O diabo está nos detalhes

Diz-se que o diabo está nos detalhes e que este mora no Inferno. Diabolicamente eficiente, o Inferno da Glensound é um produto de presença indispensável nos fluxos de trabalho de qualquer moderna operação de broadcast, seja televisão ou rádio. O Inferno pode ser usado sozinho quando ligado a uma rede Dante de áudio. Muitos distribuidores de sinal de áudio, mesas de mistura e sistemas de intercomunicação são compatíveis com a plataforma Dante e aceitam o link Inferno, permitindo a sua inserção numa rede de áudio. Com este novo dispositivo concebido para os comentaristas, ficam ao seu dispor uma eficiência, fiabilidade, flexibilidade e simplicidade de operação, uma qualidade de som e uma robustez de construção sem paralelo. É assim o Inferno.

Ninguém o poderia prever, mas o inferno pode-se transformar num paraíso. É o que nos prova a Glensound com este seu novo modelo, que acode às necessidades dos comentaristas, numa moderna operação de broadcast, seja em rádio ou televisão.

O Inferno é um dispositivo de comentário, assente no protocolo Dante, para um utilizador único. O sistema é escalável para vários comentaristas como parte de uma rede Dante. Pode ser ligado a qualquer rede compatível com o protocolo Dante ou diretamente às unidades DARK, também da Glensound, para futura expansão.
O Inferno tem um entrada única de mic/linha/48V com compressor/limitador de referência.
O misturador de auscultador possui 7 entradas fornecidas pela rede Dante, mais a entrada local (sidetone). Cada entrada de auscultador tem comutação de auscultador esquerdo/ambos/direito
e 7 circuitos de talkback programáveis ​​através da rede Dante. É possível o controlo remoto, baseado em browser, do ganho de entrada e das funções de comutação. São várias as opções de alimentação, PoE, rede eléctrica ou CC.

Com base nos padrões da indústria, o protocolo Dante é uma tecnologia de rede de média digital multicanal, descompactada, com latência e sincronização de quase zero. Este protocolo é a solução de rede de áudio preferida e adotada por mais fabricantes de AV profissionais do que qualquer outra tecnologia de rede. A interoperacionalidade não é um sonho do futuro, mas uma realidade hoje. Centenas de produtos baseados nesta tecnologia estão disponíveis nos principais fabricantes do mundo, permitindo a combinação de dispositivos de vários fabricantes. A opção pelo protocolo Dante permite-lhe também entrar neste nova era tecnológica, sem comprometer o seu equipamento anterior, pois existem várias soluções que lhe permitem estabelecer o interface entre esse equipamento, analógico ou digital, não perdendo o comboio da nova era.

O Inferno pode ser usado sozinho, quando ligado a uma rede de áudio Dante. Muitos distribuidores de sinal áudio, mesas e sistemas de intercomunicação são compatíveis com Dante e aceitam o link Inferno. Quando ligado a uma rede Dante, as fontes e os destinos do sinal podem ser configurados de qualquer ponto da rede, usando o software controlador Dante gratuito. Os sete botões de talkback iluminados do Inferno direcionam a entrada de áudio para 7 destinos diferentes e removem o áudio da saída do programa principal. Sete fontes externas estão presentes em oito controladores de nível, permitindo que o utilizador crie a sua própria mistura de todas as fontes. Cada entrada pode ser selecionada independentemente para estar na orelha esquerda, orelha direita ou ambas as orelhas do utilizador. O Inferno contém um servidor web, permitindo uma funcionalidade remota através de qualquer PC ligado à rede, por meio de qualquer navegador da web. Permite também a configuração de cada botão de pressão na unidade para ser travado ligar/desligar, momentâneo (pressionar para falar), sempre ligado e desligado quando pressionado (tosse) ou em um modo inteligente, em que um pressionamento curto trava ou um pressionamento mais longo é apenas momentâneo.

Estas apenas algumas das características do Inferno. Para saber tudo, leia aqui. Para saber mais sobre outros produtos compatíveis com o protocolo Dante da Glensound, veja aqui. Para saber mais ainda, venha falar connosco. A Avantools é uma empresa especialista nas novas tecnologias baseadas nos recentemente adoptados protocolos de distribuição, ligação e processamento de sinal digital.

