To be or not to be…

A Royal Shakespeare Company (RSC) é uma companhia de teatro de renome mundial, cuja actividade se centra sobretudo na obra do dramturgo William Shakespeare. Ocupa o espaço em Stratford-upon-Avon, o Royal Shakespeare Theatre, onde outrora se ergueu o Shakespeare Memorial Theatre, destruído por um incêndio no século XIX. Tradição, património, respeito pelo legado do génio dramaturgo inglês e uma rigorosa disciplina de trabalho, são alguns dos ingredientes com que nos confrontamos quando olhamos para a actividade da RSC. A intercomunicação num espaço como o Royal Shakespeare Theatre, é uma questão vital, que tem de respeitar os valores do património artístico e arquitectónico que ali se pretende preservar, mas que tem de responder a exigências do século XXI. A solução para a intercomunicação no Royal Shakespeare Theatre recaiu sobre uma solução RIEDEL, à semelhança da escolha que outros grandes espaços fizeram, um pouco por todo o mundo. Valorizar e respeitar a tradição com tecnologia concebida para responder aos desafios de hoje e do futuro, sem ferir essa tradição.

Um pouco de história

A Royal Shakespeare Company (RSC) foi fundada em 1961 por Peter Hall e ocupa o Royal Shakespeare Theatre inaugurado em 1931. O novo edifício, chamado na altura New Shakespeare Memorial Theatre, foi erguido no espaço, junto ao Rio Avon, do antigo Shakespeare Memorial Theatre, inaugurado em 1879, em Stratford-upon-Avon, cidade natal de Shakespeare, depois deste ter sido destruído por um incêndio. O Royal Shakespeare Theatre foi, por sua vez, objecto de uma profunda renovação entre 2007 e 2010, parte de um projeto de transformação que custou 112,8 milhões de libras e incluiu a criação de um novo auditório com mais de 1040 lugares, que aproximou actores e público, com a distância dos lugares mais distantes do palco a ser reduzida de 27 m para 15 m. O projecto também incluiu melhorias no Swan Theatre, a criação de uma série de novos espaços públicos, incluindo um novo Riverside Cafe e Rooftop Restaurant, uma torre de observação de 36 m e melhores condições de bastidores para os actores e equipa.

A intercomunicação é uma ferramenta crucial num teatro como o Royal Shakespeare Theatre, uma ferramenta absolutamente vital para uma actividade multidisciplinar, que envolve equipas muito diversificadas, funcionando em espaços muito amplos e distanciados uns dos outros. E como acontece frequentemente neste género de espaços, o equipamento que sempre foi usado, com base em tecnologia tradicional, foi-se revelando com o avançar do tempo, inadequado, senão mesmo totalmente obsoleto. Por outro lado, este género de espaços apresenta um conjunto específico de obstáculos físicos e, não raras vezes, o seu carácter patrimonial e significado histórico condicionam fortemente intervernções com uma natureza tecnológica mais exigente.

O problema e a solução

Este género de problemas colocou-se, naturalmente, também à RSC.

No momento da mudança, a RIEDEL foi a escolha da Royal Shakespeare Company (RSC) para a instalação de uma nova rede de intercomunicação de matriz digital Artist e um sistema de intercomunicação sem fios Bolero na sua sala principal, o Royal Shakespeare Theatre em Stratford-upon-Avon. Para controlar as produções ao vivo de peças de Shakespeare, dos seus contemporâneos e de artistas vivos no teatro de 1018 lugares, as soluções da RIEDEL substituíram um sistema existente, de interfones com fio de dois anéis.

Na escolha de um novo sistema de intercomunicação, as principais prioridades da RSC foram a fiabilidade, a qualidade de som e a facilidade de uso. Vários sistemas de intercomunicação sem fio foram testados sem sucesso e, depois de analisar várias outras soluções, a escolha reacaiu na RIEDEL. No centro do novo sistema RIEDEL do Royal Shakespeare Theatre está uma rede baseada no Artist-128, equipado com seis cartões de cliente AES67-108, dois Dante-108 e um GPI-116. A plataforma Artist integra-se perfeitamente com o sistema de intercomunicação sem fios Bolero, que consiste em seis antenas e 40 unidades de cinto sem fio. Com o sistema Bolero, não há necessidade de passar cabos para interfones de dois fios, o que economiza tempo de configuração para acelerar o fluxo de trabalho. Além disso, as unidades de cinto individuais podem ser configuradas de forma rápida e fácil para diferentes utilizadores, e o sistema oferece uma qualidade de som superior e conectividade perfeita às várias antenas. Os SmartPanels da série 1200 compelatm o sistema, que será alargado aos outros espaços do complexo do Royal Shakespeare Theatre.

