Studio Technologies apresenta novidades

Ao migrar as suas operações de broadcast ou live para tirar partido da tecnologia AoIP (Audio over IP,) está a entrar num novo capítulo e num novo universo de possibilidades, que lhe vai trazer múltiplos benefícios. O AoIP é uma tendência em marcha, que inaugura uma nova era, em plena expansão e sem retrocesso. O áudio profissional, seja qual for área em que situe, está “condenado” a beneficiar dos novos padrões e das tecnologias neles baseadas e das vantagens que daí advêm. A Studio Technologies oferece-lhe um série de soluções que lhe permitirão entrar nesta nova era, tirando partido de todo seu potencial, de uma forma muito vantajosa, quer sob o ponto de vista tecnológico quer financeiro. Uma série de novos produtos foi, entretanto, anunciada pela empresa.

Modelo 5401A

Novos processos de produção, uma maior maior flexibilidade de operação e produtividade, uma redução de espaço, uma instalação mais compacta e uma significativa redução de custos. Tudo isto e muito mais pode ser esperado no seguimento da opção pelo AoIP. A Studio Technologies trabalha, desde há muito tempo, no desenvolvimento de produtos que lhe permitirão entrar nesta nova era da produção broadcast, de forma muito mais eficaz, flexível e com uma redução significativa de custos. Com significativas vantagens tecnológicas, operacionais e redução de custos.

Model 5421 Intercom Audio Engine

A passagem para esta nova era é um processo incontornável. A revolução tecnológica que lhe está na origem não é uma tendência de mercado. Não significa um mero retoque do make up. É uma revolução e uma realidade em plena explosão. O adiamento da entrada nesta nova realidade significa atrasos que poderão ser fatais. A Studio Technologies é uma das empresas mais empenhada em fornecer soluções que lhe proporcionarão entrar nesta nova era de forma segura, sólida e muito acessível. Sobre os produtos da empresa destinados a esta nova fase da produção de que já lhe falámos aqui, aqui e aqui. A linha de produtos AoIP/DANTE da marca viu-se, entretanto, recentemente reforçada com excitantes actualizações.

Model 5422A Intercom Audio Engine

Novo nesta sua actualização é o Modelo 5401A Dante Leader Clock, fornece sinal de sincronismo preciso, para aplicações que utilizam uma rede de áudio sobre IP Dante®. Outro dos novos produtos é o Modelo 5422A Intercom Audio Engine with Auto Mix. Uma solução flexível, económica e de alto desempenho, para a criação de circuitos de intercomunicação de linha partilhada (Party Line). A versão A adiciona uma função Auto Mix de alto desempenho, uma terceira porta GbE para controlo e outra USB para atualizações de firmware. Finalmente, o Modelo 5421 Intercom Audio Engine com Auto Mix. Trata-se de uma solução flexível, económica e de alto desempenho para a criação de circuitos de intercomunicação de linha partilhada (Party Line). É diretamente compatível com a variedade de unidades portáteis de cinto, com Dante, de 1, 2 e 4 canais. A unidade é adequada para uso em instalações de transmissão fixas e móveis, estúdios de pós-produção, ambientes de sala de espectáculo, educacional e eventos.

Saiba mais sobre a Studio Technologies. Se a sua actividade se situa no domínio do broadcast, rádio ou no live, ou qualquer outra com necessidades de intercomunicação, transmissão ou distribuição de sinal áudio, venha falar connosco para que possamos encontrar a solução Studio Technologies mais adequada às suas necessidades.


MediorNet MicroN da RIEDEL, solução de futuro

Quando falamos em tecnologia para o broadcast, o hardware configurável através de software, é a solução que responde à actual necessidade de assegurar o mais elevado padrão de qualidade, sem compromissos, e estar sempre actualizado e preparado para os inevitáveis saltos que esta tecnologia vai dando. O MediorNet MicroN da RIEDEL faz parte deste tipo de soluções tecnológicas. A WDR é o poderoso gigante alemão do broadcast e acaba de instalar este equipamento no seu novo carro de exteriores Ü3, dotado do poder do MediorNet MicroN.