Quando a tradição brilha

A tradição mantém-se: o Concerto de Paris do Dia da Bastilha teve lugar no passado dia 14 de julho. E, como é da tradição, uma infraestrutura LAWO está no coração deste acontecimento que decorre no coração de Paris. Na Cidade das Luzes, brilha todos os anos, em primeiro plano, a qualidade dos artistas que participam neste concerto, brilha o cenário deslumbrante mas, sobretudo e não menos importante, escondida do público que assiste in loco ou em casa pela televisão e pela rádio e pelas mãos experientes da equipa técnica, brilha a qualidade superlativa dos equipamentos LAWO, que garantem a chegada aos ouvidos de todos de um som de primeira qualidade. E é por aí, em primeiríssimo lugar, pelos equipamentos LAWO, que transita todo o sinal sonoro que nos é dado a ouvir.


O dia da tomada da Bastilha é um dos símbolos fortes da Revolução Francesa. O 14 de julho é uma data especialíssima, de forte impacte nas democracias modernas, assinalada com grande solenidade, particularmente, em Paris, onde desde há anos decorre um gigantesco concerto comemorativo, conhecido como o Concert de Paris. O palco do acontecimento é imenso, o longo desfile de músicos é ininterrupto, o nível artístico é estratosférico, o cenário não podia ser mais deslumbrante.

Por tudo isto, a qualidade do som, ouvido ao vivo ou emitido para todo o mundo através da televisão e da rádio, tem que estar à altura da dimensão do evento. E essa qualidade passa por uma infraestrutura LAWO, assente, sobretudo, em mesas da série mc². Mesas brilhantes, que captam e processam o som de estrelas cintilantes no cenário deslumbrante deste grande Concert de Paris. Estrelas de uma constelação muito especial. Uma constelação feita de estrelas que brilham no cenário que envolve o concerto e de estrelas que fazem cintilar com a sua arte o palco instalado na base da Torre Eiffel. E é todo este brilho, cuja qualidade original não pode ser traída, quepassa pelos equipamentos LAWO e que tem de nos chegar aos ouvidos sem mácula.

Esta apresentação musical inesquecível em frente à Torre Eiffel atraiu mais de 3 milhões de telespectadores e uma enorme multidão que aplaudiu, ao vivo, a comemoração deste dia 14 de julho. E porque a qualidade do som é aqui absolutamente essencial, a LAWO orgulha-se de fazer parte deste acontecimento.


O som do grande espectáculo do Dia da Bastilha 2023 foi misturado com processadores A__UHD Core de última geração para o live e um par de A__UHD Core redundantes, cada um para a FOH e a monitorização. No que respeita as mesas de mistura, este importante acontecimento artístico foi totalmente conduzido através de uma selecção de mesas que pertencem ao campeonato mundial do som de excelência: FOH (2x mc²56), monitorização (mc²56), carro de exteriores da Radio France para rádio, feed limpo de áudio para a Eurovisão (mc²66) e carro de exteriores France Télévisions, para produção de TV francesa (mc²56).

A edição de 2023 do gigantesco concerto de música clássica, que tem lugar à beira da Torre Eiffel, exige uma qualidade de som sem cedências, como seria normal nestas circunstâncias, tendo em conta a dimensão e o enorme impacte do evento. As especificações técnicas, requeridas, quer para o som ao vivo quer para a transmissão através da rede pública francesa de televisão quer da rede Eurovisão, são, pois, de exigência máxima. Sob as mãos experientes dos engenheiros de som da Radio France, as mesas de mistura da LAWO forneceram uma qualidade de áudio superlativa, para a enorme multidão presente no Champs de Mars, bem como para todos os ouvintes e espectadores que assistiram ao Concert de Paris em suas casas.

Mais uma vez, é clara a cumplicidade entre a Radio France e a LAWO, neste evento tão prestigiante e de tão grande dimensão. Cumplicidade reflectida também no entusiasmo demonstrado, a cada ano, por toda a equipa para chegar um pouco mais perto da perfeição. A confiança renovada da Radio France na LAWO é uma clara confirmação das escolhas tecnológicas da empresa, numa busca constante da excelência, em termos de qualidade e fiabilidade dos equipamentos usados.

Saiba tudo sobre esta grande operação aqui. Veja aqui um excerto deste concerto. Saiba tudo os equipamentos LAWO usados neste evento aqui. Fique a saber mais ainda sobre as soluções LAWO que temos para si, contacte-nos.


