A LAWO brilha em Paris

O dia da tomada da Bastilha é um dos símbolos fortes da Revolução Francesa. O 14 de Julho é uma data especialíssima, assinalada com grande solenidade, particularmente, em Paris, onde desde há 10 anos decorre um gigantesco concerto comemorativo, conhecido como o Concert de Paris. O palco do acontecimento é imenso, o desfile de músicos é ininterrupto, o nível artístico é estratosférico, o cenário não podia ser mais deslumbrante. A qualidade do som, ouvido ao vivo ou emitido para todo o mundo através da televisão e da rádio, tem que estar à altura da dimensão do evento. E essa qualidade passa por quatro mesas LAWO da série mc²56. Estrelas cintilantes poderia ser o slogan deste Concert de Paris. Estrelas de uma constelação muito especial. Uma constelação feita de estrelas que cintilam no cenário que envolve o concerto, de estrelas que fazem cintilar com a sua arte o palco instalado na base da Torre Eiffel e, naturalmente, de estrelas que têm de ser atribuídas à qualidade cintilante do som das mesas LAWO.

O Concerto de Paris, seguido do tradicional fogo de artifício, tem lugar na capital francesa, regularmente, a 14 de Julho. É um dos maiores eventos de música clássica do mundo. Cerca de 150 000 espectadores tiveram este ano a oportunidade de assistir in loco ao concerto, que contou com a Orquestra Nacional de França, o Chœur e a Maîtrise da Radio France, bem como um cartaz sumptuoso de solistas de renome internacional. Milhões de ouvintes e telespectadores tiveram, entretanto, oportunidade de seguir também o evento nos canais Radio France e France Télévisions, ao vivo ou em gravação, também em muitos países —incluindo Portugal, via RTP— através da rede Eurovisão. Praticamente 3 milhões de melómanos.

Esta 10ª edição do gigantesco concerto de música clássica, que tem lugar à beira da Torre Eiffel, exige uma qualidade de som sem cedências, como seria normal nestas circunstâncias, tendo em conta a dimensão e o enorme impacte do evento. As especificações técnicas, requeridas, quer para o som ao vivo quer para a transmissão através da rede pública francesa de televisão e pela rede Eurovisão, são, pois, de exigência máxima. Sob as mãos experientes dos engenheiros de som da Radio France, as mesas de mistura da LAWO forneceram uma qualidade de áudio superlativa, para a enorme multidão presente no Champs de Mars, bem como para todos os ouvintes e espectadores que assistiram ao Concert de Paris em suas casas.

Quatro mesas LAWO, quatro. Duas mc²56 MkIII foram usados como FOH, para uma pré-mistura dos solistas e coros, para a orquestra e para a mistura geral do sistema de som. Uma terceira mesa mc²56, no palco, cuidou dos circuitos de munição de palco, com duas superfícies de controlo separadas para oferecer a máxima facilidade na execução dessa tarefa complexa. Um sistema de splitters passivos permitiu o encaminhamento dos 144 microfones utilizados para uma quarta mesa mc²56, de forma independente, para a mistura do sinal de rádio e televisão. Esta mesa estava instalada numa unidade de produção móvel da Radio France. Certamente uma situação de sonho, para quem lá trabalhou e trabalha nesta área.

É clara a cumplicidade entre a Radio France e a LAWO neste evento tão prestigiante. Cumplicidade reflectida também no entusiasmo demonstrado, a cada ano, por toda a equipa para chegar um pouco mais perto da perfeição. A confiança renovada da Radio France na LAWO é uma clara confirmação das escolhas tecnológicas da empresa, em busca constante da excelência, em termos de qualidade e fiabilidade do equipamento.

Pode assistir a um registo integral do concerto aqui e certificar-se da qualidade do evento.

Saiba mais sobre a participação da LAWO neste evento aqui. Fique a saber mais ainda sobre as soluções LAWO que temos para si, contacte-nos.


GHIELMETTI, a precisão suiça

Ao longo dos seus mais de 100 anos de existência, a suíça GHIELMETTI viveu diferentes tempos, testemunhando o nascimento e a morte das tecnologias dominantes no momento. Ao longo desses anos, a empresa também foi forçada a reinventar-se várias vezes. Hoje, como ontem, essa capacidade de adaptação é um factor determinante na manutenção da sua longevidade e a força motriz por detrás do cumprimento da sua missão: fornecer soluções para as indústrias de media e broadcast, produzidas e prontas a funcionar nas condições mais exigentes e nos mais diversos ambientes profissionais. Sempre com precisão suiça.

