VoiceEx, disponível

O VoicEX da CEDAR AUDIO estabelece um novo padrão na redução de ruído em tempo real. É verdade, parece quase magia. E, no entanto, é tão simples de usar que tanto estreantes como especialistas podem alcançar, com ele, resultados notáveis, ​​com o mínimo de esforço. Onde seria de esperar uma série de vários controladores, apenas encontrará dois botões, um para determinar o volume do fundo e outro para controlar o volume da fala. Reduzindo o primeiro, elimina o ruído e a reverberação excessivos. Reduzindo o segundo, as vozes desaparecem. Aumentando qualquer um deles enfatizará essa parte do sinal. Não demora muito tempo para dominar, mas, no final, os resultados irão mesmo surpreendê-lo. O novo produto foi revelado, há dias, na recente edição da IBC,

A CEDAR AUDIO acaba de anunciar um grande avanço na redução de ruído com base em IA, com a introdução do seu novo voice extractor, o VoicEX. O novo produto incorpora recursos algorítmicos exclusivos que o projectam para além das técnicas tradicionais de redução de ruído baseadas em IA, oferecendo um desempenho excepcional. Tão excepcional que os próprios engenheiros de software da CEDAR AUDIO ficaram espantados com a quantidade de ruído removido e com a qualidade do sinal tratado. Aplicável em tantas e tantas situações de produção e pós-produção áudio profissional, em arquivos, no broadcast, em estúdio, no vídeo ou no cinema. Ouça para crer.

O prestígio da CEDAR AUDIO no domínio do restauro, processamento, masterização e limpeza de sinal áudio é notório e vem de longe. A empresa iniciou a sua actividade há mais de trinta anos, ganhando uma reputação merecida e aumentando constantemente a qualidade e capacidades dos seus produtos. Já aqui no Feedforward mencionámos por diversas a palavra “milagre” a propósito de novos produtos da empresa inglesa. A qualidade dos produtos da CEDAR AUDIO e o notoriedade da marca são comprovados pelos inúmeros galardões que lhe têm sido atribuídos e pela sua presença em centenas de organizações que lidam com áudio profissional, espalhadas por todo o mundo.

Há anos que a CEDAR AUDIO começou a desenvolver algumas das tecnologias que conduziram a este novíssimo VoiceEX. A empresa estava absolutamente certa de que elas ofereceriam uma melhoria notável em relação às técnicas de redução de ruído existentes, mas não sabia até que ponto. Surpresa foi a reacção de todos os que ouviram os resultados do primeiro protótipo do VoicEX, e o subsequente ajuste fino do algoritmo foi direcionado para o fazer alcançar os melhores resultados possíveis na mais ampla faixa de áudio. Os resultados são notáveis, e o consenso é o de que o VoiceEX define um novo padrão para redução de ruído de áudio em tempo real.

O avanço foi possível graças a uma abordagem completamente nova à operação de extração de voz, incorporando os próprios avanços da CEDAR AUDIO no campo de redes neurais profundas para identificar as vozes no sinal e criar dois fluxos de áudio: um contendo apenas as vozes e outro contendo tudo o resto. Essa abordagem torna o VoiceEX muito simples de usar.

Num GUI onde é de esperar vários controlos, o utilizador encontra apenas dois botões: um para determinar o volume do fundo e o outro para controlar o volume da fala. Reduzido um, o ruído desaparece sem afectar o timbre das vozes. Reduzindo o outro, as vozes desaparecem para revelar o fundo. Aumenta-se qualquer um deles para enfatizar cada uma das componentes do sinal. O VoicEX é incrivelmente simples de entender e não leva tempo para dominar e usar, característica, aliás, de outros produtos da CEDAR AUDIO. Mas os resultados são sempre, realmente, surpreendentes.

O novo VoicEX está indicado para o restauro áudio no broadcast em geral, na rádio, em estúdios de som, na televisão, no vídeo e no cinema e é de utilização obrigatória em arquivos sonoros, históricos ou de outra qualquer natureza.

Conheça aqui as características do novo VoicEX e comprove a sua qualidade. Aproveite e veja outras soluções que a CEDAR AUDIO tem para si. Poderá testar o VoiceX, durante 14 dias, sem compromisso. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre o VoicEX e outros produtos da CEDAR AUDIO. A AVANTOOLS é o nome de referência no fornecimento de soluções para a área do restauro de áudio em Portugal.


TouchControl 5, já disponível

O TouchControl 5 é um enorme feito de engenharia. Ponto. Só possível devido à longuíssima experiência da RTW, o fabricante alemão de equipamento para medição e distribuição de sinal áudio. Aspectos centrais em qualquer estúdio moderno, seja qual for a sua área, a medição e distribuição de sinal foram tratados até agora através de equipamentos independentes e limitados. Os dias em que só era necessário lidar com sinal em formato estéreo e mesmo em formatos surround 5.1 ou 7.1, acabaram. A variedade existente hoje de formatos de áudio, a diversidade de plataformas, de modelos de projecção sonora e a configuração dos respectivos sistemas de escuta, determinam outros fluxos de trabalho, que incluem a selecção de fontes especializadas e a utilização de equipamentos de controlo de nível, multicanal e de distribuição, que sirvam as novas necessidades. Como lidar com toda esta diversidade, sem quaisquer concessões, quanto à qualidade, robustez e flexibilidade de operação? Se quer tudo, com o novo TouchControl 5 da RTW terá… tudo. A marca alemã conseguiu produzir um controlador de escuta e de medição de sinal integrado, que entra no domínio da perfeição. É mais um dos seus feitos de engenharia e design. Sempre com os olhos no seu som.

