Melhorar o melhor

A SPL, Sound Performance Lab tem-nos oferecido, desde a sua fundação, uma gama de produtos únicos, que se distinguem pela sua altíssima qualidade e solidez. Ao longo dos seus 40 anos de existência, a SPL tornou-se uma referência incontornável na área do áudio profissional. Alguns dos clássicos produzidos pela empresa alemã têm agora um novo design e novas possibilidades, mantendo a qualidade, solidez e fiabilidade dos seus antecessores. O melhor da SPL tornou-se ainda melhor. Falamos-lhe dos novos Transient Designer 4 Mk2, DeEsser Mk2 e MTC Mk2.

Desde 1983, que a SPL produz equipamentos de áudio para música, cinema, multimédia, alta fidelidade e broadcast. Muitos destes produtos únicos, tornaram-se referências no mundo do áudio profissional e marcam presença em estúdios, palcos e outros locais de produção, um pouco por todo o mundo. A fórmula da SPL tem sido experimentar e ouvir resultados, em vez de projectar aplicando um qualquer livro de receitas. É dessa fórmula que nascem produtos de áudio inovadores, que levam o binómio da tecnologia e do design mais longe, sempre em busca de um desempenho exclusivo. Eis o que diferencia os produtos SPL do resto.

Hoje trazemos-lhe aqui três produtos novos, que resultam do aperfeiçoamento de clássicos que fizeram distinguir a marca desde os seus primórdios. O melhor tornou-se melhor ainda.

Falamos-lhe, em primeiro lugar, do Transient Designer 4 Mk2, o original redesenhado. Este representante da mais nova geração do Transient Designer 4 apresenta as mesmas qualidades de processamento do seu antecessor, mas tem um novo design e produz uma resposta ainda melhor devido aos seus botões de alumínio sólido. O Transient Designer 4 Mk2 oferece quatro canais Transient Designer numa unidade de 19″. Trata-se de uma revolução no processamento dinâmico. Com o Transient Designer é possível manipular os envelopes dos sinais de áudio independentemente do nível (sem limite!). É possível acelerar ou diminuir os transientes, aumentar ou diminuir os tempos de sustentação, com apenas dois controlos: ataque e sustentação. Todas as constantes de tempo são automatizadas de modo musicalmente coerente e optimizam-se de forma adaptativa, de acordo com as características do sinal de entrada.

De seguida falamos-lhe do DeEsser MkII, um processador único, desde a sua introdução em 1996. O Auto Dynamic DeEsser remove frequências sibilantes indesejadas de uma forma simples e musical, cancelando os sons S sem afectar o carácter natural ou o timbre da voz. A mais nova geração do DeEsser Mk2 apresenta as mesmas qualidades de processamento de seu antecessor, mas, tal como o modelo referido anteriormente tem um novo design e é construído com botões de alumínio sólido. O DeEsser Mk2 oferece dois DeEssers mono num dispositivo de 19″. O DeEsser é uma revolução no domínio do processamento de sons sibilantes. O novo modelo usa uma tecnologia exclusiva para reduzir a sibiliância numa mistura ou em pistas vocais isoladas. Detecta e sintoniza automaticamente as frequências sibilantes deixando a frequências vizinhas intactas. As sibilantes são mituradas de volta com sinal principal, mas com inversão de fase para cancelar a sibilância. O resultado é um processo neutro, discreto e extremamente eficaz. Mesmo para valores altos de S-Reduction, o de-essing tem um efeito significativo no carácter e no timbre da voz.

FInalmente, um produto de que já lhe falámos aqui no Feedforward, mas aproveitamos para o relembrar: o MTC Mk2. Sucessor do popular modelo MTC (entretanto, descontinuado,) o novo MTC MkII é a solução para o controlo da escuta em estúdio. Um modelo de estrutura estereofónica, recheado de novas, extremamente úteis e excitantes possibilidades. O MTC MkII permite escolher entre quatro fontes de entrada estéreo (uma das quais pode ser atribuída para actuar como um cue mix dedicado) e três pares de altifalantes, com uma saída única fornecendo um sinal somado para alimentar um subwoofer ou altifalante mono. Outro par de saídas permite que o cue mix seja passado para outro equipamento, um amplificador de auscultadores, por exemplo, enquanto uma saída talkback permite que o sinal de um microfone interno seja ligado a um sistema de altifalantes na sala de captação, ou a uma interface A/D que permitem mais opções de ligação. O talkback pode ser activado por meio de um botão no painel frontal ou de um pedal TS/TRS a uma entrada no painel traseiro. Outra saída estéreo permite ligações com outras unidades, como analisadores externos, que reflectem o nível presente nas saídas dos altifalantes.

