Indústrias criativas: formar os profissionais de amanhã

Dar uma formação da maior qualidade aos profissionais que vão actuar amanhã nos. bastidores dos grandes eventos ou ajudar a pôr de pé os grandes projectos artísticos, seja no broadcast, nos palcos ou nos estúdios, é uma meta que todos ambicionam alcançar. Mas para dotar os futuros profissionais das necessárias competências, os formadores precisam de dispôr de tecnologia que responda a exigências futuras e os formandos precisam de a conhecer, de estarem com ela familiarizados e de poderem com el ter uma experiência em primeira mão. O futuro, sabemo-lo, passa pela tecnologia de base IP. Mais do que uma curiosidade pedagógica ou formação avançada, trata-se hoje de uma exigência curricular básica. Uma área em particular, de aplicação desta tecnologia merece atenção: a intercomunicação. Conheça um caso recente de uma escola que usa tecnologia da RIEDEL para dar aos seus formandos as competências na área da intercomunicação que o futuro lhes vai exigir.

A intercomunicação é a seiva que alimenta as diversas áreas da produção profissional no broadcast, no live ou nos estúdios, móveis ou fixos. A intercomunicação passa hoje por uma forte exigência de qualidade, flexibilidade de utilização e fiabilidade, possíveis, só agora, graças à nova tecnologia de base IP. Longe vão os tempos da intercomunicação de baixa qualidade, cheia de interferências ou, simplesmente, impossível de implementar em determinados ambientes onde obstáculos físicos e outras dificuldades a tornaram por vezes um exercício difícil ou impossível. Hoje, com a introdução da tecnologia de base IP, a intercomunicação de alta qualidade e performance avançada é a norma. A RIEDEL disponibiliza soluções de intercomunicação, usadas nos grandes palcos, em eventos desportivos, artísticos, religiosos, à escala mundial ou local, de média ou pequena dimensão. Os equipamentos de intercomunicação concebidos e comercializados pela RIEDEL constituem a referência absoluta nesta matéria.

As vantagens desta tecnologia são fáceis de demonstrar: qualidade máxima de sinal, cobertura total, mesmo em ambientes complexos, como, por exemplo, espaços antigos, com irregularidades e obstáculos físicos intransponíveis pela tecnologia tradicional, fiabilidade total, operação transparente e flexibilidade sem limites, graças às infinitas possibilidades de configuração. Num grande evento como os Jogos Olímpicos ou nos maiores campeonatos mundiais, na Lua (verdade, não é sales pitch!), nos grandes palcos ou salas de concertos por todo o mundo, nos estúdios dos maiores broadcasters, ou em carros de exteriores que percorrem o planeta, falar de intercomunicação é falar RIEDEL.

Um exemplo recente de aplicação da tecnologia desenvolvida pela RIEDEL à formação chega-nos de Inglaterra. A Backstage Academy é uma escola dedicada à formação na área das indústrias criativas. Fundada em 2009, a Backstage Academy formou centenas de novos profissionais em áreas tão diversas como gestão de palco, criação de conteúdos, operação de luz/som, contacto com artistas, video mapping, logística ou cenografia. Praticamente todas estas áreas dependem da intercomunicação. Por isso a RIEDEL montou uma rede no campus da Backstage Academy baseado numa solução Artist e Bolero. Os cursos de gestão de palco, em particular, dependem de forma especial da intercomunicação, e o Bolero revelou-se aí uma ferramenta pedagógica particularmente adequada. Factores importantes são a qualidade robusta do sistema e a sua facilidade de uso que torna o sistema pedagogicamente muito eficaz. Os alunos distinguem o Bolero pelas capacidades dos seus recursos e as possibilidades de configuração. Na Backstage Academy, como noutras instituições em que é aplicada, a tecnologia RIEDEL é parte fulcral do funcionamento das indústrias criativas e prepara as gerações futuras dos seus profissionais .

Saiba mais sobre esta aplicação. Saiba mais também sobre a RIEDEL e as suas soluções. Obtenha aqui uma nota técnica da RIEDEL sobre as normas ST 2022-6 e ST 2110 para áudio e video sobre IP. E saiba mais ainda, falando connosco sobre o modo como podemos servir os seus objectivos.


