Um diamante no broadcast

Qualquer trabalho requer as ferramentas mais adequadas. Quanto mais exigente o trabalho, maior é a exigência de qualidade dessas ferramentas. E para alcançar os mais altos níveis de produtividade, estas ferramentas devem funcionar como extensões de nós próprios. É por isso que a LAWO criou a mesa de broadcast diamond, destinada à rádio e à TV.

O Feedforward já lhe trouxe novidades sobre a diamond (aqui e aqui), a nova mesa para aplicações boradcast da LAWO. Deixem-nos insistir. O conceito da diamond é simples: oferecer aos profissionais do broadcast uma mesa de mistura tão intuitiva e fácil de usar, que operá-la seja tão natural como respirar. A diamond é assim uma sinergia perfeita de operação física e virtual, com um conceito inteligente e sensível ao contexto em que mesa está a ser utilizada.

A diamond é um equipamento verdadeiramente de ponta. Nativo IP, é claro. Totalmente modular. Configurável para as necessidades mais específicas. Escalável, pode ir de apenas 2 a até 60 vias físicas. Extensões virtuais que fornecem informações imediatas para cada função. Faders sensíveis ao toque e controlos giratórios com ecrãs de cor vibrante. Uma potência incalculáve para uma mesa concebida e construída com todo o estilo, nível de qualidade e apuro que os broadcasters esperam das mesas da LAWO.

As mesas diamond usam os mesmos faders, teclas e controlos giratórios de última geração, robustos e bem testados, que equipam as principais mesas de mistura para live da série mc², componentes que garantem vida longa e operação sempre perfeita. Os faders motorizados, silenciosos, permitem uma integração perfeita com sistemas de automação e playout de programas, uma solução perfeita para operações levadas a cabo em vários níveis de produção, como captação de voz, produção remota ou controlo de DAW. A iluminação programável dos LED destaca as funções de controlo comuns. E a linguagem familiar de design da LAWO que encontra na diamond permite que os operadores fiquem instantaneamente familizarizados com ela.

A Extensão Virtual, opcional da diamond (assente na tecnologia VisTool) integra monitores com controlos físicos, de uma forma visualmente agradável e altamente funcional. O ecrã sensível ao toque TFT, colorido, HD de 13,3” mostra dados sensíveis ao contexto, correspondentes aos controlos activos, como curvas de equalização, configurações de compressão e outras funções DSP, alterações de distribuição de sinal, etc..

A diamond emprega algoritmos inteligentes que aceleram os fluxos de trabalho de produção. A função AutoMix mantém automaticamente o equilíbrio das produções multi-mic, e o AutoMix Grouping permite que essa mistura automática inteligente seja aplicada a vários grupos de fontes independentes. O AutoGain, uma função de configuração automática de ganho, optimiza os níveis de microfones, com um único toque de botão. Ferramentas inteligentes como essas ajudam os operadores a concentrarem-se na criação de conteúdo atraente em vez de se preocuarem com os níveis.

A diamond liga-se à unidade de mistura Power Core de modo nativo via Ethernet. Esta interface, totalmente IP, possibilita novas opções flexíveis para instalação e manutenção de equipamentos. O motor instalado no estúdio liga-se diretamente à mesa. Mas pode também colocar o Power Core remotamente, numa sala de máquinas, num data center ou numa instalação totalmente separada, ligada via LAN ou WAN. Até quatro estúdios independentes podem partilhar os recursos de um Power Core, usando o IP multicast. Os módulos de controlo da diamond em cada estúdio permanecerão perfeitamente sincronizados.

A diamond não é uma mesa de “tamanho único”. Na verdade, é exatamente o oposto. Trata-se de um sistema de produção projectado de forma integrada, que permite construir exatamente a mesa que o utilizador necessita, adaptada às suas necessidades específicas. Por ser completamente modular, as configurações personalizadas são possíveis, com toda a simplicidade. Os vários tipos de módulos (faders, módulos centrais, módulos combinados e painéis de extensão) podem ser organizados livremente para criar mesas com configurações de moldura única, várias molduras unidas ou várias configurações de molduras divididas. Soluções de apenas 2 vias, para estúdios de notícias e cabines de gravação de voz, por exemplo, ou, com a adição de módulos de fader e extensões rotativas, soluções de 12 – 16 vias, ideais para estúdios de vivo e salas de produção. São possíveis soluções com até 60 vias físicos, juntamente com módulos de extensão rotativos e/ou de teclas e a Extensão Virtual para criar grandes mesas com controlos integrados e intuitivos de ecrã sensível ao toque, adequadas para aplicações de sala de controlo principal, por exemplo. O céu é o limite.