Bolero
Artist 128

Para uma companhia de teatro com o estatuto da RSC, a solução de intercomunicação teria de estar à altura. E é a RIEDEL que o garante.

Saiba mais sobre este projecto aqui. Saiba mais sobre os vários modelos Artist aqui e sobre o Bolero aqui. Fique a saber mais ainda sobre esta e outras soluções RIEDEL falando connosco.


Campanha SONNOX

Está em curso uma campanha que oferece substanciais descontos nos plug-ins SONNOX. A campanha estende-se até quarta-feira, 13 de julho. Recordamos-lhe que os plug-ins SONNOX distinguem-se pela qualidade do seu som e pelo rigor do seu desempenho. Uma jóia no seu estúdio. Aproveite já esta oferta!

Uma campanha SONNOX, única pela qualidade dos produtos que propõe e pela oportunidade que constitui.

Os destaques desta campanha são:

• Um significativo desconto de 75% nos plug-ins Inflator, Drum Gate e Envolutio, os mais vendidos.
• 50% de desconto em quase todos os outros produtos, incluindo o recém lançado Claro, tornando-o o mais barato de todos os tempos.
• Um novo pacote com curadoria especial, o Mix Bus Bundle, concebido exclusivamente para esta venda. Como o nome sugere, o Mix Bus Bundle concentra-se no processamento de barramento e é constituído pelos plug-ins Inflator, Limiter e Dynamic EQ. Poupará 81%, um preço mais favorável do que se comprar o Limiter ou o Dynamic EQ separados, mesmo a preço de campanha!

Tenha em conta que se trata plug-ins HDX/AAX DSP 64bit, com um desempenho superior, no que respeita à qualidade do som e com a marca indelével das mesas Oxford/Sony. A oportunidade é única, imperdível e termina rigorosamente a 13 de julho. Saiba mais sobre os plug-ins SONNOX e sobre esta campanha aqui. Consulte-nos para saber mais informações e conhecer as condições desta oferta.

Aproveite ainda para conhecer o programa Produção Musical para Mulheres, uma iniciada que visa encorajar e capacitar mais as mulheres e minorias de género no campo da produção musical e tecnologia. Uma área em que estão subrepresentadas. Saiba tudo aqui.


O futuro é IP

Audio Over Internet Protocol (AoIP) é a solução para que caminha, a passos seguros, o moderno broadcast e o live. Este novo rumo de produção está lentamente a conquistar o lugar que lhe compete. E a força que inspira o grupo que segue esse rumo assenta, em larguíssima medida, na capacidade de inovação e na solidez de empresas como a LAWO. Os novos operadores estão já a construir os seus estúdios de raíz, com base no protocolo AoIP. Por seu turno, os centros de produção broadcast tradicionias e históricos, estão em pleno período de transição, e vão renovavando os seus equipamentos por forma a acomodar esta nova e inexorável realidade. A roda está em movimento, o tempo urge, é necessário tirar partido das inegáveis vantagens que o novo protocolo oferece, mas é também necessário assegurar uma aplicação correcta dos investimentos. A revolução do IP explode por todo o lado. Mais um exemplo recente, que vem da central de notícias sul-coreana, WOW TV NEWS. A operadora converteu toda a sua produção para o AoIP. A chave da solução escolhida para esta mudança é a LAWO.