O porquê das coisas

As mesas de mistura da LAWO são consideradas, sem qualquer favor, a referência pela qual se afere a qualidade dos equipamentos usados para fins profissionais. Pergunte-se a qualquer profissional de som, verifiquem-se as circunstâncias em que elas são usadas, confiram-se as suas características únicas, a sua robustez, a sua fiabilidade, a sua facilidade de operação e tudo isso confirmará a razão pela qual as mesas LAWO ganharam a reputação de que desfrutam no mundo do áudio profissional. No broadcast, no live, na rádio e noutras aplicações, a marca LAWO oferece o melhor que hoje serve os seus profissionais. Um recente exemplo de aplicação do modelo mc²56 vem-nos trazido da Áustria. A Media MSc, a companhia austríaca, especializada na gravação de alta qualidade de concertos de agrupamentos musicais diversos, para broadcast, acaba de instalar uma mc²56 num dos seus carros de exteriores. Porquê?

Pergunte a qualquer profissional do áudio qual a marca que melhor sintetiza o significado do que se pode chamar uma marca de referência e o nome da LAWO surgirá seguramente de forma espontânea. Pergunte-se-lhe um produto que melhor traduz este estatuto e as suas mesas de mistura certamente figurarão entre os seus destaques. De facto, a LAWO estabeleceu a sua sólida reputação, sobretudo, a partir deste tipo de equipamentos, que cedo se começaram a distinguir num mercado altamente exigente e concorrencial. As mesas de mistura da LAWO, para produção áudio no estúdio, no broadcast, no live ou na rádio são o sonho de qualquer profissional que trabalha nestes sectores. Trabalhar com elas é, não só, a garantia de uma operação sem sobressaltos, fiável em todos os aspectos do seu funcionamento e no cumprimento de todos os suas parâmetros, mas também o acesso a funções e características únicas.

As mesas de produção áudio, de que temos aqui amiúde falado no FeedForward, são a jóia da coroa da marca. As novas gerações (Mk III) dos modelos disponíveis oferecem mais e melhores funções, ainda melhor operação, compatibilidade total com o caminhos actuais do áudio profissional, integração perfeita com o equipamento tradicional e abrem a porta do futuro, pois a sua arquitectura foi pensada para integrar e acolher os desenvolvimentos a que esta indústria vai, seguramente, ser submetida.

A linha de mesas de produção áudio da LAWO integra, entre outras, a incontornável mc²56 (MKIII). É um modelo particularmente apetecido, quando falamos de precisão, robustez e flexibilidade de utilização. Encontramo-la em estúdios de som, de televisão, em carros de exteriores e noutras aplicações onde as exigências de qualidade são de topo, a fiabilidade requerida é total e as condições de utilização podem ser particularmente exigentes.

A MSc Media & Management GmbH (MSc Media), é uma importante e prestigiadíssima empresa austríaca, especializada em gravação de som de alta qualidade, em situações particularmente delicadas, geralmente de coros, pequenos agrupamentos musicais e grandes orquestras. A MSc equipou um de seus dois carros de exteriores com uma mesa de áudio da LAWO modelo mc²56 (MKIII) e uma unidade de distribuição de sinal modelo A__stage64 AoIP, antecipando a uma procura crescente para trabalho in situ.

mc² Micro Core
A__stage64 AoIP

A nova mesa de 48 vias da MSc foi otimizado para ambientes de produção de vídeo IP, com suporte para SMPTE 2110 e AES67 / RAVENNA. Recursos operacionais significativos incluem o Button Glow, codificadores touch-sense com iluminação de fundo e ecrãs TFT de cor, que fornecem aos operadores uma codificação clara das cores das faixas de canal para uma excelente visibilidade e acesso rápido, mesmo em condições de pouca luz. A nova mes está emparelhada com um mc² Micro Core, que fornece 192 canais de DSP e uma matriz de distribuição de sinal 512 × 512. A mc²56 (MKIII) com mc² Micro Core integra o Waves SoundGrid e fornece ferramentas de diagnóstico abrangentes para manutenção remota, incluindo arquivos de log e acesso http. A unidade de distribuição de sinal A__stage64 AoIP tem capacidade para 32 entradas de Mic/Linha selecionáveis, 16 saídas de linha analógica, 8 entradas AES3 estéreo e 8 saídas AES3 estéreo, através de ligações XLR. Tem também portas MADI redundantes, duplas, em formato SFP, 8 portas GPIO opto-isoladas, duas portas de streaming e controlo e uma porta de manutenção, numa unidade de 4RU.

Por tudo isto a LAWO e os seus produtos continuam a ser a referência. Saiba mais sobre a MCs e o novo carro de exteriores aqui. Saiba mais sobre os produtos LAWO — incluindo as mesas de produção áudio e as mesas para rádio — aqui. Venha falar connosco para ficar a saber mais sobre as soluções LAWO que temos para si.


ml:1 é futuro

O futuro antevê-se hoje, para escrever o amanhã. É assim na vida, é assim no estúdio ou no placo. A SONIBLE oferece-lhe soluções para escrever o seu futuro. O ml:1 é uma dessas soluções. É uma USB DI-box para profissionais, tipo plug & play, um interface áudio, uma DI-box estéreo, e um gerador multi-sinal de teste. Qualidade sem compromissos, flexibilidade total, num design elegante, robusto, acessível e compacto.