Nas unidades de broadcast modernas, os monitores de computador são a peça central dos estúdios. Controlos do sistema de playout, qeues de telofone, notícias e previsão do tempo e plataformas de redes sociais estão presentes nos monitores e o seu número aumentou drasticamente. As mesas diamond, com módulos de Extensão Virtual (alimentados pelo software Lawo VisTool GUI-builder) ajudam a colocar ordem em toda esta informação, ao mesmo tempo que oferecem aos operadores formas de controlo intuitivas, assentes em ecrãs sensíveis ao toque integrados.

Estas apenas algumas das características da nova diamond., uma nova ferramenta que vai melhorar e tranformar o seu fluxo de trabalho de forma significativa. Para saber mais sobre a nova mesa, visite este link. Para saber mais ainda, contacte-nos.


Galaxy 64 da Antelope Audio

O Galaxy 64 Synergy Core da Antelope Audio é um sistema total de gravação, de topo, que pode conter todo o seu estúdio no espaço de 2U de rack. Oferece-lhe áudio de alta fidelidade e processamento de sinal, capaz de responder às mais altas exigências do seu trabalho. Com ligações Dante, HDX e Thunderbolt, o Galaxy 64 é primeiro conversor AD/DA de 64 canais do mundo a oferecer uma flexibilidade imbatível, ao permitir a distribuição do sinal dentro das diferentes instalações de produção, de um palco ao vivo, de uma régie de broadcast ou em qualquer outra aplicação profissional.

O Galaxy 64 e o seu irmão mais novo o Galaxy 32, foram projetados para constituirem o núcleo central de todo o seu ambiente de gravação, eliminando a necessidade de quaisquer módulos e placas de expansão adicionais, centralizando assim toda a sua configuração. Mudar de projeto para projeto é fácil com a recuperação rápida de predefinições e a adaptação a diferentes fluxos de trabalho. Tudo isto permite lidar com diferentes aplicações, usando uma única unidade de hardware.

O Galaxy 64 Synergy Core é o único interface que oferece duas portas Dante para rede de áudio, quatro portas HDX para uma gama completa de 128 canais no Pro Tools, bem como ligação Thunderbolt. Esses recursos podem ser usados ​​simultaneamente, incluindo vários sistemas para fácil adaptação a diferentes fluxos de trabalho com a aplicação de DAW preferida. Tudo isso é possível utilizando configuração FPGA exclusiva e distribuição de sinal digital avançada.

Dante é o protocolo número um de áudio sobre IP (AoIP) para instalações, eventos ao vivo, unidades de produção e qualquer outra situação em que grandes volumes de áudio digital de alta definição tenham de ser transferidos de forma fiável attravés de longas distâncias físicas. Usando apenas uma porta Ethernet, a ligação Dante é a preferida entre outros padrões de rede digital, devido à sua fácil configuração e à sua grande base de apoio.

As possibilidades de configuração garatem integração directa e redundância fiável, com a porta RJ-45 secundária a servir 64 canais de backup. O Galaxy 64 Synergy Core permite amplas opções de backup em tempo real e gravação em vários níveis e em todos os estágios de produção.

O Galaxy 64 Synergy Core é o único interface a oferecer quatro portas HDX que permite uma solução de gravação primária ou secundária por cartão ou um conjunto completo de 128 canais de gravação divididos por dois sistemas. O que torna este modelo especialmente impressionante é a possibilidade de configuração FPGA, exclusiva da Antelope Audio, que permite que esse número de canais seja mantido, mesmo com nas mais altas taxas de amostragem, como 192kHz.

Ao contrário dos sistemas modulares, todas as I/O estão disponíveis a qualquer momento, sem a necessidade de trocar placas ou alterar configurações. Essa é a maneira mais fácil de fazer interface com várias sessões do Pro Tools, por exemplo, por meio de vários hosts.

Os conversores AD/DA, de alta resolução, garantem uma baixa distorção harmónica total e uma relação sinal-ruído sem artefatos. O Galaxy 64 Synergy Core não requer conversores externos para monitorização por possuir um conversor de monitorização dedicado para masterização. Facilita a reprodução de áudio com um palco sonoro mais amplo e uma audição crítica sem coloração ou degradação do sinal. O algoritmo proprietário de clocking e jitter a 64 bits garante o tipo de qualidade de áudio que diferencia o lendário master clock Isochrone Trinity, que continua a ser uma referência. O Galaxy 64 Synergy Core oferece a mesma largura, separação e detalhe aumentados.