O novo TouchControl 5

O TouchControl 5 é um controlador de escuta, baseado no protocolo AoIP e na norma Dante®, que inclui medição de sinal. Uma máquina muito compacta, elegante, simples, poderosa, perfeita. Um de design e engenharia, do tipo a que a RTW nos habituou. Construído com base num longo legado de design e produção de equipamento de qualidade broadcast.

O TouchControl 5 foi construído como uma unidade de mesa, muito compacta, com um ecrã sensível ao toque, de 5”, configurável pelo utilizador, preservando assim espaço valioso na área de trabalho. Possui capacidade de medição do nível sonoro, de precisão (padrão RTW,) incluindo SPL, medido através do uso do microfone embutido, que serve também para a função talkback.

O novo controlador permite a monitorização sobre redes IP, segundo a norma Dante® Audio e a medição de sinal pela norma RTW com PPM Premium, True Peak e VU.

O TouchControl 5 nasceu e foi criado como um dispositivo de rede. Portanto, não precisa de muitas ligações com o mundo exterior, o que permite obter um dispositivo com uma pegada ambiental muito pequena. A porta de rede não dá acesso apenas aos canais de áudio, 32 de entrada e 32 de saída, mas também inclui energia, e ainda uma secção de I/O de 24 bits/96 kHz.

Testados e aprovados por muitos engenheiros de broadcast em todo o mundo, os mecanismos de controlo de escuta que faziam parte dos anteriores modelos da RTW estão presentes no TouchControl 5. Destaque para, entre outros, o Downmix, Source A/B Compare, SPK Select, Calibrated Monitoring (usando o microfone interno ou através de controlo manual), SPL Readout, Solo, Cut, Swap, Phase, Mono, Dim, Mute e Test Tone Generator. Com capacidade de entrada e saída para até 32 canais Dante®, o TouchControl 5 permite lidar facilmente com configurações que vão do simples estéreo até 22.2. Sendo a medição de sinal um aspecto chave em qualquer dispositivo da RTW, o TouchControl 5 não foge à regra. O mecanismo de medição PPM é equivalente aos medidores TouchMonitor de última geração , com a possibilidade de configuração e personalização de várias formas da experiência de medição, incluindo escalas, esquemas de cores e muito mais. O parâmetro True Peak faz, obviamente, parte dos critérios da medição, assim como o VU e o ‘British PPM’.

Sendo um verdadeiro dispositivo de rede, a configuração do TouchControl 5 é feita através da rede, usando um browser normal, o que permite gerir as configurações gerais, predefinições, licenças e muito mais.

Falando de licenças, existem quatro tipos, Basic, Monitor Control, Multicanal e Premium Metering. Saiba mais sobre as características destas licenças e sobre o TouchControl 5 no geral, aqui. No broadcast, na rádio, em estúdio, no live, na pós produção áudio ou na masterização, a referência é agora o TouchControl 5

Conheça mais sobre o TouchControl 5 aqui e saiba que este novo dispositivo está já disponível para o ajudar.

Esperamos o seu contacto para mais informações este produto.


Com os olhos no som

Embora na produção áudio o ouvido seja, sem dúvida, o derradeiro juiz, há ocasiões em que as modernas práticas exigem a utilização de equipamento de medida fiáveis, que auxiliem as diferentes operações envolvidas. De uma única marca se pode dizer que é a referência incontestada no fabrico de equipamento de medida de áudio em ambiente de produção profissional: a alemã RTW. A variedade de soluções e produtos que oferece, a robustez de construção e facilidade de utilização que garante, fazem da RTW a marca número 1 incontestada do mercado, no domínio da medição de precisão e da distribuição do sinal para a área do áudio profissional. Vale a pena revisitar a marca, a sua história e o seu catálogo.

No áudio profissional, seja qual for o ambiente em que se esteja a trabalhar, o ouvido manda. Mas, neste capítulo, há situações em que o uso de equipamento auxiliar é mandatório. Seja porque poderão existir pormenores no sinal que escapam ao ouvido mais atento seja porque este, por si só, não garante um resultado consistente de caso para caso, seja porque é, por vezes, necessário que esse sinal esteja conforme a uma qualquer nova regra que é necessário aplicar, situação em que apenas o recurso a equipamento de medida rigoroso nos pode garantir o cumprimento de qualquer norma ou padrão que seja necessário aplicar. No caso da imagem estes aspectos de controlo do sinal faz-se através de um vectorscópio. No caso do áudio profissional, é através de uma solução RTW, o “vectorscópio” para o áudio.

