A melhor decisão

No Ruanda, um país conhecido pela sua abordagem inovadora no que respeita a inovação tecnológica e desenvolvimento industrial, surgiu uma nova estação de rádio baseada num novo conceito: a Radio O, com sede em Kigali. A operação da nova estação baseia-se numa solução RƎLAY da LAWO. A Radio O está a implementar uma configuração técnica de ponta para transformar as suas instalações num centro de produção de rádio totalmente equipado para uma abordagem de distribuição inovadora. Graças a esta configuração LAWO, a Radio O está pronta para a produção moderna de toda uma variedade de programas para a sua comunidade.

Operando a partir de um edifício impressionante com capacidade para 5.000 pessoas, a rádio da Authentic Church visa transmitir a mensagem dos seus cultos para ouvintes em toda a região por meio de programas adicionais. Depois de avaliar todas as opções, a equipa encarregada de formular as escolhas tecnológicas adequadas a este novo conceito, escolheu o software LAWO e o hardware de PC normal para construir a sua estação de rádio, trabalhando com o integrador de sistemas local, a Mediacity Ads Ltd., o distribuidor de soluções LAWO para o Ruanda.

As tecnologias LAWO oferecem à Radio O uma solução mais flexível e escalável que lhes permite selecionar mais conteúdo, sem ter que se preocupar com ineficiências técnicas. A tendência para a escolha de soluções LAWO em Kigali, entre os grandes players foi determinante para a opção da Radio O. Essa decisão foi tomada para seguir uma estratégia geral de modernização dos fluxos de trabalho de transmissão e produção e migração para uma solução puramente baseada em IP para poder fazer mais com menos confusão técnica.

Sem uma tradicional sala de equipamentos central, este projeto pioneiro – o primeiro desse tipo na África – segue uma nova abordagem distribuída. Diferentes edifícios acolhem tecnologia de PC stabdard e infraestrutura de TI convencional para rotear sinais de uma mesa de mistura analógica por meio do patchbay virtual de Lawo para o software de mistura RƎLAY VRX da LAWO. Este patchbay virtual oferece saídas de áudio com diferentes opções de processamento de som, que permitem a distribuição de sinal por meio de um simples cabo Ethernet.
O RƎLAY é um Mixer de Rádio Virtual, completo com ferramentas profissionais integradas para processamento de voz, mix-minus e muito mais. O programa é executado em PCs ou laptops standard, eliminando a necessidade de racks de hardware, caras e a requerer enormes quantidades de espaço. A interface intuitiva do ecrã multitoque torna o RƎLAY fácil de usar, com sistemas de assistência como automix e autogain. Os operadores podem construir um estúdio de transmissão inteiro em um único PC com ecrã sensível ao toque, usando o software RƎLAY juntamente com sistemas de reprodução, codecs de software, codificadores de streaming e outros aplicativos de estúdio. É ainda possível controlar a estação remotamente.

Evans Mwendwa, o chefe de programação da Radio O e TV O, diz: “O novo sistema facilitou muito o trabalho em comparação com as configurações analógicas que tínhamos antes. Os novos fluxos de trabalho que criámos agora elevam a qualidade de nossos programas. Trabalhar com a LAWO é a melhor decisão que já tomamos.”

Tome também a sua melhor decisão de sempre. Saiba mais sobre o RƎLAY VPB e sobre o RƎLAY VRX e sobre as mesas de produção de rádio da LAWO, a Crystal ou a nova Diamond modular. Fale connosco para saber mais ainda sobre estas e outras soluções que a LAWO oferece à nova Rádio.


Aí está o hush

O novíssimo hush OnAir Controller da YELLOWTEC é, de longe, a maneira mais fácil de controlar a sinalização OnAir profissionalmente. Duas versões do hush estão disponíveis a partir de agora: o hush e hush+. O hush oferece vários recursos para controlar a sinalização OnAir. O hush+ tem funções de controlo adicionais sobre o sinal do microfone, como uma função de mute. A pré-amplificação de 12dB até 75dB, do hush+ garante um som de primeira classe! São novidades com o selo YELLOWTEC agora à sua disposição.

Assim que a alimentação é ligada, o hush é activado automaticamente. E para alimentá-lo, basta ligá-lo a um computador com o cabo USB-C, incluído, ou um adaptador USB-C/USB-A, também incluído. Para usar o hush sem o computador, pode-se usar uma fonte de alimentação de 5 V certificada.
Ao usar o hush pela primeira vez, ligando-o a um PC ou Mac via USB-C, a aplicação de controlo solicitará que seja especificado qual tipo de braço m!ka OnAir Mic que está a ser usado, um modelo mais antigo com um indicador OnAir vermelho ou o modelo actual com um indicador OnAir de duas cores (vermelho/branco). Em seguida, é tempo de definir o modo de controlo, usando a aplicação para fazer outras configurações, conforme desejado.


