DNS 4, a dificuldade em encontrar palavras

Tudo o que se possa dizer sobre o DNS 4 da CEDAR AUDIO parece ficar sempre aquém daquilo que o produto merece que sobre ele seja dito. De acordo: o DNS 4 é um milagre, um portento de tecnologia, uma peça imprescindível na caixa de ferramentas de qualquer operador de áudio, um verdadeiro canivete suíço, imprescindível para uma captação de som sem espinhas. Pois é, mas é isso, e é sempre também o muito mais que não conseguimos exprimir por palavras, quando se liga o aparelho e se começa a trabalhar com ele. Por isso lhe dizemos que as palavras ficam aquém do significante. Resta uma solução: venha ouvir o DNS 4 e (a)testá-lo. Vai então perceber o que queríamos dizer.

Dizer que a CEDAR AUDIO é a referência absoluta e incontestada no domínio do restauro de som, supressão de ruído e outras funções de processamento de som há mais de 30 anos, não seria dizer pouco. As causas desta posição que a CEDAR AUDIO ocupa radicam certamente no facto de que “muitas empresas afirmam ser as melhores no que fazem. De vez em quando, é verdade.”

Os produtos da CEDAR AUDIO estão presentes em tudo o que é estúdio de rádio e de televisão, plateau de cinema, carro de exteriores, em tudo o que é transmissão de grandes e pequenos eventos desportivos, artísticos, em tudo o que é recuperação de arquivos históricos de áudio, em tudo o que é estúdio de som de referência, da captação à masterização e em inúmeras outras situações em que é necessário distinguir o trigo do joio sonoro. É difícil não associar a CEDAR AUDIO aos mais altos padrões de qualidade e os numerosíssimos prémios ganhos pela empresa inglesa, que a AVANTOOLS distribui em Portugal, estão aí para o atestar.

Há tempos, a CEDAR AUDIO ultrapassou-se a si própria com a introdução no mercado do novo DNS 4. Falámos-lhe na altura deste novo modelo, e chamámos então ao DNS 4 um milagre. Nem mais, nem menos. Reavivamos-lhe então a memória, caso lhe tenha escapado este nosso artigo ou precise de recapitular alguma da matéria que então lhe expusemos.

Para além do referido artigo do Feedforward, poderá encontrar aqui todas as características técnicas do produto e, querendo, poderá contactar-nos para mais informações ou para ouvir para crer.

mc²36 xp, a nova mesa da LAWO

A LAWO criou uma nova mesa na série mc². Aí está a nova mc²36 xp, uma mesa muito poderosa e extremamente compacta. A nova mesa atende às expectativas dos profissionais do som que desejam beneficiar de uma experiência de utilizador consistente, em todas as salas de controlo de áudio de um hub de produção, como estúdios, cabines de régie, carros de exteriores, e outros locais onde o espaço é valioso. A nova mesa de mistura da LAWO proporciona também uma série de novas vantagens, sem nunca comprometer na qualidade, que está ao mesmo nível da das suas irmãs mais velhas. Várias versões estão disponíveis, várias configurações são possíveis. O maior ou menor potencial desta nova e revolucionária depende apenas do limite das suas necessidades. Mas a escolha é sempre sua.

A nova mc²36 xp da LAWO é tudo quanto poderia esperar de uma mesa da marca alemã, com algumas particularidades que o vão certamente impressionar. A nova mesa é idêntica fisicamente à mc²36 MkII, mas sem processamento integrado. Tem I/O e pré-amplificadores de microfone de grau Lawo incluídos. Está disponível em versões com 16, 32 e 48 vias. Tem 256 canais de processamento DSP e operação a 48kHz ou 96kHz. A nova mesa é compatível com o sistema HOME da LAWO (mais sobre este sistema em futura edição do Feedforward). A configuração de IP é tão simples quanto a configuração analógica. É compatível com todos os padrões IP relevantes.

Mas há mais!

A função Listen Sense, exclusiva do LAWO, permite uma modificação offline dos parâmetros do canal, como a EQ ou a dinâmica. Sem que seja possível o público dar conta, o engenheiro de som pode ajustar as configurações e ouvir o seu resultado em PFL. Depois de tudo estar definido, o engenheiro pode alternar as configurações online. Esta possibilidade permite ajustes de som imperceptíveis, por exemplo, quando uma configuração ao vivo muda, sem tempo para equalização prévia de um canal.