Entra em cena a RTW

A RTW nasce em 1965, como empresa de prestação de serviços e o seu primeiro produto, um medidor de pico analógico, nasce em 1971. Nos anos sucessivos surge o primeiro modelo instalável em rack e, pouco depois, o primeiro modelo autónomo, de secretária. Em 1986 é lançado o primeiro modelo digital. Vários equipamentos de controlo vão entretanto sendo lançados simultaneamente e em 1991 surge um novo marco importante: o primeiro medidor de loudness. Seguem-se os primeiros medidores e analisadores de sinal áudio da série 10800, uma imagem clássica em tantos estúdios de som, de televisão, de cinema, no live ou em inúmeras outras aplicações, por todo o universo da produção profissional. A partir de 2010 surgem os primeiros modelos do TouchMonitor, de que vos falámos aqui, em 2014 os plugins, de que vos falámos aqui, em 2015 o novo controlo de Loudness e a partir de 2019, a RTW junta-se às marcas que incorporam as novas normas para AoIP, com novos modelos, que incluem esta opção. Já nos tempos actuais surge o TouchControl 5, uma verdadeira revolução de que já aqui vos falámos no Feedforward. Este novo modelo junta a medição à monitorização e distribuição de sinal, pensando nos formatos multicanal agora disponíveis.

A qualidade reconhecida

A prova da qualidade de excepção dos produtos da RTW reside, não só, nas qualidades incontestáveis dos modelos autónomos disponibilizados pela companhia alemã, mas também no facto de que alguns deles são incorporados como soluções de base em equipamentos para áudio profissional de outras marcas. Nomes como a nossa representada LAWO, mas igulamente a Studer, a Calrec, a SSL ou Stagetec incluem soluções de medição de sinal da RTW. Uma lista das empresas de broadcast, utlizadora de soluções RTW é a lista do who’s who neste universo e inclui, entre muitos, muitos outros, os nomes da BBC, CBC, NHK, WDR, Fox News, Globo, SKY, CNN, ESPN, TF1, AlJazeera, NBC, Discovery, Disney Channel, NPR, ARTE ou a nossa RTP. A lista é, naturalmente, demasiado longa para a referirmos aqui na íntegra. A RTW figura também na lista de equipamentos de vários notáveis profissionais. Para só citar uma outra referência incontornável, a mesa de masterização, especialmente construída para o Gateway Mastering, o estúdio de masterização do lendário Bob Ludwig, lá está um TM9 da RTW.

No broadcast, as soluções RTW são usadas para produção e uplink de TV ao vivo, estúdios de TV, edição de vídeo e pós-produção. São compatíveis com as especificações de transmissão mais recentes e criam resultados fiáveis ​​e previsíveis. Para estúdios de música, masterização, instalações de produção live, também se verifica a utilização maciça de produtos RTW. Obedecendo a especificações actualizadas, verificamos que o uso de equipamento da marca alemã se estendeu também à Google TV, Meta, YouTube, à Netflix, ao iTunes e outras plataformas e redes. As soluções RTW garantem sempre a fiabilidade e previsibilidade de resultados que fazem distinguir a marca.

Pode saber mais sobre as características técnicas das soluções de medição TouchMonitor, bem como o novíssimo Touchcontrol 5, os plugins e toda restante linha de produtos da RTW veja aqui.

Se quiser saber mais ainda ou assistir a uma demonstração, contacte-nos. Em Portugal, a Avantools é a especialista em soluções para medição e distribuição de sinal. E há uma solução RTW para si.

Millennia, a lenda

O nome MILLENNIA fala por si. Ou melhor, soa por si. Talvez possa parecer óbvio, mas é bom, de vez em quando, lembrá-lo. A MILLENNIA está no mercado há 33 anos. A empresa produz equipamentos de áudio profissional de topo, presentes nos mais importantes estúdios, centros de produção e pós-produção, da música, da rádio, da televisão, de centros de investigação, de ensino, arquivos históricos e em palcos de todo o mundo. E é pelos circuitos, precisos e cristalinos, dos equipamentos produzidos pela marca americana, que passa o som dos maiores sucessos da música, de áudio dos maiores blockbusters e de grandes e pequenos centros de produção de áudio profissional, em geral. É por aí que passa, em primeira mão, o trabalho produzido pelos profissionais e instituições mais exigentes, que lidam com o universo do áudio. São os equipamentos de áudio profissional da MILLENNIA que definem o padrão de qualidade que qualquer marca aspiraria produzir e a que qualquer profissional de som, seguramente, aspira ter acesso. É um ponto que não tem, verdadeiramente, discussão.

A LENDA

Vale a pena recordar, a quem conhece, e revelar, a quem não conhece ainda, o que é a MILLENNIA.

