Uma nova parceria da AVANTOOLS com a AEROAUDIO

Saudamos a nova parceria comercial com a AEROAUDIO. Uma empresa dedicada à concepção, produção e comercialização de soluções para a indústria do broadcast. A AEROAUDIO tem no seu catálogo uma ampla e diversificada gama de produtos, muito inovadores, que os profissionais vão certamente ter em devida conta. Uma empresa com dois enormes predicados a ter em conta: uma significativa experiência, e um constante diálogo com os seus clientes. Cada produto da AEROAUDIO resulta, assim, da simbiose destes dois factores. E, nessa medida, é justo dizer-se que as soluções da AEROAUDIO demonstram um desempenho e uma qualidade superior e correspondem a necessidades reais do mercado a que se dirigem.

Devido à experiência no campo da engenharia na área específica do broadcast da equipa da AEROAUDIO, existe um profundo conhecimento do que está a acontecer neste mercado, e é com base nesse conhecimento que são desenvolvidas as melhores soluções para as necessidades reais dos seus clientes. No produto final oferecido pela empresa belga estão incorporados a pergunta do cliente, a questão prática por ele levantada e anos de conhecimento profundo da indústria de broadcast.

​O objectivo da AEROAUDIO é projectar e fabricar produtos mais eficazes e fáceis de usar, que resolvam as incómodas dores de cabeça, práticas, que resultam do ‘como ligar’, ‘como controlar’ ou ‘por que é que está a falhar’, que técnicos e utilizadores enfrentam no dia a dia do seu. O padrões de qualidade comprovada, a solidez e flexibilidade dos produtos da AEROAUDIO fazem deles máquinas para durar anos.

Numa rápida ronda pela lista de produtos oferecidos pela AEROAUDIO encontramos os modelos da série MOS. Incluído está o MOS-LED-IP, não apenas um controlador de LED strip padrão, mas um controlador projectado especialmente para uso em estúdio, que permite alterar a cor de uma LED strip RGB-W automaticamente, ao aumentar o fader, receber uma chamada telefónica, um alerta ou qualquer outro elemento desejado.

O MOS QUATRO e o MOS QUATRO IP são adequados para controlar as luzes “no ar” para microfones, como, por exemplo, os braços de microfone on-air m!ka da YELLOWTEC. No caso do primeiro modelo, com cabo standard de microfone (XLR 5. No caso do segundo modelo, através de comandos TCP COMMANDS / STRINGS, TELOS AXIA X-NODE / LIVEWIRE DRIVER, TELOS AXIA QOR/IQ/IQX ou DHD LOGIC.

O MOS UNO é um modelo concebido para sinalização de luzes “no-ar” para microfones, montados, por exemplo, no braço on-air m!ka da YELLOWTEC (NO AR = vermelho FORA DO AR= branco).

O modelo BT transceiver é um receptor e transmissor bluetooth para ligar dispositivos bluetooth a um estúdio de transmissão. Não só a música pode ser reproduzida, por exemplo, a partir de um telemóvel, mas o telefone também pode ser usado como ligação telefónica, permitindo a transmissão directamente através do WhatsApp, Skype, telefonia ou outras aplicações de comunicação, com um o sinal de retorno do estúdio.

A série HP AMP inclui várias versões de amplificadores de ausucultadores com qualidade de estúdio, um conceito excelente e bem projetado, feito para locutores e produtores, com modelos que podem ser montados em rack ou escondidos debaixo da mesa. A série MPX inclui detectores projetados para monitorizar sinais de 2 ou3 MPX e mudar para a saída. A entrada que está activa, assim ligada à saída, também é exibida no display e o sinal de áudio é audível no auscultador.

Estão disponíveis ainda outros produtos e acessórios. Para mais pormenores sobre estes e os acima mencionados podem ser consultados aqui. Veja um video sobre o MOS QUATRO IP aqui. Para informações adicionais ou para estudar soluções que melhor se adequem às suas necessidades, pf, contacte-nos.


