TM7, a referência na medição de sinal

As soluções RTW para medição do sinal sonoro são, sem qualquer margem para dúvida, a referência, quando falamos de áudio profissional. Grandes marcas neste campo, como a LAWO, optaram por integrar soluções RTW nos seus produtos. A razão é simples: as soluções RTW são fáceis de operar, escaláveis, flexíveis, precisas. Estas soluções integradas são perfeitamente equivalentes às dos produtos RTW que funcionam de modo autónomo. Venha conhecer o universo RTW.

São muitas as marcas de mesas de mistura que integram soluções de medição do sinal RTW nos seus produtos. Veja aqui alguns exemplos. Não se admire: a RTW é a referência neste domínio, criadora de soluções de hardware e softwarem poderosas, flexívies e muito fáceis de operar. Na maioria dos casos de uma solução RTW integrada na própria mesa, a escolha recai num TouchMonitor TM7 e a razão, na maioria dos casos também, parece ser a de que os clientes realmente encomendam as suas mesas com esta opção para poderem manter os olhos no áudio.

Embora o TM7 esteja totalmente integrado nas mesas, as funcionalidades e capacidades são exactamente as mesmas do TouchMonitor TM7 de hardware autónomo.

Para ambientes de trabalho em que o espaço é uma condicionante, uma unidade de medição de áudio da série TouchMonitor TM7 é a escolha ideal. Combinando um conceito operacional, simples e flexível, e o GUI do TM9 com um ecrã sensível ao toque de 7″ de alta resolução, o TM7 permite uma configuração fácil e é rico em funcionalidades.

O TM7 permite a medição do sinal analógico, AES3, SDI, Dante e Ravenna AoIP, dependendo do painel de ligações selecionado. Tem capacidade para até 32 canais de áudio. Pode ser integrado numa rede redundante com dispositivos equipados com ligação AoIP. O conceito de software totalmente escalável e modular permite uma configuração flexível, de acordo com as necessidades, actuais e futuras. O software básico de 4 canais (4 x Mono, 2 x Estéreo, 2 x Mono e 1 x Estéreo, Retenção de Pico, Medidor de Fase, Teclado Global, Redução de Ganho) pode ser amplamente expandido, activando licenças de software opcionais como Modo Multicanal, Loudness, RTA e outros. A versão actual do firmware fornece medições de formatos surround imersivos.

Controlo por ecrã ecrã táctil de 7″, 16:9 TFT, fácil e rápido com ajuda confortável, uma poderosa plataforma DSP para exibição paralela de vários instrumentos, software totalmente escalável e modular para configuração flexível e actualizações fáceis, local ou remotamente, portas Ethernet/LAN, USB, VGA e GPIO, estas são apenas algumas das muitas características e funcionalidades do TouchMonitor TM7.

Conheça melhor o TouchMonitor TM7. Saiba ainda mais sobre este modelo e outros da linha RTW. Venha conhecer qual o que se adequa melhor às suas necessidades, contacte-nos.


Service Electric Network escolhe SONIFEX

Um dos pioneiros da televisão por cabo nos EUA, o Service Electric Network (SEN) cobre com os seus programas um vastíssimo território e tem uma enorme variedade de campos de actuação. O SEN acaba de escolher a SONIFEX como seu fornecedor de equipamento para comentaristas. O AVN-CU2-DANTE é uma unidade assente no protocolo DANTE, que adopta uma nova abordagem ao permitir fornecer uma ferramenta configurável e multifuncional para equipas de comentaristas, seja qual for a sua área de intervenção.

O Service Electric Network (SEN) é o braço de produção de televisão da Service Electric Cable TV & Communications (SECTV), uma empresa de comunicações de terceira geração, sediada em Bethlehem, EUA. A SECTV fornece serviços de cabo, telefone e internet de alta definição. A SEN produz vários programas de estúdio e live, com especial ênfase na cobertura de eventos desportivos, de entretenimento e outros eventos especiais. Já foi por tudo isso galardoada com um Emmy.

A SEN acaba de adquirir, uma série de unidades modelo AVN-CU2-DANTE da SONIFEX. Trata-se de equipamento concebido para comentaristas, baseado no protocolo Dante, configuráveis. Este modelo destina-se a 2 comentadores. As aplicações do AVN-CU2-DANTE, que parte de uma nova abordagem na concepção deste tipo de equipamentos, são múltiplas. Tradicionalmente, as unidades de comentários possuem entradas e saídas analógicas e digitais fixas e controlos fixos, em posições fixadas no próprio hardware. Sendo fixadas no próprio hardawre, estas entradas e saídas são limitadas pelo projecto inicial e pelas funções que esse projecto define, incluindo o roteamento limitado, a mistura e o DSP dos canais de áudio.