O ml:1 é o elo que faltava na tecnologia do som. Uma DI-Box para áudio de qualidade de topo, profissional, extremamente robusta, que adiciona áudio cristalino a qualquer equipamento e um gerador de banda larga, multi-sinal para testes.

Não necessitando de driver, graças ao emprego do standard classe 1 de áudio USB, o ml:1 proporciona a reprodução de áudio via USB, brilhante, usando um portátil ou outros dispositivos móveis. É compatível com todos os portáteis e a maioria dos smartphones e tablets. A interface de áudio simplifica a reprodução do sinal áudio em conformidade com o padrão USB Audio Class. Assim que um dispositivo é ligado via USB, está pronto para reproduzir, sem necessidade de instalar drivers adicionais. A qualidade do sinal de áudio é significativamente superior e substancialmente mais robusta do que a fornecida pelas saídas de auscultadores normais. Uma dispositivo DI, estéreo passivo, garante sinais sem distorção. Equipado com duas fichas jack de 6,3 mm, o ml: 1 também pode ser usado como uma DI-Box passiva que oferece distribuição de um sinal limpo e simétrico.

Os transformadores de sinal de baixa distorção garantem a separação galvânica e um sinal 100% livre de interferências. Além disso, um interruptor de aterramento corrige loops de aterramento problemáticos. Finalmente, o ml: 1 funciona como gerador de sinal de teste para “testes prévios.” Para técnicos experientes de live, o gerador de sinal de teste integrado fornece um recurso útil adicional. Graças a uma bateria de lítio, funciona de forma autossuficiente e, acima de tudo, independente de qualquer fonte de phantom power ou qualquer outra fonte de alimentação externa. evitando muitos aborrecimentos e economizando tempo e energia.

Saiba mais sobre este e outros produtos da SONIBLE. Venha falar connosco e fique a saber mais ainda sobre a SONIBLE ou assista a uma demonstração destes produtos.


Rádio virtual no coração de África

Do coração da capital da Nigéria, Abuja, chega a notícia de que a BossFM 95.5, uma estação de rádio FM, com uma larguíssima audiência, cujo conteúdo mistura uma imensa variedade de programas e géneros musicais, foi equipada com o software de rádio virtual RƎLAY, de base IP, da LAWO. As importantes mudanças visam tornar a operação o mais direta e intuitiva possível, abrindo, ao mesmo tempo, portas para os desafios do broadcast do futuro que a estação enfrenta.

BossFM 95.5, Abuja, Nigéria

Com esta importante mudança da sua operação, a BossFM 95.5 torna-se a primeira estação de rádio genuinamente virtual da Nigéria.

A solução, que dá prioridade à operação do estúdio ao vivo foi tornada possível pelo pacote de software RƎLAY profissional proposto pela LAWO, que oferece uma ferramenta de emissão completa e muito mais: a mistura, o processamento e a distribuição de sinal podem ser feitos a partir de uma monitor táctil ligado a um computador, de mesa ou laptop, em directo, de qualquer local.

O RƎLAY permite que o BossFM misture 24 fontes de áudio, bem como os fluxos de sinal AoIP em conformidade com a norma AES67, diretamente do computador da estação, para produção, com saída de áudio de alta qualidade.

A direcção da BossFM 95.5 destaca o fato de que “demonstrar aos nossos colaboradores, que estão no ar e à restante equipa as funcionalidades básicas desta nova ferramenta levou apenas algumas horas. O primeiro programa apresentado com esta nova configuração virtual foi ao ar naquela mesma tarde em que foi apresentado.

A integração perfeita do RƎLAY com hardware e aplicativos produzidos por terceiros, permitiu à BossFM aumentar significativamente o seu potencial de operação, com capacidade de recursos suficiente para expandir ainda mais, de acordo com as necessidades futuras. Outros membros da família de produtos RƎLAY, como o VPB Virtual Patch Bay, o VSC Virtual Sound Card ou o software AES67 Stream Monitor, fornecem ferramentas abrangentes que tornam possível ter uma estação de rádio completa a funcionar total e diretamente a partir de um PC.

A LAWO propõe-lhe soluções de produção para broadcast, a pensar no futuro que aí está. Saiba mais sobre as novas capacidades da BossFM 95.5 aqui e aqui. Saiba mais sobre o RƎLAY aqui. Venha falar connosco para saber ainda mais sobre estas e outras soluções LAWO.