A casa dos sonhos

A Ópera de São Francisco (SFO) foi reconhecida como uma das companhias de ópera líderes do mundo, desde a sua fundação em 1923. A SFO continua a ser uma instituição artística essencial por via da sua programação e inovações introduzidas. Destaque para o uso de meios digitais, programas de enorme qualidade no campo da formação artística e para a política de encomendas para expansão do repertório operático. A histórica War Memorial Opera House , o símbolo, por assim dizer, da SFO, inaugurada em 1932, acaba de concluir uma actualização técnica para uma infraestrutura completa de áudio sobre IP. Fê-lo com duas mesas de produção LAWO da série mc² e equipamento relacionado, unificando os sistemas de produção de áudio do teatro e concluindo assim um projeto com raízes que remontam há quase 7 anos.

A prestigiadíssimo San Francisco Opera é uma instituição chave no panorama artístico do Estados Unidos. Conhecida por cativar o público de São Francisco desde 1923, tornou-se um símbolo da grande ópera, conhecida também por encomendar várias estreias mundiais, treinar alguns dos maiores jovens artistas da ópera e ser uma das companhias de ópera líderes do mundo.

A LAWO não é propriamente novidade para esta SFO, que adquiriu a sua primeira mesa da marca alemã, uma mc²56 MKII, em 2015, para uso na pós-produção. Foi um bom campo de testes, já que a equipa técnica da SFO olhava para o futuro, planeando já a substituição de uma mesa anterior, sem rede, que usavam na altura.
Ter uma componente tão importante do equipamento fora de serviço não era aceitável. Os requisitos básicos para as novas mesas eram simples. Primeiro, as mesas precisavam de ser equipadas capaz de aceitar o protocolo RAVENNA de raiz e, segundo, precisavam de possuir a qualidade e as características técnicas que a ópera e a música sinfónica exigem.
Tendo adquirido a mc²56 MKII, com o modelo Nova73 Compact em 2015, para o seu serviço de pós-produção, permitiu uma grande familiaridade com a marca LAWO. Na verdade, a escolha feita em 2015 deveu-se, justamente, ao facto de aceitar o protocolo RAVENNA de raiz. A SFO usava Merging Pyramix para captura multipista e mistura de pós-produção desde 2007, e interfaces Horus e Hapi AD/DA para todos os microfones remotos desde 2012. Integrar aquele primeiro mc²56 MKII na sua infraestrutura permitiu muito criar um sistema de conectividade mais simples. A transição decorreu sem qualquer problema.

Com a presente actualização a SFO procurou atingir dois objectivos. O principal era reunir as instalações de áudio ao vivo, de transmissão e de pós-produção da San Francisco Opera numa infraestrutura de 96 kHz. O sistema inclui uma mesa de produção de áudio mc²56 MKIII com um núcleo A_UHD redundante para a cabine de som no 5º andar, nos bastidores. Junto com caixas de palco A__stage64 e A__madi6, um processador de vídeo Lawo V__pro8 e um Power Core RP com controle remoto VisTool RP, para ensaio e microfones gerais. Ao nível da orquestra, uma mesa de produção de áudio mc²36 MKII fornece som FOH. O backbone do sistema é gerido por dois switches Arista 7020.
Um segundo objetivo, era o de integrar a mesa FOH com a mesa de som principal, uma vez que as duas novas mesas compartilham agora todas as fontes. As saídas alimentam dois DirectOut Prodigy.MP, via RAVENNA, antes da distribuição espacial do som.

Um outro grande desafio com o equipamento anterior era a falta de DSP, que exigia muito equipamento de processamento externo . Uma vez que já estava instalada anteriormente a infraestrutura AoIP com a primeira MESA LAWO, foi fácil substituir as antigas stageboxes pelo modelo A__stage64, usando a cablagem existente e adicionando um Arista 7020 para ligar as mesas, núcleos A_UHD, unidades A__stages64, A__madi6 e o Power Core.

Por outro lado, a SFO partilha o teatro com o San Francisco Ballet, e ambos têm necessidades semelhantes, mas com algumas especificidades importantes. As mudanças necessárias foram, no passado, sempre bastante complicadas e demoradas, pois exigiam muitas alterações profundas do patch bay. Agora, finalmente, o sistema é grande e flexível o suficiente para que tudo o que há a fazer é, simplesmente trocar alguns microfones e introduzir um patch diferente na mc²56 MKIII, mc²36 MKII e no Power Core.

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