Os recursos de mistura automatizada da mc²36 xp incluem uma função Automix que permite ajustar automaticamente os níveis de microfones activos e inactivos, mantendo um nível constante e natural. Esse recurso proporciona uma função especialmente útil em produções ao vivo, quando existem vários apresentadores ou artistas. O Automix pode ser aplicado a qualquer sinal, mono e estéreo e a vários canais surround para minimizar o ruído de fundo e interferência, com uma coloração de som reduzida. Frases truncadas e fade-ins tardios são coisas do passado, o que permite que o engenheiro de som se concentre no equilíbrio geral e na qualidade do som. A mesa também possui uma função Downmix de áudio imersivo para surround, estéreo ou mono. Por último, mas não menos importante, a mc²36 xp está configurado para KICK 2.0, a solução automatizada de mistura de som para transmissões desportivas da LAWO, para desportos como futebol e outros.


A nova LAWO mc²36 xp oferece a melhor integração na sua categoria do Waves SuperRack SoundGrid®, fornecendo uma solução que permite amplo processamento de sinal em tempo real, além do mecanismo proporcionado pelo processamento do A__UHD Core. O sistema oferece aos operadores acesso à ampla seleção de plug-ins do Waves, permitindo o controlo total de plug-ins como reverbs, delays multitap, equalizadores gráficos ou compressores multibanda, por meio do teclado, ecrã sensível ao toque e codificador rotativo da mesa. Nenhum ecrã adicional ou dispositivo de controlo extra é necessário, do que resulta um espaço de trabalho limpo, com um mínimo de hardware externo. Todas as configurações dos plug-ins podem ser guardadas e recuperadas pela mesa ou através dos arquivos de produção.

Outras características da nova mesa incluem processamento a 40 bits, com 256 canais de DSP (o número de entradas e busses depende do Núcleo A__UHD e da configuração) e suporte de áudio imersivo até 9.1.6. A mesa suporta até 240 entradas com entrada A/B, até 128 busses AUX, até 96 grupos, até 32 grupos Automix , até 128 grupos VCA com medição, 256 canais GP Downmixing multicanal 3D. Audio-follows-Video com 255 eventos, controlo via Ember+, GPI ou ligação de matriz, envelope de até 10s de tempo de fade. 5 módulos dinâmicos independentes: expansor, gate, compressor (incl. compressão paralela), limitador, de-esser; imagem, medidor, saída direta; processamento multicanal. Medição de nível de acordo com EBU R128 e ATSC A/85, momentânea ou de curto prazo em cada canal, medição integrada em canais de soma com exibição de valor LUFS integrado no título. Módulos: INMIX com decodificador MS, amplificador digital, filtro totalmente paramétrico de 2 bandas, EQ totalmente paramétrico de 4 bandas, filtro de cadeia lateral totalmente paramétrico de 2 bandas, inserção, atraso de até 1800 ms – unidades selecionáveis: metros, milissegundos, frames. Mic/Line In, Line Out, AES3, MADI, ST2110-30/-31/AES67/
RAVENNA, GPI/O, MIDI, auscultadores.

Se estas características, aqui muito sumariamente descritas, não o satisfizeram e despertaram ainda mais a sua curiosidade, poderá sabe mais sobre a nova mc²36 xp aqui. Se, ainda assim, necessitar de mais informação, não hesite em contactar-nos para saber mais sobre esta e outras soluções LAWO que temos para si.


Em Espanha TV3 é nº 1

A catalã TV3 escolheu uma solução Artist/Bolero da RIEDEL para ligar o seu Centro de Produção Audiovisual (CPA) e as instalações de edição de notícias. O presente e futuro é IP e com esta solução é possível fazer uma transição inteligente e segura para o protocolo IP, com um sistema de comunicação surpreendentemente robusto. Uma solução inteligente, segura, robusta. Que mais é possível pedir?

A TV3 é parte da Corporació Catalana de Mitjans Audiovisuals, CCMA, a empresa pública de rádio e televisão da Catalunha, propriedade da Generalitat de Catalunha. A CCMA inclui a Televisió de Catalunya, de que a TV3 constitui o canal de referência e ainda a Catalunya Ràdio, a rede pública de rádio catalã, a CCRTV interactiva e outras importantes empresas ligadas ao sector. Nem sempre é fácil para um operador de broadcast ser o primeiro a adoptar uma solução inovadora, mas a TV3 teve a visão e a determinação necessárias para confiar nas soluções RIDEL, como referência de comunicação nos cenários mais desafiadores. A TV3 enfrenta assim o futuro de forma decidida e sustentada.