Sempre que o hush for activado, a aplicação carregará automaticamente as últimas configurações definidas.
Depois é altura de ligar o adaptador XLR-5 do m!ka OnAir Mic Arm à entrada de microfone frontal do dispositivo hush. Em seguida, é a vez de ligar o interface de áudio ou mesa de mistura que processa o sinal do microfone.

Seja qual for a opção, é então tempo escolher a aplicação desejada.

O hush fornece vários modos de controlo, extremamente conveniente e de uma forma extremamente profissional. De forma autónoma, o hush adapta-se perfeitamente a todos os utilizadores, cujos equipamentos não suportam controlo de luz vermelha. Ou então, usando a entrada GPI, é possível ligar o hush às saídas do hardware, controlando-o por meio de uma mesa de mistura, por exemplo. É também possível ligar via USB-HID, integrando o hush em qualquer fluxo de trabalho, em combinação com o seu próprio software. A YELLOWTEC fornece as respectivas bibliotecas para Windows e Mac. Também pode usar o USB-MIDI para controlar o hush via o software DAW. Desta forma, o indicador OnAir do m!ka Mic Arm é activado sempre que se iniciar uma gravação na DAW. É ainda possível ligar o hardware MIDI para controlar o Hush via MIDI externo. A aplicação oferece amplas possibilidades de configuração de qualquer setup MIDI.

Em resumo, como solução autónoma, o hush é uma solução extremamente conveniente e profissional, que se adapta perfeitamente a todos os utilizadores cujos equipamentos existentes não permitem controlo de luz vermelha. Usando a entrada GPI, é possível ligar o hush a qualquer saída de colector aberto padrão de hardware, por exemplo uma mesa de mistura. Selecionando o USB-MIDI pode controlar o hush via software DAW. Desta forma, o indicador OnAir do m!ka Mic Arm é ligado sempre que se iniciar uma gravação a partir do interface da DAW. É também possível controlar o hush através do hardware MIDI, via MIDI externo. Há muitas maneiras de integrar o hush.

Disponível a partir de hoje. Venha falar connosco para mais informações sobre o novo hush da YELLOWTEC.


Bem-vindo ao MTRX II

O MTRX II da AVID é a poderosa peça central para qualquer estúdio, que oferece qualidade de som excepcional e é capaz de lidar com as maiores produções de música e áudio. Projetado para Pro Tools | HDX e outras DAWs, o Pro Tools | O MTRX II oferece uma enorme flexibilidade de I/O, de distribuição e monitorização e processamento de sinal. Simplifica o estúdio com um único interface que permite substituir vários dispositivos, ligar tudo a tudo e ajustar qualquer sala de um complexo de estúdios para obter o melhor som possível. A referência incontestada do mercado solidificou ainda mais esta sua posição.

O que é o MTRX II? Assim, simplesmente de um fôlego, o MTRX II é a forma de simplificar um estúdio, com 64 canais de DigiLink I/O integrado, 256 canais Dante e 64 canais MADI, além de oito slots para placas adicionais e uma slot opcional Thunderbolt 3 num único interface. É a possibilidade de capturar e emitir áudio, sem qualquer coloração – exatamente como o som da fonte – com conversão AD/DA impecavelmente limpa, transparente, com riquíssimo detalhe. É a possibilidade de monitorizar o sinal áudio de mais maneiras, com processamento de alto-falante SPQ integrado, DADman Pro | Controlo de monitor Mon e um mixer de soma de 512 x 64 para monitorização em teatro Dolby Atmos. É a possibilidade de dirigir qualquer entrada para qualquer saída – distribuindo, dividindo e corrigindo o áudio em vários dispositivos e salas por todas as instalações, através do maciço distribuidor de matriz de 4.096 x 4.096 pontos. É a possibilidade de expandir qualquer fluxo de trabalho, trabalhe com vários DAWs, ligar-se-se ao Pro Tools | HDX e/ou a um Mac ou PC, distribuindo sinal áudio por IP com Dante, adicionando e reconfigurando as I/O conforme necessário, para novas possibilidades criativas.

Usado na produção de música ou na pós-produção áudio, o MTRX II, não se limita aos 64 canais de DigiLink I/O, aos 256 canais de Dante e aos 64 canais de MADI, de raiz. É totalmente modular, o que permite acomodar as necessidades de qualquer artista, banda ou conjunto. As suas oito slots de placa com todas as I/O necessárias — as mesmas placas opcionais do MTRX, além de uma nova opção Thunderbolt™ 3 — substituem várias interfaces de I/O, distribuição e controlo de monitorização. Permite até ligar vários sistemas HDX e DAWs com um único interface.

