Uma universidade dedicada às artes escolhe LAWO

É uma das maiores e mais conhecidas universidades do mundo dedicada às artes. A mdwUniversidade de Música e Artes Cénicas de Viena prepara os seus alunos para o universo das artes performativas, da música, do teatro e do cinema. Uma colaboração entre a mdw e a LAWO permite agora usar uma mesa de mistura modelo mc²56 MkIII com A__UHD Core, no Tonregie 1 do mdw. A nova mesa está a ser usada, tanto para formação de alunos como para outras produções. Conciliar produções internas de alta qualidade com a formação em engenharia de som explicam facilmente a escolha pela mc²56 da LAWO. Mas não se trata apenas de ter acesso à excelência da mc²56 MkIII. O novo sistema permite, entre outras mais valias, potenciar, flexibilizar, expandir e conciliar as componentes pedagógicas e de produção interna, e criar sinergias com outras instituições. Um futuro aliciante no horizonte.

Tonregie 1 da mdw

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena é líder internacional em todas as áreas da música, artes cênicas e ciências afins desde 1817. A universidade educa cerca de 3000 estudantes de 70 países e oferece 115 áreas de estudo e 41 cursos universitários distribuídos por 25 institutos.

A mdw – Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena e a LAWO colaboraram para instalar um mesa de produção de áudio modelo mc²56 MkIII com o A__UHD Core no Tonregie 1 da mdw, para ser usada tanto na formação dos seus alunos como nas produções que fazem parte dos currículos académicos. O novo equipamento, baseado no protocolo AoIP, também inclui um Power Core Gateway, bem como uma A__stage64, como uma caixa de palco para agregação de sinais de áudio de todo o campus. A nova infraestrutura da mdw utiliza uma rede RAVENNA, que pode integrar formatos como MADI ou AES/EBU. Os dispositivos DANTE na rede estão sustentados numa placa de expansão no Power Core. A instalação permite produções dos mais diversos géneros, com a ajuda adicional de um servidor WAVES.

mc²56 MkIII

Um dos focos da mdw está no programa de graduação para Tonmeister. Durante o programa de bacharelato/mestrado de seis anos, o aluno deve encontrar tecnologias típicas de mercado e aprender a trabalhar com diversos sistemas em diferentes cenários. O conceito aberto das mesas da LAWO permite que diferentes aplicações e fluxos de trabalho sejam definidos, ensinados e produzidos de acordo com os requisitos do curso. As predefinições facilitam a simulação de diferentes situações realistas – desde a produção de pequenos conjuntos, orquestras, apresentações dramáticas e óperas. Graças ao interface e às configurações claramente estruturadas, mesmo utiizadores inexperientes podem operar a mesa para realizar as suas primeiras produções de forma rápida e sem explicações aprofundadas. Com a mc²56 é possível dividir o espaço de operação para que duas pessoas possam trabalhar independentemente uma da outra. Para uma produção de ópera, por exemplo, é possível ter uma pessoa a misturar a orquestra e outra os solistas. No futuro, a mc²56 será usada para expandir a produção e streaming em formatos multicanal.

Produção de um espctáculo ao vivo

O estúdio “Tonregie1” é um dos maiores da universidade e, juntamente com vários outros localizados no novo Future Art Lab do mdw, está disponível para o programa Tonmeister, que envolve muitas aulas com diferentes focos, tanto em grupo como individualmente. Outra característica especial é a cooperação com outras universidades. Neste sentido, é oferecido ensino remoto bidirecional e produção musical remota conjunta. A transmissão, de baixíssima latência inerente ao protocolo RAVENNA, permite que os instrumentistas toquem juntos em diferentes locais, com a mistura a ser criada na mc²56. Produções individuais transmitidas ao vivo de outros locais também podem ser processadas por meio da mesa, para que os alunos de música possam tocar junto ou ensaiar ao vivo, remotamente.

Future Art Lab

Uma primeira experiência concreta fez, desde logo, realçar o tremendo potencial deste sistema e é digna de registo. A equipa de som do mdw esteve implicada numa apresentação de ópera no Schlosstheater de Viena, onde estava disponível apenas uma sala de controlo de vídeo, mas nenhuma sala de controlo de áudio. Foi montada uma A__stage64 e os sinais foram transmitidos a cinco quilómetros de distância, até ao campus mdw, onde o engenheiro de som e o produtor estavam sentados junto à mc²56. A mistura final foi então enviada de volta ao Schlosstheater e combinada com o vídeo para ser transmitido ao vivo. Uma produção com estas características só é possível através do protocolo AoIP e a potênca, a qualidade e a flexibilidade das mesas LAWO. Embora esta produção ainda tenha sido realizada em estéreo, o plano no futuro é produzir áudio binaural ou 3D, o que será particularmente interessante para o streaming. Um futuro, portanto, ainda mais aliciante que se avizinha.

Saiba tudo sobre esta instalação aqui, aqui sobre o Power Core Gateway e aqui sobre a mc²56 MkIII. Informação sobre o Waves Server aqui. E fale connosco para saber ainda mais sobre estes e outros produtos e soluções LAWO que temos para si.