Instant Replay3, tecnologia fiável

Fundada em 1972, a 360 Systems especializou-se no desenvolvimento de tecnologia para as indústrias do broadcast, do entretenimento e do AV profissional. A missão da 360 Systems é a de fornecer produtos de alto valor, que contenham os recursos necessários, a custos muito mais baixos. Muitas das novidades concebidas por este fabricante pioneiro, tornaram-se standards da indústria. Exemplo disso é a introdução dos leitores digitais tais como o DigiCart® em 1990, que constituiu uma revolução e se tornou uma das referências da marca americana. Na linha desse design original, fruto de constante pesquisa e melhorias do hardware e software introduzidas ao longo dos anos, surgiu o Instant Replay3. A solução certa de leitor de áudio digital para aplicações profissionais.

O Instant Replay 3 da 360 Systems foi desenvolvido para técnicos criativos que precisam de responder rapidamente no âmbito da sua função, tendo em vista uma operação muito intuitiva e fornece áudio de alta qualidade, no contexto dos modernos fluxos de trabalho. O Instant Replay 3 é um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade. Ao contrário dos PCs e outras soluções precárias e pouco fiáveis, o Instant Replay 3 possui botões físicos, que funcionam de forma integrada e muito robusta, que dá feedback táctil imediato, e permite uma operação fiável durante a reprodução do áudio.

A simplicidade tem sido um ponto forte da linha Instant Replay, desde que foi lançada em 1995. Muitas destas unidades estão ainda hoje em acção.

Esta última versão do Instant Replay leva esse ideal ainda mais longe. Os controlos directos e a simplicidade na configuração e operação proporcionam um produto autónomo, completo. Ideal para teatro, eventos live, concertos, rádio, etc.. Sem partes mecânicas, a operação é totalmente silenciosa, tornando o Instant Replay 3 ideal para o uso em estúdio em régias de teatro, etc.. Grava e reproduz áudio diretamente de e para a sua memória interna. Permite fazer edições simples e atribuir cada clip rapidamente a qualquer uma das 50 teclas de acesso directo, em qualquer um dos 50 bancos. Resultado: até 2500 clips de áudio, disponíveis para reprodução imediata. O Instant Replay 3 permite a criação de listas de reprodução individuais ou, através do recurso Hot List, a criação rápida de uma lista de conjuntos de teclas de acesso directo definidas pelo operador. O Instant Replay 3 continua a tradição de qualidade de áudio da linha Instant Replay original, com entradas e saídas analógicas e digitais profissionais. O Instant Replay 3 pode reproduzir áudio da mais alta qualidade, imediatamente. A adição de um módulo opcional Dante® permite entrada ou saída de áudio, via Ethernet, para outros dispositivos conformes àquela norma e a comunicação com outros dispositivos equipados com aquele protocolo.

A simplicidade tem sido um ponto forte do modelo Instant Replay desde que foi lançado em 1995. Esta última versão leva esse ideal ainda mais longe. Os controlos directos e a simplicidade na configuração e operação proporcionam um produto autónomo, completo. Ideal para teatro, eventos live, concertos, rádio, etc.. Sem partes mecânicas, a operação é totalmente silenciosa, tornando o Instant Replay 3 ideal para o uso em estúdio em régias de teatro, etc.. Grava e reproduz áudio diretamente de e para a sua memória interna. Permite fazer edições simples e atribuir cada clip rapidamente a qualquer uma das 50 teclas de acesso directo, em qualquer um dos 50 bancos. Resultado: até 2500 clips de áudio, disponíveis para reprodução imediata. O Instant Replay 3 permite a criação de listas de reprodução individuais ou, através do recurso Hot List, a criação rápida de uma lista de conjuntos de teclas de acesso directo definidas pelo operador. O Instant Replay 3 continua a tradição de qualidade de áudio da linha Instant Replay original, com entradas e saídas analógicas e digitais profissionais. O Instant Replay 3 pode reproduzir áudio da mais alta qualidade, imediatamente. A adição de um módulo opcional Dante® permite entrada ou saída de áudio, via Ethernet, para outros dispositivos conformes àquela norma e a comunicação com outros dispositivos que obedeçam àquele protocolo.

