLab é a chave para dar a cada aspecto da masterização uma dimensão totalmente profissional.

O que oferece, num primeiro e rápido resumo, uma ferramenta como o WaveLab da STEINBERG? Em primeiro lugar, a solução para a masterização e edição de ponta destinada à distribuição digital, em CD, vinil e noutros formatos. Em segundo lugar, a capacidade para a montagem de faixas diferentes para criar um álbum inteiro. Em terceiro lugar, uma unidade de medição de sinal excepcional, FX em tempo real, com processadores offline e ferramentas de restauro. Em quarto lugar, a possibilidade de integração, muito flexível, de hardware externo, para uma ainda maior e personalizada capacidade de processamento.

O WaveLab é muito mais do que a referência da masterização. A sua abordagem modular permite o uso de diferentes partes do seu abrangente conjunto de recursos em todas as áreas da produção de áudio profissional. Quer se trate de edição e processamento espectral precisos, restauro de áudio, análise forense de arquivos de som e muitos outros usos, o WaveLab tem as ferramentas para fazer todo esse trabalho de forma incrivelmente rigorosa e intuitiva.

O WaveLab oferece uma ampla variedade de funções de edição especializadas. É possível a edição destrutiva e não destrutiva, permitindo assim a escolha mais adequada ao seu projecto. A edição espectral de alta resolução, por exemplo, permite direcionar com precisão certas frequências e detectar ruídos indesejados, para removê-los com muito cuidado. O WaveLab possui as ferramentas de análise de áudio mais avançadas, actualmente disponíveis na indústria de som profissional. Uma gama abrangente de medidores de sinal – incluindo nível de pico, erros de volume, fase, espectro e bits – garante uma panorâmica incrivelmente precisa do som com o qual se está a trabalhar. Mas o WaveLab vai muito além do simples mostrar do que está a acontecer, porque permite uma visualização do espectrograma excepcionalmente detalhada, exibição de Wavelet e análise de frequência 3D, incluindo ferramentas de análise global para sondar profundamente os sons. As ferramentas de restauro de áudio de última geração do WaveLab são conhecidas pela sua capacidade de melhorar gravações antigas ou imperfeitas. Inclui o conjunto de plug-ins de restaurao RestoRig, como o DeClicker, DeNoiser, DeBuzzer, DePopper e DeCrackler, para remover uma ampla gama de ruídos e artefatos indesejados.

O WaveLab possui uma área de trabalho inteiramente dedicada ao processamento por batch, o que pode fazer economizar muito tempo aos utilizadores. Com uma vasta gama de efeitos de plug-in e processadores de alta qualidade à escolha, é possível criar com eles muitas colecções de plug-ins diferentes e produzir o rendering de vários arquivos em formatos diferentes de uma só vez. O WaveLab apresenta recursos de edição de metadados muito abrangentes e flexíveis, que podem ser mudados à medida e utilizados independentemente da utilização em concreto, material de origem ou resultado final. Além de toda a gama de códigos de metadados – incluindo ID3 v1 (para formatos MP3) e v2 que estão em conformidade com os padrões do iTunes – podem ser adicionadas letras e imagens aos metadados de cada arquivo. O WaveLab é também uma ferramenta fantástica para designers de som, não apenas pelas suas funções de análise, edição e restauro de áudio, mas também porque as suas avançadas ferramentas de processamento o tornam uma óptima solução para capturar amostras e criar loops, entre muitas outras possibilidades de utilização. O WaveLab permite a gravação estéreo e multipista, tornando-o a ferramenta ideal para uma ampla variedade de situações de gravação, dentro e fora do estúdio. O WaveLab tem a possibilidade de criar ficheiros de áudio interlaçados multicanal, para abrir, editar e guardar em formatos de áudio surround até 22.2 e Ambisonics, com edição mais fácil e opções de seleção detalhadas. É perfeito também para podcasts, uma parte hoje tão importante da transmissão de áudio. Uma das áreas de trabalho do WaveLab é dedicada a gravar, organizar episódios e prepará-los para publicação. Existe uma versão do WaveLab, o Cast, apenas centrada nesta capacidade.

