Entrar no mundo de DANTE

A nova era do AVoIP (Audio e video sob protocolo internet) está aí para ficar. As vantagens são de tal maneira significativas para a produção profissional audio-visual, que não há como escapar-lhe. Os novos equipamentos, construídos com base nesta protocolo, oferecem possibilidades que não deixa margem para dúvidas. Novos e poderosos fluxos de trabalho, maior economia de espaço, maior rentabilidade e qualidade acrescida. A pergunta, no entanto, pode ser legitimamente colocada: o que fazer de todo o equipamento existente, analógico e digital, em que as unidades de produção investiram, que muitas vezes, está ainda longe de ter sido completamente rentabilizado? Não há que ter receio: a SONIFEX está aí com a solução. Entre no mundo do AVoIP, preserve e continue a desfrutar dos seus fluxos de trabalho, mas não descure o futuro.

A SONIFEX é um empresa inglesa de referência, que fabrica equipamentos de transmissão de áudio para os sectores de rádio, TV, segurança e telecomunicações. Está em actividade desde 1969 e estabeleceu, desde então, uma posição reconhecida na indústria de radiodifusão. Inovação é uma palavra chave da cultura da empresa, que combina ideias inovadoras ​​e voltadas para o exterior com práticas de design sólidas e eficientes. Apesar do seu sólido passado, a SONIFEX espera consolidar a sua posição nas indústrias de radiodifusão e segurança, expandindo os seus esforços de investigação e desenvolvimento, a fim de oferecer novos equipamentos cujo design reflita a qualidade e fiabilidade que são esperadas pelos seus clientes.

Neste contexto, a empresa, tendo em conta e apesar da revolução tecnológica que se opera neste momento no sector, percebeu que há que assegurar uma transição suave para esta nova era. Investimentos importantes foram feitos pelos operadores em tecnologia analógica e digital, que muitas vezes não chegaram ao fim do seu ciclo de utilização. Entretanto, novos equipamentos, baseados no protocolo AVoIP estão sendo desenvolvidos, que oferecem novas possibilidades de trabalho, tão notórias, que é impossível ignorar. O que fazer do equipamento que ainda está ao serviço e como conciliar as novas possibilidades com o equipamento existente?

A SONIFEX tem a resposta. A sua linha AVN-DIO de interfaces de áudio Audiophile-Dante® é uma solução simples, acessível e segura para garantir esta transição. Esses interfaces de áudio plug and play, de funcionamento muito simples proprocionam um método conveniente e elegante de ligar equipamentos de áudio analógicos e digitais tradicionais a uma rede de áudio Dante AoIP.

Qual é a diferença entre essas unidades e outras? A qualidade do áudio. Os interfaces AVN-DIO usam circuitos A/D e D/A que proporcionam um desempenho analógico 10 vezes melhor que produtos concorrentes similares, oferecendo de faixa dinâmica >120dB. A linha oferece modelos para todas as necessidades. Poderá saber mais sobre todos eles aqui. Os modelos AVN-DIO14 – Dante to XLR analogue stereo input & output, AVN-DIO15 – 4 analogue XLR inputs to Dante e AVN-DIO16 – Dante to 4 analogue XLR outputs, voltam agora a estar disponíveis. Cada um destes modelos dispõe de uma ligação Neutrik etherCON para ligação directa a uma rede Dante AoIP.

Conheça melhor todo o catálogo da SONIFEX. Fale connosco para saber que soluções SONIFEX melhor se adequam às suas necessidades.


Teatro Real de Madrid escolhe RIEDEL

O Teatro Real de Madrid é uma antiga instituição de dimensão internacional. Um sistema de intercomunicação Bolero da RIEDEL equipa agora esta prestigiada sala. A infraestrutura instalada permite melhorar e flexibilizar fluxos de trabalho, aumenta a fiabilidade da comunicação e responde de forma exemplar, num espaço de matriz clássica, que, por norma, introduz enormes dificuldades quando se trata de garantir, com sucesso, este tipo de função. O sistema Bolero equipa as mais importantes salas de espectáculo do mundo, incluindo Portugal. Não é por acaso. Com uma infraestrutura Bolero, os utilizadores sabem que podem contar com um equipamento que assegura, sem quaisquer transigências, a satisfação plena das suas necessidades de intercomunicação.