MediorNet MicroN

O MediorNet MicroN da RIEDEL é um equipamento assente em software, que pode ser muitas coisas diferentes: pode ser um processador de sinal, um link ponto a ponto simples para até 12 sinais HD bidirecionais ou parte de um grande roteador descentralizado. Mas pode até servir como um MultiViewer ou uma ponte entre redes MediorNet e redes IP! Tudo isto numa unidade de apenas 1RU.

O MediorNet MicroN é um interface de sinal de alta densidade, que oferece um amplo conjunto de entradas e saídas para áudio, vídeo e dados. São 24 portas de vídeo 3G/HD/SD-SDI e duas portas MADI para até 128 canais de áudio. Para transporte de dados e sincronização, o MicroN proporciona uma porta Ethernet 1G e entradas e saídas de referência para sincronização. Oito portas 10G SFP + de alta velocidade proporcionam um uma capacidade total de rede de 80G MediorNet e permitem a configuração de uma rede de mídia em malha redundante.

O MicroN oferece um interface de sinal altamente versátil que pode ser usado em produções de diferentes dimensões e graus de complexidade. Para redes maiores de mídia, construídas em dispositivos de transporte MediorNet, o MicroN pode servir como uma breakout box para um roteador MetroN e estender a conectividade além das entradas e saídas de fibra, e qualquer tipo de I / O de vídeo e áudio. Além disso, o MicroN pode simplesmente trabalhar com um roteador MetroN, com outras unidades MicroN ou incluído numa configuração ponto a ponto autónoma que fornece uma solução económica em produções de pequena a média dimensão. Quando adicionado a outros dispositivos MediorNet, o MicroN oferece a vantagem de possuir poderosos recursos de processamento de sinal integrado, que praticamente eliminam a necessidade de dispositivos externos.

o novo carro de exteriores

A WDR é o gigante alemão do broadcast, seguramente, um dos mais poderosos broadcasters do mundo. O seu novo carro de exteriores, o Ü3, foi dotado de uma solução baseada em 13 sistemas de distribuição e processamento MediorNet MicroN UHD. Os principais requisitos para o novo carro de exteriores UHD da WDR foram apoiar uma abordagem altamente descentralizada para gestão de sinal, do transporte e do processamento através de um único cabo e criar uma base para operações assentes em tecnologia IP.

Como utilizadora já do MediorNet, a WDR escolheu os novos MicroN UHD por causa da potência adicional que eles acrescentariam às suas transmissões em HD e UHD. Como dispositivos de hardware baseados em software, os UHDs MicroN oferecem uma grande vantagem, além das funções de processamento integradas, como embedding, de-embedding, sincronização e o armazenamento de frames, que permite a esta unidade poder ser rapidamente reconfigurada para cumprir uma vasta gama de funções, como multiviewing, por exemplo.

Saiba mais sobre o MediorNet MicroN UHD aqui. Saiba mais sobre o projecto Ü3 e o sistema RIEDEL instalado. Para ficar a saber mais ainda, contacte-nos.


Nova mc²36 da LAWO: o melhor tornou-se ainda melhor

A LAWO é a marca de referência na área das mesas de som. As mesas LAWO tornaram-se o símbolo da qualidade e o padrão em relação ao qual este equipamento é medido. A série mc² possui todas as características que se exigem de uma mesa de produção áudio em tempos modernos. Seja na área do broadcast, do live, em estúdio ou nos locais mais inóspitos onde se espera qualidade de topo e fiabilidade total, as mesas das série mc² são a única resposta segura. O modelo mc²36 é, desde o seu surgimento, aquele que se tem destacado pelo seu carácter compacto, as características únicas, robustez e qualidade sem par. Na sua categoria, a mc²36 é a melhor. Pois a melhor tornou-se ainda melhor. Baseado no novo A__UHD Core, a nova mc²36 MkII acompanha as exigências do presente e promete acompanhar o futuro. LAWO, não há melhor escolha.

