A LAWO no Pavilhão

O sistema de áudio de um dos maiores e mais concorridos pavilhões de desportos dos EUA tinha chegado ao limite da sua utilização. O American Airlines Center é a casa de dois dos maiores clubes pertencentes a duas importantes Ligas americanas: a Liga de Hóquei sobre o Gelo (NHL) e a Liga de Basquetebol (NBA). Depois de muita pesquisa e deliberação foi feita a melhor escolha: um sistema LAWO equipa agora aquele centro multi-usos. Equipamento que executa aquilo que nenhum outro consegue. Made in LAWO.

O American Airlines Center (AAC), é um dos pavilhões mais movimentados da América do Norte. Inaugurado em 2001, é a casa dos Dallas Stars da NHL e dos Dallas Mavericks da NBA. O AAC tem como objectivo garantir que a experiência do adepto seja imaculada, e isso levou a que o pavilhão se tenha tornado líder no sector. Os Stars e os Mavericks gostam de se superar para produzir uma performance superior para os seus muitos adeptos. Além dos jogos de basebol e de hóquei sobre o gelo, o AAC acolhe também vários espectáculos de grandes dimensões e muitos eventos privados todos os anos.

Para habilitar o AAC a acolher uma actividade desta dimensão e diversidade, a direcção desta importante infraestrutura decidiu actualizar o seus sistema sonoro, que não sofreu quaisquer actualizações desde a sua inauguração e para isso era necessário investir nas ferramentas certas para fazer o melhor trabalho possível. As ferramentas certas têm marca LAWO.

Para uma experiência sonora superior e com o objetivo de preparar a infraestrutura para o futuro, o AAC investiu em numa mesa modelo mc²56 MkIII com núcleos A__UHD redundantes, fornecendo 512 DSPs para as misturas FOH e monitores. Um Power Core para conversão Dante, stageboxes A__madi6 e A__mic8 e um processador de vídeo V__pro8 para incorporação MADI e geração de miniaturas de vídeo LiveView™ foram também incluídos.

O AAC queria uma mesa capaz de lidar com vários estilos e tipos de sinais e a capacidade de suportar novos formatos de tecnologia, à medida que se tornassem relevantes. A mesa precisava de fornecer elementos físicos suficientes para realizar o trabalho, além de uma navegação de software intuitiva, que permitisse aos operadores proceder à reconfiguração do sistema rapidamente, adaptando-o aos requisitos específicos dos seus fluxos de trabalho.

Segundo os responsáveis do AAC, outros factores ajudaram a influenciar a opção pela LAWO, nomeadamente o facto de a empresa alemã não ser apenas uma empresa de áudio, mas ter também no seu portfolio de produtos soluções de distribuição de sinal de vídeo baseada em IP muito robustas, que é executada na mesma infraestrutura que integra a mesa de mistura. Além disso, a solução LAWO possui recursos e capacidades de crescimento integrados. Se for necessário adicionar uma segunda mesa de tipo broadcast ou uma portátil para uso remoto, é possível fazer isso com esta nova infraestrutura e partilhar recursos de forma muito flexível.

“Uma vez que se começa a envolver a mente em torno desta mesa e se percebe o poder ao nosso alcance, instintivamente pensa-se em coisas que nenhuma outra mesa pode fazer”, diz Jeff McGinnis, o experiente engenheiro de som do American Airlines Center. “Percebe-se que se podem implementar diferentes fluxos de trabalho e opções que não seriam possíveis de outra forma.”

Saiba mais sobre esta opção do AAC aqui. Saiba mais sobre os produtos acima referidos aqui. Se quiser saber mais ainda sobre as soluções LAWO, contacte-nos.


iXm, o microfone que grava

Um estúdio num microfone, esta é a promessa da YELLOWTEC. O iXm, o microfone que grava, é a ferramenta perfeita para captar a entrevista na hora e no local certos, produzir o podcast perfeito ou qualquer outra actividade que requeira captação e produção no local. Mesmo em ambientes extremamente ruidosos, o segredo é o LEA, o sistema de gestão de energia de nível integrado, que oferece às gravações de voz produzidas com o iXm um áudio cristalino e perfeitamente nivelado em qualquer local. Nenhuma pós-produção é necessária. Trabalhar com o iXm significa liberdade total para se concentrar nos seus conteúdos, onde e quando for necessário. Agora a aquisição o iXm traz-lhe uma excelente oferta.