Mas se estas configurações básicas não forem suficientes o novo MTRX II permite a mistura e combinação de até oito placas de I/O analógicas para dar suporte a até 64 canais analógicos por interface MTRX II, permitindo assim obter uma caixa totalmente digital com até oito placas de I/O digitais (suportando até 576 canais DigiLink, 1.280 canais Dante, ou 1.088 canais MADI o com todas as placas e módulos disponíveis).

Saiba mais sobre o novo MTRX II aqui. Venha falar connosco para ficar a saber ainda mais sobre este novo e revolucionário produto. A AVANTOOLS é a grande especialista em áudio digital em Portugal, responsável pela sua introdução no país há mais de 30 anos.

A referência do mercado

“Os sistemas de intercomunicação Bolero e Artist da RIEDEL provaram ser a solução de áudio mais eficiente e de alta qualidade que pudemos encontrar. O uso do espectro DECT pelo Bolero superou todas as outras soluções na forma como gere os intervalos de tempo e o espectro.” É desta forma que a escolha da solução RIEDEL para o novo sistema de intercomunicação do Gillette Stadium é justificada por um responsável da NEP Integrated Solutions, a empresa responsável pela instalação desta nova solução. O novo sistema, assente numa plataforma Artist/Bolero, é parte de um processo de melhoria das condições do estádio, de modo a proporcionar uma cada vez melhor experiência aos espectadores dos eventos desportivos e de outra natureza, que aí decorrem.

O Gillette Stadium é a casa de dois dos maiores clubes de dois dos mais populares desportos americanos: os New England Patriots, que actuam na NFL, e os New England Revolution, que integram a Major League Soccer. Trata-se de um estádio com uma lotação de praticamente 66 000 espectadores, que aqui podem presenciar este e outros campeonatos, e outros eventos. O Gillette será um dos estádios escolhidos para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026.

A solução de intercomunicação RIEDEL está a ser instalada pela NEP como parte de um novo centro de broadcast que controlará todos os recursos digitais do estádio, incluindo os alocados a um novo ecrã de vídeo 1080p de 2000 m², que será o maior ecrã de alta definição de um estádio ao ar livre, nos Estados Unidos.

Em relação ao sistema de intercomunicação, a actualização em curso, com a instalação dos sistemas Artist e Bolero, irá permitir responder os requisitos de RF para os estádios da NFL e garantir a cobertura, não apenas de toda a zona do estádio, mas também da praça Enel e da nova expansão. As comunicações robustas em todas as partes do estádio, permitirão dar suporte às produções levadas a cabo nos dias do jogo e a muitos outros eventos ao vivo acolhidos no estádio.

A solução RIEDEL para o Gillette Stadium inclui um nó Artist-1024 e um sistema de intercomunicação sem fios Bolero, com 25 unidades de cinto, alimentadas por 35 antenas, bem como 32 SmartPanels RSP-1216, com Hybrid Lever Keys e equipado com a Audio Monitoring App (AMA,) para monitorizar até 16 streams e 256 fontes, por painel. A solução de intercomunicação da RIEDEL é a única com capacidade para atender aos requisitos da NFL para uso eficiente do espectro DECT em estádios da NFL, sem interferir com os árbitros da NFL, que também usam comunicações DECT. O codec de voz de alta definição Bolero fornece maior inteligibilidade de fala e uso mais eficiente do espectro de RF, suportando o dobro do número de unidades de cinto por antena, para a mesma largura de banda de rádio que outros sistemas baseados em DECT. Além disso, a AMA permite que o painel de um RSP seja dividido em dois aplicativos funcionais, fornecendo monitorização de áudio em cada consola, com redução do espaço de rack necessário e o gestão de dispositivos diferentes.

Não se trata, pois, de um simples sistema de intercomunicação, mais eficaz e de melhor qualidade que os da concorrência, é certo, mas de uma plataforma muito mais alargada de transmissão e controlo de sinal. É uma escolha, aliás, já feita por outros grandes centros desportivos da América do Norte, de que já aqui lhe demos anteriormente conta. É também a escolha de diversas Ligas europeias de futebol, de que também aqui já lhe falámos e continuaremos a falar.

Saiba mais sobre o novo sistema aqui. Saiba mais sobre esta e outras soluções de intercomunicação da RIEDEL aqui. Venha falar com a Avantools, os especialistas de intercomunicação em Portugal, e fique a saber mais ainda sobre estas e outras soluções RIEDEL.