O Synergy Core é uma plataforma de processamento integrada, que traz o futuro da modelação de efeitos directamente para a DAW. A fusão exclusiva de DSP e FPGA personalizado permite capturar a verdadeira magia das unidades analógicas vintage e trazê-la em tempo real para uma sessão de capatação ou mistura.

Saiba mais aqui sobre o Galaxy 64 Synergy Core. Conheça também outros produtos desta linha de interfaces da Antelope Audio como o novo Galaxy 32 Synergy Core, o Discrete 4 e 8 Synergy Core ou os novos Zen Go e Zen Q.

Fale connosco para o ajudarmos a encontrar a melhor solução Antelope Audio para as suas necessidades.


Ü10, o novo carro de exteriores da Studio Berlin – equipado para o futuro

Na edição anterior do Feedforward falámos-lhe do sistema de processamento e distribuição de sinal vídeo do Ü10, o novo carro de exteriores da Studio Berlin, a produtora alemã, especializada em live broadcast. Hoje vamos falar-lhe da solução que esta produtora escolheu para as suas necessidades na área do áudio. A LAWO ocupa aqui o lugar central, com as suas mesas de mistura da série mc², os seus sistemas de distribuição de sinal e as suas soluções de software. O novo Ü10 já fez a sua viagem inaugural, e vai continuar com a cobertura da Bundesliga e outros importantes eventos. Quando falamos de máxima fiabilidade e de máxima exigência, é à LAWO que os profissionais confiam o conhecimento real do significado dessas palavras.

Fique a conhecer a solução escolhida pela Studio Berlin, a poderosa produtora alemã de live broadcast, para a área do áudio do Ü10, o seu novo carro de exteriores. Saiba, desde já, que esta solução assenta em equipamento da LAWO, entre mesas de mistura, sistemas de distribuição de sinal e software.

Este Ü10, o novo carro de exteriores que recentemente entrou ao serviço da Studio Berlin, foi concebido com base num conceito inovador. O Ü10 OB foi concebido como um reboque que contém espaço suficiente para até 26 postos de trabalho, openado num ambiente descontraído, graças a uma extensão de cerca de 60m² de área de trabalho. O Ü10 acolhe até 24 câmaras UHD e é completado por um moderno carro, destinado a albergar o equipamento, que permite a sua fácil configuração. A maior inovação do projeto Ü10 é a separação completa de sala de controlo e de máquinas: os componentes técnicos não são instalados na própria carro, mas são alojados em 10 racks de 19″ na sala de equipamentos central que acompanha o camião. Ambos os veículos são ligados entre si por uma rede de fibra óptica redundante.

O Ü10 está equipado com mesas de mistura da série mc² e sistemas de controlo da LAWO. As salas de controlo de áudio 1 e 2 do novo carro estão equipadas com uma mesa modelo mc²56 e outra modelo mc²36, respectivamente, alimentadas por unidades de mistura A__UHD totalmente redundantes e um sistema de controlo de transmissão modelo VSM. As unidades A__UHD são totalmente redundantes. Cada unidade autónoma oferece 1.024 canais de processamento de áudio (48/96kHz) e inúmeras opções de monitorização, bem como downmixing e upmixing. A tecnologia A__UHD é baseada em standards abertos AoIP, como o ST2110-30 / -31 e AES67/RAVENNA, e utiliza Ember+ e NMOS para controlo. Para grandes produções, o veículo pode aceder a até oito caixas de palco de vídeo e áudio.

A Sala de Controlo 1 está equipada com uma mesa modelo mc²56 MKIII de 64 vias, que tem suporte nativo para fluxos de áudio SMPTE 2110, AES67/RAVENNA e MADI. Além da operação multiutilizador, AutoMix, upmix, downmix e o programa KICK. A mesa inclui a funcionalidade de audio follow video, ferramentas de mistura 3D/imersiva integradas e compressão paralela. Graças à funcionalidade IP Easy (baseada na plataforma de gestão HOME para infraestruturas de transmissão IP e apresenta rotinas de detecção e quarentena automáticas), a configuração IP é fácil e intuitiva

A Sala de Controlo 2 está equipada com uma mesa modelo mc²36 de 16 vias. O módluo A__UHD integrado fornece 256 canais de processamento (48/96kHz), I/O local, 864 canais e integra soluções como Waves SuperRack SoundGrid. Está também conforme os standards ST2110, AES67, RAVENNA e Ember+. A mc²36 também oferece gestão de rede IP intuitiva, baseada na já citada plataforma HOME da LAWO.