A história da MILLENNIA começa numa produtora de música clássica, que, em 1990, gravava principalmente orquestras sinfónicas, conjuntos e solistas da região da Califórnia. O modelo original HV-3 foi projectado especificamente para gravação acústica crítica, i.e., que mantivesse toda a pureza acústica e o realismo dinâmico originais, sem levar em conta o custo de fabricação. A notícia de um modelo de pré-amplificador revolucionário, totalmente transparente e único, espalhou-se, e muitos engenheiros de gravação de todo o mundo começaram a pedir à MILLENNIA que construísse um HV-3 para eles.

Isso foi, pois, há 33 anos. Desde aqueles primeiros tempos, a MILLENNIA tornou-se assim um dos principais fornecedores de equipamentos de gravação de ultra-alto desempenho e o pré-amplificador de microfone externo mais usado do mundo, para gravação crítica de som, seja música (orquestras sinfónicas, bandas sonoras de filme, investigação acústica, etc.) ou qualquer situação onde a pureza do sinal é o factor único a ter em conta.

A filosofia de design da MILLENNIA nunca variou: continuar a aplicar as práticas mais rigorosas ao design e fabricação de equipamento para áudio. Se um circuito MILLENNIA (pré-amplificador, EQ, dinâmica, etc.) não for o instrumento mais preciso, neutro e dinamicamente estável de seu tipo, os engenheiros da empresa continuarão a trabalhar até que o seja. O êxito não nasce do nada. Provém deste rigor, sem compromisso.

Num mundo, aparentemente, dominado pelo conceito de pré-amplificadores que “imprimem” um determinado “carácter” ao som, a MILLENNIA é conhecida por não imprimir carácter sonoro. Qual a razão então para que tantos profissionais, dos mais qualificados, experientes e exigentes do mundo, escolham MILLENNIA?

A HISTÓRIA DO HV-3

O primeiro pré-amplificador construído, o HV-3, foi fruto de um trabalho levado a cabo ao longo de anos, enquanto o seu criador, John La Grou, gravava orquestras sinfónicas no norte da Califórnia. Música clássica – ou melhor, toda música, dita “acústica,” captada em condições de máxima exigência – requer captação e reprodução precisas, transparentes e dinamicamente estáveis. O microfone e o pré-amplificador, às vezes operando com mais de 60dB de ganho, podem injectar grandes quantidades de “coloração” no sinal de áudio. Portanto, os engenheiros de som que trabalham nesta área da acústica crítica, selecionam microfones e pré-amplificadores que imprimem a menor quantidade de auto-coloração (distorção) ao sinal. O HV-3 tem a faixa dinâmica mais alta de qualquer pré-amplificador feito hoje e foi projectado ao longo de anos de testes de audição, para garantir a captura de microfone mais neutra e dinamicamente mais correcta.

Os pré-amplificadores MILLENNIA passaram, desta forma, a estar presentes em estúdios de música, de rádio e de televisão, nas salas de concerto, em centros de investigação, em universidades, em arquivos históricos de som, no vivo, nos laboratórios de investigação e como ferramenta de referência nas maiores fábricas de microfones do mundo. Mais estúdios de música, produtores e engenheiros de som e mais longas-metragens de Hollywood apoiam-se nos pré-amplificadores MILLENNIA do que em qualquer outro. São mais de 50.000 canais em acção em estúdios, salas de espectáculo, captação remota, espectáculos ao vivo, estúdios de ADR e palcos Foley, dos mais exigentes de todo o mundo. Se os pré-amplificadores MILLENNIA são claros e cristalinos e não adicionam nada ao sinal original, perguntar-se-á, então qual é a razão de toda esta popularidade? É que, se é certo que estes pré-amplificadores não adicionam nada ao sinal original, também, e isto é particularmente importante, não lhe retiram nada. Um pré-amplificador não é um “efeito”…

OS PRODUTOS

Na lista de produtos disponibilizada pela MILLENNIA, o destaque vai, naturalmente, para os seus pré-amplificadores da linha HV. De dois, quatro, oito ou dezasseis canais, portáteis ou fixos, com ou sem ligação DANTE, com ou sem opção MADI. Mas não podemos deixar de destacar também os processadores de sinal analógicos, equalizadores paramétricos, compressores-limitadores e outros, que poderá descobrir mais adiante.

PRECISÃO

Tal como uma lente fotográfica de alto de gama, que adiciona aberração e distorção de cor mínimas, mesmo nos limites extremos e não adiciona imagens fantasma, astigmatismo ou reflexos, um bom pré-amplificador mantém um timbre neutro, mesmo em faixas dinâmicas extremas (tanto ultra-baixo como ultra-alto) e não apresenta distorções, transientes detectáveis ​​ou resposta indesejável a aumentos súbitos da intensidade do sinal. E estas são as características presentes em toda a linha de modelos oferecidos pela MILLENNIA. A formidável quantidade de galardões ganhos pela empresa, instituídos pelas mais prestigiadas e representativas instituições da indústria está aí para o atestar.

Se quiser saber mais sobre a MILLENNIA e os seus produtos veja aqui. Para informações adicionais e demonstrações, contacte-nos.