Está tudo pronto? Eis o DIVINE

No mundo moderno de áudio em rede, com as redes Dante® e AES67 a serem cada vez mais usadas para distribuir o sinal de áudio, era necessário um monitor que simplesmente se pudesse ligar a essas redes e também oferecesse algumas funcionalidades realmente inteligentes. É aqui que entra em cena o Divine da GLENSOUND! Mais que um monitor de áudio de referência, o novo Divine constitui um novo conceito, extremamente útil em numerosas aplicações de áudio profissional, no broadcast, na rádio ou no live. Fique a conhecer o Divine.

Se os seus estúdios, móveis ou fixos ou os seus carros de exterior estão preparados para a tecnologia Dante®, o novo DIvine da GLENSOUND é a opção de monitorização, perfeitamente adequada, a ter em atenção.

O Divine é um monitor de áudio em rede, para redes de áudio Dante® e AES67. Uma única ligação de cabo de rede, Neutrik Ethercon 100Mbit/s, fornece energia e 4 canais de áudio para o Divine. Mas a história não fica por aí. O Divine dispões de dezoito parâmetros configuráveis ​​separados, que podem ser configurados ​​a partir de um ecrã traseiro que permite definir o seu modo operacional preferido para este equipamento.

O driver debita 10W e é emparelhado com um amplificador digital classe D. Desta forma, o Divine soa bastante potente para uma caixa tão pequena. A potência disponível do PoE foi maximizada o que, juntamente com a escolha de um driver eficiente e algum trabalho DSP inteligente, resulta num som muito forte para este tipo de monitor de referência. O amplificador Classe D integrado, pode ser alimentado por PoE, possui um DSP interno com compressão e limitação, configurável no ecrã LCD da parte traseira da unidade ou pelo aplicativo GlenController (cf. adiante.)

Uma coisa que chama a atenção no Divine é o seu estilo. A sua robusta caixa de metal sólido, estanque, e as suas curvas não pareceriam deslocadas num estúdio de topo ou num teatro. O seu acabamento é de alta qualidade. Na frente há um selector de entrada e um controlo de volume, juntamente com um medidor PPM de 4 segmentos. Na parte traseira há um pequeno ecrã para seleccionar as opções de configuração.

As quatro entradas disponíveis no Divine são seleccionáveis frontalmente, em pares ou misturadas. Qualquer entrada pode ser desactivada, se necessário.

A principal característica do Divine é que qualquer entrada pode ser configurada para ser uma interrupção de outra, com vários níveis de dimming. Por exemplo, se o Divine for usado numa cabine de um teatro, a entrada 1 pode ser o feed do espectáculo, com a entrada 2 definida como a interrupção para o director de cena. Qualquer chamada deste interromperia, portanto, a transmissão do espectáculo na cabine. Esse recurso de interrupção funcionará com qualquer fonte de rede Dante®, pois detecta apenas o áudio recebido o que constitui uma função muito útil. A interrupção também pode ser configurada para ignorar o controlo de volume para que os utilizadores ainda recebam as suas deixas, mesmo que tenham diminuído o volume do Divine.

Diferentes predefinições de EQ estão disponíveis juntamente com um corte de LF e um aumento de ganho de 0 a 24dB. Para clareza adicional no material de voz, está disponível um filtro de passagem de banda .

O PPM frontal pode funcionar como um medidor PPM tradicional geral ou, alternativamente, como os LEDs são multicoloridos, o Divine pode ser configurado para mostrar uma indicação PPM por entrada, em cada LED individual.

O potenciómetro de volume na frente pode ser configurado para ter um nível mínimo, garantindo que o altifalante não possa ser desligado. É possível definir um nível de volume máximo.

O nível de alinhamento é selecionável para atender aos requisitos standard de -24dBFs, -20 dBFs ou -18 dBFs e cada entrada pode ser configurada para ter atrasos independentes de 0-40 ms. As luzes frontais também podem ser definidas no modo escuro para situações em que o Divine precisa ser ouvido e não visto.

Como em qualquer outra solução envolvendo o protocolo Dante, a gestão de sinal é gerida pelo software Dante Controller da Audinate. Isso permite que qualquer uma das quatro fontes diferentes numa rede Dante seja distribuída para o Divine. O Dante Controller também é usado para definir o modo AES67, se necessário.

O Divine dispões também de um aplicativo de controlo remoto, gratuito, da Glensound, o Glen Controller. Este aplicativo permite o controlo remoto de todas as configurações, actualizações remotas e a configuração para grupos de monitores.

Para maximizar a conveniência e manter os custos baixos, o Divine inclui roscas de microfone padrão na base para montagem em suportes de microfone e uma montagem VESA de 75 mm na parte traseira para que possam ser usados suportes de baixo custo e facilmente disponíveis.