mc²36 MkII

Aqueles que conhecem a LAWO e os desenvolvimentos introduzidos pela marca alemã no domínio das mesas de produção áudio, estarão familiarizados com as recentes melhorias introduzidas nas mesas das séries mc²96 e mc²56 MkII. Estas melhorias chegam agora à compacta mc²36. A inovação neste modelo consiste em proporcionar aos utilizadores que necessitam de uma pequena mesa compacta, capacidades nunca antes disponíveis: Uma mesa IP-native, com um poder impressionante de processamento e conectividade sem precedentes. Mais: a nova mesa não só proporciona a melhor conectividade via IP, mas também as entradas de microfone e saídas da classe LAWO, para além de ligação AES3 e uma porta MADI para ligação a equipamento SDI.

A__UHD Core

A nova mc²36 MkII está agora associada ao A__UHD Core, o que significa que todos os futuros desenvolvimentos se processarão numa plataforma única e que continuará a haver compatibilidade entre as diversas mesas da série mc². A plataforma significa que está aberta uma porta para futuros desenvolvimentos e para novas capacidades de desempenho.

As capacidades da nova mc²36 MkII são absolutamente notáveis. Ora veja aqui algumas:

  • O poder DSP mais que duplica. São 256 canais de processamento, a 48 e a 96 kHz.
  • Vasta cpacidade de I/O. São 864 channels, com ligações locais, que incluem 3 interfaces de rede IP redundantes, 16 entradas mic/linha Lawo-grade, 16 saídas de linha, 8 entradas e saídas AES3, 8 ligações GPIO, e uma porta SFP MADI.
  • IP nativo. A mc²36, alimentada pelo A__UHD Core, é compatível em modo nativo com os standards ST2110, AES67, RAVENNA, and Ember+.
  • Chassis super compacto. O novo chassis é o mais pequeno, e leve jamais construído para a série mc²! Perfeito para uso móvel ou qualquer outra situação em que haja um espaço limitado. há uma versão de 32 vias.
  • Pequena em tamanho, grande em poder. Não se iluda com o tamanho. A nova mc²36 pertence à categoria das mesas mc², com todas as características expectáveis nesta série..
  • Medição de loudness incluída. Controlo de loudness de acordo com a norma ITU 1770 (EBU/R128 or ATSC/A85).
  • Integração total com o seu sistema de desktop. Ligação aos sistemas de gravação, motores de efeitos e computadores externos sem quaisquer problemas.
  • Integração com sistema de Plugins Waves®A mc²36 oferece a melhor integração con o sistema, sem necessidade de juntar ecrãs ou sistemas de controlo extra.

Estas são algumas das características da nova mc²36 MkII da LAWO. Para saber mais veja aqui. Para saber mais ainda sobre o novo modelo, e como satisfazer as suas necessidades específicas, contacte-nos.


IP e a revolução no broadcast

Há uma importante alteração nos processos de produção da área do broadcast, que se iniciou há já algum tempo. A pandemia veio acelerá-la. A migração para fluxos de produção baseados no protocolo IP veio para ficar e o ano de 2021 vai ser o ponto definitivo de viragem para muitas empresas. A migração é inevitável, mas pode suscitar dificuldades. Uma forma de operar mais facilmente as mudanças inevitáveis é ter acesso às ferramentas necessárias para minimizar estes problemas e rentabilizar investimentos anteriores, sem diminuir os padrões exigidos. Veja o que a RIEDEL lhe propõe para resolver este problema.

Com o novo ano, há novos desafios que se colocam ao broadcast. Mas há também que proteger investimentos passados.

As modernas organizações que operam no domínio do broadcast são desenhadas à prova de futuro, isto é, constituídas a partir de um núcleo assente na tecnologia IP. Mas é frequente terem de manter ligação com os seus sistemas tradicionais SDI. A consequência disto é que se torna vital recorrem a sistemas de conversão que lhes permitam fazer o interface do seu equipamento tradicional que não se baseia de forma nativa em tecnologia IP. Nada impede que a conversão para as infraestruturas totalmente assentes em tecnologia IP, e o consequente partido que daí seja possível tirar de imediato, se faça, mantendo a infraestrutura tradicional a funcionar.