A origem da actual localização do Teatro Real remonta a 1738, no reinado de Filipe V, quando foi inaugurado o Real Teatro de los Caños del Peral com a encenação da ópera Demetrio, composta por Johann Adolph Hasse a partir do libreto de Pietro Metastásio. Em 1818, sob o reinado de Fernando VII, as obras de construção do Teatro Real começaram com o lançamento da primeira pedra em 23 de abril desse ano, depois da Ordem Real que ditou a remodelação da Praça de Oriente e a construção de um teatro de ópera. A partir de 19 de novembro de 1850, sob o reinado de Isabel II e durante os 75 anos seguintes, o Real tornou-se um dos principais teatros europeus. Depois de várias transformações, o Teatro Real passou a constituir a casa de ópera nacional de referência em Espanha, a primeira instituição das artes performativas e musicais, e recuperou o prestígio internacional que, historicamente, tinha, sendo reconhecido em 2021 como o MELHOR TEATRO DE ÓPERA INTERNACIONAL pelo prestigiado International Opera Awards. Saiba mais sobre o Teatro Real de Madrid.

É esta distinta e importante instituição que agora vem proceder a uma remodelação profunda da sua área de intercomunicação. A principal instituição espanhola de artes cénicas e musicais, actualizou o seu sistema de comunicação sem fios com uma infraestrutura de intercomunicação Bolero da RIEDEL. Tendo sido inicialmente actualizado para o Bolero, em 2020, devido aos seus recursos avançados, o Teatro Real possui agora 43 unidades de cinto, nove antenas e quatro interfaces NSA, que se integram perfeitamente nos sistemas existentes. O Bolero garante, assim, a cobertura do palco, dos corredores e de dois salões principais – Gayarre e Salón de Baile – que são utilizados para diversos eventos, permitindo uma comunicação clara e fiável para todo o pessoal técnico, onde quer que trabalhe. É de salientar que o Bolero é, comprovadamente, o sistema que melhor garante um sistema de intercomunicação fiável e da mais alta qualidade em edifícios desta natureza.

“A qualidade de áudio incomparável, a capacidade de configuração rápida e a cobertura abrangente do Bolero nos nossos diversos espaços simplificaram muito os nossos fluxos de trabalho”, disse Fernando Valiente, Director do Departamento Audiovisual do Teatro Real. “A nossa equipa sentiu-se rapidamente confortável com o uso das unidades de cinto Bolero, e o sistema geral tornou-se um activo indispensável. Fornecendo a funcionalidade robusta e a fiabilidade que precisamos para garantir produções e eventos impecáveis.”

Ao implementar e ampliar o seu sistema de intercomunicação sem fios Bolero, a fundação que gere o Teatro Real garantiu comunicações ininterruptas e melhorou os fluxos de trabalho em toda a casa de ópera. A flexibilidade das funções das unidades de cinto Bolero melhorou a eficiência geral das equipas técnicas. Com as seis teclas do Bolero atribuídas a todos os grupos, os membros podem comunicar entre si com o simples premir de um botão. Em cenários de emergência, o Bolero é a solução fiável, com uma unidade de cinto reservada para uso em caso de falha na comunicação com fio.

“A experiência do Teatro Real com o Bolero mostra o poder transformador da tecnologia de intercomunicação sem fio de última geração”, afirmou Maribel Román, responsável regional de vendas da RIEDEL. “Ao investir no Bolero para melhorar e ampliar as comunicações em toda a casa de ópera, o Teatro Real melhorou significativamente as suas operações globais. Estamos orgulhosos de ser um fornecedor de soluções de confiança para esta prestigiada instituição de artes performativas.”

Saiba mais sobre o Bolero e os restantes sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Para mais informações, e para conhecer exemplos de sucesso de implementação destes sistemas em Portugal, contacte-nos. A AVANTOOLS é a empresa de referência em intercomunicação em Portugal.


Escolha o melhor

A 360 Systems habituou-nos, desde 1972, a produzir ferramentas extremamente inovadoras para o mercado do áudio e vídeo profissional, que se tornaram referências incontornáveis. O ano passado a empresa americana lançou, entre outros, dois produtos, para os quais lhe queremos voltar a chamar novamente aqui a atenção. Estes produtos podem ajudá-lo nas suas tarefas de produção e facilitar tremendamente os seus fluxos de trabalho. Saiba então do muito que são capazes os novos Instant Replay3 e Digicart 5. E escolha bem.

