Sistemas RIEDEL: Intercomunicação Fiável em Eventos Desportivos e Esports

Três estádios de Pittsburg (EUA), o PNC Park, o PPG Paints Arena e o Acrisure Stadium, dispõem agora de uma solução de topo para um sistema de intercomunicação integrada. Esta instalação abrangente representa um marco significativo na padronização e melhoria da infraestrutura de comunicações para as equipas profissionais da cidade, garantindo que os três estádios beneficiam agora de comunicações contínuas e fiáveis ​​para operações em dias de jogos e produções de eventos ao vivo. No domínio dos desportos digitais, um conjunto abrangente de soluções RIEDEL garante a produção e transmissão contínuas de um campeonato mundial anual de esport. Ao integrar perfeitamente os sistemas Bolero de 1,9 GHz e 2,4 GHz da RIEDEL com uma unidade Artist-1024, a ATK Versacom foi capaz de superar as limitações tradicionais da comunicação sem fios em ambientes densos, facilitando a comunicação síncrona entre equipas de produção locais e internacionais, broadcasters e técnicos do evento. Vários desportos, vários locais, várias exigências, uma solução de intercomunicação, uma garantia: a total fiabilidade dos sistemas de intercomunicação da RIEDEL.

Do desporto

Tanto o PNC Park, casa dos Pittsburgh Pirates, como o PPG Paints Arena, casa dos Pittsburgh Penguins receberam uma actualização completa do sistema de intercomunicação, com 9 a 10 antenas Bolero, 10 a 20 unidades de cinto sem fio Bolero, 30 a 35 SmartPanels de vários tamanhos e interfaces de quatro fios instaladas em cada local , bem como uma unidade Artist 1024. O conjunto permite de 16 a 1024 portas em cada estádio. O Acrisure Stadium, a casa dos Pittsburgh Steelers, por sua vez, recebeu um sistema de intercomunicação totalmente novo composto por 11 antenas Bolero, oito unidades de cinto Bolero, 35 SmartPanels de tamanhos diferentes, interfaces de quatro fios e o Connect Trio da RIEDEL para ligações telefónicas.

Os sistemas RIEDEL melhoraram de forma notável as operações, expandindo a cobertura para áreas anteriormente inacessíveis, como túneis e espaços subterrâneos por onde pessoal técnico e equipas podem transitar. Esse alcance melhorado permitiu que os broadcasters e as equipas de produção capturem uma maior variedade de conteúdo, melhorando a experiência geral dos adeptos, tanto no estádio, como a dos telespectadores em casa.

… Ao esport

Realizado pela primeira vez em 2011, o campeonato internacional anual de esport de Seattle evoluiu para um evento de grande prestígio no calendário de esports. O aclamado evento de jogo multiplayer online battle arena (MOBA) atraiu atletas e adepto de todo o mundo à Climate Pledge Arena de Seattle, onde as equipas concorrentes nesta temporada lutaram pelo título de campeão mundial e por um prémio multimilionário.

O torneio deste ano marcou uma conquista significativa na produção de eventos ao vivo, graças ao uso inovador da tecnologia de ponta da RIEDEL. Como especialista em suporte à produção, a ATK Versacom ajudou a instalar uma extensa configuração que incluiu 90 unidades de cinto sem fios Bolero (26 operando em 2,4 GHz e o restante em 1,9 GHz DECT), uma unidade de intercomunicação de matriz digital Artist-1024 com 256 portas, aproximadamente 30 SmartPanels e painéis da série 1000, até 25 antenas para 1,9 GHz e 20 antenas para 2,4 GHz.

A ATK Versacom conseguiu integrar perfeitamente os sistemas Bolero de 1,9 GHz e 2,4 GHz na matriz Artist-1024, permitindo a comunicação em diferentes bandas de frequência sem interação directa. Esta configuração permitiu à ATK Versacom criar uma rede de comunicação sem fios de alta densidade, capaz de suportar até 90 unidades de cinto simultaneamente, superando a limitação típica do DECT de 50 unidades de cinto. Além disso, a integração facilitou a comunicação, em pelo menos quatro línguas diferentes – incluindo mandarim, russo e espanhol – e incluiu Dante. O sistema adaptável integrou-se perfeitamente com interfaces externos, o que permite estabelecer ligações com broadcasters de diferentes países, garantindo assim uma transmissão global contínua.

