O Teatro Real de Madrid é uma antiga instituição de dimensão internacional. Um sistema de intercomunicação Bolero da RIEDEL equipa agora esta prestigiada sala. A infraestrutura instalada permite melhorar e flexibilizar fluxos de trabalho, aumenta a fiabilidade da comunicação e responde de forma exemplar, num espaço de matriz clássica, que, por norma, introduz enormes dificuldades quando se trata de garantir, com sucesso, este tipo de função. O sistema Bolero equipa as mais importantes salas de espectáculo do mundo, incluindo Portugal. Não é por acaso. Com uma infraestrutura Bolero, os utilizadores sabem que podem contar com um equipamento que assegura, sem quaisquer transigências, a satisfação plena das suas necessidades de intercomunicação.

A origem da actual localização do Teatro Real remonta a 1738, no reinado de Filipe V, quando foi inaugurado o Real Teatro de los Caños del Peral com a encenação da ópera Demetrio, composta por Johann Adolph Hasse a partir do libreto de Pietro Metastásio. Em 1818, sob o reinado de Fernando VII, as obras de construção do Teatro Real começaram com o lançamento da primeira pedra em 23 de abril desse ano, depois da Ordem Real que ditou a remodelação da Praça de Oriente e a construção de um teatro de ópera. A partir de 19 de novembro de 1850, sob o reinado de Isabel II e durante os 75 anos seguintes, o Real tornou-se um dos principais teatros europeus. Depois de várias transformações, o Teatro Real passou a constituir a casa de ópera nacional de referência em Espanha, a primeira instituição das artes performativas e musicais, e recuperou o prestígio internacional que, historicamente, tinha, sendo reconhecido em 2021 como o MELHOR TEATRO DE ÓPERA INTERNACIONAL pelo prestigiado International Opera Awards. Saiba mais sobre o Teatro Real de Madrid.

É esta distinta e importante instituição que agora vem proceder a uma remodelação profunda da sua área de intercomunicação. A principal instituição espanhola de artes cénicas e musicais, actualizou o seu sistema de comunicação sem fios com uma infraestrutura de intercomunicação Bolero da RIEDEL. Tendo sido inicialmente actualizado para o Bolero, em 2020, devido aos seus recursos avançados, o Teatro Real possui agora 43 unidades de cinto, nove antenas e quatro interfaces NSA, que se integram perfeitamente nos sistemas existentes. O Bolero garante, assim, a cobertura do palco, dos corredores e de dois salões principais – Gayarre e Salón de Baile – que são utilizados para diversos eventos, permitindo uma comunicação clara e fiável para todo o pessoal técnico, onde quer que trabalhe. É de salientar que o Bolero é, comprovadamente, o sistema que melhor garante um sistema de intercomunicação fiável e da mais alta qualidade em edifícios desta natureza.
“A qualidade de áudio incomparável, a capacidade de configuração rápida e a cobertura abrangente do Bolero nos nossos diversos espaços simplificaram muito os nossos fluxos de trabalho”, disse Fernando Valiente, Director do Departamento Audiovisual do Teatro Real. “A nossa equipa sentiu-se rapidamente confortável com o uso das unidades de cinto Bolero, e o sistema geral tornou-se um activo indispensável. Fornecendo a funcionalidade robusta e a fiabilidade que precisamos para garantir produções e eventos impecáveis.”

Ao implementar e ampliar o seu sistema de intercomunicação sem fios Bolero, a fundação que gere o Teatro Real garantiu comunicações ininterruptas e melhorou os fluxos de trabalho em toda a casa de ópera. A flexibilidade das funções das unidades de cinto Bolero melhorou a eficiência geral das equipas técnicas. Com as seis teclas do Bolero atribuídas a todos os grupos, os membros podem comunicar entre si com o simples premir de um botão. Em cenários de emergência, o Bolero é a solução fiável, com uma unidade de cinto reservada para uso em caso de falha na comunicação com fio.
“A experiência do Teatro Real com o Bolero mostra o poder transformador da tecnologia de intercomunicação sem fio de última geração”, afirmou Maribel Román, responsável regional de vendas da RIEDEL. “Ao investir no Bolero para melhorar e ampliar as comunicações em toda a casa de ópera, o Teatro Real melhorou significativamente as suas operações globais. Estamos orgulhosos de ser um fornecedor de soluções de confiança para esta prestigiada instituição de artes performativas.”

Saiba mais sobre o Bolero e os restantes sistemas de intercomunicação da RIEDEL aqui. Para mais informações, e para conhecer exemplos de sucesso de implementação destes sistemas em Portugal, contacte-nos. A AVANTOOLS é a empresa de referência em intercomunicação em Portugal.