O novo sistema é baseado em núcleos Artist-1024 e integra perfeitamente o sistema de intercomunicação sem fios Bolero e os SmartPanels da série 1200. Fornecida pelo distribuidor espanhol Crosspoint, a rede de intercomunicação Artist-1024 — a primeira desse tipo na Espanha — ajudou a TV3 a mudar para um figurino de base IP, realizando comunicações descentralizadas e escaláveis ​​e distribuição de sinal para equipas de notícias, em qualquer aplicativo de áudio ou intercomunicação.

O sistema de intercomunicação de base IP agora instalado pela TV3 oferece uma enorme flexibilidade na configuração das comunicações, segundo os responsáveis técnicos de instalações de estúdio de TV da TV3. O protocolo IP cria um mundo totalmente novo de possibilidades, uma vez que todo o áudio pode ser usado como entradas na matriz, permitindo o uso dos painéis para monitorização de áudio, o que, entre outras múltiplas vantagens, reduz muito a necessidade de equipamentos extra e espaço em rack.

Saiba tudo sobre este projecto inovador da TV3 aqui. Saiba mais sobre os sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Se quiser saber mais ainda sobre estas e outras soluções RIEDEL contacte-nos. A AVANTOOLS é a especialista nº1 em intercomunicação em Portugal.


Quando o melhor, melhora

O Crescendo 8 é um pré-amplificador de microfone de oito canais com tecnologia 120V da SPL. Uma combinação do som preciso, pelo qual a Rundfunk-Technik alemã é famosa, com a inovadora tecnologia SPL 120V. A tensão operacional interna de 120 volts permite que os pré-amplificadores de microfone Crescendo abram novos caminhos. Daí resultam pré-amplificadores de microfone que soam ricos em detalhe, vivos e com uma resposta totalmente fiel. Uma tecnologia que permite que os microfones brilhem sob uma luz totalmente nova. Nunca se ouviram microfones assim.

Já aqui no Feedforward lhe tínhamos falado do Crescendo e do Crescendo Duo, os pré-amplificadores de microfone da SPL, a prestigiadíssima marca alemã, assentes na tecnologia 120 V, de oito canais e estéreo, respectivamente. Alertávamos então nessas linhas: ouvir para crer. Surge agora o Crescendo 8, um pré-amplificador de microfone de oito canais com tecnologia 120V, um herdeiro do Crescendo original. O original melhorou, a sua performance é mais poderosa e o seu design está ainda mais elegante.

Graças à tecnologia SPL 120V, é quase impossível este pré-amplificador de microfone distorcer. Os oito canais apresentam a mesma gama de funções. Além da alimentação (48 V) para microfones de condensador, inversão de polaridade e chave PAD, cada canal oferece a possibilidade de ajustar o VUímetro para exibir níveis muito altos. O ganho pode ser ajustado de forma confortável e precisa, por meio de um potenciómetro de alta qualidade. Duas saídas por canal permitem que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes em paralelo. Além do extenso conjunto de recursos e das excelentes características técnicas, o Crescendo 8 brilha, sobretudo, pela sua incomparável autenticidade sonora.

No Crescendo 8 o ganho do micro é ajustado por um potenciómetro analógico. A pré-amplificação varia de +18 dB a +70 dB. Com a função VU-10, o nível exibido pelo VUímetro pode ser ajustado a -10 dB, uma função muito útil para exibir níveis altos. Alimentação para microfones de condensador, inversão de polaridade e a função PAD, que reduz a sensibilidade de entrada em 20 dB, tornando este pré-amplificador adaptado a sinais de entrada de alto nível. Com a função PAD activada, o Crescendo 8 também funciona perfeitamente com sinais de entrada de nível de linha. Todos os oito pré-amplificadores de microfone têm duas saídas paralelas cada. Isso permite que o sinal seja enviado para dois dispositivos diferentes em paralelo. Cada saída está disponível como saída de linha XLR. As respectivas segundas saídas estão disponíveis através de uma ligação DB25. Um splitter de sinal externo adicional, para sistemas de backup durante uma sessão de gravação, por exemplo, torna-se assim totalmente desnecessário.

Muito mais se pode dizer sobre o Crescendo 8. Saiba tudo sobre este pré-amplificador e sobre a tecnologia 120V aqui. Venha falar connosco para saber mais ainda sobre este novo produto e sobre as soluções que a SPL tem para si.