Intercomunicação fiável, sem fios, em qualquer ambiente

São várias modalidades desportivas, incluindo o esports. Vários espaços, soluções integradas, que vencem condições por vezes bastante adversas e que assguram um aspecto crucial da operação em todos eles: a intercomunicação. Só a RIEDEL pode garantir esta capacidade técnica e a fiabilidade total de operação dos seus produtos. Saiba mais sobre estas soluções aqui e aqui. Saiba sobre os produtos referidos acima aqui.

Mas não se fique apenas pelo que lhe dizemos aqui. Venha testemunhar a qualidade da RIEDEL. Contacte-nos para ficar a saber mais ainda sobre a solução de intercomunicação que melhor se adequa às suas necessidades. A AVANTOOLS é a especialista número 1 em intercomunicação, em Portugal.


TouchControl 5 RTW: Nova Versão 1.1 com Recursos Aprimorados

O TouchControl 5 da RTW, é um controlador de monitores de áudio, com capacidade de medição do sinal. A nova versão oferece-lhe uma série de novas possibilidades que fazem deste controlador uma ferramenta cada vez mais poderosa. Uma espécie de canivete suíço para controlo do seu estúdio. Construído com base num importante legado de fabrico de controladores de monitor, destinados ao broadcast e aos estúdios, e na linha das afamadas unidades de medição de sinal da RTW, o TouchControl 5 assenta na tecnologia AoIP e no protocolo Dante®, tem um ecrã sensível ao toque, de 5”, com um GUI muito intuitivo, tem um tamanho pequeno que preserva espaço de trabalho valioso. Por detrás do seu aspecto compacto, contudo, há mais, muito mais, a descobrir no TouchControl 5.

Já aqui no FeedForward lhe descrevemos o TouchControl 5. Em resumo, o TouchControl 5 foi concebido e desenvolveu-se como um dispositivo de rede. Portanto, não precisa de muitas ligações ao mundo exterior. Foi assim que se tornou possível construir um dispositivo com uma pegada muito pequena. A porta de rede não fornece apenas os canais de áudio, 32 entradas e 32 saídas, mas também inclui alimentação. Além disso, existe também uma secção I/O, de topo, de 24 bits/96 kHz.

O TOUCHCONTROL 5 NUM RELANCE

Quando olha para o painel frontal do TouchControl 5 encontra o microfone integrado que alimenta a medição SPL e que também pode ser usado para o talkback. O ecrã de 5”, sensível ao toque, pode ser configurada pelo utilizador, assim como o botão giratório ( um botãozão!), configurável e sensível ao toque.

Na parte de trás do TouchControl 5 encontra a porta Dante®, que lhe fornece sinal Audio over IP (AoIP), uma entrada para microfone externo e outra para auscultadores.

O que fazer com o TouchControl5? A lista de possibilidades é longa, mas podemos, a título de exemplo falar-lhe no Downmix, Source A/B Compare, SPK Select, Calibrated Monitoring (usando o microfone interno ou configuração manual), SPL Readout, Solo, Cut, Swap, Phase, Mono, Dim, Mute e Test Tone Gerador. Com capacidade para até 32 canais Dante® de entrada e saída, o TouchControl 5 pode lidar facilmente com configurações do número de canais, do simples estéreo até 22.2.

O mecanismo de medição PPM é retirado de modelos TouchMonitor de última geração. Existem diversas maneiras de personalizar o TouchControl 5, em função de cada fluxo de trabalho específico, incluindo escalas, mudar configurações de cores e muito mais. É possível medir vários parâmetros. O valor de True Peak faz parte da história da medição, assim como o VU e o British PPM.

A NOVA VERSÃO 1.1

A versão 1.1 traz-lhe uma série de melhorias. A secção de monitorização suporta agora até 4 fontes de entrada e destinos de saída, que poderá identificar com etiquetas personalizadas. O lado de calibração do TouchControl 5 também passou por actualizações significativas, incluindo a capacidade de importar e exportar configurações de calibração, permitindo transferi-las entre predefinições. Além disso, a gestão de predefinições, a medição, o roteamento e o editor do visualizador receberam aperfeiçoamentos significativos.

O TouchControl 5 seguiu inicialmente o modelo de licença de software das populares soluções de medição TouchMonitor. No entanto, a RTW decidiu retirar o sistema baseado em licenças do TouchControl 5, dando agora a todos acesso total e permanente a todas as ferramentas e recursos.

Se já possui um TouchControl 5, receberá esta actualização com a nova versão de software 1.1, enquanto os novos utilizadores poderão desfrutar de todos os recursos desbloqueados, logo desde o primeiro dia, com a v1.1.