ASONIFEX adoptou uma nova abordagem ao conceber o AVN-CU2-DANTE, tornando-o uma ferramenta configurável e multifuncional. O seu poder está no impressionante motor de mistura que se sobrepõe ao habitual sistema de configuração Dante®. Uma vez que os fluxos Dante® tenham sido configurados, as entradas e saídas podem ser misturadas livremente para AoIP ou para entradas e saídas físicas, operáveis usando os botões programáveis ​​e codificadores rotativos, que controlam o ganho, o panorâmico das entradas, saídas ou cross-points. Tudo isto permite uma total flexibilidade, seja qual for a situação em que forem usados.

O AVN-CU2-DANTE pode ser usado em qualquer número e em diferentes situações de comentário, podem ser controladas manual ou remotamente e os controlos podem ser “bloqueados” para que não possam ser adulterados ou alterados, garantindo deste modo uma operação fiável. Possui duas entradas de microfone/linha, com uma margem de ganho ampla e ajustável e duas saídas de auscultador estéreo, adequados para serem operados por dois comentaristas.

O AVN-CU2-DANTE é alimentado via Power over Ethernet (PoE), usando fichas Neutrik EtherCON®, com portas primárias e secundárias para alimentação e redundância de dados. Possui uma entrada adicional de 4 pinos XLR 12V DC. A unidade suporta até 16 canais AoIP de entrada e saída e até 16 fluxos AoIP simultâneos de entrada e saída. Os codificadores rotativos de 6 botões controlam os níveis de entrada e saída e panning. Os 12 botões de teclas são totalmente configuráveis ​​para qualquer função e podem ter cores diferentes para as funções on/off.

Existe uma versão para quatro utilizadores, o AVN-CU4-DANTE, cujas características poderá encontrar aqui .

Consulte aqui as características do AVN-CU2-DANTE da SONIFEX e veja aqui mais pormenores sobre esta recente aquisição do SEN. Para mais informações, contacte-nos.


SPL, sem distorsão!

A masterização é uma disciplina das artes do som, que não admite compromissos. Espera-se que a masterização melhore a mistura. Isso implica que o equipamento que o engenheiro de masterização escolhe supere o que é usado na mistura. Essa é a lógica simples que faz distinguir a SPL. Anos de experiência no desenho e fabrico de equipamento de áudio de topo, permitem que a SPL supere o topo. Bem-vindo ao mundo da masterização.

Embora dependa muito dos equipamentos, a masterização é, sem dúvida, uma arte. O que distingue o engenheiro de masterização é a sua abordagem artística. E como qualquer artista, o engenheiro de masterização precisa de ferramentas que realizem a sua visão artística.

Num universo tão específico como este, dir-se-ia até, tão conservador, fazer um investimento à prova de futuro é um outro aspecto vital a ter em conta. O mundo digital está em constante mudança e custa uma fortuna quando se tenta acompanhar o que há de mais recente. O analógico, por seu lado, permanece compatível com versões anteriores e pode funcionar durante décadas.

Para tornar a tecnologia analógica à prova de futuro e superar os resultados que se podem obter com os melhores formatos digitais, a SPL desenvolveu a tecnologia 120V DC Audio Rail. Baseado em amplificadores operacionais proprietários, tudo a funcionar no domínio do analógico. O áudio analógico é superior a todos os formatos de áudio conhecidos e previsíveis. Todos os produtos da série Mastering operam neste formato de áudio de alta tensão, absolutamente imbatível, analisando sob qualquer ponto de vista.

Projectar equipamentos de masterização tem uma longa tradição na SPL. A par da invenção dos primeiros op-amps SUPRA 120V rail, a SPL projectou a mesa MMC1 Mastering Console para o Galaxy Studios em 2000. Logo seguido pelo PQ, o Rei dos Equalizadores Paramétricos.

A SPL melhora os seus amplificadores operacionais SUPRA ano após ano, tornando-os menores, mais baratos, com especificações melhores e ainda mais fiáveis. Estão na sua sua 5ª geração.

O equipamento para masterização é o preferido pelos mais conhecidos engenheiros desta área tão especial. Entre eles, Bob Ludwig é talvez a figura mais icónica desdo mundo especial. O seu estúdio está equipado, com entre outros equipamentos SPL, uma mesa especialmente desenhada para ele pela marca alemã, segundo as suas especificações (cf. imagem abaixo). Sobre esta mesa, Ludwig é peremptório: “não distorce!” Já aqui lhe falámos do estúdio de Bob Ludwig, que poderá revisitar aqui. Acompanhe aqui a história deste personagem crucial e uma fascinante viagem a este estúdio de referência. Bob Ludwig, já agora, escolhe também para o seu trabalho outras ferramentas de marcas representadas pela AVANTOOLS, como a RTW, ANTELOPE, Millennia, etc.. Ouça o que esta lenda da engenharia do som tem a dizer delas. Mais sobre as ferramentas destinadas à masterização das outras nossas marcas em breve.