Está tudo pronto? Eis o DIVINE

No mundo moderno de áudio em rede, com as redes Dante® e AES67 a serem cada vez mais usadas para distribuir o sinal de áudio, era necessário um monitor que simplesmente se pudesse ligar a essas redes e também oferecesse algumas funcionalidades realmente inteligentes. É aqui que entra em cena o Divine da GLENSOUND! Mais que um monitor de áudio de referência, o novo Divine constitui um novo conceito, extremamente útil em numerosas aplicações de áudio profissional, no broadcast, na rádio ou no live. Fique a conhecer o Divine.

Se os seus estúdios, móveis ou fixos ou os seus carros de exterior estão preparados para a tecnologia Dante®, o novo DIvine da GLENSOUND é a opção de monitorização, perfeitamente adequada, a ter em atenção.

O Divine é um monitor de áudio em rede, para redes de áudio Dante® e AES67. Uma única ligação de cabo de rede, Neutrik Ethercon 100Mbit/s, fornece energia e 4 canais de áudio para o Divine. Mas a história não fica por aí. O Divine dispões de dezoito parâmetros configuráveis ​​separados, que podem ser configurados ​​a partir de um ecrã traseiro que permite definir o seu modo operacional preferido para este equipamento.

O driver debita 10W e é emparelhado com um amplificador digital classe D. Desta forma, o Divine soa bastante potente para uma caixa tão pequena. A potência disponível do PoE foi maximizada o que, juntamente com a escolha de um driver eficiente e algum trabalho DSP inteligente, resulta num som muito forte para este tipo de monitor de referência. O amplificador Classe D integrado, pode ser alimentado por PoE, possui um DSP interno com compressão e limitação, configurável no ecrã LCD da parte traseira da unidade ou pelo aplicativo GlenController (cf. adiante.)

Uma coisa que chama a atenção no Divine é o seu estilo. A sua robusta caixa de metal sólido, estanque, e as suas curvas não pareceriam deslocadas num estúdio de topo ou num teatro. O seu acabamento é de alta qualidade. Na frente há um selector de entrada e um controlo de volume, juntamente com um medidor PPM de 4 segmentos. Na parte traseira há um pequeno ecrã para seleccionar as opções de configuração.

As quatro entradas disponíveis no Divine são seleccionáveis frontalmente, em pares ou misturadas. Qualquer entrada pode ser desactivada, se necessário.

A principal característica do Divine é que qualquer entrada pode ser configurada para ser uma interrupção de outra, com vários níveis de dimming. Por exemplo, se o Divine for usado numa cabine de um teatro, a entrada 1 pode ser o feed do espectáculo, com a entrada 2 definida como a interrupção para o director de cena. Qualquer chamada deste interromperia, portanto, a transmissão do espectáculo na cabine. Esse recurso de interrupção funcionará com qualquer fonte de rede Dante®, pois detecta apenas o áudio recebido o que constitui uma função muito útil. A interrupção também pode ser configurada para ignorar o controlo de volume para que os utilizadores ainda recebam as suas deixas, mesmo que tenham diminuído o volume do Divine.

Diferentes predefinições de EQ estão disponíveis juntamente com um corte de LF e um aumento de ganho de 0 a 24dB. Para clareza adicional no material de voz, está disponível um filtro de passagem de banda .

O PPM frontal pode funcionar como um medidor PPM tradicional geral ou, alternativamente, como os LEDs são multicoloridos, o Divine pode ser configurado para mostrar uma indicação PPM por entrada, em cada LED individual.

O potenciómetro de volume na frente pode ser configurado para ter um nível mínimo, garantindo que o altifalante não possa ser desligado. É possível definir um nível de volume máximo.

O nível de alinhamento é selecionável para atender aos requisitos standard de -24dBFs, -20 dBFs ou -18 dBFs e cada entrada pode ser configurada para ter atrasos independentes de 0-40 ms. As luzes frontais também podem ser definidas no modo escuro para situações em que o Divine precisa ser ouvido e não visto.

Como em qualquer outra solução envolvendo o protocolo Dante, a gestão de sinal é gerida pelo software Dante Controller da Audinate. Isso permite que qualquer uma das quatro fontes diferentes numa rede Dante seja distribuída para o Divine. O Dante Controller também é usado para definir o modo AES67, se necessário.

O Divine dispões também de um aplicativo de controlo remoto, gratuito, da Glensound, o Glen Controller. Este aplicativo permite o controlo remoto de todas as configurações, actualizações remotas e a configuração para grupos de monitores.

Para maximizar a conveniência e manter os custos baixos, o Divine inclui roscas de microfone padrão na base para montagem em suportes de microfone e uma montagem VESA de 75 mm na parte traseira para que possam ser usados suportes de baixo custo e facilmente disponíveis.

Se a sua infraestrutura de áudio em rede está pronta e funcional, está pronta a receber o DIvine.

Saiba tudo sobre o novo Divine da GLENSOUND aqui e leia aqui e aqui análises a este produto. Consulte-nos para mais informações e demonstração.