Sendo um verdadeiro dispositivo de rede, a configuração do TouchControl 5 é feita através da rede, usando um simples browser. É dessa forma que se operam as configurações gerais, se gerem as predefinições, actualizações de software e muito mais.

Em resumo, na nova versão 1.1:
• As diversas licenças de utilização foram retiradas. Todas as capacidades estão agora totalmente disponíveis.
• dispõe de 4 entradas
• e de 4 saídas
• pode Importar e exportar configurações de calibração
• beneficia de melhorias na gestão dos presets do routing da medição e na visualização do editor

Mas não se fique pelo que aqui lhe descrevemos. Saiba mais sobre o TouchControl 5 aqui. E conheça todas as novoas possibilidades desta versão 1.1 aqui.

E se quiser saber ainda mais, ouvir com os seus olhos ou, simplesmente, olhar para o somvenha falar connosco. Ficará a saber, com todo o detalhe necessário, como o TouchControl 5 da RTW o vai servir.


Conheça o Channel One Mk3 da SPL: Alta Qualidade de Áudio e Inovação

A SPL, o fabricante alemão de equipamentos de áudio profissional, é uma empresa que se define em poucas palavras: originalidade, robustez, fiabilidade e constante aperfeiçoamento dos seus produtos. Ao longo dos anos, a SPL criou verdadeiros clássicos da indústria, que mantêm o seu desempenho durante anos e anos, de forma imaculada. Os conceitos originais estão lá, mas são constantemente melhorados. Da SPL se poderá dizer que transforma o melhor num ainda melhor. Um clássico do fabricante alemão, fiel companheiro em tantos estúdios espalhados por esse mundo fora, o Channel One, aparece agora numa nova versão, o Channel One Mk3. A mesma originalidade, a mesma robustez, o mesmo conceito, um novo design inovador e a mesma garantia de um desempenho de excelência, acompanhado da mesma promessa de total fiabilidade.


Há mais de 20 anos que o Channel One da SPL é sinónimo de uma ferramenta de gravação e mistura extremamente musical e de alta qualidade. Na sua versão mais recente, o Mk3, este clássico foi completamente revisto e, além de uma tensão de áudio interna mais alta (agora +/-18 V) para um som ainda melhor e mais detalhado, encontramos uma secção de pré-amplificador melhorada, um Transient Designer (o clássico SPL) integrado, um estágio de saturação por válvula e uma opção de comparação Mic A/B para dois microfones, para além de outros excelentes recursos que, com esta ferramenta, elevam o moderno estúdio de gravação e mistura a um novo nível de qualidade.

Com o de-esser, o compressor e o equalizador, todas as ferramentas importantes de um canal real estão disponíveis. Seja para um sinal de microfone, linha ou instrumento, o Channel One Mk3 faz qualquer fonte soar como um sinal gravado profissionalmente.

O novo design da série SPL Studio destaca perfeitamente as qualidades sonoras deste Channel One de 3ª geração.

O Channel One Mk3 está equipado com um pré-amplificador discreto. O controlo de ganho pode ser usado para ajustar a pré-amplificação. Para sinais de microfone, pode ser realizada uma pré-amplificação de até 68 dB, para que mesmo microfones realmente exigentes exibam as suas reais qualidades. O Channel One Mk3 contém duas entradas de microfone no painel traseiro: Mic A e Mic B. Dois microfones podem ser ligados simultaneamente e comparados, o que simplifica enormemente o fluxo de trabalho. O Preamp Out capta o sinal directamente após o amplificador do microfone. Este sinal também pode ser gravado numa pista separada de uma DAW, por exemplo, por segurança.

O Channel One Mk3 oferece a possibilidade de processar sinais de linha. Isto significa que fontes com nível de linha, como um sinal analógico de uma interface de áudio, podem ser processadas com de-esser, compressor, limitador e equalizador e depois gravadas novamente. Desta forma, o Channel One Mk3 transforma-se num plugin analógico, dentro de um insert de uma DAW.

A função Tube Saturation é a magia do timbre obtido através do uso de uma válvula. Com este controlo a quantidade de saturação da válvula pode ser determinada. O nível de saída é acomodado automaticamente; em configurações extremas, o nível aumenta apenas 6 dB. Portanto, distorções harmónicas decentes a expressivas podem ser facilmente ajustadas girando apenas um botão.

O Auto-Dynamic De-Esser remove, de forma discreta e eficaz, sons S, detectando apenas as frequências altas, misturando-as com o sinal principal com fase invertida excluindo, assim, simplesmente, as sibilantes do sinal original.