Um pouco de história

A 360 Systems foi fundada em 1972. Os largos anos de actividade mantidos numa indústria tão competitiva, são a prova, não só, de uma enorme resiliência da empresa, como da sua capacidade de se adaptar a um ecossistema que sofre regularmente profundas mudanças de paradigma tecnológico. Uma enorme experiência e um respeito total pelos princípios que nortearam a empresa desde o início: um foco absoluto nas novas tecnologias para as indústrias do broadcast, entretenimento e pro-AV e o desejo de fornecer produtos de alto valor que tenham capacidades, significativamente, maiores e custos muito mais baixos.

Na linha actual de produtos do catálogo da 360 Systems queremos destacar-lhe dois, que decerto irão merecer a sua atenção. Falamos-lhe do Instant Replay3, e do novíssimo DigiCart5.

Instant Replay3

Sobre o Instant Replay3, tivemos já ocasião de o detalhar aqui e aqui no Feedforward. Trata-se de um leitor de clips de áudio completamente independente, numa única unidade, destinado a teatros, estações de rádio, salas de concerto, arenas, grandes estádios e outros recintos desportivos, entre muitas outras possíveis aplicações. Um aparelho, robusto, totalmente fiável, extremamente simples de operar, com qualidade broadcast, operável nas condições mais adversas. Saiba mais.

Digicart 5

O novíssimo Digicart 5 é o sistema de áudio mais avançado da 360 Systems, que continua uma história de 30 anos. COntinua a ser a primeira escolha para spots de áudio em broadcast. Com os novos recursos, o DigiCart 5 é a mais potente ferramenta para áudio integrado, susceptível de ser usado em rádio e televisão, em carros de exteriores, em aplicações audiovisuais ou eventos ao vivo de todo o tipo. Saiba mais.

Os equipamentos da 360 Systems podem ser descritos de forma simples. Qualidade de som broadcast, operação totalmente intuitiva, robustez sem compromissos, fiabilidade total. Agora cabe-lhe a si escolher o modelo que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça mais sobre estes e outros produtos da 360 Systems aqui. Consulte-nos para mais informações.


O futuro do podcast

As tecnologias digitais colocam ao nosso serviço várias ferramentas, necessárias para garantir algo tão ancestral e vital como a espécie humana: a intercomunicação. Esta assenta sempre numa qualquer tecnologia, da fala, ao papiro e à pena, do telégrafo ao computador. A novidade que os computadores trazem é a de proporcionarem diversas formas de intercomunicação, de forma articulada, antes dispersas por diversas tecnologias. Uma delas é o podcast. Transmitir informação, seja de que natureza for, do ponto a para o ponto b, de forma tão simples, como se estivéssemos a interagir da forma mais básica que dominamos desde que nascemos: a fala. Um podcast não é mais do que isso: passar conteúdo de um ponto a outro e interagir com o(s) nosso(s) interlocutor(es). Desde os tam-tams africanos, ao telégrafo, passando pelos jornais e pela rádio, estamos sempre perante o mesmo desafio: passar informação do ponto a para o ponto b e, durante o processo, interagir com os destinatários da nossa informação. O podcast assenta em ferramentas muito simples para a sua produção e é de utilização quase tão natural como a fala. A AVANTOOLS propõe-lhe um conjunto de ferramentas, sobretudo da gama YELLOWTEC, que lhe vão permitir recorrer a esta forma de intercomunicação, com alta qualidade e extrema facilidade de uso.

Neste início de 2024, podemos dizer que a indústria de podcasting está à beira de mudanças significativas que moldarão o cenário da criação e consumo dos conteúdos de áudio, via podcast. O futuro do podcasting é aliciante.

Especialistas do sector antecipam uma dinâmica sem precedentes no espaço de podcasting. Para além das novas possibilidades tecnológicas, há uma clara evolução na diversificação das técnicas de monetização, o que sugere que os podcasters podem explorar uma variedade de fontes de receita para apoiar os seus esforços de criação de conteúdo.

O futuro do podcasting está interligado com os avanços tecnológicos, incluindo a integração de IA, conteúdo de vídeo e técnicas de publicidade inovadoras. Esses desenvolvimentos irão certamente melhorar a experiência geral de podcasting, tanto para criadores como para ouvintes.