Após anos de preparação para realocar seu centro de transmissão, a WOW TV da Coreia do Sul, uma afiliada do jornal de negócios Korea Economic Daily, completou recentemente um grande passo na transição para a organização da transmissão UHD, integralmente baseada em 12G. A mudança foi baseada, na totalidade, em equipamento AoIP da LAWO, e incluiu mesas de produção mc²56 MkIII, o motor áudio de nova geração A__UHD e matrizes de áudio sobre IP A__line. Todo o equipamento foi naturamente fornecido e instalado pelo parceiro e credenciado distribuidor local.

mc²56 MkIII

A WOW TV transmite live mais de 16 horas diárias de conteúdo, disponibilizando informação económica, bolsa e negócios (feed aqui.) A fiabilidade e a redundância de todo o sistema usado têm, portanto, um peso decisivo. As mesas mc²56 da LAWO cumpriam os requisitos estabelecidos pelos serviços técnicos da WOW TV, e foram escolhidas por apresentarem, em paralelo com as capacidades técnicas exigidas, excelentes recursos, como o LiveView, o Automix e pelo layout intuitivo da superfície de controlo. As régies A e B, situadas no 11º e 12º andares do edifício que aloja a WOW TV, estão equipadas com mesas mc²56 MkIII de 32 vias, que têm suporte nativo para fluxos de áudio SMPTE 2110, AES67/RAVENNA e MADI. Além da operação multi-utilizador, AutoMix, upmix, downmix, as mesas incluem funcionalidade como o audio-follows-video, ferramentas de mistura 3D/imersiva integradas e compressão paralela. Os servidores HOME e MCX, necessários para a instalação estão alojados na zona técnica no 11º andar.

A funcionalidade IP Easy da LAWO, assente na plataforma de gestão HOME para infraestruturas de transmissão IP, torna a configuração do protocolo IP mais fácil e intuitiva que a analógica, com recursos adicionais como a detecção automática e rotinas de quarentena. Juntamente com as funções de processamento fornecidas pelo próprio motor de processamento da mesa, a integração do Waves SuperRack SoundGrid fornece aos operadores acesso à extensa selecção de plug-ins da Waves, para processamento de sinal em tempo real, sem necessidade de ecrãs ou dispositivos de controlo adicionais.

No broadcast, o futuro é IP. Gerir uma rede com todos os dispositivos e soluções de broadcast, localmente ou numa rede remota, através do protocolo IP oferece a flexibilidade necessária para permanecer na vanguarda. A LAWO tem o poder de fazer isso acontecer, com mais qualidade e custo menor.

Saiba mais sobre este projecto da WOW TV aqui, aqui e aqui. Contacte-nos para ficar a saber mais ainda sobre esta e outras soluções LAWO.

Bolero na Comédie Française

No espaço onde funciona a mais velha companhia de teatro do mundo, a Comédie Française, funcionava também um velho sistema de intercomunicação, UHF, sem fios. Perante a necessidade de atender a novos desafios e perante a actividade imparável da companhia, o velho sistema de intercomunicação tinha de ser substituído. As especificações para o novo sistema eram simples: fornecer à histórica companhia de teatro uma configuração rápida e flexível, que assegurasse uma operação fiável e uma qualidade de áudio impecável. A escolha para garantir estes critérios não podia ser outra: o Bolero da RIEDEL.

Os números são impressionantes. As exigências de funcionamento são extremas. Todos os dias, na sua Salle Richelieu, com 860 lugares, a Comédie-Française – a histórica instituição cultural francesa, também conhecida como La Maison de Molière – realiza até três mudanças de cenário, para ensaios e para o espectáculo da noite. Isto obriga a um funcionamento do seu sistema de intercomunicação durante 8 a 10 horas por dia. Perante este tipo de pressão, robustez e fiabilidade do equipamento são cruciais. Além disso, com uma rotação de 160 técnicos, a companhia exige mudança de configurações sem esforço, entre os utilizadores. Por outro lado, a Salle Richelieu tem mais de 230 anos. Tal como sucede em muitos outros edifícios desta natureza, espalhados pelo mundo e também, naturalmente, em Portugal, qualquer nova tecnologia exige uma instalação que não altere ou danifique o património arquitectónico, frequentemente classificado.

