O dia da tomada da Bastilha é um dos símbolos fortes da Revolução Francesa. O 14 de Julho é uma data especialíssima, assinalada com grande solenidade, particularmente, em Paris, onde desde há 10 anos decorre um gigantesco concerto comemorativo, conhecido como o Concert de Paris. O palco do acontecimento é imenso, o desfile de músicos é ininterrupto, o nível artístico é estratosférico, o cenário não podia ser mais deslumbrante. A qualidade do som, ouvido ao vivo ou emitido para todo o mundo através da televisão e da rádio, tem que estar à altura da dimensão do evento. E essa qualidade passa por quatro mesas LAWO da série mc²56. Estrelas cintilantes poderia ser o slogan deste Concert de Paris. Estrelas de uma constelação muito especial. Uma constelação feita de estrelas que cintilam no cenário que envolve o concerto, de estrelas que fazem cintilar com a sua arte o palco instalado na base da Torre Eiffel e, naturalmente, de estrelas que têm de ser atribuídas à qualidade cintilante do som das mesas LAWO.

O Concerto de Paris, seguido do tradicional fogo de artifício, tem lugar na capital francesa, regularmente, a 14 de Julho. É um dos maiores eventos de música clássica do mundo. Cerca de 150 000 espectadores tiveram este ano a oportunidade de assistir in loco ao concerto, que contou com a Orquestra Nacional de França, o Chœur e a Maîtrise da Radio France, bem como um cartaz sumptuoso de solistas de renome internacional. Milhões de ouvintes e telespectadores tiveram, entretanto, oportunidade de seguir também o evento nos canais Radio France e France Télévisions, ao vivo ou em gravação, também em muitos países —incluindo Portugal, via RTP— através da rede Eurovisão. Praticamente 3 milhões de melómanos.
Esta 10ª edição do gigantesco concerto de música clássica, que tem lugar à beira da Torre Eiffel, exige uma qualidade de som sem cedências, como seria normal nestas circunstâncias, tendo em conta a dimensão e o enorme impacte do evento. As especificações técnicas, requeridas, quer para o som ao vivo quer para a transmissão através da rede pública francesa de televisão e pela rede Eurovisão, são, pois, de exigência máxima. Sob as mãos experientes dos engenheiros de som da Radio France, as mesas de mistura da LAWO forneceram uma qualidade de áudio superlativa, para a enorme multidão presente no Champs de Mars, bem como para todos os ouvintes e espectadores que assistiram ao Concert de Paris em suas casas.

Quatro mesas LAWO, quatro. Duas mc²56 MkIII foram usados como FOH, para uma pré-mistura dos solistas e coros, para a orquestra e para a mistura geral do sistema de som. Uma terceira mesa mc²56, no palco, cuidou dos circuitos de munição de palco, com duas superfícies de controlo separadas para oferecer a máxima facilidade na execução dessa tarefa complexa. Um sistema de splitters passivos permitiu o encaminhamento dos 144 microfones utilizados para uma quarta mesa mc²56, de forma independente, para a mistura do sinal de rádio e televisão. Esta mesa estava instalada numa unidade de produção móvel da Radio France. Certamente uma situação de sonho, para quem lá trabalhou e trabalha nesta área.

É clara a cumplicidade entre a Radio France e a LAWO neste evento tão prestigiante. Cumplicidade reflectida também no entusiasmo demonstrado, a cada ano, por toda a equipa para chegar um pouco mais perto da perfeição. A confiança renovada da Radio France na LAWO é uma clara confirmação das escolhas tecnológicas da empresa, em busca constante da excelência, em termos de qualidade e fiabilidade do equipamento.
Pode assistir a um registo integral do concerto aqui e certificar-se da qualidade do evento.
Saiba mais sobre a participação da LAWO neste evento aqui. Fique a saber mais ainda sobre as soluções LAWO que temos para si, contacte-nos.
