MicroN UHD: solução de futuro

O MediorNet MicroN da RIEDEL é um interface de sinal de alta densidade, que oferece um amplo conjunto de entradas e saídas para áudio, vídeo e dados. Trata-se de uma tecnologia altamente versátil que pode ser usado em produções de diferentes dimensões e graus de complexidade. O MediorNet MicroN UHD da RIEDEL é um equipamento assente em software, que pode ser muitas coisas diferentes: um processador de sinal, um link ponto a ponto simples para até 12 sinais HD bidirecionais ou parte de um grande roteador descentralizado. Mas pode até servir como um MultiViewer ou uma ponte entre redes MediorNet e redes IP. É esta a solução escolhida pela Betamobil, a empresa de Berlim especializada em instalações e serviços avançados de produção para carros de exteriores.

aqui lhe falámos do MediorNet MicroN da RIEDEL. Trata-se de um interface de sinal de alta densidade, que oferece um amplo conjunto de entradas e saídas para áudio, vídeo e dados. A sua característica principal é a sua enorme versatilidade, que lhe permite ser usado em grandes e pequenas produções e crescer com as exigências do seu volume de trabalho. Para redes maiores de mídia, construídas em dispositivos de transporte MediorNet, o MicroN pode servir como uma breakout box para um roteador MetroN e estender a conectividade além das entradas e saídas de fibra, e qualquer tipo de I / O de vídeo e áudio. Além disso, o MicroN pode simplesmente trabalhar com um roteador MetroN, com outras unidades MicroN ou incluído numa configuração ponto a ponto autónoma que fornece uma solução económica em produções de pequena a média dimensão. Quando adicionado a outros dispositivos MediorNet, o MicroN oferece a vantagem de possuir poderosos recursos de processamento de sinal integrado, que praticamente eliminam a necessidade de dispositivos externos.

MediorNet MicroN UHD

A Betamobil é uma produtora de instalações e serviços avançados de carros de exteriores. Tem sede em Berlim. Trata-se de um dos poucos fornecedores no campo da produção de TV que pode realmente oferecer TUDO, desde a equipa EB até carros com até 20 câmaras, e realizar produções complexas e exigentes de uma única fonte.
Trabalha na área da TV, eventos, shows e eventos desportivos, disponibilizando equipas de câmara, SNG, produção de carros de exteriores de pequeno a grande porte, em formatos 4K / UHD e HD.

A Betamobil é o mais recente cliente europeu a adotar a nova solução de processamento e distribuição de mídia MediorNet MicroN UHD da RIEDEL, juntamente com um sistema Bolero. Para apoiar a sua migração contínua para operações baseadas em IP, a Betamobil instalou 14 dispositivos MicroN UHD para garantir o roteamento descentralizado de sinal a bordo do seu principal carro de exteriores, o UHD5, cujo nome reflecte a atualização das suas capacidades avançadas de produção UHD.

Saiba todos os detalhes sobre este projecto aqui. Saiba mais sobre o MediorNet MicroN e outras soluções de distribuição de sinal video da RIEDEL aqui. Venha saber mais ainda sobre estas e outras soluções RIEDEL, venha falar connosco.


Uma noite na ópera

A Ópera de Lille é um dos edifícios icónicos da grande cidade francesa. Com base num edifício do século XVIII, a nova Ópera de Lille foi inaugurada em 1923 e reconstruída entre 1998 e 2003. O novo edifício alberga quase 1200 espectadores, que assistem a uma programação do repertório de ópera, de dança e de concerto de dimensão mundial. Um edifício histórico, com exigências do século XXI, uma dos grandes desafios a vencer é um sistema de intercomunicação eficaz que ultrapasse as dificuldades do espaço e proporcione uma comunicação de qualidade de topo à sua vasta equipa. É aqui que entra a solução RIEDEL. Um sistema Bolero acaba de ser instalado na Ópera de Lille. Um sistema state of the art, perfeito, particularmente adequado a casos, como o deste edifício histórico, com um ambiente de RF particularmente complexo.

O edifício original de 1785, sobre o qual se ergue a actual Ópera de Lille, ardeu em 1903. Depois de várias tentativas de reconstrução, um novo edifício foi erguido segundo o modelo do tradicional teatro à italiana e inaugurado em 1923. Com uma programação marcada por períodos de maior ou menor concentração de actividade, o edifício viria a sofrer uma profunda remodelação entre 1998 e 2003, antecipando o estatuto de Lille como Capital Europeia da Cultura. Em 2014 a nova Ópera de Lille passa ao seu actual estatuto de “teatro lírico de interesse nacional.”