Perante este panorama, e perante a necessidade de substituir o obsoleto sistema de intercomunicação UHF, sem fios, tornava-se imperioso definir novas especificações, que satisfizessem as novas exigências. Por tudo isto, a Comédie Française escolheu o sistema Bolero da RIEDEL, que fornece à histórica companhia de teatro uma configuração rápida e flexível, garantindo uma operação fiável e um sinal áudio de primeira qualidade. O Bolero Standalone Application – uma actualização possível por licença para o sistema – oferece simplicidade, plug-and-play, diz-se. Permite, por exemplo, que até 100 antenas e unidades de cinto sejam facilmente configuradas por meio de um browser, sem a necessidade de uma matriz de intercomunicação. Actualmente, a Comédie Française utiliza 30 unidades de cinto sem fio Bolero e cinco antenas estão implantadas por toda a Salle Richelieu, para uma cobertura completa.

Com características únicas, tecnologia avançada, configurações de instalação diversificadas, capazes de se adaptarem às mais complexas situações e com a proverbial robustez, fiabilidade e flexibilidade, o Bolero da RIEDEL é, sem margem para dúvida, o sistema de intercomunicação mais poderoso, fiável e avançado do mercado.

Segundo Patrick Moch, Director Técnico Adjunto da Comédie Française, o sistema Bolero da RIEDEL foi a escolha perfeita. “Não só o sistema provou ser extremamente fiável, como, por se tratar de uma solução descentralizada, instalá-lo no nosso edifício histórico foi muito fácil. Tudo o que tivemos que fazer foi colocar as antenas onde precisávamos para uma cobertura completa, sem necessidade de matriz. E com a capacidade de ligar até 10 unidades de cinto a cada antena, conseguimos reduzir o número de antenas necessárias em mais da metade, quando comparado com outras soluções. Além disso, os nossos técnicos adoram a possibilidade de construir perfis de configuração personalizáveis, que simplificam a troca de configurações entre diferentes utilizadores.”

No futuro, o carácter modular do sistema permitirá que a companhia adicione mais unidades de cinto, uma matriz Artist ou SmartPanels, quano se verificar a sua necessidade e à medida que as condições de funcionamento evoluirem, o que protege o investimento na solução Bolero do desafio do futuro.

Saiba mais sobre o projecto da Comédie Française aqui. Saiba mais sobre o Bolero e outras soluções RIEDEL de intercomunicação. Venha falar connosco para mais informações sobre este equipamento e sobre a forma como poderemos satisfazer as suas necessidades de intercomunicação.


Novidades da 360 Systems

Fundada em 1972, a 360 Systems especializou-se no desenvolvimento de tecnologia para as indústrias do broadcast, do entretenimento e do AV profissional. A missão da 360 Systems é fornecer produtos de alto valor, que contenham os recursos necessários, a custos muito mais baixos. Muitas das novidades concebidas por este fabricante pioneiro, tornaram-se standards da indústria. Exemplo disso é a introdução dos leitores digitais tais como o DigiCart® em 1990, que constituiu uma revolução e se tornou uma das referências da marca americana. Na linha desse design original, fruto de constante pesquisa e melhorias do hardware e software introduzidas ao longo dos anos, surgem agora dois novos modelos, que tornaram o bom ainda melhor: o Digicart EX e o Instant Replay3. A solução certa de leitores digitais para aplicações profissionais.

Instant Replay 3

O Instant Replay 3 da 360 Systems foi desenvolvido para técnicos criativos que precisam de resposta rápida, operação intuitiva e áudio de alta qualidade, no contexto dos modernos fluxos de trabalho. É um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade. Ao contrário dos PCs e outras soluções precárias e pouco fiáveis, o Instant Replay 3 possui botões físicos, funcionando de forma integrada e muito robusta, para feedback táctil e imediato, e uma operação fiável durante a reprodução do áudio.