Intercomunicação é…

RIEDEL! Pode ser em grandes estádios, nas maiores competições desportivas a nível mundial, nos grandes estúdios, dos maiores broadcasters, em teatros e anfiteatros que produzem os eventos artísticos de maior impacte. Pode ser num pequeno estúdio, num teatro antigo à italiana, no estádio de uma pequena liga. Pode ser numa prova de automobilismo, de futebol ou de atletismo, num concerto de ópera, num espectáculo de bailado ou num concerto de rock. Em qualquer destas situações, por detrás do que o público vê e ouve, está sempre uma infraestrutura de intercomunicação, que põe todos os intervenientes em sintonia. Intercomunicação, é RIEDEL.

Muitos de nós brincámos com um sistema, que, na altura, nos parecia mágico: duas latas unidas por um cordel. Um amigo falava de um lado, outro amigo ouvia do outro. Era um embrião da intercomunicação. Com o evoluir dos tempos, o paradigma, mais válvula menos válvula, mais antena menos antena, mais auscultador menos microfone, não evoluiu afinal assim tanto. Duas latas mais ou menos sofisticadas e um cordel mais ou menos longo.

Foi preciso a RIEDEL para mudar radicalmente este paradigma. Os sistemas de intercomunicação da empresa alemã permitem a intercomunicação, a magia da comunicação à distância, em situações profissionais, de exigência total, com um grau de fiabilidade, com uma flexibilidade, facilidade e amplitude de operação, com uma qualidade de sinal e com um poder de transmissão sem paralelo. Nenhum outro sistema se lhe assemelha.

Tanto assim é que nas situações de maior pressão e mais problemáticas, nos grandes estádios, onde se disputam os grandes campeonatos, nas maiores pistas de desportos motorizados, onde se disputam as mais duras provas, nos Mundiais de Futebol, na Fórmula 1, nos Jogos Olímpicos, na Sail GP, na Race of Champions, na RedBull Air Race World Championship, em inúmeros estádios na Europa, América do Norte e noutros continentes, mas também na BBC, na CBC, na SKY, na TV3, em teatros e salas de ópera como o Théâtre du Châtelet, o National Theater of Japan, o Ulm, o Théâtre Royal de la Monnaie, o Burgentheater, a Comédie Française, na Ópera de Lille, e em eventos de dimensão universal como o Festival Eurovisão da Canção. Em todos estes e outros tantos casos, a intercomunicação tem de ser operada sem falhas, de forma simples e intuitiva, com um sistema que tenha a flexibilidade de responder às enormes exigências que todos estes diferentes fluxos de trabalho impõem e com uma qualidade de som cristalina. Até quando Felix Baumgartner tentou o seu célebre salto de paraquedas a 40 km de altura, estabelecendo um recorde único, foi um sistema de intercomunicação da RIEDEL que o manteve em contacto com a base. Veja aqui. Intercomunicação, portanto.

Para isto a RIEDEL oferece uma linha de produtos capaz de satisfazer todas as necessidades de intercomunicação, em qualquer centro de operações, maior ou mais pequeno, e seja qual for o caderno de encargos. Esta linha inclui a série Artist, os Smartpanels, os Keypanels, a linha Performer, a linha Bolero e outros. Estes produtos garantem também a ligação às outras linhas de produtos desenvolvidas pela RIEDEL.

Não fique por aquilo que lhe dizemos, veja com os seus olhos como a RIEDEL pode solucionar os seus problemas de intercomunicação. Aqui poderá ver toda a linha de produtos de intercomunicação oferecida pela RIEDEL. E fale connosco para ficar a saber mais ainda sobre tudo isto.

Se a RIEDEL é intercomunicação, a AVANTOOLS é a especialista nesta área em Portugal. Uma combinação perfeita.


A640, o futuro da escuta

Os controladores pessoais de escuta da AVIOM são, sem qualquer dúvida, o padrão mundial da indústria para a mistura pessoal de escuta, quer em palco quer em estúdio. O A640, o novo modelo topo de gama da AVIOM, traz um nível incomparável de controlo, desempenho e fidelidade à mistura pessoal, que reflecte as principais linhas que têm marcado o percurso da marca AVIOM. Para além das novas características excepcionais, o A640 está ligado ao futuro, através da inclusão do interface Dante.