O Ü10 permite produções com até 24 câmaras UHD, além de câmaras sem fio adicionais. Está equipado com um misturador da Grass Valley 12G K-Frame XP Compact com opção XTREME. Dois painéis de controlo Grass Valley, um Karrera K-Frame 3 M/E na sala de controlo principal e um Korona 2 M/E na segunda sala de controlo, acedem ao mixer de imagem. Para o roteador, a Studio Berlin escolheu a solução descentralizada MediorNet da RIEDEL, que faz a gestão dos sinais de vídeo e áudio, bem como os multiviewers (para saber mais cf. o nosso último post aqui.)

Toda essa tecnologia de produção é controlada pelo acima referido VSM (Virtual Studio Manager) da LAWO. Este sistema independente do fabricante, controla todos os roteadores e mixers de vídeo/áudio, interfones, UMDs, etc..

Saiba mais sobre a solução áudio do novo Ü10 aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Saiba mais aqui sobre estas e outras soluções LAWO ou venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre a marca alemã e as soluções que melhor se poderão adequar às suas necessidades.


Manter a distância: RIEDEL equipa novo carro de exteriores

Studio Berlin, o gigante alemão de soluções para produção de TV live, acaba de instalar um sistema de processamento e distribuição de sinal vídeo na sua nova unidade de exteriores, o Ü10 UHD/HDR OB.
O sistema assenta numa rede MediorNet MicroN UHD da RIEDEL. A nova unidade apresenta um design exclusivo de dois veículos e foi concebida de forma a permitir que as equipas de produção mantenham o distanciamento social. Neste conceito inovador o Ü10 conta com a qualidade, o elevado grau de inovação e a robustez das soluções RIEDEL.

Studio Berlin, um dos principais fornecedores de soluções para produção TV live da Europa, acaba de acrescentar uma nova unidade de exteriores à sua extensa frota. Trata-se do Ü10 UHD/HDR, uma solução concebida com base num design exclusivo de dois veículos, que permite que as equipas de produção mantenham o distanciamento social.

O Ü10 é equipado com módulos MicroN UHD da RIEDEL, para distribuição descentralizada de sinal. 38 módulos MicroN UHD formam o centro deste sistema complexo.

O MicroN UHD é a última geração da premiada família MediorNet MicroN . Trata-se de interfaces de sinal modulares de alta densidade, trazendo mais largura de banda, mais I/O, resoluções mais altas e mais poder de processamento para a plataforma MediorNet. No Ü10 do Studio Berlin, oito módulos MicroN UHD são usados ​​como caixas de palco, enquanto vários outros foram configurados como multiviewers usando o aplicativo MicroN UHD MultiViewer.

Para fornecer às equipas de produção um ambiente de trabalho seguro e amplo na sala de controlo do novo carro de exteriores, Studio Berlin instalou dez racks de equipamentos completos num camião separado, com uma interligação de fibra óptica ligando os dois. Para economizar espaço adicional, o sistema flexível MediorNet MicroN UHD é distribuido entre os dois veículos. O Ü10 pode assim acolher até 26 estações de trabalho e 24 câmaras UHD, mantendo uma distância máxima entre elas. A solução proporcionada pelo novo Ü10 oferece às equipas de produção um ambiente de trabalho seguro e socialmente distanciado, sem prejudicar o seu fluxo de trabalho.

O novo Ü10 do Studio Berlin fez sua estreia no German Television Awards em Colónia e será usado principalmente para a cobertura ao vivo da Liga Alemã de Futebol (Bundesliga) e outros grandes eventos desportivos e de entretenimento.

Saiba mais sobre este projecto aqui, aqui, aqui e aqui. Saiba mais sobre o MicroN UHD, sobre a família MediorNet MicroN e outros modelos de distribuição de sinal video aqui. Obtenha toda a informação sobre estes sistemas aqui. Oportunamente falaremos também aqui sobre o sistema áudio do Ü10.

Saiba mais ainda sobre a RIEDEL e as suas soluções falando connosco.