Uma universidade dedicada às artes escolhe LAWO

É uma das maiores e mais conhecidas universidades do mundo dedicada às artes. A mdwUniversidade de Música e Artes Cénicas de Viena prepara os seus alunos para o universo das artes performativas, da música, do teatro e do cinema. Uma colaboração entre a mdw e a LAWO permite agora usar uma mesa de mistura modelo mc²56 MkIII com A__UHD Core, no Tonregie 1 do mdw. A nova mesa está a ser usada, tanto para formação de alunos como para outras produções. Conciliar produções internas de alta qualidade com a formação em engenharia de som explicam facilmente a escolha pela mc²56 da LAWO. Mas não se trata apenas de ter acesso à excelência da mc²56 MkIII. O novo sistema permite, entre outras mais valias, potenciar, flexibilizar, expandir e conciliar as componentes pedagógicas e de produção interna, e criar sinergias com outras instituições. Um futuro aliciante no horizonte.

Tonregie 1 da mdw

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena é líder internacional em todas as áreas da música, artes cênicas e ciências afins desde 1817. A universidade educa cerca de 3000 estudantes de 70 países e oferece 115 áreas de estudo e 41 cursos universitários distribuídos por 25 institutos.

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena e a LAWO colaboraram para instalar um mesa de produção de áudio modelo mc²56 MkIII com o A__UHD Core no Tonregie 1 da mdw, para ser usada tanto na formação dos seus alunos como nas produções que fazem parte dos currículos académicos. O novo equipamento, baseado no protocolo AoIP, também inclui um Power Core Gateway, bem como uma A__stage64, como uma caixa de palco para agregação de sinais de áudio de todo o campus. A nova infraestrutura da mdw utiliza uma rede RAVENNA, que pode integrar formatos como MADI ou AES/EBU. Os dispositivos DANTE na rede estão sustentados numa placa de expansão no Power Core. A instalação permite produções dos mais diversos géneros, com a ajuda adicional de um servidor WAVES.

mc²56 MkIII

Um dos focos da mdw está no programa de graduação para Tonmeister. Durante o programa de bacharelato/mestrado de seis anos, o aluno deve encontrar tecnologias típicas de mercado e aprender a trabalhar com diversos sistemas em diferentes cenários. O conceito aberto das mesas da LAWO permite que diferentes aplicações e fluxos de trabalho sejam definidos, ensinados e produzidos de acordo com os requisitos do curso. As predefinições facilitam a simulação de diferentes situações realistas – desde a produção de pequenos conjuntos, orquestras, apresentações dramáticas e óperas. Graças ao interface e às configurações claramente estruturadas, mesmo utiizadores inexperientes podem operar a mesa para realizar as suas primeiras produções de forma rápida e sem explicações aprofundadas. Com a mc²56 é possível dividir o espaço de operação para que duas pessoas possam trabalhar independentemente uma da outra. Para uma produção de ópera, por exemplo, é possível ter uma pessoa a misturar a orquestra e outra os solistas. No futuro, a mc²56 será usada para expandir a produção e streaming em formatos multicanal.

Produção de um espctáculo ao vivo

O estúdio “Tonregie1” é um dos maiores da universidade e, juntamente com vários outros localizados no novo Future Art Lab do mdw, está disponível para o programa Tonmeister, que envolve muitas aulas com diferentes focos, tanto em grupo como individualmente. Outra característica especial é a cooperação com outras universidades. Neste sentido, é oferecido ensino remoto bidirecional e produção musical remota conjunta. A transmissão, de baixíssima latência inerente ao protocolo RAVENNA, permite que os instrumentistas toquem juntos em diferentes locais, com a mistura a ser criada na mc²56. Produções individuais transmitidas ao vivo de outros locais também podem ser processadas por meio da mesa, para que os alunos de música possam tocar junto ou ensaiar ao vivo, remotamente.

Future Art Lab

Uma primeira experiência concreta fez, desde logo, realçar o tremendo potencial deste sistema e é digna de registo. A equipa de som do mdw esteve implicada numa apresentação de ópera no Schlosstheater de Viena, onde estava disponível apenas uma sala de controlo de vídeo, mas nenhuma sala de controlo de áudio. Foi montada uma A__stage64 e os sinais foram transmitidos a cinco quilómetros de distância, até ao campus mdw, onde o engenheiro de som e o produtor estavam sentados junto à mc²56. A mistura final foi então enviada de volta ao Schlosstheater e combinada com o vídeo para ser transmitido ao vivo. Uma produção com estas características só é possível através do protocolo AoIP e a potênca, a qualidade e a flexibilidade das mesas LAWO. Embora esta produção ainda tenha sido realizada em estéreo, o plano no futuro é produzir áudio binaural ou 3D, o que será particularmente interessante para o streaming. Um futuro, portanto, ainda mais aliciante que se avizinha.

