Qualquer trabalho requer as ferramentas mais adequadas. Quanto mais exigente o trabalho, maior é a exigência de qualidade dessas ferramentas. E para alcançar os mais altos níveis de produtividade, estas ferramentas devem funcionar como extensões de nós próprios. É por isso que a LAWO criou a mesa de broadcast diamond, destinada à rádio e à TV.
O Feedforward já lhe trouxe novidades sobre a diamond (aqui e aqui), a nova mesa para aplicações boradcast da LAWO. Deixem-nos insistir. O conceito da diamond é simples: oferecer aos profissionais do broadcast uma mesa de mistura tão intuitiva e fácil de usar, que operá-la seja tão natural como respirar. A diamond é assim uma sinergia perfeita de operação física e virtual, com um conceito inteligente e sensível ao contexto em que mesa está a ser utilizada.
A diamond é um equipamento verdadeiramente de ponta. Nativo IP, é claro. Totalmente modular. Configurável para as necessidades mais específicas. Escalável, pode ir de apenas 2 a até 60 vias físicas. Extensões virtuais que fornecem informações imediatas para cada função. Faders sensíveis ao toque e controlos giratórios com ecrãs de cor vibrante. Uma potência incalculáve para uma mesa concebida e construída com todo o estilo, nível de qualidade e apuro que os broadcasters esperam das mesas da LAWO.
As mesas diamond usam os mesmos faders, teclas e controlos giratórios de última geração, robustos e bem testados, que equipam as principais mesas de mistura para live da série mc², componentes que garantem vida longa e operação sempre perfeita. Os faders motorizados, silenciosos, permitem uma integração perfeita com sistemas de automação e playout de programas, uma solução perfeita para operações levadas a cabo em vários níveis de produção, como captação de voz, produção remota ou controlo de DAW. A iluminação programável dos LED destaca as funções de controlo comuns. E a linguagem familiar de design da LAWO que encontra na diamond permite que os operadores fiquem instantaneamente familizarizados com ela.
A Extensão Virtual, opcional da diamond (assente na tecnologia VisTool) integra monitores com controlos físicos, de uma forma visualmente agradável e altamente funcional. O ecrã sensível ao toque TFT, colorido, HD de 13,3” mostra dados sensíveis ao contexto, correspondentes aos controlos activos, como curvas de equalização, configurações de compressão e outras funções DSP, alterações de distribuição de sinal, etc..
A diamond emprega algoritmos inteligentes que aceleram os fluxos de trabalho de produção. A função AutoMix mantém automaticamente o equilíbrio das produções multi-mic, e o AutoMix Grouping permite que essa mistura automática inteligente seja aplicada a vários grupos de fontes independentes. O AutoGain, uma função de configuração automática de ganho, optimiza os níveis de microfones, com um único toque de botão. Ferramentas inteligentes como essas ajudam os operadores a concentrarem-se na criação de conteúdo atraente em vez de se preocuarem com os níveis.
A diamond liga-se à unidade de mistura Power Core de modo nativo via Ethernet. Esta interface, totalmente IP, possibilita novas opções flexíveis para instalação e manutenção de equipamentos. O motor instalado no estúdio liga-se diretamente à mesa. Mas pode também colocar o Power Core remotamente, numa sala de máquinas, num data center ou numa instalação totalmente separada, ligada via LAN ou WAN. Até quatro estúdios independentes podem partilhar os recursos de um Power Core, usando o IP multicast. Os módulos de controlo da diamond em cada estúdio permanecerão perfeitamente sincronizados.
A diamond não é uma mesa de “tamanho único”. Na verdade, é exatamente o oposto. Trata-se de um sistema de produção projectado de forma integrada, que permite construir exatamente a mesa que o utilizador necessita, adaptada às suas necessidades específicas. Por ser completamente modular, as configurações personalizadas são possíveis, com toda a simplicidade. Os vários tipos de módulos (faders, módulos centrais, módulos combinados e painéis de extensão) podem ser organizados livremente para criar mesas com configurações de moldura única, várias molduras unidas ou várias configurações de molduras divididas. Soluções de apenas 2 vias, para estúdios de notícias e cabines de gravação de voz, por exemplo, ou, com a adição de módulos de fader e extensões rotativas, soluções de 12 – 16 vias, ideais para estúdios de vivo e salas de produção. São possíveis soluções com até 60 vias físicos, juntamente com módulos de extensão rotativos e/ou de teclas e a Extensão Virtual para criar grandes mesas com controlos integrados e intuitivos de ecrã sensível ao toque, adequadas para aplicações de sala de controlo principal, por exemplo. O céu é o limite.
Nas unidades de broadcast modernas, os monitores de computador são a peça central dos estúdios. Controlos do sistema de playout, qeues de telofone, notícias e previsão do tempo e plataformas de redes sociais estão presentes nos monitores e o seu número aumentou drasticamente. As mesas diamond, com módulos de Extensão Virtual (alimentados pelo software Lawo VisTool GUI-builder) ajudam a colocar ordem em toda esta informação, ao mesmo tempo que oferecem aos operadores formas de controlo intuitivas, assentes em ecrãs sensíveis ao toque integrados.
Estas apenas algumas das características da nova diamond., uma nova ferramenta que vai melhorar e tranformar o seu fluxo de trabalho de forma significativa. Para saber mais sobre a nova mesa, visite este link. Para saber mais ainda, contacte-nos.