Os bastidores

A GHIELMETTI foi criada em 1912, na Suíça. Com uma rede mundial de agentes e distribuidores, é uma empresa pioneira, centrada no cliente. Trata-se de um dos principais fornecedores mundiais de soluções personalizadas para as indústrias de media, broadcast e afins. Ao apostar na GHIELMETTI, os clientes beneficiam da uma longuíssima experiência e de um know-how de ponta.

Soluções diversificadas

A GHIELMETTI oferece uma ampla gama de produtos entre comutadores de sinal, patchbays para áudio e vídeo, conversores de impedância e splitters, sistemas de monitorização e teste e uma grande variedade de acessórios para sistemas de áudio e vídeo.

Destaque para os sistemas de comutação de canal, para os sistemas de monitorização e teste e para os seus prestigiados patchbays para áudio e para vídeo.

Soluções à medida

Oferecendo soluções off the shelf, de qualidade de topo, a GHIELMETTI é tabém capaz de fornecer soluções à medida, quando um produto corrente não satisfaz as especificações do cliente. Os engenheiros da GHIELMETTI podem então produzir uma solução adequada, à medida, como é exemplo este projecto desenvolvido para o broadcaster alemão Rundfunk Berlin-Brandenburg. Neste caso, foi concebida, desenvolvida e produzida, uma matriz especial, adaptada às necessidades daquele cliente.

Com centenas de referências de catálogo e uma infinidade de produtos instalados em todo o mundo, a GHIELMETTI é, simultaneamente, um centro de design e de produção, capaz de satisfazer encomendas específicas. Tudo isto graças também a uma actualização constante das suas capacidades de produção.

O exemplo dos sistemas de ligação, (patchbays, analógicos e digitais, para áudio e vídeo,) é particularmente significativo. Estes produtos são particularmente reconhecidos em todo o mundo pela sua fiabilidade e longevidade. Ora, a GHIELMETTI tem a capacidade de oferecer uma solução individual, adaptada às necessidades especiais dos clientes. Estas soluções, aliadas ou não aos produtos do catálogo GHIELMETTI proporcionam um sem número de possibilidades.

Saiba mais sobre a GHIELMETTI Solutions AG e fale connosco para ficar a saber mais ainda ou para criarmos uma solução para as suas necessidades específicas.


A RIEDEL na alta roda do desporto motorizado

A RIEDEL é desde Março a fornecedora oficial da FIA de equipamento de telecomunicações. Depois de um relacionamento de duas décadas, a parceria da RIEDEL com a FIA tornou-se agora oficial. De agora em diante, a RIEDEL vai colaborar de uma forma mais activa e institucionalmente mais comprometida com a FIA e, com isso ajudá-la a cumprir os padrões que passaram a nortear a organização, de modo a levá-la para um futuro mais seguro e sustentável.

A RIEDEL tornou-se, a partir de Março, a empresa fornecedora oficial de todo o equipamento de telecomunicações da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA). Esta organização, lembremo-lo, tutela um imenso conjunto de provas do calendário mundial de desportos motorizados, incluindo o bem conhecido campeonato de F1, circuitos, taças, ralis e outras actividades de competição nesta área do desporto.

Após um relacionamento de duas décadas entre as duas organizações, a RIEDEL é agora a parceira da FIA na área das tecnologias de hardware e software de ponta. Este importante passo visa levar segurança, sustentabilidade e inovação a todas as séries de campeonatos globais organizadas pela poderosa organização do desporto motorizado, e com isso guiá-las até ao futuro e ao próximo nível.

Peter Bayer, secretário-geral da FIA e director executivo da FIA F1, reconhece que “a decisão da FIA de nomear a RIEDEL como fornecedora oficial de toda a sua infraestrutura comunicação para os desportos motorizados é resultado de um relacionamento de confiança construído ao longo de duas décadas.” Isso aponta, por um lado, para um compromisso compartilhado de usar as tecnologias mais avançadas, e, por outro, para o cumprimento de um papel na sua política de requisitos de segurança e sustentabilidade, que a FIA elegeu como sua linha de actuação.