Saiba tudo sobre esta instalação aqui, aqui sobre o Power Core Gateway e aqui sobre a mc²56 MkIII. Informação sobre o Waves Server aqui. E fale connosco para saber ainda mais sobre estes e outros produtos e soluções LAWO que temos para si.


Alô podcasters!

As tecnologias digitais colocam ao seu serviço novas ferramentas, necessárias para garantir algo tão ancestral e vital como a espécie humana: a intercomunicação. Esta assenta sempre numa qualquer tecnologia, da fala, ao papiro e à pena, e do telégrafo ao computador. A novidade que os computadores trazem é bastante simples: possibilitam diversas formas de intercomunicação, de modo articulado, antes só possível pelo uso de tecnologias separadas. O podcast é isso: transmitir informação, seja de que natureza for, do ponto a para o ponto b, de um modo simples, como se estivéssemos a interagir da forma mais básica, que dominamos desde que nascemos: a fala. Um podcast é, afinal, partilhar conteúdo e interagir com o(s) nosso(s) interlocutor(es) à distância, de uma forma livre, barata e universal. O podcast assenta em ferramentas muito simples e produzi-lo é quase tão simples e natural como falar. A AVANTOOLS propõe-lhe um conjunto de ferramentas, da gama YELLOWTEC, que lhe vão permitir recorrer a esta forma de intercomunicação, com alta qualidade e extrema facilidade de uso.

Podacast, a filosofia

Sem medo de errar, podemos dizer que a indústria de podcasting está à beira de mudanças significativas que moldarão o cenário da criação e consumo de conteúdos de áudio, via podcast. O futuro do podcasting está garantido, por mais que lhe digam que não.

Especialistas do sector antecipam uma dinâmica sem precedentes no espaço de podcasting no futuro próximo. Para além das novas possibilidades tecnológicas, há uma clara evolução na diversificação das técnicas de monetização, o que sugere que os podcasters podem explorar uma variedade de fontes de receita para apoiar os seus esforços de criação de conteúdo.

O futuro do podcasting está também intimamente interligado a avanços tecnológicos, incluindo a integração de IA, de conteúdos vídeo e a técnicas de publicidade inovadoras. Esses desenvolvimentos irão certamente melhorar a experiência geral de podcasting, tanto para criadores como para ouvintes.

O podcasting continua a experimentar um crescimento notável, com projecções de receita na ordem dos milhares de milhões de euros em 2024. Não leu mal: são mesmo milhares de milhões! Esse crescimento substancial é atribuído ao número crescente de podcasts, ao aumento das audiências e aos avanços na tecnologia da publicidade que permitem estratégias publicitárias mais focadas usando este meio. Qualquer tema é virtualmente susceptível de ser tratado em podcast. O conteúdo é, portanto, rei.


As razões para o desenvolvimento desta área são fáceis de perceber. Para além dos domínios em que, tradicionalmente, se têm e continuam a desenvolver conteúdos —desporto, humor, política, etc. —, o podcasting está a alcançar novos mercados, incluindo a área da educação, o sector da população mais jovem, das pequenas empresas, das empresas locais e do público multilingue. Esta expansão revela o potencial dos podcasts para agregar valor em novos ambientes e envolver públicos diversos em sectores muito diversificados, tudo assente numa crescente inovação tecnológica, no crescimento do mercado e na diversificação contínua de conteúdos e dos fluxos de receitas.

Uma área em mudança

O espaço de podcasting regista o surgimento de produtos e serviços especializados, adaptados às necessidades dos podcasters, como soluções completas para podcasters profissionais ou amadores, ferramentas de SEO (search engine optimization) para podcast e produtos e serviços específicos para podcast. Esses desenvolvimentos visam agilizar os processos de criação de conteúdo e melhorar a qualidade geral dos podcasts.

Em 2024, podemos dizê-lo sem receio, o futuro do podcasting parece ser este: uma firme promessa de dinamismo e crescimento. Este cenário em evolução apresenta oportunidades interessantes tanto para criadores como para ouvintes, moldando a forma como nos envolvemos e nos iremos envolver com o conteúdo de áudio nos próximos anos.