A YELLOWTEC é a empresa alemã que nos habituou aos seus produtos inovadores, de alta qualidade, design cuidado, enorme facilidade de operação e construção robusta. Para além do iXm, as suas linhas Intellimix, PUC2, litt e m!ka são presença em centenas de estúdios de broadcast, redações e outros produtores de comunicação, espalhados por todo o mundo.

O iXm é um dispositivo de gravação universal, especialmente desenvolvido para jornalistas, repórteres, podcasters e outras actividades de comunicação, em geral, que requeiram captação de voz no terreno. Oferece gravações de voz de qualidade superior, independentemente do ambiente. O segredo do funcionamento do iXm está no Mecanismo LEA DSP integrado exclusivo (gestão de nível de energia), de que resultam níveis perfeitos com o simples apertar de um botão, mesmo sob condições extremamente precárias de captação. O compacto painel de controlo e os LEDs de operação permitem uma utilização muito simples e intuitiva, sem ruído de manuseio.

O iXm usa um sistema de cápsulas intercambiáveis (omnidirecional, cardióide e supercardióide, que permitem mudanças flexíveis de padrões de captação.

O iXm possui um sistema de gestão inteligente de energia, o que permite um tempo total de operação de até 14h. É alimentado por 3 pilhas AA e bateria interna recarregável e permite o equilíbrio de carga automático de ambas as fontes de energia. A construção robusta em metal anodizado baço permite a sua utilização em qualquer ambiente com condições de luminosidade variável.

O iXm está também disponível na versão podcaster, sem as cápsulas intermutáveis. Para qualquer dos modelos estão disponíveis dois importantes acessórios, o iXm Boomer, uma perch especial para os modelos iXm e os Lightning SD Card Readers, para iOS e Android.

Agora com a aquisição do iXm obterá um paravento personalizável com o logo da sua estação ou órgão de informação.

Para saber mais sobre o iXm da YELLOWTEC veja aqui. Se quiser saber mais ainda ou se quiser experimentar o iXm, contacte-nos.


Abbey Road na vanguarda

Quando falamos de música, o nome Abbey Road assalta imediatamente o nosso imaginário. Trata-se, sem dúvida, de um dos mitos modernos mais poderosos. É o nome de um estúdio por onde passaram as figuras mais marcantes da revolução musical iniciada nas Ilhas Britânicas nos anos 60 e continuada por aí adiante. Uma das marcas do estúdio, escolhido também talvez por esse motivo por tantas estrelas, é o seu recurso sistemático a tecnologias de vanguarda. Uma destas tecnologias a que o estúdio recorreu foi criada pela CEDAR AUDIO, antes mesmo de esta se ter transformado na empresa que hoje é. Esta tecnologia equipa o Abbey Road desde 1988, quando ainda não passava de um protótipo. Hoje o estúdio mítico usa a última versão do sistema Cambridge.

A associação do Abbey Road com a CEDAR remonta a 1988, antes mesmo da CEDAR AUDIO ter sido formalmente estabelecida. Um protótipo de pesquisa dos primeiros algoritmos, ainda não em tempo real, foi fornecido aos estúdios pela Universidade de Cambridge para testes em utilização real, e, na altura, a EMI até lançou uma série de CDs usando esse tipo de tecnologia. Este protótipo foi depois substituído por um CEDAR Production System em 1991, antes de ser actualizado para o CEDAR for Windows em 1997 e depois para CEDAR Cambridge após o seu lançamento em 2003. Hoje, o Abbey Road usa o mais recente sistema CEDAR Cambridge v13, com excelentes resultados.