São características principais do Instant Replay 3 os seus botões maiores para facilitar a visibilidade, as teclas retroiluminadas RGB, que permitem a identificação rápida ou a posição dos botões, a reprodução de ficheiros wav e mp3. Um ecrã sensível ao toque, a cor, fornece informações em tempo real e permite, entre outros, a gestão de ficheiros para organização de clips. É possível o backup de segurança das configurações e/ou dos conteúdos do sistema. O Instant Replay 3 reproduz directamente de unidades USB ligadas externamente e permite a sua cópia para o sistema interno. Um editor integrado permite a configuração dos pontos iniciais e finais + pontos iniciais de fade-in/fade-out.

O Instant Replay 3 tem 50 GB de memória interna de estado sólido, o que significa a capacidade de armazenagem interna de centenas de horas de áudio, um sistema muito intuitivo de gestão de ficheiros, uma enorme robustez e uma inigualável facilidade de operação. Sem quaisquer peças mecânicas, a operação é completamente silenciosa. Trata-se da unidade ideal para aplicações em espectáculos de teatro, dança, música e outros eventos que exijam, simultaneamente grande facilidade de operação, total fiabilidade e qualidade de som de topo.

Poderá ler mais sobre o Instant Replay 3 aqui. Venha falar connosco para saber mais sobre este produto.


A LAWO na pátria de Leonardo

A LAWO, é um facto, está presente em todo o mundo e através do equipamento produzido pela marca alemã passam mensagens em muitas línguas. Também no belo idioma italiano. A RAI – Radiotelevisione italiana, o poderoso broadcaster da pátria de Leonardo, Dante e Michelangelo, instalou no seu Centro de Produção em Roma uma nova rede de controlo e distribuição de sinal, baseada em soluções de infraestrutura IP da LAWO. Esta instalação constitui um investimento de 26 milhões de euros, e é o projecto mais importante levado a cabo pelo broadcaster italiano em mais de 15 anos. Um projecto que dá forma à visão de uma instalação de broadcast totalmente baseada no protocolo IP.

A RAI – Radiotelevisione italiana é a empresa nacional de radiodifusão pública da Itália, propriedade do Ministério da Economia e Finanças italiano. Foi criada em 1944. A RAI opera através de diversos canais de televisão terrestre e por assinatura, e através de várias estações de rádio. Para além de Itália, as transmissões da RAI também são recebidas nos países vizinhos, incluindo Albânia, Bósnia, Croácia, França, Malta, Mónaco, Montenegro, San Marino, Eslovónia, Suíça, Sérvia, Tunísia e Cidade do Vaticano, e noutros lugares, no caso da televisão paga e alguns canais FTA em toda a Europa, incluindo o Reino Unido, pelo satélite Hotbird. A RAI é um dos 23 membros fundadores da European Broadcasting Union, EBU.

a sede da RAI

Esta instalação iniciou-se em janeiro de 2021 e prolongou-se por 2022. Tratou-se de fazer face a um enorme desafio de instalar a infraestrutura IP, enquanto, em paralelo, se produziam programas ao vivo. Mas com o apoio da ARET, o representante local da LAWO e da própria marca alemã, a equipa da RAI conseguiu aumentar as produções enquanto procedia a esta profunda renovação da área de produção.
Enquanto decorria a primeira fase do projecto, a LAWO deu formação aos engenheiros da RAI para configurar e usar os sistemas baseados em IP e reatribuir e redesenhar qualquer configuração nas salas de controlo individuais e na infraestrutura geral da rede IP. Tanto os engenheiros e técnicos, como as equipas de produção precisavam de se familiarizar com os novos fluxos de trabalho.