A empresa

A AVIOM não é uma marca qualquer, surgida ontem, sem tradição no mercado e com um trajecto efémero. A qualidade dos seus produtos não são fruto de folclore publicitário. A AVIOM foi fundada em 2002 por uma equipa de profissionais de engenharia, design e desenvolvimento de produto, com muitos anos de experiência nas áreas de instrumentos musicais e do áudio profissional. Desde o início, a missão da AVIOM foi a de criar produtos inovadores, de base tecnológica, que atendam às necessidades reais dos profissionais de áudio e dos músicos que trabalham em géneros musicais e ambientes diversos.

Os produtos da AVIOM são usados ​​numa variedade de aplicações, em missões críticas, que exigem alto nível de desempenho, em instalações portáteis e fixas. Os mercados de AVIOM incluem reforço de som ao vivo, broadcast, estúdios de gravação, casas de culto, teatros, escolas, navios de cruzeiro e instalações de pós-produção. Estão espalhados, literalmente, por todo o mundo.

Todos os produtos AVIOM são alimentados pela A-Net®, a inovadora tecnologia de transporte de sinal áudio digital de alta velocidade, projectada propositadamente para as aplicações exclusivas de mistura pessoal para escuta. O protocolo A-Net diferencia os produtos AVIOM de outras marcas e permite uma combinação de desempenho, de alta qualidade, de fiabilidade, de robustez e de facilidade de uso, que não é possível com outros protocolos. Aqui reside o segredo do sucesso da AVIOM.

O A640

O que é que faz a diferença , no caso do A640? Mais canais de mixagem, recursos poderosos e uma interface de utilizador intuitiva e simplificada, o A640 ajuda os músicos a ouvir melhor do que nunca. É compatível com todos os sistemas AVIOM existentes, que usam rede Dante, placas de mesas de mistura digital ou entradas analógicas e pode ser usado simultaneamente com outros misturadores pessoais A360, A320 e/ou A-16II, para situações mais ou menos complexas.

O A640 tem um interface de utilizador intuitivo, com um ecrã multi-mix-view colorido, de alta resolução,
selecção de canal personalizável de até 64 canais de rede, um motor de mistura de 36 canais, para até 18 fontes mono ou estéreo, controlo de volume por canal, agudos, graves, reverberação e panorâmico, além de Master EQ com Enhance, One-Touch Ambience™ usando áudio de rede ou microfone interno de intercomunicação para comunicação com outros utilizadores do A640. O canal favorito contém o canal mais importante de cada músico. Uma porta USB permite o fácil arquivamento e carregamento de configurações. Tem saída de mistura estéreo de 1/4″ e 1/8″, mais mistura auxiliar XLR mono.

Um ponto a destacar é a preocupação da AVIOM em aprimorar a experiência do utilizador, ao usar auscultadores intra-auriculares ou auscultadores normais. O interface de utilizador do A640 atende diretamente a esse objetivo e foi o reflexo da interacção entre a marca e os seus clientes. A opinião destes utilizadores é unânime: o A640 tem um som maravilhoso.

Os filtros DSP são optimizadas para ambientes de monitor modernos e projectadas para envolver e estimular os utilizadores, ajudando-os a alcançar melhores desempenhos.

Veja aqui mais informação sobre o A640 aproveite e obtenha informação sobre outros produtos da AVIOM. Para mais informações ainda, consulte-nos.


Como concretizar um ensaio

O Campeonato do Mundo de Rugby é um grande acontecimento desportivo, que este ano tem tido a particularidade de suscitar o interesse especial dos portugueses. A prova decorre, como é sabido, em estádios espalhados por todo o território francês. O que não é, porventura, tão conhecido é que uma infraestrutura de fibra óptica dedicada foi instalada para ligar todos estes estádios. Esta infraestrutura está, por sua vez, ligada a um centro de controlo geral, alojado no International Broadcasting Centre (IBC) de Roland-Garros, em Paris. Carros de exteriores, localizados nesses estádios, ligam-se à rede por meio de gateways de hiperdensidade .edge da LAWO. Mas este é apenas o início da história que liga a LAWO a este evento de impacte mundial. É ainda a tecnologia da LAWO que assegura todo o fluxo de tráfego de sinal a jusante de e para o IBC e daí para nossas casas. Uma parte não negligenciável do entusiasmo que o Campeonato do Mundo de Rugby nos suscita, a nós, portugueses, é facilitada pela tecnologia LAWO. É assim que nos é possível marcar presença. Graças à potência da tecnologia de ponta que a LAWO disponibiliza para este evento. Dir-se-ia um ensaio, magistralmente marcado.