As soluções de comunicação e distribuição de sinal fornecidas pela RIEDEL para eventos na área dos desportos motorizados da FIA incluem várias áreas de actuação. Em primeiro lugar, nas infraestruturas pioneiras de vídeo distribuído via MediorNet, que combinam transporte de sinal, roteamento, processamento e conversão numa rede redundante e em tempo real. Em segundo lugar, nas redes de intercomunicação digital, escaláveis, via Artist. Em terceiro lugar, na intercomunicação, através do premiado sistema sem fios, Bolero. E, finalmente, no fornecimentos de um conjunto muito diversificado de auscultadores especializados e rádios portáteis.

Thomas Riedel, o CEO e fundador do Riedel Group observa que “esta parceria vem de longa data. Nos últimos 20 anos, a FIA e a RIEDEL inspiraram-se constantemente para impulsionar ainda mais a inovação. Estamos entusiasmados por nos juntarmos oficialmente aos esforços da FIA para promover padrões de segurança mais elevados e a mais recente tecnologia, no mundo dos desportos motorizados, tornando a vida dos pilotos, das equipas, dos oficiais de pista e de toda a comunidade das corridas mais fácil e segura.”

Por sua vez, Lutz Rathmann, CEO da RIEDEL para a área de planeamento integrado, projecto, optimização, operação e controlo de produtos, processos e serviços, acrescenta, ainda nesta matéria: “Os nossos sistemas inteligentes são projectados para funcionarem perfeitamente uns com os outros. Deste modo, uma infraestrutura unificada da RIEDEL traz um valor acrecentado muito significativo, tanto para os condutores, como para as equipas.”

Veja este vídeo dos bastidores de uma corrida de F1, para perceber o que é a atmosfera por detrás das câmaras. A presença da RIEDEL é uma constante, discreta e vital.

As soluções da RIEDEL de redes de intercomunicação e destribuição de sinal, testadas nas duras condições de competições como o Campeonato Mundial de F1 e outros grandes eventos de grande impacte, estão disponíveis para o servir também. Com elas, ganhará sempre a pole position.

Saiba mais sobre todas estas soluções aqui. Se quiser ficar a saber mais ainda ou se desejar aconselhamento sobre a solução RIEDEL que melhor se adequa às suas necessidades, por favor, contacte-nos.


A LAWO no coração de África

A 104.1 Power FM de Kigali, Ruanda, escolheu LAWO e uma das suas soluções assentes no protocolo IP, para o funcionamento da estação. O passo é significativo, mas, ao contrário do que estes mergulhos no futuro possam levar a recear, a vida torna-se bem mais fácil com uma solução desta natureza. Uma infraestrutura assente no protocolo IP proporciona uma operação mais suave, mais eficiente, mais flexível e requer muito menos equipamento tradicional. Quando olhamos para o futuro, vemos a rádio a ocupar nele um lugar de cada vez maior destaque. Este futuro da rádio é marcado pelo protocolo IP. E, em rádio, IP escreve-se com LAWO.

A Vision Radio 104.1FM é uma estação de rádio de Kigali, no Ruanda. A sua ampla programação inclui noticiário do país, rubricas de entretenimento, informação governamental e de saúde. E também muita música. “Menos conversa, menos ruído, mais música!” é o seu lema, como pode ouvir aqui.

O software de rádio virtual da LAWO RƎLAY está agora no coração da infraestrutura de produção da 104.1 Power FM, uma das primeiras emissoras de Ruanda a adotar a tecnologia assente em IP.

Esta opção da 104.1 Power FM por uma infraestrutura assente no protocolo AES67 IP não ajuda apenas a proporcionar aos operadores fluxos de trabalho mais rápidos, eficientes e flexíveis. Requer também pouco hardware tradicional. Neste novo ambiente de trabalho e com esta solução tecnológica, o centro da pista é ocupado por um grande ecrã, sensível ao toque. A solução corre num simples PC, a correr o sistema operativo Windows, ambiente no qual corre, por sua vez, o software de mistura de rádio virtual LAWO RƎLAY VRX, e os drivers da placa de som virtual VSC. É quanto basta para obter uma solução completa de estúdio de transmissão de rádio.

Além da operação no local, o novo sistema RƎLAY da 104.1 Power FM permite que a produção e transmissão, com origem fora dos estúdios, sejam controladas remotamente. Aproveitando a relação custo-benefício dos PCs disponíveis comercialmente, switches Ethernet e cablagem CAT-5, a nova estação torna-se independente de hardware especializado. Todos os componentes podem são adquiridos localmente. Esta configuração permite, adicionalmente, o controlo remoto de toda a estação de rádio Power FM através de um simples smartphone.