Series ONE da SPL, de novo

Os diferentes modelos da Series ONE da SPL estão de novo disponíveis. Esta série destina-se a fazer o controlo da escuta e muito mais. Conheça então as características do Marc One, Control One, Phonitor One e do Phonitor One d. Saiba também por que razão estas extraordinárias e inovadoras ferramentas de áudio profissional são presença obrigatória em qualquer estúdio moderno de áudio ou de áudio para vídeo.

A SPL, é um das mais respeitados construtores de equipamento de áudio profissional do mundo. A probabilidade de encontrar equipamento de ponta da marca alemã em qualquer estúdio de topo são altíssimas. Muitos dos equipamentos concebidos e construídos pela SPL tornaram-se referências do mercado. Os seus processadores, pré-amplificadores e modelos destinados à masterização são equipamento standard nos melhores estúdios do mundo.

A Series ONE surgiu no seguimento do do trabalho de pesquisa e design da SPL. Esteve indisponível até agora, em virtude da dificuldade universal em obter componentes, mas está aí de novo e mantendo os mesmos preços. Vale a pena olhar a Series One da SPL.

O Marc One é um controlador de monitor e gravação, com recursos inovadores e um conversor AD/DA de 32 bits. Um controlador de monitor com o qual é também possível gravar. E, em ambas as funções, com uma qualidade de som impressionante.

O Control One é um controlador de escuta com recursos inovadores, desenvolvido para fluxos de trabalho rápidos, muito prático, e com qualidade de som impressionante.

Saiba mais sobre o Marc One e o Control One aqui.

O Phonitor One D é um outro modelo de amplificador de auscultadores, que inclui o inovador Phonitor Matrix, conversor DA de 32 bits e apresenta uma excelente qualidade de som. Uma ferramenta com a qual pode potenciar os seus fluxos de trabalho, ganhar qualidade de som e economizar espaço.

Semelhante ao One D, sem o conversor D/A, o Phonitor One é amplificador de auscultadores, preciso e com extraordinária qualidade de som, ideal para pequenos estúdios de áudio e de A/V.

Estamos perante soluções profissionais, muito flexíveis e de alta qualidade. No caso dos modelos Phonitor, a função é a de monitorização através de auscultadores. Com os modelos Control One e Marc One alarga-se o conceito às colunas. Trata-se de unidades de gestão de escuta, capazes de controlar até dois sistemas de colunas, incluindo um subwoofer, continuando porém a permitir a monitorização através de auscultadores e incorporando a mesma tecnologia do Phonitor.

Saiba mais sobre estes novos triunfos da engenharia da SPL, consulte toda a informação que necessita sobre o Phonitor One aqui e sobre o Phonitor One D aqui. Sobre o Control One veja aqui e sobre o Marc One veja aqui.

Venha falar connosco para mais informações e demonstrações.


V_pro8, criar pontes

Relembramos-lhe o V__pro8 da LAWO, o construtor de pontes. Pense nas componentes normais dos fluxos de trabalho que se geram no universo do broadcast. Agora veja este V__pro8, a ponte que liga tudo a tudo, que converte tudo em tudo, que processa tudo, que se pode considerar uma ferramenta, em tudo, universal. Um processador de vídeo e áudio, compacto, totalmente digital, de 8 canais, que inclui todos os recursos geralmente envolvidos nos fluxos de trabalho normais de produção, na área do vídeo e áudio broadcast. O V__pro8 combina o processamento de vídeo e áudio num único dispositivo, que garante a máxima eficiência e maior segurança operacional. Com as necessidades de espaço, de cablagem e custos significativamente reduzidos. O V__pro8 da LAWO é isto. Mas, espere, há mais.

V__pro8

Construir pontes entre o áudio e o vídeo. Eis um dos grandes predicados do V__pro8. Mas há mais. O V__pro8 é a ferramenta perfeita para ligar diferentes formatos de vídeo e também para ligar áudio e vídeo. Conversão de formato de alta qualidade, correção de cor, bem como incorporação ou extracção de áudio, tornam o V__pro8 um processador compacto e poderoso que constrói pontes entre universos de trabalho, processos e formatos diferentes.

Duas portas de áudio MADI de alta densidade fornecem uma ponte eficiente de vídeo para áudio dentro da infraestrutura do estúdio. O V__pro 8 funciona como um sistema de matriz flexível. Usando a matriz de vídeo 8 x 8 e matriz de áudio 384 x 384, é possível comutar qualquer sinal para outro.

Uma interface gráfica moderna, baseada em HTML5, é tudo quanto necessita para lidar de forma fácil com o trabalho diário. Funciona assim: oito de-embedders SDI 3G, de alta qualidade, e um número correspondente de embedders, que podem ser inseridos e aplicados a oito sinais de vídeo, de acordo com as suas necessidades. Isto permite que os sinais de áudio (em qualquer número) possam ser extraídos do vídeo e novos sinais de áudio sejam incorporados ao sinal de vídeo. Uma solução simples, fiável e eficiente.