Originalmente um projecto de investigação da Universidade de Cambridge, este sistema foi concebido para ser usado na remoção de cliques e outros ruídos em discos de vinil ou goma-laca e não trabalhava em tempo real. Hoje, com a v13 basta executar uma transferência directa dos ficheiros e, com apenas cerca de 1/16 de segundo de atraso, remove cliques, estalos de vinil e qualquer outro ruído subjacente, sem causar qualquer alteração no original.

Usado para correcções na fala, na análise forense de áudio e segurança, passando pelo exigente restauro e correcção de grandes volumes de dados de áudio para bibliotecas e arquivos, até ao simples controlo de ruído e ao notavelmente rápido processamento de áudio para broadcast, ou, finalmente, na masterização, o CEDAR Cambridge é um super processador de 64 bits de alto desempenho, uma plataforma de processamento de alta resolução, que oferece uma ampla gama de ferramentas para todas as operações de correcção ou recuperação de dados de áudio.

Completamente modular, totalmente automatizado, o CEDAR Cambridge pode processar até 100 vezes mais rápido do que em tempo real (ou mais, dependendo do hardware), pode suportar vários utilizadores e pode processar enormes volumes de dados de forma rápida e eficiente. O sistema também se integra com os sistemas MAM e pode gerar relatórios para cada faixa processada, para que o áudio e seus metadados associados possam ser adicionados de forma eficiente aos bancos de dados dos utilizadores. O CEDAR Cambridge é o sistema escolhido por muitos arquivos e bibliotecas nacionais de som, bem como estúdios de pós-produção, estúdios de masterização de registos áudio e broadcasters.

O CEDAR Cambridge é um sistema de topo, mas trata-se apenas de uma das muitas ferramentas da ampla gama desenvolvida pelo fabricante britânico para o processamento e correcção de sinal áudio.

Se pretender saber mais sobre o CEDAR Cambridge da CEDAR AUDIO veja aqui. Para mais informações sobre a história da utilização deste sistema no Abbey Road, leia aqui. Veja aqui toda a linha de ferramentas de processamento e correcção de sinal da CEDAR AUDIO. Consulte-nos para mais informações.


Mais sobre a RIEDEL, desporto e intercomunicação

Depois da Bundesliga e da Liga Suíça de Futebol, é agora a vez da Liga Belga de Futebol optar por uma solução RIEDEL para os seus problemas de intercomunicação. Nos estádios espalhados por toda a Bélgica e entre estes e o VAR situado na Cidade do Futebol, casa das selecções e dos árbitros belgas, é um sistema Bolero/Artist que assegura todas as operações. É emocionante testemunhar os resultados nas transmissões ao vivo, quando os árbitros chamam de forma simples, rápida e com um sinal da mais alta qualidade, os seus colegas situados na Cidade do Futebol, antes de dar a palavra final sobre uma jogada duvidosa, o que, sabemos, faz toda a diferença para os adeptos da Jupiler Pro League.

A RIEDEL tem sido uma empresa desde há muito presente nos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Desde os Jogos Olímpicos, passando pelos principais campeonatos de futebol continentais e mundiais, até à Fórmula 1, a experiência colhida nestes grandes eventos desportivos foi muita e particularmente significativa. Em todos estes palcos têm sido utilizadas, com imenso sucesso, soluções tecnológicas de intercomunicação da RIEDEL que têm garantido uma qualidade, operacionalidade, segurança e fiabilidade que só a empresa alemã parece capaz de assegurar e que fazem dela a incontestada referência mundial nesta área.

Não admira, pois, que com a experiência ganha nestes grandes acontecimentos à escala mundial, as soluções RIEDEL sejam também as escolhidas quando se trata de eventos regionais ou locais. A experiência e qualidade RIEDEL asseguram uma solução da mais alta qualidade, qualquer que seja a escala da sua aplicação.