No mundo do rugby

O Campeonato do Mundo de Rugby é um mega evento desportivo, organizado pelo World Rugby, o organismo que dirige a modalidade, a nível mundial. A presente edição do campeonato decorre em França, em estádios situados em Bordéus, Lille, Lyon, Toulouse, Marselha, Nantes, Nice, Saint-Denis e Saint-Étienne. As transmissões a que temos assistido são fruto do trabalho da empresa HBS, o broadcaster anfitrião deste evento, que nessa qualidade intervém noutros, como, por exemplo, todos os campeonatos organizados pela FIFA, a Maratona de Berlim, o torneio Roland-Garros, e tantos outros eventos desportivos, dos mais assisitidos do planeta.

A HBS, sediada na Suíça e em França, assegura que organizadores e broadcasters optimizem os recursos locais e os direitos de média, com a máxima fiabilidade. O papel da HBS é o de fornecer uma transmissão completa, chave na mão, incluindo a gestão geral do projecto, o desenvolvimento de um plano de produção para o evento em parceria com a RWCL, o fornecimento de equipamento técnico e de transmissão, bem como a produção e a equipa técnica, a transmissão e gestão local do projecto e a operação de um Centro Internacional de Transmissão (IBC), a distribuição via satélite, os serviços digitais, o atendimento a Broadcasters Detentores de Direitos (RHBs), além de todos os serviços de suporte necessários para a entrega do projecto HB.

Como todos nos podemos facilmente aperceber, o rugby moderno é uma modalidade assente numa sofisticadíssima infraestrutura tecnológica, que, ao mesmo tempo que assegura a lisura da componente desportiva, nos permite, a nós, dentro e fora dos estádios, ir seguindo de perto todos os passos desse processo. Uma partida de rugby, que, como é o caso, não pode ser a um nível mais elevado, está à vista e ao ouvido de todos. Dentro e fora do estádio, repito. Não há decisões de bastidores.

A tecnologia

Fruto de uma parceria já com anos de experiência, a solução oferecida pela LAWO à HBS, para viabilizar o funcionamento de todo este complexo sistema, começa pelas unidades .edge (para saber mais sobre este novíssimo produto LAWO, veja aqui,) que lidam com todo o tráfego de fluxo bidirecional entre os diferentes locais e o IBC, através da rede de transporte orange, integrando-se perfeitamente com a infraestrutura central IP existente da HBS.

Uma tecnologia flexível e avançada é essencial para garantir que tudo corra bem, e por isso a HBS decidiu ainda aproveitar as vantagens das HOME Apps da LAWO, antes mesmo do seu lançamento oficial na IBC em 15 de setembro passado. As HOME Apps, baseadas em microsserviços, são executados em servidores de alto padrão 1U e podem ser usados em combinações muito ágeis, permitindo à HBS, ao mesmo tempo, economizar espaço, peso e energia, diminuindo assim a pégada ecológica. Funcionam em paralelo com a solução vm_dmv existente na HBS e a aplicação HOME Multiviewer, com um número livremente configurável de entradas e saídas. A aplicação HOME UDX Converter, que já tinha sido testada na Austrália e na Nova Zelândia, está agora a ser usada para uma série de tarefas como conversão de formatos, controlo de cor e outras.

Adicionalmente, o número impressionante de fluxos IP que circulam, por estes dias, pelo território francês, muitas vezes indo e voltando, são controlados por dois clusters VSM separados, que permitem adicionar controlo de transmissão intuitivo a uma oferta tecnológica exclusiva.

Até parece simples…

Saiba mais sobre estes solução aqui. Saiba mais sobre o .edge, o HOME e o VSM. Sobre outros produtos LAWO aqui. Para informações adicionais, incluindo aquisições e serviços, consulte-nos.