A arte de lapidar um diamante

A Diamond da LAWO é mais do que uma simples mesa de mistura, por muito sofisticada, versátil que seja e por mais cristalino que o seu som possa ser. É tudo isto, claro, mas é algo mais: trata-se, sobretudo, de um poderosíssimo centro de controlo de todo o complexo de operações do seu ou dos seus estúdios. Algo sem paralelo, nesta área de equipamentos. Uma brilhante peça de engenharia, com a qualidade e o pedigree que seriam de esperar da marca alemã. Um produto revolucionário, com características que a colocam num patamar só seu. A Diamond da LAWO é a verdadeira jóia da coroa, que todos vão querer experimentar.

Diamond

Cada trabalho requer as ferramentas adequadas. Quanto mais exigente for o trabalho, maior deve ser a qualidade das ferramentas. E para atingir os mais altos níveis de produtividade, as nossas ferramentas devem operar como extensões de nós próprios. É neste quadro que surge a nova mesa Diamond para aplicações de rádio e TV.
A filosofia por detrás do conceito das Diamond é simples: dar aos profissionais de broadcast uma mesa de mistura tão intuitivo, tão fácil de usar, que usá-lo é pareça ser tão natural quanto respirar. Uma simbiose tão perfeita entre a operação física e virtual, que os seus elementos de controlo, sensíveis ao contexto ficam naturalmente ao alcance do operador.

A Diamond é verdadeiramente tecnologia de ponta. Ligação IP de origem, totalmente modular, configurável para responder às suas necessidades mais específicas. Escalável de 2 a 60 vias físicas. Extensões virtuais que fornecem informações imediatas para todas as funções. Faders sensíveis ao toque e controlos rotativos com informação visual, vibrante e colorida. Toda a potência, estilo e subtileza que os broadcasters esperam das mesas de produção da LAWO.

Algumas características…

• De 2 a 60 vias físicas

• 100% Modular e 100% IP para maxima flexibilidade

• Ecrãs a cor sensíveis ao contexto, controles sensíveis ao toque

• Até 120 vias virtuais

• Compatibilidade nativa com os protocolos RAVENNA/AES67 e ST2110-30

• O motor Power Core permite várias opções de licença de utilização

• Componentes premium, os mesmos usados nas mesas da série mc²

• Amplas possibilidades de visualização da operação e dados

• Mistura assistida, para a gestão mais eficaz de fluxos de trabalho

• Ligações totalmente via ethernet

Power Core

A Diamond não é uma mesa de “tamanho único”. Na verdade, é exatamente o oposto: é um motor de produção projectado de forma holística, que permite construir exactamente o sistema que o utilizador pretende, adaptado-o aos seus requisitos específicos. Por ser totalmente modular, as configurações personalizadas são facilmente possíveis. Os vários tipos de módulo (faders, módulos centrais, módulos combinados e painéis de extensão giratória/chave) podem ser organizados livremente para criar mesas com um frame único, frames múltiplos unidos ou múltiplas configurações do frame dividido.


É possível conceber uma solução de uma mesa de apenas duas vias, para estúdios de notícias e cabines de gravação de voz, por exemplo. É possível adicionar módulos de fader e extensões rotativas, para criar mesas de 12-16 vias, ideais para estúdios on-air e salas de produção. É possível montar mesas de até 60 faders físicos, juntando-lhe módulos rotativos e/ou de extensão de teclas e extensões virtuais, para criar grandes mesas com controlos intuitivos integrados, adequados para produção e aplicações de sala de controlo central. O céu é o limite.

No caso específico da rádio, em que os monitores de computador são a peça central do estúdio, os controlos do sistema de playout, ligação de telefone, notícias e previsão do tempo, plataformas de mídia social e até mesmo uma cópia ao vivo estão no monitor, os monitores pululam pelos estúdios. A Diamond com módulos de extensão virtual — que podem ser criados a partir do software da LAWO VisTool GUI-builder — ajudam a organizar a informação presente nos monitores, ao mesmo tempo que fornecem aos operadores controlos intuitivos dos ecrãs sensíveis ao toque integrados na mesa.

Isto e o muito mais que fica por desvendar, é o que lhe oferece esta jóia da LAWO. A Diamond é muito mais do que uma mesa de mistura para broadcast. É um centro de controlo total, que lhe permite ter acesso a todos os aspectos da produção. É, simplesmente, uma revolução aquilo que a LAWO nos promete com este novo produto.

Pode saber tudo sobre a Diamond através da brochura deste produto, que pode obter aqui. Veja aqui mais informação adicional. Mas para saber mais ainda sobre este novo e espantoso produto pode fazer mais: venha falar connosco.