O podcasting continua a experimentar um crescimento notável, com projecções de receita na ordem dos milhares de milhões de euros em 2024. Esse crescimento substancial é atribuído ao número crescente de podcasts, ao aumento das audiências e aos avanços na tecnologia da publicidade que permitem estratégias publicitárias mais focadas usando este meio.

Espera-se que o podcasting alcance novos mercados, incluindo nisto a área da educação, o sector da população mais jovem, das pequenas empresas, das empresas locais e do público multilingue. Esta expansão revela o potencial dos podcasts para agregar valor em ambientes educacionais e envolver públicos diversos noutros setores.

O espaço de podcasting regista o surgimento de produtos e serviços especializados, adaptados às necessidades dos podcasters, como soluções completas para podcasters profissionais, ferramentas de SEO (search engine optimization) para podcast e produtos e serviços específicos para podcast. Esses desenvolvimentos visam agilizar os processos de criação de conteúdo e melhorar a qualidade geral dos podcasts. Ao olharmos para 2024, o futuro do podcasting parece dinâmico e promissor. As razões situam-se na inovação tecnológica, no crescimento do mercado e na diversificação contínua de conteúdos e fluxos de receitas. Este cenário em evolução apresenta oportunidades interessantes tanto para criadores como para ouvintes, moldando a forma como nos envolvemos e envolveremos com o conteúdo de áudio nos próximos anos.

O podcast é uma ferramenta que apenas depende do autor ou autores e é independente das grandes cadeias de comunicação.

A AVANTOOLS, aposta nesta área, fornecendo ferramentas específicas para podcasters, em especial a linha dirigida a este segmento da nossa representada YELLOWTEC. Aposta também na formação no uso destas ferramentas. Falaremos mais em detalhe dos produtos da marca alemã em breve, que pode, desde já, consultar aqui. Entretanto, contacte-nos para mais informações.


Rumar ao futuro, sem prescindir do passado

Há uma revolução em curso no domínio da produção audio-visual. O protocolo IP permite hoje que os equipamentos falem uns com os outros, estando assim criadas condições para que surjam novos e mais poderosos fluxos de trabalho. A oferta de novos equipamentos, com novas possibilidades de operação e novas características obedece ao referido protocolo. A pergunta, no entanto, mantém-se para quem quer acompanhar esta inevitável mudança, como é o caso de estruturas que não foram montadas de raiz com base nesse protocolo: o que fazer com todo o equipamento herdado do passado, que traduz investimentos avultados, muitas vezes longe ainda de terem sido rentabilizados? A SONIFEX propõe-lhe a solução, através de interfaces simples, que permitem a comunicação entre o equipamento tradicional e o novo. Bem-vindo à série AVN.

Os novos interfaces da série AVN da SONIFEX convertem entradas e saídas analógicas balanceadas ou AES3 para Dante AoIP. Para I/O analógicos, 4 e 8 canais bidirecionais, obtêm-se 16 canais de entradas e 16 de saída. Nestes produtos analógicos, o nível de alinhamento global pode ser definido para entradas e saídas. Para AES3 existe uma interface bidirecional de 8 canais estéreo. Todos os modelos analógicos e AES3 podem ser encomendados com portas Dante redundantes simples ou duplas. Simples de configurar e operar, essas soluções económicas de montagem em rack oferecem uma solução fácil em qualquer área de actividade profissional no campo dos AV.

Estes interfaces de áudio plug and play simples oferecem um método prático e elegante de ligar equipamentos de áudio analógicos e digitais tradicionais a uma rede de áudio Dante AoIP.

Qual é a diferença entre essas unidades e outras? A resposta é simples: a qualidade do áudio. A SONIFEX usa circuitos A/D e D/A que apresentam um desempenho analógico 10 vezes superior ao do produtos concorrentes similares, proporcionando uma banda dinâmica >120dB .

Nas séries Multi-Channel Dante® e AVN-DIO Audiophile Dante® vai encontrar soluções para todos os seus problemas de conversão para e de redes Dante AoIP. É a solução para entrar neste novo mundo sem pôr em causa o seu investimento passado.

Saiba mais sobre estes produtos aqui e consulte-nos para mais informação.