MuoN

Os custos e as dificuldades de configuração e operação decorrentes da ligação de uma infraestrutura SDI a uma moderna rede óptica são imensos. Mas existem soluções que minimizam enormemente os impactos da ligação de uma infraestrutura tradicional a uma rede moderna assente em IP.

Com a introdução da MediorNet, há mais de de dez anos, a RIEDEL tornou-se pioneira em soluções de infraestruturas de vídeo, ao combinar transporte de sinal, roteamento, processamento e conversão numa rede em tempo real, redundante. Com o tempo, a MediorNet tornou-se o standard da indústria , oferecendo aa mais fiável e versátil solução para infraestruturas AV. Até hoje a MediorNet permanece o único sistema que oferece todas as vantagens de de um sistema de hardware assente em software, actualizável.

O MediorNet é uma estrutura modular à prova de futuro, inovadora que permite que se adapte facilmente às mudanças no mercado: conforme os padrões e expectativas da indústria evoluem, o MediorNet evolui com eles. A resposta mais recente de RIEDEL aos desafios decorrentes da transformação de IP é uma gama de tecnologias inovadoras baseadas em SFP para complementar as interfaces de sinal inteligente MicroN, MicroN UHD e Compact do MediorNet e o switch central MetroN. Apresentando a maior densidade do mercado, os módulos de processamento e hubs de processamento MuoN, FusioN e VirtU completam a oferta para vídeo da RIEDEL com soluções IP completas. Todos esses dispositivos versáteis podem servir a uma ampla gama de funções e aplicativos diferentes, mas distinguem-ser por duas qualidades principais que têm estado na base de nossa filosofia para infraestruturas de mídia por anos: a distributividade e a base de software. As infraestruturas de vídeo distribuídas trazem vários benefícios para a produção, tanto a nível operacional como do sistema. Por um lado, permitem o roteamento de qualquer tipo de sinal de qualquer ponto a outro, sem exigir a reconfiguração de cabos. Pontos únicos de falha são reduzidos e a eficiência operacional resulta da colocação dos I/Os físicos mais próximos do local onde são necessários. Ao mesmo tempo, as topologias distribuídas permitem um alto grau de flexibilidade à escala da arquitetura de sistema.

FusioN

Com o MediorNet, facilmente se adicionam dispositivos únicos a um sistema. Pode-se até redimensionar todo o sistema, transformando-o de uma instalação pequena para uma mais complexa. Dessa flexibilidade e escalabilidade, resulta que as infraestruturas de vídeo da RIEDEL são altamente personalizáveis ​​para atender a praticamente qualquer requisito de produção. Dispositivos de hardware assentes em software, como os MicroNs ou os MuoNs, podem ser reconfigurados rapidamente para executar uma vasta gama de funções, reduzindo a necessidade de dispositivos periféricos de propósito único e, assim, economizar no espaço crítico em rack e nos custos associados. A operação é fácil e flexível. Com apenas alguns cliques, é possível alternar entre os aplicativos, transformando um roteador simples num processador de sinal avançado ou multiviewer, por exemplo. Além disso, as plataformas baseadas em aplicativos como o MuoN permitem que o aumento de I/Os de uma forma linear e orgânica, suportando uma mudança gradual para fluxos de trabalho de IP sem mudanças radicais de hardware. Ao mesmo tempo, os dispositivos baseados em FPGA continuarão evoluindo conforme as necessidades. Com um dispositivo MediorNet baseado em software, não está só a adquirir o que o produto é capaz hoje, mas também como ele irá evoluir no futuro.

Saiba mais sobre este equipamento aqui. Leia aqui e aqui sobre a transição do SDI para o IP. Leia também mais sobre as aplicações no caso específico do broadcast de eventos desportivos e carros de exteriores. Venha falar connosco sobre a RIEDEL e as suas soluções. Estudaremos junto a forma de entrar no futuro, protegendo os seus investimentos passados.