Uma intensa programação no domínio da ópera, da dança e do concerto, com frequentes parcerias nacionais e internacionais, marca a actividade da Ópera de Lille e explora intensamente todos os recursos técnicos da instituição, exigindo uma participação intensa da sua equipa técnica e de sala, que conta com cerca de 60 pessoas.

Neste contexto torna-se fulcral a existência de um sistema de intercomunicação muito eficaz. Um problema tornado ainda mais agudo, dado o facto de se tratar de um edifício histórico, fonte de problemas particulares.

Bolero beltpack

Quando chegou a hora de atualizar da tecnologia UHF que foi usada desde o início, para uma outra que reflectisse o estado da arte, o objectivo foi o de encontrar um sistema que pudesse fornecer uma funcionalidade ideal e latência mínima na faixa de frequência de 1,9 GHz, sem licença. É nesse contexto que surgiu o Bolero, a escolha clara, adoptada depois de análise técnica profunda, feita pelos serviços da Ópera de Lille. O Bolero garantiu a ambicionada cobertura abrangente e a qualidade do áudio.

Bolero Antena

O sistema Bolero da Opéra de Lille consiste em 20 beltpacks e sete antenas ligadas em anel, de modo a permitir a cobertura total do edifício. Como muitas estruturas históricas, a Ópera de Lille carece de uma infraestrutura Cat7 ou Cat8 moderna; portanto, a instalação aproveita a interface do adaptador de fluxo de rede NSA-002A da RIEDEL, que proporciona o transporte bidirecional do sinal de áudio via RJ45.

NSA-002A

Os membros da equipa de produção da Ópera de Lille distinguem a facilidade de uso e os recursos robustos dos beltpacks Bolero, que tornaram as comunicações muito mais fáceis e eficientes. Enquanto o sistema anterior permitia apenas duas vias, o Bolero permite que, até seis canais, sejam assignados a diferentes grupos de utilizadores, como o palco, a iluminação ou o som, por exemplo.

Saiba mais sobre este projecto aqui. Saiba mais sobre esta e outras soluções RIEDEL aqui. Venha falar connosco para ficar a saber como a RIEDEL pode satisfazer as suas necessidades específicas de produção.


Os mestres da masterização

No domínio da produção áudio, a masterização é, sem dúvida, um processo rodeado de uma aura muito especial. Esta etapa final encerra um percurso que se inicia na cabeça do compositor e lhe permite, finalmente, disponibilizar o produto da sua criatividade ao seu público alvo, seja onde for, em qualquer dos suportes hoje em dia disponíveis. É um processo crucial, capaz de ditar o sucesso ou insucesso de um projecto e determinar até uma carreira. Das ferramentas necessárias ao processo de masterização, só se lhes pode exigir uma coisa: qualidade de topo. Veja aqui quais as ferramentas que lhe disponibilizamos para executar o seu trabalho, de acordo com os mais altos padrões que dele se exigem.

Masterização é uma expressão que tem tido diferentes interpretações ao longo da história do som gravado, de acordo com os diferentes estágios a que a tecnologia se encontra. Até aos anos 40 do século passado, masterizar significava criar um master, um molde original a partir do qual as cópias de uma gravação eram reproduzidas para distribuição. O processo era inteiramente mecânico. A partir daí, com o aparecimento da fita magnética, com base na qual um primeiro original era cria, foi introduzido um processo intermédio, que visava preparar esse original, em fita magnética, para ser transferido para um novo molde, semelhante ao descrito anteriormente, embora feito em novos materiais e susceptível de ser utilizado um processo de duplicação mais sofisticado. O processo era de natureza electromencânica e, de certa forma, ainda se mantém, em certos tipos de produção. A partir dos anos 80 e 90, com a chegada da tecnologia digital ao domínio do áudio, o processo de preparação de um master assenta em tecnologia de origem exclusivamente electrónica.

A masterização é a etapa final da pós-produção de áudio. O seu objetivo é, em traços gerais, equilibrar os elementos sonoros de uma mistura estéreo e optimizar a reprodução em todos os sistemas e formatos de suportes. Tradicionalmente, a masterização é feita usando ferramentas como equalização, compressão, limitação e correcção da imagem estereofónica. A masterização pode ser assim vista como a cola ou o envernizamento que optimiza a qualidade de reprodução em todos os dispositivos – desde minúsculos alto-falantes do iPhone até aos enormes sistemas de som de uma discoteca. A masterização preenche a lacuna entre o artista e o consumidor. O próprio termo vem da ideia de uma cópia mestra. Todas as cópias ou duplicações do áudio vêm dessa cópia mestra. Essas cópias podem ser distribuídas em vários formatos, como vinil, CD, fita, e outros, ou em serviços de streaming como o Spotify, Bandcamp, iTunes e SoundCloud. Além disso, a masterização permite a reparação de determinados artefactos, cliques ou pequenos erros originados na mistura final. A masterização também garante uniformidade e consistência de som entre várias faixas de um álbum. Em última análise, o que a masterização faz é criar uma sensação limpa e coesa em todo o áudio. Tudo isto resulta de uma operação complexa que envolve a utilização de ferramentas áudio muito sofisticadas e precisas.