Eis aqui uma pequena súmula das características dos novos produtos da SPL, versões actualizadas de produtos clássicos, ferramentas 100% fiáveis no dia a dia de muitos estúdios por todo o mundo, desde há muito. Novos modelos que melhoraram o melhor.

Veja aqui tudo sobre os produtos da SPL. Fale connosco para mais informações ou para pedir uma demonstração.


Já conhece o MBOX Studio?

É uma jóia escondida, mesmo debaixo do nosso olhar. Se é músico, sound designer, técnico de som, podcaster, se faz gravações ao vivo, se produz jingles para rádio ou TV, ou se trabalha com o registo, produção e pós-produção de som seja de que de forma for, o MBOX Studio da AVID é a solução perfeita. Um estúdio portátil, compacto, com uma sofisticação, uma qualidade e uma versatilidade sem paralelo. Simples de operar e muito acessível, para um resultado de um milhão de dólares.

Olhe bem: todo o poder da gravação profissional num estúdio pessoal. Eis o MBOX Studio.

Alimentado pelo Pro Tools Studio, o interface de áudio MBOX Studio USB oferece tudo o que é necessário para produzir, montar e masterizar música e palavra, e muito, muito mais. Com o MBOX Studio o utilizador encontra inspiração para compor ideias, para gravar, monitorizar e misturar os seus projectos, sem distrações, de forma intuitiva e muito eficiente. O design cuidado do MBOX Studio permite uma operação extremamente fácil com resultados de topo de gama.

O MBOX Studio foi concebido e é fabricado apenas com base em componentes, pré-amplificadores e conversores de áudio da mais alta qualidade, permitindo capturar e misturar áudio de até 24 bits e 192 kHz da entrada à saída. Com o variável Z abre-se toda uma gama de opções adicionais. EQ, delay e reverb integrados, em tempo real, além de mistura independente, e baixa latência, são algumas das outras qualidades que pode esperar do MBOX Studio.

Com uma gama completa de funções directamente acessíveis do interface, é possível captar e misturar música e palavra com qualidade de som cristalina, graças aos quatro pré-amplificadores de microfone e conversores, que proporcionam a capacidade de ligar até oito microfones. É possível gravar com microfones, instrumentos, efeitos, outras fontes externas e muito mais com 21×22 I/O simultâneas. É possível aplicar mais de 130 plugins de alta qualidade, desde emulações autênticas de compressores clássicos, equalizadores e outros equipamentos externos, até instrumentos inovadores, reverberações, filtros e outros para processamento de som.

Especialmente interessantes são as possibilidades de monitorização, como num estúdio comercial, com saídas para dois auscultadores, dois conjuntos de altifalantes estéreo e Bluetooth, além de um microfone de retorno integrado. Nenhum outro interface de áudio na sua classe oferece tantas opções. Pode ainda expandir e acelerar o fluxo de trabalho, escrevendo música e produzindo bandas sonoras para filmes ou videos, integrando o Sibelius Artist, manipulando o som e o tempo com o Melodyne 5 essencial e automatizando o fluxo de trabalho com o SoundFlow Cloud Avid Edition. Tudo muito intuitivo, muito simples de operar e muito versátil.

O MBOX Studio pode ser usado com o Pro Tools e todos os outros softwares de DAW populares, para criação de conteúdos e streaming. Perfeito para podcasts e transmissões ao vivo de qualidade profissional. Permite a gravação de um pivot e dos seus convidados, optimizando o som de cada microfone, com adição de equalização e efeitos em tempo real. Com o Loopback activado, é possível capturar um diálogo, por exemplo, juntamente com o áudio reproduzido de outro aplicativo, ideal para podcasting.

Mas não se fie apenas nestas descrições. Leia mais sobre o MBOX Studio aqui e fale connosco para saber mais ainda ou para uma demonstração.


O coração do sistema

A Rádio Televisão da Sérvia aumentou a sua frota de carros de exterior. Uma nova viatura equipada com uma solução LAWO, baseada no protocolo AoIP, faz agora parte dessa frota. Concebida para produção áudio, construída e equipada para responder às necessidades especiais deste broadcaster, tem a pulsar no seu interior uma nova mc²36 e foi desde logo utilizada numa série de produções importantes.

A Rádio Televisão da Sérvia (Radio Televizija Srbije, Radio Beograd, RTS), é a emissora pública da Sérvia, com sede na capital Belgrado e é membro da European Broadcasting Union (EBU.) A RTS transmite e produz notícias, entretenimento e programação desportiva via da rádio, da televisão e da internet.

A nova e compacta viatura, concebida para a produção áudio, foi projectada, construída e equipada completamente na Sérvia pela equipa executiva da TSE Beograd, o integrador de sistemas para áudio, vídeo, multimédia, iluminação, intercomunicação e tecnologias de controlo e o AVC Group, forneceu o equipamento e a viatura.