Mesas de mistura, conversores, distribuidores de sinal, compressores, equalizadores paramétricos e outros equipamentos desenhados, construídos e instalados pela SPL nos estúdios de masterização de topo de todo mundo. Sempre a superar o topo.

Veja aqui toda a linha de produtos da SPL destinados à masterização. Veja este vídeo que descreve detalhadamente a linha Mastering. Visite o site da SPL para informações sobre outros equipamentos destinados ao áudio profissional. Contacte-nos para mais pormenores sobre custos e prazos de entrega.


MDR adopta solução Mediornet UHD da RIEDEL

A Mitteldeutscher Rundfunk (MDR), uma das emissoras públicas alemãs, acaba de instalar uma solução de processamento e distribuição de sinal MediorNet MicroN UHD da RIEDEL. A redução da complexidade do sistema anterirormente usado, bem como a eliminação de possíveis pontos de estrangulamento no estúdio da MDR em Leipzig, foi um dos ganhos proporcionados por esta nova solução. O aumento da eficiência operacional e a obtenção de uma base sólida para o crescimento futuro são outras das enormes vantagens alcançadas.

Pormenor do novo sistema MediorNet MicroN UHD

A Mitteldeutscher Rundfunk (MDR) é a emissora pública alemã, que cobre os estados federais da Turíngia, Saxónia e Saxónia-Anhalt. Foi fundada em janeiro de 1991, e tem sede em Leipzig. Tem estúdios regionais em Dresden, Erfurt e Magdeburg. A MDR é membro do consórcio ARD de emissoras públicas alemãs. A MDR tem o seu próprio canal de televisão e transmite para os três estados que cobre, contribuindo também para a programação do primeiro canal de TV alemão (Das Erste), para além de transmitir para vários canais de rádio.

A MDR levou a cabo recentemente uma operação de substituiçãi total do seu sistema de distribuição de sinal, substituindo o anterior sistema de distribuição fixo por uma solução de distribuição e processamento de média da RIEDEL, que oferece flexibilidade e escalabilidade, reduzindo, ao mesmo tempo, a complexidade da anterior solução e os pontos de estrangulamento. A nova solução é baseada num sistem de processamento e distribuição de sinal MediorNet MicroN UHD da RIEDEL. Este modelo é uma poderosa extensão da família de produtos MediorNet. Baseia-se totalmente no conceito de sinal distribuído da RIEDEL e confere mais largura de banda, mais I/O, resoluções mais altas e mais poder de processamento à plataforma MediorNet.

No caso da solução agora fornecida à MDR, 26 módulos MicroN UHD constituem o centro deste sistema descentralizado de sinal, estão instalados no principal estúdio de televisão da emissora em Leipzig, com o interface hi human da Broadcast Solutions® a fornecer configuração e controlo. Com esta estrutura modular, baseada em software, o MediorNet MicroN UHD proporciona às equipas de MDR uma configuração fácil do sistema, que atende aos seus requisitos exactos, seja para distribuição de sinais de vídeo seja para fornecer recursos de multivisualização.

O sistema agora instalado de última geração da família MediorNet MicroN da RIEDEL, proporciona interfaces de sinal modulares de alta densidade. O MicroN UHD traz mais largura de banda, mais I/O, resoluções mais altas e mais poder de processamento para a plataforma MediorNet. No estúdio da MDR em Leipzig, são usados 20 módulos MicroN UHD ​​numa configuração tipo para distribuição de sinal, enquanto outros seis foram configurados como multiviewers, usando a aplicação MicroN UHD MultiViewer. O interface físico da Broadcast Solutions integra-se directamente nos módulos MicroN UHD da RIEDEL, para simplificar a configuração e reduzir a complexidade da instalação.

A solução agora instalada nos estúdios da MDR, não só reduziu a complexidade do sistema que foi usado até agora e os possíveis pontos de estrangulamento no estúdio da MDR em Leipzig, como aumentou, sobretudo, a eficiência operacional total e forneceu uma base sólida para o crescimento futuro.

Saiba mais sobre esta solução aqui. Clique nos produtos referidos para saber mais sobre as suas capacidades. Contacte-nos para mais informações.