Num rápido comentário final que podemos aqui fazer – respire fundo e leia isto de um fôlego – dizemos-lhe que o V__pro 8 da LAWO lhe proporciona sincronização de frames, delays variáveis, de áudio e vídeo, e também correção de cor RGB e Proc Amp, por cada canal, tem dois conversores de surround para estéreo por embedder, modos frame phaser e line phaser, embedder e de-embedder, incluindo SRC por canal, conversão Up/Down/Cross e AR por cada dois canais e uma matriz, 8×8 vídeo e 384×384 áudio, interna. É muito! Mas, como dissemos, há mais!

Se quer saber mais sobre o V__pro8 da LAWO veja aqui. Veja aqui, aqui e aqui vídeos que lhe descrevem algumas das capacidades deste equipamento. Leia aqui e aqui análises ao produto. Se quiser saber mais ainda ou pretender uma demonstração, contacte-nos, por favor.


Aí está o hush

O novíssimo hush OnAir Controller da YELLOWTEC é, de longe, a maneira mais fácil de controlar a sinalização OnAir profissionalmente. Duas versões do hush estão disponíveis a partir de agora: o hush e hush+. O hush oferece vários recursos para controlar a sinalização OnAir. O hush+ tem funções de controlo adicionais sobre o sinal do microfone, como uma função de mute. A pré-amplificação de 12dB até 75dB, do hush+ garante um som de primeira classe! São novidades com o selo YELLOWTEC agora à sua disposição.

Assim que a alimentação é ligada, o hush é activado automaticamente. E para alimentá-lo, basta ligá-lo a um computador com o cabo USB-C, incluído, ou um adaptador USB-C/USB-A, também incluído. Para usar o hush sem o computador, pode-se usar uma fonte de alimentação de 5 V certificada.
Ao usar o hush pela primeira vez, ligando-o a um PC ou Mac via USB-C, a aplicação de controlo solicitará que seja especificado qual tipo de braço m!ka OnAir Mic que está a ser usado, um modelo mais antigo com um indicador OnAir vermelho ou o modelo actual com um indicador OnAir de duas cores (vermelho/branco). Em seguida, é tempo de definir o modo de controlo, usando a aplicação para fazer outras configurações, conforme desejado.


Sempre que o hush for activado, a aplicação carregará automaticamente as últimas configurações definidas.
Depois é altura de ligar o adaptador XLR-5 do m!ka OnAir Mic Arm à entrada de microfone frontal do dispositivo hush. Em seguida, é a vez de ligar o interface de áudio ou mesa de mistura que processa o sinal do microfone.

Seja qual for a opção, é então tempo escolher a aplicação desejada.

O hush fornece vários modos de controlo, extremamente conveniente e de uma forma extremamente profissional. De forma autónoma, o hush adapta-se perfeitamente a todos os utilizadores, cujos equipamentos não suportam controlo de luz vermelha. Ou então, usando a entrada GPI, é possível ligar o hush às saídas do hardware, controlando-o por meio de uma mesa de mistura, por exemplo. É também possível ligar via USB-HID, integrando o hush em qualquer fluxo de trabalho, em combinação com o seu próprio software. A YELLOWTEC fornece as respectivas bibliotecas para Windows e Mac. Também pode usar o USB-MIDI para controlar o hush via o software DAW. Desta forma, o indicador OnAir do m!ka Mic Arm é activado sempre que se iniciar uma gravação na DAW. É ainda possível ligar o hardware MIDI para controlar o Hush via MIDI externo. A aplicação oferece amplas possibilidades de configuração de qualquer setup MIDI.

Em resumo, como solução autónoma, o hush é uma solução extremamente conveniente e profissional, que se adapta perfeitamente a todos os utilizadores cujos equipamentos existentes não permitem controlo de luz vermelha. Usando a entrada GPI, é possível ligar o hush a qualquer saída de colector aberto padrão de hardware, por exemplo uma mesa de mistura. Selecionando o USB-MIDI pode controlar o hush via software DAW. Desta forma, o indicador OnAir do m!ka Mic Arm é ligado sempre que se iniciar uma gravação a partir do interface da DAW. É também possível controlar o hush através do hardware MIDI, via MIDI externo. Há muitas maneiras de integrar o hush.

Disponível a partir de hoje. Venha falar connosco para mais informações sobre o novo hush da YELLOWTEC.


DNS 4, a dificuldade em encontrar palavras

Tudo o que se possa dizer sobre o DNS 4 da CEDAR AUDIO parece ficar sempre aquém daquilo que o produto merece que sobre ele seja dito. De acordo: o DNS 4 é um milagre, um portento de tecnologia, uma peça imprescindível na caixa de ferramentas de qualquer operador de áudio, um verdadeiro canivete suíço, imprescindível para uma captação de som sem espinhas. Pois é, mas é isso, e é sempre também o muito mais que não conseguimos exprimir por palavras, quando se liga o aparelho e se começa a trabalhar com ele. Por isso lhe dizemos que as palavras ficam aquém do significante. Resta uma solução: venha ouvir o DNS 4 e (a)testá-lo. Vai então perceber o que queríamos dizer.