Com o clássico e famoso Transient Designer, incluido, é possível manipular os envelopes dos sinais de áudio de forma independente do nível (sem limite!). Isso permite acelerar ou desacelerar transientes, aumentar ou diminuir os tempos de sustentação, com apenas dois controlos: ataque e sustentação.

O VUímetro iluminado exibe o nível de entrada, o nível de saída e a redução de ganho. Com a chave VU à direita abaixo do medidor VU é possível selecionar o nível a ser exibido.

O Channel One Mk3 é inteiramente produzido na fábrica da SPL.

Estas são apenas algumas das qualidades do novo Channel One Mk3. Se quiser ficar a saber mais sobre esta novidade da SPL clique aqui. Mas se quiser saber mais ainda, venha falar connosco.


LAWO no Peru

A Bethel Radio acaba de instalar uma solução LAWO para os seus estúdios centrais. A LAWO fornece à estação peruana as ferramentas necessárias para sobressair no cenário dinâmico dos média actuais e para transmitir os seus conteúdos e mensagens no Peru e no mundo. Esta actualização estratégica visa fortalecer os fluxos de trabalho, a flexibilidade, a escalabilidade e a orientação para o futuro da Bethel Radio, o que encaixa perfeitamente no objectivo da estação: fornecer conteúdo excepcional. Para conteúdo excepcional, ferramentas de trabalho excepcionais.

A Bethel Radio é uma importante emissora cultural e educacional, com sede em Lima, Peru. A sua infraestrutura técnica foi recentemente actualizada com uma solução da LAWO, assente no protocolo IP. A empresa alemã é, como se sabe, a fornecedora líder mundial de tecnologia de broadcast e a Bethel Radio é uma estação, parte de uma rede mundial, a Bethel Cultural Association, com estúdios espalhados por todo o mundo. Esta remodelação estratégica visa fortalecer os fluxos de trabalho, a flexibilidade, a escalabilidade e a orientação para o futuro da Bethel Radio, decisão que corresponde à visão estratégica da empresa.

A Bethel Radio tem sido a pedra angular no fornecimento de conteúdo diversificado que abrange temas culturais, educacionais e práticos, juntamente com música cristã, tópicos sociais e serviços comunitários. Com alcance nacional nas frequências FM e AM e uma forte presença online através de sua página no Facebook, a Bethel Radio solidificou a sua posição como uma voz vital no cenário mediático do Peru.

A mesa de broadcast diamond é uma das jóias da coroa da LAWO. A recente instalação de uma mesa diamond, juntamente com a extensão virtual VisTool, marca um avanço significativo para a Bethel Radio. Esta mesa modular, projectada para aplicações de rádio e TV, foi concebida e construída com base nos padrões abertos de rede de áudio sobre (AoIP) IP AES67/RAVENNA, o que garante uma conectividade e compatibilidade perfeitas, de acordo com padrões da indústria em evolução, como as normas ST2110-30/-31 e ST2022-7. Alimentada pelo Power Core Engine, a mesa diamond fornece uma infraestrutura robusta, com opções de I/O expansíveis, acomodando várias fontes e destinos de áudio, incluindo AES67, MADI, analógico, AES3 e Dante®. Com uma matriz interna que oferece 1920 x 1920 pontos cruzados e até 96 canais de processamento de entrada DSP, a mesa oferece recursos de processamento incomparáveis, incluindo EQ, dinâmica, de-essing, limitador e delay.

Além da configuração principal, a Bethel Radio integrou uma outra unidade de expansão Power Core AIOX, que adiciona 64 canais de áudio em apenas 1RU. Esta possibilidade de expansão aumenta ainda mais a capacidade da estação de acomodar canais adicionais de áudio ou GPIO, garantindo escalabilidade para atender a evolução futura.

A instalação do VisTool, a UI virtual da LAWO para aplicações remotas ou de estúdio, dá aos operadores um acesso de ponto único a todas as ferramentas essenciais, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho e a facilidade de operação. Com o seu sua interface gráfico intuitivo, o VisTool simplifica as tarefas de controlo e monitorização, oferecendo aos operadores um controlo sem precedentes sobre as poderosas plataformas de mistura das mesas LAWO.

Saiba mais sobre este projecto aqui. Venha falar connosco para ficar a saber mais sobre esta e outras soluções LAWO que temos para si ou para estudar qual a que melhor se adequa às suas necessidades de produção. Entre na nova era do AoIP com a LAWO.