As ferramentas essenciais da operação de masterização começam no estúdio. Envolvem monitores de alta precisão, o equipamento de transferência e suporte do sinal (DAW), e toda a cadeia de processamento, especial para este tipo de operações. Que, como se disse, incide fundamentalmente sobre a equalização, a compressão e a correcção da panorâmica.

A Avantools disponibiliza-lhe o equipamento de referência para toda as tarefas incluídas no processo de masterização. No que respeita aos monitores, chamamos-lhe, em especial, a atenção para a linha de monitores PMC, a referência absoluta para as operações de mistura e masterização. Descubra aqui a ampla linha de monitores da marca inglesa. No que respeita ao equipamento de processamento, propomos-lhe a SPL, igualmente a referência nesta área específica. Pode consultar toda a linha da marca alemã para masterização aqui.

Consulte-nos para mais informações sobre estes e outros equipamentos que lhe propomos para o seu estúdio.


Humboldt Forum, no coração de Berlim e da sua cultura

O Humboldt Forum é uma importante e imponente instituição cultural alemã. Situa-se no coração do centro histórico de Berlim, a cidade que se afirma como um dos principais centros culturais da Europa. O Humboldt Forum é a sede de uma instituição onde as artes e a ciência se misturam numa associação pioneira. Por detrás da sua arquitectura, que lembra o passado, está a tecnologia do futuro que sustenta o seu funcionamento. A LAWO tem aqui um papel de enorme destaque, assegurando o funcionamento dos seus múltiplos auditórios e estúdios.

É uma enorme multiplicidade de vozes que se reflecte no programa do Humboldt Forum. Estão aí representadas as parcerias pioneiras que balizam o seu programa, provenientes das áreas da cultura e da academia. Situado no coração histórico de Berlim, o Humboldt Forum é um lugar único de investigação e de encontros. Um lugar com um passado marcante. Um ponto de cruzamento de artes e ciências, de intercâmbio, de diversidade e de multiplicidade de vozes. Um lugar onde as diferenças se unem. Um lugar, quatro parceiros: o Stiftung Preußischer Kulturbesitz, o Ethnologisches Museum, o Museum für Asiatische Kunst der Staatlichen Museen zu Berlin e o Stadtmuseum Berlin, trabalham juntos com o Kulturprojekte Berlin, a Humboldt-Universität zu Berlin e o Stiftung Humboldt Forum para ajudar a desenvolver este projecto absolutamente pioneiro.

O Humboldt Forum, com seus museus, locais de eventos, espaços para exposições e instalações destinadas à sua actividade pedagógica, fica no famoso Palácio de Berlim, situado na Ilha Spree, no centro histórico de Berlim. Embora as suas fachadas sejam modeladas do original (reconstruído a partir da construção do século XVIII, entretanto demolida) o interior do complexo é equipado com tecnologia de ponta, adaptada às suas modernas necessidades.

O Humboldt Forum inclui, entre muitas outras instalações, duas salas principais, o átrio central e uma quantidade de salas de conferências. Para além disso, inclui ainda a Oficina de Som, mantida pelos Museus Nacionais de Berlim, a quem compete fazer a manutenção e gestão do Arquivo de Som, uma colecção de gravações sonoras históricas. Este importante arquivo, que é uma das primeiras instituições desse tipo na Europa, contém uma coleção de cerca de 7500 registos de goma-laca, cilindros de cera e fitas de áudio com gravações históricas, algumas das quais com mais de 120 anos.

A LAWO tem aqui um papel central. Todo este complexo de instalações é servido por uma infraestrutura de áudio assente em tecnologia IP, de última geração, ligada em rede por meio de um roteador central LAWO Nova73 HD. Projetada para garantir flexibilidade e escalabilidade, a instalação do LAWO dispõe ainda de três mesas de mistura mc²56 de última geração e onze sistemas DALLIS I/O. Todas as áreas para eventos, projetos de arte sonora e salas de conferências estão ligadas por stageboxes, cada uma equipada para garantir as necessidades de respectivas instalações. A transferência de sinal em todo o edifício passa pelo roteador central. A oficina de som opera um estúdio de gravação que funciona em torno de uma terceira mesa mc²56 de 48 vias, que proporciona até 600 canais DSP e uma capacidade de roteamento de 5120×5120 canais mono. A sala de controlo e as ligações de áudio permitem que todo o espaço seja integrado e utilizável para projetos históricos e artísticos.