Dizer que a CEDAR AUDIO é a referência absoluta e incontestada no domínio do restauro de som, supressão de ruído e outras funções de processamento de som há mais de 30 anos, não seria dizer pouco. As causas desta posição que a CEDAR AUDIO ocupa radicam certamente no facto de que “muitas empresas afirmam ser as melhores no que fazem. De vez em quando, é verdade.”

Os produtos da CEDAR AUDIO estão presentes em tudo o que é estúdio de rádio e de televisão, plateau de cinema, carro de exteriores, em tudo o que é transmissão de grandes e pequenos eventos desportivos, artísticos, em tudo o que é recuperação de arquivos históricos de áudio, em tudo o que é estúdio de som de referência, da captação à masterização e em inúmeras outras situações em que é necessário distinguir o trigo do joio sonoro. É difícil não associar a CEDAR AUDIO aos mais altos padrões de qualidade e os numerosíssimos prémios ganhos pela empresa inglesa, que a AVANTOOLS distribui em Portugal, estão aí para o atestar.

Há tempos, a CEDAR AUDIO ultrapassou-se a si própria com a introdução no mercado do novo DNS 4. Falámos-lhe na altura deste novo modelo, e chamámos então ao DNS 4 um milagre. Nem mais, nem menos. Reavivamos-lhe então a memória, caso lhe tenha escapado este nosso artigo ou precise de recapitular alguma da matéria que então lhe expusemos.

Para além do referido artigo do Feedforward, poderá encontrar aqui todas as características técnicas do produto e, querendo, poderá contactar-nos para mais informações ou para ouvir para crer.

Já conhece o MBOX Studio?

É uma jóia escondida, mesmo debaixo do nosso olhar. Se é músico, sound designer, técnico de som, podcaster, se faz gravações ao vivo, se produz jingles para rádio ou TV, ou se trabalha com o registo, produção e pós-produção de som seja de que de forma for, o MBOX Studio da AVID é a solução perfeita. Um estúdio portátil, compacto, com uma sofisticação, uma qualidade e uma versatilidade sem paralelo. Simples de operar e muito acessível, para um resultado de um milhão de dólares.

Olhe bem: todo o poder da gravação profissional num estúdio pessoal. Eis o MBOX Studio.

Alimentado pelo Pro Tools Studio, o interface de áudio MBOX Studio USB oferece tudo o que é necessário para produzir, montar e masterizar música e palavra, e muito, muito mais. Com o MBOX Studio o utilizador encontra inspiração para compor ideias, para gravar, monitorizar e misturar os seus projectos, sem distrações, de forma intuitiva e muito eficiente. O design cuidado do MBOX Studio permite uma operação extremamente fácil com resultados de topo de gama.

O MBOX Studio foi concebido e é fabricado apenas com base em componentes, pré-amplificadores e conversores de áudio da mais alta qualidade, permitindo capturar e misturar áudio de até 24 bits e 192 kHz da entrada à saída. Com o variável Z abre-se toda uma gama de opções adicionais. EQ, delay e reverb integrados, em tempo real, além de mistura independente, e baixa latência, são algumas das outras qualidades que pode esperar do MBOX Studio.

Com uma gama completa de funções directamente acessíveis do interface, é possível captar e misturar música e palavra com qualidade de som cristalina, graças aos quatro pré-amplificadores de microfone e conversores, que proporcionam a capacidade de ligar até oito microfones. É possível gravar com microfones, instrumentos, efeitos, outras fontes externas e muito mais com 21×22 I/O simultâneas. É possível aplicar mais de 130 plugins de alta qualidade, desde emulações autênticas de compressores clássicos, equalizadores e outros equipamentos externos, até instrumentos inovadores, reverberações, filtros e outros para processamento de som.

Especialmente interessantes são as possibilidades de monitorização, como num estúdio comercial, com saídas para dois auscultadores, dois conjuntos de altifalantes estéreo e Bluetooth, além de um microfone de retorno integrado. Nenhum outro interface de áudio na sua classe oferece tantas opções. Pode ainda expandir e acelerar o fluxo de trabalho, escrevendo música e produzindo bandas sonoras para filmes ou videos, integrando o Sibelius Artist, manipulando o som e o tempo com o Melodyne 5 essencial e automatizando o fluxo de trabalho com o SoundFlow Cloud Avid Edition. Tudo muito intuitivo, muito simples de operar e muito versátil.

O MBOX Studio pode ser usado com o Pro Tools e todos os outros softwares de DAW populares, para criação de conteúdos e streaming. Perfeito para podcasts e transmissões ao vivo de qualidade profissional. Permite a gravação de um pivot e dos seus convidados, optimizando o som de cada microfone, com adição de equalização e efeitos em tempo real. Com o Loopback activado, é possível capturar um diálogo, por exemplo, juntamente com o áudio reproduzido de outro aplicativo, ideal para podcasting.

Mas não se fie apenas nestas descrições. Leia mais sobre o MBOX Studio aqui e fale connosco para saber mais ainda ou para uma demonstração.