A instalação representa um investimento de 26 milhões de euros e constitui o projeto mais importante realizado pela RAI em mais de 15 anos. Representa uma nova visão de uma instalação totalmente baseada no protocolo IP. Este novo primeiro passo no mundo IP, usa o potencial da infraestrutura LAWO, integrando o equipamento BBU existente, dando assim a liberdade de progredir passo a passo.

Trata-se, sem dúvida, de um projecto importante, cuja arquitetura técnica foi projetada pela RAI, que combina habilmente as vantagens da tecnologia IP e 12G-SDI, para um resultado muito poderoso, flexível e à prova de futuro.

As cinco áreas de produção acolhem clusters de unidades V__matrix. O processamento de vídeo definido por software, baseado em IP e a plataforma multiviewer, com um total de 137 unidades de processamento C100, tem uma capacidade imensa dedistribuição de sinal e um enorme poder de processamento, em qualquer combinação de galeria/estúdio. Cada estúdio é equipado com unidades V__matrix com capacidade de processamento de até 40 sinais de entrada e saída. Esta configuração inclui ainda um cluster V__matrix adicional para distribuição geral do sinal IP. Três unidades C100 são reservadas para as ligações com os carros de exteriores, fornecendo acesso remoto à infraestrutura em rede. A infraestrutura IP instalada pode ser ampliada adicionando simplesmente unidades V__matrix extra e unidades de processamento em qualquer lugar dentro da instalação, o que permitirá no futuro a integração de novas galerias. O projecto inclui também três salas de controlo de iluminação de estúdio e áreas acessórias, como cabines de tradução e locução.

A RAI também criou uma posição para os carros de exteriores, em que estes podem aceder à infraestrutura ligando-se a um quadro V__matrix dedicado, distribuindo assim seus sinais por toda a instalação. Para um controlo flexível e fácil de usar e gerir o sinal é usado um VSM (Virtual Studio Manager), que gere o equipamento das galerias e estúdios individuais e fornece controlo geral em todas as instalações. Isto permite o controlo dos sinais 24 horas por dia. Um chamado orquestrador de IP, configurado e mantido diretamente pela LAWO, foi instalado no topo de todos os clusters – um cluster maior de dois servidores VSM e quatro servidores de unidades extra. O orquestrador IP une todos os clusters do estúdio e do palco, permitindo a interação entre os sinais em toda a instalação por meio dos clusters de cada galeria de imagens e também entre as instalações. Qualquer sinal proveniente de qualquer palco pode ser encaminhado para qualquer cluster de qualquer galeria.

O projecto é mesmo tão complexo quanto possa parecer e merece uma análise mais detalhada, que poderá encontrar aqui. Leia mais sobre esta renovação —ou melhor ainda, revolução— operada pela RAI aqui, aqui e aqui. Conheça as soluções LAWO aqui e consulte-nos para mais informações.


Desporto e intercomunicação

A intercomunicação é um factor vital no desporto, sobretudo no desporto de alta competição. A RIEDEL proporciona soluções que podem ser concebidas à medida, para todas as modalidades desportivas, onde a intercomunicação é um factor decisivo. A eficácia dos sistemas fornecidos pela marca alemã está comprovada em inúmeras competições, a decorrer um pouco por todas as partes do mundo, desde o grande evento de impacte universal, até às mais modestas competições locais. Essa eficácia comprova-se em todos os ramos do desporto e em todos os escalões. É o caso, no desporto universitário, da equipa dos University of Georgia (UGA) Bulldogs, nos Estados Unidos. Uma solução Bolero assegura agora a qualidade da intercomunicação desta equipa de sucesso. Um novo sistema Artist, completa a solução RIEDEL.

A Universidade de Georgia é a sede dos Georgia Bulldogs, a equipa de sucesso do futebol americano universitário. Uma solução fornecido pela MV SportsCom, um revendedor, parceiro da RIEDEL, o sistema de intercomunicação sem fio Bolero, altamente portátil que pode ser implantada facilmente, assegura todas as necessidades de intercomunição dos Bulldogs, mesmo em locais distantes, e funciona de forma fiável que garante comunicações claras entre o banco da equipa e os treinadores de campo.