Este é um sistema imponente, assegurado pela tecnologia LAWO, um sistema que assegura a produção de conferências ou instalações de som, apresentações de teatro ou concertos de câmara, exibições de cinema ou dias temáticos nas diversas salas. Uma solução que conta ainda com a RIEDEL, que assegura o sistema de comunicações.

Saiba mais sobre este projecto aqui e aqui. Saiba mais sobre outros produtos da LAWO aqui. Venha falar connosco para estudarmos em conjunto a melhor solução LAWO para si.


Voando no mar com a RIEDEL

A America’s Cup é o mais velho troféu desportivo, iniciado em 1851, 45 anos antes dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. É a prova rainha de yachting. Diferentes cenários, diferentes formatos ao longo das suas 35 edições, o mesmo objectivo: o exercício da excelência, uma prova de resistência e perícia, que envolve sempre as equipas mais capazes, usando as embarcações e os meios mais sofisticados. Um laboratório também, exemplo de utilização das tecnologias mais avançadas para este tipo de provas. Para esta 36ª edição do troféu, foi criado um novo conceito de cobertura do evento, descrito como 360º. Só possível com a tecnologia de ponta da RIEDEL.

A America’s Cup é uma prova emblemática, que consubstancia um casamento feliz entre espírito desportivo, cooperação e inovação tecnológica, revelando, ao mesmo tempo, algumas das mais empolgantes cenas que o desporto a este nível nos proporciona. Raros são os eventos desportivos que conseguem atingir este pleno. Os que o atingem constituem um exemplo que há que destacar. Para que tudo isto seja possível, o evento conta o contributo muito diversificado que vai de uma equipa de qualidade de topo a estruturas especiais que ajudam a elevar o nível de ambição da prova, manifesto desde a primeira hora, nos anos idos do século XIX. Nesta sua 36ª edição, a America’s Cup conta com o contributo de uma empresa, que, pode-se dizer, está num patamar absolutamente equivalente em ambição, capacidade de congregação de esforços, desejo de inovar e exigência de manutenção dos mais elevados padrões: a RIEDEL. O objectivo é o de atingir uma cobertura de 360º do evento.

Para o efeito, foram desenvolvidas soluções de câmara inovadoras, novas tecnologias de áudio e tecnologia de sensor incorporada numa infraestrutura técnica abrangente. Tudo apoiado numa equipe local de 30 membros, que asseguram a gestão de todos os sistemas de áudio, vídeo, comunicação, rastreamento e transmissão de dados, incluindo os sinais das câmaras de bordo, dos barcos de perseguição e dos helicópteros. Uma vez que todos os sistemas de câmara, microfone e transmissão devem suportar condições marítimas extremas, a RIEDEL forneceu equipamentos à medida para cada embarcação em competição.

Para conseguir isso, a empresa alemã aproveitou a potência combinada da família RIEDEL de fornecedores de soluções, que vão desde antenas e sistemas de radar de Pidso, assentes tecnologias de rastreamento GPS de Igtimi, até know-how náutico altamente especializado do centro de P&D da RIEDEL no Porto Confiada para apoiar o conceito de tecnologia abrangente usado na cobertura da Copa América. A RIEDEL também integrou serviços e tecnologias de outros parceiros tecnológicos na extensa infraestrutura de produção, incluindo fabricantes respeitados como iXblue, Sennheiser e da nossa representada LAWO.

Além de ter feito deslocar engenheiros ao local, a RIEDEL também fornece amplo suporte remoto de seu galardoado Centro de Operações Remotas (ROC) em Wuppertal, Alemanha. O ROC serve como um hub de monitorização e engenharia, por meio do qual os operadores podem aceder remotamente a toda a configuração do sistema em Auckland, incluindo vídeo, áudio e sinais de intercomunicação. Isso permite que a equipe ROC monitorize e controle parâmetros essenciais do equipamento a bordo dos iates de corrida, incluindo controlo de câmaras, configuração de áudio, transmissão de dados GPS e gestão de baterias, para além de suporte à equipe local na otimização do desempenho do sistema.

Saiba mais sobre este evento e sobre o papel da RIEDEL aqui. Veja reportagens sobre o que fica aqui sumarizado aqui, aqui e aqui. Saiba mais sobre a RIEDEL e as suas soluções aqui.

Venha falar connosco para saber ainda mais sobre a RIEDEL e como estas soluções o poderão ajudar.