Se a sua infraestrutura de áudio em rede está pronta e funcional, está pronta a receber o DIvine.

Saiba tudo sobre o novo Divine da GLENSOUND aqui e leia aqui e aqui análises a este produto. Consulte-nos para mais informações e demonstração.


Bolero da RIEDEL, cada vez mais poderoso e versátil

Enquanto sistema de intercomunicação sem fios, totalmente novo, capaz de suportar até 250 unidades de cinto e 100 antenas, numa única instalação, o Bolero da RIEDEL constitui uma revolução no domínio da intercomunicação e define um novo paradigma. O Bolero é uma nova categoria de intercomunicadores sem fios, que utiliza recursos como o ADR (Advanced DECT Receiver,) com tecnologia multidiversidade e anti-reflexo para maior robustez do sinal RF, registo NFC da unidade de cinto tipo Touch&Go e operação versátil. É utilizável como controlador e teclado sem fios, ou – e isto constitui uma novidade absoluta – como um walkie-talkie. O Feedforward traz-lhe agora novidades sobre o sistema Bolero da RIEDEL.

Com a adição do mais novo modo Bolero Standalone 2110 (AES67), são agora três os modos de rede disponíveis para os sistemas Bolero, cada um deles dedicado a aplicações específicas.

O Bolero Integrated aproveita a poderosa infraestrutura do Artist, incluindo SmartPanels e ampla conectividade de I/O. O Bolero Standalone Link funciona de modo simples plug & play, que é especialmente adequado para instalações menores, implantações portáteis ou casos em que o Bolero precisa ser ligado a outros sistemas sem a necessidade de uma matriz Artist.

O Bolero Standalone 2110 (AES67) permite aos utilizadores configurarem uma rede IP baseada nas normas SMPTE 2210/AES67, sem a necessidade do Artist.

O codec de voz do Bolero fornece maior inteligibilidade da fala e o uso mais eficiente do espectro de RF, suportando o dobro do número de unidades de cinto por antena, para a mesma largura de banda de rádio que outros sistemas baseados no DECT. A tecnologia ADR, exclusiva da RIEDEL, combina um conceito de receptor exclusivo, com vários elementos projetados especificamente para reduzir a sensibilidade a reflexões, tornando o Bolero utilizável em ambientes de RF desafiadores, onde outros sistemas se revelam inúteis.

A própria unidade de cinto possui seis canais de intercomunicação e um botão “Responder” separado para uma resposta rápida à última chamada. O ecrã do Bolero, legível e regulável, pode ser girado para que seja legível, mesmo com luz solar, em qualquer orientação. Além disso, e isto constitui novidade absoluta, a unidade de cinto pode ser usada sem um auscultador, como se fosse um rádio walkie-talkie utilizando o microfone e o altifalante integrados. As unidades de cinto suportam Bluetooth, permitindo a ligação de um auscultador bluetooth ou de um smartphone. Quando um smartphone está ligado, a unidade de cinto pode funcionar como uma configuração tipo “mãos livres” de um carro, para que o utilizador possa receber chamadas do seu telefone e falar e ouvir por meio do auscultador. Os utilizadores também podem injectar chamadas telefónicas diretamente nos canais de intercomunicação, fornecendo novos possibilidades de fluxos de trabalho.

A unidade de cinto usa uma combinação de materiais de alta qualidade, incluindo plásticos de alto impacto e elementos sobremoldados de borracha, que a tornam extremamente resistente e confortável de usar em qualquer situação.

O poder do Bolero é excepcional. A sua flexibilidade de utilização, robustez, design e ergonomia não têm paralelo. As aplicações correntes deste produto são múltiplas: nos desportos, nas grandes salas de espectáculo, ao ar livre ou em pequenos auditórios, grandes em pequenos encontros públicos, no broadcast, onde exista necessidade de intercomunicação, com a mais alta qualidade e total fiabilidade, os exemplos de utilização do sistema Bolero multiplicam-se e disso lhe temos dado amiúde conta aqui no Feedforward. Há uma solução Bolero para as suas necessidades.

Saiba mais sobre o Bolero, sobre todas as suas características e possibilidades de utilização aqui. Veja aqui um video sobre este produto da RIEDEL e venha falar connosco para ficar a saber mais ainda sobre este produto e sobre a melhor forma de satisfazer as suas necessidades de intercomunicação. A AVANTOOLS é a empresa especialista em intercomunicação em Portugal.