O coração do sistema é uma mesa LAWO mc²36 de 40 vias e duas caixas de palco compactas, cada uma com 32 entradas de microfone/linha e 16 saídas de linha. Este equipamento, baseado no protocolo AoIP, usa duas portas MADI na parte traseira do mesa e uma terceira porta MADI para alimentar um gravador multipista TASCAM DA-6400. As I/Os locais fornecidas pelo mc²36 são suficientes para ligar o equipamento de gravação e reprodução e monitorização PPM. Uma A_digital8 adicional, também da LAWO, é usada para ligar a uma unidade de efeitos multicanal TC ELECTRONIC Music 6000. O excelente som do LAWO é monitorizado por um par de monitores activos Genelec 8331A full range e um subwoofer Genelec 7350A.

Depois da instalação e formação técnica, o novo carro foi imediatamente usado em produções como a “Beer Fest” em Belgrado, o “Arsenal Fest” em Kragujevac, o “Mokranjac Days” em Negotin, o “Pipers Gathering” em Prislonica e o “RTS Big Band” no salão MTS em Belgrado. O sistema adequa-se facilmente a diferentes tipos de música, do rock, ao folk, da clássica ao jazz. A flexibilidade é total.

Saiba mais sobre o novo carro de exteriores aqui. Saiba mais sobre as soluções LAWO aqui. Para esclarecimentos adicionais, venha falar connosco.


Tradição e inovação

Um dos mais antigos e maiores teatros da Europa, o prestigiado Burgentheater de Viena de Áustria, operou uma completa revolução no seu sistema de intercomunicação. Uma moderna estrutura Bolero/Artist da RIEDEL substituiu agora, com sucesso, todo o obsoleto sistema de tecnologia de rádio do Burgtheater. A flexibilidade de operação, a robustez, a inovação das soluções RIEDEL a conviver, paredes meias, com a tradição mais exigente.

O Burgtheater abriu portas em 1741 e é considerado um dos palcos mais importantes da Europa. É a segunda casa de espetáculos mais antiga e o maior teatro em países de língua alemã. O auditório acolhe cerca de 1340 espectadores, tornando-o um dos maiores teatros da Europa. Aqui respira-se tradição. O que não significa fechar os olhos aos novos tempos.

Crucial em qualquer espaço desta natureza — um enorme complexo de actividadce artística, com um número muito significativo de departamentos e actividades — a intercomunicação requer especiais cuidados, tendo em conta, por um lado, as exigências desta área hoje e, por outro, as características do espaço e o seu valor histórico. Recentemente o sistema de intercomunicação do Burgentheater foi alvo de uma reconfiguração total, assente numa solução de comunicação abrangente que inclui os sistemas de intercomunicação Artist e Bolero da RIEDEL. Como uma extensão de uma rede de rádio e intercomunicador baseada em Artist-64 existente, um nó Artist-1024 e um sistema sem fios Bolero, com 85 unidades de cinto, e 36 antenas foram gradualmente integrados no local histórico desde o verão de 2021. Com a conclusão da integração, o Bolero substituiu agora com sucesso todo o obsoleto sistema de tecnologia de rádio do Burgtheater. O imponente e majestoso edifício histórico é um ambiente extremamente difícil para a instalação de um sistema sem fios, mas foi possível cobrir todo o edifício, sem limite de cobertura, com 36 antenas, incluindo oficinas, foyers, refeitório e palco do estúdio.

Da maquinaria de palco, à iluminação, das oficinas, ao departamento de som, da direcção de cena à operação de de palco, bem como o corpo de bombeiros e atendimento ao público, mais de 20 departamentos do Burgtheater usam agora o sistema Bolero nas suas operações diárias. Todos eles beneficiam de comunicações multicanal, flexíveis, claras e fiáveis ​​e fluxos de trabalho novos e optimizados. Com uma licença autónoma, o Bolero também oferece às equipas técnicas enorme flexibilidade e vantagens em produções exteriores à casa.

Para as grandes apresentações chegou a ser usado um sistema de quase 50 unidades de cinto. Tal foi o caso da lendária “Maria Stuart” (veja a imagem acima e aqui um video sobre esta produção.) Graças à capacidade de aceder a configurações de sistema pré-programadas em segundos, não foi necessário adaptar o sistema a necessidades específicas, no local e do zero de cada vez, o que economizou muito tempo valioso.

A parceria da RIEDEL com o corpo técnico do teatro é uma enoirme mais valia para todo o Burgtheater, especialmente porque a equipa da RIEDEL também pode aceder ao sistema remotamente, para apoiar imediatamente em caso de problemas ou para fazer ajustes nas configurações.

Saiba mais sobre esta operação aqui. Saiba mais sobre os sistemas de intercomunicação RIEDEL aqui. Venha falar connosco para saber que soluções RIEDEL melhor se adaptam às suas necessidades.