O podcast é uma tecnologia que apenas depende do autor ou autores, é por natureza muito “portátil” e, factor muito importnte, é independente das grandes cadeias de comunicação. Os podcasters são donos do seu podcast! E as ferramentas para o produzir são de uma simplicidade desconcertante.

Um ficheiro áudio, um clique e estamos em contacto com o mundo

Para os podcasters, a AVANTOOLS, uma empresa especializada nesta área, fornece-lhe ferramentas específicas, muito em especial a linha dirigida a este segmento de mercado da nossa representada YELLOWTEC. Verifique, por exemplo, o microfone iXm. Nas suas duas versões o iXm Recording Mic e o iXm Podcaster, este virado para uma operação mais simples, aquele com outras possibilidades mais sofisticadas. A operação de um e de outro modelo resume-se, literalmente, ao premir de um botão.

O microfone para repórteres, o iXm Recording Mic é o único gravador do mundo projectado especificamente para gravar entrevistas. A sua operação simples e a tecnologia LEA, Level Energy Arbitration, para controlo de nível garantem gravações perfeitas para todos os jornalistas, investigadores, etc.. As ferramentas para podcast da YELLOWTEC são naturalmente também adequadas ao exigente universo da rádio, sobretudo, agora que muito do trabalho se desenrola fora dos estúdios tradicionais.

O LEA e o resto

O sistema LEA filtra ruídos indesejados. Garante gravações nítidas com resposta de frequência natural em todas as condições. As cabeças de microfone intercambiáveis para este modelo ​​oferecem flexibilidade adicional, que lhe permite adaptar-se a qualquer situação de gravação.

O iXm Podcaster é a ferramenta de gravação ideal para todo o podcaster ambicioso. Esta tecnologia LEA integrada é uma garantia de um sinal perfeito. Este modelo oferece a mais alta qualidade de gravação. Ao contrário do iXm Recording Mic, o iXm Podcaster funciona exclusivamente com bateria. Usa apenas uma cápsula de microfone dinâmico da linha iXm PRO, com padrão cardióide. Dispõe assim de uma solução iXm mais económica, que assegura a mais alta qualidade áudio, com uma incrível simplicidade de uso.

Use o próprio microfone para gravar para um SD card, (o LEA fará a operação por si, assegurando qualidade de topo,) transfira os seus ficheiros para o computador, monte a sua peça, publique-a! É mesmo assim simples.

Por um preço imbatível, o pacote iXm oferece o microfone de gravação iXm juntamente com os respectivos acessórios iXm. Uma bolsa iXm proteger o seu iXm durante o transporte, um Windscreen iXm para estar pronto para gravação em condições de vento, o leitor de cartão SD Lightning ou USB-C incluído para transferir rapidamente as suas gravações iXm para o seu dispositivo móvel, computador ou outro. Depois é a montagem e… alô mundo!

A tecnologia LEA ( Level Energy Arbitration,) incluída nos modelos iXm e no PUC2 LEA, é como o seu operador de som privado, sempre ao seu lado. Permite optimizar o ganho, filtrando o ruído de fundo e garantindo gravações cristalinas através de uma resposta de frequência equilibrada e natural. Concentre-se no seu conteúdo —sempre o conteúdo! — a tecnologia LEA do seu microfone encarrega-se do resto. Nada mais simples.

m!ka podcast

O m!ka podcast é o novíssimo suporte de microfone especialmente concebido para esta área, baseado na famosa linha de suportes m!ka da YELLOWTEC.

Saiba mais sobre a linha iXm aqui e sobre a linha m!ka aqui.

A AVANTOOLS aposta também na formação para o uso destas ferramentas. Pode saber mais sobre os produtos da marca alemã adequados ao podcasting aqui. Entretanto, contacte-nos para mais informações e para saber que soluções se adequam melhor às suas necessidades.


RIEDEL STAGE SYSTEMS: uma solução completa para salas de espectáculo

As mais prestigiadas salas e grandes centros de espectáculo do mundo, incluindo Portugal, usam soluções RIEDEL para a sua intercomunicação. Soluções completas, os RIEDEL STAGE SYSTEMS, são capazes de resolver todos os problemas de intercomunicação, por mais complexos e difíceis que se afigurem os espaços onde é necessários implementá-los. Com estes sistemas, o utilizador acede a um universo que se distingue pelo design inovador, a sua qualidade única, fiabilidade e flexibilidade totais e escalabilidade. A marca da RIEDEL.

Os RIEDEL STAGE SYSTEMS, para salas de espectáculo, seja qual for a sua dimensão, não têm rival. São os mais premiados, valorizados e fiáveis do mercado.