A simplicidade tem sido um ponto forte do modelo Instant Replay desde que foi lançado em 1995. Esta última versão leva esse ideal ainda mais longe. Os controlos directos e a simplicidade na configuração e operação proporcionam um produto autónomo, completo. Ideal parateatro, eventos live, concertos, rádio, etc.. Sem partes mecânicas, a operação é totalmente silenciosa, tornando o Instant Replay 3 ideal para o uso em estúdio em régias de teatro, etc.. Grava e reproduz áudio diretamente de e para a sua memória interna. Permite fazer edições simples e atribuir cada clip rapidamente a qualquer uma das 50 teclas de acesso directo, em qualquer um dos 50 bancos. Resultado: até 2500 clips de áudio, disponíveis para reprodução imediata. O Instant Replay 3 permite a criação de listas de reprodução individuais ou, através do recurso Hot List, a criação rápida de uma lista de conjuntos de teclas de acesso directo definidas pelo operador. O Instant Replay 3 continua a tradição de qualidade de áudio da linha Instant Replay original, com entradas e saídas analógicas e digitais profissionais. O Instant Replay 3 pode reproduzir áudio da mais alta qualidade, imediatamente. A adição de um módulo opcional Dante® permite entrada ou saída de áudio, via Ethernet, para outros dispositivos conformes àquela norma e a comunicação com outros dispositivos equipados com aquele protocolo.

O Instant Replay 3 tem capacidade de armazenagem de centenas de horas de áudio, um sistema muito intuitivo de gestão de ficheiros, uma enorme robustez e uma inigualável facilidade de operação.

É uma unidade ideal para aplicações em espectáculos de teatro, dança, música e outros eventos com grandes exigências de, simultaneamente, operação e qualidade. Poderá ler mais sobre o Instant Replay 3 aqui.

DIGICART EX

O gravador de áudio Ethernet DigiCart EX da 360 Systems continua uma história de 20 anos, como primeira escolha para spots de áudio em broadcast. O DigiCart EX é mais do que uma melhoria no conceito original do DigiCart®: é um sistema de áudio Ethernet de alto desempenho para áudio integrado.

O DigiCart EX é o sistema de leitor digital mais avançado da indústria de broadcast. Com base no design comprovado das referências da indústriado, DigiCart II e DigiCart/E, o novo DigiCart EX oferece inúmeros melhoramentos, muito significativos, como leitor de cartões de memória SD, port Ethernet Audio da 360 Systems, áudio de 24 bits, em formato WAV, entrada de sincronização separada, gtande ecrã, unidade de armazenamento interno maior e muitos outras importantes características. Mas a característica principal do novo DigiCart EX é a possibilidade de ligação com a rede via Ethernet Audio™. Esta ligação Ethernet de 100 Mb permite transferências de ficheiros, reprodução pela rede e gravação numa unidade de rede, com a tecnologia Bit-for-Bit™.

O DigiCart EX possibilita ainda o acesso instantâneo ao áudio e reprodução de qualquer lugar. A operação é familiar aos utilizadores do DigiCart II, com possibilidade de intercâmbio de ficheiros, em formato nativo WAV. A gravação e reprodução podem ser feitas a partir de unidades locais ou a partir de um servidor, em rede. O DigiCart EX possui teclas de atalho, para reprodução instantânea e guarda até 10 000 clips de áudio, armazenados na memória interna. O interface Ethernet tem capacidade de transferência de 100 Mb/s para o servidor de ficheiros de rede. Possui ainda um leitor de cartão de memória SD interno.

O DigiCart EX tem também um ecrã LCD grande para texto, de 40 caractéres, conversores A/D e D/A de 24 bits e junta, como opção, o formato Dolby AC-2. I/O digital AES/EBU em fichas XLR-3 e digital AES-3-ID 75Ω ou IEC-958 Tipo II (consumidor) em fichas BNC. Entrada/saída analógica de +4 dBu, em fichas XLR-3. Ajustes de nível de saída. Medidores de nível de LED, com indicação de clipagem. As fontes de sincronização incluem cristais internos, AES-3, S/P DIF, AES-11. O DIgicart EX é particularmente adequado ao broadcast, rádio e TV, mas é susceptível de ser utilizado noutras aplicações. A si, a escolha. Estas apenas algumas das características do DigiCart EX. Mais informações sobre este modelo aqui.

O Instant Replay 3 e o DigiCart EX representam uma nova geração de leitores digitais profissionais, perfeitamente adaptados à evolução tecnológica e aos novos fuxos de trabalho, e são capazes de responder às maiores exigências dos profissionais de hoje. Para ficar a saber mais ainda sobre estes dois modelos e outros produtos da 360 Systems, contacte-nos.