Uma ferramenta excepcional, de que aqui lhe pretendemos dar apenas uma imagem rápida. Se quiser saber mais, veja aqui. Se o seu universo de trabalho se centra nos podcasts e noutras aplicações para redes sociais, existe uma versão especial dedicada o WaveLab Cast. Veja aqui mais sobre este produto. Para saber mais ainda sobre o WaveLab da STEINBERG e para ficar a conhecer mais sobre as suas possibilidades, venha falar connosco.


O melhor de 2023 (3)

Uma das grandes novidades do ano transacto foi, sem sombra de dúvida, o TouchControl 5 da RTW. Um controlador de monitor, com capacidade de medição do sinal, aparentemente um dois em um, com o selo de garantia da RTW. Construído com base no importante legado de fabrico de controladores de monitor, destinados ao broadcast e aos estúdios, e na linha das afamadas unidades de medição de sinal da RTW, o TouchControl 5 assenta na tecnologia AoIP e no protocolo Dante®. Um ecrã sensível ao toque, de 5”, com um GUI muito intuitivo, tem um tamanho pequeno que preserva espaço de trabalho valioso. Dois em um? Não, é muito mais. E assim se prova que a matemática nos pode trair. Há mais, muito mais, por detrás do TouchControl 5.

O TouchControl 5 foi concebido e desenvolveu-se como um dispositivo de rede. Portanto, não precisa de muitas ligações ao mundo exterior. Foi assim que se tornou possível construir um dispositivo com uma pegada muito pequena. A porta de rede não fornece apenas os canais de áudio, 32 entradas e 32 saídas, mas também inclui alimentação. Além disso, existe também uma secção I/O, de topo, de 24 bits/96 kHz.

Na parte frontal do TouchControl 5, o microfone integrado alimenta a medição em SPL e também pode ser usado como um utilíssimo talkback. O ecrã de 5”, sensível ao toque, pode ser configurado pelo utilizador, assim como o botão giratório também sensível ao toque.

Experimentado, testado e aprovado por muitos engenheiros de broadcast em todo o mundo, o TouchControl 5 exibe exacamente o mesmo mecanismo de controlo de monitor que pode ser encontrado nos controladores de monitor surround, da linha RTW.

O que fazer com o TouchControl5? É aqui, precisamente, que a matemática tradicional fica aquém… Trata-se de muito mais que um dois em um. A lista de possibilidades é longa, mas podemos, a título de exemplo falar-lhe que o TouchControl5 permite o Downmix, Source A/B Compare, SPK Select, Calibrated Monitoring (usando o microfone interno ou configuração manual), SPL Readout, Solo, Cut, Swap, Phase, Mono, Dim, Mute e tem Test Tone Gerador. Podemos salientar ainda a capacidade de configuração de até 32 canais Dante® de I/O. Podemos também falar-lhe na capacidade do TouchControl 5 de lidar facilmente com configurações do número de canais, do simples estéreo até 22.2.

Como foi referido, a medição áudio desempenha um papel crucial em qualquer dispositivo RTW, fruto da rica experiência da empresa alemã nesta área, que a tornou a referência indiscutível do mercado. É exactamente o caso do TouchControl 5.

O mecanismo de medição PPM é retirado de modelos TouchMonitor de última geração. Existem diversas maneiras de personalizar o TouchControl 5 em função de cada fluxo de trabalho específico, incluindo escalas, é possível mudar as configurações de cores e muito mais. É possível medir vários parâmetros. O valor de True Peak faz parte da história da medição, assim como VU e o British PPM.

Sendo um verdadeiro dispositivo de rede, a configuração do TouchControl 5 é feita através da rede, usando um simples e normal browser. É dessa forma que se podem operar as configurações gerais, que se gerem as predefinições, as licenças e outras funções.

O TouchControl 5 foi uma das novidades mais importantes do ano de 2023. Poderá ficar a saber mais sobre esta revolucionária ferramenta aqui.

Aproveite e dê uma vista de olhos sobre os restantes produtos da linha RTW. Ainda sobre o TouchControl 5, veja este e mais este video sobre o TouchControl 5.

E se quiser saber ainda mais ou ouvir com os seus olhos, ou melhor, olhar o som… fale connosco. Ficará a saber, com todo o detalhe necessário, como o TouchControl 5 da RTW o pode servir.