Ao entrar no mundo das operações para salas de espectáculo com os RIEDEL STAGE SYSTEMS está a entrar num universo que lhe assegura a versatilidade e fiabilidade que a linha de produtos de intercomunicação da RIEDEL lhe proporciona. Do Bolero aos SmartPanels, do Artist, ao Mediornet, passando pela RefBox. Ao escolher os RIEDEL STAGE SYSTEMS vai descobrir como cada componente se integra perfeitamente com os ambientes de qualquer sala de espectáculo e como estes capacitam as equipas de produção e os responsáveis de cena, quando se trata de facilitar chamadas em grupo, comunicações entre regies e até mesmo controlar dispositivos externos, como câmaras PTZ, por exemplo, de modo integrado.

O SmartPanel é a chave de controlo de todo este sistema. A partir daqui é possível falar via intercomunicadores, controlar o sinal dos MediorNet, disparar os vários conteúdos, desactivar os sinais GPIO e depois disso fazer chamadas de grupo ou entre regies. É ainda possível controlar equipamento NIMOS extra como câmaras PTZ.

O valor acrescentado deste sistema reside no facto de que tudo provém de uma única fonte e que qualquer função individual é compatível com qualquer outra e, sobretudo, fiável.

Veja tudo o que a RIEDEL lhe oferece para solucionar os seus problemas de broadcast, live, etc.. E fale connosco para ficar a saber mais ainda ou para que o possamos guiar na procura da solução RIEDEL perfeita para as suas necessidades. A AVANTOOLS é especialista em intercomunicação em Portugal.


m!ka, a função faz a forma

A série m!ka da YELLOWTEC distingue-se e distingue. Concebida para suportar todo o tipo de equipamento em estúdios de rádio, televisão e noutras situações, a linha m!ka equipa centenas de estúdios por todo o mundo. Também em Portugal, os principais broadcasters, e não só, utilizam este sistema. Porquê a escolha? É simples: a linha m!ka cumpre uma função e fá-lo com excelência, elegância e eficácia totais. A função faz a forma, com efeito, mas, no caso da YELLOWTEC, fá-lo com um brilhantismo extra. Incomparável.

Não se trata de meros pés de microfone. A linha m!ka da YELLOWTEC vai para além daqueles suportes de microfone articulados, frágeis, inestéticos e ineficazes. Concebidos com duas preocupações em mente, robustez e versatilidade, o sistema de montagem de microfones e monitores m!ka, permite projectar uma configuração de estúdio individual da maneira mais flexível. Os diferentes módulos que compõem a linha m!ka oferecem componentes robustos, capazes de integrar microfones, monitores e outro equipamento. É grande a escolha entre as inúmeras opções para organizar o equipamento e montar uma combinação individual de elementos onde e como quiser.

Para videochamadas, streaming e rádio visual, a linha m!ka foi ampliada com novos módulos. Especialmente para aplicações de vídeo, são oferecidos três novos componentes que combinam perfeitamente com todos os outros elementos m!ka. Se a sua operação de broadcast inclui conteúdo de vídeo, confira o m!ka CamStud, o m!ka CamArm e o m!ka Mic Arm TV.

O que este sistema lhe oferece é a capacidade de cumprir a função básica, que é a de suportar microfones e outro equipamento tradicional usado em estúdios de broadcast e outros, fazê-lo bem e permitir uma valiosíssima economia de espaço. Mas faz tudo isto adicionando-lhe um promenor valiosíssimo: o seu incrível e único design. O acabamento metálico anodizado do m!ka é uma característica que não escapa ao olhar mais desatento. Existe também a opção pelo acabamento em preto. Claro ou escuro, o m!ka mantém a área de trabalho limpa com elegância, ocultando a maioria dos cabos e reduzindo o número de montagens. O m!ka é um sistema adequado a este momento em que rádio e televisão se fundem, graças à internet. Seja ouvido, mas seja também visto, com estilo.

A linha m!ka permite começar do zero, ou seja, o utilizador cria a sua própria combinação de módulos ou recorrer a conjuntos m!ka pré-definidos para responder às situações mais comuns. São doze as composições diferentes sendo, opcionalmente, possível atualizá-los sempre com mais elementos m!ka, de acordo com as necessidades.

Veja aqui alguns dos utilizadores mais conhecidos no nosso país.

Saiba tudo sobre a linha m!ka aqui. Se desejar apoio na sua escolha, por favor, contacte-nos.