Desde há já algum tempo que a solução oficial de intercomunicação dos árbitros da poderosa Bundesliga é assegurada pela RIEDEL. Depois foi a Liga Suíça que confiou à RIEDEL a solução para todas as suas necessidades de intercomunicação. No caso da Bundesliga, a solução escolhida baseia-se no Bolero S, o sistema desenvolvido pela Liga Alemã de Futebol em parceria com a RIEDEL (leia mais aqui e aqui), destinado a proporcionar uma exigente qualidade de comunicação em rede, que oferece a mais alta qualidade da comunicação entre os árbitros e o VAR. Esta mesma solução, amplamente testada, cuja qualidade e fiabilidade estão totalmente comprovadas, mereceu também o favor da Liga Suíça. O sistema em funcionamento Bolero S, baseia-se numa infraestrutura ARTIST que alimenta unidades sem fios, individuais e activados por voz, que comunicam, por seu turno, remotamente, de cada estádio com o centro técnico de operações, em Hegnau, Suíça.  Leia tudo sobre esta solução aqui.

Agora é a vez da Liga Belga optar por uma solução RIEDEL, em parceria local com a EMG desenvolveu uma solução que vai permitir comunicações claras e fiáveis ​​entre os árbitros da Jupiler Pro League da Bélgica, entre as equipas de arbitragem no campo e, remotamente, o VAR Replay Center no Proximus Basecamp, sede do Associação Real Belga de Futebol (RBFA). Juntos, o sistema de intercomunicação sem fios Bolero e os sistemas de intercomunicação de matriz digital Artist, que apoiam as equipas de arbitragem da RBFA em todos os estádios da Jupiler Pro League e no VAR Replay Center, para garantir comunicações perfeitas. A solução RIEDEL liga o VAR Replay Center no Proximus Basecamp, localizado 25 km a sul de Bruxelas, na pequena cidade de Tubize, com todos os estádios da Jupiler Pro League por toda a Bélgica. Os sinais que se movem entre diferentes estádios e o VAR Replay Center viajam pela rede Proximus MPLS, projectada para desportos e eventos premium, não apenas para o VAR, mas também para produção remota de competições da Jupiler Pro League.

A solução RIEDEL compreende todos os kits de estádio, cada um equipado com sistemas de intercomunicação sem fios independentes Bolero-S, incluindo antenas, unidades de cinto e auscultadores para os árbitros que actuam em campo. No VAR Replay Center, cinco mesas/estações VAR, mais uma sobressalente e uma mesa de supervisor estão equipadas com o sistema de intercomunicação Artist 1024 da Riedel com 1216 painéis de intercomunicação que suportam partidas sobrepostas (em paralelo) por dia. Nos últimos dois dias de jogos da competição regular da liga, o sistema é expandido com sistemas adicionais, para suportar até nove partidas simultâneas.

O Proximus Basecamp é a casa das selecções e dos árbitros na Bélgica, e o VAR Replay Center fica no coração do departamento técnico desportivo da Federação Belga e das suas delegações regionais, a ACFF e o Voetbal Vlaanderen. Os sistemas de intercomunicação da RIEDEL tornaram-se assim parte integrante das operações, nos dias de jogo no VAR Replay Center e nos estádios espalhados por toda a Bélgica.

As soluções Bolero, não se limitam ao desporto, naturalmente. Estes sistemas equipam grandes e pequenos teatros do mundo, estúdios de tv e outros, salas de concerto, em edifícios históricos ou acabados de construir, grandes e pequenos eventos, parlamentos, e quaisquer outras locais ou actividades que requeiram uma intercomunicação perfeita, poderosíssimo, fácil de operar, flexível, sempre com uma qualidade de sinal sem qualquer compromisso. Pode consultar, aqui no Feedforward, muitos exemplos de aplicação dos sistema Bolero.

Saiba mais sobre a solução RIEDEL fornecida para o campeonato belga aqui. Conheça as soluções de intercomunicação RIEDEL aqui. Venha falar connosco para mais esclarecimentos sobre estas e outras soluções RIEDEL. A AVANTOOLS é a especialista em soluções de intercomunicação em Portugal.