A intercomunicação é vital para o jogo, para as comunicações do técnico e do campo para o banco, como do técnico para os jogadores. Obrigados a viajar de um estádio para outro, é necessário um sistema de intercomunicação em campo, que será configurado facilmente e que funcione de forma simples. A qualidade dos equipamentos de intercomunicação RIEDEL é um dos factores do sucesso do desempenho dos Bulldogs nos últimos campeonatos americanos. Mudar para um sistema RIEDEL foi um dos factores que mais ajudou a assegurar o sucesso da equipa. Como o sistema de intercomunicação sem fios Bolero suporta, no modo autónomo, até 10 unidades de cinto por antena e até 100 antenas num único sistema, as equipas de operação da UGA não precisam de gerir várias estações base. Uma pequena equipa de suporte pode lidar com a implantação rapidamente e até mesmo os membros não técnicos da equipa de operações do equipamento podem ajudar na configuração com eficiência. É graças a essa facilidade de uso, que os Bulldogs confiam no Bolero durante os treinos e jogos.

A intercomunicação é vital para o jogo, para as comunicações do técnico e do campo para o banco, como do técnico para os jogadores. Obrigados a viajar de um estádio para outro, é necessário um sistema de intercomunicação em campo, que será configurado facilmente e que funcione de forma simples. A qualidade dos equipamentos de intercomunicação RIEDEL é um dos factores do sucesso do desempenho dos Bulldogs nos últimos campeonatos americanos. Mudar para um sistema RIEDEL foi um dos factores que mais ajudou a assegurar o sucesso da equipa. Como o sistema de intercomunicação sem fios Bolero suporta, no modo autónomo, até 10 unidades de cinto por antena e até 100 antenas num único sistema, as equipas de operação da UGA não precisam de gerir várias estações base. Uma pequena equipa de suporte pode lidar com a implantação rapidamente e até mesmo os membros não técnicos da equipa de operações do equipamento podem ajudar na configuração com eficiência. É graças a essa facilidade de uso, que os Bulldogs confiam no Bolero durante os treinos e jogos.

A mudança para uma solução RIEDEL foi a maneira de garantir a fiabilidade, a qualidade das comunicações e o apoio de que a equipa necessitava.

Adicionalmente foi instado um novo mainframe Artist 128, no núcleo central que serve o Sanford Stadium e o Stegeman Coliseum e está ligado via fibra aos quadros nas instalações de baseball Foley Field, no Jack Turner Stadium, no Turner Soccer Complex, no Gabrielsen Natatorium e no William Porter Payne e Porter Otis Payne Indoor Athletic Facility. Este sistema que completa o sistema anteriormente existente, integra totalmente vários locais desportivos em todo o campus, para simplificar transmissões em diferido e transmissão ao vivo de eventos desportivos, apresentações de vídeo e promoções para fãs no local. Leia aqui sobre esta solução Artist.

Veja mais sobre estas soluções aqui. Saiba mais sobre o Bolero, o Artist e restantes sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Para mais informações sobre estes e outros produtos deste nosso parceiro venha falar com a AVANTOOLS, os peritos em intercomunicação em Portugal.


Um mar de novidades SONIFEX

A SONIFEX acaba de anunciar um conjunto extenso de novos produtos, baseados no protocolo Dante® AoIP. Há muito a trabalhar nesta área do áudio profissional, a marca inglesa vem agora acrescentar uma série de novos equipamentos à sua linha AVN. Nesta proposta de novas soluções, estão incluídas ferramentas que irão certamente ser considerardas essenciais em qualquer operação de broadcast moderna, cuja estrutura operacional assente no protocolo Audio over IP. Mais um contributo sólido da marca inglesa para a nova era AoIP.