Operar uma estação de rádio nunca foi tão fácil! Os controlos do RƎLAY são tão simples de operar que os apresentadores mais não têm que fazer do que concentrar-se nos seus conteúdos e nos seus ouvintes. A possibilidade de expansão com novas entradas e streaming está apenas à distância do simples princípio do plug and play. É possível ligar e usar smartphones como híbridos e integrar nesta infraestrtura qualquer sistema de playout de rádio.

Por todo o mundo, a Rádio está a descobrir os benefícios da produção, do streaming, da distribuição de sinal e da mistura, com base no protocolo AES67, Usando os produtos baseados no conceito de RƎLAY Virtual Radio da LAWO a magia dos novos cenários de produção, reportagem ou noticiário torna-se realidade. Se quiser ficar a conhecer o que é e qual o potencial presente e futuro do RƎLAY Virtual Radio veja aqui.

As soluções AoIP da LAWO são adoptadas por um número crescente de estações de Rádio espalhadas por todos os continentes. É o caso da Ásia (como, por exemplo, da chinesa Fuzhou Radio ou da Astro da Malásia) ou de África (neste caso Radio Africa Group, do Quénia ou da Dalo e da Boss FM, da Nigéria) entre tantos, tantos outros.

A família de produtos RƎLAY inclui:

• o VRX8, o Virtual Radio Mixer, misturador virtual de 8 vias, assente num ecrã sensível ao toque, para aplicação on-air, 24 entradas, o sistema AutoMix e Autogain, e função de processamento de sinal, através de um sistema de VST plugin hosting.

• o VRX4, Virtual Radio Mixer, misturador virtual de 4 vias, para noticiário, montagem e outras aplicações.

• o VPB, o patch bay vitural que permite que permite a mistura e distribuição de sinal áudio a partir de uma aplicação PC, de fluxos RAVENNA / AES67 ou via Ember+.

• o AoIP Stream Monitor, a primeira ferramenta de controlo e monitorização para redes AES67, que suporta até 16 fluxos.

• o VSC Virtual Sound Card, uma placa RAVENNA / AES67 8×8 para PCs a correr Windows.

Saiba tudo sobre estas e outras soluções LAWO, aqui. Contacte-nos para mais informções.


BIG estéreo

O BiG é um novo produto da prestigiada marca alemã SPL, que amplia a imagem estéreo de uma maneira nova e abre novas vias criativas para moldar o som. Intuitivo, com apenas três botões de controlo. Especial e único. Um produto inovador, que vem acrescentar mais qualidade e diversificação à linha de produtos da SPL.

O BIG é uma criação da SPL Audio, uma ferramenta para moldar a imagem estéreo na perfeição, uma expansão dos produtos da série 500 com este módulo de slot duplo para processamento de palco estéreo.

Trata-se de um produto único, que redefine o conceito de estereofonia.

O BiG amplia a imagem estéreo de uma maneira inovadora e abre as portas a novas formas criativas de modelagem de som. Intuitivo com apenas três controladores.

O controlo Range, seleciona a faixa de frequência que deve ser processada. O controlo Stage, move, dentro dessa faixa de frequência, o palco estéreo para trás ou para frente. O enorme controlo BIGNESS ajusta a intensidade do processamento. Outro destaque digno de nota é a função BASS, que muitos utilizadores conhecerão do Compressor SPL IRON Mastering, um absoluto clássico em todo o mundo, presente nos estúdios de masterização de referência. Este reforço de graves é criado por um filtro passivo, que é implementado num circuito semelhante à função AirBass do IRON.

Todos os componentes do BIG são instalados em placas de circuito que usam a tecnologia Through-hole, para que os componentes que oferecem a melhor qualidade sonora possam ser usados. A marca alemã assegura, ela própria, a produção do BIG.

O BIG constitui, em suma, uma ferramenta extremamente útil, de alta qualidade, muito simples e intuitiva de operar, que acrescenta um enorme potencial criativo ao moderno estúdio de som.

A série 500 inclui ainda, recordemo-lo, para além do BIG, o módulo de auscutadores HPm, o Dual Band deEsser DeS, e o Transient Designer TDx. Uma linha de práticas ferramentas, indispensáveis no moderno estúdio de som.

Saiba mais sobre o BIG aqui, aproveite e fique a conhecer outros produtos da SPL. Para mais informações, contacte-nos.