A SONIFEX juntou-se ao grupo RAVENNA em 2012 e a sua gama de produtos AVN (Audio/Video/Network) é o resultado dessa área de I&D da empresa no domínio do áudio sobre IP (AoIP.) A referência AVN indica, pois, que um equipamento faz parte da família de produtos que podem enviar áudio entre si através de uma rede IP (AoIP.)

Esta vasta linha de produtos incluiu tanto no domínio do protocolo Dante, como o Dante® Commentators, Multi-Channel Dante® Audio Interfaces e os interfaces AVN-DIO Audiophile Dante®, mas também em modelos baseados no protocolo RAVENNA/AES67 Audio over IP. Desta família fazem parte produtos como o IEEE1588 PTP Grandmaster Clock with GPS Receiver, os Talkback Intercoms que utilizam o Audio Over IP, RAVENNA/AES 67, o AVN-PXH12 2 x 12 Channel Mix Monitor, AoIP Portal, os Multi-Channel Audio Mix Engine Interfaces , os AVN Portals, os amplificadores de auscultador e o Presenter In-Ear Monitoring System.

Agora a SONIFEX apresenta-nos, de uma assentada, um conjunto de novos modelos, incluídos nesta sua linha AVN, que constituem ferramentas fundamentais para qualquer operador de broadcast moderno.

O AVN-GPIO faz parte da gama AVN de rede caixas de interface, que converte GPIO (General
Purpose
I/O) para comandos de rede para controlar e ser controlado por outro equipamento ou
software através de uma rede padrão.

Também o AVN-DIO14 Dante to XLR Analogue Stereo
Input & Stereo Outpu
t, conversor de qualidade extra superior, >120dB, com uma banda dinâmica A/D – D/A alta.

O AVN-DIO10 Dante® to 3G/HD/SD-SDI Embedder/De-Embedder, com uma entrada 3G/HD/SD-SDI e uma saída 3G/HD/SD-SDI reclocked.

O AVN-DIO12 Dual Microphone Input to Dante® com conversor Mic Gain. Disponível ainda o AVN-DIO14 Dante to XLR Analogue Stereo Input & Stereo Output, com 2 entradas XLR e 2 saídas XLR balanceadas.

O AVN-DIO15 4 Analogue XLR Inputs to Dante®, com selector ajustável de linha global (+12dBu/+18dBu/+24dBu.)

O AVN-DIO16 Dante to 4 Analogue XLR Outputs, com 4 saídas XLR balanceadas e selector ajustável de linha (+12dBu/+18dBu/+24dBu.)

Ainda o novíssimo AVN-DIO19 Dante® to AES3 16 Channel I/O Converter, o interface que converte até oito entradas digitais estéreo AES3 e oito saídas estéreo digitais AES3 para e do padrão de rede Dante.

O AVN-DIO20 Dante® to MADI AES3 64 Channel I/O Converter, uma ponte MADI e AES3 para Dante, que permite que o sinal MADI seja ligado bidirecionalmente ao AoIP, juntamente com 8 canais estéreo de AES3. Esta interface de áudio, plug and play simples, fornece um método rápido e conveniente de ligar sinal MADI de equipamentos tradicionais para áudio Dante AoIP de rede.

Finalmente, o AVN-MTV1 Dante Contribution Voiceover Monitor with Talkback, a imagem acima, uma unidade de montagem em rack 1U, projetada para ser usada em cabines de locução, cabines de notícias, locais de comentários, para continuidade, anúncios e qualquer outra aplicação semelhante onde a voz precisa ser adicionada ao conteúdo do programa e, de seguida, monitorizada, com Talkback, Cue e Program feeds, que podem ser monitorizados a partir de uma rede Dante.

Uma mão cheia de novos produtos da SONIFEX, que vão encontrar certamente aplicação nos centros de produção broadcast, televisão e rádio, mais exigentes. Ferramentas concebidas para sustentar a produção profissional, úteis, eficientes, sólidas, muito fáceis de utilizar.

Consulte esta brochura para saber mais sobre estas novidades da SONIFEX, saiba mais aqui sobre todos os produtos da marca e consulte-nos para mais informações.